sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Colposcopia



Colposcopia é um exame capaz de visualizar alterações no colo do útero, permitindo sua biópsia para diagnóstico definitivo de lesões provocadas por HPV. No momento da colposcopia a parede vaginal e vulva também podem ser examinadas (vaginoscopia e vulvoscopia).

A Colposcopia é um exame realizado quando há alterações na colpocitologia oncótica (conhecido como "preventivo") ou quando o ginecologista detecta alterações no colo durante o exame clínico (especular), mesmo com resultado normal no preventivo. (ver post sobre HPV e preventivo)

É um exame realizado em consultório e não dói.

A mulher não deve estar menstruada e não deve ter relações sexuais 48 horas antes do exame, nem usar cremes vaginais nos 5 dias anteriores. Também não se recomenda usar duchas vaginais. (aliás, ninguém deve ter o hábito de usar duchas vaginais para nada).

Para sua realização o ginecologista utiliza o aparelho chamado Colposcópio, que tem duas lentes de aumento com ajustes, como um microscópio, que é capaz de visualizar lesões de forma ampliada, não detectadas a olho nú. Isso é possível porque a lesão se destaca quando recebe uma espécie de corante.

Colposcópio
Video-Colposcópio

Após a introdução do espéculo vaginal (bico de pato) o médico molha o colo com solução de ácido acético e o examina através das lentes do colposcópio. Em seguida ele coloca uma solução (Lugol) amarronzada que contem iodo, e novamente examina o colo pelo colposcópio. Se o colo ficar igualmente corado de marrom, significa ausência de lesões. A área que não se corar corresponde à lesão e deve ser biopsiada devido à suspeita se ser lesão pré-cancerígena. Para realizar a biópsia é administrada anestesia local.

A biópsia pode ser pequena ou extensa, depende da lesão, e pode realizada no momento da colposcopia ou através de cirurgia, tudo depende da extensão da lesão e localização. Muitas vezes o médico consegue retirar toda a lesão e o resultado do estudo desse material indica que a lesão tinha margens livres, ou seja, foi realizado o diagnóstico e o tratamento ao mesmo tempo. Porém nem sempre isso é possível.

O exame não demora e, em casos de biópisia é recomendado repouso no dia e abstinência sexual por 1 semana.

A biópsia pode ser realizada através de pinças especiais (saca-bocado) ou cureta de Novak (quando a lesão está na entrada do útero, canal cervical), mas é muito frequente o uso de eletrocautério, que corta e cauteriza ao mesmo tempo. Algumas vezes é necessária a colocação de um tampão vaginal para evitar sangramentos. A própria paciente pode retirar o tampão algumas horas depois.

Cureta de Novak


Alça p/ biópsia por eletrocautério


biópsia do colo





Colo do útero
Acima: lesão (branca) após colocação do ácido acético.
Abaixo: a área que não se corou com o lugol (Teste de Schiller positivo)
corresponde à lesão que deve ser biopsiada



Finalizando, para o diagnóstico de certeza de lesões no colo do útero, provocadas por HPV, precursoras do câncer de colo), faz-se a colposcopia com biópsia. Mas este exame é indicado quando o preventivo mostra alterações relacionadas ao HPV ou a lesão é vista pelo ginecologista durante o exame clínico (especular)

7 comentários:

  1. Meu médico me passou um exame e me disse que é com video e talvez biópsia.Será que é coloposcopia? Ele disse que vou tomar anestesia que vai ter instrumentista.E que vou fazer em um hospital.Mas meus exame transvaginal e preventivo não deu nada.Oque faço..Tenho mesmo que fazer esse exame?A algum risco de morte?Tem efeito colateral?

    ResponderExcluir
  2. oi meu nome é raiane estou muito preucupada por que me pedirão pra fazer um exame de colposcopia mas o que eu tenho na verdade nem o medico que me pediu o exame sabe ele mesmo disse estou perdida e o que eu tenho é uma cerne da minha vagina pra fora na tampa praticamente da minha vagina parece uma bola e esta aqui a quase um ano veio a piorar esses meses a minha pergunta é essa cirurgia é o certo a fazer

    ResponderExcluir
  3. Olá, fiz a colposcopia 2 dias atráz e estou com um corrimeno forte principalmente noturno (parece q faço xixi na roupa), indolor e com cheiro estranho, não é fedido, mas estranho. É normal?

    ResponderExcluir
  4. Fiz colposcopia hoje e vi estrelas!! É a segunda vez que faço e por azar com a mesma medica.. troquei ate de laboratorio e ainda encontrei ela!! Dói demais.. nem meu parto doeu tanto... quase chorei... ela disse q esta inflamado.. nao quero mais fazer esse exame!!

    ResponderExcluir
  5. Fiz sexo com camisinha 24h do papa, e não falei pra médica. Ela viu uma pequena cicatrização do colon do utero e quis prosseguir na biópsia. O diagnóstico pode dar inconclusivo?

    ResponderExcluir
  6. O meu Medico pediu o exame colposcopia , ele dis que estou com uma pequena lesão estou com muito medo passar muita coisa pela minha cabeça sei que preciso muito fazer este exame mas estou com medo do resultado´Agora vou hora muito a JEOVÁ DEUS para me proteger ............

    ResponderExcluir
  7. Gente normalmente o exame não doi,e incômodo ficar la com as partes abertas...mais nao doi. E como um Papanicolau so q mais demoradinho. Podem ficar tranquilas....ja fiz dois!!! É claro que não quero fazer mais.rsrsrsrs mais é indolor.bjusss

    ResponderExcluir