segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aborto, a situação que ninguém quer passar




 Nem sempre as coisas saem como planejamos. Algumas vezes a gravidez tem um desfecho inesperado: o abortamento. Tem gente que pensa que aborto é sempre quando se provoca a perda do feto. Não é verdade. Aborto é quando se perde um bebe até 20 ou 22 semanas de gestação ou o feto pesando menos de 500g. Existe aborto provocado, considerado crime no Brasil, e o espontâneo.

Cerca de 40% das mulheres perdem um bebê em algum momento da vida. A maioria dos abortos acontecem por alterações cromossômicas no desenvolvimento do embrião, logo no comecinho da gestação.  As alterações cromossomiais podem ser entendidas como um defeito na fabricação. Não que a fábrica seja ruim mas, às vezes, o controle de qualidade de uma excelente fábrica falha, então, mesmo o casal saudável pode "fabricar" um embrião com defeito incompatível com a vida e a natureza trata de resolver a situação fazendo a mulher abortar. Algumas doenças, infecções ou acidentes graves também podem provocar perdas fetais. Em casos de intoxicação materna onde a mulher é gravemente atingida também pode ocorrer o aborto. Causas hormonais (baixa de progesterona, hormônio importante para manter a gravidez) também são causas comuns.

Vocês já devem ter ouvido falar em vários tipos de aborto: aborto inevitável, completo, incompleto, infectado, retido, habitual, aborto molar e aborto tubáreo.

Aborto inevitável: quando acontece sangramento uterino com o orifício interno do colo dilatado, especialmente se também houver perda de líquido amniótico. Pra mim esse é um dos tipos mais difíceis de lidar devido a fatores emocionais, legais, médicos e religiosos, pois muitas vezes o feto está vivo. O obstetra sempre fica numa situação difícil. Sem líquido nessa idade gestacional é praticamente impossível que o feto se desenvolva. Se ele nascer, não sobrevive. Esperar o óbito fetal espontâneo para depois fazer a mulher abortar? Quanto tempo isso pode levar? Se permanecer com a bolsa rota por muito tempo pode provocar uma infecção no útero. Decidir a conduta nesses casos é sempre complicado.

Aborto Incompleto: Quando a mulher engravida, se formam dentro do útero: a vesícula vitelínea, o saco gestacional, o embrião (que depois se torna feto). No aborto incompleto a mulher apresenta sangramento e quando faz a ultrassonografia já não tem mais embrião (que já havia aparecido em ultrassonografia anterior) ou o saco gestacional. Como permanecem restos ovulares dentro do útero, é necessário fazer uma raspagem cirúrgica, que pode ser por curetagem ou aspiração manual à vácuo.

Aborto Completo: nesse caso não há necessidade de tratamento cirúrgico, pois a ultrassonografia revela que não há restos embrionários ou fetais dentro do útero (já saiu tudo). Se resolveu sozinho.

Aborto Retido: quando ainda está tudo lá dentro, embrião e saco gestacional. A gestação pára de evoluir. Na maioria destes casos a mulher passa a sentir cólicas e sangramento dias ou semanas depois da parada de evolução da gestação e elimina o embrião / saco gestacional durante o sangramento, deixando de ser  aborto retido e passando a ser incompleto. Para o aborto retido, podemos esperar que este se torne incompleto para realizar curetagem (essa espera pode ser cruel para a mulher, mas é prudente, já que minimiza riscos de uma curetagem num colo fechado e não é risco para infecções -que é sempre a dúvida das pacientes); usar medicações vaginais para dilatar o colo (quando disponíveis) pode levar dias e a paciente deve estar internada durante todo o processo; fazer a aspiração à vácuo. Tudo depende da idade gestacional no diagnóstico e das condições clínicas da paciente.
Outra forma de aborto retido é o Ovo cego, ou gestação anembrionada (quando se forma o saco gestacional, mas não se forma a vesícula vitelínea, o embrião ou batimentos cardíacos após 6 semanas de gestação)

Aborto molar: a Mola Hidatiforme pode ser completa, quando não se forma saco gestacional e embrião, e parcial, quando a gestação se desenvolve junto com a Mola. (esse assunto é complexo, prefiro em falar em outro post)

Gestação ectópica: quando a gestação acontece na trompa, no ovário, no colo do útero ou no abdome. Destas, a mais comum é nas trompas. Não dá para o embrião se desenvolver nestes lugares, então, evoluem para o aborto. O tratamento é cirúrgico, mas em alguns casos, adota-se a conduta expectante com medicamentos. A gestação abdominal, rara, até pode evoluir, mas é cheia de complicações maternas e fetais. Até hoje já vi um único caso, há anos.

Aborto infectado: Quando o abortamento evolui com infecção, claro. Acontece quando há manipulação uterina, levando bactérias daqui de fora para dentro do útero. Na maioria das vezes acontece no aborto provocado.

Aborto Habitual: quando a mulher tem mais de duas perdas seguidas pelo mesmo motivo.
Quando há necessidade de tratamento cirúrgico para o aborto, indicamos a Curetagem uterina ou o AMIU (aspiração manual intra uterina, à vácuo). Vocês sabem como são realizadas?

Ambos são procedimentos cirúrgicos, realizados com a paciente deitada na posição ginecológica (a mesma que se faz preventivo), com anestesia geral e dura poucos minutos. Todo mundo pergunta se vai sentir dor. Não, não vai porque recebe anestesia. Em ambos os casos pode ser necessário dilatar o colo do útero com Velas (foto abaixo).

Velas para dilatação do colo
Ao término, a paciente sai acordada e ainda com soro e medicamento para manter o útero contraído. Após algumas horas a mulher pode receber alta e orientações de repouso por alguns dias.






Pinça coletora usada na curetagem
Na Curetagem (não é "coletagem") o médico usa o espéculo vaginal para identificar o colo, uma pinça para fixar o útero e instrumentos de ferro que capturam o material que deve ser retirado e outro para raspar o útero por dentro até perceber, através de seu tato, que já pode terminar o procedimento. Tem como complicação principal a perfuração uterina, rara em mãos experientes. Porém, não é tão incomum ainda permanecerem restos, o que indica necessidade de novo procedimento. Isso pode acontecer por vários motivos, mas o principal é que se trata de um procedimento às cegas, ou seja, o médico não tem a visão interna do útero. Úteros volumosos, com malformações ou com infecção também são fatores de risco para perfuração. Falar em perfuração parece ser assustador, não é mesmo? Mas na maioria das vezes esse problema se resolve com medicamentos que aumentam a contração uterina, mantendo a paciente em observação sem necessidade de cirurgia abdominal.

AMIU
AMIU, é a aspiração manual intra-uterina. A curetagem através desta técnica é ideal para colos fechados e aborto retido precoce (bem no iniciozinho da gestação). Também tem risco de perfuração e deixar restos, pelo mesmo motivo da curetagem convencional, mas como a cânula do AMIU não fica raspando na parede interna do útero (endométrio), o risco de causar sinéquias, que deixam a mulher sem menstruar ou com menstruação irregular, diminui. O que são sinéquias? Quando partes do revestimento interno do útero se "colam" porque essas partes ficaram desnudas de endométrio. Isso causa irregularidade menstrual ou ausência desta.  Por isso é importante ficar de olho no tempo que vai levar para a mulher voltar a menstruar depois de uma curetagem.


Como muitas mulheres passam por uma perda fetal na vida e sempre tem muitas dúvidas sobre o assunto, resolvi trazer esse assunto para o blog. Espero ter esclarecido as dúvidas mais comuns. Falar de aborto é chato. Aborto já é uma palavra muito feia. Ninguém gosta de passar por isso. Nem as pacientes, familiares nem os médicos. Erra quem pensa que é fácil o médico dar esta notícia à paciente. Pra gente não é tudo igual. Por outro lado, alguém nesta história tem que ter os pés no chão e manter o controle da situação. Mesmo quando isso acontece com uma pessoa próxima (frequentemente me deparo com esta situação) eu tenho que manter uma postura mesmo que esteja arrasada. Está todo mundo triste. Imagine se eu entrar nesse clima e chorar junto! Tento sempre fazer com que a situação se torne amena, usando meu conhecimento médico que o paciente não tem, e não deixar que a emoção me faça tomar condutas manipuladas pelo psicológico meu ou da paciente. Essa é a parte difícil: fazer a paciente entender que a conduta ideal para ela nem sempre é a que ela queria que fosse.

Por fim eu queria passar uma mensagem: se isso aconteceu ou está acontecendo com você, você não está sozinha nisso. Milhares de mulheres passam pela mesma situação, que não escolhe família, raça, credo, situação financeira ou personalidade para acontecer. Às vezes não era a hora e a gente não sabia. A maioria das mulheres que experimentaram uma perda recebe a glória de gerar um filho lindo e saudável e realizam o sonho da maternidade.






86 comentários:

  1. Onde estão os comentários anteriores???

    ResponderExcluir
  2. então! fiz até um post sobre isso, eu simplesmente não sei o que aconteceu!!!!! sumiram! acho que fiz uma burrice aqui e apertei uma tecla que não devia ter clicado... fiquei muito chateada. e não sei se tem como resgatá-los!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra. Fernanda,meu nome é Mara,
    passei por essa experiência á alguns dias, muito triste...e tinha algumas dúvidas sobre o que tinham "feito em mim", mas agora está tudo claro pra mim obrigada e parabéns pelo blog. Muito bom...

    ResponderExcluir
  4. Olá Dra.
    Meu nome é Fernanda Tb. e estou passando por uma experiencia muito difícil, essa semana fui fazer minha 1º ultrassom e o medico disse que existem 2 possibilidade (posso ter ovulação tardia ou o feto parou de desenvolver em 6 semanas) era para eu estar de 9 semanas, fui procurar meu ginecologista e o mesmo disse que não há chance nenhuma do feto estar vivo. e ainda não tive sangramento. mas mesmo assim quero fazer outra ultrassom, ja marquei para a semana que vem mas essa ansiedade está me matando... não tenho conseguido nem dormir... se aguem ja passou por essa experiencia me escreva. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá geovana rocha,estou passando pela mesma situação que vc ,aborto retido de 6 semanas,minha 1 gravidez era para eu estar de 8 mas o bb parou de se deselvover com 6 semanas ,e estou nessa agonia esperando a expulsao tomei remedios 2 semanas e nada ainda!!! amanha irei passar no medico e com certeza ficarei internada para a curetagem,acho que é o melhor a ser feito ,afinal o psicologico da gente fica abalado demais ... desistir jamais sei que Deus logo irá me premiar com a bençao de ser mamãe e a todas que estao passando por essa experiencia horrivel.bjos querida

      ana paula / santo andré

      Excluir
    2. Olá Ana Paula, eu também estou passando por isso, muito difícil, nunca imaginei que numa situação de aborto sentiria tanto, digo emocionalmente e também fisicamente. NO dia 22/02/13 fiz meu 1º ultra e medico falou que provavelmente deveria estar de umas 5 semanas, repeti o exame de depois de 15 dias e a noticia foi que o embrião estava com 5mm e não havia batimentos cardiacos, nossa não acreditava no que estava ouvindo. Na consulta com minha G.O desmoronei, chorei muito. não aguentei que tristeza, e ela me disse que o melhor no meu caso seria aguardar a expulsão natural do embrião, e que poderia demorar até 4 semanas, e para ela controlar minha saude nesse periodo repetia exames de hemograma coagulograma toda semana, que dificil aguardar essa expulsão natural, a cabeça da gente fica maluca, pois de uma hora para outra não estamos mais gravida, ou melhor estamos com um embrião sem vida, nossa sensação horrível!!! Graças a Deus minha G.O é um ser abençoado por Deus, uma psicologa, me ligava tdos os dias para saber como eu estava, e quando tive o sangramento liguei para ela para saber o que deveria fazer, alias não tinha o que fazer era aguardar e com isso as colicas aumentaram muito, nossa muito mesmo, fui para no hospital para tomar buscopan na veia e a assim aguentei até a expulsão do embrião por completo.No outro dia fiz o ultra e constatou que o utero estava limpinho e não havia a necessidade de fazer a curetagem.Já retornei na G.o e era pediu para esperar 2 ciclo menstruais e apos esse periodo já posso tentar engravidar novamente. Estou orando para que o Senhor possar abençoar com uma nova gravidez e que corra tudo certinho. Abraços para vc e que logo possamos contar as novidades. Érica/Marília-SP


      Excluir
    3. Galera olha a um ano atraz fiz reduçao. Depois de 3 meses tava gravida. Fiquei tao feliz ai logo veio outro sofrimento pois tambem tinha acabado de perder minha mae. Ai quando fiz meu primeiro utrason descobri que tava cendo gerado fora do utero. Gravidez epitopica.e perdi a trompa um ano depois tava gravida agora ai descobri tava em portugal. Vim embora dei a noticia tavamos felizes. Ate que os batimentos do meu bebe parou com 9 semana. Acabei de fazer coletagem to muito triste . E tenho tantos medos. Me aajudem . Me add no face . Samantha felizardo@hotmail.com. e so avisar que e do blog por msg bjs espero ajuda de vc .

      Excluir
    4. Olá Samanta, estou tentando te encontrar no face mas não estou te encontrando. Passei por situaçoes parecidas com a sua, e hoje tenho dua s princesas...fica tranquila vai dar td certo.Meu face é: Fabi Maciel

      Excluir
    5. Olá! meu nome é Elenice. eu também passei por esta situação e é triste. eu estava com nove semanas e senti um sangramento e no ultrassom não havia mais batimentos cardiacos. fiquei arrasada pois foi uma gravidez planejada e tive que passar por esse procedimento AMIU. estou bem, mas fica um vazio. Mas sei que Deus tem o melhor pra mim.

      Excluir
    6. Olá! meu nome é Elenice. eu também passei por esta situação e é triste. eu estava com nove semanas e senti um sangramento e no ultrassom não havia mais batimentos cardiacos. fiquei arrasada pois foi uma gravidez planejada e tive que passar por esse procedimento AMIU. estou bem, mas fica um vazio. Mas sei que Deus tem o melhor pra mim.

      Excluir
    7. Oi meninaas , meeu nome é Luana e a 1 ano atras passei pela mesma situaçaaao de vcs .. estavaa gravida de 2 meses todo mundo feliiz empolgado e derrepentee começaa o sangramento passei 1 semana no hospitaal quando fiiz a ultrasom meu bebe tinha parado de desenvolveer nao precisei fazer curetagem pois meu organismo expulsou tdu sozinho , mais foi a pior coisa que aconteceu na minha vida choro ate hj pois so Deus sabe o quanto eu queria aquele bebe .. mais Ele sabe todas as coisas nao era a horaa certa ne ! Ah todas as mamaes que passaram ou estaao passando porisso so desejo forçaas , mais so o tempo vaai amenizar a dor :/

      Excluir
    8. Oi meninaas , meeu nome é Luana e a 1 ano atras passei pela mesma situaçaaao de vcs .. estavaa gravida de 2 meses todo mundo feliiz empolgado e derrepentee começaa o sangramento passei 1 semana no hospitaal quando fiiz a ultrasom meu bebe tinha parado de desenvolveer nao precisei fazer curetagem pois meu organismo expulsou tdu sozinho , mais foi a pior coisa que aconteceu na minha vida choro ate hj pois so Deus sabe o quanto eu queria aquele bebe .. mais Ele sabe todas as coisas nao era a horaa certa ne ! Ah todas as mamaes que passaram ou estaao passando porisso so desejo forçaas , mais so o tempo vaai amenizar a dor :/

      Excluir
  5. Olá Doutora, gostaria de saber se quanto tempo depois de uma curetagem q menstruação volta ao normal. Faz 40 dias que fiz uma e minha mentruação ainda não veio, é normal?

    ResponderExcluir
  6. em 40 dias já deve voltar! se não acontecer, vc deve realizar uma histeroscopia para ver se formou alguma sinéquia. neste mesmo momento a sinéquia será retirada, se for o caso.

    ResponderExcluir
  7. infelizmente essa situação é muito comum. o embrião pode mesmo parar de se desenvolver. o diagnóstico é através de USG e até do beta hcg. ele começa a cair em caso de aborto. No aborto retido vc só começa a sangrar semanas depois do ocorrido. nesta próxima US que vc fará irá tirar essa dúvida, se a gravidez evoluiu mesmo ou não.

    ResponderExcluir
  8. ola Dr Fernanda santos
    meu nome também é Fernanda, bom olha minha mestruação esta atrasada,ja uns 6 dias só que ela desceu agora, com um pedaço de saco sangue pisado sabe? olha ñ sei será q eu estava gravida
    bom a minha sempre atrasa, mas achei estranho, vou fazer uma ultra transvaginal para sabe o que ouve, mas a atendente disse que pode ser uma aborto espontâneo

    ResponderExcluir
  9. ola DRA, tive um aborto retido ha 48 dias, no 20º dia apos aborto comecei tomar pilula, aos 40 dias menstruei e no meio da menstruação tive uma dor muito forte e saiu algo estranho, cheguei a pensar que fosse o feto mas como fiz curetagem descartei a possibilidade, levei ate ao medico e ele me disse que era o endometrio e que isso era normal apos o aborto, assim como coaglos(que não tive), mesmo assim fiquei preocupada pq ao 5] dia de menstruação voltei a tomar pilula (ha 4 dias)e ainda permanece um sangramento bem pequeno e tenho colicas. é normal sair o endometrio??? e tero colicas apos essa "expulsao"???

    ResponderExcluir
  10. Olá Dra Fernanda,
    Passei por uma curetagem há 15 dias (devido a aborto retido com 9 semanas)me sinto bem mas ainda sai um pouco de corrimento escuro, as vezes com sangue. Após quanto tempo posso voltar a ter relações sexuais? Faço uso de metformina para os ovários policísticos, quando posso voltar a tomar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. boa noite meu nome é marisa eu tenho lido muito sobre bolsa rota mas ñ sabia que era tao grave. pois tenho um filho de 5 anos que pelo que tenho me informado é um milagre estar vivi pois fiquei 20 dias de bolsa rota ele nasceu ficou 24 horas sem diagnostico de uma infecçao pulmonar e depois foi pra uti ficou 16 dias internado e hoje é muito saudavel graças á deus mas gostaria de saber o que causa bolsa rota se fiz todos os exames pre natal e nada foi diagnosticado bjss obrigada

    ResponderExcluir
  12. OIE DRa MEU NOME É CHAYANNA E GOSTARIA QUE VC DESSE UMA AJUDA NO MEU CASO QUANDO EU ESTAVA COM 16 SEMANAS EU PERDI TODO O LIQUIDO AMNIOTICO E NAO ENTREI EM TRABALHO DE PARTO TODOS OS DIAS ESCUTO O BCF E O MEU NENEM ESTA COM BATIMENTOS BONS FAÇO O HEMOGRAMA DE 2 EM 2 DIAS E NENHUMA INFECÇAO FOI CONSTATADA QUANDO ESTAVA DE 19 SEMANAS E 4 DIAS FUI ORIENTADA A INDUZIR O PARTO CONCORDEI ENTAO FIQUEI 3 DIAS EM UM HOSPITAL INDUZINDO O TRABALHO DE PARTO COM OXITOCINA E NADA NAO DEI SE KER UMA COLICA E MEU BEBE AINDA CONTINUAVA VIVO DAI GANHEI ALTA E EM SEGUIDA FIZ UM ULTRASSON JA COM 20 SEMANAS E MEU BEBE ESTA BEM EU JA FIZ MAS DE 8 ULTRASSON E ELE CONTINUA SE DESENVOLVENDO NORMAL MAS SEM O LIQUIDO EU FIZ O MORFOLOGICO Q E DEU Q O NENEM ESTA BEM DEMAIS SEM NENHUMA MA FORMAÇAO COM AS MEDIDAS EM DIA O DBP=3.9CM,A CIRCUNFERENCIA CRANIANA=16.6CM,CIRCUNFERENCIA ABDOINAL=17.2,O COMPRIMENTO FEMURAL=2.9CM E O PESO= 355G.EU ESTOU FAZENDO UM ULTRA TODA SEMANA Q CONSTA Q O MEU BEBE ESTA SE DESENVOLVENDO JA TEM 30 DIAS QUE EU ESTOU SEM O LIQUIDO AMNIOTICO E O MEU NENEM AINDA ESTA VIVO COM EXLENTES DIAGNOSTICOS O Q DEVO FAZER PQ O MEU OBSTETRA CONTINUA ACHANDO Q EU DEVO INDUZIR O PARTO NOVAMENTE MAS AGORA Q TO VENDO Q O NENEM ESTA BEM E ESTA DESENVOLVENDO TO COM DÓ DO NENEM E GOSTARIA QUE A SENHORA ME DESSE UMA OPNIAO DO Q EU DEVOU FAZER PQ MORO EM UM CIDADE COM UM POUCO MAIS DE 25 MIL HABITANTES A CIDADE É BEM PEKENA E AKI NENHUM PROFISSIONAL VIU UM CASO ASSIM TENHO MEDO DE INDUZIR NOVAMENTE O PARTO E NAO DER CERTO NAO SEI O Q TA ACONTECENDO ME RESPONDA O MAIS RAPIDO Q PUDER OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, o seu bebe nasceu? está bem? o meu caso é igual ao seu.

      Excluir
  13. olá dra...infelizmente estou com um aborto retido há 30 dias...estou aguardando a expulsão natural do feto, meu útero esta fechado, mas mesmo assim estou fazendo exames de sangue duas vezes por semana...minha dúvida é: caso eu não consiga a expulsão natural na próxima semana qual será o melhor caminho a ser seguido, a curetagem ou a indução?
    obrigada

    ResponderExcluir
  14. oLa gostaria de informações sobre meu caso estou muito assustada fiz uma transvarginal e a medica disse que só se vê o saco gestacional sem visualização do embrião to sem saber oq fazer com muito medo de aborto e como é chamada essa gestação???

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, dra.
    Fiz uma curetagem de um aborto retido em 18/12. Tive um pequeno sangramento no dia, fiquei seca uns 4 dias, depois, somente pela manhã, vinha um muco rosa, quase vermelho parecido com o da ovulação.Ontem tive um escape de sangue, e hj (30/12) desceu sangue mesmo, tipo menstruação, e sem cheiro,volumoso e contínuo, acompanhado de cólicas leves (ñ senti dor depois da curetagem)e seios sensíveis. Devo me preocupar??? Pode ser um novo ciclo??? Não é cedo para menstruar???

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde DRA Fernanda. Eu tive um aborto no dia 03/11/12,fiz curetagem dia 04/11/12, minha mestrução veio dia 26/11/12, pequei o laudo da curetagem 04/12/12, e a médica disse que só tinha restos de placenta ,dia 23/12/12 minha mestruação deceu novamente, mais sempre me prevenindo para ñ engravidar ;so que no dia 02/01/13 eu e meu esposo não nos prevenimos sera que estou gravida. sinto umas pontadas no pé da barriga, e deceu uma borrinha clara dias 09,10,11/01/13;Estou muito preucupada pois na gravides estava com 06 semanas e a médica dise que nesses casos são ma formação.Quero engravidar sim pois tenho uma filha de 08anos e ela quer tanto um irmão ou irmã, o que faço com uma situação dessas, me ajude por fafor meu elisangrp@oi.com.br

    ResponderExcluir
  17. Doutora fernanda, apos a aspiracao a vacuo, eh normal nao sangrar? ou significa que o aborto foi incompleto? obrigada

    ResponderExcluir
  18. Ola..bom dia Drª;
    Me chamo Vanda,e como todas as meninas deste post tive um aborto espontaneo, estava com 1 mês e 20 dias, dái passei por uma curetagem, isso aconteceu a tres meses atras.
    Esta semana fiz uma ultrassom e a médica viu que tem algo dentro do meu útero, pode ser resto do aborto ou uma nova gravidez, to muito preocupada, morro de medo de perder meu útero. No mes passado, minha mesntruação veio normal, será que posso mesmo estar gravida? agora estou com 25 dias de atraso...bjos

    ResponderExcluir
  19. olá não sei se esse blog está ativo ainda, mas a alguns meses eu passei por um aborto, e depois de um mês da curetagem, comecei a sentir pontadas do pé da barriga que acabou se alastrando para toda a parte da minha barriga, não sei mas o que fazer, porque não tenho como passar no go aqui perto de casa, porque estamos sem, eles só estão atendo gestantes e nada mas... preciso pelo menos de uma orientação Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  20. eu estava com 20 semanas de gravidez de uma gestçao gemelar mono-mono mesma placenta mesmo saco gestacional ja sabia ate o sexo dois meninoes meu caiuby e meu kaue meus anjinhos minha bolsa rompeu no dia 03 de abril de 2013 eu estava com 20 semanas os medicos induziro parto pois nao tive contraçao nem uma os 2 nascero com vida mais nao sobrevivero ja me levaram pra sala cirurgica e fizero raspagem (curetagem) 2 dias depois me pediro outro us pois falaro que eu tinha tido uma emorragia e que eles tinham retirado pouco material fui fazer a us e constato restos ovulares la foi eu novamente a outra raspagem uterina alem do grande sofrimento da perda me senti muito impotente e com muito medo de passar por isso de novo na proxima gravidez ou se iria ter a chance de engravidar de novo pois fiz 2 cureta to com medo de poder ter bolsa rota novamente ou se mesmo vo consegui engravidar novamente tire essa duvida de min que esta me corroendo por favor aguardo rsposta bjos obrg dr.fernanda

    ResponderExcluir
  21. Olá Dr. Fernanda me chamo Patricia tive um aborto retido a mais de um ano de lá pra cá,não consegui mais engravidar,fiquei internada a mais de 15 dias e não consegui explusar o feto tava com 5 semanas qdo descobri q o embrião estava sem se desenlvolver ai fiquei internada passei um período muito difícil,ate q fiz minha curetagem depois de 15 dias com uso de citoteque.Hj depois de um ano tempo novamente engravidar e não consigo mais,isso tem alguma coisa a ver com meu aborto Por Favor me ajudeaesclarecer essa duvida.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Dra. Fernanda, me chamo Adriana, tenho 45 anos, e estou gravida de 6 semanas. dia 17/04 comecei a ter um sangramento mais intenso com colicas e dores no fim da coluna apenas do lado esquerdo. No dia seguinte procurei um hospital , onde fiz uma ultrasonografia transvaginal que contatou as 6 semanas e que não se ouvia os batimentos cardiacos do feto. Fiquei assustada, mas me disseram que com esse tempo isso era normal, não me deram nenhum medicamento, nem para dores e nem para o sangramento, que continuaram cada vez mais fortes. Voltei para casa e liguei para outra medica que me deu as mesmas informaçoes então fiquei um pouco mais tranquila. Porém no dia 20/04, eu estava em um restaurante e com fortes dores fui ao banheiro, quase não deu tempo de eu tirar a calcinha, foi imediato, desceu sangue e uma massa maior,desceu rapido, senti aquilo saindo de dentro da minha vagina, nao senti dores naquele momento , ainda ficou saindo sangue e logo depois parou, voltei para mesa em que estava achando que tinha ocorrido um aborto espontaneo, mas muito confusa pois nunca tinha passado por isso. Voltei para casa e horas mais tarde comecei a ter mais sangramento e uma dor louca na altura do cocxi, dai fui para o hospital e a medica disse que aparentemente estava tudo bem e meu utero estava fechado e o sangramento estava bem leve. O que pode ter acontecido? essa dor é normal? mal consegui dormi, estou anciosa para ir ao medico e fazer os exames , mas como meu utero pode estar fechado? tenho certeza que ocorreu um aborto, senti descer, como pode ser isso? Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  23. Oi direta to em casa com um pouco de sangramento e sinto o colo do útero e um pequenino buraquinho to com medo

    ResponderExcluir
  24. Estou com aborto retido de 6 semanas ha mais ou menos 1 mes e so agora comecou umas manchinhas, como borra de cafe... Se ate dia 26/05/13 nao sangrar, precisarei fazer Curetagem... Faltam so 10 dias, senti um pouco de dor na barriga, lado esquerdo, pouquinho de sangue escuro, como posso saber se saiu tudo?

    ResponderExcluir
  25. NO DIA 08/04/2013 FOI CONSTATADO QUE O MEU BEBE PAROU DE DESENVOLVER, NO DIA 13/04/2013 TIVE CÓLICA HORRIVEIS E NO DIA 22/04/2013 EXPULSEI O SACO GESTACIONAL, DEPOIS DISSO NÃO TIVE MAIS DOR E O SANGRAMENTO PAROU. AGORA NO DIA 17/05/2013 EU MENSTRUEI COM CÓLICAS LEVES E HOJE 20/05/2013 TIVE UMA CÓLICA MUITO FORTE E FUI PARAR NO HOSPITAL PARA TOMAR BUSCOPAN NA VEIA . ESSA CÓLICA PODE ESTAR RELACIONADA COM O ABORTO OU PODE SER OUTRA COISA?

    ResponderExcluir
  26. Olá fiz uma sucção a vácuo dia 26-4, sangrou por uma semana e parou, há dois dias tenho sentido cólicas e ainda não fiquei menstruada, será que está tudo normal?

    ResponderExcluir
  27. Olá perdi meu bb, e quando descobri eu estava cm 9 semanas e perdi cm 8 e 6 dias fiquei internada 6 dias usando o medicamento Misoprostol 4 por dia só q meu útero permaneceu fechado na trans o médico falou q havia pouco restos dentro de mim e q ñ era preciso fazer curetagem .isso aconteceu no dia 31/05/13 tive alta dia 5/06 fui na revisão dia 20/06 na trans deu q tinha um pouco de liquido e a médica me garantiu q sairia na minha menstruação...estou cm medo será q vai descer mesmo?

    ResponderExcluir
  28. Olá .. Me chamo Andreza e estou passando por um aborto incompleto .. A médica disse que tenho fazer curetagem pois meu colina está fechado .. Estou com muito medo de fazer a curetagem .. Será que tem outra saída sem ser a curetagem ? Me ajude doutora .. Estou com medo ..

    ResponderExcluir
  29. Eu tbm preciso de ajuda....
    No mes de maio, minha menstruação veio dia 21 de maio, e nesse mes de junho ela atrasou, e senti muito mal estar, todos os sintomas de gravida, mas como menstruei no dia 13 de junho e fiquei 3 dias menstruada nao levei a serio e achei que tinha sido alarme falso....... Porem, ate hj sinto muiiiiiiiito enjoo, tudo que como vomito, estou com um corrimento (pouco) e com mau cheiro.Agoniada com esses sintomas, fiz o teste de farmacia e deu positivo! Eu acho que pode ter ocorrido de ter acontecido um aborto espontaneo, e é possivel 17 dias depois eu ainda sentir esses sintomas? Nossa, nao posso nem sentir um perfume mais enjoado ou um desinfetante que corro pra vomitar, e me sinto mal cerca de 15 horas por dia!!!!!!

    E outra duvida, se desceu 3 dias normalmente, creio que eu nao esteja mais gravida, sendo assim, sera que meu utero expeliu tudo? como sabemos se tem restos de algumas coisa dentro de nos? Nao tenho dores ou colicas, apenas enjoos, fraquezas, sono, vomitos e dor imensas nos seios!

    Pelo amor de deus, me ajude

    Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Olá Dra. Tb tive aborto retido e optei pela sucção, porém GO disse que não iria sangrar quase nada e já faz uma semana e estou com sangramento intenso e saem bastante coágulos, sangue escuro e as cólicas parecem estar aumentando. Consegui marcar o GO só para daqui uma semana, devo procurar um hospital? achei que por sucção não fosse ficar assim.Gabriela

    ResponderExcluir
  31. Olá doutora , fiquei sabendo que estou gravida fiz o exame de sangue e deu positivo ... Mais na outra semana que passou começou a sangra e junto vinha umas borra de sangue , fui para no hospital com fortes dores no pé da barriga e a medica fez em mim o exame de toque e sangrou muito e ela disse que avia a possibilidade de ter ocorrido um aborto incompleto , fui fazer a altrasson varginal e não apontou nada mais

    ResponderExcluir
  32. Oi Dra.Fernanda!minha mãe passou por um aborto séptico ou infectado,só que ela ficou muito tempo com a infecção em casa sem ir ao médico e a infecção se agravou,ela teve infecção generalizada a parada dos rins e do fígado,teve que fazer a retirada do útero.Dra ela esteve muito mal,mas já no hospital ela aparentava estar melhorando,a infecção havia cedido muito! os médicos diziam que estavam surpresos com a melhora dela,mas ela ja não aceitava mas nem plasma,nem soro,o sangue estava coagulado! Dra ela faleceu! eu só queria entender,se ela tinha chances de viver,ou se o caso era mesmo grave o suficiênte para ela não ter mas chance de viver??
    Dra desde já agradeço pelas atenção á todos!

    ResponderExcluir
  33. Ola sou ana. Estou gravida de 4 semanas, hj qndo tomava banho saiu um pouco de sangue e algo semelhante a um figado tamanho pqno e logo depois. Saiu algo estranho num sei dizer. N parecia com o primeiro nem era um coagulo . Tive pouquinho sangramento e umas duas horas dpois um pqno coagulo. Sera q abortei ? To em panico.

    ResponderExcluir
  34. Este é o meu segundo aborto seguido um do outro,minha primeira gestação foi anembrionada de 5 semanas e não precisei passar por nenhum procedimento de curetagem. Saiu tudo sozinho.Passou 3 meses e engravidei novamente, fiz todos os exames e estava td certo tirando a ultrassom que não aparecia os batimentos do bebe, estava de 8 semanas e feto não se desenvolvia desde a 6° semana. Me aconselharam a ficar de repouso e esperar o corpo expelir o conteúdo sozinho, estava com sangramento, porém as dores eram cada vez maiores.Essa semana fui para a maternidade com dores muito fortes.Me medicaram e pediram uma nova ultrassom que contou que o saco gestacional e restos ovulares ainda estão no útero e que o colo do útero esta bem fechado. Colocaram um comprimido pra dilatar o útero, as cólicas aumentaram de um jeito que parecia que o útero ia sair junto com o sangramento. Só aliviou a dor quando começou a sair pedaços que pareciam sangue coagulado. No dia seguinte fui novamente e colocaram o 2° comprido e não tive dor nenhuma. Hoje voltei a maternidade e colocaram o 3° comprimido e pediram pra voltar amanhã para ver se saiu o resto ovular, caso contraio irão fazer a curetagem. Os médicos que me atenderam disseram que se fizessem a curetagem poderia me machucar por meu útero estar muito fechado. Isso pode acontecer? E se meus exames constaram que esta tudo certo pq não consigo manter a gestação.

    ResponderExcluir
  35. dr fiz uma curetagem no dia 08-07-2013 tinha perdido um bebe de 11 semanas ai depois disso menstruei ums dias ai parou dai menstruei depois dia 25 de agosto e ontem dia 06 de setembro comecei com um sangramento e a noite começou a sair umas bolas de sangue coagulados e hoje de manha também ate ontem tinha o fluxo muito forte mais agora ta menos e parou de sair as bolas,estou preocupada pois minha cidade não tem ginecologista desde já obrigada bjs

    ResponderExcluir
  36. Doutora, parabéns pelo blog! É ÓTIMO!
    Gostaria de saber se você pode me dizer algo sobre "placenta circunvalada", pois tive um aborto retido há 20 dias, pré-natal "perfeito" e com 20 semanas de gestação, perdi meu bebê e ainda não sei o motivo. No exame que fizeram no feto e na placenta, constou "placenta circunvalada", mas minha médica não me deu muita informação sobre isso e não demonstrou ser algo grave. Porém, ainda estou com insegura pois vi na net que, como é algo raro de acontecer, nem todos os médicos conhecem bem ou sabem como "lidar" com isso. Sei que não devemos confiar em tudo oq vemos na internet, mas vi inclusive sites em inglês e sites "de confiança" dizendo que isso pode sim ocasionar a morte do feto. Pretendo consultar uma segunda opinião médica, mas se puder, por favor, me diga oq sabe a respeito?! Gostaria muito de ter um filho. Perder meu neném aos 5 meses foi e está sendo muito difícil pra mim, principalmente por ainda não saber o que pode ter ocasionado.
    Desde já agradeço muito!
    Um beijo,
    Carla Borges

    ResponderExcluir
  37. Dra, estou passando pelo meu terceiro aborto e quando eu fiz a ultra foi visto pelo médico que ele foi incompleto, então ele me passou methergin pra ver se o organismo expele tudo o que passou. Estou extremamente deprimida e por isso pensei em entrar para uma academia, fazer exercícios, será que eu posso ou tenho que deixar passar um tempo antes de fazer exercícios? pode me ajudar? bjos
    Raquel

    ResponderExcluir
  38. Oi, tive um aborto espontâneo e já faz mais de uma semana, queria opiniões, pois no mue caso sangrei bastante no primeiro dia e agora sangro pouco, não estava com cólicas, porém, de uns dias pra cá passei a sentir, estou comedo, insegura, sensação mais terrível, saber que estava grávida e depois saber que não estava mais.
    Queria entender se essas cólicas são normais, se pelo fato de ter tido o aborto espontaneo é por que o corpo ainda tem reações, sei lá, meu sangramento praticamente acabou, estou usando apenas protetor de calcinha.Alguém passou por uma situação parecida?

    ResponderExcluir
  39. minha namorada desceu uma gota de sangue no dia 30/10/2013 ai levei ela em um hospital fez uma ultrassonografia trás vaginal ai deu abortamento incompleto mas só que ela não teve cólicas nem um sintomas de aborto eu com meu sentido de pai acho que não perdeu vc tem algo a mim sugerir se perdeu ou não

    ResponderExcluir
  40. ola, a é minha segunda experiencia, tive um aborto retido no ano passado e um a 4 dias...eu estaria completando hj 11 semanas mas tive um sangramento pequeno e na US deu que nao tinha batimentos e parou com 7 semanas. Ja tenho duas meninas, mas queremos mais um filho, vou me internar nodia 05/11 para induzir caso nao expelir sozinho ate la. Realmente é muito triste, e muitas vezes nao se tem explicação do pq. Mas Deus sabe todas as coisas e tudo coopera pra o nosso bem! bjs.

    ResponderExcluir
  41. Ola dra minha esposa fez exame tava 6 semanas deu p vet o feto ate batimentos uma sema dps ela sangrou mto saindo uma bola tamonho d uma bola de golf ..dois dias dps ela voltou ao medica fez outra ultrasom nao viu nada so saco vazio a mefica disse ela tava d 4 semanas regrediu a gravidese e disse a ela q tava tudo bem q voltasse uma semana dps ...ela teve um aborto ? Nao sabemos o q fazer ela so chora devo leva ela em outro medico?

    ResponderExcluir
  42. Tive um aborto retido e fiz uma curetagem no dia: 12/11. A médica pediu para eu fazer repouso de 15 dias e sem relações sexuais por 20 dias. O meu aborto foi derivado provavelmente de uma infecção vaginal mal curada. qto tempo depois poderei tentar novamnte?

    ResponderExcluir
  43. Tive um aborto no dia: 04/12. So estou sangrando e o feto não desceu e não paro de sentir dores. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  44. Meninas, estou passando algo parecido, minha gestação parou de evoluir com 9 semanas, quero esperar que saia naturalmente, mas esta espera é cruel.... as meninas que esperaram....qto tempo esperaram até sair? Obrigada. Aline Aicitel.

    ResponderExcluir
  45. Não estou aqui para ser julga tenho total consciência de minha vida,minha filha tem um ano e um mês e tomando ciclo 21 engravidei novamente mas não tenho condições de criar mais uma criança já que sou mãe solteira,com tudo isso provoquei um aborto usando cytotec,hoje faz 47 dias o ocorrido,saiu tudo e estou me sentindo bem mais ainda tenho sangramento que o mesmo vai e volta o tempo todo,não tenho dores e não tenho febre,não sei o que fazer pois as vezes o sangramento para e logo no outro dia volta.o que poderá estar acontecendo?o que devo fazer?espero que possa me ajudar.obrigado

    ResponderExcluir
  46. BOA TARDE DR: Meu nome é NADA MAYARA tive um aborto espontâneo com 21 semanas tive uma perda de liquido amniótico, o feto saiu naturalmente, depois fiz a curetagem e estou de repouso em casa... estou um pouco preocupada porque já faz 10 dias que ainda estou sangrando.... e também gostaria de saber com quanto tempo posso engravida normal. obrigada

    ResponderExcluir
  47. Olá
    Estou passando pela mesma situação, aborto retido, devo esperar a eleminação natural, isso é muito angustiante!!
    Vou fazer no utra em uma semana para ver se ja foi eliminado!
    Espero que sim...Creio que Deus vai me abençõar com uma nova gestação sadia!

    ResponderExcluir
  48. Oi Dra. Eu tive recentemente uma gravidez que não evoluiu, mas já tem um mês que descobri só que ainda não fiquei menstruada, isso é normal?

    ResponderExcluir
  49. oi, fiz 2 testes de farmacia que deram positivo, e entao marquei meu pre natal, mas 2 dias depois dos testes comecou uma colica, tipo renal e mais tarde um sangramento com um tipo de sangue pisado, e estou a dois dias assim, e as colicas sao muito intensas, me ajuden, ja aconteceu com alguem e a gravidez continuou normal ou estou sofrendo um aborto? me respondem jessi.miliane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Com quantos dias apos o aborto retido, começa a menstruação.

    ResponderExcluir
  51. Meu nome é daice faz seis meses desde que tive um aborto retido ,o embrião parou de se desenvolver com 6 semanas,foi e ainda é bastante doloroso pra mim ,os médicos que fizeram a amiu me deram seis meses de espera pra voltar a tentar ,achei muito tempo dai consultei outro medico que me disse pra esperar 3 meses,esperei os três meses e não consigo engravidar já se passou os seis meses e nada ,estou muito frustrada por não conseguir. Ter esse filho tão desejado meu email é daice47@yahoo.com.br aguardo uma ajuda

    ResponderExcluir
  52. Olá Doutora, minha esposa estava gravida de 8 semanas aprox. e teve aborto retido. Fez o procedimento de curetagem e já fazem 3 meses que não mestrua. Sei que isso demora, mas nem tanto(normalmente demora 40 dias). A medica dela receito um ultragestam e aguardar mais uns 10/15 dias e caso a mesntruação não venha, terá que fazer um outro exame com camera. Então gostaria de saber quais os riscos que isso pode causar.

    ResponderExcluir
  53. Tomei remedio pra aborta agr' . E estou com muito medo e arependida !

    ResponderExcluir
  54. Ola dra. Estou precisando de ajuda... tive aborto retido com infecção. ..precisei fazer duas curetagens. Hoje tem 52 dias apos a última curetagem, comecei a sentir cólicas, porém ainda não menstruei... estou desesperada, pois o meu sonho é ser mãe. Estou com um pedido de ultrassom que só consegui marcar para o dia 17 de março. ..devo esperar?? Um abraço.

    ResponderExcluir
  55. Faz 4 meses que fiz uma curetage e não menstruei ainda tem algo de errado comigo??

    ResponderExcluir
  56. Me ajudem por favor e normal 4 meses depois de coretagen não menstruar ainda??

    ResponderExcluir
  57. ola meu nome e Isabela, e passei por essa situacao sema passada estava de 15 semanas ,estou mt triste mais deus sabe a hora de tudo em nossa vida.bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito espero q deus conforte seu coração pois essa dor e vazio q fica no caraçao da gente é orivel ...passei por isso e não encarei muito bem eu queria morrer também pois desejava de mais o meu BB se hoje estivesse td bem estaria de 7 meses me sinto muito triste ainda mais deus sabe oq faz

      Excluir
  58. Olá, já tive 03 abortos, o primeiro deu normal na biopsia, o segundo e terceiro, tinha feto vivo, mas deu mola parcial, alguém já teve duas vezes mola parcial ?
    E conseguiu depois engravidar normal e ter filho ??

    ResponderExcluir
  59. Olá meninas, eu perdi meu segundo bebe a 1 semana, e mais uma vez passei por uma curetagem. Muito triste, estavamos animados, era pra eu estar com 9 semanas quando descobri no ultimo dia 06 de março que meu nenem tinha parado de se desenvolver com 7 semanas e 6 dias. Tive sangramento e fui ao hospital, não senti dores mais foi fatal para meu nenem ! Com cinco dias que tinha feito a curetagem fui ao ginecologista, e ela me pediu uma ultra transvaginal, assim foi feito e descobrimos que meu endométrio estava com 13,3mm o que dito pelos médicos não era normal, então minha ginecologista me passou methergin para tentar diminuir meu endometrio sem que fosse preciso fazer outra curetagem, (ja que quando sai do hospital não me mandaram tomar em casa só me deram injeção). Horas depois do primeiro comprimido eu expeli um troço bem estranho, era tipo um cordão umbilical, mais ou menos duro, e preto por dentro e vermelho por fora, estou com medo, e só tenho médico agora daqui a uma semana pois ela esta viajando, isso é normal? Ainda diminuiu o sangramento depois que expeli isso. To realmente com medo. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  60. Boa noite Dra, fiz uma AMIU e curetagem em 31/10/2012, estava com 7 semanas e 6 dias, bebê sem batimento, patologia não deu nada mas depois minha menstruação ficou irregular -tomo pílula yaz e ela só vem quase sempre no quinto dia d tenho q iniciar nova cartela e com pouco fluxo -sempre tive muito fluxo, minha GO disse q é normal, é mesmo? E estou com 35, tenho medo do parto, ate qd posso esperar pra engravidar?

    ResponderExcluir
  61. Olá meninas estou passando so pra dizer q hoje minha mestruaçao desceu depois de 4 meses feito coretagen até q em fim ela chegou ... Mais com muitas colicas chega a dar medo pois qd faço xixi sai uns coágulos mais acho q e normal pois já fazia 4 meses q não mestruava ...mais agente fica com tanto medo que a impressão que da e q a qualquer minuto agente vai no banheiro e vai desser algo a mais no bacil ....muito medooo

    ResponderExcluir
  62. oi meu nome é nayara, queria saber depois que agente faz a curetagem, depois de quanto tempo agente pode voltar a fazer o exame do citólogico?

    ResponderExcluir
  63. oi pássei por um Aborto o medico falou pra mim ficar em casa que ia descer , como eu vou saber se não ficou algum resto ali dentro ?

    ResponderExcluir
  64. Estou no 5 mes de gestaçao e acho que sofri um aborto.. cai da escada semana passada e o bebe naum mexe mais ele tava mexendo muito. e naum poço ir no medico por que estava escondendo a gravidez. se eu contasse ia ter que tirar. nao vou no medico sera que ele vai sair sozinho.?

    ResponderExcluir
  65. Se possível. responda no meu email..
    sthacy8@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. tenho um aborto retido e gerei uma segunda bolsa, é possível estar grávida nesta situação?
    * é urgente *
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  67. Ola, estou gravida de 6 semanas e fiz uma ultra hoje por conta de um sangramento e dores abdominais, no resultado da ultra: "Não ha sinais de restos ovulares", isto quer dizer q abortei, o radiologista me disse q abortei, mas foi tão seco que não consigo acreditar, existe a possibilidade da ultrassom estar errada?

    ResponderExcluir
  68. Oi meninas estou em uma situação muito chata, não estou sentindo nada dos sintomas da gravidez sentia até uns dias atrás e agora mais nada, Estou achando que estou com aborto retido, sei que muito doloroso para vcs mas alguém pode passar os sintomas!!! Meu email p contato viviflorzinha2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. ola fiz um aborto a 10 dias ainda estou sangrando e quero saber se posso toma a pílula???
    bjs

    ResponderExcluir
  70. Texto muito bom e com informações muito claras. Estou passando por isso. Estou com a AMIU agendada para amanhã, mas antes farei uma ultra, pois parece que consegui expelir. Força para todas! Deus é fiel.

    ResponderExcluir
  71. Oi Fernanda Santos meu nome e Lohanna Beniti, eu to com um problema mais nao quero ispor a minha situaçao aqui... voce podi manda uma mensagem pro meu facebook porfavor... Lohanna Beniti

    ResponderExcluir
  72. Dr. A dúvida está me matando. Descobri que estava gravida e logo depois tive sangramento, fiz a ultra-som estava de 5 pra 6 semanas foi visualizado somente o saco gestacional medindo 9mm e um hematoma mendindo 50% do saco gestacional, minha médica me passou ultrogestam e me colocou de profuso absoluto. Após 10 dias fiz outra ultra-som e tinha apenas pequenas manchas sugestivas de hematoma, mas o saco gestacional estava irregular segundo o médico e nada mais foi visualizado até então eu estaria segundo o médico de 6 para 7 semanas. Segundo estou com abrir retido, mas eu tenho ainda todos os sintomas de gravidez. Me ajude por favor estou desesperada.

    ResponderExcluir
  73. Olá estou passando por um problema muito dificio na minha vida neste momento. Ja 4 anos tiver Sousa abortos uma gravidez foi na tronpa e a outra foi provocada pelo medico por causa de uma infecção que tive .hoje depois de 4 anos outra vez um aborto e os medicos nao me saber respoder o que esta acontecendo pois é muito dificio detectar algo rapidamente no meu sangue,hoje da uma auteracao de homonio passado uma hora a uma queda estou desesperanda ja nao sei o que fazer.

    ResponderExcluir