quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Seu útero é virado ou invertido?





Existem diferentes tipos de úteros. O útero da mulher é em forma de pera de cabeça para baixo. O das porquinhas é em forma de Y. (sei disso porque já operei uma porquinha. Os porquinhos ficam distribuídos ao longo das pernas do Y, por isso cabem vários porquinhos na barriga da mãe. Confesso que nunca havia estudado anatomia dos outros animais). Às vezes a natureza tira férias e fazem a mulher ter malformações uterinas. Então o útero pode ser: bicorno, unicorno, duplo, septado, arqueado. Mas isso fica para um outro post.

Além disso, dentro do que consideramos útero normal (o que se assemelha à pera), existem variações de posição:

AVF: útero antevertido ou em anteversoflexão
MVF: mediovertido ou medioversão
RVF: retrovertido ou retroflexão, popularmente conhecidos como útero virado ou invertido.

São apenas variações. São todos normais. Cerca de 20% das mulheres possuem o útero retrovertido. É errado dizer que ele é invertido. Uma leitora me pediu esclarecimentos sobre este tipo de útero, então, vou tentar explicar.

Útero virado e invertido não existem! A inversão uterina é uma emergência obstétrica que pode ocorrer no parto normal ou cesariana e deve ser rapidamente corrigido porque pode ser fatal.

O útero assume uma posição anatômica desde que nascemos. O útero não é um órgão fixo. Calma, ele não sai andando pela nossa barriga, ele é sustentado por ligamentos. É como se você fosse trapezista e pendurasse seus braços, amarrasse um elástico na cintura de cada lado, e outros nas pernas. Deste modo o útero é móvel quando tocamos nele, até na relação sexual. Bem, o útero mais comum, o antevertido, tem seu corpo voltado para o abdome e "descansa" sobre a bexiga. Quando ele tem o corpo voltado para a parte de trás do nosso corpo é chamado de retrovertido. Também pode assumir posição mediana: mediovertido.

Vejam as imagens:

útero voltado para trás
Retrovertido
útero voltado para frente, sobre a bexiga
Antervertido













Essas posições são detectadas na ultrassonografia ou no toque vaginal ou até quando o ginecologista faz o exame especular e vê de onde está vindo o colo. O colo mais difícil para ser visto é o colo que vem de cima (quando o útero é retrovertido). O mais comum é o colo surgir de baixo conforme formos abrindo o espéculo (útero antevertido). Às vezes eu até comento com a paciente "espera aí porque seu colo tá vindo lá de cima" e tenho que quase me ajoelhar para visualizá-lo. É o colo do útero em RVF. Outras vezes falo "ah esse colo é moleza, mal passo o espéculo e ele está bem na minha cara" (é o colo do útero em MVF). O que vem lá de baixo (ou de trás) também é bonzinho. Não dá trabalho pra visualizá-lo, não.

Veja a seguir o toque ginecológico. O dedo do examinador está dentro do canal vaginal e encosta no colo do útero. A entrada do colo está abaixo (posterior) do dedo do examinador. Esse é o útero antevertido. Quando ele passar espéculo nessa paciente, o colo estará na posição posterior da vagina. A bexiga é aquele triangulinho acima do dedo que está na vagina. A outra mão está no abdome, logo acima do pubes.

Saber a posição do útero é importante quando o médico precisa realizar algum procedimento dentro dele, como uma curetagem, inserção de DIU, histeroscopia, inseminação intra-uterina, essas coisas. Além disso, quem sempre teve o útero antevertido, por exemplo e passa a ter retrovertido deve pesquisar o motivo. A posição pode ter sido alterada por aderências pélvicas, tumorações uterinas ou em órgãos vizinhos, por exemplo.

Útero retrovertido não causa infertilidade em ninguém. Por isso a tão comentada pergunta "meu útero é invertido, terei dificuldade para engravidar?" a resposta é: não se o motivo for apenas esse. Engravidar não depende da posição do útero, e sim de outros fatores.


150 comentários:

  1. amei a postagem deste assunto,pois tenho utero retrovertido e tenho uma menina linda de 6 aninhos.qdo fiquei sabendo fiz logo a pergunta'posso engravidar?'... a ginecologista muito pronta me respondeu: com certeza, só depende da posição sexual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quaid as posições estou tentando engravidar e tenho esse problema
      Utero anteversao

      Excluir
  2. quero saber sobre útero baixo ou rompido

    ResponderExcluir
  3. utero baixo: quando há um prolapso uterino, que pode ter 3 graus de acordo com o quanto baixo esle está. Geralmente ocorre em pacientes de mais idade, que ja tiveram muitos partos normais.. e nesse caso pode ser realizada a histerectomia(retirada do útero).

    Utero rompido: bem, não existe um útero rompido, mas pode acontecer a ruptura do útero durante o trabalho de parto ou numa cirurgia como a curetagem uterina ou hsteroscopia, por exemplo, e isso são complicações que serãoprontamente corrigidas. por isso o útero não permanece roto, ele se rompeu e foi corrigido. entendeu?

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do post. descobri hoje num exame ginecológico que meu utero é invertido. isso explica as dores que sinto no quadril?

    ResponderExcluir
  5. Neia, não dá pra dizer que vc tem dores no quadril provocadas pela posição do seu utero. Você já fez exames e já conversou com seu médico para investigar essa dor?

    ResponderExcluir
  6. Todos os anos meu medico me faz uma ecografia transvaginal para control. O informe sempre diz utero en RVF, mas o ultimo informe diz utero en AVF. O utero pode mudar de RVF a AVF?

    ResponderExcluir
  7. Pode sim. Geralmente ocorre quando algo empurra ou puxa o útero para algum lugar, como aderências, tumores como cistos ovarianos grandes ou miomas volumosos, por exemplo. Mas antes, vale repetir a ultra pra ter certeza de que houve esta mudança, pois se, na hora da ultra o transdutor do aparelho ficou de cabeça para baixo, a posição do útero também estará alterada. Ok?

    ResponderExcluir
  8. com o utero retrovertido como faço para engravidar qual e a posiçao sexual?

    ResponderExcluir
  9. Então, como disse no post, utero retrovertido não impede gravidez de ninguém. Ou seja, não tem posição específica para ele, ao contrário que dizem por aí. Esquece que ele é invertido e vai à luta! isso não muda nada!ok?

    ResponderExcluir
  10. Então tenho uma filha de15 anos,e eu 32 e não pensei em ter mais, mas a uns 3 anos meu marido me pede e a 3 anos não evito, e não pego, tem alguma coisa que eu ou ele possa fazer pois meus exames deu tudo certo,qual tratamento ou exames posso marcar p/ ele?

    ResponderExcluir
  11. Você precisa ir numa especialista em reprodução humana.Será feito uma consulta com vc e seu marido e serão solicitados vários, muitos, bastantes exames pra vocês dois. tais como um monte de exames de sangue, histeroscopia, histerossalpingografia, usg em datas especiais, espermograma...

    ResponderExcluir
  12. achei bem interesante eu tmb tenho o utero transvertido e eu pensava q por isso naum poderia engravidar mais vir q me enganei.

    ResponderExcluir
  13. Oi eu tbm tenho o utero assim!
    nossa to aliviada..
    Obrigadaaa pela resposta tao clara e eficaz

    ResponderExcluir
  14. Qual o tipo de parto recomendado para quem tem o utero retrovertido?
    É possível que o bebe faça meu útero ficar na posição normal?

    ResponderExcluir
  15. depois que você engravida, conforme a gestação vai evoluindo, não existe mais esse lance de posição do útero. todos ficam iguais, ou seja, gravídicos. Sendo assim, não tem nenhuma influência sobre o tipo de parto e com nenhuma outra coisa. Além disso, utero retrovertido não é anormal. É apenas a posição dele. Que não influencia em nada, ok?

    ResponderExcluir
  16. Olá também tenho útero retrovertido, sempre sinto dores na região lombar quando estou para ficar menstruada, então sempre associei a isso, será que pode ser proveniente dessa posição do útero? Fiz uma USG transvaginal e senti muita, mas muita dor durante esse procedimento, no momento em que o médico foi observar os ovários principalmente, e disse que o meu ovário direito também é bem para trás e o esquerdo ele se quer consegui visualizar, será que ele é "bem para tras também", o dr. chegou a fazer a ultra por cima via abdome, apertou minha barriga e nada. Disse que eu teria que repetir em jejum e com a bexiga cheia. Outra pergunta: eu sofro com a famosa prisão de ventre, fico "dias", será que o fato do meu útero ser retrov. agrava a minha constipação? se puder, por favor, poste uma foto do utero com os ovarios também para que eu pudesse observar melhor a posição deles. Muito Obrigada desde já!! Adorei o post, muito instrutivo ao contrário de muitos que só nos desesperam diante de um probleminha tão simples =) bjbj

    ResponderExcluir
  17. assim que estiver postando de casa eu coloco uma foto pra você. A posição do útero não provoca prisão de ventre, mas pode ter dificuldade de visualizar os ovarios, sim...

    ResponderExcluir
  18. Oi Fernanda, muito legal o seu blog, adorei! Mas eu estou com uma dúvida sobre o tal útero retrovertido. Pelo que entendi não é nada de mais coisa e tal. Mas o meu problema é o seguinte: minha menstruacão sempre foi um reloginho, ciclo de 28 dias e nunca atrasou. Mas este mês ela deveria ter vindo dia 17, mas até agora nada. Já fiz dois Betahcg e deram negativo. Não satisfeita com esse resultado, corri para fazer uma transvaginal. Não foi muto legal, pois o médico não me esclareceu nada, ainda me perguntou se eu tinha útero retrovertido. Eu disse que não. E não tinha mesmo. Mas no laudo ele botou útero retrovertido! Faco exames regularmente, tenho uma filha de 3 anos, fiz todo o pre natal como tem que ser feito e nunca haviam me dito que eu tinha útero RVF. Fui numa médica ontem e ela disse que era impossível o útero mudar de posição, então eu entendi que a ultra realmente estava errada. Perguntei a ela se eu deveria repetir o exame e ela disse que não e disse que a ausência da menstruacão deve ser por problemas hormonais. Me passou alguns exames de sangue e me liberou. Ou seja: continuo preocupada. O que devo fazer? Vc é do Rio né, onde fica seu consultório? Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  19. oie! tenho o útero em retroflexão gostaria de saber se isso pode ocasionar incontinencia urinaria, desde já obg...

    ResponderExcluir
  20. Dra. Fernanda a Sra pode me responder ? Olá boa tarde, fui ao Gineco e ele me diasse que meu utero é meio revertido, posso engravidar normal, fiz exa mes de urina e deu:
    pH: 6,5
    Células: Epiteliais: 20.000
    Bacilo G (+) Curtos: ++
    Leveduras (Blastoporos): ++
    Células Epiteliais: +++
    Resultados: Células Epiteliais 2+
    Leucocitos Ausentes
    Leveduras 3 +
    Trichomonas : Ausente

    ResponderExcluir
  21. oi quado tenho relaçao com meu marido sinto mta dor, ontem fiz um ultrason e descobrir q meu ultero é virado o q tenho q fazer pra parar estas dores ??
    tem algum tratamento?

    ResponderExcluir
  22. oi Fernanda ontem descobrir q meu útero rvf fique muito triste pois pensava q não podia de ser mãe mas quando vir seu blog fiquei muito feliz.qual é a melhor posição? por favor me responde

    ResponderExcluir
  23. pessoal, desculpe a demora...
    Denise, é isso mesmo. A posição do útero não tem nada haver com a menstruação. Concordo com a conduta da sua médica... o útero pode mudar de posição quando há aderências ou alguma massa o empurrando, por exemplo. ela tem que investigar a falta da menstruação, sim, como ela disse.

    a posicão do útero, de tamanho normal não causa incontinência urinária.

    Como disse, a posição do utero não impede ninguem de engravidar.

    Para tratar dor na relação você deve conversar com seu médico, infelizmente eu não tenho como prescrever medicamentos pela internet....

    Não existe melhor posição... isso é apenas a posição do seu útero. você viveria normalmente sem saber da posição dele.. isso nao muda nada....

    ResponderExcluir
  24. tem alguma possibilidade de alguem que tem utero em posiçao retroflexão, não aparecer a gravidez logo no inicio? ou o exama mostra logo de cara?

    ResponderExcluir
  25. correcão: ou a transvaginal, mostra logo de cara?

    ResponderExcluir
  26. a ultra mostra gravidez a partir de 6 semanas, independente da posição do útero.

    ResponderExcluir
  27. Olá doutora! Nas ultrassonografias anteriores o meu útero(473,7cc) era em anterversão centralizado e com miomas.Tomei 2 doses de zoladex em agosto e em outubro/11. Em maio/12 fiz uma cirugia (torção) para retirada de um mioma parido e agora fiz outra ultra e o utero está retroversoflexão e mediano medindo 232cc. Estou preocupada. Qual a causa da mudança?

    ResponderExcluir
  28. drªFfernanda teho 52 anos e passei há +-em fase irregular da menstuação tem 3 meses que não vem,porem o meu utero está há tempo em AVF ,tenho sentido tremores rápidos interernamente dentro da vagina e na região pelvica e principalmente quando vou urinar e asvszes até deitada e tenho sentido dor na relação sexual ,estou preocupada me responda por favor o que pode ser.

    ResponderExcluir
  29. Paulla Fonseca.Muito bom seu blog Dra Fernanda. Informações claras e tranquilizadoras para varias pessoas. Bom seria se tivessemos varios assim, como vc para ajudar. Obrigada. Continua seguindo com Deus.

    ResponderExcluir
  30. Paulla Fonseca. Dra Fernanda o que é e no implica o utero ter dimensoes reduzidas ? os ovarios podem ter tamanhos diferentes . No meu ultrassom endo, o esquerdo tem tamanho 1,1x1,2x2,1 cm/vol - 1,5 cc. Já o direito tem 1,2x1,5x1,9 cm/vol - 1,9 cc.Devo me preocupar ?

    ResponderExcluir
  31. Dra. Fernanda,

    Tenho útero em AVF, com mioma de 6cm x 4,5cm e com volume de 161cm3. Estou em busca da 3a opinião médica, pois, tenho a primeira que o médico sugere a retirada do útero e a segunda que seria a embolização, mas sem garantia de sucesso total.

    Gostaria de saber sua opinião, pois, apesar de não querer engravidar (decisão de tomamos em conjunto com meu marido), não gostaria de retirar o útero com receio de depender de hormônios e/ou remédios no futuro.

    Grata pela ajuda,

    Renata

    ResponderExcluir
  32. Que bom que podemos contar com a ajuda de uma profissional, parabéns blog! Tenho uma prima que tem o útero RVF que tem episódios de menstruação irregular e hj qnd chegamos ao consultório de um dentista ela, estava com cólicas (o que para ela não é normal), sentiu que algo mais consistente tinha se esvaído. Indo ao banheiro ela constatou que havia tipo uma membrana junto a um coágulo, era translúcida e segundo ela parecia "um saquinho". Esta é a segunda vez que isto ocorre. Gostaria de saber se esse tipo de útero aumenta a probabilidade de um aborto espontâneo e se o que saiu poderia possivelmente ser um saco gestacional.

    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  33. Olá dra estou em pânico,fiz a ultra transvaginal hoje e deu que o ovário esquerdo apresenta imagem cística com septo de dimensões 1,6x1,2x0,8 com volume 0,9cm³.E pequena quantidade de líquido em fundo de saco posterior.Já fiz várias pesquisas na internet e fala que trata-se de um tumor é verdade?Estou tentando engravidar e não consegui ainda,é por conta disso.Além do que dessa vez também deu que a posição está invertida.

    ResponderExcluir
  34. olá quero saber se o utero lateralizado a esquerda tem algo haver com dores que ando tendo no anus não exatamente porem na região proxima nos ossos ando sentindo dor depois que perdi o bebe venho observando um incomodo há alguns meses e colicas so tenho do lado esquerdo que por sinal são fortisimas me responde por favor o mais rapido possivel seessas dores tem haver com utero ser lateralizadop a esquerda ou se é algum problema que estou tendo

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, Dra. Tive um aborto retido em 2010 e tive que fazer duas curetagens devido ao sangramento após a primeira, desde então estou tentando engravidar e não consigo. Hoje retirei o resultado de um raio x histerossalpingografia que fiz na semana passada e lá constou que meu útero é destroposto. Como me mudei para outra cidade, resolvi procurar um outro médico para acompanhamento e foi esse novo médico que solicitou esse exame, porém meu retorno com ele é somente em Outubro, por isso estou preocupada.Gostaria de saber o que isso significa, já que meu médico médico anterior, que era médico da família nunca me disse isso. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  36. se esse termo, destroposto, quer dizer retrovertido, só quer dizer a posição do seu útero, que não afeta nada, nem a fertilidade. É apenas a posição do seu útero, que tem o corpo voltado para seu dorso.

    As dores não são do útero lateralizado para esquerda. mas sim do que está causado esse desvio! pode ser aderência, por exemplo.

    Mariana, tumor não quer dizer que seja c6ancer! tumor pode ser benigno e maligno. Qualquer cisto, por exmeplo, é um tumor, assim como polipos, miomas... cisto com septo pode ser endometrioma ou teratoma, na maioria das vezes. Consulte seu médico que ele saberá o que fazer, ok?

    A posição do útero não aumenta chance de aborto, não.

    Renata, tirar útero não significa depender de remédios! quem manda na produção dos nossos hormônios são os ovarios. Quando vc retira o útero e mantém os ovários, não tem menopausa. Apenas não menstrua mais, mas vai continuar a ter efeitos hormonais dos ovários. Então a decisão de tirar ou não o útero não é por aí. Tanto a embolização quanto a histerectomia são para quem não quer ter filhos. mas não sabemos o dia de amanhã. e se vc mudar de idéia e resolver engravidar? se for só esse mioma, nada mais, pq não retirar só o mioma? essa decisão depende se vc tem outras patologias, sua idade, prole, etc.

    Paula, os ovários sempre terão tamanhos diferentes. Nada no nosso corpo é simétrico. Isso normal. Quando a gente toma anticoncepcional os ovários reduzem de tamanho. Quando pára, volta ao "normal". Quando vc já não menstrua mais, tb reduz.

    Para pesquisar dor pélvica e tudo que vc sente, deve mesmo passar por uma consulta médica, infelizmente não consigo lhe ajudar com isso aqui no blog...

    Quando o útero muda de posição pode ser por aderências ou um tumor/massa que o empurra.

    desculpem a demora em responder os comentários! Contiuem comentando! grande beijo!

    ResponderExcluir
  37. Em março tive uma gravidez anembrionaria e tenho utero retrovertido tive que fazer curetagem se tentar engravidar de novo sera que pode acontecer de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso não teve relaçao com a posição do seu utero. vc tem a mesma chance de qq pessoa. Não pense nisso, ok?

      Excluir
  38. Sempre tive o utero centralizado. Vou ao ginicologista todo ano. Na ultima vez que fiz exame a medica disse que meu utero esta muito lateralizado para direita. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende do caso. depende se vc tem sintomas.. ela pode pedir alguns exames pra investigar isso, caso necessario

      Excluir
  39. Sempre tive o utero centralizado. Vou ao ginicologista todo ano. Na ultima vez que fiz exame a medica disse que meu utero esta muito lateralizado para direita. O que devo fazer? O que pode ter "empurrado" meu utero para direita? Por que isso acontece?
    Obrigada,
    Márcia.

    ResponderExcluir
  40. Ola achei este site muito interessante, gostaria de saber o que é um utero baixo e transvertido, no meu exame transvaginal esta escrito utero anteversoflexão, e no meu exame de papanicolau descobri, que alem de eu ter o utero muito baixo ele ainda é tranvertido meu medico explicou mais eu não entendi muito bem! poderia me respoder? obrigada

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde,eu descobri em junho desse ano que estava grávida!Fiquei grávida durante 2 meses e durante uma ultrassonografia descobri que meu bebê já estava sem batimentos cardíacos e fiquei muito triste!Porém os médicos não souberam explicar a causa do aborto,já que não senti dor nenhuma e não tive sangramento,para fazer a curetagem tive que usar medicamento abortivo(em hospital autorizado)e só depois do segundo comprimido foi que meu útero se abriu e expeliu meu anjinho inteirinho do jeitinho que estava dentro de meu útero.
    O que pode ter acontecido,já que ele morreu mas eu não senti nada e o útero deu tanto trabalho para abrir e liberar o feto?
    Se o meu útero resistiu tanto a medicação por que não conseguiu trabalhar de forma certa para gerar o bebê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aborto retido, muitas vezes é causado por alteraçao cromossomial do embrião, incomaptivel com a vida, com defeitos no coraçao do embrião... é muito comum e não significa que vc tenha algum problema de saude. nem que vá acontecer novamente. é aleatório. como foi defeito no embrião, seu organismo demora muito mais para reagir e provocar sua expulsão espontaneamente. O medicamento foi usado para abreviar o tempo. sem ele, uma hora ia acontecer, mas ia demorar muito e, dependendo do tempo, podia lhe trazer prejuizo, entendeu?

      Excluir
  42. Boa Noite, Dra. Parabéns pelo seu trabalho aqui neste blog. Uma feliz atitude. Queria muito a sua opinião. Tenho ovários policísticos, útero retrovertido e por ultimo descobri um nódulo miomatoso medindo 1,0 x 0,5 cm. Minha dúvida é, isso me impede de engravidar? (tenho 5 meses tentando) o meu GO me passou um indutor, mas ao ler a bula fiquei com medo de tomar o indutor e aumentar o nódulo. Isso pode ocorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assim eu não consigo avaliar. so te examinando, fazendo uma boa anamnese e exames complementares eu poderia lhe ajudar... saber como esta sua ovulação, as características do seu mioma.. entendeu?

      Excluir
  43. Dra. o comentário acima postado em 18/09/12 ás 23:17 foi da Emilia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. ola boa tarde eu tenho o utero virado e descobri isso depois de ter o meu filho ele ja tem 2 anos e meio mas gostava engravidar outra vez mas ate agora ainda nao consegui devido ao utero estar vira sera que isso me impede de engravidar. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu útero não é virado, ele deve ser retrovertido. E ele deve ser assim desde sempre. Você já engravidou uma vez. Não é isso que vai impedir que você engravide novamente. ok?

      Excluir
  45. olá drª boa noite
    Tenho uma filha com 5 anos e estou pensando engravidar novamente. Depois do nascimento, numa consulta genecologica foi-me dito que o meu utero era invertido, terá ficado assim depois do parto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como já disse em comentários anteriores e no post. Não existe útero invertido. Talvez você queira dizer que ele é retrovertido. Acho que você soube que ele tem esta posição após o parto, o que não quer dizer que ele mudou de posição. Mesmo assim, se ele mudou de posição, pode ser por uma aderência, por exemplo.

      Excluir
  46. Ola drª:
    Em 2009 fiz um ultra e deu que meu útero é anteversoflexão e esse ano 2012 fiz outro e deu que meu útero meu com a bexiga é anterovertido e a bexiga vazia é retrovertido.
    Será que meu útero vira?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Em 2009 fiz um ultra e deu que a posição do meu utero é anteversoflexão e esse ano 2012 fiz outro e deu que meu útero com a bexiga cheia é anterovertido e a bexiga vaiza é retrovertido.
    Será que meu útero vira?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi. A bexiga cheia desloca o útero, logo seu útero assume uma posição com bexiga cheia, e outra, com a bexiga vazia. Isso é normal.

      Excluir
  48. Olá Dra. Fernanda, me chamo Carol e tenho uma dúvida. Me casei há uma ano, e assim que fiz meus exames pré nupciais, no exame de toque, a ginecologista me disse que eu tinha o colo do útero retrovertido, mas que isso não influenciaria em nada para que eu engravidasse, e que era apenas como o nariz de algumas pessoas tem posição normal e de outras é mais empinado. Fiquei tranquila, mas tenho lido mulheres dizendo que seus médicos a alertaram da possibilidade de não ter filhos, caso tenham o útero retrovertido, pois ele tem dificuldades para segurar o embrião e pode causar abortos espontaneos. Fiquei muito preocupada! A minha pergunta é: Apenas por ter o útero retrovertido pode haver complicações durante a gestação e risco de perder o bêbe, e também causar cólicas ou outras dores no início da gravidez? Muito obrigada!! Estou pensando em engravidar, mas tenho apenas este medo...

    ResponderExcluir
  49. Olá Dra., tenho 44 anos e fiz alguns exames recentes (ultra-sonografia pélvica via endovaginal)o qual diz:" útero em anteversão, centrado, de dimensões preservadas, contornos regulares e textura miometrial homogênea. Mede: 69x34x39mm; volume:50,4cm3, diz que eco endometrial centrado e homogêneo mede 9,4mm; ovário direito e esquerdo de dimensões e contornos e ecotextura normais; o direito mede 22x15x18mm; volume 3,4cm3 - o esquerdo mede 29x20x24mm, volume 7,8cm3. Fiz exames de sangue e os níveis de hormônios estão bons. Em nenhum momento fiz uso de anticoncepcionais, apenas preservativos e tabelas, nunca tentei ficar grávida... Pergunta-se: Com esse resultado de exame, tenho chances de engravidar? A idade, somada ao útero em anteversão impossibilita uma gravidez? grata

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde!Achei este blog maravilhoso pois esclarece de forma clara nossas dúvidas. Então, eu faço uso de anticoncepcional a 7 anos e desde abril deste ano parei pois quero engravidar, fiz vários exames que deram tudo normal e por último fiz a transvaginal que deu o seguinte resultado:
    Útero RVF, com morfologia e ecogenicidade normais.. o que significa isso..pelo que pesquisei tenho útero retrovertido, será por isso até agora não consegui engravidar? Meu ciclo está regulando aos poucos,usava o Elani 28 para não menstruar,e desde que parei ainda estou com muitos coágulos na menstruação, minha médida me receitou uma progesterona que ainda não comprei pois tenho consulta dia 08 para esclarecer a transvaginal. Você poderia me esclarecer o restante do exame se está dentrro da normalidade?
    Volume uterino: 41,3 cm
    Endométrio centrado medindo 8,3 mm
    Ovarios tópicos apresenatando folículos dispersos na parênquima, os maiores medindo 16,6mm no ovário direito e 8,1mm no ovário esquerdo.
    Volume ovário direito: 13,2 cm
    Volume ovário esquerdo 6,5 cm
    Ausência de líquido livre na pelve.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  51. Olá Fernanda, procurei respostas para a minha dúvida nas perguntas acima, porém não achei nada.
    Acabei de pegar o resultado do meu exame de HISTEROSSALPINGOGRAFIA, e apareceu "Útero destro-posto", tentei procurar no google, porém nada específico com essa nomenclatura, e ele acabou indicando o seu blog.
    O que isso significa??

    Obrigada
    Lilian

    ResponderExcluir
  52. Olá, estou grávida de quase 7 semanas, fiz US. e o resultado foi, utero-retro-verso-flexão, a medica disse que isso não influencia em nada na gravidez, mas andei pesquizando, e algumas pessoas dizem que pode ocasionar um aborto espontaneo? estou com medo, meu bebê é a minha razão... espero respostas!!
    By:Carolina

    ResponderExcluir
  53. Olá, boa noite!

    Além dos espermograma, histerossalpingografia, histeroscopia qual exame deve ser realizado para avaliar problemas de infertilidade?
    Minha histerossalpingografia deu : utero lateralizado a esquerda de dimensões normais, sem falhas de repleção, colo uterino pervio, com canal cervical largo.
    Trompa direita opacificada, calibre normal, livre, peritonizando o contraste.
    Não houve opacificação da trompa esquerda.
    prova de cotte: positiva a direita
    O que significa? É grave? Tem tratamento? Impede a gravidez?Após o exame tenho sentido dores abdominais(7 dias), parece na região do útero ou próximo, mas lateral, dos dois lados.
    Att,
    Nane

    ResponderExcluir
  54. ola .estou gravida ,meu medico falou que meu utero e envertido.mas estou sentindo muita dor e as vezes sai um pouco de sanque .fiz uma utra vaginal,esta tudo bem mas ele disse que o bebe ainda nao esta localizado no meu utero,o que ele quiz disser com isso,e mas que tenho que fica duas semana de repouso.por favor mim ajude.e meu primeiro finho e n quero perde lo.obrigada

    ResponderExcluir
  55. bom dia! adorei seu blog e a possibilidade de tirar dúvidas com uma profissional tao atenta e ciente do q fala como vc! parabéns!
    bom, tenho 41 anos e gostaria de engravidar, tenho uma filha de 15 e parei de tomar remédio ha 2 meses, desde q parei o remédio, tive uma menstruação em 16/10.fiz exame de sangue dia 29/10 para medir: FSH e deu 42,81; estradiol,17 beta-E2 deu 85;
    TSH ultra sensível 1,23 e T4 LIVRE deu 0,78. Fiquei muito triste qdo a endocrino me disse q eu estava entrando na menopausa! gostaria de saber sua opinião e saber se ainda posso engravidar, pois no período de ovulação sinto o muco com liga e achei q esta apta a engravidar. desde ja agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  56. RAQUEL LUIZA
    BOM DIA DRA FERNANDA
    TENHO 36 ANOS SOU SOLTEIRA E PRETENDO TER FILHOS.
    SÓ QUE DESCOBRI QUE ESTAVA COM UM MIOMA A MAIS OU MENOS 4 ANOS.
    ONTÊM FIZ UMA ULTRASSOM TRANSVAGINAL QUE MOSTROU QUE MEU ÚTERO ESTÁ RVF (ELE ANOS ANTERIORES ERA ANTEVERSÃO), E MIOMA DE 45MM NA REGIÃO POSTERIOR UTERINA. NA CONCLUSÃO DIZ AUMENTO DIFUSO NA ECOTEXTURA E VOLUME UTERINO. MIOMA INTRAMURAL.
    PERGUNTA: QUE TRATAMENTO POSSO FAZER PARA RETIRAR O MIOMA OU ELIMINÁ-LO (TENHO NÓDULOS NO SEIO, E NÃO POSSO USAR ANTICONCEPCIONAL)? TENHO QUE TIRAR O ÚTERO? O MIOMA ESTÁ DENTRO OU FORA DO ÚTERO? E ESSE AUMENTO NO VOLUME DO ÚTERO? NO POSTO DE SAÚDE A MÉDICA NÃO EXPLICA NADA, SÓ OLHA OS EXAMES E FALA PRA VOLTAR EM UM ANO PARA REFAZE-LOS. ATÉ QUE TAMANHO PRECISA CHEGAR PARA SER TOMADO UMA DECISÃO? ME ORIENTA POR FAVOR. ESTOU TÃO CHATEADA. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  57. DRA. FERNANDA TENHO 36 ANOS E UTERO RVF GRAU III E UM POUCO ARQUEADO (TODOS OS OUTROS EXAMES RELACIONADO A FERTILIDADE NORMAIS); DEPOIS DE SETE ANOS TENTANDO ENGRAVIDEI, NO ENTANTO, O BETA HCG NÃO EVOLUIU (6,58 mmUI/ml 51 mmUI/ml 86 mmUI/ml 130 mmUI/ml 168 mmUI/ml). COM QUASE 8 SEMANAS DE GESTAÇÃO TIVE O ABORTO ESPONTANEO. FIZ US TRANSVAGINAL O RESULTADO FOI ENDOMETRIO ESPESSO, NÃO APARECEU NADA NO INTERIOR DO ÚTERO. SE O BETA DEU POSITIVO E ESTAVA COM 8 SEMANAS ONDE ESTAVA O EMBRIÃO? PORQUE MEU BETA NÃO EVOLUIU?EXISTE ALGUMA EXPLICAÇÃO CIENTIFICA PARA ISSO? DESDE JA AGRADEÇO A EPLICAÇÃO.
    LUCIANA

    ResponderExcluir
  58. Boa noite dra fernanda. Meu nome e Maria.Clara, tenho 26, sou casada a um ano e dois mess, usei o mirena durante um ano e retirei-oagora em outubro para tentar engravidar se.do que desde maio descobri que o meu utero passou de.anteversoflecao para retroverskflexa egostzria de saber se isto pode ter causado o abotto que sofri semana passada. Estou preocupada pois
    durante os exames de acompanhamento da posicao do mirena o meu utero tava.sempre em AVF ai na ultima isg transvag antes da retirada.estava em Rvf . O que pode ter causado.esa.mudanca.de posicao assintatica?

    ResponderExcluir
  59. Olá Dra,Tenho o utero retrovertido e SOP,a combinação dos dois dificulta a gravidez? e a ecografia transvaginal consegue ver se eu tenho algum problema nas trompas como as trompas obstruidas? pois fui em várias médicas e nunca me pediram esse exame.

    ResponderExcluir
  60. oi,achei muito bom seu blog pois na maioria das vezes o blogueiro nao responde.Parabéns.
    Fui ao genecologista para fazer um preventivo,ao terminar ela fez o toque e achou meu utero alto e perguntou se eu estava enjoando,será que estou gravida?

    ResponderExcluir
  61. Drª Boa tarde tenho 37 anos ha 8 meses parei de tomar pilula e até agora nada de bb tenho um mioma intramural de 1,6 e 1,3 o meu utero é anteversoflexão será que é por causa da posição do utero, a idade ou do mioma ou os três que n consigo engravidar preciso de um conselho a minha medica falou que nada dissome empede de ficar gravida q é só ansiedade será? drª obg........

    ResponderExcluir
  62. Ola Dra amei seu blog, gostaria de esclarecer umas duvidas: estou a quase 5 meses tentando engravidar, tomei pilula por mais ou menos 10 anos, e em outubro achei q havia conseguido e como meu medico tinha deixado um pedido de Trans US resolvi fazer e foi uma decepção muito grande a medica me disse que eu nao estava ovulando sai de la desesperada chorei o dia inteiro, procurei minha medica e ela me passou mais uns exames e pediu que eu tivesse calma, a trans us deu: utero em anteversao, contorno, dimensoes e textura normais.o utero mede 7,3 x 3,0 x 4,5 cm. eco endometrial centrado e homogeneo e medindo 6,1 espessura.ovarios com forma, contorno e ecotexturas normais. ovario direito 1,7 x 0,9 x 1,9 cm ovario esquerdo 3,1 x 1,7 x 2,7 cmfoliculo ovario esquerdo 2,3 x 1,6 cm.ausencia de massas ou coleçoes anexiais. fundo de saco posterior livre.
    testosterona 7,9.
    hormonio luteinizante 5,8.
    estradiol 237.
    hormonio foliculo estimulante 13,5.
    progesterona 266.
    prolactina 9,4.
    testosterona livre 1,9.
    SHBG 119.
    testosterona biodisponivel 1.
    Se for possivel me tire essa cruel duvida, eu realmente nao to ovulando, eu tenho ficado tao frustrada mes apos mes qdo minha menstruaçao desce... me ajude se for possivel Patricia

    ResponderExcluir
  63. Drª Boa tarde tenho 37 anos ha 8 meses parei de tomar pilula e até agora nada de bb tenho um mioma intramural de 1,6 e 1,3 o meu utero é anteversoflexão será que é por causa da posição do utero, a idade ou do mioma ou os três que n consigo engravidar preciso de um conselho a minha medica falou que nada dissome empede de ficar gravida q é só ansiedade será? drª obg........

    ResponderExcluir
  64. há 2 anos atrás comecei a sentir unas dores perto de mestruar como se tivesse uma bola solta próximo a vagina e algumas vezes chegava a doer horrores fui ao ginecologista fiz todos os exames onde consta tudo certo comentei com ele que a enfermeira que faz meu exame citólogico teria falado que tava avendo dificuldade em achar o colo do útero pois achava que meu útero estava subindo fiquei nervosa e sem entender nada ele me pediu uma histerosalpingografia pra saber o que estava a vendo com minhas tronpas pq to tentando engravidar e não consigo e ele acha que meu ovario está parado to desesperada pois o medico não consegiu fazer o exame meu medico ta viajando e to sem entender o que esta acontecendo comigo fora q meu marido ta achando que eu ñ possa engravidar sendo que já tenho um filho de 6 anos de outro relacionamento e olhando uma transvaginal feita agora pouco diz utero anteversão

    ResponderExcluir
  65. não sei mas o que fazer nem aquem recorer na minha histerosalpingografia o contraste foi injetado mas na hora de revelar o raio-x o medico falou que ñ tava aparecendo nada como se o contraste ñ tivesse sido enjetado to muito preoculpada achando que ñ vou mas poder engravidar chega os meus cabelos estão caindo e ele ainda falou que minha vagina era muito funda e a dificuldade de achar o utero era imensa me responda algo que de pra mim entender mas sobre o q ta acontecendo por favor

    ResponderExcluir
  66. Olá Dra boa tarde,adorei seu blog.
    Meu nome é Luciana e gostaria de tirar uma duvida...sempre tive o utero AVF,mas depois que tive minha filha que hoje tem 2 anos, as minhas ultras dizem q meu utero está em RVF, apenas 1 ultra disse POSIÇÃO NEUTRA e depois as outras voltaram a dizer RVF.
    Gostaria de entender melhor...porque RVF depois POSIÇÃO NEUTRA e depois de novo RVF?
    DESDE DE JÁ OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  67. Dra Fernanda, boa noite. Eu descobri a uns 4 anos que tenho o útero invertido e meu médico disse que eu teria que fazer tratamento, tomar remédios para engravidar e se isso viesse a acontecer, eu teria de fazer repouso durante toda a gravidez... Bem, com o seu blog vi que talvez ele tenha me enganado... Para ganhar dinheiro. Vou procurar outro médico para me informar melhor. Seu blog me abriu os olhos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  68. kd a drª que não responde +++++++++++++

    ResponderExcluir
  69. Drª Boa tarde tenho 37 anos ha 8 meses parei de tomar pilula e até agora nada de bb tenho um mioma intramural de 1,6 e 1,3 o meu utero é anteversoflexão será que é por causa da posição do utero, a idade ou do mioma ou os três que n consigo engravidar preciso de um conselho a minha medica falou que nada dissome empede de ficar gravida q é só ansiedade será? drª obg........

    ResponderExcluir
  70. boa tarde,gostei da publicação tenho 40 anos e so agora a ginecologista me falouque tinha utero virado pra tras,isso as outras ginecologistas nunca me falaram ,mas esta medica me falou que nãoé nada preocupante

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde,
    Acabei de voltar da minha médica. Tenho o útero retrovertido e quero usar Diu MIRENA. Ela disse que posso, sem problemas. É verdade?

    ResponderExcluir
  72. eu descobrir que o meu útero é em RVF faz uma semana e fiquei preocupada pois a 1 ano e meio eu venho querendo engravidar e ate hoje nada, mais esse blog mim ajudou a compreender que não é nada grave ter o útero em RVF obrigada dra fernanda pelas explicações. ass: diene manaus/amazonas

    ResponderExcluir
  73. BOA NOITE DRA. PARABENS PELO BLOG... ELE ESCLARECEU MUITAS DUIDAS MINHAS E DE MUITAS OUTRAS MULHERES TB...BEM DRA. EU E MEU MARIDO ESTAMOS TENTANDO TER NOSSO BEBE A 7 MESES, PORÉM SEM SUCESSO, ELE FEZ TODOS OS EXAMES (ESPERMOGRAMA NORMAL) E DEU TUDO NORMAL EXCETO O LH QUE DEU BAIXO. TB FIZ OS MEUS, ALÉM DE UTERO RETROVERTIDO RVF,MEU LH DE BAIXO TB, FORA ISTO MEUS EXAMES DERAM TODOS NORMAIS, INCUSIVE MEU CICLO É CERTINHO E TODO MES OVULO E MEU UTERO E OVARIO OTIMOS. A MEDICA QUER FAZER UM EXAME NAS MINHAS TROMPAS, MAS TENHO MEDO. A SRA ACHA NECESSARIO? O LH ESTÁ INFLUENCIANDO? PODE ME DAR UMA SUGESTAO? O MEDICO QUER QUE EU TOME UM INDUTOR. GRATA PELA AJUDA, DEUS LHE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  74. OLÁ EU TENHO UM CISTO NO OVARIO DIREIRO COM LIQUIDO SEPTADO FINO....QUERIA MUITO SABER SE DEVO ENGRAVIDAR ANTES OU APÓS A OPERAÇAO , TENHO MEDO DE FAZER A CIRURUGIA E ACONTECER ALGO QUE ME IMPEÇA DE ENGRAVIDAR POSTERIORMENTE, ENTAO DECIDI ENGRAVIDAR...POIS SE ALGO ACONTECEÇE EU EU NAO TIVESSE TIDO A OPORTUNIDADE EU IRIA MORRER DE TANTA TRISTEZA, TENHO 18 ANOS E ESTOU INDO PARA A MINHA TERCEIRA CIRURGIA , ME OPEREI DE UMA APENDICITE E POS UM ABCESSO ..FIQUEI TRAUMATIZADA COM OPERAÇOES..ENTAO TOMEI ESTA DECISAO , MEU MARIDO CONCORDOU CMG, ENTAO EU QUERIA SABER SE TENHO RISCOS DE ENGRAVIDAR E ACABAR PERDENDO POR CAUSA DO CISTO, OU SE PIOR EU NAO CONSIGA ENGRAVIDAR COM ELE...AGRADEÇO DESDE JÁ PELO ESPAÇO, EU TENHO SOFRIDO MUITO PSICOLOGICAMENTE,NAO CONSIGO DEIXAR DE PENSAR NOS RISCOS....BJOOS MARYANE SOARES TRINDADE

    ResponderExcluir
  75. Rosa Maria leite de Araújo
    Data:22-01-13
    Ultra-sonografia pélvica Transvaginal
    Bexiga de contornos regulares e textura anecóica homogênea.
    Útero em anteversão,medindo 7,2 x 3,8 x 4,7 cm(vol.69,9cm³),de contornos regulares e textura conservada.
    Endométrio mede 0,5 cm de espessura.
    Ovários de topografia usual,apresentando folículos.
    Ovário direito medindo 3,2 x 2,0 x 3,2 cm,(vol.11,3 cm³).
    Ovário esquerdo medindo 3,3 x 1,8 x 2,9 cm,(vol.9,7 cm³).
    Ausência de coleção líquida em fundo de saco posterior.
    Conclusão:
    Útero de volume e textura normais.
    Endométrio tem espessura normal.
    Ovários ecograficamente normais.
    Perguntas:porque essa diferença de números nos ovários?fazia 1 dia que minha menstruação tinha ido embora,porque meu útero é anteverso?isso é grave e por que ele é desse jeito?o que são esses folículos que foi encontrado?era porque eu estava perto de ovular?explica o que você puder desse exame por favor e tem alguma coisa que impeça de engravidar?

    ResponderExcluir
  76. Eu tbm tenho o útero retrorvetido e isso tem me causado dores no ato da relção. Li em um site que posições variam para que eu possa engravidar. Tudo mito né?

    ResponderExcluir
  77. Apesar de não achar 100% normal concordo q posso engravidar, mas será que desde o primeiro parto já tinha o útero retrorvetido? Não tenho nenhum problema ginecólogico tudo normal.

    ResponderExcluir
  78. Olá!
    Sou nova aqui, mas preciso de uma ajudinha para entender o diagnóstico desse exame de ultrassonografia transvaginal que fiz:



    Útero em AVF, medindo 9,5 x 6,0 x 7,0;
    Ecotextura heterogênea destacando leiomiomas intramurais medindo:

    5,1 x 3,3 cm corporal posterior
    1,4 x 0,8 cm corporal anterior

    Eco endometrial regular e centrado, medindo 8 mm de espessura

    Ovários de forma, dimensões e ecotextura normais, medindo:

    direito: 3,1 x 1,5 x 1,8 cm (4,4cc)
    esquerdo: 3,3 x 1,7 x 2,0 cm (5,8cc)

    Vagina e fundo de saco sem restrições.

    Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  79. Fiz uma USP Transvaginal em outubro passado e os resultados foram os seguintes:

    útero em RVF com forma normal, contornos regulares e ecotextura homogêneo. Útero mede 6,1 x 4,5 x 2,8 cm, com volume de 40,0 ml.
    Endométrio medindo 0,65 cm de espessura, centrado e homogêneo.

    Agora no mês de março repeti a USP Transvaginal e as alterações foram:

    Útero em AVF com forma normal, e contornos regulares e ecotextura homogênea. Útero mede: 6,0 x 3,6 x 2,4 cm, com volume de 28,0 ml.
    Endométrio: medindo 0,57 cm de espessura centrado e homogêneo.

    Em ambas observam-se múltiplas imagens císticas de paredes finas e conteúdo anecóico, de distribuição periférica, medindo em media 0,50 cm em ambos os ovários.
    É normal essa mudança de tamanho? E de RVF para AVF? Qual é o motivo dessa alteração?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  80. Fiz uma transvaginal e contem o seguinte resultado:°Útero em AVF,medindo 86,0 x 58,0 x 44,0 mm,apresentando ecotextura heterogênea ás custas de imagem nodular, hipoecogênica,heterogênea,alocada em parede anterior,intramural,medindo 9,6 mm em seu mair diâmetro.°Colo uterino e canal endocervical morfologicamente normais.°Endométrio de contornos regulares,medindo 3,0 mm de espessura.°Ovário direito medindo 33,0 x 29,0 x 18,0 mm,apresentando múltiplos cistos periféricos maiores que 2,0 mm de diâmetro.° Ovário esquerdo medindo 43,0 x 24,0 x 21,0 mm,com as mesmas características do contra lateral.° Ausência de liquido livre em fundo de saco de Douglas.*** Reserva ovariana aumentada. O que isso quer dizer,pois só vou ter nova consulta 23/04 e gostaria de saber o que quer dizer.

    ResponderExcluir
  81. oi boa noite acabei de achar seu blog mim tira uma duvida por favor tenho utero Retrovertido não sei se é por isso tenho muita colica na mestruação e vem bastante pra mim não aguento mas de dor passo no medico ele não faz nada tenho vontade de corta minha mestruação oque pode ser obrigado agradeço sua resposta.

    ResponderExcluir
  82. oi tive um parto cessaria e depois de 2 anos eu engravidei e tive um rompimento no meu útero e os medicos me disse que fiquei entre a vida ea morte gostaria de saber se não posso mas engravidar e se eu posso é depois de quanto tempo de pois do ocorrido .obrigada espero tua resposta

    ResponderExcluir
  83. tenho 36 anos sera que um dia ainda posso ser mãe?estou com meu marido a 9 anos e nunca evitei estou desesperada,pois sonho em ser mãe.

    ResponderExcluir
  84. tenho 62 anos e tive 3 filhos com partos de ventosa. tudo tem sido normal e faço os exames. aconteceu que me surgiu uma borbulha entre a vagina e o anus. quando estava a tatear para por pomada dei conta no estremo posterior da vagina de algo mole que com a pressão do meu dedo se deslocou para o interior. será o útero descido? não sinto nada nem dores. agradeço resposta

    ResponderExcluir
  85. Olá, estou com aumento de volume no utero, antes ele tinha 61,00cm³ agora esta com 108,5 cm³, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  86. ESTOU DE 18 SEMANAS E A MINHA GO FALOU Q MEU UTERO É RETO
    GOSTARIA DE SABER SE ISSO PODE PREJUDICAR NA MINHA GESTAÇÃO

    ResponderExcluir
  87. Ei tudo bem,fui a ginecologista essa semana e ela me disse que meu utero fica muito embaixo dificil de ver,e tenho corrimentos constantes e dor nas relacoes sexuais o que pode ser?

    ResponderExcluir
  88. Olá Dra Fernanda, Bom quero tirar as minhas duvidas, nem sei como é o meu utero, mas acho que é anteversoflexão. tenho 44, e nunca engravidei, tenho essa vontade de ser mãe, gostaria de saber as diferentes medidas do utero e ovarios, fiz USG e o meu utero mede 92x50x70mm, e volume 167,4cc (vn até 90cc).
    Ecotextura heterogenea notando se multiplas imagens nodulares sendo a maior de 39mm.
    Endometrio padrão habitual medindo 5,0mm de espessura.
    Cavidade uterina sem alterações morfologicas aparentes.
    Ovario direito: com forma e posição habitual, dimensões aumentadas a custa de vario foliculos , o que é isso, para a idade da paciente medidas 49x25x24mm. Volume 15,3cc.
    Ovario esquerdo com forma posições normais para a idade da paciente. medidas 27x15x16mm. Volume 3,4cc. qual a diferença , tenho vontade de engravidar , mas a idade impede né. grata me esclareça esses numeros.
    e na coclusão: Nódulos sólidos uterinos que pode corresponder miotose uterina , me esclareça por favor essas duvidas principalmente da conclusão, obrigada.

    ResponderExcluir
  89. Ei fiz o toque agachada e senti uma bolinha dentro da minha vagina, estou com a menstruação atrasada, essa bolinha pode ser já o meu fedo?? obrigada

    ResponderExcluir
  90. olá esse blog é muito bom. confesso que estou tentando engravidar há mais de 10 anos e nada
    tive um aborto fiz exame e deu um desvio no utero á esquerda. o que fazer?

    ResponderExcluir
  91. Dra., adorei este post. Muito esclarecedor! Obrigada

    ResponderExcluir
  92. tenho uma filha de 11 anos , e sempre que fui ao ginicologista ele nunca me disse que meu utero era invertido , essa semana fui pra fazer exames de rotina como o Papanicolau , com medico diferente e ele me disse que meu utero é invertido , será que isso ocorreu apos o parto que tive , ou os medicos anteriores nunca viu isso , realmente nao entedi, poderia me explicar Dra. obrigada.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia dra!!
    Útero torto é a mesma coisa que retrovertido?

    ResponderExcluir
  94. Olá! A mulher que é agredida fisicamente na barriga pode causar o útero retrovertido?
    Ou se ela é agredida pós parto na barriga pode causar útero retrovertido? Por favor, me tire essa dúvida.

    ResponderExcluir
  95. Muito boa a explicação!!! Ontem descobri tem tenho útero invertido!!!

    ResponderExcluir
  96. Olá gostaria de algumas informações...


    É que,minha menstruação é irregular fica sem vir,de a 4 a 5 meses...e sou casada a 3anos..eu e meu marido quaremos muito um filho...sera que não posso engravidar??teria eu dificuldade??me ajudem por favor...aceitoo tdos os conselhos que vierem...bjos ahh e amei esse Blog.

    ResponderExcluir
  97. boa noit doutora,como pod ver gostei muito do que disse sobre uteros e suas posicoes gostaria muito que a doutora me ajudasse a entender sobre o meu utero,vamo la
    meu utero é antervesão,centrado,medindo 3,3 x 1,5 x 2,4 cm,com volume de 6,3 cm3,os contornos sao regulares,o miometrio apresenta textura homogenia, conclusão me ajuda a entender isso,ha detalhe eu nao menstrou e tenho 33 anos,posso engravidar doutora,por favor me responda,desde ja obrigada.viviane

    ResponderExcluir
  98. boa noite Drª. quero saber se utero emborcado é o mesmo de retrovertido? descobri hoje que o mau é assim e o medico deu esse nome, e ele disse q eu poderia engravidar, mais que eu poderia ter problemas menstruais e fazem 2 meses q ela ñ vem isso tem algo haver?

    me chamo Rosirene e tenho 22 anos.obrigada

    ResponderExcluir
  99. Gostaria de fazer uma pergunta
    Estou com 14 semanas dd gravidez mais ainda não fiz nenhuma utrasson tou sentido muinta dor nas costas umas pontadinhas fracas dentro da vagina e colicas bem fracas toh muinto mal sera que é algum sinal de aborto retido mim responda logo porfavor tou disisperada tati..

    ResponderExcluir
  100. oi tudo bem tenho o útero invertido mas tenho duas filhas uma com 8 anos e a outra 3 anos uso diu a 2anos e meio de uns tempos pra ká comecei a sentir muita dor na barriga fui a medica ela me disse q eu estava com infeçção no útero me passou um monte de remédios p/mim e me esposo não começamos o tratamento ainda mas aconteceu uma coisa q fiquei preocupada ti relação com meu esposo na sexta e hj á tarde quando fui fazer xixi saiu bo papael higiênico como se fosse uma pelotinha de gordura nossa tó apavorada o q vc axa q é isso ?????????

    ResponderExcluir
  101. Doutora, sou virgem e a minha calcinha apresenta um leve odor alcalino ( o cheiro me lembra a de um pinheiro) e todo dia apresenta uma rodela úmida mas não é urina e junto aparece na calcinha um pequeno corrimento marrom claro será que devo procurar a minha ginecologista?

    ResponderExcluir
  102. Doutora, o meu ovário esquerdo tem um mioma que mede 5.5x3.8,apresentando em seu interior imagem cística com 5.0x2.6.
    o ovário direito mede 2.4x1.8 cm. Tomo Selene para controlar o tamanho do meu mioma mas eu gostaria de saber é com qual tamanho eu posso correr o risco de perder o ovário esquerdo e qual é o tipo de cirurgia é realizado nesse tipo de procedimento?

    ResponderExcluir
  103. ola gostaria que me explique este resultado, eu estava gravida de 6 semanas e tive um susto muito grande sofri um assalto fiquei tremendo muito e dois dias depois começou um sangramento fui ao meu medico e ele disse q eu estava perdendo e me mandou tomar um remédio ante parto prematuro,e depois me mandou fazer uma transvaginal e o resultado foi este. útero Em retroversão, contornos regulares, medindo 62x31x43mm, em seus diâmetros. Longitudinal, Antro posterior e transverso, respectivamente, com volume de 45.15cm (normal;30 a 90cc).Eco endometrial presente, regular, medindo 02mm. Textura miometral homogenia. o meu medico disse que eu teria dificuldade de engravidar isto é verdade?

    ResponderExcluir
  104. Bom dia. muito boa a postagem eu olhei as imagens e vi que o útero retroversoflexión pelo menos na imagens demonstrada pressiona o intestino, minha esposa após o nascimento de minha filha foi fazer uns exames ginecológicos e foi constatado que ela tem o útero investido sendo que ela não tinha, pelo menos nenhuma ginecologista detectou isso antes do parto. Onde quero chegar, ela sempre teve o intestino preso tanto antes da gravides como continua tendo. A minha pergunta é: Se o útero invertido pode estar influenciando na prisão de ventre dela e se pelo fato dela sempre ter o intestino presso o útero dela já estava na posição invertida mais ninguém havia percebido e também na hora da relação sexual uma posição especifica pode comodar?

    Desde já, agradeço os esclarecimentos aqui discutidos e espero ter essa duvida também esclarecida.

    ResponderExcluir
  105. Boa noite, Dr. Fernanda. Muito obrigada pelas explicações. Bem tenho o útero antevertido, mas fico muito preocupara quando faço o toque com o meus dedos indicador e médio e com um pouquinho mais da metade dos dedos já sinto o colo do útero, ou seja, sinto muito rasa a profundidade da vagina. É normal isso?? Por favor me resposta.
    Desde já agraço seu carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  106. gostei da postagem, acabei de descobrir que estou gravida, e a alguns anos atras fiz uma ultrassonografia transvaginal e deu que meu útero era retrovertido, mas no inicio desse ano em um novo exame deu que ele esta em anteversoflexão, fiquei na dúvida, será que um dos exames estava errado? estou meio preocupada mas a postagem me deixou mais tranquila por saber que transverso ou não a gestação pode ser tranquila!!!

    ResponderExcluir
  107. boa tarde, quero retirar algumas duvidas DRª eu ja fiz uma transvaginal, a algum tempo e o meu utero deu em rvf quando mais nova, hoje tenho 24 anos mas pela ADOLESCENCIA a médica disse que ele também era retrovertido, porem doutora me encontro grávida e nas duas ultrasssonografias transvaginais consta meu utero como avf, gostaria de entender pois voltarei ao meu médico somente no dia 25/09.
    desde já agradeço e beijos

    ResponderExcluir
  108. tenho dificuldades para engravidar ja fui ao medico e ele diz que ta tudo oq so que ja tenho 27 anos e tenho medo de nao conseguir sou doida pra ser mae oq devo fazer

    ResponderExcluir
  109. ola estou desesperada fiu fazer o papa nicolau hoje e a enfermeira,teve muitaaa dificildade de localizar meu utero,ela me disse que o colo do meu utero é lateralizado a direita,invertido em angulo de 45 graus..Preciso muito saber se isso tem tratamento,eu sou louca pra engravidar,estou com muito medo,e além disso também tenho ovarios policisticos..o que eu faço pelo amor de Deus me ajuda..

    ResponderExcluir
  110. Bom dia, Fiz duas cesareas a última a 9 anos, agora com 39 anos resolvi engravidar de novo e fui fazer exames de rotina, no ultrasson transvaginal o resultado foi:
    " Presença de pequena área anecóica na cicatriz cirúrgica no útero, medindo cerca de 0,6 cm, em comunicação com o canal endocervical e a cavidade endometrial, correspondendo à pequena fístula, sem significado clínico".
    Isso significa que não poderei engravidar novamente?
    Obrigado



    ResponderExcluir
  111. Tenho o útero anteversofletido, em minha 1ª gestação tive "inversão uterina" após o parto, tive minha filha de parto nornal mas foi necessário fazer a cirurgia também para colocar o útero no lugar, foi traumatizante...
    Preciso saber se o meu útero ficou propício a aconter novamente essa inversão em outra gestação???? Devo opitar pela cesariana???

    ResponderExcluir
  112. o meu virou apos o parto da minha segunda filha .apos 5 anos engravidei novamente hoje estou com 2 meses de gestação ;;;e acho que a posição certa
    e vc por cima ....r

    ResponderExcluir
  113. Eu tenho o útero anti verso, e gostaria de engravudar isso tem algum problema, posso sodrer de um aborto?

    ResponderExcluir
  114. Dra. meu nome é Márcia tenho 38 anos e dois filhos um de parto normal e outro de cesária onde descobrí que meu útero estava virado depois de um bom tempo e de vários preventivos e todos foram sem problema, agora em Dezembro pela primeira vez fui fazer um preventivo com a enfermeira do posto de saúde e ela não conseguiu visualizar o colo do útero e disse que estava fora do lugar, chegou a usar três instrumentos para colhêr e não conseguiu fazer o exame por não ver o cólo do útero. Isso é grave??? Sinto cólicas leves perto de menstruar e mais nada. Pegar peso como criança no colo e outros pesos podem ser a causa disso??

    ResponderExcluir
  115. OLÁ FIZ O EXAME TRANSVAGINAL E APARECEU ASSIM ÚTERO EM AVF,COM DIMENSÃOES E CONTORNOS NORMAIS,COM ECOTEXTURA MIOMETRIAL FINAMENTE HETEROGENEA.ECO ENDOMETRIAL,CENTRADO,MEDINDO 10,8 MM DE ESPESSURA,COM ECOGENICIDADE PRESERVADA.MEDIDAS DO ÚTERO 6,2 X 3,6 X 4,7 CM.VOLUME:54,9 CM.OVÁRIO DIREITO DE DIMENSÃOES,CONTORNOS E ECOTEXTURAS PRESERVADOS. MEDIDAS 2,2 X 1,2 X 2,2 CM, DE VOL.DE 3,3 CM. OVÁRIO ESQUERDO DE DIMENSÃOES, CONTORNOS E ECOTEXTURA PRESERVADOS. MEDIDAS:2,0 X 2,1 CM,DE VOL.DE 4,1 CM. AUSENCIA DE LIQUIDO LIVRE NA CAVIDADE... CONCLUSÃO:ÚTERO COM ECOTEXTURA MIOMETRIAL FINAMENTE HETEROGENEA.O Q É ISSO TUDO SERA Q TENHO CONDIÇÃO DE IMGRAVIDAR POR FAVOR ME MANDA UMA RESPOSTA ....DESDE JÁ MUITO OBRIGADA .....

    ResponderExcluir
  116. Sempre fiz exames e ainda não engravidei por opção mesmo, só que no meu ultimo exame minha médica teve tificuldade em achar meu últero, ele virou para esquerda, rimos bastante da situação e ela me tranquilizou que isso ocorre em algumas mulheres , e que talvez a unica posição que mais durmo pode ter influenciado...
    Adorei seu blog , muito bem explicado e principalmente as suas respostas, tem base e fundamento. E além de tudo é estremamente positiva, continui assim viu,

    ResponderExcluir
  117. Ola dr fernanda eu fiz o preventivo a primeira vez e a medica disse qui eu tinha o utero virado dai pergunte pra ela se eu poderia engravida ela disse qui sim ,mais tem um bom tempo qui parei de toma anti concepitivos e nunca engravidei mais agora em janeiro as vezes quando eu pego pesso sinto dores no pe da barriga oq sera isso ?? e antes da minha mestruaçao chegar tive relaçao cm meu marido ai ela veio no final do mês passodo so qui estou cm medo de esta gravida pode ocorre isso ??

    ResponderExcluir
  118. Ola dra Fernanda, fiz uma ultra ontem para saber se o cisto q tenho , havia diminuido, e pra minha surpresa o laudo aponta utero em retroversao, fui olhar os outros 3 exames feitos anterior a esse e diz q tinha utero em AvF , como.pode ter mudado ?? Sera q houve um erro no ultimo exame ?? Devo fazer novamente?? Ou sera q ele mudou a posicao?? beijos

    ResponderExcluir
  119. Gostaria de saber se necessariamente, a ultrassom trans-vaginal mostra se a mulher está grávida ou não ? Ou já temos que expor essa duvida ao medico quando estiver fazendo o exame? E quando mostra tem que está grávida de quantas semanas?

    ResponderExcluir
  120. Eu tenho o útero nesta posição, e estou grávida de 11 semanas, queria saber se a barriga demora a crescer "aparecer" devido a esta posição, eu já tenho uma barriguinha, mas é de gordura, qdo minha imã engravidou e qdo ela deitava dava pra visualizar tipo uma bola do tamanho de uma manga, já a minha fica seca e não sinto nada, faço toque e não sinto nada. Vc acha que há essa possibilidade?

    ResponderExcluir
  121. Acabei de fazer uma utra. transvaginal e comparando com anteriores achei algo estranho, nas anteriores a posição do meu útero sempre foi AVF, e nesta ultima esta RVF. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  122. Olha oque deu meu exame transvaginal. Útero em retroversoflexão, localizado na linha mediana, com dimensões aumentadas, morfologia e contornos preservados…. Miométrio com textura sonográfica homegenea, sem evidências de lesões focais ou difusas…. Dimensões uterinas: 8,4 x 4,7 x 6,5 cm, volume de 137,8 cc. CAVIDADE ENDOMETRIAL: espessa e ecoica, medindo: 18,4 mm OVÁRIO DIREITO: em topografia parauterina de dimensões aumentadas, a custa de formação cística, medindo 2,3 cm OD: 4,4 x 3,7 x 4,0 cm, volume de 34,8 cc. OVARIO ESQUERDA em topogravia parauterina, de morfologia conservada, contornos regulares e dimensões normais. OE: 2,9 x 1,8 x 52,5 cm, em volume de 7,4 cc. Fundo de saco posterior apresenta pequena quantidade de liquido livre. ID: - ÚTERO AUMENTADO - OVÁRIO DIREITO AUMENTADO A CUSTA DE CISTO. - ENDOMÉTRIO ESPESSADO. - PEQUENA QUANTIDADE DE LIQUIDO LIVRE EM FUNDO DE SACO POSTERIOR ... Estou com atrazo de 8 dias na mestruacao. Sera que pode ser gravidez? O exame de farmacia deu negativo. Agora nao sei mais oque pensar.... Estou preocupada, oque sera isso tudo acima. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  123. Dra. fiz uma transvaginal e tudo certo, ovários, posição da bexiga, útero tudo ok. Porém o médico me disse que meu útero é heterogêneo, o que significa? Terei dificuldade para engravidar?

    ResponderExcluir
  124. Dra. meu medico disse que tenho o utero muito pra frente,quando tenho relacao sinto dor dependendo da posicao e depois do sexo fico com dor no abdomem e no quadril,fiz exames e nao tenho nada o medico disse que a dor e pq tenho o utero muito pra frente.Gostaria de saber se e esse realmente o motivo ou tem outro.obrigada.

    ResponderExcluir
  125. ola Drª muito legal seu trabalho, por favou tenho uma duvida tenho 22 anos, 1 filho de 3 anos. Eu descobri que tenho útero invertido, ontem pesquisando descobri ir ao banheiro a cada cinco minutos descobri uma doença chamada bexiga baixa... eu vou o banheiro a cada cinco minutos e apos fazer xixi perece que minha bexiga ta cheia, tem horas que sinto o pé da virilha como se estivesse pesado. não sei que fiz certo mais fiz auto toque e sentei como se fosse uma bola. Pode ser bexiga baixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Só o ginecologista examinando. ele fará testes através do toque vaginal e uso de especulo, pedindo que vc faça a manobra de valsalva (deitada, fazendo força para baixo). Assim ele vai ver se você tem alguma distopia (prolapso, queda) genital e o grau dela.

      Excluir
  126. depois q engradei e ganhei meu bb meu colo do utero ficou muito baixo possivel tocar com facilidade. agora quero engravidar tendo meu colo do utero sempre baixo e aberto aumenta a possibilidade da gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode aumentar sim, facilita o trajeto do espermatozoide

      Excluir
  127. Ontem eu fui na minha genecologista e ela me disse que tenho o útero invertido,e que teria como coloca-lo no lugar correto.Existe algum tipo de tratamento para empurra-lo para o lugar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não e nem haveria necessidade de existir. Mas quando vc tem o utero em RVF por algum problema e assim, atrapalhar na gravidez, Neste caso, a cirurgia remove o problemna e seu utero retorna à posição em AVF

      Excluir
  128. quero fazer uma pergunta eu fiz meu exame pq quero engravida ainda ñ mostrei para um medico tenho um filho parto normal quero outro meu exame deu UTERO= NA LINHA MEDIA, CONTORNOS REGULARES TEXTURAS MIOMETRIAL HOMOGENEA SEM LESOES NADULARES o que seguinefica isso o medico falo que eu ñ tenho problema manda a resposta pra mim por favor agradeço . keylliane.vieiravieira@facebook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diante do que vc escreveu seu exame está normalíssimo, Keyliane! fique tranquila!

      Excluir
  129. Tenho 51 anos, 2 filhos e somente agora descobri que meu utero é virado. Fiz um exame citologico e a medica nao conseguiu fazer a cultura, e eu preciso fazer esse exame porque tenho na familia historias de cancer de utero, o que é que tenho que fazer? Gostaria que me fosse enviada a resposta por e-mail
    cassandra.visani@gmail.com. Agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. não posso garantir que lhe responda por email.. não dá tempo, desculpe e espero que me compreenda. Você é a prova de que utero "virado" não causa nada. Teve dois filhos! acredito que essa "cultura" seja a coleta do exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau) que toda mulher deve fazer anualmente. e não tem relação com historia familiar. A posição do utero pode dificultar a coleta, sim. Dá trabalho pro medico e pode causar desconforto na paciente. Se desta vez vc não conseguiu, existe uns cremes de estrogenio, que devolvem, a lubrificação original da vagina e facilita, na nova tentativa. Além de usar o espéculo (bico de pato) adequado. Não conseguiu desta vez, mas das outras conseguiu, certo? pode ser pelo ressecamento vaginal. Essa posição do seu utero é assim desde sempre. Tamvez nunca ninguem tenha lhe falado porque isso não tem importancia alguma, ok?

      Excluir
  130. Ola Dr,minha M ta trassada a 2 meses ja fiz 2 teste deu negativo,fiz uma tranvaginal deu utero AVF liquido no fundo do saco posterior e endometrio em 3mm,,quero muito engravida sera q tenho algum problema pois os ovarios eu tuo ok??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! o liquido não tem relação com o atraso menstrual. Nem a posição do útero. Alum fator hormonal está fazendo sua menstruação não descer. Seu ginecologista lhe pedirá exames de sangue e / ou lhe prescreverá um tratamento para regularizar o ciclo e, assim, permitir que vc engravide.

      Excluir
  131. Boa tarde, gostaria de saber se apenas com o toque o ginecologista consegue colocar o utero em anteversão?

    obs: Fui ao ginecologista hoje e ele constatou que meu utero é ''virado'', edisse que o colocou em anteversão, isso é possivel?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, no toque podemos verificar se ele é em RVF, AVF ou MVF. mas não mudá-lo de posição. O que faz mudar: tumorações, aderencias, endometriose, gravidez...

      Excluir
  132. Oi Dr tenho o útero em RVF e tbm tenho micropolicisticos descobri na m8nha transvaginal isso me impede de engravidar tenho medo pois quero muito ser mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não impede não! você vai ver quando for mãe... rss

      Excluir