Ícones

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Posts esclarecedores

Hoje vim anunciar a vocês uma sequência de posts sobre exames e tratamentos (inclusive cirurgias) que são solicitados pelo ginecologista e obstetra. Falar sobre o que é determinado exame, quem o realiza, onde é feito, mostrar imagens, se há necessidade de algum preparo, quando realizar, estas coisas. 

Por que tive essa idéia, agora??

Nós médicos indicamos vários exames e procedimentos e achamos tudo tão natural que esquecemos que a nossa paciente pode não fazer a menor idéia do que estamos falando ou não entenderem nada do que explicamos sobre o tal exame. Às vezes eu fico surpresa porque hoje em dia todo mundo procura tudo no Google, mas ainda assim, vejo que cabe a nós mesmos passarmos algumas informações, porque nós somos os profissionais e sabemos as razões pelas quais aquele exame deve ser feito, mesmo porque as informações da internet não são muito confiáveis, seja porque estão geralmente erradas (o que é muito comum) ou porque o paciente busca outro tipo de informação e desconhece algumas coisas que, para nós, são básicas.  
Conversando com as pessoas eu estou sempre descobrindo que alguns pacientes tem um conhecimento "um pouco distorcido da verdade". Isso no que diz respeito às coisas do dia-a-dia do médico, imaginem em relação aos exames e procedimentos que solicitamos!

Esclarecendo algumas coisinhas
Tem gente que não sabe que a pessoa que realiza o exame de ultrassonografia é médica (acha que é um técnico). Outras não sabem que, numa cirurgia, operam o cirurgião e o auxiliar (que pode ser mais de um), ambos são médicos, a diferença é que o cirurgião é o responsável por aquela cirurgia. Quando a cirurgia for de uma paciente do auxiliar, este se torna cirurgião e o que foi cirurgião se torna auxiliar. Tem gente que não sabe a importância e responsabilidade de um(a) instrumentador(a). Muitas pessoas dizem fizeram uma cesariana para retirar um tumor no ovário. Outras acham que miomas se mexem e matam os bebês. Me perguntam pra onde vai o sangue da menstruação quando não menstruam, e até já atendi mulher em emergência desesperada porque perdeu a camisinha no canal vaginal e achava que ela poderia ir parar no abdome. Esse atendimento foi realizado num hospital de alto nível aqui no Rio. Gente,  são fatos verdadeiros, sem separar nível social e intelectual. Eu não posso achar que uma coisa básica para mim é básica para todos. A minha área é essa. Agora, quando eu sou a cliente na frente de um outro tipo de profissional eu posso desconhecer um monte de coisas que são básicas para eles. 

Para terminar, um conceito que muita gente também confunde: o médico pode se especializar em obstetrícia e em ginecologia ou só em obstetrícia ou só ginecologia. O obstetra cuida da saúde da mulher no período gestacional e pós-parto. O ginecologista cuida da mulher nas outras fases. O ginecologista só faz parto se ele for, também, obstetra. O ginecologista faz tratamentos clínicos e outras cirurgias como correções de prolapsos genitais, cirurgias por miomas, tumores ovarianos, cura de incontinência urinária, enfim, cirurgias nos órgãos pélvicos internos, na região perineal e também nas mamas.

Para terminar II, se quiserem, deixem suas dúvidas nos "comentários". Com certeza sua dúvida é a mesma de muita gente.