sábado, 6 de agosto de 2011

A gestação e o tipo sanguíneo

Hemácias

Se todo mundo tivesse o mesmo tipo sanguíneo a vida seria mais simples...
Mas não é! Vocês sabem que existe sangue A, B, AB e O. Além disso ainda existe o sistema Rh positivo e o negativo. O grupo O é o doador universal. Todos as pessoas de qualquer tipo sanguíneo podem receber sangue tipo O. O tipo AB é o receptor universal (eu faço parte desse grupo, que bom! Mas espero nunca precisar dessa vantagem), ou seja, pode receber sangue de qualquer pessoa. Pessoas do grupo A só podem receber sangue O ou A, as do tipo B só recebem O ou B. Mas... o sistema Rh é independente disso tudo.

O que importa para a obstetrícia é o seguinte: existe a incompatibilidade ABO, quando a mãe tem tipo sanguíneo O e o bebê nasce A ou B. E a Incompatibilidade Rh, que ocorre quando a mãe é Rh NEGATIVO e o feto é Rh POSITIVO.

Na ABO, o sangue da mãe tem anticorpos contra o grupo A e B. Esses anticorpos atravessam a placenta e podem chegar à circulação fetal e destruir suas hemácias A e B. Essa destruição pode levar à anemia do feto e icterícia ao nascimento. Calma, o que observamos na prática é a ocorrência de icterícia (o bebê fica amarelinho), que nem acontece na maioria dos casos e é, na grande maioria das vezes, tratada com sucesso.

Curiosidade: no Brasil a maior parte das pessoas tem tipo sanguíneo O + (36%), seguido por A+(34%), depois O- (9%). Oito por cento das pessoas tem sangue A- e B+. AB+ = 2.5% da população. B- = 2% e AB- = 0.5%.

Incompatibilidade Rh: 5 a cada 1000 mulheres apresentam isoimunização materna. Ocorre quando a mulher for Rh negativo e o embrião ou feto for Rh positivo e o sangue deste atingir a circulação materna. Quando isso acontece desenvolve-se uma sensibilização materna que produz uma imunoglobulina que pode atravessar a placenta e atingir o feto. O próximo passo é haver destruição das hemácias fetais e, consequentemente, anemia fetal, alterações do fígado, do baço, insuficiência cardíaca e outras alterações como ascite, icterícia e hidropsia fetal, até o óbito, se nada for feito para evitar essa progressão. Essas alterações fetais são diagnosticadas por ultrassonografia, e acontecem a partir do terceiro trimestre de gestação.
Hidropsia fetal é o acúmulo de líquido no feto, como edema de alguns tecidos, derrame pericárdico, ascite e derrame pleural.
Vou tentar simplificar:
Depois do primeiro parto ou aborto, o sangue da mãe entra em contato com o sangue do feto e cria anticorpos contra o Rh do feto. Durante uma segunda gravidez estes anticorpos podem atravessar a placenta e  provocar a destruição das hemácias do sangue da criança (hemólise). A partir daí uma série de complicações na saúde do feto começam a surgir e pode levá-lo ao óbito.

Isoimunização materna pelo fator Rh. Como fazer para evitar o quadro? 

A gestante com Rh negativo e parceiro Rh positivo pode ter filho Rh positivo ou não. Então essa mulher deve realizar um exame de sangue chamado Coombs indireto, logo no início da gravidez. Se der negativo, tudo bem, não está sensibilizada. Se der positivo está sensibilizada.
Anemia hemolítica do recém-nascido = eritroblastose fetal.

Gestante não-sensibilizada (graças à Deus, a maioria dos casos): é possível descobrir o tipo de sangue fetal através de um exame de sangue que detecta DNA fetal na circulação materna. Quando se opta por não realizar o exame fetal ou quando este não é possível, repete-se o Coombs indireto outras vezes na gestação enquanto tiver resultado negativo.
Caso a paciente apresentar sangramentos, ou for submetida a qualquer procedimento invasivo, deve ser administrado uma vacina chamada Rhogam ou Mathergan, que contém imunoglobulina anti-Rh, por volta de 28-30 semanas de gestação.
Outra indicação para a vacina nesta época é quando a mulher relata abortos anteriores (que não se sabe o tipo sanguíneo do feto e o parceiro era Rh positivo) ou deu à luz a feto Rh positivo e não recebeu vacina anti Rh no pós-parto. Isso é mais comum quando a mãe Rh negativo teve o parto em casa ou na rua e não foi  para maternidade ou não recebeu orientação médica de que deveria se vacinar.
Quando a gestante não recebe a vacina na gestação, receberá a dose até 72h após o parto se o resultado do sangue do feto for Rh positivo com Coombs direto negativo. Isso é rotina em qualquer maternidade, pública ou privada.
O tipo sanguíneo do bebe é conhecido através do exame de sangue do cordão umbilical ao nascimento. Isso acontece em todos os nascimentos, independente de qualquer coisa. E, quando a mãe não faz pré-natal e não tem exame comprovando seu tipo sanguíneo também realiza este exame na maternidade. Por isso, não se preocupem, isso é feito de rotina.

Gestante Sensibilizada. Quando o Coombs indireto der positivo, avalia-se a gravidade do quadro, assim: leve, se a titulação for até 1/8, moderado até 1/128 e grave se acima de 1/256. Nesses casos a gestante passa por exames como o estudo da velocidade sanguínea na artéria cerebral média fetal, visto ao ultrassom com doppler. Esse exame pode detectar anemia fetal. Outro exame é o índice cardiofemural, que detecta insuficiência cardíaca inicial e anemia. Com estes exames alterados deve ser realizado outro exame chamado cordocentese para saber o grau de anemia fetal e decidir se há necessidade de transfusão sanguínea intra-útero nas gestações abaixo de 34 semanas. Nas gestações mais avançadas, o tratamento será neonatal (após o nascimento), que será adiantado.

Observações importantes:
Muitas vezes não se sabe qual o Rh do pai do bebê. Não há problema, porque quando o bebê nascer será submetido ao exame de qualquer forma. Se o bebê for positivo a mãe toma vacina. Quado não se sabe o sangue paterno, tratamos a gestação como se o feto fosse Rh positivo.

Se o pai também for Rh negativo, o bebê também será, logo, nada vai acontecer. Sem possibilidade de haver isoimunização e anemia hemolítica do recém-nascido.

O objetivo da mãe tomar a vacina no pós-parto é para evitar isoimunização numa futura gestação.

É muito importante que as mulheres Rh negativo submetidas a abortos espontâneos ou não, recebam a vacina.

Nas gestantes Rh negativo, sem sangramentos, ou história de falta de vacinação em gestação anterior, sem saber o tipo sanguíneo do feto atual, pode ser administrado a vacina na gestação ou não. A maioria dos obstetras deixam para vacinar ao nascimento. Mas quando tiver a história de sangramentos, abortos com parceiro Rh positivo, tipo sanguíneo fetal intra-útero positivo com coombs direto negativo, a conduta é vacinar na gestação.

Na primeira gravidez a sensibilização é muito pequena e não atinge o feto, por isso a maior preocupação é a partir da segunda gestação.

Já que estou falando de tipo sanguíneo e gravidez, veja:

Pais com sangue O: só podem ter filhos O
Pais com sangue A: podem ter filhos O ou A
Pais com sangue B: podem ter filhos O ou B
Pais AB: podem ter filhos A, B e AB
O com A: podem ter filhos O ou A
O com B: filhos O ou B
O com AB: filhos A ou B
A com B: filhos O, A, B e AB
A com AB: filhos A, B e AB
B com AB: filhos A, B e AB

obs: é raro, mas pode haver o falso O, portanto, se um dos pais for O com o outro B, por exemplo, e tiver filho A ou AB, o que seria impossível, pesquise o fenótipo de Bombaim, pois o que tem grupo O pode ser um falso O e ser, na verdade, A. Mas isso é muito raro!

102 comentários:

  1. olá estou gravida e gostaria de saber meu sangue é tipo A+ pois ainda não tenho certeza do tipo do pai mas acho que é O+ tem algum problema ? tem como saber que tipo de sangue tem meu bebê ? eu fazendo o exame de sangue completo tem como verificar isso? ocorre algum risco do bebê nascer com um tipo de sangue negativo ?
    gostaria de saber a resposta meu email. alinesoffiatto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. olá estou gravida e meu sangue é tipo O+, não sei o tipo de sangue do meu marido. pode haver algum problema pro meu bebê?
    ou pra mim?

    ResponderExcluir
  3. Pelo que vc escreveu não tem nenhum problema. Para saber o sangue do bebe durante a gravidez é preciso fazer um exame específico. Nao vem nos de rotina. mas no seu caso não é necessário...

    Na verdade nem é necessário saber o tipo de sangue do marido... pois quando o bebê nascer saberemos o tipo dele. se vc é tem Rh positivo, não está no grupo de risco para a eritroblastose fetal. se é tipo O e o bebê tipo A, B, ou AB, por exemplo, o máximo que vai acontecer é ter um pouco de icterícia, cujo tratamento, nestes casos, é traquilo! não vejo motivo pra vc se preocupar... ok?

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou gravida de 15 semanas, sou o- e meu marido tb, fiz 2 vezes o exame coombs indireto e o mesmo deu positivo 1/8 e o último 1/16 estou apavorada com medo de algo de errado está acontecendo com meu bebê.

    ResponderExcluir
  5. oi . Queria tirar uma duvida . Sempre quando fazia o exame de tipagem e grupo sanguineo o meu sangue dava O+ . Hoje estou gravida e o meu sangue deu A+ queria saber por q deu este resultado . Envie a resposta para o meu e-mail ; josilenecastro22@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. ula o meu marido é o positivo e eu tambem te alguma complicaçao na gravidez?

    ResponderExcluir
  7. Josilene, é bom vc repetir o exame, pois erros laboratoriais acontecem , mas o tipo sanguíneo mudar, não.

    se vcs dois são positivos, tranquilo. no máximo incompatibilidade ABO, dependendo dos tipos sanguineos de vcs e do bebe, mas isso não é um problema, causa, no máximo uma icterícia leve, fácil de resolver.

    quanto ao exame alterado, você deve acompanhar e fazer outros exames mais específicos para ver se está havendo mesmo alteração no feto. ok? seu obstetra tomará todo cuidado para dar tudo certo e pesquisar tudo direitinho!

    ResponderExcluir
  8. ola



    eu e meu marido temos o mesmo tipo sanguinio o+, tem algum problema se eu engravidar , por termos o mesmo tipo de sangue.

    ResponderExcluir
  9. Sou do tipo sanguineo O positivo,meu marido e B positivo eu consigo engravidar?

    ResponderExcluir
  10. Olá...ja tive dois abortos por devido meu parceiro ser fator rh positivo e o meu negativo..tomei a vacina..agora o estou gravida de 6 semanas o meu parceiro e o negativo e sou A negativo ,fiz ultrasom porem nao levei na medica ainda ate então gravidez evoluindo bem! devo procurar um posto de saude pra tomar a injeção ou aguarda o pedido dos exames?quero muito ter esse filho estou com medo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aborto não tem relação com o tipo sanguineo!

      Excluir
    2. se a mãe e o pai tiver fator sanguinio negativos o bebe tambem será negativo, sendo assim não tera incompatibilidade com a mãe e não precisa-rá de facinação.

      Excluir
  11. Oi, Fernanda. Sera que vc pode me ajudar? Estou gravida de 27 semanas. Sou RH - e meu marido RH +. Ha mais ou menos um mes fiz um procedimento de amniocentese e um dia apos tomei a vacina anti RH. Esta semana fiz o teste de coombs indireto e deu positivo - 1/2. Estou muito assustada; é normal?? Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! estou gravida de 11 semanas, queria saber uma coisa, meu tipo sanguineo é A+ e eu nao sei do meu marido.

    Vou ter algum problema na gravidez meu filho pode nascer com problemas??

    elizangelareis-2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. OLA BOA NOITE.TOU GRAVIDA DE 11 SEMANAS ,EU SOU B RH- E MEU MARIDO É ORH-(D-). VOU TER ALGUM PROBLEMA NA GRAVIDEZ OU MEU BEBE PODE NASCER COM PROBLEMAS?

    ResponderExcluir
  14. Olá gostaria de saber se tem algum problema e qual sera o possivel tipo sanguineo e fator RH do meu Bebê. Eu sou AB+ e meu marido é O+. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. olá meu nome é Adriene,estou gravida de 4 meses e o meu tipo sanguíneo é O- e o do meu esposo é O+ gostairia de saber se isso pode ser prejudicial ao meu bebê.obrigada

    ResponderExcluir
  16. olá meu nome é genilda estou muito ansiosa porque eu já sofri dois abortos,e o meu tipo sanguineo é O+ e o do meus esposo é O-,será que é isso que não estou conseguindo,o que devo fazer? serà que eu devo desistir? ou será que esses abortos não tiveram nada havar com o tipo do sangue? obrigado...
    email: genyartesa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, minha duvida é a mesma anterior, sou O+ e meu marido O-, podemos ter filhos sem problemas ?
    Adriana.
    adrianafigueiredo1000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. olá minha esposa está gestante de 35 semanas e seu rh é negativo, é sua segunda gestação, ela tomou a rhogan com 30 semanas , até então o exame dela(coombis indireto) sempre deu negativo, porém o ultimo exame que ela fez após ter tomado a vacina deu positivo 1/1. Isso pode prejudicar o bebe ou até mesmo a minha esposa? O bebe corre algum risco de vida? Se alguem puder me responder, pois estou muito preocupado, um abraço wesley.

    ResponderExcluir
  19. OI BOM DIA MEU NOME É AIANNE ESTOU PENCANDO EM GRAVIDA SÓ QUE MEU GRUPO SANGUINIO É (A NAGATIVO)(A POSITIVO)É DO MEU MARIDO SERA QUE É POSSO EM GRAVIDA.ayanny.matheus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. oi boa noite eu tenho uma duvida o meu grupo sanguinho é(O negativo)do meu primeiro filho é (A positivo)por motivo de negligencia durante a gravidez sobre os resultados do grupo sanguinho(disseram que eu era O positivo)depois de três ano descobri que o meu verdadeiro é(O negativo).gostaria muito saber o que fazer para a próxima gestação. vpb.22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Boa NOite! sou AB+ e meu marido O- meu bebe terá algum problema?

    obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá, caso os dois tenham o tipo sanguineo A+ isso pode trazer algum tipo de complicação para o bebe?

    ResponderExcluir
  23. Ola meu marido tem o sangue b+ e eu também teremos algum problema na gestação?

    ResponderExcluir
  24. Há possibilidade de mudança de rh após as gestações?
    Eu era A+ antes das gestações e passei a A- , repeti os exames e confirmou-se o A- isso é possível?
    gentileza encaminhe a resposta pro email deboragonche@yahoo.com.br.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Não tomei a vacina na primeira gestação e acho q estou grávida. O que faço???? Estou desesperada!!!!

    ResponderExcluir
  26. Eu e meu marido temos o mesmo tipo sanguineo ha algum problema?

    ResponderExcluir
  27. Me tira uma Dúvida!
    Eu sendo A positivo e a mãe O positivo , o bebe pode ser B negativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, o bebe tem q ser A ou O

      Excluir
  28. Olá, estou grávida e meu tipo sanguíneo é O positivo e fator RH positivo e meu marido tem tipo sanguíneo AB positivo e fator RH positivo. Tem algum problema? Qual o tipo sanguíneo do meu filho?

    ResponderExcluir
  29. Ola e a minha primeira gestacao foi com um bb de hidropcia fetal eu gostaria de saber se tiver outro vai vim tbm...

    ResponderExcluir
  30. ola,

    me ajuda...
    estou gravida de 30 semanas, meu parceiro é A+ e eu sou O-
    já tive um aborto e nao tomei nada..

    a medica me passou essa vacina mas nao encontro em farmacia nenhuma, todas em falta..

    estou desesperada..

    se eu tomar a vacina só na hora do parto tem algum risco ???

    ResponderExcluir
  31. oi meu esposo e a positivo e o meu e a positivo minha filha e o positivo pode acontecer

    ResponderExcluir
  32. olá, eu sou do tipo sanguineo o+ minha mãe é do tipo sanguineo o- e ela não tomou a vacina. Gostaria de saber se esse pode ter sido um dos motivos no qual eu tive um aborto? Pois não existe problema entre eu e meu esposo que temos o mesmo tipo sanguineo.
    Se foi por isso, qual o procedimento devemos fazer????????????

    ResponderExcluir
  33. Minha esposa esta gravida e no 7º mese o bebê morreu, o tipo sanguino dela é A-, que procedimentos devemos tomar para um futura gestação...

    ResponderExcluir
  34. Olá Fernanda Bom Dia, Me Chamo Suellem Estou Grávida de 12 Semanas, Eu Sou O + e meu Marido Tbm, Mais eu Fiz um Exame Completo e Deu que meu Grupo Sanguíneo é A e o Fator Rh + Mais oque Significa? Já que meu Sangue sempre Foi O +? Desde Já Obrigada! =D

    ResponderExcluir
  35. olá sou o- negativo e meu marido o + , tive minha primeira filha e o sangue dela é o + , e não tomeia vacina . tem algum problema se eu engravidar de novo ?

    ResponderExcluir
  36. OLÁ. MEUS PAIS SAO TIPO SANGUINEO A- (MÃE) COM O+ (PAI). MINHA MAE TEVE 4 FILHOS. O PRIMEIRO É DO TIPO A+, A SEGUNDA O+ E MEU IRMAO E EU TAMBÉM SOMOS O+. A FILHA DA SEGUNDO GESTACAO VEIO A FALECER DE LEUCEMIA. HA ALGUMA CHANCE DE HAVER FUTURAMENTE ALGUM PROBLEMA DE SAUDE DEVIDO AO TIPO SANGUINEO NAS DUAS ULTIMAS GESTACOES?

    ResponderExcluir
  37. meu tipo de sangue é o- e o da minha filha é o+ o do pai so pode ser de qual tipo de sangue.Há 5 anos tendo comprovar a paternidade da minha filha e não consigo ,já fiz na policia técnica e nada. sendo que não há outro suposto.grata por mim ouvir

    ResponderExcluir
  38. Sou tipo sanguíneo negativo, meu marido positivo. Nosso primeiro filho é o mesmo tipo que eu, A-. Não tomei a vacina e agora estou grávida novamente. Durante toda a gravidez o exame coombs indireto foi negativo. Minha médica receitou a imunoglobulina Anti-D com 28 semanas, tomei e agora o coombs indireto deu positivo. É normal?? Estou com 33 semanas e estou preocupada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. negativo e um tipo de sangue raro se vc presiça de sangue sera muito difícil para achar o meo e o+( O POSITIVO0

      Excluir
  39. sou O+ e meu marido é B+, tive gêmeos e meus filhos são A+ e AB+. Pode ter algum problema com eles por causa disso?

    ResponderExcluir
  40. ola ... gostaria de saber eu estou gravida de 8 á 10 semanas ja e descobri que eu e meu esposo temos o mesmos tipo de sangue o+ ,e queremos saber se tem algum risco o bebe e durante a gravides e se também o bebe pode nascer com algum tipo de de doença por causa do mesmo sangue ... meu e-mail adrianavaz2011@hotmail.com .... por favor me responde obrigada

    ResponderExcluir
  41. Ola eu sou rh negativo e meu marido rh positivo ante de descobrir issso tive 3perdas e agora acho q estou gravida novamente e estou com medo? por favor me ajude...

    ResponderExcluir
  42. Já fui imunizada em outras três gestações dois abortos e uma gestação normal estou gravida novamente necessito de uma nova imunização?

    ResponderExcluir
  43. oi meu tipo sanguineo é A negativo e o do meu marido é O positivo e o da minha filha é O negativo e eu quero muito engravidar de novo mais tenho medo,vai aver alguma complicação por a minha filha nascer com O negativo? me responde to apavorada

    ResponderExcluir
  44. Olá!estou pesquisando sobre incompatibilidade ABO e encontrei seu blog...se for possível,gostaria de uma ajuda...sou O+ e meu marido A+.minha filha é A+ e precisou fazer 3 trocas de sangue após o nascimento devido alta taxa de bilirrubina (chegou a 33).O hematologista que cuidou do caso não aconselha que eu engravide novamente mas eu gostaria muito de ter outro filho.o que pode acontecer caso eu engravide?corro risco de morrer?quais as chances de eu ter uma gravidez sem riscos?agradeço sua atenção desde já.

    ResponderExcluir
  45. ola alguem sabe esplicar qual o tipo saguineo e porq aparese o du positivo te tem alguma complicaçao pra doar ou receber sangue ou compatibilidade pra ter fillhos poso ter algum problema meu tipo sanguineo é vou por como aparese aqui G:sanguineo A RH negativo Du positivo

    ResponderExcluir
  46. minha mulher tem o sangue B- e eu sou A- podem ter filhos

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde meu RH A- se já tenho uma filha que graças a Deus nasceu saldável, tomei a vacina após o parto e quero saber se eu engravidar de novo eu tenho que fazer algum tratamento, antes ou durante a gestação?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. sou A - e meu esposo B + estou na segunda gestação , não tomei a vacina no primeiro parto e o bebe nasceu com RH +,fiz o teste de combs direto e indireto e deu negativo poderei tomar a vacina para prevenir doenças ou a perda do meu bebê?

    ResponderExcluir
  49. Olá meu marido tem o fator RH: O - e eu tenho A+ existe alguma chance do nosso filho nascer com algum problema?Por favor responda para o meu email:
    aline.franca-@hotmail.com

    Muitoo obrigada!Bjs

    ResponderExcluir
  50. Oie minha mae e so tipo O+ e meu pai e do tipo O- eu nasci com B+ isso e possivel?

    ResponderExcluir
  51. tenho dois filhos e so na terceira gestacao que descobre que rh A e negativo e du negativo , estou com 26 semanas de gestaçao e o exame coombs indireto graças a deus deu negativo , mais mesno assim meu medico passou martegam para eu tomar ,ele nao me explicou bem tem algum problema tomar?

    ResponderExcluir
  52. Sou o- e minha esposa b+ e ela está grávida, qual será o sangue de nosso bebê?
    adilson-meira@bol.com.br

    ResponderExcluir
  53. \meu tipo sanguíneo e A- o do pai da minha filha é A+. Engravidei por acidente (mudança de remédio) e só tive consciência da gravidade depois, a médica me disse q a primeira gestação é mt difícil de ter algum tipo de reação, fiz todos os exames e td normal, coombs indireto normal até o fim da gestação. Enfim ela nasceu, td aparentemente normal, tomei a vacina td normal, tive alta 2 dias depois, no quarto dia de vida da minha filha ela voltou pro hospital pois a pediatra n fez exames na criança pois ela viu q foi a 1 gestação e confiou nisso, conclusão ela ficou internada 3 dias no uti e 7 dias na enfermaria tomando medicamentos, mas graças a Deus hj ela esta com 5 anos e não tem nada. Mas uma coisa esta me preocupando estou gravida de 2 meses e n sei como será essa gestação! Só Deus mesmo!

    ResponderExcluir
  54. meu tipo sanguineo é A- e o do meu marido A+ será que pode correr algum risco?
    sendo que a dois anos tive uma gravidez ectopca e não tomei nenhuma vacina apos a cirugia.

    ResponderExcluir
  55. Ola eu to gravida de 3mes e o meu grupo sanguineo e B- e eu nao consigo alimentar o que faco

    ResponderExcluir
  56. Ola estou gravida de 16 semanas eu sou O+ e meu marido é AB+ estou na terceira gestação, meu medico pediu o exame de coomps indireto estou super preocupada o que pode acontecer com meu bebe, alguem pode me dizer se á algum risco.

    ResponderExcluir
  57. se eu sou o+, o pai ab+,mas o filho nasceu o+ ta certo isso

    ResponderExcluir
  58. Ola eu gostaria de tirar uma duvida ,tenho uma bebe de saguem O negativo .o meu e O negativo e do meu marido e O positivo .se caso na 2 gravidez ocorre riscos ? na 1 gravidez o medico falou que eu so precisava tomar a vacina se minha bebe fosse Opositivo mas ela nasceu O negativo sera que 2gravidez tem risco? ALGUEM SABE POR FAVOR .

    ResponderExcluir
  59. Ola Fernanda. Meu sangue é A negativo. Tive um aborto e não tomei a vacina. Quais os riscos na segunda gestação? Posso diminuir esses riscos?

    ResponderExcluir
  60. gostaria de saber quanto por cento de chace tenho de engravida de pessoas da mesmo tipo de sangue

    ResponderExcluir
  61. ola minha filha e rh positivo ela eo pai dela,eu sou negativo estou gravida e nao tomei a vacina na maternidade,fiz o exame de coombs e deu negativo e agora?

    ResponderExcluir
  62. Fernanda, boa tarde. meu teste de commbs deu positivo 1:2 na primeira gestação. descobri agora aos 5 meses. Minha médica disse q é uma gestação de risco. Pode me dizer se meu bebê corre risco de ter eritroblastose fetal?

    ResponderExcluir
  63. Estou gravidade de 14 semanas ,meu tipo de sangue é o+ e do meu esposo é b-,tem algum problema ?

    ResponderExcluir
  64. tipo sanguineo da mae e A e do pai A e da filha e B

    ResponderExcluir
  65. do pai e A mae A da filha B tem algum probrema

    ResponderExcluir
  66. Não tomei a vacina na primeira gestação e acho q estou grávida. O que faço???? Estou desesperada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, desculpe não ter respondido antes. Estou retomando às atividades agora.. a essa altura do campeonato você ja deve estar tranquila, pois está fazendo os testes do coombs e verificando que está tudo bem, certo?

      Excluir
  67. Ola, estou gravida sou A - ! Que tipo de sangue meu marido tem que ser para minha gestaçao ocorre bem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, seu marido pode ter qualquer tipo sanguineo. a gestação vai ocorrer bem! se ele for com RH +, você fará exames de dosagem de coombs indireto na gestação. Se tiver algum sangramento terá que tomar uma vacina, também. Existem muitos recursos para evitarmos problemas, ok?

      Excluir
  68. meu nome e rayane meu tipo de sangue e O+ e tomei a facina hpv a algum problema me respondam meu face e rayane gomes email rayanegomesr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane, não posso promoter entrar no email e lhe enviar a resposta por la, desculpe, por isso respondo: não há nenhuma relaçao entre vacina de HPV e tiposanguineo, ok?

      Excluir
  69. Meus pais tem como tipo sanguíneo o+ e o meu a+, alguma explicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. algumas vezes o laborator erra. Refaça o seu exame e peça para eles refazerem o deles também, ok?

      Excluir
    2. Ok! Mais é possível pais o+ terem filhos a +? Isso tem alguma coisa a ver com o o Fenótipo Bombaim?

      Obrigada!

      Excluir
    3. Li algo referente a INCOMPATIBILIDADE do FATOR ABO, isso pode apesar de que o do meu pai também é O+? Estou em panico, será que sou mesma filha do do meu pai?

      Excluir
    4. não! isso não tem nada haver com paternidade!

      Excluir
    5. Fiquei sem atender, dizem que pais O+ só podem ter filhos 0+!
      O meu é A+ o que pode ter ocorrido, isso é possível mesmo?

      Excluir
    6. é que você falou de incompatibilidade ABO, que nada tem haver com paternidade. Também não disse o tipo de sangue da sua mãe. Só disse o do seu pai, então, não entendi a sua dúvida. Você esta querendo dizer que sua mãe e seu pai são O e você é A? Bom, tem que ver o exame de 1 de vocês 3 não está errado.. isso acontece com uma certa frequencia...

      Excluir
    7. Isso meus pais são O+ e eu A+. Isso já aconteceu antes?

      Excluir
  70. ola, meu tipo sanguíneo é A- e do meu marido é O+, tomei a vacina há onze anos e estou gravida de oito semanas, estou com mto medo tem algum risco? me respondam por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se tomoua vacina na época, dificilmente você correrá algum risco. neste pre natal, seu medico vai lhe pedir o coombs indireto algumas vezes para se certificar de que esta tudo bem. Fique tranquila!

      Excluir
  71. Óla,meu sangue é A - e do meu marido acho que é O +,mas eu ja tenho dois filhos q são RH+ e no meu ultimo parto meu combs indireto deu +,ainda existe alguma chance de eu poder engravidar sem riscos?
    iris.samara1@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iris, você recebeu a vacina durante sua ultima gestação? esse exame foi antes ou depois da vacina? e foi feito no pre natal?

      Excluir
  72. O sangue b pode receber quais tipos de sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ou B. lá no post tem uma tabelinha com cada tipo, se quiser saber dos outros, ok?

      Excluir
  73. oi boa noite , estou gravida e eu e o pai do bb samos do mesmo sangue o positivo , tem algum problema da criança nascer com problemas ?

    ResponderExcluir
  74. Oi Boa tarde meu tipo Sanguíneo é B+ e do meu esposo A+ , estou gravida tem algum problema pra o bebe ?

    ResponderExcluir
  75. Oiee. Bom dia..
    qeria sber. Meu tipo sanguineo e A negativo e do meu esposo e O positivo. Pode daar algum problema p meu bebe?
    De ja agradeco!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, quando seu bebe nascer e soubermos o tipo sanguineo dele, se for com Rh positivo como o pai, você tomará uma vacina para evitar problema numa proxima gestação. Durante o pre natal atual, você deve estar dosando o coombs indireto, que deve estar sempre negativo, a menos que você use a vacina na gravidez.

      Excluir
  76. sou rh o negativo tenho 2 filhos que nascerão com rh o negativo,o meu marido pai dos meus filhos é rh o positivo gostaria de saber se eu fizer um teste de dna pode acontecer do resultado dar errado pq eles nascerão com rh o negativo por favor estou com medo de fazer por causa do rh tem alguma coisa ha ver

    ResponderExcluir
  77. eu sou do sangue o- e meu marido e do o+ corro algum risco de ter dificuldade de engravida pelo tipo do nosso sangue ou ter aborto muito obrigado espero a resp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, o tipo sanguineo não interfere na fertilidade. O cuidado que você terá é, na gravidez, dosar o coombs indireto no sangue e quando o bebe nascer, se ele for positivo como o pai, você tomará uma vacina.

      Excluir