Ícones

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Estrias, o mal temido.

Além da preocupação com a saúde do futuro bebê a gente sempre fica de olho no possível e temido surgimento de, ui, estrias, não gosto de nem de falar essa palavra. Logo na primeira consulta minhas gravidinhas  me pedem para prescrever um creme anti estrias. Eu entendo essa ansiedade, mas o que eu espero é que a mulher já se preocupe com isso antes mesmo de engravidar, fazendo atividade física, comendo proteinas, bebendo muita água, hidratando sempre a pele. Não dá para adivinhar quem vai ter ou não estrias, mas elas podem aparecer mais facilmente nas gestantes que nunca se preocuparam em preveni-las e nas que ganham peso exageradamente durante o pré-natal. Hoje em dia há muitas opções de cremes poderosos, mas eles não trabalham sozinhos. Coloquei aqui os hidratantes que escolho na hora de prescrever para as gestantes, mas eu insisto que também é necessário controlar o ganho de peso, ter uma boa alimentação e praticar exercícios (se não houver nenhuma contra-indicação).











4 comentários:

Cris disse...

Queria saber se passar a pomada Bepantol baby com óleo de rosa mosqueta ajuda contra estrias na gravidez.

Dra. Fernanda Santos disse...

pode ajudar sim!

Anônimo disse...

Dra. Fe,

No mercado hoje há cremes anti-estrias somente para a área dos seios. Eles são mais eficientes que os demais quando se trata dessa região? Eles não deixam a aréola mais fina - o que prejudicaria a amamentação? O mamilo tabm pode ficar mais fino?

Brigadinha

Mi

Dra. Fernanda Santos disse...

Mi, creme contra estrias é creme para estrias. Pode ser usado em qualquer região. Agora inventaram um específico para a mama, talvez porque a pele da mama é mais fininha.. mas antigamente não tinha nada disso e a gente usava o creme comum mesmo. Nenhum creme vai afinar a apele e prejudicar na amamentação. Isso inclui o mamilo. O que NÃO DEVE SER FEITO durante a gravidez é esfregar bucha, toalha entre outras coisas nos mamilos achando que vai prepará-los para a amamentação. Não, não, não. Já o creme, fique à vontade, viu?