Ícones

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Colposcopia



Colposcopia é um exame capaz de visualizar alterações no colo do útero, permitindo sua biópsia para diagnóstico definitivo de lesões provocadas por HPV. No momento da colposcopia a parede vaginal e vulva também podem ser examinadas (vaginoscopia e vulvoscopia).

A Colposcopia é um exame realizado quando há alterações na colpocitologia oncótica (conhecido como "preventivo") ou quando o ginecologista detecta alterações no colo durante o exame clínico (especular), mesmo com resultado normal no preventivo. (ver post sobre HPV e preventivo)

É um exame realizado em consultório e não dói.

A mulher não deve estar menstruada e não deve ter relações sexuais 48 horas antes do exame, nem usar cremes vaginais nos 5 dias anteriores. Também não se recomenda usar duchas vaginais. (aliás, ninguém deve ter o hábito de usar duchas vaginais para nada).

Para sua realização o ginecologista utiliza o aparelho chamado Colposcópio, que tem duas lentes de aumento com ajustes, como um microscópio, que é capaz de visualizar lesões de forma ampliada, não detectadas a olho nú. Isso é possível porque a lesão se destaca quando recebe uma espécie de corante.

Colposcópio
Video-Colposcópio

Após a introdução do espéculo vaginal (bico de pato) o médico molha o colo com solução de ácido acético e o examina através das lentes do colposcópio. Em seguida ele coloca uma solução (Lugol) amarronzada que contem iodo, e novamente examina o colo pelo colposcópio. Se o colo ficar igualmente corado de marrom, significa ausência de lesões. A área que não se corar corresponde à lesão e deve ser biopsiada devido à suspeita se ser lesão pré-cancerígena. Para realizar a biópsia é administrada anestesia local.

A biópsia pode ser pequena ou extensa, depende da lesão, e pode realizada no momento da colposcopia ou através de cirurgia, tudo depende da extensão da lesão e localização. Muitas vezes o médico consegue retirar toda a lesão e o resultado do estudo desse material indica que a lesão tinha margens livres, ou seja, foi realizado o diagnóstico e o tratamento ao mesmo tempo. Porém nem sempre isso é possível.

O exame não demora e, em casos de biópisia é recomendado repouso no dia e abstinência sexual por 1 semana.

A biópsia pode ser realizada através de pinças especiais (saca-bocado) ou cureta de Novak (quando a lesão está na entrada do útero, canal cervical), mas é muito frequente o uso de eletrocautério, que corta e cauteriza ao mesmo tempo. Algumas vezes é necessária a colocação de um tampão vaginal para evitar sangramentos. A própria paciente pode retirar o tampão algumas horas depois.

Cureta de Novak


Alça p/ biópsia por eletrocautério


biópsia do colo





Colo do útero
Acima: lesão (branca) após colocação do ácido acético.
Abaixo: a área que não se corou com o lugol (Teste de Schiller positivo)
corresponde à lesão que deve ser biopsiada



Finalizando, para o diagnóstico de certeza de lesões no colo do útero, provocadas por HPV, precursoras do câncer de colo), faz-se a colposcopia com biópsia. Mas este exame é indicado quando o preventivo mostra alterações relacionadas ao HPV ou a lesão é vista pelo ginecologista durante o exame clínico (especular)

200 comentários:

Unknown disse...

Meu médico me passou um exame e me disse que é com video e talvez biópsia.Será que é coloposcopia? Ele disse que vou tomar anestesia que vai ter instrumentista.E que vou fazer em um hospital.Mas meus exame transvaginal e preventivo não deu nada.Oque faço..Tenho mesmo que fazer esse exame?A algum risco de morte?Tem efeito colateral?

Anônimo disse...

oi meu nome é raiane estou muito preucupada por que me pedirão pra fazer um exame de colposcopia mas o que eu tenho na verdade nem o medico que me pediu o exame sabe ele mesmo disse estou perdida e o que eu tenho é uma cerne da minha vagina pra fora na tampa praticamente da minha vagina parece uma bola e esta aqui a quase um ano veio a piorar esses meses a minha pergunta é essa cirurgia é o certo a fazer

Anônimo disse...

Olá, fiz a colposcopia 2 dias atráz e estou com um corrimeno forte principalmente noturno (parece q faço xixi na roupa), indolor e com cheiro estranho, não é fedido, mas estranho. É normal?

Anônimo disse...

Fiz colposcopia hoje e vi estrelas!! É a segunda vez que faço e por azar com a mesma medica.. troquei ate de laboratorio e ainda encontrei ela!! Dói demais.. nem meu parto doeu tanto... quase chorei... ela disse q esta inflamado.. nao quero mais fazer esse exame!!

Anônimo disse...

Fiz sexo com camisinha 24h do papa, e não falei pra médica. Ela viu uma pequena cicatrização do colon do utero e quis prosseguir na biópsia. O diagnóstico pode dar inconclusivo?

Anônimo disse...

O meu Medico pediu o exame colposcopia , ele dis que estou com uma pequena lesão estou com muito medo passar muita coisa pela minha cabeça sei que preciso muito fazer este exame mas estou com medo do resultado´Agora vou hora muito a JEOVÁ DEUS para me proteger ............

Unknown disse...

Gente normalmente o exame não doi,e incômodo ficar la com as partes abertas...mais nao doi. E como um Papanicolau so q mais demoradinho. Podem ficar tranquilas....ja fiz dois!!! É claro que não quero fazer mais.rsrsrsrs mais é indolor.bjusss

Anônimo disse...

Vou fazer esse exame estou com muito medo

Anônimo disse...

hoje realizei o exame de Colposcopia com biópsia, é bem dolorido e incomodo. Nunca tinha realizado este exame, mas é rápido. No entanto ele é essencial. Não precisam ter medo!

Anônimo disse...

vou ter que fazer também estou bem nervosa affff.

Unknown disse...

Fiz ontem doeu demais

Anônimo disse...

Olá terei que fazer o exame agora em agosto.
Não sei nrm oq pensar pois pesquiso na internet e tem muitos comentarios positivos e negativos referente se o exame é ou não indolor :(
Estou com medo.

Dra. Fernanda Santos disse...

olá! É um exame chatinho, sim. O nivel de dor depende do limiar de dor de cada pessoa, do tamanho da biopsia que será realizada, da época do ciclo menstrual que se encontra e do estresse, nervosismo na hora do exame. Por isso não se pode comparar...

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber se o tantin é realmente eficaz contra a gravidez por conter apenas 0,015 mg de etinilestradiol e 0,060 mg de gestodeno. Muito obrigada! Parabéns pela iniciativa :)

Anônimo disse...

Olá, hoje estava marcado para eu fazer o exame, mas minha mestruação chegou logo hooj, to desesperada.

Anônimo disse...

Esta chegando o dia de fazer,que nervoso :O
Mas obrigada Fernanda.

Dra. Fernanda Santos disse...

por nada! boa sorte!

Dra. Fernanda Santos disse...

sim é a dose mínima necessária para contracepção.
Obrigada!!!! ;)

Dra. Fernanda Santos disse...

calma, o dia vai chegar, não fique tão ansiosa.. na data certa. bjs!

Anônimo disse...

Estou tomando o microdiol esse medicamento e mesmo seguro se tomado corretamente??e durante o intervalo de 7 dias preciso usar outro contraceptivo ou nao??

Dra. Fernanda Santos disse...

Todos os anticoncepcionais são igualmente seguros e nunca há necessidade de usar método adicional no intervalo de 7 dias. ok?

Anônimo disse...

Tenho uma colposcopia marcada para fazer segunda feira as 15:00 aí eu trabalho e vou toma banho só de às cinco será que eu posso usar lenço umedecido antes de fazer o exame? Desde já eu agradeço

Dra. Fernanda Santos disse...

Hum.. ja vi que não deu pra responder à tempo do seu exame.. mas vale pra quem tiver a mesma dúvida. Não há nenhum problema em usar lenço umedecido antes da colposcopia, ok? bjs!

Anônimo disse...

Gente é normal sangrar 1 dia depois da colposcopia com biopsia? eu fiz o exame e na hora doeu muito ai 1 dia depois do exame estou c sangramento...

Dra. Fernanda Santos disse...

é normal desde que seja em pequena quantidade. Você deve permanecer em repouso enquanto durar o sangramento, que pode durar em torno de 1 semana. Caso contrário, retorne ao médico que fez o procedimento, ok?

Anônimo disse...

Usei anticoncepcional duante 2 anos, e uma secreçao estranha parecida com leite ta saindo do meu seio... o que pode ser e o que devo fazer????
Tem um mes q parei de tomar.

Anônimo disse...

Gente, tenho 14 anos e tô muito aflita, eu vou fazer segunda feira esse exame e quarta eu tenho um festival de dança, eu vou estar recuperada depois de 2 dias né?

Anônimo disse...

Em 2 dias ficamos recuperadas né?

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, Primeiro você deve procurar seu ginecologista para ser examinada. Depois você não deve ficar apertando os mamilos para ficar vendo se vai continuar saindo a secreção, senão, vai sair cada vez mais. Mas não se desespere, geralmente secreções claras são benignas.

Dra. Fernanda Santos disse...

Calma, isso é só um exame. Com certeza estará "recuperada" para qualquer coisa!

Anônimo disse...

Oi vi esse blog e desde já gostei , bom gostaria de saber q eu fiz o exame colposcopia e ñ doeu só e estou muito preocupada pois a médica disse que estou com uma mancha escura e tirou para fazer biópsia será algo grave vc pode me ajudar obrigado desde já bjos

Anônimo disse...

Amanha cedo vou fazer o exame, só que estou na semana pre menstrual, será que da alguma alteração.
Ainda não começou a sangrar.

Dra. Fernanda Santos disse...

Obrigada! Nossa, como eu vou saber o que é essa manchinha? bom, quando se vê algo na colposcopia fazemos uma biopsia. Mas isso não significa que seja uma lesão por HPV. Pode não ser nada. Ou seja, não é porque ela viu algo e biopsiou que vai dar positivo para HPV. E mesmo que dê, tem tratamento. Tudo isso para não deixar a pessoa que tem lesão por HPV vir a ter câncer de colo. Então, calma, aguarde o resulado, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

sem problemas!

Anônimo disse...

Oi querida muito obrigado por me responder já fiquei mais tranquila com sua resposta vc ñ sabe o quanto o seu blog me ajudou bjossss e obrigado

Anônimo disse...

eu fiz a colposcopia ontem e apareceu uma mancha a medica fez a biopsia,o que pode ser ? estou desesperada

Dra. Fernanda Santos disse...

pode não ser nada. Pode ser alguma lesão provocada pelo HPV. Só aguardando o resultado... fique tranquila. tudo tem tratamento

Anônimo disse...

Ola, bom dia!
Eu fiz ontem pela manhã o exame da colpo e da vulvoscopia e tive que fazer biópsia nas duas regiões. Durante esse dia usei absorvente por conta dos líquidos que saem após esse exame. Durante a noite troquei o absorvente por um absorvente diário e quando fui ao banheiro antes de dormir, o absorvente estava todo vermelho e junto com o xixi saiu aquela "massinha" de sangue ( parecido com quando estamos menstruadas e vamos ao banheiro).
Fiquei super preocupada. Estou com medo de não ter cicatrizado direito. Oq eu faço se continuar sangrando?
Énormal ter esse sangramento?
Obrigada!

Dra. Fernanda Santos disse...

calma, é normal sangrar por diiiiiias. sáo não é normal ter hemorragia, mas ficar com [pequeno sangramento por dias e depois um corrimento tb é normnal. Daqui a pouco vai passar. Nem deu tempo de cicatrizar ainda. é assim mesmo

Dra. Fernanda Santos disse...

PESSOAL, ESTAREI AUSENTE ATE O DIA 05/11. PEÇO QUE, SE POSSÍVEL, AGUARDEM ATÉ ESTA DATA PARA FAZEREM SUAS PERGUNTAS PORQUE NÃO VOU DAR CONTA DE RESPONDER TODO O ACÚMULO, OK? (e vocês sabem que eu faço questão de responder uma a uma...) BEIJOS EM TODOS. MORREREI DE SAUDADES!

Anônimo disse...

Bom dia Fernanda!

Minha ginecologista detectou algo estranho em meu exame preventivo e me passou um medicamento Gynotran(óvulos) e depois que fizesse a medicação era para fazer uma colposcopia com biópsia.Li a bula e vi que esse medicamento é um antibiótico mas o problema é que enquanto aplicava a medicação tive uma infecção de garganta e no pronto-socorro me passaram o antibitótico "sinot-clav 875 mg".Tomei o antibiótico para a garganta ao mesmo tempo que aplicava os óvulos...Tive medo que o antibiótico que utilizei para combater a infecção da garganta cortasse o efeito do Gynotran.
Tomando outro tipo de medicação o efeito ainda se torna válido ou terei que repetir o tratamento?
Quero tirar essa dúvida com você já que minha ginecologista está de recesso...E também tenho receio que por conta disso minha colposcopia dê algum resultado positivo.
Confesso que estou bastante pilhada com tudo isso!

Anônimo disse...

Amei esse blog.

Anônimo disse...

Meu Deus estou desesperada,fiz a colposcopia e a medica disse q estou com uma mancha mais nao entrou em detalhes passou logo uma biopsia e 4 sessoes de cauterizaçao. Ja fiz a primeira aplicaçao junto com a biopsia,esse procedimento e correto será q a medica viu algo e n quis mim comunicar.

Anônimo disse...

Boa Noite,
Fernanda talvez eu seja repetitiva e sei que tenho que esperar o resultado do exame, mas vejo como você fala de forma tão boa com as pessoas que tiram dúvidas que vou arriscar :)
Há um mês sinto desconforto abdominal, dores nas costelas e excesso de gases, fui no clínico geral e ele passou muitos exames, como: vários de fezes, de urina, sangue, hemograma completo, tomografia da região pélvica, tuberculose, urina 24 horas (carcinóide), hiv1 e hiv2, sifilis, colesterol, raiox costelas, hepatite, ultrassom vaginal, ultrassom de mama, ultrassom abdomém total e de intestino colonoscopia. Estes todos não deram nada de alteração, tudo normal. Porém no que fiz hoje de papanicolau a médica na hora orientou que eu fizesse com biópsia pois detectou uma manchinha....Fiquei preocupada, pode ser câncer no útero, mesmo após todos os outros exames não detectarem nenhuma alteração?

Unknown disse...

Ola, boa tarde! Gostaria de saber se o exame de vaginoscopia é o mesmo que colposcopia e se ha diferenças entre eles, quais seriam. Muito obrigada

Anônimo disse...

Vou fazer colposcopia nesta quinta-feira e desde sábado estou com hemorragia, to desesperada não sei o que fazer!!!

Anônimo disse...

ola. fiz preventivo e deu celulas provavelmente nao neoplacidas mas o medico pedio para fazer uma coloscopia posso estar com cancer?

Dra. Fernanda Santos disse...

colposcopia ve o colo do utero e vaginoscopia o canal vaginal. na pratica, é comum quando se faz colposcopia, se faz vaginoscopia também

Dra. Fernanda Santos disse...

se vc esta com hemorragia deve procurar um atendimento de emergencia, mas se é só um sangramento, não intenso, mantenha em repouso, sem pegar peso e fazer esforços e comunique ao seu medico, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

dificilmente. antes de chegar no cancer a pessoa passa por outras fases de lesões pre neoplasicas que são tratadas antes que virem cancer. ok?

Anônimo disse...

Oi, meninas
preciso de orientações, estou muito preocupada.
sou lactante e estou com uma infecção vaginal e fazendo uso do gynotran. Na bula diz que é necessário suspender a amamentação durante o uso, mas não posso pois minha filha tem apenas 3 meses. foi a ginecologista que passou esse remédio, e ela sabe que estou amamentando. agora estou 8 dias com uma menstruação muito intensa. estou preocupada. alguém já passou por isso???

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, esse medicamento pode ser utilizado na amamentação, sem problemas, ok?

Chris Krter disse...

O posta é um pouco antigo mas adorei. Ontem fiz minha primeira colposcopia, isso pq estou ha exatamente quatro meses sem menstruar. A medica passou o preventivo a transvaginal tb mas como marquei pelo sus a primeira ficou sendo a colposcopia.... nossa que medo. alem disso ela passou muitos exames de sangue inclusive de hormônios. A colposcopia foi otima. a medica foi super paciente um amor o que eu acho que facilitou e quebrou o gelo um pouco da situação embaraçosa a qual estava ali. o resultado foi satisfatório e negativo. no exame ela marcou epitelio colunar 0/0 orificios gloroculares ug-1 não entendi o que significa isso e gostaria muito da sua ajuda fernanda. Ah amei o blog e sempre que possivel darei uma passadinha por aqui beijos

Unknown disse...

Eu vou fazer o exame de colposcopia agora, e minha ginecologista disse que eu podia estar grávida, se eu estiver gravida e tiver que fazer biópsia, isso pode prejudicar meu bebê??

Anônimo disse...

ola
fiz conização ano passado em março e apos dois preventivos negativos o terceiro deu alteração, e agora vou ter que retirar o utero ou fazer quimio? ja tenho 48 anos e queria que o medico retirasse todo meu utero da primeira vez, estou com medo

Unknown disse...

meu medico passou o papa a coomposcopia e biopsia pode fazer no mesmo dia

Unknown disse...

meu medico passou o papa a coomposcopia e biopsia pode fazer no mesmo dia

Anônimo disse...

Olá, fiz o exame colposcopia na segunda-feira e desde então estou tendo um corimento marrom, é meio gosmento mas consistente e com um odor bem forte, nunca vi ou passei por algo parecido. Isso é normal? Estou preocupada!

Anônimo disse...

Olá, boa noite. Meu exame deu pequena inflamação a ginecologista receitou gynotran óvulo por 7 dias. Usei 3 e no quarto dia esqueci. Posso usar o restante mesmo depois da pausa? É normal escorrer ?

Unknown disse...

Oi fiz biópsia do colo do ultero devo fica preocupada?quantos dias demora pra fica pronto o resultado.

Dra. Fernanda Santos disse...

obrigada! significa que está tudo normal, epitelio colunar esta presente no colo do útero e o seu está normal. e a zona de junção dos epitelios também está normal.

Dra. Fernanda Santos disse...

não. Mas a gente só faz isso em gravidas quando não dá pra postergar o exame, porque a gravida é mais sensivel à dor e pode sangrar um pouquinho mais que o esperado. Mas é preciso fazer, faça! seu bebê estará seguro.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, essses dados não são suficientes pra eu dar a indicação do tratamento, mesmo assim, não é possível traçar conduta pela internet, ok? converse com seu ginecologista, ele tem que lhe explicar qual é o seu caso e as opções de tratamento para você, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

pode, sim. Faz o preventivo primeiro e depois a colposcopia

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, o corrimento marrom é um pequeno sangramento. Mas se está com odor muito forte volte ao medico para uma avaliação, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

não devemos ficar nenhum dia sem usar, mas isso aconteceu, termine o esquema mesmo assim e observe o resultado. é normal, sim.

Dra. Fernanda Santos disse...

oi, Mary, eu não sei o motivo da sua biopsia, mas em todo caso, aguarde o resultado para ter o diagnóstico. o tempo d=que demora pra ficar pronto depende do laboratorio... alguns entregam em 10 dias, outros em 15 e até 30 dias...o médico que fez seu exame deve saber essa resposta pq ele deve estar acostumado a trabalhar com esse laboratorio...

Anônimo disse...

ja fiz colposcopia mas minha medica solicitou biopsia liguei para marcar mas a clinica disse que terei que repetir a colposcopia com biopsia isso e correto sendo que ja fiz a colposcopia

Anônimo disse...

ja fiz colposcopia mas minha medica solicitou biopsia liguei para marcar mas a clinica disse que terei que repetir a colposcopia com biopsia isso e correto sendo que ja fiz a colposcopia

Anônimo disse...

Fiz preventivo não deu nada ,mas a ginecologista falou que tem uma mancha no colo do útero estou esperando o resultado da biopsia .mesmo assim corro risco de dar alguma coisa na biopsia?

Anônimo disse...

Fiz preventivo não deu nada ,mas a ginecologista falou que tem uma mancha no colo do útero estou esperando o resultado da biopsia .mesmo assim corro risco de dar alguma coisa na biopsia?

Anônimo disse...

Fiz o preventivo, deu inflamação, fiz a Transvaginal, deu normal. Mas a médica me pediu uma biopsia por causa de uma manchinha no colo do útero, pode ser o HPV ou não ?

Anônimo disse...

Boa noite !!!
Tenho uma dúvida . Fiz a colposcopia hoje e precisou de biopsia , é normal sentir desconforto após esse exame ???
O fato de precisar de biopsia significa que foi algo mais sério ???

Cristiana RJ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiana RJ disse...

Olá, tenho umas duvidas. Minha medica me passou esse exame de Colposcopia para eu fazer pois meu preventivo deu o resultado sugestivo para o hpv com lesão intra-epitelial de baixo grau, será que isso e muito serio? estou com muito medo.Tenha outra duvida sinto que vou menstruar e estou com medo no dia do exame minha menstruação descer, isso pode atrapalhar no resultado do exame? será melhor fazer o exame depois que menstruar? deste ja agradeço a atenção. Bjs

Anônimo disse...

Boa tarde!!! Fiz o exame de colposcopia com biopsia, o médico falou que não posso ter relação sexual por 4 dias, se eu tiver o que pode acontecer?

Anônimo disse...

Bom eu fiz esse exame e a médica falou que o fato de ter relaçao sexual logo em seguida pode ferir mais o local onde foi feito a biopsia ... Por isso ela pediu abstinência de uns 4 dias também ...

Anônimo disse...

Olá fiz o exame preventivo e o resultado deu indefinido, aí minha médica pessou esse exame colposcópio, será que tenho algo grave estou com muito medo

Anônimo disse...

Eu estou com medo de fazer esse exame será que eu tenho algo sério?

Anônimo disse...

Depois que fiz a colposcopia com Biópsia fico saindo um corrimento escuro com um cheiro forte , e junnto saiu uma massa branca e normal? , depois paro dps de uma semana...
No resultado da colposcopia deu uma diplasia leve mais meu ginecologista disse q tenho que fazer cauterização , pq e necessario no meu caso? ? Agradeço desde ja a resposta bjus

Anônimo disse...

Olá!
Fiz colposcopia a uns 3 dias, e meu médico passou um creme vaginal, so q ainda nao comecei a usar. Estou com corrimento meio amarelado, sinto como se estivesse fazendo xixi direto. É normal? Ou pq não comecei a usar o creme?

Anônimo disse...

Fiz a colposcopia e to com sintomas de candidiase posso usar o antibiotico e a pomada?? e ta sangrando tambem pouca coisa

Anônimo disse...

Ah, e fiz o exame dia 12/3 e ta me incomodando mesmo

Dra. Fernanda Santos disse...

sim. não tem como fazer biosia sem colposcopia

Dra. Fernanda Santos disse...

só aguardando o resultado pra saber...

Dra. Fernanda Santos disse...

pode sentir, sim. quando há lesão visivel na colposcopia, é feito a biopsia. e é a biopsia que vai dar o diagnostico. se há mesmo uma lesão ou não, e o grau da lesão, se é mais sério, ou não

Dra. Fernanda Santos disse...

não pode estar menstruada para fazer a colposcopia. mellhor, sim. A lesão de baixo grau pode regredir espontaneamente em 1 ano, é a mais leve que existe

Dra. Fernanda Santos disse...

é isso mesmo

Dra. Fernanda Santos disse...

o exame é para definir o que há. não tenha medo dele, pois se tiver alguma lesão, será tratada. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

é sim. se ele viu alguma lesão, deve fazer o tratamento. o Tipo de cauterização é ele quem prescreve, ja que a examinou e viu a extensão, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

use o creme, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

vc deve pedir pro seu medico lhe prescrever a medicação adequada para a candidiase, ok? o sangramento é devido ao exame

Anônimo disse...

Boa noite !!! Fiz a Colposcopia com Biopsia e tinham verrugas na minha vagina, a médica retirou todo o material e enviou para analise. Com isso ela pode ter retirado já toda lesao ?? O resultado da biopsia deu NIVA 1 , o medico disse que nao precisava cauterizar , somente passou o Abocresil Ovulos e a pomada Colpotrofine. Além disso estou com uma saliencia na virilha que não chega a ser uma verruga, mas tem me incomodado. Na vulvoscopia não foi detectado nada. Fui ao ginecologista e ele cauterizou com acido. Mas essa saliencia voltou. E agora o que faço. Ele disse que tentaria o bisturi eletrico caso nao melhore.O bisturi eletrico pode ser usado mesmo depois de ter cauterizado o local com acido ? O bisturi eletrico é mais eficaz ???

Unknown disse...

Bom dia!

Tenho colposcopia e vulvoscopia agendados para amanha cedo, porém, ontem a noite transei sem preservativo com o meu namorado..

Devo remarcar o exame ou posso apenas continuar sem transar e realiza-lo mesmo assim?:

Carol disse...

O blog ainda esta ativo ? Gostaria de saber se existe algum grupo de apoio para pessoas com HPV descobri a 2 meses e sinto meu psicologico abalado . Pode ser ate algum grupo no Whats app ... Precisa muito conversar com alguem

Unknown disse...

olá.anualmente realizo o preventivo,o último faz 6 dias que fiz e 2 dias após o mesmo minha vagina esta úmida demais como se eu tivesse feito urinado na calcinha e é transparente com odor,é normal ficar úmida assim após o papanicolau ? Pois nunca aconteceu antes e esta sendo um transtorno muito grande,tendo que secar com papel higiênico a cada 15 min e pra sair tenho que usar um absorvente,me tire esta duvida por favor,obrigada

Anônimo disse...

Olá. Uma vez fiz o exame e foi coletado com tipo um cotonere realmente foi ótimo (indolor). Agora fiquei com receio .... Prefiro a técnica do ``cotonete`` acho dispensável a dor...

Anônimo disse...

ola boa noite,fiz ontem uma colposcopia com biopsia e estou sangrando como se estivesse mestruada,esta doendo muito muita colica,e o medico me receitou Daflon 500mg,e normal esta dor que sinto,e por que o medicamento?

Anônimo disse...

Oi fiz a colposcopia com biopsia, e a medica falou para fica 3 dias sem ter relacões sexuais e acabei tendo no outro dia e estou com sagramento mas eu estava pra fica mestruada agora nao sei se o sangramento é mestruaçao ou se machuco , corro algum risco ?

Anônimo disse...

Olá, fiz uma colposcopia, a médica disse que observou uma mancha em todo o colo do útero e um pouco na parece varginal, que grau pode ser? Estou muito anciosa, o resultado só sai daqui 14dias... Estou Apavorada!! Meu nome é, Clara.

Anônimo disse...

Vou fazer esse exame também tenho 15 anos e to morrendo de medo mas a medica so falou que era colposcopia biopsia não... Mas mesmo assim tô com medo como vai ser esse exame preciso saber?? :(

Unknown disse...

Fiz uma biópsia simples, n apresento dor nem sangramento, porém um execexo de líquido mais sei que é normal, minha médica me orientou a ficar um mês sem relações sexuais, talvez c 15 dias após o segundo curativo talvez ela me liberasse... Gostaria de saber se posso ter relações sexuais??? Pois li bastante sobre o assunto e todos dizem que após uma semana é liberado se o tipo de biópsia for simples...
Acho q minha médica está exagerando, meu esposo e eu estamos confusos.

Unknown disse...

Fiz uma biópsia simples, n apresento dor nem sangramento, porém um execexo de líquido mais sei que é normal, minha médica me orientou a ficar um mês sem relações sexuais, talvez c 15 dias após o segundo curativo talvez ela me liberasse... Gostaria de saber se posso ter relações sexuais??? Pois li bastante sobre o assunto e todos dizem que após uma semana é liberado se o tipo de biópsia for simples...
Acho q minha médica está exagerando, meu esposo e eu estamos confusos.

Anônimo disse...

Olá, eu tive problema de infecção vaginal e a gine me receitou o gynotran pelos 7 dias. Só que após o término do uso, 1 semana mais ou menos mais tarde, minha urina começou a ter um cheiro muito forte e anormal. Não é cheiro de infecção intestinal, pois bebo muita água e a coloração está bem clara. É um cheiro similar ao do próprio remédio, só que bem mais forte e ruim. O que pode ser?

Anônimo disse...

Meninas, fiz o exame ontem e não doeu nadinha, a unica coisa foi meu nervoso, estava demais, me tremia tanto que chegava fechar as pernas, mais qd o medico falou pode se vestir, eu falei mais o Sr. colheu a biópsia? Sim ele fez tudo em menos de 5 min. Fiquem tranquilas e boa sorte para nós mulheres que sofremos demais com tantas coisas

Anônimo disse...

Fui fazer um exame de preventivo, mas não sei se a médica fez a colposcopia, mas ela pediu uma biopsia, mas quando fui marcar a biopsia a secretária do médico me disse que para fazer a biopsia tem que levar o resultado do preventivo, mas só receberei o resultado com 15 dias! Faz biopsia antes do resultado?

Anônimo disse...

Oiee Fernanda fiz uma cauterização por congelamento ontem e desde entao esta saindo muitoo, um liquido incolor que parece qndo estoura a bolsa e não tem absorvente que aguente passa tudo na roupa, meu medico disse ki ia sair um pouquinho mais não imaginava que seria tanto assim!Isso é normal?vou ficar qntos dias assim?Pois segunda tenho que trabalhar e não da de ir assim!Desde ja obg!

Anônimo disse...

Tenho que ficar de repouso tbm?��obg!

Anônimo disse...

ola gostaria de saber se pode repetir o exame de colposcopia e vulvoscopia com biopsia se o mesmo não der resultado algum.

Anônimo disse...

Ola, fiz um exame se ultra vaginal e o medico viu uma ferida no meu útero imediatamente já marquei pra fazer a cauterização , só que uma semana antes eu já tinha menstruado , só que hoje já e minha cauterização 02/06 só que ontem tive um sagramento e hoje só ta um borrão marrom e com uma gosma branca e com mal cheiro e a cauterizacao e as 14:30 eu posso fazer ou drvi desmarcar ??

Anônimo disse...

Olá Fernanda. Tive uma relação sexual após o exame de colposcopia com biópsia. Não senti nenhuma dor ou desconforto, mas fiquei preocupada. Esqueci da recomendação. O que devo fazer agora? Grata pela atenção e por esse blog tão bacana e útil.

Anônimo disse...

obs.: foi no mesmo dia, 12 horas depois do exame. :/

Amiga disse...

Oi, fui fazer um preventivo terça feira na hora médica disse que faria biópsia e fez duas porque eu estava com duas lesões foi muito dolorido , minha pressão subiu , não estou com hemorragia só um líquido transparente que sai , minha dúvida quanto tempo de o ficar sem relação sexual eu fiz terça feira

Preocupada disse...

Olá, boa tarde!

Sei que esta postagem é antiga, mas meu médico pediu o preventivo junto com a colposcopia e vulvoscopia. Sou vacinada contra o HPV e meu parceiro também (estou há quatro anos em um relacionamento sério) então acredito que não possuo HPV... Minha única dúvida é que eu possuo um histórico de candidíase (de ter uma vez por ano, ou uma vez a cada dois anos) e às vezes de infecção urinária. Se o preventivo determinar que estou com candidíase ou infecção urinária, a biópsia ocorreria? Ou só ocorre nos casos de suspeita de lesões como HPV e neoplasias em geral?
Obrigada!

Anônimo disse...

Olá Boa noite
Fernanda estou com muita dúvidas
Eu fiz o vídeo de colposcopia com biopsia
Só que minha dúvida maior que eu me mastubei
Numa brincadeira com meu marido
Depois de 7 dias que fiz o exame
Sendo que o médico me orientou ficar 15 dias sem relações
Queria saber se vai afetar o meu útero em alguma coisa
Obrigada !

Anônimo disse...

vou fazer a colpocopia e dolorido??? eles dao anestesia no local ???dao ponto no lugar biopsia???
desde de ja agradeço pela resposta

Anônimo disse...

vou fazer a colpocopia e dolorido??? eles dao anestesia no local ???dao ponto no lugar biopsia???
desde de ja agradeço pela resposta

Anônimo disse...

ola boa noite ,tenho uma colposcopia para fazer ,mas sou obrigada a levar o resultado do preventivo ?

Anônimo disse...

Olá Fernanda!
Há uns dias atrás fiz vulvoscopia e colposcopia, porém dias depois, fui super irresponsável e tive relação sexual sem proteção. Há um tempo a se esperar pra fazer novos exames?

Anônimo disse...

Olá Fernanda!
Há uns dias atrás fiz vulvoscopia e colposcopia, porém dias depois, fui super irresponsável e tive relação sexual sem proteção. Há um tempo a se esperar pra fazer novos exames?

Anônimo disse...

Fernanda, se eu estiver com qualquer dst, mas a doença estiver em período de incubação, os exames indicam que estou contaminada?

jg disse...

Oi meninas.fiz esse ixame hoje pela segunda vez. .é garanto que não dói nada..mas pra falar a verdade.mesmo se fose dolorido eu faria...porq no momento o que mais me preocupa é o resultado. ..disso sim eu tenho muito medo..mais meninas relaxa o que mais importa é a nossa saúde. .fazer o exame o mais rápido possível e o melhor pra todas nós. ..bjs boa sorte a todas..Há e n dói mesmo...acreditem

Anônimo disse...

Boa tarde... Estarei fazendo esse exame quarta-feira, hj é segunda e tive relação sem camisinha e sem ejaculação. Será que ainda posso fazer? Estou aflita...

leila disse...

Oi Fernanda. O meu médico pediu esse exame. Eu estou morrendo de medo de estar com uma doença grave. O meu médico disse que na pior das hipóteses era de ter um câncer mas o máximo que eu poderia ter quettomar era uma medicação mas sem ter que fazer quimioterapia. Mas eu estou muito aflita.

Anônimo disse...

Olá, eu fiz o exame transvaginal e como a sala estava escura quando terminou o exame me pareceu que o aparelho estava sem o preservativo, perguntei ao médico ele disse que estava com o preservativo mas ainda assim estou na dúvida e tenho muito medo de contrair alguma doença!
Oque eu faço!?

Anônimo disse...

Olá, apareceu 2 pequenos caroços acima da vagina, fiz a colposcopia + vulvoscospia. Não foi necessário a biopsias. Nunca tive isso, nem meu marido. Mas a médica tem certeza que é. HPV e também pediu subtipagem. Estou desesperada. Meu marido também tem que se tratar se confirmar o resultado.?

Anônimo disse...

Olá. Consegui agendar a Coposcopia e biopsia num dia e o Ultrassom Transvaginal no dia seguinte.

Tem problema? Precisa de intervalo de tempo entre esses exames?

Unknown disse...

Oi eu fiz uma biopsia terça feira e estou sangrando desde então o fluxo é como uma menstruação e uma dor enjoada tipo uma cólica quero saber se é normal já faz 4 dias?

Anônimo disse...

Boa noite! Estou usando ginotran e ontem esqueci de aplicar, tem algum problema continuar usando ou devo começar o tratamento novamente?

anonimo disse...

Fernanda fiz o exame ontem, dueu muito demais da conta, foi tirado varios pedacinhos, fez biopsia, tenho apenas 18 anos, vc sabe me dizer se depois desse os outros sao piores????
tenho medo de dar cancer
nao sei o que faco, tenho medo de sentir muita dor, me passa seu email por favor tenho muitas duvidas

anonimo disse...

boa noite Fernanda, fiz o exame ontem, colposcopia com biopsia, saiu muito muito sangue, e dueu muito, eu gritava na sala, a medica falou que a area era grande, por isso que tinha que coletar varias amostras, nao aguentei de dor, chorei na sala.
vou no banheiro para fazer xixi, fico com medo ate de fazer xixi, de doer, o pe da minha barriga, doi, parece q ainda ta dando colicas, quero saber se depois desse exame os proximos sao dolorosos, estou desesperada, nao durmo, tenho medo de ser cancer, vc sabe me dizer a probabilidade de ser? caso seja qual os proximos exames? qual o motivo disso se desenvolver em mim? por que nao pode ter relacao sexual nos procimos 30 dias? a medica me indicou isso, estou esperando ansiosamente pela sua resposta

Sheila Almeida disse...

Boa noite! Fiz o colposcopia e deu uma mancha no útero. Estou gestante de 23 semanas e a medica solicitou a biópsia após o parto. Essa mancha é algo grave???? Qdo tiver meu BB com qto tempo posso fazer a biópsia?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá queria tirar umas dúvidas pois estou nervosa porq fiz o pré câncer e deu uma alteração nic 2enic3
Lesão de alto grau.fui encaminhada a fazer a colposcopia e fiz.
Quando eu fiz disse p a doutora q estava nervosa com medo fosse algo ruim aí ela disse que não era.
Mas o teste de shiler deu positivo e ela coletou material p biópsia e ela disse q o meu caso e só cirurgia p tirar aquele pedacinho q tem a lesão estou esperando o resultado da biópsia e fui encaminhada p o cirurgião.
Por favor me ajude estou muito confusa .

Anônimo disse...

Oi Fernanda, Eu tive relação 1 semana dos de fazer a biópsia.. senti até cólicas. Mais pode? Porque o meu ginicologista disse q teria q ficar 25 dias sem ter relações.. e eu fiz e nem vou fala pa ele não

anonimo disse...


Ola, meu caso é exatamente igual o seu, me passa seu whats para conversarmos, estou muito nervosa, em relacao ao resultado..

agata disse...

Boa noite. Tenho colposcopia amanhã as 9:00hs não estou menstruada mas tive hoje um pequeno sangramento de escapes! !! Posso ir fazer o exame? Me ajudem por favor

agata disse...

Boa noite. Tenho colposcopia amanhã as 9:00hs não estou menstruada mas tive hoje um pequeno sangramento de escapes! !! Posso ir fazer o exame? Me ajudem por favor

Anônimo disse...

Oi Fernanda, Boa noite! Bom no mês de Outubro de 2014 descobri que estava com hpv, e que yinua uma lesão nic1 o médico me indicou um caf e eu fiz.
6 meses depois fiz uma prevenção e não deu nada tudo normal. Ai passou se dois meses e eu fui no consultório ginecológico essa semana e a medica fez uma colonoscopia em mim.. e viu uma lesão e tirou um pedacinho pra biopsia.. Eh possível ter formado essa lesão em apenas 2 meses? Estou muito trsite e aflita :/tenho 21 anos e não quero que nada de ruim aconteca comigo...

Unknown disse...

Oi linda, eu tbm me sinto assim como vc :/
Vamos trocar o whats?

Anônimo disse...

Boa noite estou grávida de 6meses sou B+ e meu marido O- tem algum problema pro meu bebê?

Unknown disse...

Ola, meu nome é Jaqueline, fiz o exame de colposcopia sem biopsia ontem e hoje começou a sangrar, to apavorada pois a medica nao me explicou nada. Isso é normal?

Anônimo disse...

Fernanda, bom dia! Fui a ginecologista pois estava com uma inflamação que incomodava muito ( nunca tinha tido uma assim), fiz o preventivo e deu cocs e bacilos, inflamatorio acentuado e sugeriu colposcopia. Minha médica passou Secnidazol ( pra mim e parceiro ) e Colpistatin ( 10 dias) tomei tudo de forma correta mas ela não me avisou que teria que esperar 7 dias para marcar a colposcopia e acabei fazendo 36 hs depois do término da pomada vaginal. Ela vizualosou uma mancha pequena mancha branca, mas não fez biopisia e mandou retornar só daqui a 6 meses. Disse que poderia ser tbm pq os remédios não tinham feito efeito. Estou preocupada em ser hpv, ela não descartou a possibilidade mas disse pra não me preocupar. Realmente devo ficar tranquila?

Anônimo disse...

Ass: Camile. Desde já agradeço. Estou muito tensa e preciso ter mais alguma orientação.

Anônimo disse...

fiz uma conização á 15 dias e tive relação sexual,o que pode acontecer Fernanda? obrigada

Anônimo disse...

Boa noite!
Fiz ontem a colposcopia e só doeu um pouquinho, nada q não dê pra suportar. Então recebi ontem da minha gine o diagnóstico de menopausa precoce. Quase não acreditei pois estava planejando engravidar começo do ano. O resultado de meu exame de hormônio deu positivo pra menopausa. Falei pra Minha gine que havia Tomado duas vezes na mesma semana a pilula do dia seguinte. Será q isso alterou o resultado de meu exame. Ah ela falou q meu útero estava seco na hora da colposcopia mais não tinha nada de grave. E pelo exame era provável uma menopausa precoce mesmo. Não sei o que fazer estou desesperada. Vou fazer outro exame de hormônio mais até lá não sei o que fazer. Lá se vai o meu sonho de ser mãe. Agradeço a quem poder me ajudar

Unknown disse...

Olá! Fiz colposcopia com biopsia na sexta dia 25 e estou com cólica e cheguei a ter desenteria. Não sei se é por conta da biopsia e se é cólica uterina. É comum ter colicas ainda uns dias após o exame? Fiquei um pouco apreensiva em fazer por ter prolapso da válvula mitral. Com medo de infecção. Mas a médica disse q só em caso de diu (não sei como escrever rs) não corro nenhum risco mesmo?

Unknown disse...

Olá! Fiz colposcopia com biopsia na sexta dia 25 e estou com cólica e cheguei a ter desenteria. Não sei se é por conta da biopsia e se é cólica uterina. É comum ter colicas ainda uns dias após o exame? Fiquei um pouco apreensiva em fazer por ter prolapso da válvula mitral. Com medo de infecção. Mas a médica disse q só em caso de diu (não sei como escrever rs) não corro nenhum risco mesmo?

Lene disse...

Ola Fernanda ,meu nome é Lene estou grávida de 5 meses meu tipo sanguíneo e O-negativo e do meu esposo e B+ positivo,estou com muito medo do que possa acontece com meu bebê,que riscos estou correndo eu e meu bebê???

Monica Leal disse...

Bom Dia, Eu Fiz o Exame na Terça-feira e Hoje (Quinta-Feira) Agora de Manhã Tive Relação Com Meu Namorado e Quando Terminou, Que ele Tirou o Pênis Eu tive um Sangramento Grosso e estou Com um Pouco de Cólica , O médico Não Me Falou Nada Sobre Quanto Tempo Eu Tinha Que Ficar sem Relação e Agora Estou Super Preocupada, Eu uso absorvente interno, será que atrapalha em alguma coisa? Me Ajudem Pfvr Não sei O que Fazer ����

Anônimo disse...

Boa tarde, realizei o exame ontem a tarde, o exame não dói, ele é desconfortável apenas, muito parecido com o papanicolau, a diferença é que sente uma leve cólica, meu exame durou 3 minutos (com biópsia). A médica pediu para que não tivesse relação sexual com meu marido até sair o resultado da biopsia (20 dias). O resultado do meu preventivo foi normal, mas a médica constatou verrugas no colo do meu útero (HPV). Ela receitou o Ácido tricloroacético (ATA), porém como trabalho não tenho tempo de ir até o consultório passar esse acido, tenho pequenas bolinhas até na virilha, outra ginecologista me recomendou uma pomada em sache, que posso fazer uso dela sozinha, esta sendo muito útil, passei duas vezes nas lesões e já notei diferença.

Anônimo disse...

Estou menstruada e tenho que fazer uma conização dia 19 desse mês, gostaria de saber se são realmente 10 dias sem menstruar antes de fazer o procedimento.

Anônimo disse...

Boa noite fiz uma colposcopia com biópsia a 20 dias e estou sangrando isso e normal?

Unknown disse...

Minhas esposa fez esse exame esta com muito medo ela estava com uma pequena mancha escura dai a medica pedio a biopsia... Para quer serve realmente a biopsia pois ela só falar no maldito câncer to ficando bem preocupado ...

Unknown disse...

Minhas esposa fez esse exame esta com muito medo ela estava com uma pequena mancha escura dai a medica pedio a biopsia... Para quer serve realmente a biopsia pois ela só falar no maldito câncer to ficando bem preocupado ...

Anônimo disse...

Dr tem 16 dias que fiz cirurgia uma conizacao e tive relacao agora estou sangrando pouquinho e c dor posso ter ne machucado?

Mamae de Segunda Viagem disse...

Sim fiz e aconteceu o mesmo a médica havia me dito que poderia acontecer depois passa.

Anônimo disse...

Bom dia,gostaria de saber se polipo com umas manchas em volta pode ser algo mais grave?desde já agradeço a atenção.

Unknown disse...

Tbm estou expelindo esse líquido, e já fazem 12 dias q fiz a biopsia seguida de cauterização. Será q é normal? Não aguento mais essa umidade e ter q usar absorvente o tempo td.

Unknown disse...

Oi, tbm estou com esse problema, mais de 10 dias expelindo muito líquido. Qdo vai passar?

Unknown disse...

tenho uma biopsia pra amanha e a minha menstruação veio hoje o que devo fazer?

Unknown disse...

estou ansiosa.... me responde por favor.

bruna Rodrigues disse...

oii carol mas fazer esse grupo pra gente tira duvidas

bruna Rodrigues disse...

mas eu tbm fiz o meu resultado deu nic 2 semana passada eu fiz a cirurgia de caf

bruna Rodrigues disse...

mas eu tbm fiz o meu resultado deu nic 2 semana passada eu fiz a cirurgia de caf

bruna Rodrigues disse...

oii carol mas fazer esse grupo pra gente tira duvidas

Unknown disse...

eu fiz uma colposcopia no dia seguinte saio uma goma branca e normal? o medico pediu uma biopsia ainda nao colhi o maneria pra se analisado ..estou com muito medo ,porque eu sou doadora renal ,pretendo doar meu rim pra minha irma ,isso atrapalharam o trasplante

Anônimo disse...

Oi fiz papa o resultado foi lesão de alto grau 2 /3 o que isso quer dizer

Anônimo disse...

Bom dia. Essas soluções: salina, lugol e ácido acético, utilizadas nos exames ginecológicos, podem dar alguma reação na paciente, por exemplo, coceira no dia seguinte aos exames de COLPOSCOPIA + CITOLOGIA ONCOTICA?
Aguardo resposta anciosamente.

Fernanda Marinho disse...

Bom dia Fernanda! Eu fui diagnosticada com HPV grau 1 e fui submetida a fazer uma biopsia. Faz 10 dias que a fiz, sendo que ontem tive relação e doeu muito muito, além de eu estar com um corrimento meio marrom . Estou preocupada, nunca senti dor pra transar e esse corrimento cada vez que vejo entro em pânico. Isso é normal?! Abraços

Anônimo disse...

Fiz meu exame 17 de Julho, no primeiro momento n entendi muito pois nunca tinha feito e nem como funcionava o procedimento, bem preciso de ajudar.
Foi minha ginecologista que me indicou pois ela viw uma firidinha no colo do útero .
Pois bem fui a um hospital particular é fiz o exame sendo que a medica n colheu nenhuma amostra pra fazer a biópsia, simplesmente ela abriu minha vagina com o bico de pato e colocou iodo e depois veio com 3 medicamentos que n sei quais firam e colocou em mim e depois ela disse pronto acabei e eu falei a senhora ja fiz o exame ? E ela respondeu já pode decer e colocar sua roupa. Bom fui sentei na messa dela e ela me falou bom quando pasaar 15 dias vc vem aqui denovo pra ver se o remédio surgiu efeito ta. E eu falei ta bom. Passando os 15 dias voltei la denovo. Falei eu vim pra revisão pra ver se estou melhor bom ele me olhou e disse ainda n estar totalmente boa vou te passar uma pomada ai vc usar 15 dias ta. Ai eu falei tabom. Nisso tudo usei a pomada e depois fui la denovo. Resumindo. Ela me olhou e disse q n estava bom ainda n e me passou o mesmo exame n entendi e no momento eu saui da sala e fui pra cs. Bom chegando em cs parei pra pensar Pocha ela me passou o mesmo exame bom fiquei com medo de eu n fui mas la.. Marquei ginecologista com a minha médica no dia 9 de NOVEMBRO de 2015 , chegando na sala dela ela viw meus acompanhantes é me perguntou vc fez o exame eu falei eu fiz sim mas a medica n me deu o laudo. Ai ela disse tenquer ter o laudo se ela fez tenque ter o resultado do exame. Bom ela mandou eu voltar . fui la mas a medica disse pra mim q n teve tempo de fazer o meu laudo que ia me manda pelo sap.. Estou esperando, hj ela me ligo e me perguntou se ela colheu algo de mim eu falei n a senhora so colocou 3 líquido em mim ai ela desligo e disse que iria me mandar o LAUDO. Gente eu acho que ela me enganou vcs podem me ajudar . Ela fez certo p exame ou n . como posso recuperar o meu dinheiro. E n tem provas do valor q paguei . só os atendentes lembram de mim e ela tbm. Preciso de ajudar podem me resp.

Anônimo disse...

Oie Fernanda, boa tarde tudo bem?
Então eu fiz o axame COLPOSCOPIA junto com a BIÓPSIA na segunda feira dia 16-11-2015, pois estou com uma lesão! Houve um pouco de sangramento, isso eu sei que é normal.
Mais oque está me preocupando é que onde foi realizado a biópsia está amarelo. Eu peguei um espelho pra ver se estava cicatrizando, e vi que onde ela cortou ta amarelo, isso é normal Feh?

Anônimo disse...

Oie Fernanda, boa tarde tudo bem?
Então eu fiz o axame COLPOSCOPIA junto com a BIÓPSIA na segunda feira dia 16-11-2015, pois estou com uma lesão! Houve um pouco de sangramento, isso eu sei que é normal.
Mais oque está me preocupando é que onde foi realizado a biópsia está amarelo. Eu peguei um espelho pra ver se estava cicatrizando, e vi que onde ela cortou ta amarelo, isso é normal Feh?

Unknown disse...

Eu fiz hoje e to sangrando e com muita cólica, to com muito medo, e normal??

Unknown disse...

Eu fiz esse exame e to muito nervosa, não sentir nada na hora do exame mais agora to sagrando como se estivesse mestruada e com muita cólica....me ajuda aiii

Anônimo disse...

Olá Boa noite meu nome é Jacqueline fiz cauterização hj é o meu médico disse que após 5 dias posso ter relação normalmente será que esse período não é pouco fiquei na dúvida

Anônimo disse...

Olá boa noite fernanda, meu nome é Jacqueline eu fiz cauterização ontem dia 8/12 meu médico disse que após 5 dias já posso ter relação normalmente será que esse período está certo não é pouco tempo pode me esclarecer por favor

Anônimo disse...

Olá Dra me esclareça por favor estou com muitas dúvidas

Anônimo disse...

Olá minha mãe fez a biopsia, só que o resultado é só dia 20 de janeiro, estou muito nervosa pois a ginecologista disse q viu algo estranho, uma vz ela tinha uma ferida, mas ela não sabe se se trata da msm coisa :/

Unknown disse...

Oi b dia tenho uma coposcolpia marcada para hj,só que fazem 2 dias que minha menstruaçao deu sínal que ea descer e ñ desce.Até quando vou me enchugar ñ ta melando.Posso fazer o exame?

Anônimo disse...

Meninas estou em situação similar...podemos criar um grupo no whatsapp para conversarmos a respeito o que acham?meu mun 77684550

Anônimo disse...

Esse negócio de que não dói é mentira....o ácido acético é o mesmo que jogarem vinagre na periquita....e o lugol é iodo...pensa...vinagre e iodo em local sensível. Nem dói imagina. E ainda tem a picada por conta a anestesia....afff....sai de lá com as pernas bambas e suando frio.

Unknown disse...

Faz uns dias q tive relação sexualidade e estou sangrando muito. Faço o exame ou vou ao médico ?

Anônimo disse...

Fernanda minha menstruação está dando as caras e estou com um pouco de cólica,sabe quando você passa o papel e sai com aquelas manchinha de sangue amarronzada então tá assim e tenho o exame de colposcopia e vulvoscopia amanhã. Tem algum problema fazer o exame assim?

Anônimo disse...

Também estou com a mesma dúvida, o meu exame é amanhã e a menstruação tá dando as caras mas não desce estou com medo de chegar amanhã na hora do exame e ela descer bem na hora do exame

Unknown disse...

Boa tarde, Fernanda !
No meu caso eu fiz uma colposcopia e o médico disse que não ia precisar fazer biopsia.
Então quer dizer que não é nada mas grave ?
Ainda não recebi os resultados.

Unknown disse...

Oi boa noite fiz minha prevenção hoje e a dr falou q detectou uma mancha amarela em seguida me perguntou quanto tempo tinha meu filho responde q ele tem 11 anos dai ela falou q é como se eu estivesse amamentando. Ex a minha pergunta sera q estou gravida pq ela falou q pode ser só um custo

Unknown disse...

Oi boa noite fiz minha prevenção hoje e a dr falou q detectou uma mancha amarela em seguida me perguntou quanto tempo tinha meu filho responde q ele tem 11 anos dai ela falou q é como se eu estivesse amamentando. Ex a minha pergunta sera q estou gravida pq ela falou q pode ser só um custo

Unknown disse...

Oi boa noite fiz minha prevenção hoje e a dr falou q detectou uma mancha amarela em seguida me perguntou quanto tempo tinha meu filho responde q ele tem 11 anos dai ela falou q é como se eu estivesse amamentando. Ex a minha pergunta sera q estou gravida pq ela falou q pode ser só um custo

Unknown disse...

Corrigindo um cisto**

Unknown disse...

Corrigindo um cisto**

Anônimo disse...

Ola Fernanda..
Fiz a colposcopia com biopsia e na hora o medico falou q apareceu uma manchinha , e agora estou esperando aguniada o resultado da biopsia.
Isso é sério? ?
Tenho medo de câncer dd colo de útero.

Anônimo disse...

Bom dia. Fiz a biopsia de colo do útero tem 3 dias, no dia depois que eu tirei o tampão q a medica colocou estava sangrando e continuou sangrando um pouco pelo resto da noite. No outro dia sangrou um pouco também e hoje começou a sangrar um pouco mais forte, mas não tao forte (como no primeiro dia). Porem minha menstruação esta pra chegar hoje, gostaria de saber se corro algum risco de alguma infecção ou se tem algum problema da menstruação chegar agora antes do local da biopsia sicatrizar? Estou bem preocupada com isso. Deveria procurar minha medica?

Anônimo disse...

Cicatrizar*

Unknown disse...

Ai eu fiz uma cauterização tem 7 dias e to com esse liquido saindo como fosse xixi por quatro tempo fica e normal

Unknown disse...

Ai eu fiz uma cauterização tem 7 dias e to com esse liquido saindo como fosse xixi por quatro tempo fica e normal

Unknown disse...

Ai eu fiz uma cauterização tem 7 dias e to com esse liquido saindo como fosse xixi por quatro tempo fica e normal

Anônimo disse...

apos a colposcopia com quantos dias tenho que fica sem fazer relação?

Anônimo disse...

gente vou fazer exame quarta dessa semana mais tem um plobema minha mestruaçao ta pando hoje sera q posso fazer ajudaa

Anônimo disse...

Boa tarde, eu fiz o exame de colposcopia com biopsia a 3 dias e estou com um corrimento incolor que deixa minha calcinha toda molhada , isso é normal?