Ícones

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Posts esclarecedores

Hoje vim anunciar a vocês uma sequência de posts sobre exames e tratamentos (inclusive cirurgias) que são solicitados pelo ginecologista e obstetra. Falar sobre o que é determinado exame, quem o realiza, onde é feito, mostrar imagens, se há necessidade de algum preparo, quando realizar, estas coisas. 

Por que tive essa idéia, agora??

Nós médicos indicamos vários exames e procedimentos e achamos tudo tão natural que esquecemos que a nossa paciente pode não fazer a menor idéia do que estamos falando ou não entenderem nada do que explicamos sobre o tal exame. Às vezes eu fico surpresa porque hoje em dia todo mundo procura tudo no Google, mas ainda assim, vejo que cabe a nós mesmos passarmos algumas informações, porque nós somos os profissionais e sabemos as razões pelas quais aquele exame deve ser feito, mesmo porque as informações da internet não são muito confiáveis, seja porque estão geralmente erradas (o que é muito comum) ou porque o paciente busca outro tipo de informação e desconhece algumas coisas que, para nós, são básicas.  
Conversando com as pessoas eu estou sempre descobrindo que alguns pacientes tem um conhecimento "um pouco distorcido da verdade". Isso no que diz respeito às coisas do dia-a-dia do médico, imaginem em relação aos exames e procedimentos que solicitamos!

Esclarecendo algumas coisinhas
Tem gente que não sabe que a pessoa que realiza o exame de ultrassonografia é médica (acha que é um técnico). Outras não sabem que, numa cirurgia, operam o cirurgião e o auxiliar (que pode ser mais de um), ambos são médicos, a diferença é que o cirurgião é o responsável por aquela cirurgia. Quando a cirurgia for de uma paciente do auxiliar, este se torna cirurgião e o que foi cirurgião se torna auxiliar. Tem gente que não sabe a importância e responsabilidade de um(a) instrumentador(a). Muitas pessoas dizem fizeram uma cesariana para retirar um tumor no ovário. Outras acham que miomas se mexem e matam os bebês. Me perguntam pra onde vai o sangue da menstruação quando não menstruam, e até já atendi mulher em emergência desesperada porque perdeu a camisinha no canal vaginal e achava que ela poderia ir parar no abdome. Esse atendimento foi realizado num hospital de alto nível aqui no Rio. Gente,  são fatos verdadeiros, sem separar nível social e intelectual. Eu não posso achar que uma coisa básica para mim é básica para todos. A minha área é essa. Agora, quando eu sou a cliente na frente de um outro tipo de profissional eu posso desconhecer um monte de coisas que são básicas para eles. 

Para terminar, um conceito que muita gente também confunde: o médico pode se especializar em obstetrícia e em ginecologia ou só em obstetrícia ou só ginecologia. O obstetra cuida da saúde da mulher no período gestacional e pós-parto. O ginecologista cuida da mulher nas outras fases. O ginecologista só faz parto se ele for, também, obstetra. O ginecologista faz tratamentos clínicos e outras cirurgias como correções de prolapsos genitais, cirurgias por miomas, tumores ovarianos, cura de incontinência urinária, enfim, cirurgias nos órgãos pélvicos internos, na região perineal e também nas mamas.

Para terminar II, se quiserem, deixem suas dúvidas nos "comentários". Com certeza sua dúvida é a mesma de muita gente.

37 comentários:

Anônimo disse...

Doutora, Sou virgem e gostaria de saber se é normal que a calcinha tenha um leve odor alcalino( o cheiro me lembra a de um pinheiro) e que ao mesmo tempo ela tenha uma rodela de umidade mas não é urina e tenha uma mancha marrom claro será que devo procurar a minha ginecologista?

fastanne disse...

Dra. Tenho SOP e estou tomando micropil serve para tratamento dos policístico?

Anônimo disse...

Oi doutora eu tomo fertnon a pouco mais de um ano e nao desejo engravidar por agora no entanto quero saber se existe algum remedio que possa cortar o efeito do anticoncepcional, e se eu corro risco de engravidar quando esqueço a hora ou o dia de tomar a pilula. Obrigada. Isabela.

Dra. Fernanda Santos disse...

Isabela, se você esqueceu de tomar a pilula por mais de 12 horas do horario que era pra ela ser tomada, você corre risco de engravidar, sim. Há algun=mas medicações que podem diminuir o efeito das pilulas, como uso de Rifampicina (para o tratamento de tuberculose), anti-epileticos e anti convulsivantes

Dra. Fernanda Santos disse...

ter mancha marrom não é normal. procure, sim, seu ginecologista

Dra. Fernanda Santos disse...

Ola Fastanne, até pode ser usado, mas existem outras pilulas com hormonios mais anti androgênicos, ou seja, melhor para o quadro.

Unknown disse...

Olá dra. hj estive com meu ginecologista e depois de tempos resolvi ir pq tenho excesso de pelos e ele trocou meu anticoncepcional pelo ferani35 Tomo Micronor desde que tive minha menina não fiz mais acompanhamento ginecológico e queria saber pq esqueci de questionar que eu tenho as veias da hemorroida não sangram mais tenho medo de formar trombos e tambem tenho colite comum não é a ulcerativa mais faço tratamento ... to com medo de tomar o remédio depois que li a bula

Anônimo disse...

Miranova previne a gravidez com menor eficacia por ser de baixa dose? Troquei p Elano ciclo, mas TB é de baixa dose mas com formulação diferente. Tive alterações que odiei e to querendo voltar p miranova, q era maravilhoso mas me dava esse medo!

Dra. Fernanda Santos disse...

Juliana, você vai observar como ficarão suas varizes hemorroidárias a partir do momento que usar o Ferani. Quanto à colite, ela poderia diminuir a eficácia da pílula pela má absorção desta, mas se com o Micronor você não engravidou, fique tranquila.

Dra. Fernanda Santos disse...

Baixa dose não reduz eficácia da pílula. O que reduz a eficácia é o mau uso dela. Portanto, se você usar certinho, sem esquecer, é uma maravilha. Gosto muito desta pílula, também!

Anônimo disse...

Eu tava insegura pq a gineco q passou o miranva ha cinco anos disse q qdo eu fosse ter relações era p mudar, pq ele era fraquinho :( mas eu amo ele! N tive relação ainda mas tava me preparando p osso mudei faz 3 meses agr! Melhor esperar mais p voltar p miranova? To odiando elani

Dra. Fernanda Santos disse...

Miranova é tão eficaz quanto qualquer outro anticoncepcional. Fique tranquila e faça o uso corretamente. Sem medo, ok?

Anônimo disse...

Dra. Se esqueci de tomar duas pílulas durante o mes e tava segurando p tomar essas no fina do.ciclo. Ontem esqueci de novo e tive relação, e estou no final da tabela. Qual a proteção nesse caso? A dúvida é... Qual o período em horas da proteção

Dra. Fernanda Santos disse...

desde que você esqueceu de tomar a primeira pilula que disse, por mais de 12 horas do horario que deveria ter tomado, já perdeu a proteção contra gravidez. O certo seria ter usado camisinha até começar nova cartela. No desespero, parar a cartela e tomar a pilula do dia seguinte, aguardar menstruar e começar nova cartela

Anônimo disse...

Dra tive ou tenho n sei hpv n sei o tipo mas n precisou de medicamentos.uso anticoncecional elani ciclo a quatro anos pois tenho policistos porem a seis meses foi descoberta uma pequena feridinha no meu colo d utero ... a dra recomdndou uma pomada mas tenho sentido umas pontadas como colicas as vezes... (aah tenho um pouco de corrimento desd crianca branco sem mal cheiro bem ralo) o que eu odetia fazer ?

M.l

Dra. Fernanda Santos disse...

Você deve investigar o motivo destas pontadas e seguir a recomendação da sua médica, usando a pomada que ela recomendou.

Anônimo disse...

Tomo belara a 10 meses e nos ultimos 3 meses estou notando uma secreçao mamaria liquido branco e normal? Aguardo fernanda obrigada

Rodrigues disse...

Dra gostaria de saber s quem tem nódulo na mama, e vez ou outra aparece um cisto no ovário pode tomar a pílula anticoncepcional?

Rodrigues disse...

Dra gostaria de saber s quem tem nódulo na mama, e vez ou outra aparece um cisto no ovário pode tomar a pílula anticoncepcional?

Dra. Fernanda Santos disse...

pode!

Dra. Fernanda Santos disse...

pode ser, sim, mas pra isso é necessario afastar outras causas, sendo examinda pelo seu medico, ok?

Anônimo disse...

Olá tomo micropil e gostaria de saber se ele é um anteconcepcional de dosagem alta ou baixa.
Gostaria de saber se tem outro melhor e mais fraco q ele
Obg.

Unknown disse...

Olá tomo o anticoncepcional selene Minha D.U.M Foi dia 28/03 aí por volta do dia 15/04 comecei a passar mal sonolência Fiz um teste de farmácia porém deu negativo aí por medo parei o anticoncepcional aí ontem dia 23/04 saiu uma borra marrom, com muita cólica e dor de cabeça hoje ao me levantar estava sangrando dotora me ajuda oque pode ser? Obrigado

Anônimo disse...

Oi , Dr Boa tarde, eu tomo Alestra20 já faz anos , só que ultimamente quase na metade do anticoncepcional anda descendo uma secreção meio marrom e tomo sempre no horário certo , será que não está fazendo mais efeito ,devo mudar para Alestra30 o que faço ?

Anônimo disse...

Oi , Dr Boa tarde, eu tomo Alestra20 já faz anos , só que ultimamente quase na metade do anticoncepcional anda descendo uma secreção meio marrom e tomo sempre no horário certo , será que não está fazendo mais efeito ,devo mudar para Alestra30 o que faço ?

Unknown disse...

Ola, até uns 6 meses atrás tomava o anticoncecional cerazete pq eu tive meu primeiro filho e eu ainda o amamentava, hj ele ja tem 1 ano e 8 meses e nao amamento mais e eu já não tomo nenhum anticoncecional há uns 6 meses minha menstruacao andou meio desregulada então comecei a tomar qlaira no meu primeiro dia de ciclo e meu ciclo aumentou muito muito mesmo desde o primeiro dia hoje estou no meu 7 comprimido e 7 dia de ciclo e ainda não parou de vir p mim não está vindo mais tanto mais acho estranho eu queria saber se pode ser por causa do qlaira ou não?

Helen Guimaraes disse...

Tomo desogestrel, primeira cartela, e meu rosto está cheio de acnes e observo ainda um pouco de fluxo com o aspecto de borra de café, como no fim da menstruação. Li a respeito do Yaz, que além de diminuir a retenção de liquido melhora o aspecto da pele e ainda em algumas mulheres, EMAGRECE!!! Kkkkkk... Poderia trocar um pelo outro sem maiores problemas?!

nick disse...

Olá doutora! Tamo belara. Gostaria de saber se posso tomar ele ou tenho q mudar? Li uma vez que pílula 💊 depois dos 35 é perigoso. Isso é verdade? Não fumo.. Desde já agradeço!!!!

nick disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nick disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nick disse...

Tenho 36 anos.

Anônimo disse...

Olá!Gostaria de saber qual dos dois anticoncepcionais engorda mais,Triquilar ou Microvlar?

Anônimo disse...

Olá!Gostaria de saber qual dos dois anticoncepcionais engorda mais,Triquilar ou Microvlar?

Serena fs disse...

Olá doutora. Eu tenho uma bebê de 1ano e 11 meses. Eu tomo cerazette e quero parar pra voltar a tomar o Nordette. Mas não sei se tenho q esperar um pouco ou posso iniciar logo o Nordette. A cartela do cerazette terminou hoje. Desde já obrigada e Boa tarde!!

Anônimo disse...

Boa tarde! Eu uso o Femiane há 3 anos e percebi que perdi a libido completamente a partir do momento que comecei a usar. Tenho 25 anos e estou prestes acasar.Me sinto preocupada pois isso tá prejudicando até a relaçao conjugal.Sinto a necessidade de trocar de remédio e pelo que pesquisei existe um remédio que ajuda neste sentido. É o caso do Belara a base de clormadinona.Isso e verdade? Vc me recomendaria fazer essa troca do Femiane pelo Belara? Com a permissão do ginecologista, claro!!

Anônimo disse...

Boa noite doutora, então.... já tenho filhos e a 6 anos atras resolvi fazer uma laqueadura, sendo q eu n tinha idade para tal procedimento, acabei encontrando um politico q fazia em troca de votos rs, eleições rs, em fim, fiz mas o mesmo foi dado como cirurgia de cisto, o medico removeu os dois ovários, gostaria de saber se posso engravidar novamente, pois me separei e agr a pessoa q esta cmg n tem filhos e gostaria Mt de ser pai , obrigada pela atenção

Anônimo disse...

Doutora, boa tarde!
Tomo adoless já tem 1 mês! Gostaria de saber se é uma pilula segura, pois já li não ser muito confiável e por ter dosagem baixa! Poe gentileza, gostaria de saber pois dependendo eu posso teoca-la! Obrigada