Ícones

sábado, 6 de agosto de 2011

A gestação e o tipo sanguíneo

Hemácias

Se todo mundo tivesse o mesmo tipo sanguíneo a vida seria mais simples...
Mas não é! Vocês sabem que existe sangue A, B, AB e O. Além disso ainda existe o sistema Rh positivo e o negativo. O grupo O é o doador universal. Todos as pessoas de qualquer tipo sanguíneo podem receber sangue tipo O. O tipo AB é o receptor universal (eu faço parte desse grupo, que bom! Mas espero nunca precisar dessa vantagem), ou seja, pode receber sangue de qualquer pessoa. Pessoas do grupo A só podem receber sangue O ou A, as do tipo B só recebem O ou B. Mas... o sistema Rh é independente disso tudo.

O que importa para a obstetrícia é o seguinte: existe a incompatibilidade ABO, quando a mãe tem tipo sanguíneo O e o bebê nasce A ou B. E a Incompatibilidade Rh, que ocorre quando a mãe é Rh NEGATIVO e o feto é Rh POSITIVO.

Na ABO, o sangue da mãe tem anticorpos contra o grupo A e B. Esses anticorpos atravessam a placenta e podem chegar à circulação fetal e destruir suas hemácias A e B. Essa destruição pode levar à anemia do feto e icterícia ao nascimento. Calma, o que observamos na prática é a ocorrência de icterícia (o bebê fica amarelinho), que nem acontece na maioria dos casos e é, na grande maioria das vezes, tratada com sucesso.

Curiosidade: no Brasil a maior parte das pessoas tem tipo sanguíneo O + (36%), seguido por A+(34%), depois O- (9%). Oito por cento das pessoas tem sangue A- e B+. AB+ = 2.5% da população. B- = 2% e AB- = 0.5%.

Incompatibilidade Rh: 5 a cada 1000 mulheres apresentam isoimunização materna. Ocorre quando a mulher for Rh negativo e o embrião ou feto for Rh positivo e o sangue deste atingir a circulação materna. Quando isso acontece desenvolve-se uma sensibilização materna que produz uma imunoglobulina que pode atravessar a placenta e atingir o feto. O próximo passo é haver destruição das hemácias fetais e, consequentemente, anemia fetal, alterações do fígado, do baço, insuficiência cardíaca e outras alterações como ascite, icterícia e hidropsia fetal, até o óbito, se nada for feito para evitar essa progressão. Essas alterações fetais são diagnosticadas por ultrassonografia, e acontecem a partir do terceiro trimestre de gestação.
Hidropsia fetal é o acúmulo de líquido no feto, como edema de alguns tecidos, derrame pericárdico, ascite e derrame pleural.
Vou tentar simplificar:
Depois do primeiro parto ou aborto, o sangue da mãe entra em contato com o sangue do feto e cria anticorpos contra o Rh do feto. Durante uma segunda gravidez estes anticorpos podem atravessar a placenta e  provocar a destruição das hemácias do sangue da criança (hemólise). A partir daí uma série de complicações na saúde do feto começam a surgir e pode levá-lo ao óbito.

Isoimunização materna pelo fator Rh. Como fazer para evitar o quadro? 

A gestante com Rh negativo e parceiro Rh positivo pode ter filho Rh positivo ou não. Então essa mulher deve realizar um exame de sangue chamado Coombs indireto, logo no início da gravidez. Se der negativo, tudo bem, não está sensibilizada. Se der positivo está sensibilizada.
Anemia hemolítica do recém-nascido = eritroblastose fetal.

Gestante não-sensibilizada (graças à Deus, a maioria dos casos): é possível descobrir o tipo de sangue fetal através de um exame de sangue que detecta DNA fetal na circulação materna. Quando se opta por não realizar o exame fetal ou quando este não é possível, repete-se o Coombs indireto outras vezes na gestação enquanto tiver resultado negativo.
Caso a paciente apresentar sangramentos, ou for submetida a qualquer procedimento invasivo, deve ser administrado uma vacina chamada Rhogam ou Mathergan, que contém imunoglobulina anti-Rh, por volta de 28-30 semanas de gestação.
Outra indicação para a vacina nesta época é quando a mulher relata abortos anteriores (que não se sabe o tipo sanguíneo do feto e o parceiro era Rh positivo) ou deu à luz a feto Rh positivo e não recebeu vacina anti Rh no pós-parto. Isso é mais comum quando a mãe Rh negativo teve o parto em casa ou na rua e não foi  para maternidade ou não recebeu orientação médica de que deveria se vacinar.
Quando a gestante não recebe a vacina na gestação, receberá a dose até 72h após o parto se o resultado do sangue do feto for Rh positivo com Coombs direto negativo. Isso é rotina em qualquer maternidade, pública ou privada.
O tipo sanguíneo do bebe é conhecido através do exame de sangue do cordão umbilical ao nascimento. Isso acontece em todos os nascimentos, independente de qualquer coisa. E, quando a mãe não faz pré-natal e não tem exame comprovando seu tipo sanguíneo também realiza este exame na maternidade. Por isso, não se preocupem, isso é feito de rotina.

Gestante Sensibilizada. Quando o Coombs indireto der positivo, avalia-se a gravidade do quadro, assim: leve, se a titulação for até 1/8, moderado até 1/128 e grave se acima de 1/256. Nesses casos a gestante passa por exames como o estudo da velocidade sanguínea na artéria cerebral média fetal, visto ao ultrassom com doppler. Esse exame pode detectar anemia fetal. Outro exame é o índice cardiofemural, que detecta insuficiência cardíaca inicial e anemia. Com estes exames alterados deve ser realizado outro exame chamado cordocentese para saber o grau de anemia fetal e decidir se há necessidade de transfusão sanguínea intra-útero nas gestações abaixo de 34 semanas. Nas gestações mais avançadas, o tratamento será neonatal (após o nascimento), que será adiantado.

Observações importantes:
Muitas vezes não se sabe qual o Rh do pai do bebê. Não há problema, porque quando o bebê nascer será submetido ao exame de qualquer forma. Se o bebê for positivo a mãe toma vacina. Quado não se sabe o sangue paterno, tratamos a gestação como se o feto fosse Rh positivo.

Se o pai também for Rh negativo, o bebê também será, logo, nada vai acontecer. Sem possibilidade de haver isoimunização e anemia hemolítica do recém-nascido.

O objetivo da mãe tomar a vacina no pós-parto é para evitar isoimunização numa futura gestação.

É muito importante que as mulheres Rh negativo submetidas a abortos espontâneos ou não, recebam a vacina.

Nas gestantes Rh negativo, sem sangramentos, ou história de falta de vacinação em gestação anterior, sem saber o tipo sanguíneo do feto atual, pode ser administrado a vacina na gestação ou não. A maioria dos obstetras deixam para vacinar ao nascimento. Mas quando tiver a história de sangramentos, abortos com parceiro Rh positivo, tipo sanguíneo fetal intra-útero positivo com coombs direto negativo, a conduta é vacinar na gestação.

Na primeira gravidez a sensibilização é muito pequena e não atinge o feto, por isso a maior preocupação é a partir da segunda gestação.

Já que estou falando de tipo sanguíneo e gravidez, veja:

Pais com sangue O: só podem ter filhos O
Pais com sangue A: podem ter filhos O ou A
Pais com sangue B: podem ter filhos O ou B
Pais AB: podem ter filhos A, B e AB
O com A: podem ter filhos O ou A
O com B: filhos O ou B
O com AB: filhos A ou B
A com B: filhos O, A, B e AB
A com AB: filhos A, B e AB
B com AB: filhos A, B e AB

obs: é raro, mas pode haver o falso O, portanto, se um dos pais for O com o outro B, por exemplo, e tiver filho A ou AB, o que seria impossível, pesquise o fenótipo de Bombaim, pois o que tem grupo O pode ser um falso O e ser, na verdade, A. Mas isso é muito raro!

197 comentários:

Anônimo disse...

olá estou gravida e gostaria de saber meu sangue é tipo A+ pois ainda não tenho certeza do tipo do pai mas acho que é O+ tem algum problema ? tem como saber que tipo de sangue tem meu bebê ? eu fazendo o exame de sangue completo tem como verificar isso? ocorre algum risco do bebê nascer com um tipo de sangue negativo ?
gostaria de saber a resposta meu email. alinesoffiatto@hotmail.com

Anônimo disse...

olá estou gravida e meu sangue é tipo O+, não sei o tipo de sangue do meu marido. pode haver algum problema pro meu bebê?
ou pra mim?

Dra. Fernanda Santos disse...

Pelo que vc escreveu não tem nenhum problema. Para saber o sangue do bebe durante a gravidez é preciso fazer um exame específico. Nao vem nos de rotina. mas no seu caso não é necessário...

Na verdade nem é necessário saber o tipo de sangue do marido... pois quando o bebê nascer saberemos o tipo dele. se vc é tem Rh positivo, não está no grupo de risco para a eritroblastose fetal. se é tipo O e o bebê tipo A, B, ou AB, por exemplo, o máximo que vai acontecer é ter um pouco de icterícia, cujo tratamento, nestes casos, é traquilo! não vejo motivo pra vc se preocupar... ok?

Anônimo disse...

Olá, estou gravida de 15 semanas, sou o- e meu marido tb, fiz 2 vezes o exame coombs indireto e o mesmo deu positivo 1/8 e o último 1/16 estou apavorada com medo de algo de errado está acontecendo com meu bebê.

Anônimo disse...

oi . Queria tirar uma duvida . Sempre quando fazia o exame de tipagem e grupo sanguineo o meu sangue dava O+ . Hoje estou gravida e o meu sangue deu A+ queria saber por q deu este resultado . Envie a resposta para o meu e-mail ; josilenecastro22@gmail.com

Anônimo disse...

ula o meu marido é o positivo e eu tambem te alguma complicaçao na gravidez?

Dra. Fernanda Santos disse...

Josilene, é bom vc repetir o exame, pois erros laboratoriais acontecem , mas o tipo sanguíneo mudar, não.

se vcs dois são positivos, tranquilo. no máximo incompatibilidade ABO, dependendo dos tipos sanguineos de vcs e do bebe, mas isso não é um problema, causa, no máximo uma icterícia leve, fácil de resolver.

quanto ao exame alterado, você deve acompanhar e fazer outros exames mais específicos para ver se está havendo mesmo alteração no feto. ok? seu obstetra tomará todo cuidado para dar tudo certo e pesquisar tudo direitinho!

Anônimo disse...

ola



eu e meu marido temos o mesmo tipo sanguinio o+, tem algum problema se eu engravidar , por termos o mesmo tipo de sangue.

Dra. Fernanda Santos disse...

nenhum problema!

Anônimo disse...

Sou do tipo sanguineo O positivo,meu marido e B positivo eu consigo engravidar?

Anônimo disse...

Olá...ja tive dois abortos por devido meu parceiro ser fator rh positivo e o meu negativo..tomei a vacina..agora o estou gravida de 6 semanas o meu parceiro e o negativo e sou A negativo ,fiz ultrasom porem nao levei na medica ainda ate então gravidez evoluindo bem! devo procurar um posto de saude pra tomar a injeção ou aguarda o pedido dos exames?quero muito ter esse filho estou com medo?

Patty disse...

Oi, Fernanda. Sera que vc pode me ajudar? Estou gravida de 27 semanas. Sou RH - e meu marido RH +. Ha mais ou menos um mes fiz um procedimento de amniocentese e um dia apos tomei a vacina anti RH. Esta semana fiz o teste de coombs indireto e deu positivo - 1/2. Estou muito assustada; é normal?? Obrigada e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Bom dia! estou gravida de 11 semanas, queria saber uma coisa, meu tipo sanguineo é A+ e eu nao sei do meu marido.

Vou ter algum problema na gravidez meu filho pode nascer com problemas??

elizangelareis-2009@hotmail.com

Anônimo disse...

OLA BOA NOITE.TOU GRAVIDA DE 11 SEMANAS ,EU SOU B RH- E MEU MARIDO É ORH-(D-). VOU TER ALGUM PROBLEMA NA GRAVIDEZ OU MEU BEBE PODE NASCER COM PROBLEMAS?

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se tem algum problema e qual sera o possivel tipo sanguineo e fator RH do meu Bebê. Eu sou AB+ e meu marido é O+. Obrigada.

Anônimo disse...

olá meu nome é Adriene,estou gravida de 4 meses e o meu tipo sanguíneo é O- e o do meu esposo é O+ gostairia de saber se isso pode ser prejudicial ao meu bebê.obrigada

Anônimo disse...

olá meu nome é genilda estou muito ansiosa porque eu já sofri dois abortos,e o meu tipo sanguineo é O+ e o do meus esposo é O-,será que é isso que não estou conseguindo,o que devo fazer? serà que eu devo desistir? ou será que esses abortos não tiveram nada havar com o tipo do sangue? obrigado...
email: genyartesa@hotmail.com

Adriana de Oliveira disse...

Oi, minha duvida é a mesma anterior, sou O+ e meu marido O-, podemos ter filhos sem problemas ?
Adriana.
adrianafigueiredo1000@hotmail.com

Jéssica disse...

O aborto não tem relação com o tipo sanguineo!

Anônimo disse...

olá minha esposa está gestante de 35 semanas e seu rh é negativo, é sua segunda gestação, ela tomou a rhogan com 30 semanas , até então o exame dela(coombis indireto) sempre deu negativo, porém o ultimo exame que ela fez após ter tomado a vacina deu positivo 1/1. Isso pode prejudicar o bebe ou até mesmo a minha esposa? O bebe corre algum risco de vida? Se alguem puder me responder, pois estou muito preocupado, um abraço wesley.

Anônimo disse...

OI BOM DIA MEU NOME É AIANNE ESTOU PENCANDO EM GRAVIDA SÓ QUE MEU GRUPO SANGUINIO É (A NAGATIVO)(A POSITIVO)É DO MEU MARIDO SERA QUE É POSSO EM GRAVIDA.ayanny.matheus@hotmail.com

Anônimo disse...

oi boa noite eu tenho uma duvida o meu grupo sanguinho é(O negativo)do meu primeiro filho é (A positivo)por motivo de negligencia durante a gravidez sobre os resultados do grupo sanguinho(disseram que eu era O positivo)depois de três ano descobri que o meu verdadeiro é(O negativo).gostaria muito saber o que fazer para a próxima gestação. vpb.22@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa NOite! sou AB+ e meu marido O- meu bebe terá algum problema?

obrigada

Unknown disse...

Olá, caso os dois tenham o tipo sanguineo A+ isso pode trazer algum tipo de complicação para o bebe?

Anônimo disse...

se a mãe e o pai tiver fator sanguinio negativos o bebe tambem será negativo, sendo assim não tera incompatibilidade com a mãe e não precisa-rá de facinação.

gladis disse...

Ola meu marido tem o sangue b+ e eu também teremos algum problema na gestação?

Unknown disse...

Há possibilidade de mudança de rh após as gestações?
Eu era A+ antes das gestações e passei a A- , repeti os exames e confirmou-se o A- isso é possível?
gentileza encaminhe a resposta pro email deboragonche@yahoo.com.br.
Obrigada

Anônimo disse...

Não tomei a vacina na primeira gestação e acho q estou grávida. O que faço???? Estou desesperada!!!!

Anônimo disse...

Me ajuda Fernanda!!!

Anônimo disse...

Eu e meu marido temos o mesmo tipo sanguineo ha algum problema?

Anônimo disse...

Me tira uma Dúvida!
Eu sendo A positivo e a mãe O positivo , o bebe pode ser B negativo

Anônimo disse...

Olá, estou grávida e meu tipo sanguíneo é O positivo e fator RH positivo e meu marido tem tipo sanguíneo AB positivo e fator RH positivo. Tem algum problema? Qual o tipo sanguíneo do meu filho?

Anônimo disse...

Ola e a minha primeira gestacao foi com um bb de hidropcia fetal eu gostaria de saber se tiver outro vai vim tbm...

Anônimo disse...

ola,

me ajuda...
estou gravida de 30 semanas, meu parceiro é A+ e eu sou O-
já tive um aborto e nao tomei nada..

a medica me passou essa vacina mas nao encontro em farmacia nenhuma, todas em falta..

estou desesperada..

se eu tomar a vacina só na hora do parto tem algum risco ???

Anônimo disse...

não, o bebe tem q ser A ou O

Anônimo disse...

oi meu esposo e a positivo e o meu e a positivo minha filha e o positivo pode acontecer

Anônimo disse...

olá, eu sou do tipo sanguineo o+ minha mãe é do tipo sanguineo o- e ela não tomou a vacina. Gostaria de saber se esse pode ter sido um dos motivos no qual eu tive um aborto? Pois não existe problema entre eu e meu esposo que temos o mesmo tipo sanguineo.
Se foi por isso, qual o procedimento devemos fazer????????????

Unknown disse...

Minha esposa esta gravida e no 7º mese o bebê morreu, o tipo sanguino dela é A-, que procedimentos devemos tomar para um futura gestação...

Anônimo disse...

Olá Fernanda Bom Dia, Me Chamo Suellem Estou Grávida de 12 Semanas, Eu Sou O + e meu Marido Tbm, Mais eu Fiz um Exame Completo e Deu que meu Grupo Sanguíneo é A e o Fator Rh + Mais oque Significa? Já que meu Sangue sempre Foi O +? Desde Já Obrigada! =D

Anônimo disse...

olá sou o- negativo e meu marido o + , tive minha primeira filha e o sangue dela é o + , e não tomeia vacina . tem algum problema se eu engravidar de novo ?

Anônimo disse...

OLÁ. MEUS PAIS SAO TIPO SANGUINEO A- (MÃE) COM O+ (PAI). MINHA MAE TEVE 4 FILHOS. O PRIMEIRO É DO TIPO A+, A SEGUNDA O+ E MEU IRMAO E EU TAMBÉM SOMOS O+. A FILHA DA SEGUNDO GESTACAO VEIO A FALECER DE LEUCEMIA. HA ALGUMA CHANCE DE HAVER FUTURAMENTE ALGUM PROBLEMA DE SAUDE DEVIDO AO TIPO SANGUINEO NAS DUAS ULTIMAS GESTACOES?

Anônimo disse...

meu tipo de sangue é o- e o da minha filha é o+ o do pai so pode ser de qual tipo de sangue.Há 5 anos tendo comprovar a paternidade da minha filha e não consigo ,já fiz na policia técnica e nada. sendo que não há outro suposto.grata por mim ouvir

Anônimo disse...

Sou tipo sanguíneo negativo, meu marido positivo. Nosso primeiro filho é o mesmo tipo que eu, A-. Não tomei a vacina e agora estou grávida novamente. Durante toda a gravidez o exame coombs indireto foi negativo. Minha médica receitou a imunoglobulina Anti-D com 28 semanas, tomei e agora o coombs indireto deu positivo. É normal?? Estou com 33 semanas e estou preocupada!

Anônimo disse...

sou O+ e meu marido é B+, tive gêmeos e meus filhos são A+ e AB+. Pode ter algum problema com eles por causa disso?

Unknown disse...

ola ... gostaria de saber eu estou gravida de 8 á 10 semanas ja e descobri que eu e meu esposo temos o mesmos tipo de sangue o+ ,e queremos saber se tem algum risco o bebe e durante a gravides e se também o bebe pode nascer com algum tipo de de doença por causa do mesmo sangue ... meu e-mail adrianavaz2011@hotmail.com .... por favor me responde obrigada

Unknown disse...

Ola eu sou rh negativo e meu marido rh positivo ante de descobrir issso tive 3perdas e agora acho q estou gravida novamente e estou com medo? por favor me ajude...

Anônimo disse...

Já fui imunizada em outras três gestações dois abortos e uma gestação normal estou gravida novamente necessito de uma nova imunização?

Unknown disse...

oi meu tipo sanguineo é A negativo e o do meu marido é O positivo e o da minha filha é O negativo e eu quero muito engravidar de novo mais tenho medo,vai aver alguma complicação por a minha filha nascer com O negativo? me responde to apavorada

Olívia Yamaguchi disse...

Olá!estou pesquisando sobre incompatibilidade ABO e encontrei seu blog...se for possível,gostaria de uma ajuda...sou O+ e meu marido A+.minha filha é A+ e precisou fazer 3 trocas de sangue após o nascimento devido alta taxa de bilirrubina (chegou a 33).O hematologista que cuidou do caso não aconselha que eu engravide novamente mas eu gostaria muito de ter outro filho.o que pode acontecer caso eu engravide?corro risco de morrer?quais as chances de eu ter uma gravidez sem riscos?agradeço sua atenção desde já.

Unknown disse...

ola alguem sabe esplicar qual o tipo saguineo e porq aparese o du positivo te tem alguma complicaçao pra doar ou receber sangue ou compatibilidade pra ter fillhos poso ter algum problema meu tipo sanguineo é vou por como aparese aqui G:sanguineo A RH negativo Du positivo

Anônimo disse...

minha mulher tem o sangue B- e eu sou A- podem ter filhos

Anônimo disse...

Boa tarde meu RH A- se já tenho uma filha que graças a Deus nasceu saldável, tomei a vacina após o parto e quero saber se eu engravidar de novo eu tenho que fazer algum tratamento, antes ou durante a gestação?
Obrigada!

Anônimo disse...

sou A - e meu esposo B + estou na segunda gestação , não tomei a vacina no primeiro parto e o bebe nasceu com RH +,fiz o teste de combs direto e indireto e deu negativo poderei tomar a vacina para prevenir doenças ou a perda do meu bebê?

Anônimo disse...

Olá meu marido tem o fator RH: O - e eu tenho A+ existe alguma chance do nosso filho nascer com algum problema?Por favor responda para o meu email:
aline.franca-@hotmail.com

Muitoo obrigada!Bjs

Anônimo disse...

Oie minha mae e so tipo O+ e meu pai e do tipo O- eu nasci com B+ isso e possivel?

Anônimo disse...

tenho dois filhos e so na terceira gestacao que descobre que rh A e negativo e du negativo , estou com 26 semanas de gestaçao e o exame coombs indireto graças a deus deu negativo , mais mesno assim meu medico passou martegam para eu tomar ,ele nao me explicou bem tem algum problema tomar?

Anônimo disse...

Sou o- e minha esposa b+ e ela está grávida, qual será o sangue de nosso bebê?
adilson-meira@bol.com.br

Anônimo disse...

\meu tipo sanguíneo e A- o do pai da minha filha é A+. Engravidei por acidente (mudança de remédio) e só tive consciência da gravidade depois, a médica me disse q a primeira gestação é mt difícil de ter algum tipo de reação, fiz todos os exames e td normal, coombs indireto normal até o fim da gestação. Enfim ela nasceu, td aparentemente normal, tomei a vacina td normal, tive alta 2 dias depois, no quarto dia de vida da minha filha ela voltou pro hospital pois a pediatra n fez exames na criança pois ela viu q foi a 1 gestação e confiou nisso, conclusão ela ficou internada 3 dias no uti e 7 dias na enfermaria tomando medicamentos, mas graças a Deus hj ela esta com 5 anos e não tem nada. Mas uma coisa esta me preocupando estou gravida de 2 meses e n sei como será essa gestação! Só Deus mesmo!

Anônimo disse...

meu tipo sanguineo é A- e o do meu marido A+ será que pode correr algum risco?
sendo que a dois anos tive uma gravidez ectopca e não tomei nenhuma vacina apos a cirugia.

Anônimo disse...

Ola eu to gravida de 3mes e o meu grupo sanguineo e B- e eu nao consigo alimentar o que faco

Anônimo disse...

Ola estou gravida de 16 semanas eu sou O+ e meu marido é AB+ estou na terceira gestação, meu medico pediu o exame de coomps indireto estou super preocupada o que pode acontecer com meu bebe, alguem pode me dizer se á algum risco.

Anônimo disse...

se eu sou o+, o pai ab+,mas o filho nasceu o+ ta certo isso

Anônimo disse...

Ola eu gostaria de tirar uma duvida ,tenho uma bebe de saguem O negativo .o meu e O negativo e do meu marido e O positivo .se caso na 2 gravidez ocorre riscos ? na 1 gravidez o medico falou que eu so precisava tomar a vacina se minha bebe fosse Opositivo mas ela nasceu O negativo sera que 2gravidez tem risco? ALGUEM SABE POR FAVOR .

Anônimo disse...

Ola Fernanda. Meu sangue é A negativo. Tive um aborto e não tomei a vacina. Quais os riscos na segunda gestação? Posso diminuir esses riscos?

Anônimo disse...

gostaria de saber quanto por cento de chace tenho de engravida de pessoas da mesmo tipo de sangue

Unknown disse...

ola minha filha e rh positivo ela eo pai dela,eu sou negativo estou gravida e nao tomei a vacina na maternidade,fiz o exame de coombs e deu negativo e agora?

Anônimo disse...

Fernanda, boa tarde. meu teste de commbs deu positivo 1:2 na primeira gestação. descobri agora aos 5 meses. Minha médica disse q é uma gestação de risco. Pode me dizer se meu bebê corre risco de ter eritroblastose fetal?

Unknown disse...

Estou gravidade de 14 semanas ,meu tipo de sangue é o+ e do meu esposo é b-,tem algum problema ?

Unknown disse...

tipo sanguineo da mae e A e do pai A e da filha e B

Unknown disse...

do pai e A mae A da filha B tem algum probrema

Anônimo disse...

Não tomei a vacina na primeira gestação e acho q estou grávida. O que faço???? Estou desesperada!

Anônimo disse...

Ola, estou gravida sou A - ! Que tipo de sangue meu marido tem que ser para minha gestaçao ocorre bem !

Anônimo disse...

negativo e um tipo de sangue raro se vc presiça de sangue sera muito difícil para achar o meo e o+( O POSITIVO0

Anônimo disse...

meu nome e rayane meu tipo de sangue e O+ e tomei a facina hpv a algum problema me respondam meu face e rayane gomes email rayanegomesr@gmail.com

Anônimo disse...

Meus pais tem como tipo sanguíneo o+ e o meu a+, alguma explicação?

Anônimo disse...

ola, meu tipo sanguíneo é A- e do meu marido é O+, tomei a vacina há onze anos e estou gravida de oito semanas, estou com mto medo tem algum risco? me respondam por favor!!

Efeito Fitness disse...

Óla,meu sangue é A - e do meu marido acho que é O +,mas eu ja tenho dois filhos q são RH+ e no meu ultimo parto meu combs indireto deu +,ainda existe alguma chance de eu poder engravidar sem riscos?
iris.samara1@gmail.com

Unknown disse...

O sangue b pode receber quais tipos de sangue?

Anônimo disse...

oi boa noite , estou gravida e eu e o pai do bb samos do mesmo sangue o positivo , tem algum problema da criança nascer com problemas ?

Unknown disse...

Oi Boa tarde meu tipo Sanguíneo é B+ e do meu esposo A+ , estou gravida tem algum problema pra o bebe ?

Isa e Rhaylson disse...

Oiee. Bom dia..
qeria sber. Meu tipo sanguineo e A negativo e do meu esposo e O positivo. Pode daar algum problema p meu bebe?
De ja agradeco!!

Anônimo disse...

sou rh o negativo tenho 2 filhos que nascerão com rh o negativo,o meu marido pai dos meus filhos é rh o positivo gostaria de saber se eu fizer um teste de dna pode acontecer do resultado dar errado pq eles nascerão com rh o negativo por favor estou com medo de fazer por causa do rh tem alguma coisa ha ver

Dra. Fernanda Santos disse...

em relação ao Rh, não há problema.

Dra. Fernanda Santos disse...

Oi Isa, quando seu bebe nascer e soubermos o tipo sanguineo dele, se for com Rh positivo como o pai, você tomará uma vacina para evitar problema numa proxima gestação. Durante o pre natal atual, você deve estar dosando o coombs indireto, que deve estar sempre negativo, a menos que você use a vacina na gravidez.

Dra. Fernanda Santos disse...

Luciane, nenhum! e parabéns!

Dra. Fernanda Santos disse...

nenhum, querida. Parabéns!

Dra. Fernanda Santos disse...

Iris, você recebeu a vacina durante sua ultima gestação? esse exame foi antes ou depois da vacina? e foi feito no pre natal?

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, se tomoua vacina na época, dificilmente você correrá algum risco. neste pre natal, seu medico vai lhe pedir o coombs indireto algumas vezes para se certificar de que esta tudo bem. Fique tranquila!

Dra. Fernanda Santos disse...

Rayane, não posso promoter entrar no email e lhe enviar a resposta por la, desculpe, por isso respondo: não há nenhuma relaçao entre vacina de HPV e tiposanguineo, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

olá, seu marido pode ter qualquer tipo sanguineo. a gestação vai ocorrer bem! se ele for com RH +, você fará exames de dosagem de coombs indireto na gestação. Se tiver algum sangramento terá que tomar uma vacina, também. Existem muitos recursos para evitarmos problemas, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Ola, desculpe não ter respondido antes. Estou retomando às atividades agora.. a essa altura do campeonato você ja deve estar tranquila, pois está fazendo os testes do coombs e verificando que está tudo bem, certo?

Dra. Fernanda Santos disse...

algumas vezes o laborator erra. Refaça o seu exame e peça para eles refazerem o deles também, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

O ou B. lá no post tem uma tabelinha com cada tipo, se quiser saber dos outros, ok?

Anônimo disse...

Ok! Mais é possível pais o+ terem filhos a +? Isso tem alguma coisa a ver com o o Fenótipo Bombaim?

Obrigada!

Anônimo disse...

Li algo referente a INCOMPATIBILIDADE do FATOR ABO, isso pode apesar de que o do meu pai também é O+? Estou em panico, será que sou mesma filha do do meu pai?

Anônimo disse...

eu sou do sangue o- e meu marido e do o+ corro algum risco de ter dificuldade de engravida pelo tipo do nosso sangue ou ter aborto muito obrigado espero a resp

Dra. Fernanda Santos disse...

olá, o tipo sanguineo não interfere na fertilidade. O cuidado que você terá é, na gravidez, dosar o coombs indireto no sangue e quando o bebe nascer, se ele for positivo como o pai, você tomará uma vacina.

Dra. Fernanda Santos disse...

não! isso não tem nada haver com paternidade!

Anônimo disse...

Fiquei sem atender, dizem que pais O+ só podem ter filhos 0+!
O meu é A+ o que pode ter ocorrido, isso é possível mesmo?

Dra. Fernanda Santos disse...

é que você falou de incompatibilidade ABO, que nada tem haver com paternidade. Também não disse o tipo de sangue da sua mãe. Só disse o do seu pai, então, não entendi a sua dúvida. Você esta querendo dizer que sua mãe e seu pai são O e você é A? Bom, tem que ver o exame de 1 de vocês 3 não está errado.. isso acontece com uma certa frequencia...

Anônimo disse...

Isso meus pais são O+ e eu A+. Isso já aconteceu antes?

Dra. Fernanda Santos disse...

com certeza.

stephanie salomao disse...

oi estou gravida sou O+ e meu marido AB+ tem algum problemaa??

Anônimo disse...

Ola meu sangue er A- e do meu esposo er O+ teria algum problema com meu bb,

Dra. Fernanda Santos disse...

não

Dra. Fernanda Santos disse...

não, se seguir os cuidados descritos no post, ficará tudo bem. bjs

Anônimo disse...

oi o meu grupo é o+ e do meu marido também é o+ , teria algum problema os dois grupo sanguino ter filho?

Anônimo disse...

Ola,estou gravida de tres mes e o meu rh é negativo,provavelmente o do meu esposo é positivo,ja tive uma gravides nas trompa estou muito preucupada pois ñ sei se a gravides nas trompa ja é considerada uma gestaçao

Dra. Fernanda Santos disse...

é considerada sim, assim como o aborto. mas fique tranquila. você fará exame de coombs indireto durante a gestação, para se certificar de que está tudo bem

Anônimo disse...

Boa tarde. Minha esposa e eu temos o mesmo tipo sanguíneo O+ porém nossa filha de 2 anos e 3 meses tem como tipo sanguíneo A+, ja repetimos os exames e o resultado foi o mesmo! Isso ocorre com que freqüência, não me sinto a vontade de conversar com ela.

Dra. Fernanda Santos disse...

vocês repetiram o sangue dos 3 ou so do bebe?

Dra. Fernanda Santos disse...

PESSOAL, ESTAREI AUSENTE ATE O DIA 05/11. PEÇO QUE, SE POSSÍVEL, AGUARDEM ATÉ ESTA DATA PARA FAZEREM SUAS PERGUNTAS PORQUE NÃO VOU DAR CONTA DE RESPONDER TODO O ACÚMULO, OK? (e vocês sabem que eu faço questão de responder uma a uma...) BEIJOS EM TODOS. MORREREI DE SAUDADES!

Anônimo disse...

Repetimos os 3.

Anônimo disse...

Sou A+ Meu marido A+ temos uma filha O+ ta ceerto???

Anônimo disse...

Estou desesperada nao tomei a vacina na primeira gestaçao e estou gravida novamente

Anônimo disse...

Me ajude nao tomei a vacina que deveria tomar apos a primeira gestacao e estou gravida o que faser

Unknown disse...

Oi Fernanda o sangue da minha esposa e A-e o meu também Ela já esta de 5 meses e Ela n tomou vacina. Meu filho corre augum risco.

Dra. Fernanda Santos disse...

ela nao tem indicação de tomar a vacina

Anônimo disse...

Ola fernanda eu gostaria de saber o que faser pois quando tive meu primeiro filho tinha que ter tomado a vacina pois o meu sangue é ab negativo so que nao tomei e estou gravida novamente por favor mi responde!!!!

Anônimo disse...

Boa Tarde Fernanda meu sanque é O- meu marido é A+ meu filho nasceu O+ ISSO É POSSIVEL ?

Anônimo disse...

ola.. estou querendo engravidar, meu tipo sanguíneo é o+ e do meu marido a+, porem estamos tendo um pouquinho de dificuldade. essa parte do grupo sanguíneo ser diferente ajuda nessa demora a conseguir engravidar?

Dra. Fernanda Santos disse...

ola! no seu caso, não..

Dra. Fernanda Santos disse...

neste caso, você fara o teste de coombs durante a gestação e todos devem estar negativos para mostrar que não está havendo nenhum problema na gestação. Vale tomar a vacina em torno de 28 semanas de gestação.

Anônimo disse...

Olá Fernanda!! tive um aborto há +ou- dez anos, e na época não tinha conhecimento dessa questão do RH-, e não tomei a vacina, hoje estou grávida de 7 semanas.

Anônimo disse...

Se os dois são de Rh negativos não tem problema, o perigoso seria se a mulher fosse de Rh negativo e o homem de Rh positivo, ai sim teria risco de eritroblastose fetal.

Anônimo disse...

Sim, e seus filhos terão tipos sanguineos B ou O

Unknown disse...

To gravida sou o negatuvo e meu marido e b positivo gostaria de saber q risco tem?

Anônimo disse...

Ola meu rh deu negativo e meu marido é a negativo tem algum problema? Estou desesperada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá meu rh é A - e do meu marido O+ ano passado tive um aborto espontâneo, tomei a vacina no dia seguinte da curetagem queria muuuito engravida esse ano mais tenho medo de perde novamente. Minha medica pedio pra que eu espera se 1 ano para começar a tenta novamente. O que a sr dr Fernanda acha ? Corro algum risco ? Espero que vc responda. Obg e bnoite.

Anônimo disse...

Olá meu rh é negativo e o do meu marido é positivo, tivemos o primeiro filho rh positivo e agora estou esperando o segundo. O hospital em uqe fiz o parto do primeiro filho não aplicou a vacina. Fiz um coombs no início da gestação deu negativo e fiz um agora na 33 semana deu negativo, gostaria de saber se está tudo bem ou se haverá alguma complicação no parto em decorrência disso.

Anônimo disse...

Olá Fernanda , meu nome é Yasmin , estou tentando engravidar a um ano e agora a pouco descobri que o tipo sanguíneo do meu marido é A positivo e o meu é O negativo tem algum problema ? Me ajuda , já estou com medo de não poder engravidar :/

Anônimo disse...

Oi o meu nome e liliana,estou na segunda gravidez, segundo trimestre na primeira gravidez o teste de coombs deu sempre negativo, nesta segunda gravidez da posito, repeti o exame e continua positivo, como e possivel o combs indireto ser positivo se eu sou A positivo?havera algo errado com o bebe?

Anônimo disse...

Ola,meu sangue e A- e do meu marido e A+,temos uma filha com sangue A-,qual o problema para o segundo filho.Obs,não tomei nenhuma injeção

Unknown disse...

Meu sangue e o+ e o meu marido e o- tem algum problema

Unknown disse...

Meu sangue e o+ e o meu marido e o- tem algum problema

Unknown disse...

Ola, sou A- e meu marido A+, estou querendo engravidar, preciso realizar algum exame ou procedimento antes de engravidar? Ou somente faço esse exame na gestação junto com a vacina? Existe algum risco antes disso?

Unknown disse...

ola´, sou O negativo e o meu marido e B positivo e descobri essa semana ja e minha segunda gestaçao e nao me lembro se eu tomei a vacina na primeira gestaçao estou de 36 semanas , sera´ que tem algum risco .. obgd

Dra. Fernanda Santos disse...

ate pode, sim, é pra isso que a vacina deve ser feita na gestação anterior, mas calma. seu medico vai monitorizar esse problema com exame de coombs indireto durante a gravodez e vai lhe prescrever a vacina no terceiro trimestre de gravidez

Dra. Fernanda Santos disse...

não precisa. o exame é feito na gestação. vacina tb

Dra. Fernanda Santos disse...

nenhum

Dra. Fernanda Santos disse...

qual foi o motivo do seu teste?

Dra. Fernanda Santos disse...

ESTA TUDO OTIMO

Dra. Fernanda Santos disse...

não sei qual motivo da espera... sua medica deve saber.. em condióes usuais se aguarda de 2 A 3 ciclos menstruais pra engravidar novamente

Dra. Fernanda Santos disse...

não, da uma lidinha no post pra vc entender o que deve ser feito, ok? seu obstetra vai cuidar para que fique tudo bem

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tem 25 dias que tive um aborto retido (segunda gestacao) e não deu tempo para tomar a vacina.
É viável fazer o exame coombs indireto antes da próxima gestacao?

Anônimo disse...

Olá, Fernanda tudo bem com você? me ajude por favor, tive duas gestação perdi no 2mes, agora estou gravida novamente de 3 meses. Eu quero muito ter esse bebe poder pega-lo no colo e dar para ele todo o amor que tenho no meu coração, o RH do meu marido é "A" POS é o meu é "O" POS pode trazer algum problema para o meu filho? o que eu devo fazer? meu face é ninapaixao2016@hotmail.com, Obrigado fica com Deus....

Anônimo disse...

a minha obstetra pede sempre este exame independentemente do tipo de sangue dos pais. entre tanto já descobri que o anti corpo que esta a reagir é o E e que a única coisa que se pode fazer é fazer um control mais apertado da gravidez pois há o risco do bebe nascer com anemia. aquilo que me foi dito é que o meu caso é muito raro e por isso não a grandes informações nem estudos sobre isto. no entanto continuo sem perceber o que pode acontecer ao bebe se ele nascer com anemia e quais as implicações disto na saúde dele.

Anônimo disse...

Adorei este saite

Anônimo disse...

Meu sangue é o negativo e meu marido b positivo podemos ter filhos ou não?

Anônimo disse...

Olá tudo bem? Fiquei curiosa em saber se sua gravidez deu tudo certo.

Anônimo disse...

Kelly, deu tudo certo?

Anônimo disse...

Olá! Deu tudo certo?

Unknown disse...

Olá! Meu sangue é A - e minha filha nasceu c O+ o mesmo do pai eu não tomei a injeção na primeira gestação e quero engravidar novamente. Posso engravidar? O que devo fazer?

Anônimo disse...

Olá meu tipo sanguíneo e o- e o do meu marido e b+ eu fiz o Coombs indireto e deu o+ queria saber se isso significa alguma complicação no meu parto...obrigada pela atenção

Anônimo disse...

Olá minha esposa é A negativo e sou A positivo ela tevi o primeiro aborto e não tomou a vacina ela pode engravidar novamente sem problema?

Anônimo disse...

NORMAL
A+A PODE SER B SIM

Anônimo disse...

Meu pai O e minha mãe O, nasci com sangue AB+, isso é possível?

Anônimo disse...

OI FERNANDA TUDO BEM ?

MEU SANGUE E O NEGATIVO E MEU MARIDO O POSITIVO.
HA 2 MESES PERDI O BEBE EU FIZ UMA CURETRAGEM E TOMEI A VACINA, APOS UM MES ENGRAVIDEI NOVAMENTE E NAO TOMEI A VACINA. O QUE DEVO FAZER AGORA SE EU QUIZER ENGRAVIDAR NOVAMENTE ?
AGUARDO RETORNO. OBRIGADA

Unknown disse...


Oi sou sabrina gostaria de explicar oque ouve comigo e quero que vc me ajude a entender oque ouve (eu tenho o sangueO-e meu marido abpositivo)
Minha primeira gestação estava de cinco meses quando o meu bb paro de mecher achei estranho pq ele mechia muito mais fiquei asustada e ainda esperei tres dias para fazer uma ultra son e descobri que ele ja estava morto era um menininho depois fui na naternidade enduziram o parte e tive ele nem estorou a bolsa e depois fiz a curetage.
Depois de 4 meses eu descobri que estava gravida dinovo fiquei muito feliz mais estava preocupada pq sentia muita dor nas costas e ai fui no ginicologista e ele me passo uma ulta e quando fiz deu gravidez anenbrionaria fiquei super confusa mais dai o medico explico que era quando o feto nao se formava ai fiquei mesnos triste, agora preciso saber se posso engravidar a e eu tonei a engecao as duas vezes pode me esplicar.


Anônimo disse...

Ola Fernanda!!! Tenho um filho de 10 anos quando ele nasceu teve que ficar tomando banho de luz uns 10 dias no hospital , meu tipo de sangue e o+ e do meu marido b+ ele nasceu com sangue b+ to querendo muito engravida de novo porém to com muito medo não tomei nenhum vacina tem alguma chance do meu bebe nasce doente...

Kelly disse...

Ooi ferndanda boa tarde . tenho uma duvida tive minha primeira filha não tomei a injeção anti D então queria sabe se pra mim engravidar de novo eu tenho que tomar ela , vou ter uma gravidez tranquilo ?

Kelly disse...

Ooi ferndanda boa tarde . tenho uma duvida tive minha primeira filha não tomei a injeção anti D então queria sabe se pra mim engravidar de novo eu tenho que tomar ela , vou ter uma gravidez tranquilo ?

Unknown disse...

meu namorado nasceu de 7 meses, corremos algum tipo de risco se acaso tivermos uma gravidez futura? tipo, nascer de 7 meses tbm ou gêmeos?

Anônimo disse...

oi bom dia estou gravida e meu tipo de sangue e O positivo e o do meu marido tambem o meu bebe vai nasce saldavel agradece regina

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Fernanda, meu nome é mariana. preciso muito da sua ajuda...
Eu sou Rh- e meu marido Rh+, tenho uma filha de 8 anos já mas, por negligencia nao tomei a imunoglobulina no primeiro parto, e agora na segunda gravidez estava tudo bem com meu bebe e meu coombs positivou, fizeram meu parto com 37 semanas, meu bebe nasceu bem, apenas com desconforto respiratorio, depois teve ictericia, melhorou evoluiu pra obito no quinto dia o motivo q colocaram na DO foi: choque distributivo, coagulação intravascular disseminada e a isoimunização, nasceu 26.08 e faleceu no ultimo dia 31. estou sofrendo demais, sofro pelo obito do meu bebe e por medo de nao engravidar de novo, meu esposo nao tem filhos, minha filha é de um relacionamento anterior... enfim gostaria de saber como proceder quando eu quiser engravidar de novo, se tem um serviço especializado, se eu vou poder engravidar e se tem um serviço onde posso procurar para prevenir. desde já agradeço. meu email maryana_eduarda@hotmail.com

Nayara disse...

Bom dia eu e meu esposo temos sangue o+ e meu segundo filho consta AB+ isso é possível? Tem algum risco Pro meu BB?

Anônimo disse...

Boa noite estou grávida de 6 meses e sou B+ e meu marido O- tem algum problema pro meu bebê, meu médico nem perguntou o tipo do sangue do meu marido mas falaram que tenho que avisar.... Não sei o que fazer? Pode me ajudar?

Maysa disse...

Olá estou gravida de 11s e 5 dias, meu sangue é o- e meu marido o+ , meu primeiro bebe faleu e que me lembro não tomei a injeção, mais que me lembro ele era - , estou com medo meu bebe corre algum risco ? Obrigada

Maysa disse...

Olá estou gravida de 11s e 5 dias, meu sangue é o- e meu marido o+ , meu primeiro bebe faleu e que me lembro não tomei a injeção, mais que me lembro ele era - , estou com medo meu bebe corre algum risco ? Obrigada

Unknown disse...

Olá sou rh- e meu esposo rh+ e meu filho DE cinco anos é rh+ tomei a vacina a TREZ MESES tive um aborto espontâneo e agora to grávida de quatro semanas to com medo de perder novamente me ajudem!

Unknown disse...

Olá sou rh- e meu esposo rh+ e meu filho DE cinco anos é rh+ tomei a vacina a TREZ MESES tive um aborto espontâneo e agora to grávida de quatro semanas to com medo de perder novamente me ajudem!

Unknown disse...

Olá!
Eu sou A- e meu esposo A- também. É necessário tomar a vacina? Quanto tempo antes? e não corremos nenhum risco ? Beijos

Unknown disse...

Olá.
A.quase dois meses.atrás tive um aborto espontâneo e tomei a vacina devido meu sangue ser. negativo e do pai positivo agora to grávida novamente ...fiz o exame coombia e deu positivo fui na médica ela disse q e arriscado mais a positividade pode ser da vacina . e comprovando ficaremos mais tranqüila aguardaremos 4 a 5 meses ta correto ne?

Unknown disse...

Olá.
A.quase dois meses.atrás tive um aborto espontâneo e tomei a vacina devido meu sangue ser. negativo e do pai positivo agora to grávida novamente ...fiz o exame coombia e deu positivo fui na médica ela disse q e arriscado mais a positividade pode ser da vacina . e comprovando ficaremos mais tranqüila aguardaremos 4 a 5 meses ta correto ne?

valeria sousa disse...

Ola, estou com 10 semanas de gravidez anembrionada ou ovo sego, vou ter que fazer curetagem, sendo o meu sangue O- e o do meu esposo é O+, gostaria de saber se tem algo relacionado e se preciso tomar a vacina, e quando devo toma-la. Por favor me ajude, estou apavorada.....

valeria sousa disse...

Tambem gostaria de saber se a mae sendo O- e o pai O+ se o filho tem possibilidade de nascer deformado (com deficiencia fisica) ou com alguma sindrome?

Alexandra disse...

Meu nome é Alexandra tenho 39 anos estou sensibiliza tenho o sangue O - minha 5 gravidez meu Combs indireto deu positivo 1 / 64 fiz outro nesses dias e deu 128 .Estou preocupada.

Alexandra disse...

Meu nome é Alexandra tenho 39 anos estou sensibiliza tenho o sangue O - minha 5 gravidez meu Combs indireto deu positivo 1 / 64 fiz outro nesses dias e deu 128 .Estou preocupada.

Alexandra disse...

Esqueci de mencionar que estou de 14 semanas e 3 dias

Alexandra disse...

Esqueci de mencionar que estou de 14 semanas e 3 dias

Alexandra disse...

Meu nome é Alexandra tenho 39 anos estou sensibiliza tenho o sangue O - minha 5 gravidez meu Combs indireto deu positivo 1 / 64 fiz outro nesses dias e deu 128 .Estou preocupada.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se é possivel o coombs indireto dando positivo, se o bebe pode nascer saudavel? Sera que os anticorpos sempre ultrapassam a placenta ou somente em casos especificos?

Anônimo disse...

ola...meu sangue é A- e do meu marido é AB+ engravidei fazem 2 anos e perdi o bebe com 6 semanas... não me deram a vacina, e agora quero engravidar novamente..tem algum risco de perder o bebe novamente?? o que devo fazer pra isso nao acontecer??

Mundo catolico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mundo catolico disse...

oa tarde minha esposa e O - e eu sou O + nossa primeira filha naiceu O - e meu segundo filho naiceu O + ela tomou uma vacina sera q tem problema dela querer engrvida no futuro.

Unknown disse...

BEM ESTOU PENSANDO EM ENGRAVIDAR.... JA TENHO UMA FIHA SOU FATOR O- E MINHA FILHA O+ EU TOMEI A VACINA APOS O PARTO POREM EU TIVE UMA PERCA E NÃO SEI O TIPO SANGUINEO DO FETO ...... O QUE DEVO FAZER ?????

Unknown disse...

Oi Fernanda sou o negativo meu marido b negativo mas nossa filha nasceu positiva isso é possivel

Unknown disse...

Oi Fernanda sou o negativo meu marido b negativo mas nossa filha nasceu positiva isso é possivel

anonimo disse...

ola fernanda por favor me tira uma duvida sou o negativo e meu marido e o positivo tive duas gestasoes da primeira nao sabia o meu tipo sanguineo e perdi o meu bebe, mas da segunda soube tive uma gravides meio dificil tive sangramento mas correu tudo bem no nacimento da minha filha o tipo sanguineo dela e o positivo como do pai e tomei a vacina apos o parto anove anos atras queria saber se posso em gravida novamente puis queria muito ter outro bebe,eu e o me bebe corremos algum risco ou nem devo tentar essa gravides espero resposta anciosamente





Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se tem algum problema pro meu bebê sendo eu a mãe A+ e o pai A-

Unknown disse...

Ola meu sangue e A possitivo e do meu marido tambem e A possitivo, tem algum perigo do meu bb nascer com poblema?

Unknown disse...

Ola meu sangue e A possitivo e do meu marido tambem e A possitivo, tem algum perigo do meu bb nascer com poblema?

Dra. Fernanda Santos disse...

olá! nenhum problema.

Dra. Fernanda Santos disse...

olá! nenhum problema.