Ícones

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aborto, a situação que ninguém quer passar




 Nem sempre as coisas saem como planejamos. Algumas vezes a gravidez tem um desfecho inesperado: o abortamento. Tem gente que pensa que aborto é sempre quando se provoca a perda do feto. Não é verdade. Aborto é quando se perde um bebe até 20 ou 22 semanas de gestação ou o feto pesando menos de 500g. Existe aborto provocado, considerado crime no Brasil, e o espontâneo.

Cerca de 40% das mulheres perdem um bebê em algum momento da vida. A maioria dos abortos acontecem por alterações cromossômicas no desenvolvimento do embrião, logo no comecinho da gestação.  As alterações cromossomiais podem ser entendidas como um defeito na fabricação. Não que a fábrica seja ruim mas, às vezes, o controle de qualidade de uma excelente fábrica falha, então, mesmo o casal saudável pode "fabricar" um embrião com defeito incompatível com a vida e a natureza trata de resolver a situação fazendo a mulher abortar. Algumas doenças, infecções ou acidentes graves também podem provocar perdas fetais. Em casos de intoxicação materna onde a mulher é gravemente atingida também pode ocorrer o aborto. Causas hormonais (baixa de progesterona, hormônio importante para manter a gravidez) também são causas comuns.

Vocês já devem ter ouvido falar em vários tipos de aborto: aborto inevitável, completo, incompleto, infectado, retido, habitual, aborto molar e aborto tubáreo.

Aborto inevitável: quando acontece sangramento uterino com o orifício interno do colo dilatado, especialmente se também houver perda de líquido amniótico. Pra mim esse é um dos tipos mais difíceis de lidar devido a fatores emocionais, legais, médicos e religiosos, pois muitas vezes o feto está vivo. O obstetra sempre fica numa situação difícil. Sem líquido nessa idade gestacional é praticamente impossível que o feto se desenvolva. Se ele nascer, não sobrevive. Esperar o óbito fetal espontâneo para depois fazer a mulher abortar? Quanto tempo isso pode levar? Se permanecer com a bolsa rota por muito tempo pode provocar uma infecção no útero. Decidir a conduta nesses casos é sempre complicado.

Aborto Incompleto: Quando a mulher engravida, se formam dentro do útero: a vesícula vitelínea, o saco gestacional, o embrião (que depois se torna feto). No aborto incompleto a mulher apresenta sangramento e quando faz a ultrassonografia já não tem mais embrião (que já havia aparecido em ultrassonografia anterior) ou o saco gestacional. Como permanecem restos ovulares dentro do útero, é necessário fazer uma raspagem cirúrgica, que pode ser por curetagem ou aspiração manual à vácuo.

Aborto Completo: nesse caso não há necessidade de tratamento cirúrgico, pois a ultrassonografia revela que não há restos embrionários ou fetais dentro do útero (já saiu tudo). Se resolveu sozinho.

Aborto Retido: quando ainda está tudo lá dentro, embrião e saco gestacional. A gestação pára de evoluir. Na maioria destes casos a mulher passa a sentir cólicas e sangramento dias ou semanas depois da parada de evolução da gestação e elimina o embrião / saco gestacional durante o sangramento, deixando de ser  aborto retido e passando a ser incompleto. Para o aborto retido, podemos esperar que este se torne incompleto para realizar curetagem (essa espera pode ser cruel para a mulher, mas é prudente, já que minimiza riscos de uma curetagem num colo fechado e não é risco para infecções -que é sempre a dúvida das pacientes); usar medicações vaginais para dilatar o colo (quando disponíveis) pode levar dias e a paciente deve estar internada durante todo o processo; fazer a aspiração à vácuo. Tudo depende da idade gestacional no diagnóstico e das condições clínicas da paciente.
Outra forma de aborto retido é o Ovo cego, ou gestação anembrionada (quando se forma o saco gestacional, mas não se forma a vesícula vitelínea, o embrião ou batimentos cardíacos após 6 semanas de gestação)

Aborto molar: a Mola Hidatiforme pode ser completa, quando não se forma saco gestacional e embrião, e parcial, quando a gestação se desenvolve junto com a Mola. (esse assunto é complexo, prefiro em falar em outro post)

Gestação ectópica: quando a gestação acontece na trompa, no ovário, no colo do útero ou no abdome. Destas, a mais comum é nas trompas. Não dá para o embrião se desenvolver nestes lugares, então, evoluem para o aborto. O tratamento é cirúrgico, mas em alguns casos, adota-se a conduta expectante com medicamentos. A gestação abdominal, rara, até pode evoluir, mas é cheia de complicações maternas e fetais. Até hoje já vi um único caso, há anos.

Aborto infectado: Quando o abortamento evolui com infecção, claro. Acontece quando há manipulação uterina, levando bactérias daqui de fora para dentro do útero. Na maioria das vezes acontece no aborto provocado.

Aborto Habitual: quando a mulher tem mais de duas perdas seguidas pelo mesmo motivo.
Quando há necessidade de tratamento cirúrgico para o aborto, indicamos a Curetagem uterina ou o AMIU (aspiração manual intra uterina, à vácuo). Vocês sabem como são realizadas?

Ambos são procedimentos cirúrgicos, realizados com a paciente deitada na posição ginecológica (a mesma que se faz preventivo), com anestesia geral e dura poucos minutos. Todo mundo pergunta se vai sentir dor. Não, não vai porque recebe anestesia. Em ambos os casos pode ser necessário dilatar o colo do útero com Velas (foto abaixo).

Velas para dilatação do colo
Ao término, a paciente sai acordada e ainda com soro e medicamento para manter o útero contraído. Após algumas horas a mulher pode receber alta e orientações de repouso por alguns dias.






Pinça coletora usada na curetagem
Na Curetagem (não é "coletagem") o médico usa o espéculo vaginal para identificar o colo, uma pinça para fixar o útero e instrumentos de ferro que capturam o material que deve ser retirado e outro para raspar o útero por dentro até perceber, através de seu tato, que já pode terminar o procedimento. Tem como complicação principal a perfuração uterina, rara em mãos experientes. Porém, não é tão incomum ainda permanecerem restos, o que indica necessidade de novo procedimento. Isso pode acontecer por vários motivos, mas o principal é que se trata de um procedimento às cegas, ou seja, o médico não tem a visão interna do útero. Úteros volumosos, com malformações ou com infecção também são fatores de risco para perfuração. Falar em perfuração parece ser assustador, não é mesmo? Mas na maioria das vezes esse problema se resolve com medicamentos que aumentam a contração uterina, mantendo a paciente em observação sem necessidade de cirurgia abdominal.

AMIU
AMIU, é a aspiração manual intra-uterina. A curetagem através desta técnica é ideal para colos fechados e aborto retido precoce (bem no iniciozinho da gestação). Também tem risco de perfuração e deixar restos, pelo mesmo motivo da curetagem convencional, mas como a cânula do AMIU não fica raspando na parede interna do útero (endométrio), o risco de causar sinéquias, que deixam a mulher sem menstruar ou com menstruação irregular, diminui. O que são sinéquias? Quando partes do revestimento interno do útero se "colam" porque essas partes ficaram desnudas de endométrio. Isso causa irregularidade menstrual ou ausência desta.  Por isso é importante ficar de olho no tempo que vai levar para a mulher voltar a menstruar depois de uma curetagem.


Como muitas mulheres passam por uma perda fetal na vida e sempre tem muitas dúvidas sobre o assunto, resolvi trazer esse assunto para o blog. Espero ter esclarecido as dúvidas mais comuns. Falar de aborto é chato. Aborto já é uma palavra muito feia. Ninguém gosta de passar por isso. Nem as pacientes, familiares nem os médicos. Erra quem pensa que é fácil o médico dar esta notícia à paciente. Pra gente não é tudo igual. Por outro lado, alguém nesta história tem que ter os pés no chão e manter o controle da situação. Mesmo quando isso acontece com uma pessoa próxima (frequentemente me deparo com esta situação) eu tenho que manter uma postura mesmo que esteja arrasada. Está todo mundo triste. Imagine se eu entrar nesse clima e chorar junto! Tento sempre fazer com que a situação se torne amena, usando meu conhecimento médico que o paciente não tem, e não deixar que a emoção me faça tomar condutas manipuladas pelo psicológico meu ou da paciente. Essa é a parte difícil: fazer a paciente entender que a conduta ideal para ela nem sempre é a que ela queria que fosse.

Por fim eu queria passar uma mensagem: se isso aconteceu ou está acontecendo com você, você não está sozinha nisso. Milhares de mulheres passam pela mesma situação, que não escolhe família, raça, credo, situação financeira ou personalidade para acontecer. Às vezes não era a hora e a gente não sabia. A maioria das mulheres que experimentaram uma perda recebe a glória de gerar um filho lindo e saudável e realizam o sonho da maternidade.






186 comentários:

Anônimo disse...

Onde estão os comentários anteriores???

Dra. Fernanda Santos disse...

então! fiz até um post sobre isso, eu simplesmente não sei o que aconteceu!!!!! sumiram! acho que fiz uma burrice aqui e apertei uma tecla que não devia ter clicado... fiquei muito chateada. e não sei se tem como resgatá-los!

Anônimo disse...

Olá Dra. Fernanda,meu nome é Mara,
passei por essa experiência á alguns dias, muito triste...e tinha algumas dúvidas sobre o que tinham "feito em mim", mas agora está tudo claro pra mim obrigada e parabéns pelo blog. Muito bom...

Dra. Fernanda Santos disse...

Obrigada!!!!!! bjs!

Unknown disse...

Olá Dra.
Meu nome é Fernanda Tb. e estou passando por uma experiencia muito difícil, essa semana fui fazer minha 1º ultrassom e o medico disse que existem 2 possibilidade (posso ter ovulação tardia ou o feto parou de desenvolver em 6 semanas) era para eu estar de 9 semanas, fui procurar meu ginecologista e o mesmo disse que não há chance nenhuma do feto estar vivo. e ainda não tive sangramento. mas mesmo assim quero fazer outra ultrassom, ja marquei para a semana que vem mas essa ansiedade está me matando... não tenho conseguido nem dormir... se aguem ja passou por essa experiencia me escreva. bjs

Anônimo disse...

Olá Doutora, gostaria de saber se quanto tempo depois de uma curetagem q menstruação volta ao normal. Faz 40 dias que fiz uma e minha mentruação ainda não veio, é normal?

Dra. Fernanda Santos disse...

em 40 dias já deve voltar! se não acontecer, vc deve realizar uma histeroscopia para ver se formou alguma sinéquia. neste mesmo momento a sinéquia será retirada, se for o caso.

Dra. Fernanda Santos disse...

infelizmente essa situação é muito comum. o embrião pode mesmo parar de se desenvolver. o diagnóstico é através de USG e até do beta hcg. ele começa a cair em caso de aborto. No aborto retido vc só começa a sangrar semanas depois do ocorrido. nesta próxima US que vc fará irá tirar essa dúvida, se a gravidez evoluiu mesmo ou não.

Unknown disse...

ola Dr Fernanda santos
meu nome também é Fernanda, bom olha minha mestruação esta atrasada,ja uns 6 dias só que ela desceu agora, com um pedaço de saco sangue pisado sabe? olha ñ sei será q eu estava gravida
bom a minha sempre atrasa, mas achei estranho, vou fazer uma ultra transvaginal para sabe o que ouve, mas a atendente disse que pode ser uma aborto espontâneo

mary disse...

ola DRA, tive um aborto retido ha 48 dias, no 20º dia apos aborto comecei tomar pilula, aos 40 dias menstruei e no meio da menstruação tive uma dor muito forte e saiu algo estranho, cheguei a pensar que fosse o feto mas como fiz curetagem descartei a possibilidade, levei ate ao medico e ele me disse que era o endometrio e que isso era normal apos o aborto, assim como coaglos(que não tive), mesmo assim fiquei preocupada pq ao 5] dia de menstruação voltei a tomar pilula (ha 4 dias)e ainda permanece um sangramento bem pequeno e tenho colicas. é normal sair o endometrio??? e tero colicas apos essa "expulsao"???

Unknown disse...

Olá Dra Fernanda,
Passei por uma curetagem há 15 dias (devido a aborto retido com 9 semanas)me sinto bem mas ainda sai um pouco de corrimento escuro, as vezes com sangue. Após quanto tempo posso voltar a ter relações sexuais? Faço uso de metformina para os ovários policísticos, quando posso voltar a tomar? Obrigada.

Unknown disse...

boa noite meu nome é marisa eu tenho lido muito sobre bolsa rota mas ñ sabia que era tao grave. pois tenho um filho de 5 anos que pelo que tenho me informado é um milagre estar vivi pois fiquei 20 dias de bolsa rota ele nasceu ficou 24 horas sem diagnostico de uma infecçao pulmonar e depois foi pra uti ficou 16 dias internado e hoje é muito saudavel graças á deus mas gostaria de saber o que causa bolsa rota se fiz todos os exames pre natal e nada foi diagnosticado bjss obrigada

Anônimo disse...

OIE DRa MEU NOME É CHAYANNA E GOSTARIA QUE VC DESSE UMA AJUDA NO MEU CASO QUANDO EU ESTAVA COM 16 SEMANAS EU PERDI TODO O LIQUIDO AMNIOTICO E NAO ENTREI EM TRABALHO DE PARTO TODOS OS DIAS ESCUTO O BCF E O MEU NENEM ESTA COM BATIMENTOS BONS FAÇO O HEMOGRAMA DE 2 EM 2 DIAS E NENHUMA INFECÇAO FOI CONSTATADA QUANDO ESTAVA DE 19 SEMANAS E 4 DIAS FUI ORIENTADA A INDUZIR O PARTO CONCORDEI ENTAO FIQUEI 3 DIAS EM UM HOSPITAL INDUZINDO O TRABALHO DE PARTO COM OXITOCINA E NADA NAO DEI SE KER UMA COLICA E MEU BEBE AINDA CONTINUAVA VIVO DAI GANHEI ALTA E EM SEGUIDA FIZ UM ULTRASSON JA COM 20 SEMANAS E MEU BEBE ESTA BEM EU JA FIZ MAS DE 8 ULTRASSON E ELE CONTINUA SE DESENVOLVENDO NORMAL MAS SEM O LIQUIDO EU FIZ O MORFOLOGICO Q E DEU Q O NENEM ESTA BEM DEMAIS SEM NENHUMA MA FORMAÇAO COM AS MEDIDAS EM DIA O DBP=3.9CM,A CIRCUNFERENCIA CRANIANA=16.6CM,CIRCUNFERENCIA ABDOINAL=17.2,O COMPRIMENTO FEMURAL=2.9CM E O PESO= 355G.EU ESTOU FAZENDO UM ULTRA TODA SEMANA Q CONSTA Q O MEU BEBE ESTA SE DESENVOLVENDO JA TEM 30 DIAS QUE EU ESTOU SEM O LIQUIDO AMNIOTICO E O MEU NENEM AINDA ESTA VIVO COM EXLENTES DIAGNOSTICOS O Q DEVO FAZER PQ O MEU OBSTETRA CONTINUA ACHANDO Q EU DEVO INDUZIR O PARTO NOVAMENTE MAS AGORA Q TO VENDO Q O NENEM ESTA BEM E ESTA DESENVOLVENDO TO COM DÓ DO NENEM E GOSTARIA QUE A SENHORA ME DESSE UMA OPNIAO DO Q EU DEVOU FAZER PQ MORO EM UM CIDADE COM UM POUCO MAIS DE 25 MIL HABITANTES A CIDADE É BEM PEKENA E AKI NENHUM PROFISSIONAL VIU UM CASO ASSIM TENHO MEDO DE INDUZIR NOVAMENTE O PARTO E NAO DER CERTO NAO SEI O Q TA ACONTECENDO ME RESPONDA O MAIS RAPIDO Q PUDER OBRIGADO.

Giovana disse...

olá dra...infelizmente estou com um aborto retido há 30 dias...estou aguardando a expulsão natural do feto, meu útero esta fechado, mas mesmo assim estou fazendo exames de sangue duas vezes por semana...minha dúvida é: caso eu não consiga a expulsão natural na próxima semana qual será o melhor caminho a ser seguido, a curetagem ou a indução?
obrigada

Anônimo disse...

oLa gostaria de informações sobre meu caso estou muito assustada fiz uma transvarginal e a medica disse que só se vê o saco gestacional sem visualização do embrião to sem saber oq fazer com muito medo de aborto e como é chamada essa gestação???

Unknown disse...

Boa tarde, dra.
Fiz uma curetagem de um aborto retido em 18/12. Tive um pequeno sangramento no dia, fiquei seca uns 4 dias, depois, somente pela manhã, vinha um muco rosa, quase vermelho parecido com o da ovulação.Ontem tive um escape de sangue, e hj (30/12) desceu sangue mesmo, tipo menstruação, e sem cheiro,volumoso e contínuo, acompanhado de cólicas leves (ñ senti dor depois da curetagem)e seios sensíveis. Devo me preocupar??? Pode ser um novo ciclo??? Não é cedo para menstruar???

Anônimo disse...

Boa tarde DRA Fernanda. Eu tive um aborto no dia 03/11/12,fiz curetagem dia 04/11/12, minha mestrução veio dia 26/11/12, pequei o laudo da curetagem 04/12/12, e a médica disse que só tinha restos de placenta ,dia 23/12/12 minha mestruação deceu novamente, mais sempre me prevenindo para ñ engravidar ;so que no dia 02/01/13 eu e meu esposo não nos prevenimos sera que estou gravida. sinto umas pontadas no pé da barriga, e deceu uma borrinha clara dias 09,10,11/01/13;Estou muito preucupada pois na gravides estava com 06 semanas e a médica dise que nesses casos são ma formação.Quero engravidar sim pois tenho uma filha de 08anos e ela quer tanto um irmão ou irmã, o que faço com uma situação dessas, me ajude por fafor meu elisangrp@oi.com.br

Anônimo disse...

Doutora fernanda, apos a aspiracao a vacuo, eh normal nao sangrar? ou significa que o aborto foi incompleto? obrigada

Anônimo disse...

Olá geovana rocha,estou passando pela mesma situação que vc ,aborto retido de 6 semanas,minha 1 gravidez era para eu estar de 8 mas o bb parou de se deselvover com 6 semanas ,e estou nessa agonia esperando a expulsao tomei remedios 2 semanas e nada ainda!!! amanha irei passar no medico e com certeza ficarei internada para a curetagem,acho que é o melhor a ser feito ,afinal o psicologico da gente fica abalado demais ... desistir jamais sei que Deus logo irá me premiar com a bençao de ser mamãe e a todas que estao passando por essa experiencia horrivel.bjos querida

ana paula / santo andré

Anônimo disse...

Ola..bom dia Drª;
Me chamo Vanda,e como todas as meninas deste post tive um aborto espontaneo, estava com 1 mês e 20 dias, dái passei por uma curetagem, isso aconteceu a tres meses atras.
Esta semana fiz uma ultrassom e a médica viu que tem algo dentro do meu útero, pode ser resto do aborto ou uma nova gravidez, to muito preocupada, morro de medo de perder meu útero. No mes passado, minha mesntruação veio normal, será que posso mesmo estar gravida? agora estou com 25 dias de atraso...bjos

Maraiza disse...

olá não sei se esse blog está ativo ainda, mas a alguns meses eu passei por um aborto, e depois de um mês da curetagem, comecei a sentir pontadas do pé da barriga que acabou se alastrando para toda a parte da minha barriga, não sei mas o que fazer, porque não tenho como passar no go aqui perto de casa, porque estamos sem, eles só estão atendo gestantes e nada mas... preciso pelo menos de uma orientação Obrigada!!!!

Anônimo disse...

Olá Ana Paula, eu também estou passando por isso, muito difícil, nunca imaginei que numa situação de aborto sentiria tanto, digo emocionalmente e também fisicamente. NO dia 22/02/13 fiz meu 1º ultra e medico falou que provavelmente deveria estar de umas 5 semanas, repeti o exame de depois de 15 dias e a noticia foi que o embrião estava com 5mm e não havia batimentos cardiacos, nossa não acreditava no que estava ouvindo. Na consulta com minha G.O desmoronei, chorei muito. não aguentei que tristeza, e ela me disse que o melhor no meu caso seria aguardar a expulsão natural do embrião, e que poderia demorar até 4 semanas, e para ela controlar minha saude nesse periodo repetia exames de hemograma coagulograma toda semana, que dificil aguardar essa expulsão natural, a cabeça da gente fica maluca, pois de uma hora para outra não estamos mais gravida, ou melhor estamos com um embrião sem vida, nossa sensação horrível!!! Graças a Deus minha G.O é um ser abençoado por Deus, uma psicologa, me ligava tdos os dias para saber como eu estava, e quando tive o sangramento liguei para ela para saber o que deveria fazer, alias não tinha o que fazer era aguardar e com isso as colicas aumentaram muito, nossa muito mesmo, fui para no hospital para tomar buscopan na veia e a assim aguentei até a expulsão do embrião por completo.No outro dia fiz o ultra e constatou que o utero estava limpinho e não havia a necessidade de fazer a curetagem.Já retornei na G.o e era pediu para esperar 2 ciclo menstruais e apos esse periodo já posso tentar engravidar novamente. Estou orando para que o Senhor possar abençoar com uma nova gravidez e que corra tudo certinho. Abraços para vc e que logo possamos contar as novidades. Érica/Marília-SP


VANESSA disse...

eu estava com 20 semanas de gravidez de uma gestçao gemelar mono-mono mesma placenta mesmo saco gestacional ja sabia ate o sexo dois meninoes meu caiuby e meu kaue meus anjinhos minha bolsa rompeu no dia 03 de abril de 2013 eu estava com 20 semanas os medicos induziro parto pois nao tive contraçao nem uma os 2 nascero com vida mais nao sobrevivero ja me levaram pra sala cirurgica e fizero raspagem (curetagem) 2 dias depois me pediro outro us pois falaro que eu tinha tido uma emorragia e que eles tinham retirado pouco material fui fazer a us e constato restos ovulares la foi eu novamente a outra raspagem uterina alem do grande sofrimento da perda me senti muito impotente e com muito medo de passar por isso de novo na proxima gravidez ou se iria ter a chance de engravidar de novo pois fiz 2 cureta to com medo de poder ter bolsa rota novamente ou se mesmo vo consegui engravidar novamente tire essa duvida de min que esta me corroendo por favor aguardo rsposta bjos obrg dr.fernanda

Anônimo disse...

Olá Dr. Fernanda me chamo Patricia tive um aborto retido a mais de um ano de lá pra cá,não consegui mais engravidar,fiquei internada a mais de 15 dias e não consegui explusar o feto tava com 5 semanas qdo descobri q o embrião estava sem se desenlvolver ai fiquei internada passei um período muito difícil,ate q fiz minha curetagem depois de 15 dias com uso de citoteque.Hj depois de um ano tempo novamente engravidar e não consigo mais,isso tem alguma coisa a ver com meu aborto Por Favor me ajudeaesclarecer essa duvida.

dryk disse...

Bom dia Dra. Fernanda, me chamo Adriana, tenho 45 anos, e estou gravida de 6 semanas. dia 17/04 comecei a ter um sangramento mais intenso com colicas e dores no fim da coluna apenas do lado esquerdo. No dia seguinte procurei um hospital , onde fiz uma ultrasonografia transvaginal que contatou as 6 semanas e que não se ouvia os batimentos cardiacos do feto. Fiquei assustada, mas me disseram que com esse tempo isso era normal, não me deram nenhum medicamento, nem para dores e nem para o sangramento, que continuaram cada vez mais fortes. Voltei para casa e liguei para outra medica que me deu as mesmas informaçoes então fiquei um pouco mais tranquila. Porém no dia 20/04, eu estava em um restaurante e com fortes dores fui ao banheiro, quase não deu tempo de eu tirar a calcinha, foi imediato, desceu sangue e uma massa maior,desceu rapido, senti aquilo saindo de dentro da minha vagina, nao senti dores naquele momento , ainda ficou saindo sangue e logo depois parou, voltei para mesa em que estava achando que tinha ocorrido um aborto espontaneo, mas muito confusa pois nunca tinha passado por isso. Voltei para casa e horas mais tarde comecei a ter mais sangramento e uma dor louca na altura do cocxi, dai fui para o hospital e a medica disse que aparentemente estava tudo bem e meu utero estava fechado e o sangramento estava bem leve. O que pode ter acontecido? essa dor é normal? mal consegui dormi, estou anciosa para ir ao medico e fazer os exames , mas como meu utero pode estar fechado? tenho certeza que ocorreu um aborto, senti descer, como pode ser isso? Por favor me ajude!

Anônimo disse...

Oi direta to em casa com um pouco de sangramento e sinto o colo do útero e um pequenino buraquinho to com medo

Anônimo disse...

Estou com aborto retido de 6 semanas ha mais ou menos 1 mes e so agora comecou umas manchinhas, como borra de cafe... Se ate dia 26/05/13 nao sangrar, precisarei fazer Curetagem... Faltam so 10 dias, senti um pouco de dor na barriga, lado esquerdo, pouquinho de sangue escuro, como posso saber se saiu tudo?

Anônimo disse...

NO DIA 08/04/2013 FOI CONSTATADO QUE O MEU BEBE PAROU DE DESENVOLVER, NO DIA 13/04/2013 TIVE CÓLICA HORRIVEIS E NO DIA 22/04/2013 EXPULSEI O SACO GESTACIONAL, DEPOIS DISSO NÃO TIVE MAIS DOR E O SANGRAMENTO PAROU. AGORA NO DIA 17/05/2013 EU MENSTRUEI COM CÓLICAS LEVES E HOJE 20/05/2013 TIVE UMA CÓLICA MUITO FORTE E FUI PARAR NO HOSPITAL PARA TOMAR BUSCOPAN NA VEIA . ESSA CÓLICA PODE ESTAR RELACIONADA COM O ABORTO OU PODE SER OUTRA COISA?

Anônimo disse...

Olá fiz uma sucção a vácuo dia 26-4, sangrou por uma semana e parou, há dois dias tenho sentido cólicas e ainda não fiquei menstruada, será que está tudo normal?

Unknown disse...

Olá perdi meu bb, e quando descobri eu estava cm 9 semanas e perdi cm 8 e 6 dias fiquei internada 6 dias usando o medicamento Misoprostol 4 por dia só q meu útero permaneceu fechado na trans o médico falou q havia pouco restos dentro de mim e q ñ era preciso fazer curetagem .isso aconteceu no dia 31/05/13 tive alta dia 5/06 fui na revisão dia 20/06 na trans deu q tinha um pouco de liquido e a médica me garantiu q sairia na minha menstruação...estou cm medo será q vai descer mesmo?

Anônimo disse...

Olá .. Me chamo Andreza e estou passando por um aborto incompleto .. A médica disse que tenho fazer curetagem pois meu colina está fechado .. Estou com muito medo de fazer a curetagem .. Será que tem outra saída sem ser a curetagem ? Me ajude doutora .. Estou com medo ..

Closet da Sarita disse...

Eu tbm preciso de ajuda....
No mes de maio, minha menstruação veio dia 21 de maio, e nesse mes de junho ela atrasou, e senti muito mal estar, todos os sintomas de gravida, mas como menstruei no dia 13 de junho e fiquei 3 dias menstruada nao levei a serio e achei que tinha sido alarme falso....... Porem, ate hj sinto muiiiiiiiito enjoo, tudo que como vomito, estou com um corrimento (pouco) e com mau cheiro.Agoniada com esses sintomas, fiz o teste de farmacia e deu positivo! Eu acho que pode ter ocorrido de ter acontecido um aborto espontaneo, e é possivel 17 dias depois eu ainda sentir esses sintomas? Nossa, nao posso nem sentir um perfume mais enjoado ou um desinfetante que corro pra vomitar, e me sinto mal cerca de 15 horas por dia!!!!!!

E outra duvida, se desceu 3 dias normalmente, creio que eu nao esteja mais gravida, sendo assim, sera que meu utero expeliu tudo? como sabemos se tem restos de algumas coisa dentro de nos? Nao tenho dores ou colicas, apenas enjoos, fraquezas, sono, vomitos e dor imensas nos seios!

Pelo amor de deus, me ajude

Obrigada

Anônimo disse...

Olá Dra. Tb tive aborto retido e optei pela sucção, porém GO disse que não iria sangrar quase nada e já faz uma semana e estou com sangramento intenso e saem bastante coágulos, sangue escuro e as cólicas parecem estar aumentando. Consegui marcar o GO só para daqui uma semana, devo procurar um hospital? achei que por sucção não fosse ficar assim.Gabriela

Anônimo disse...

oi, o seu bebe nasceu? está bem? o meu caso é igual ao seu.

Anônimo disse...

Olá doutora , fiquei sabendo que estou gravida fiz o exame de sangue e deu positivo ... Mais na outra semana que passou começou a sangra e junto vinha umas borra de sangue , fui para no hospital com fortes dores no pé da barriga e a medica fez em mim o exame de toque e sangrou muito e ela disse que avia a possibilidade de ter ocorrido um aborto incompleto , fui fazer a altrasson varginal e não apontou nada mais

Anônimo disse...

Oi Dra.Fernanda!minha mãe passou por um aborto séptico ou infectado,só que ela ficou muito tempo com a infecção em casa sem ir ao médico e a infecção se agravou,ela teve infecção generalizada a parada dos rins e do fígado,teve que fazer a retirada do útero.Dra ela esteve muito mal,mas já no hospital ela aparentava estar melhorando,a infecção havia cedido muito! os médicos diziam que estavam surpresos com a melhora dela,mas ela ja não aceitava mas nem plasma,nem soro,o sangue estava coagulado! Dra ela faleceu! eu só queria entender,se ela tinha chances de viver,ou se o caso era mesmo grave o suficiênte para ela não ter mas chance de viver??
Dra desde já agradeço pelas atenção á todos!

Anônimo disse...

Ola sou ana. Estou gravida de 4 semanas, hj qndo tomava banho saiu um pouco de sangue e algo semelhante a um figado tamanho pqno e logo depois. Saiu algo estranho num sei dizer. N parecia com o primeiro nem era um coagulo . Tive pouquinho sangramento e umas duas horas dpois um pqno coagulo. Sera q abortei ? To em panico.

Unknown disse...

Este é o meu segundo aborto seguido um do outro,minha primeira gestação foi anembrionada de 5 semanas e não precisei passar por nenhum procedimento de curetagem. Saiu tudo sozinho.Passou 3 meses e engravidei novamente, fiz todos os exames e estava td certo tirando a ultrassom que não aparecia os batimentos do bebe, estava de 8 semanas e feto não se desenvolvia desde a 6° semana. Me aconselharam a ficar de repouso e esperar o corpo expelir o conteúdo sozinho, estava com sangramento, porém as dores eram cada vez maiores.Essa semana fui para a maternidade com dores muito fortes.Me medicaram e pediram uma nova ultrassom que contou que o saco gestacional e restos ovulares ainda estão no útero e que o colo do útero esta bem fechado. Colocaram um comprimido pra dilatar o útero, as cólicas aumentaram de um jeito que parecia que o útero ia sair junto com o sangramento. Só aliviou a dor quando começou a sair pedaços que pareciam sangue coagulado. No dia seguinte fui novamente e colocaram o 2° comprido e não tive dor nenhuma. Hoje voltei a maternidade e colocaram o 3° comprimido e pediram pra voltar amanhã para ver se saiu o resto ovular, caso contraio irão fazer a curetagem. Os médicos que me atenderam disseram que se fizessem a curetagem poderia me machucar por meu útero estar muito fechado. Isso pode acontecer? E se meus exames constaram que esta tudo certo pq não consigo manter a gestação.

Unknown disse...

dr fiz uma curetagem no dia 08-07-2013 tinha perdido um bebe de 11 semanas ai depois disso menstruei ums dias ai parou dai menstruei depois dia 25 de agosto e ontem dia 06 de setembro comecei com um sangramento e a noite começou a sair umas bolas de sangue coagulados e hoje de manha também ate ontem tinha o fluxo muito forte mais agora ta menos e parou de sair as bolas,estou preocupada pois minha cidade não tem ginecologista desde já obrigada bjs

Unknown disse...

Doutora, parabéns pelo blog! É ÓTIMO!
Gostaria de saber se você pode me dizer algo sobre "placenta circunvalada", pois tive um aborto retido há 20 dias, pré-natal "perfeito" e com 20 semanas de gestação, perdi meu bebê e ainda não sei o motivo. No exame que fizeram no feto e na placenta, constou "placenta circunvalada", mas minha médica não me deu muita informação sobre isso e não demonstrou ser algo grave. Porém, ainda estou com insegura pois vi na net que, como é algo raro de acontecer, nem todos os médicos conhecem bem ou sabem como "lidar" com isso. Sei que não devemos confiar em tudo oq vemos na internet, mas vi inclusive sites em inglês e sites "de confiança" dizendo que isso pode sim ocasionar a morte do feto. Pretendo consultar uma segunda opinião médica, mas se puder, por favor, me diga oq sabe a respeito?! Gostaria muito de ter um filho. Perder meu neném aos 5 meses foi e está sendo muito difícil pra mim, principalmente por ainda não saber o que pode ter ocasionado.
Desde já agradeço muito!
Um beijo,
Carla Borges

Unknown disse...

Dra, estou passando pelo meu terceiro aborto e quando eu fiz a ultra foi visto pelo médico que ele foi incompleto, então ele me passou methergin pra ver se o organismo expele tudo o que passou. Estou extremamente deprimida e por isso pensei em entrar para uma academia, fazer exercícios, será que eu posso ou tenho que deixar passar um tempo antes de fazer exercícios? pode me ajudar? bjos
Raquel

Anônimo disse...

Oi, tive um aborto espontâneo e já faz mais de uma semana, queria opiniões, pois no mue caso sangrei bastante no primeiro dia e agora sangro pouco, não estava com cólicas, porém, de uns dias pra cá passei a sentir, estou comedo, insegura, sensação mais terrível, saber que estava grávida e depois saber que não estava mais.
Queria entender se essas cólicas são normais, se pelo fato de ter tido o aborto espontaneo é por que o corpo ainda tem reações, sei lá, meu sangramento praticamente acabou, estou usando apenas protetor de calcinha.Alguém passou por uma situação parecida?

samantha disse...

Galera olha a um ano atraz fiz reduçao. Depois de 3 meses tava gravida. Fiquei tao feliz ai logo veio outro sofrimento pois tambem tinha acabado de perder minha mae. Ai quando fiz meu primeiro utrason descobri que tava cendo gerado fora do utero. Gravidez epitopica.e perdi a trompa um ano depois tava gravida agora ai descobri tava em portugal. Vim embora dei a noticia tavamos felizes. Ate que os batimentos do meu bebe parou com 9 semana. Acabei de fazer coletagem to muito triste . E tenho tantos medos. Me aajudem . Me add no face . Samantha felizardo@hotmail.com. e so avisar que e do blog por msg bjs espero ajuda de vc .

Unknown disse...

minha namorada desceu uma gota de sangue no dia 30/10/2013 ai levei ela em um hospital fez uma ultrassonografia trás vaginal ai deu abortamento incompleto mas só que ela não teve cólicas nem um sintomas de aborto eu com meu sentido de pai acho que não perdeu vc tem algo a mim sugerir se perdeu ou não

Unknown disse...

ola, a é minha segunda experiencia, tive um aborto retido no ano passado e um a 4 dias...eu estaria completando hj 11 semanas mas tive um sangramento pequeno e na US deu que nao tinha batimentos e parou com 7 semanas. Ja tenho duas meninas, mas queremos mais um filho, vou me internar nodia 05/11 para induzir caso nao expelir sozinho ate la. Realmente é muito triste, e muitas vezes nao se tem explicação do pq. Mas Deus sabe todas as coisas e tudo coopera pra o nosso bem! bjs.

Anônimo disse...

Ola dra minha esposa fez exame tava 6 semanas deu p vet o feto ate batimentos uma sema dps ela sangrou mto saindo uma bola tamonho d uma bola de golf ..dois dias dps ela voltou ao medica fez outra ultrasom nao viu nada so saco vazio a mefica disse ela tava d 4 semanas regrediu a gravidese e disse a ela q tava tudo bem q voltasse uma semana dps ...ela teve um aborto ? Nao sabemos o q fazer ela so chora devo leva ela em outro medico?

Anônimo disse...

Tive um aborto retido e fiz uma curetagem no dia: 12/11. A médica pediu para eu fazer repouso de 15 dias e sem relações sexuais por 20 dias. O meu aborto foi derivado provavelmente de uma infecção vaginal mal curada. qto tempo depois poderei tentar novamnte?

Unknown disse...

Olá Samanta, estou tentando te encontrar no face mas não estou te encontrando. Passei por situaçoes parecidas com a sua, e hoje tenho dua s princesas...fica tranquila vai dar td certo.Meu face é: Fabi Maciel

Anônimo disse...

Tive um aborto no dia: 04/12. So estou sangrando e o feto não desceu e não paro de sentir dores. O que devo fazer?

Elenice Fernandes disse...

Olá! meu nome é Elenice. eu também passei por esta situação e é triste. eu estava com nove semanas e senti um sangramento e no ultrassom não havia mais batimentos cardiacos. fiquei arrasada pois foi uma gravidez planejada e tive que passar por esse procedimento AMIU. estou bem, mas fica um vazio. Mas sei que Deus tem o melhor pra mim.

Elenice Fernandes disse...

Olá! meu nome é Elenice. eu também passei por esta situação e é triste. eu estava com nove semanas e senti um sangramento e no ultrassom não havia mais batimentos cardiacos. fiquei arrasada pois foi uma gravidez planejada e tive que passar por esse procedimento AMIU. estou bem, mas fica um vazio. Mas sei que Deus tem o melhor pra mim.

Anônimo disse...

Meninas, estou passando algo parecido, minha gestação parou de evoluir com 9 semanas, quero esperar que saia naturalmente, mas esta espera é cruel.... as meninas que esperaram....qto tempo esperaram até sair? Obrigada. Aline Aicitel.

Anônimo disse...

Não estou aqui para ser julga tenho total consciência de minha vida,minha filha tem um ano e um mês e tomando ciclo 21 engravidei novamente mas não tenho condições de criar mais uma criança já que sou mãe solteira,com tudo isso provoquei um aborto usando cytotec,hoje faz 47 dias o ocorrido,saiu tudo e estou me sentindo bem mais ainda tenho sangramento que o mesmo vai e volta o tempo todo,não tenho dores e não tenho febre,não sei o que fazer pois as vezes o sangramento para e logo no outro dia volta.o que poderá estar acontecendo?o que devo fazer?espero que possa me ajudar.obrigado

Anônimo disse...

BOA TARDE DR: Meu nome é NADA MAYARA tive um aborto espontâneo com 21 semanas tive uma perda de liquido amniótico, o feto saiu naturalmente, depois fiz a curetagem e estou de repouso em casa... estou um pouco preocupada porque já faz 10 dias que ainda estou sangrando.... e também gostaria de saber com quanto tempo posso engravida normal. obrigada

Anônimo disse...

Olá
Estou passando pela mesma situação, aborto retido, devo esperar a eleminação natural, isso é muito angustiante!!
Vou fazer no utra em uma semana para ver se ja foi eliminado!
Espero que sim...Creio que Deus vai me abençõar com uma nova gestação sadia!

Anônimo disse...

Oi Dra. Eu tive recentemente uma gravidez que não evoluiu, mas já tem um mês que descobri só que ainda não fiquei menstruada, isso é normal?

Anônimo disse...

Oi meninaas , meeu nome é Luana e a 1 ano atras passei pela mesma situaçaaao de vcs .. estavaa gravida de 2 meses todo mundo feliiz empolgado e derrepentee começaa o sangramento passei 1 semana no hospitaal quando fiiz a ultrasom meu bebe tinha parado de desenvolveer nao precisei fazer curetagem pois meu organismo expulsou tdu sozinho , mais foi a pior coisa que aconteceu na minha vida choro ate hj pois so Deus sabe o quanto eu queria aquele bebe .. mais Ele sabe todas as coisas nao era a horaa certa ne ! Ah todas as mamaes que passaram ou estaao passando porisso so desejo forçaas , mais so o tempo vaai amenizar a dor :/

Anônimo disse...

Oi meninaas , meeu nome é Luana e a 1 ano atras passei pela mesma situaçaaao de vcs .. estavaa gravida de 2 meses todo mundo feliiz empolgado e derrepentee começaa o sangramento passei 1 semana no hospitaal quando fiiz a ultrasom meu bebe tinha parado de desenvolveer nao precisei fazer curetagem pois meu organismo expulsou tdu sozinho , mais foi a pior coisa que aconteceu na minha vida choro ate hj pois so Deus sabe o quanto eu queria aquele bebe .. mais Ele sabe todas as coisas nao era a horaa certa ne ! Ah todas as mamaes que passaram ou estaao passando porisso so desejo forçaas , mais so o tempo vaai amenizar a dor :/

Unknown disse...

oi, fiz 2 testes de farmacia que deram positivo, e entao marquei meu pre natal, mas 2 dias depois dos testes comecou uma colica, tipo renal e mais tarde um sangramento com um tipo de sangue pisado, e estou a dois dias assim, e as colicas sao muito intensas, me ajuden, ja aconteceu com alguem e a gravidez continuou normal ou estou sofrendo um aborto? me respondem jessi.miliane@hotmail.com

Anônimo disse...

Com quantos dias apos o aborto retido, começa a menstruação.

Anônimo disse...

Meu nome é daice faz seis meses desde que tive um aborto retido ,o embrião parou de se desenvolver com 6 semanas,foi e ainda é bastante doloroso pra mim ,os médicos que fizeram a amiu me deram seis meses de espera pra voltar a tentar ,achei muito tempo dai consultei outro medico que me disse pra esperar 3 meses,esperei os três meses e não consigo engravidar já se passou os seis meses e nada ,estou muito frustrada por não conseguir. Ter esse filho tão desejado meu email é daice47@yahoo.com.br aguardo uma ajuda

Unknown disse...

Olá Doutora, minha esposa estava gravida de 8 semanas aprox. e teve aborto retido. Fez o procedimento de curetagem e já fazem 3 meses que não mestrua. Sei que isso demora, mas nem tanto(normalmente demora 40 dias). A medica dela receito um ultragestam e aguardar mais uns 10/15 dias e caso a mesntruação não venha, terá que fazer um outro exame com camera. Então gostaria de saber quais os riscos que isso pode causar.

Anônimo disse...

Tomei remedio pra aborta agr' . E estou com muito medo e arependida !

Anônimo disse...

Ola dra. Estou precisando de ajuda... tive aborto retido com infecção. ..precisei fazer duas curetagens. Hoje tem 52 dias apos a última curetagem, comecei a sentir cólicas, porém ainda não menstruei... estou desesperada, pois o meu sonho é ser mãe. Estou com um pedido de ultrassom que só consegui marcar para o dia 17 de março. ..devo esperar?? Um abraço.

Anônimo disse...

Faz 4 meses que fiz uma curetage e não menstruei ainda tem algo de errado comigo??

Anônimo disse...

Vc e maluca ..

vih disse...

Me ajudem por favor e normal 4 meses depois de coretagen não menstruar ainda??

Unknown disse...

ola meu nome e Isabela, e passei por essa situacao sema passada estava de 15 semanas ,estou mt triste mais deus sabe a hora de tudo em nossa vida.bjus

Unknown disse...

como vc teve coragem

vih disse...

Sinto muito espero q deus conforte seu coração pois essa dor e vazio q fica no caraçao da gente é orivel ...passei por isso e não encarei muito bem eu queria morrer também pois desejava de mais o meu BB se hoje estivesse td bem estaria de 7 meses me sinto muito triste ainda mais deus sabe oq faz

Anônimo disse...

Olá, já tive 03 abortos, o primeiro deu normal na biopsia, o segundo e terceiro, tinha feto vivo, mas deu mola parcial, alguém já teve duas vezes mola parcial ?
E conseguiu depois engravidar normal e ter filho ??

Unknown disse...

Olá meninas, eu perdi meu segundo bebe a 1 semana, e mais uma vez passei por uma curetagem. Muito triste, estavamos animados, era pra eu estar com 9 semanas quando descobri no ultimo dia 06 de março que meu nenem tinha parado de se desenvolver com 7 semanas e 6 dias. Tive sangramento e fui ao hospital, não senti dores mais foi fatal para meu nenem ! Com cinco dias que tinha feito a curetagem fui ao ginecologista, e ela me pediu uma ultra transvaginal, assim foi feito e descobrimos que meu endométrio estava com 13,3mm o que dito pelos médicos não era normal, então minha ginecologista me passou methergin para tentar diminuir meu endometrio sem que fosse preciso fazer outra curetagem, (ja que quando sai do hospital não me mandaram tomar em casa só me deram injeção). Horas depois do primeiro comprimido eu expeli um troço bem estranho, era tipo um cordão umbilical, mais ou menos duro, e preto por dentro e vermelho por fora, estou com medo, e só tenho médico agora daqui a uma semana pois ela esta viajando, isso é normal? Ainda diminuiu o sangramento depois que expeli isso. To realmente com medo. Alguem pode me ajudar?

fabiolagmpedroni disse...

Boa noite Dra, fiz uma AMIU e curetagem em 31/10/2012, estava com 7 semanas e 6 dias, bebê sem batimento, patologia não deu nada mas depois minha menstruação ficou irregular -tomo pílula yaz e ela só vem quase sempre no quinto dia d tenho q iniciar nova cartela e com pouco fluxo -sempre tive muito fluxo, minha GO disse q é normal, é mesmo? E estou com 35, tenho medo do parto, ate qd posso esperar pra engravidar?

vih disse...

Olá meninas estou passando so pra dizer q hoje minha mestruaçao desceu depois de 4 meses feito coretagen até q em fim ela chegou ... Mais com muitas colicas chega a dar medo pois qd faço xixi sai uns coágulos mais acho q e normal pois já fazia 4 meses q não mestruava ...mais agente fica com tanto medo que a impressão que da e q a qualquer minuto agente vai no banheiro e vai desser algo a mais no bacil ....muito medooo

Unknown disse...

oi meu nome é nayara, queria saber depois que agente faz a curetagem, depois de quanto tempo agente pode voltar a fazer o exame do citólogico?

JULIANA disse...

oi pássei por um Aborto o medico falou pra mim ficar em casa que ia descer , como eu vou saber se não ficou algum resto ali dentro ?

Anônimo disse...

Estou no 5 mes de gestaçao e acho que sofri um aborto.. cai da escada semana passada e o bebe naum mexe mais ele tava mexendo muito. e naum poço ir no medico por que estava escondendo a gravidez. se eu contasse ia ter que tirar. nao vou no medico sera que ele vai sair sozinho.?

Anônimo disse...

Se possível. responda no meu email..
sthacy8@gmail.com

Anônimo disse...

tenho um aborto retido e gerei uma segunda bolsa, é possível estar grávida nesta situação?
* é urgente *
Obrigado!

Unknown disse...

Ola, estou gravida de 6 semanas e fiz uma ultra hoje por conta de um sangramento e dores abdominais, no resultado da ultra: "Não ha sinais de restos ovulares", isto quer dizer q abortei, o radiologista me disse q abortei, mas foi tão seco que não consigo acreditar, existe a possibilidade da ultrassom estar errada?

Anônimo disse...

Oi meninas estou em uma situação muito chata, não estou sentindo nada dos sintomas da gravidez sentia até uns dias atrás e agora mais nada, Estou achando que estou com aborto retido, sei que muito doloroso para vcs mas alguém pode passar os sintomas!!! Meu email p contato viviflorzinha2010@hotmail.com

Anônimo disse...

ola fiz um aborto a 10 dias ainda estou sangrando e quero saber se posso toma a pílula???
bjs

Kene disse...

Texto muito bom e com informações muito claras. Estou passando por isso. Estou com a AMIU agendada para amanhã, mas antes farei uma ultra, pois parece que consegui expelir. Força para todas! Deus é fiel.

Anônimo disse...

Oi Fernanda Santos meu nome e Lohanna Beniti, eu to com um problema mais nao quero ispor a minha situaçao aqui... voce podi manda uma mensagem pro meu facebook porfavor... Lohanna Beniti

Anônimo disse...

Dr. A dúvida está me matando. Descobri que estava gravida e logo depois tive sangramento, fiz a ultra-som estava de 5 pra 6 semanas foi visualizado somente o saco gestacional medindo 9mm e um hematoma mendindo 50% do saco gestacional, minha médica me passou ultrogestam e me colocou de profuso absoluto. Após 10 dias fiz outra ultra-som e tinha apenas pequenas manchas sugestivas de hematoma, mas o saco gestacional estava irregular segundo o médico e nada mais foi visualizado até então eu estaria segundo o médico de 6 para 7 semanas. Segundo estou com abrir retido, mas eu tenho ainda todos os sintomas de gravidez. Me ajude por favor estou desesperada.

Anônimo disse...

Olá estou passando por um problema muito dificio na minha vida neste momento. Ja 4 anos tiver Sousa abortos uma gravidez foi na tronpa e a outra foi provocada pelo medico por causa de uma infecção que tive .hoje depois de 4 anos outra vez um aborto e os medicos nao me saber respoder o que esta acontecendo pois é muito dificio detectar algo rapidamente no meu sangue,hoje da uma auteracao de homonio passado uma hora a uma queda estou desesperanda ja nao sei o que fazer.

Dra. Fernanda Santos disse...

Ola, neste caso, você deve conversar com seu médico para fazer uma investigação a fundo das causas de infertilidade e assim, cuidar para que não aconteça novamente, ok? não entendi a parte que diz que é difícil identificar algo rapidamente no seu sangue.

Dra. Fernanda Santos disse...

olá. Os sintomas de gravidez podem permanecer por um tempo nos casos em que a pessoa queria tanto a gestação, por questões psicológicas. O que aconteceu com você é muito comum e o tratamento estava adequado. Eu sempre penso que quando a natureza sabe que algo ia dar errado caso a gestação continuasse, ela trata de resolver logo no inicio, onde o sofrimento deve ser menor do que quando se perde com gestação mais avançada ou nasce um bebe com problemas, algumas vezes até incompatíveis com a vida. Confie em Deus, logo você conceberá um bebe lindo, forte e saudável.

Dra. Fernanda Santos disse...

Oi Lohanna! Ainda não fiz um facebook profissional. O meu é apenas pessoal no momento. Vou lhe dar uma dica: você pode expôr seu problema e não se identificar, como muitas fazem. Entra como anônimo, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Obrigada, kene! tudo de bom pra vc!

Dra. Fernanda Santos disse...

desculpe a demora em responder. sei que minha resposta não será mais útil pra você, mas pode ser para outras pessoas, então lá vai: você deve iniciar a pilula 1 mes após o aborto. Deixe este sangramento acabar e inicie a cartela no primeiro dia de menstruação.

Dra. Fernanda Santos disse...

Marcia, infelizmente, não. mas... você sabia que estava com 6 semanas como? ja havia feito uma ultra antes? porque se nã havia feito ultra antes e o beta hcg estivesse com valor ainda baixo, não aparecia nada nesta ultrae você podia estar gravida, bem no comecinho.

Anônimo disse...

Estou muito triste perdi meu bebê 3mese no dia12/08/2014, Mas estou com muito medo d fazer a curetagem é necessário?

Anônimo disse...

Ola dr. Fernanda, agradeço o espaço pata tirar nossas duvidas q sempre sao muuitaass... rsrs, ti e um aborto no dia 01 de agosto sangrei normal ate dia 11, foi inevitavel, fiz a eco nas foi detectado q realmente havia perdido, tinha apenas algo de 10 mm ainda q podetia set coagolo, fui no gino e ele disse q nao precisava de curetagem q aguardasse sair ate a proxima menstruaçao, porem ate hj ainda tenho sangramento diario, levinho como se fosse fim d menstruaçao mas persiste, e normal? As vezes percebo uns raios no sangue como se fosse pus meio amarelado.. nao tem mal cheiro, cheiro normal... o q me aconselha? Estiu preocupada, nao sinto nada raramente uma colicazinha fraquinha as vezez pela manha...

Anônimo disse...

Oi. Tive aborto espontâneo com 5semanas e não precisei fazer curetagem, estou tentando engravidar de novo mais to com medo de ter um segundo aborto, tem algo que eu posso fazer pra evitar um segundo aborto? E quais as chances de eu passar por isso de novo?

Dra. Fernanda Santos disse...

que chato! eu sinto muito mesmo!
Agora, para avaliar se no seu caso é necessário realizar curetagem, somente seu ginecologista que sabe do seu caso e pode avaliar seus exames.. eu, de longe, não tenho como lhe dar esta resposta. Porém, não tenha medo do procedimento. Se tiver mesmo que fazer é porque será o melhor tratamento pra você. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

geralmente quando dizemos à paciente que não é necessário curetagem naquele momento devemos reavaliar o caso em 1 mes. No seu caso já tem 1 mês que você diagnosticou a perda, correto? Então, você precisa ser reexaminada e, se possível, realizar uma ultrassonografia. Em alguns casos, também um exame de sangue. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

olá. Não pense assim... cerca de 40% das mulheres passam por isso e não significa que vai acontecer novamente. Indicamos a investigação de aborto recorrente depois de mais perdas consecutivas. Não é o seu caso..

Anônimo disse...

Ola boa tarde meu nome e fernanda estou gravida de 5 meses e 3 semanas e quando estava com 4 meses perdi um pouco de liquido aminiotico,fiz outras 2 ultras depois disso e meu bb estava bem mas com pouco liquido...As vezes nao sinto ele mexer e isso me preocupa gostaria de tirar uma duvida se meu bb estivesse sem vida quanto tempo demoraria pro meu corpo dar sinais disso.

Dra. Fernanda Santos disse...

se você ja consegue sentir o bebe se mexer, o sinal de que ele está vivo é a movimentação dentro da sua barriga. Quando ele ficar algumas horas sem se mexer, sacuda a barriga para "acordá-lo" e observe. Se mesmo assim ele não se mexer você deve procurar um obstetra, pois ainda assim não é certo que tenha falecido. Pode estar em sofrimento.

Anônimo disse...

Fis uma curetagem dia 08, só tive sangramento no dia, mas desde então tenho cólicas e um corrimento marrom que agora está se tornando amarelado. Isso é normal?

Anônimo disse...

estou com 43 anos ha 10 anos atraz sofri 4 abortos espontaneos um atraz do outro enfim ja c passou 10 anos gostaria de engravidar + tenho medo de abortar di novo obs; ja tenho 2 filhas uma com 21e outrra com 23

Anônimo disse...

Ola, meu nome e janiely, a um mes meu filho morreu em meu ventre, eu estava com 6 meses e uma semana se gestaçao, os medicos me disseram que foi descolamento de placenta, tive e hemorragia, e quase morri. Infelizmente acho que os medicos optaram por minha vida e deixar o meu filho vir a obito pois eu nao podia ser operada, pois entraria em choque por causa da hemorragia.
Foi muito sofrido pra mim, ainda mais tive que fazer ceseiana pois meu utero estava fechado. Meu filho ja estava com quase 1 kg, todo formado, ainda nao consegui absolver essa situaçao me doi a alma pensar nele. Hj era pra eu estar com quase oito meses, mas ele se foi... me disseram que minha placenta era previa, por favor pode me explicar, pois os medicos nao me explicaram direito, estou esperando o resultado da biopsia da minha placenta.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, Janiely. Sinto muito mesmo pelo que aconteceu. A gente nunca espera que uma coisa destas vai acontecer, né? Infelizmente isso acontece com um número muito grande de pessoas. Não é incomum perder um bebê ainda na barriga. Descolamento prematuro de placenta é uma das maiores causas. Placenta prévia também é muito perigoso. Daqui onde estou não tenho nenhuma condição de lhe explicar o que houve no seu caso. Seu médico que lhe examinou, viu seus exames, fez seu parto, ele sim, pode lhe ajudar nisso. Mas veja, seja forte e se prepare para uma nova gravidez, pois não é porque não deu certo nesta que não dará nas próximas, ok? a tristeza vai ficar. Mas não desista. Você será recompensada, viu?

Dra. Fernanda Santos disse...

dia 8 de setembro? esse corrimento marrom ainda é um sangramento e, geralmente, ele vai sendo substituido por um corrimento amarelado e depois passa. Algumas vezes há necessidade de usar algum medicamento para resolver o corrimento, mas na maioria, não. Ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, bem para reduzir as chances de uma nova perda, você deve fazer exames para checar a saude de maneira geral, bem como verificar sua parte hormonal, e investigar se todos os compartimentos que envolvem uma gestação estão ok. Com acompanhamento médico, tomando as vitaminas necessárias, a chance maior é que fique tudo bem!

Unknown disse...

Eu tive um princípio de aborto com perda de muito sangue vivo e coágulo, mas ao fazer a transvaginal o embrião estava vivo. Como não sabia que estava grávida eu fazia tratamento para gastrite com omeprazol e ranitidina, e agora estou com medo de malformações e também não conseguir levar a gestação em frente, pois perdi muito sangue mas aparentemente o saco gestacional não foi afetado.

Dra. Fernanda Santos disse...

não entendi. vc acabou perdendo o bebe? e mesmo assim quer saber se ele poderia vir malformado? dificilmente. ranoitidina é liberado na gravidez. Omeprazol , não, mas so um uso exagerado ou por muito tempo poderia causar problemas.,

Dra. Fernanda Santos disse...

PESSOAL, ESTAREI AUSENTE ATE O DIA 05/11. PEÇO QUE, SE POSSÍVEL, AGUARDEM ATÉ ESTA DATA PARA FAZEREM SUAS PERGUNTAS PORQUE NÃO VOU DAR CONTA DE RESPONDER TODO O ACÚMULO, OK? (e vocês sabem que eu faço questão de responder uma a uma...) BEIJOS EM TODOS. MORREREI DE SAUDADES!

Anônimo disse...

Ola, Dr. meu nome é Ana passei por uma situaçao meio chata tbm, tive um pouco de sangramento daí fui a minha medica chegando la ela ela queria colocar sidrotec dentro de mim, desesperado fui a um medico na capital e la descobri que estava com uma gravidez frusta, o embriao nao se desenvolveu dentro do saco gestacional. o medico me pediu para esperar para fazer a curetagem no dia seguinte, so que no mesmo dia a noite tive muita colica e dores nas costas fui pro hospital me aplicaram buscopan na veia, e logo apos expelir muitos coagulos de sangue, no dia seguinte de manha retornei ao hospital e fiz uma endovaginal e constatou ABORTO INCOMPLETO e o medico falou que ja n tinha mais o saco gestacional. ja fiquei internada pra poder fazer a curetagem, colocaram remedios dentro de mim para expulsar o resto que tinha, so que quando saiu os restos ainda tinha o saco gestacional e possuia o embriao, fiquei muito assustada com medo de ter colocado aqueles remedios e sei la matar meu bebe, como é possivel na endovaginal dizer que n tinha nada e na hora que saiu ainda tinha?? depois disso ainda tive que fazer o procedimento de curetagem. tem 28 dias que fiz e ainda sinto meu ultero meio que baixo é normal?
Obrigada!

Anônimo disse...

obs. a medica da minha cidade disse que era frusta por causa que era uma gravidez anembrionaria, sendo que fiz uma ultra com 5 semanas e 6 dias e tava tudo normal, isso aconteceu quando eu estava com 11 semanas. obrigada!

Unknown disse...

estou gravida de 12 semanas, não estou sangrando mas sinto dores imensa no pé da barriga do lado esquerdo, isso idica que perdi meu bebe?

Anônimo disse...

Ola,descobri minha gravides bem no comecinho,quatro semanas fiz uma trans vaginal e o medico me mostrou um pontinho q era meu bebe.Ja estava sentindo colicas a noite piorou e eu fui p o ps fiz outro trans mas o medico disse q nao tinha nada.Me mandou fazer outro ultra uma semana depois mas nesse mesmo dia tive dores fortissimas na barriga e nao cheguei a sangrar muito mas expeli alguns pedacinhos de sangue pisado.A primeira vez q fui no g o eu estava so com colica e ele me falou q nao podia me passar nada pois estava so de quatro semanas.E o pior e ter q aguardar ate o dia da ultra daqui seis dias.Eu ja tenho duas filhas do primeiro marido esse serio o primeiro com meu esposo ele nao tem filhos agora estou com medo de tentar outra gravidez pq sinto q perdi meu bebe. existe incompatibilidade de gens ou seja sera q é pq somos incompativeis.Por favor doutora me ajude a tirar essa duvida.obrigada

Anônimo disse...

Boa tarde Doutora ! Perdi meu BB já estava com 14 semana, senti fortes dores das costas e na madrugada do dia 3 /11/14 perdi meu BB. Foi traumatizante pq fui ao banheiro e o feto saiu ficando pendurado pelo cordão umbilical por uns 3 minutos e nem eu nem meu marido tivemos coragem d fazer nada na hora e de repente o restante saiu tbm sem sangrar nada. Fomos ao pronto socorro e o medico disse q tive um aborto completo e não preciso de curetagem. Mas já faz 4 dias do ocorrido e alem de estar abalada psicologicamente lembrando daquela cena ainda estou com fortes dores . fui em outro medico e ele disse a mesma coisa q não preciso de curetagem. Qual a opinião da senhora? Me ajude por favor. Tenho muito medo de ter um infecção ou algo parecido. Obrigada.

Eliane disse...

Olá Dr Fernanda...Venho pedir ajuda porém não sobre aborto. Estou gestante de 28 semanas e deu na última ultrassom que fiz que tenho Placenta Suscenturiada... Não acho nada na internet em português somente em inglês, quando traduzo as informações são confusas, como faço pré natal pelo SUS sô volto no dia 22/12. Dr me ajuda o que seria? Tem algum risco para meu bebê ou para mim ? Peço a gentileza de se possivel me responder, não sei o que fazer e desde já sou muito grata. Abraços.

Eliane disse...

Meu nome é Eliane. Obrigada.

Dra. Fernanda Santos disse...

olá, isso significa que ela é dividida em partes, tem mais de um lobo. o risco disso, na verdade é de, no caso de parto normal, esse pedaço separado dela não sair e provocar hemorragias. Mas são coisas contornadas pelo obstetra.

Dra. Fernanda Santos disse...

sinto muito pelo ocorrido. Se foi completo, dispensa curetagem ,as vc deve usar medicações para as dores e permanecer em repouso por 15 dias, pelo menos para sua recuperação. se estiver com sangramento fora do normal, faça uma usg transvaginal. e fique de olho caso ocorra algum grau de febre

Eliane disse...

Meu GO que me acompanha fará Cesárea acredito que assim não terá nenhum problema. Obrigada por responder Doutora. _/\_

Anônimo disse...

Estou passando por uma situação em que meu bebê não tem batimentos cardíacos estou com 8 semanas amanhã vou ao medico saber se farei uma curetagem estou muito triste

Anônimo disse...

Ola, Dr. meu nome é Ana passei por uma situaçao meio chata tbm, tive um pouco de sangramento daí fui a minha medica chegando la ela ela queria colocar sidrotec dentro de mim, desesperado fui a um medico na capital e la descobri que estava com uma gravidez frusta, o embriao nao se desenvolveu dentro do saco gestacional. o medico me pediu para esperar para fazer a curetagem no dia seguinte, so que no mesmo dia a noite tive muita colica e dores nas costas fui pro hospital me aplicaram buscopan na veia, e logo apos expelir muitos coagulos de sangue, no dia seguinte de manha retornei ao hospital e fiz uma endovaginal e constatou ABORTO INCOMPLETO e o medico falou que ja n tinha mais o saco gestacional. ja fiquei internada pra poder fazer a curetagem, colocaram remedios dentro de mim para expulsar o resto que tinha, so que quando saiu os restos ainda tinha o saco gestacional e possuia o embriao, fiquei muito assustada com medo de ter colocado aqueles remedios e sei la matar meu bebe, como é possivel na endovaginal dizer que n tinha nada e na hora que saiu ainda tinha?? depois disso ainda tive que fazer o procedimento de curetagem. tem 28 dias que fiz e ainda sinto meu ultero meio que baixo é normal?
Obrigada!

Anônimo disse...

Ola! Dr. Fernanda. Meu nome é Paula, passei por um abordo retido ha 2 meses e meio e ainda nao estou com meus periodos regulados, quando completou 34 dias que fiz a curetagem, tive muito sangramento, desde entao comecei tomar a pilula Yaz 24 +4 por orientação de um ginecologista, fora da minha cidade. ja faz fazer 48 dias e nao mestruei, será que é normal? o indicado é parar de tomar a pilula, esperar descer, ou devo continuar sem a pausa, que o tipo da pilula n necessita. Obrigada!

duda disse...

Oie.
Bom o meu caso é o seguinte a minha menstruação atrasou uns dias ai fiz um exame de sangue no qual deu positivo nas minhas contas estou com 8 semanas mais em momento nem um tive os sintomas dr gravidez nem enjoou nada.
bom há 3 dias atrás percebi uma coisa como se fosse menstruação quando fui ao banheiro era um líquido q saiu antes de sair o líquido sentir umas cólicas leves mais nada de mais eu ainda não fui fazer uma ultra pq eu tô sem dinheiro tô muito preocupada será q abortei?
Alguém já teve uma aborto assim?

Anônimo disse...

Olá Doutora, depois de 1 mês e 15 dias descobri que estava gravida, fiz a ultrassonografia vaginal, que mostrava que o feto não tinha batimentos cardíacos. Houve um aborto por meio de medicamentos, o feto desceu, mas ainda havia muito sagramento e dores, foi constatado que havia resíduos, que foi feito uma curetagem. Depois não tive mais nada, nem sangramento e nem dores.. Tive relação sexual depois de dois dias, mas não houve penetração completa e nem ejaculação. Não houve sangramento nenhum durante nem depois. No outro dia tive uma viagem prolongada de 2hrs e 30min o tempo todo sentada. Houve um pouco sangramento.. É normal?

dienifer disse...

oi alguém pode me ajudar. quarta passada tive um sangramento bem longo e muita dor nas costas fui no medico descobri que estava gravida pois fiz exame de sangue. parei de sangra quinta de tarde e paro as dores so que começou a sair uma sujeira marrom e no sábado fikei o dia todo com dor na barriga cólica e dor de cabeça e minha barriga esta toda mole so para baixo do umbigo eu sinto que tem uma bola dura. e agora não sei o que fazo estou com medo de ir ate um medico sera que o sangramento que eu tive foi um aborto e fico algum resto dentro de mim que esta me dando essa sensação ruim?????? me ajudem watss (51)8043-8484

Dra. Fernanda Santos disse...

realmente é uma dor que só sabe quem ja passou por isso, mas você ficará bem e pronta pra uma nova gravidez em breve! e não é porque aconteceu isso dessa vez, que vai acontecer novamente!

Dra. Fernanda Santos disse...

Ana, você teve uma gravidez anembrionada que evoluiu espontaneamente para aborto incompleto e, então, precisou fazer a curetagem para terminar o esvaziamento uterino que não aconteceria sozinho. Tudo certo. Se a ultra disse que era aborto imcompleto, vale o que ela disse. Não fique pensando nessas coisas. Nenhuma gravidez normal cursa com o sangramento intenso que você teve. e, alem disso, não tinha bebe. tinha so um saco gestacional vazio. ok? bola pra frente! em breve vc estará liberada para engravidar novamente!

Dra. Fernanda Santos disse...

o Yaz 24 + 4 ja tem a "pausa de 4 dias", necessária, porque vc toma remedio de mentira (placebo) por 4 dias. é muito comum não menstruar com yaz. Mantenha a pilula normalmente. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Duda, a primeira coisa que vc deve fazer é um teste de gravidez. de farmacia, ou, preferencialmente, um beta hcg (sangue), pra depois pensar na ultra, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

mesmo que vc ja tenha feito o teste antes. se vc perdeu o bebe o valor do beta hcg vai diminuir. mas pra isso, o exame tem que ser o beta hcg quantitativo. e assim que puder (o quanto antes, melhor) faça a ultra. e se seu tipo de sangue for Rh NEGATIVO, procure uma maternidade, urgente.

Dra. Fernanda Santos disse...

é normal, sim, inclusive, apos uma curetagem, o ideal [e que você permaneça em repouso por ate 2 semanas, sem relação sexual, inclusive.

Dra. Fernanda Santos disse...

você deve procurar uma maternidade, ok?

Daniella Augusto disse...

Ola dra estava grávida de 12 semanas, fui fazer a ultrassom transnucal e descobri que o BB estava sem batimentos cardíaco. Conversei c a go que disse para esperar abortar naturalmente, depois de 12 dias tive sangramento, isso foi 19 de Dezembro e ate hoje estou menstruada, quase 3 semanas? Tem dia que bem pouco o sangue outro dia mais. Sera normal?? E não sei se,saiu placenta ou o embrião que tinha 14 mm sera q sai no coágulo e nem percebi? Um dia estava tomando banho qdo olhei no chão tinha algo q acho q era embrião mas não saiu c sangue. Me ajuda com essas duvidas desde já meu agradecimento

Unknown disse...

Olá Dra Fernanda! Gostaria de saber sobre o meu caso, eu estava de 9 semanas fiz uma ultra e descobri que meu bb ja não mais batimentos cardíacos. Procurei o pronto atendimento da minha cidade e eles me disseram que era pra eu aguardar por até um mês q viessem os sintomas, Dra a senhora acha q esperar por todo esse tempo não pode ser prejudicial à minha saúde? Obrigada

Anônimo disse...

minha filha ta gravida de5 meses perdeu td liquido mas o coraçao ta batendo tem chances dessa criança sobreviver e nao ter secrelas?

Unknown disse...

Ola Dra Fernanda. Eu estava com 11 semanas de gestação. Na sexta feira passada comecei a senti muita colica e quando fui ao banheiro percebi que estava sangrando , fui ao medico e ele pedio para eu fazer uma USG. Na ultrassom deu que eu estava de 5 semanas e que o saco gestacional estava discretamente irregular , o medico entao pedio pra eu tomar o ultrogestam. Mais qiando foi na segunda feira o sangramento aumento e quando fui ao medico ele pedio outra ultrassom que contatou que eu avia tido um aborto completo. Ele pedio mando eu tomar ciclo vinte um durante seis meses. E que depois eu posso para pra tenta engravidar de novo so que eu tenho medo de tomar o remedio e depois ficar com dificuldade de engravidar

Dra. Fernanda Santos disse...

Dani, depois deste sangramento voce deve repetir a ultra para ver se deixou de ser um aborto retido para um aborto incompleto. você teve muita colica? Um aborto de 12 semanas não pode deixar de ser assistido por um hospital, obstetra... mesmo que vc tenha abortado em casa você tem que se internar para resolver o que ficou. e se tiver sangue com Rh negativo, deve tomar uma vacina na maternidade... procure uma maternidade para ser avaliada, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

não vai ser, não. ainda mais num aborto espontaneo.

Dra. Fernanda Santos disse...

Maria, para ter essa resposta é necessário avaliar toda a gestação e as condições atuais do feto... vamos torcer, sempre, para que fique tudo bem!

Dra. Fernanda Santos disse...

Rafalela, o anticoncepcional não provoca infertilidade em ninguem. mas apos um aborto, o ideal é que vc inicie a pilula no primeiro dia da sua proxima menstruação. ou seja, se esta sangrando, aguarde parar o sangramento e, quando este recomeçar, e deve ser em torno de 1 mes, iniciar o antconcepcional, ok? para uma nova gravidez, ha medicos que liberam antes, em cerca de 3 meses

Unknown disse...

_ Ola Dra Fernanda, meu nome e Alessandra em dezembro descobri que estava gravida, fui marcar minha consulta e so consegui em janeiro por causa dos feriados. _ Quando foi dia 29 comecei a ter um corrimento castanho, fiquei internada, pois tenho 38 anos e sou hipertensa faço uso do losartana 50 mg, mas avisei o obstetra, fiz uma ultrason transvaginal estava de 6 semanas e 5 dias, ouvi o coraçãozinho , colo do utero fechado, me passaram utrogestan 200 mg buscopan duo e repouso, passei por mais dois obstetras falei do remedio que tomo, ninguem falou nada, sai na vespera do ano novo._ Qdo foi dia 12 de janeiro, comecei a perder sangue, a noite fui no Pronto Socorro, o obstetra que me atendeu foi o mesmo do dia 29, ele fez o exame de toque, e ficou nervoso, doeu muito e senti alguma coisa saindo, dai ele ficou me perguntando se eu era diabetica ou hipertensa e qual remedio eu tomava, eu falei, dai ele veio me perguntar quem era o meu obstetra, eu falei pra ele minha consulta e amanha, mas passei pelo sr e mais dois obstetras e nenhum de vcs me falou nada sobre o remedio, ele ficou quieto e saiu, depois voltou calminho com outra conversa falando que o colo do utero tava fechado e que ia mudar meu remedio para o metildopa, a mulher que estava do meu lado falou pra mim : esse medico e louco, fala uma coisa em alto e bom som e depois sai e vem com outra conversa. _ Qdo levantei o embrião tinha saido no lençol e a placenta caiu no vaso, comecei a tremer e passar mau, a enfermeira veio, me levou numa cadeira de rodas, e disse que ia mostrar pro medico, foi horrivel. No outro dia fiz uma ultrason e não tinha mais nada, nem precisei fazer curetagem, so depois que fiz a ultra que veio um medico falar comigo, pq eles passavam e não conversavam comigo.
_ Dra me responde uma coisa esse remedio pra pressão provoca o aborto??? Pq ja e o segundo aborto que sofro, no primeiro tinha 35 anos, eu sempre confiei demais no meu ginecologista obstetra, e ele fala que não tem problema algum tomar esse remedio. _ Eu não bebo não fumo não uso drogas, todos exames que faço estão normais, tenho um filho de 7 anos a gravidez dele foi super normal, eu não entendo._ To tão triste, nem consigo dormir direito.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

oi boa noite eu sofri um aborto de 20 semanas no mês de dezembro 2014 passei pela curetagem só que a mais ou menos quinze dias eu estou sentindo estremecendo e de vez em quando como se estivesse soluçando em minha barriga, o que pode ser isso tem alguém ai com a mesma. situação

Unknown disse...

Boa tarde! Dra Fernanda, Me chamo Renata tenho 39 anos, nunca pensei em engravidar, porém ano passado após estar com minha vida sentimental estabilizada resolvi dar lugar a esse sonho. Sempre tomei pilula desde 15 anos fazendo pausa somente de 4 em 4 meses para não menstruar e não pq tinha alguma doença. 2014 acendeu esse desejo, falei com minha médica que após alguns exames de rotina liberou, outubro parei a pilula e para minha surpresa 22/12/14 após um teste farmácia deu positivo, corri para fazer Beta e positivo, o sonho foi realizado estava grávida. Procurei a médica inicio de janeiro após as festa de fim de ano, e comecei pré natal, perguntei se não havia a necessidade de tomar a vacina tendo em vista que eu sou A negativo e meu esposo positivo, ela disse que não. todos exames ok, fiz 1º transvaginal 15/01 e lá estava meu bebê 7 semanas coração batendo, alegria total. fiz todo o acompanhamento, mudei ritmo de vida alimentação,tc. Tudo caminhando perfeitamente, quando foi 26/01/15 ao ir banheiro pela manhã percebi uma borra marrom, fiquei assustada e liguei para médica e ela mandou fazer repouso, porém quando foi a tarde percebi que a coloração havia mudado agora era mais para cor sangue, corri para uma emergência ao chegar lá fiz exame toque e uma ultra-transvaginal e para minha decepção veio a noticia : não existe mais BCF.(9 semanas) Meu mundo caiu.. ligaram para minha médica que parece não ter dado importância e ela mandou eu ir lá no consultório dia 28/01/15 eu fui, quando ela me atendeu e pegou minha ficha ficou toda agitada e disse Meu Deus Vc era negativa tinha que fazer Rocan! mas ainda dá tempo pq não tem 72hrs corri para emergência e lá graças a meu Deus consegui fazer a bendita vacina, dentro das 72hrs aproveitei fiz outra trans e lá a médica constatou que o melhor seria esperar o organismo expelir pq já estava bem na saída, e para graça de Deus eu 29/01 3 dias após constatar o aborto expeli tudo (comprovei 04/02/15 através da ultra) que está tudo limpo. Voltei no consultório da médica que me atendeu em menos de 10 minutos e falou agora espera a menstruação vir, volta para fazer um preventivo e volte a tomar pilula. Nem uma palavra de consolo, de motivação, nenhum exame, nenhuma explicação, nada, nada! me senti a pior mulher do mundo, abalada por estar vivendo um pesadelo e ser tratada de uma forma tão fria por uma médica, (olha que é particular) Então Dra venho agora te pedir uma ajuda, o procedimento é esse? não teria que passar exames? tenho 39 anos desisto de ser mãe? minha primeira tentativa frustrada não deveria ter mais atenção? a falta da Rocan no inicio da gestação poderia ser a causa? não precisei faze curetagem tenho que esperar quanto tempo para tentar engravidar? não deveria ter tido essas explicações? eu não vou saber porque perdi meu Bebê? desisto ou tento novamente? por favor me de uma palavra minha cabeça está confusa, está tudo recente mais o que mais me atormenta e saber que hj minha idade já está avançada para perder tempo, tenho que ou acabar com essa esperança de vez ou se ainda existe chance mergulhar nela. me ajude pf obrigada

Anônimo disse...

Boa noite me chamo bel e tiver um aborto espontâneo e sangrar muito e o pior quando fui ao banheiro fazer xixi o feto saiu e ne sentir a pior pessoa do mundo pq eu queria tanto.mas ainda estou sangrando e não fui ao medico eu preciso ir pq saiu uma coisa parecida como uma placenta depois de meia hora e depois saio pedaços de sangue o que devo fazer dra fernada em novembro a minha mestruaçao veio e dezembro não e o sangramento começou dia 8de fevereiro e o feto era pequeno mas ja era formado mas bem pequeno menor que a minha mão me responda dra

Unknown disse...

Tive um aborto dia 25 de janeiro de 2015 sangrei pouco saiu alguns coagunos pequenos E também saiu uma coisa branca gosmenta .. agora tem 17 dias apos o aborto e a 3 dias atrás começou uma cólica horrível e sangramento sera q esta acontecendo aibda nao fui ao hospital . Ne ajude

Anônimo disse...

Eu também passei por um aborto inevitável, assim que minha médica chamou, no ano passado. Foi minha primeira gravidez depois de 13 anos esperando esse sonho acontecer. Era um menininho iria chamar Davi. O que posso tirar de bom nisso é que sou fértil e posso conseguir novamente engravidar! O coração dele parou devido às crises de vesícula que tive. Foi muito complicado e doloroso pra mim e minha família que esteve ao meu lado todo momento nessa hora amarga. Porém tudo passa. Hoje tô cuidando do meu caso de saúde, irei fazer cirurgia a laser retirando a vesícula doente. Estou super bem e superei a dor da a perda com a força que Deus me deu e o amor de pessoas queridas. Tudo tem um propósito. Deus abençoe todas às futuras mamaes!

Anônimo disse...

Doutora, meu nome é Michely; Sofri um aborto de 7 semanas dia 24/01/15 e até hoje estou sangrando muito, com coágulos e dores no pé da barriga...é normal? Tomei agua inglesa mas não mudou nada!

Unknown disse...

Boa tarde Dra meu Nome é Dulce e estou em minha segunda gestão apos oito anos ...
No inicio da semana passada estava com um liquido descendo entre as pernas e fui ao PS porque achei que estava perdendo liquido. Apos o exame e ultrassom a Dra disse que estava tudo normal , porem apos o exame clinico eu tive um sangramento dentro do consultório e fui informada pela medica que era normal e que esse sangramento pararia em 24 horas.
Já se passou uma semana e toda a vez que eu vou ao banheiro percebo em minha calcinha um pouco de sujeira parecida com borra de café e quando me seco eu vejo um sugerinha de sangue bem rosinha no papel higiênico não queria voltar ao PS porque estou com medo isso é normal ?

Unknown disse...

Olá doutora eu tive um aborto retido a alguns dias e no hospital foi colocado uns comprimidos por via vaginal pra dilatar o colo do meu útero após colocar dois comprimidos meu útero expeliu o saco gestacional e eu acredito que o embrião estava lá dentro. A minha dúvida é será que ainda há possibilidade de eu ter restos dentro do útero? Após expelir o sg eu estou tendo sangramento semelhante a menstruação e não sinto cólicas. Desde já agradeço.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dra. Fernanda Santos disse...

so o exame do obstetra e , se necessário, a ultrassonografia são capazes de avaliar esse quadro...

Dra. Fernanda Santos disse...

Dulce, se vc esta apresentando sangramento na gestação. deve ser examinada e medicada.. melhor ir ao medico, sim

Dra. Fernanda Santos disse...

Michely, minha resposta vai atrasada pq não consigo responder todas as mensagens rapidamente. espero que vc ja tenha ido ao medico para ser avaliada..

Dra. Fernanda Santos disse...

desisitir, jamais! a resposta? difícil. cerca de 40% das mulheres passam por isso. ha suposições, mas nenhuma certeza de qual foi o seu caso. A maioria ocorre por defeito de fabricação. A natureza é como uma fabrica. o que não passa no teste de qualidade.... e assim é. Não significa que vc e seu marido tenham algum problema. Mesmo casais saudaveis podem fabricar embriões com problemas. E por isso mesmo não é recomendação que se façam exames de investigação antes de 2 episodios de abortamento. Não que seja contra indicado, mas não ha necessidade. Depois que vc menstruar 2-3 vezes pode tentar novamente, espero que esteja usando acido folico. Para engravidar, recomendamos exames de saude, normal, de rotina. um check up. e usar acido folico. Não se sinta mal. Não significa que vai acontecer novamente. Tente sim.

Unknown disse...

Olá dra! Estava grávida de 13 semanas e descobri no ultrassom que meu bebê parou de se desenvolver na 10 a semana, já não havia batimentos cardíacos. Fiz a curetagem no dia seguinte e só tive sangramento 3 dias, é normal? quero engravidar logo, pois já tenho 36 anos. Que exames devo fazer para saber se está tudo bem?

Unknown disse...

Olá dra! Estava grávida de 13 semanas e descobri no ultrassom que meu bebê parou de se desenvolver na 10 a semana, já não havia batimentos cardíacos. Fiz a curetagem no dia seguinte e só tive sangramento 3 dias, é normal? quero engravidar logo, pois já tenho 36 anos. Que exames devo fazer para saber se está tudo bem?

Unknown disse...

Olá Dra! Descobri minha gravidez com 8 semanas, comecei logo o pré-natal, estava indo tudo bem, até quando fui fazer a us morfológica (estava com 4 meses) e o médico disse que minha filha (descobri nesse dia que era menina) estava com problema no coração e com o pé torto. Depois desse dia, minha vida mudou, vivia preocupada, aflita, não dormia direito... Fui a minha GO e ela me explicou sobre o pé torto e me encaminhou a um Cardiologista Pediátrico, fui ao medico e ele me passou um exame ecocardiograma fetal, fiz o exame e primeiramente diagnosticaram Tetralogia de Fallot. O cardiologista pediu pra fazer outro exame com um médico de confiança dele, fui, mas ele não conseguiu ver ou não quis me dizer o que tinha visto e me encaminhou pra fazer outro exame ecocardiograma em Brasília. A senhora deve imaginar que já estava desesperada. Fui pra Brasília e fiz o exame e diagnosticou Atresia Pulmonar com Septro Ventricular íntegro e VD hipoplásico. O Medico conversou comigo, me explicou que o lado direito do coração do bb era muito pequeno e que ela não ia conseguir distribuir o sangue oxigenado de forma adequada, disse que enquanto ela tivesse dentro de mim, estava tudo bem... o problema ia ser quando ela nascer. Ela ia precisar fazer 3 cirurgias (1ª ao nascer, 2ª com 6 meses e a 3ª com 2 a 3 anos). Fiquei desolada quando soube disso... Mas estava seguindo minha gravidez normal... Voltei para casa dia 13/04/15... Já em casa comecei a sentir uma cólica quando andava e uma dor nas costas, mas pensava que fosse por causa da viagem, passei o dia deitada. Dia 13/04/15 fui trabalhar normal, tudo bem... (14/04/15) mais ou menos meia noite minha bolsa rompeu, estava com 27 semanas, fui de imediato para Maternidade. Fui atendida logo, o Drº de plantão quando fez o toque saiu mais líquido e começou as contrações. Fui medicada e fiquei em observação... As dores só pioravam, e saiu mais líquidos... fiquei de 01h ate 6h da manhã sentido essas dores e o medico disse que tinha que esperar os medicamentos fazer efeito e que iria fazer uma us. Quando veio outra Dra e fez o toque, na mesma hora ela me mandou pra o centro cirúrgico, ela disse que o cordão umbilical estava na frente do bebe e já estava querendo sair. Fiz cesariana e mandaram minha filha pra UTI neonatal, ela resistiu 24h e faleceu. Estou me sentindo tão mal, por não ter sustentado minha gravidez ate o fim... Queria saber se a senhora pode me explicar o que provocou essas más formações e o porquê eu não segurei a gestação até o final?

Anônimo disse...

Bom dia, poderiam me ajudar! Fiz uma curetagem no dia 02/04, não senti dores, me recuperei super bem, porem assim que parou de sangrar começou a descer como se fosse uma água rosada, não tem cheiro, no segundo mes que veio pra mim parou o sangramento e essa agua voltou alguem sabe.

Unknown disse...

Ola Dra Fernanda queria tirar uma duvida,ganhei BB no dia 24/04 no dia 29/04 voltei para o hospital com 39 grau de febre e sangramento com odor,me internaram pois tinha ficado placenta dentro de mim,e tive infecção ,fiz curetagem e fiquei internada por 5 dias tomando vários antibióticos,hoje faz 33 dias que fiz a curetagem,estou sentindo um pouco de cólica ou gases não sei bem ,gostaria de saber se pode ser normal?

Unknown disse...

Ola Dra Fernanda queria tirar uma duvida,ganhei BB no dia 24/04 no dia 29/04 voltei para o hospital com 39 grau de febre e sangramento com odor,me internaram pois tinha ficado placenta dentro de mim,e tive infecção ,fiz curetagem e fiquei internada por 5 dias tomando vários antibióticos,hoje faz 33 dias que fiz a curetagem,estou sentindo um pouco de cólica ou gases não sei bem ,gostaria de saber se pode ser normal?

Anônimo disse...

Olá Dra, hoje infelizmente tive a triste confirmação que Bb estava sem batimentos, estou com muitas cólicas e sagrando como se fosse menstruação, quantos dias vou ficar assim? É como vou saber se preciso fazer curetagem? Tenho tanto medo de fazer esse procedimento! Obrigada.

Anônimo disse...

Olá Dra , tive um aborto retido e eu estava de 9 semanas de gestação. Meu o.b me passou cytotec intra vaginal para expelir o feto fiz o uso do medicamento ontem e quase não tive sangramento , apenas um coágulo pequeno ,isso é normal ou terei q passar pela dores e contrações e o mesmo sofrimento outra vez??

Anônimo disse...

ola meu nome e Estefani em 2010 eu tive um aborto com 8 semanas porque meu feto estava com mal formação ai em 2012 fique gravida novamente e quando eu estava com 24 semanas tive infeçao na urina e ai perdi novamente meu bebe agora to gravida de 13 semanas e estou morrendo di medo de acontece alguma coisa como meu bebe não aguento mais sofre

Unknown disse...

Olá doutora. Minha gravidez foi interrompida com 7 semanas, estou a 11 dias com sangramento e ontem realizei uma eco onde constatou o saco gestacional porém na saída do útero. Tem algum risco se eu aguardar mais um pouco para ver se consigo expelir tudo naturalmente?

Anônimo disse...

Tive um aborto retido sangrei. E tim uma dor abidominal q so cesou quando saio uma bola pequena depois n tive ms colica nenhuma o sangue deminuiu muito e agora ta saindo uma borinha de cafe bem fraquinha tava com 7semana e 4dias pode ter ficado resto feta ?n. Tomei nenhum medicamentos

Anônimo disse...

Continuando sangre por cinco dia ...domingo,seg,terc,quarta,e sexta
Na quinta-feira n veio nem no sabado no domingo saio borinhas de cafe poso te tido borto incompleto

Anônimo disse...

Boa Tarde! Dia 12 comecei a ter pouco sangramento. Só conseguir ultrassom no dia 14. Decidi não fazer a curetagem, estou esperando o corpo eliminar. Estava de 11 semanas e o bebê parou de crescer em 9 semanas. Continuei sangrando esses dias todos em pouco quantidade. 3 vezes percebi um pouco de coágulo, hoje o sangramento está bem menos. Pode ser que o meu corpo esteja eliminando mesmo sem cólicas e muito sangramento.

Anônimo disse...

Oi boa tarde ..eu descobri q estava gravida no dia 14 e no dia 15 comecei a sentir mta dor na barriga e sangramentoo mto forte ae fui no hospital e o medico de me disse q era inicio de aborto ..ae ele me internou e no outro dia de manha fiz a ultrasson transvaginal e o medico disse q o bebe n ia vingar e q nao tinha saco nenhum gesticional ..estou sangrando ate hj dia 24 ..e saii varias pelotas de sangue e sinto colicas fortes ..e o medico nao fez raspagem ..estou mto fraca ..o q eu posso estar tomando para o sangramento parar? Obg

Anônimo disse...

Onde vc comprou o cytotec?

Anônimo disse...

Oi Dr.np dia 11de outubro tive uma forte colica e expeli algo,nao tive sangramento e dor passou ,no dia 13 tive um pouc

o de sangramento e fui ao hospital e o medico apenas falou que colo tava fechado e sangre deu que estava gravida,o medico recomendou fazer pre natal e nao preocupar.no dia 19 o meu GO me atendeu fez o toque e falou que o colo estava fechado,perguntou se tive colica ,relatei o ocorrido e logo falou que poderia ter sofrido aborto completo,dia 21 fiz o ultra e nao deu que nao havia conteudo na cavida uterina,que nao estou gravida,pode ocorrer aborto e colo ficar fechado?

Melo 2015 disse...

O que fazer Quando o feto está fora do útero? Como abortar?

Neia disse...

a dois meses e meio tive um aborto retido e ate hj nao parou de sangrar isso e normal

Anônimo disse...

Olá Dra.Fernanda!
Terça feira passada dia 17/11 fiz minha segunda ultra e foi constatado que o feto parou de se desenvolver com 8 semanas.Minha Ginecologista aconselhou aguardar até 30 dias para ver se meu organismo expulsa o embrião e o saco gestacional,aproximadamente quanto tempo após o fim do desenvolvimento fetal o corpo começa a dar sinais de expulsão? Não quero passar por curetagem,esta é minha primeira gestação e foi muito desejada e planejada..
Obrigada pela atenção...Abraços

Unknown disse...

Olá Dra.Fernanda minha namorada esta internada pra operar um cisto no rosto ai descobrimos q ela esta gravida mais ela estava tomando muitos remedios na veia como antibioticos anti inflamatorios remedio pra enjoo e novalgina e soro e fez tumografias com contraste isso td pode ter afetado o feto ou nao

Unknown disse...

Boa Noite tenho duvidas, descobri essa semana que o embriao nao tinha mais batimentos e parou de desenvolver na 6 semana, era p eu estar com quase 9 semanas, a medica disse p eu esperar p ve se o corpo expulsa o embriao, mais ja fazem 20 dias q ele esta morto e nada de sair, estou sem saber o que fazer pois nao queria fazer curetagem, e quero saber se posso ter relaçao sexual normalmente com meu marido, pq ja sao 20 dias sem ter nada, pois ja tinha risco de aborto

Anônimo disse...

Boa noite , eu perdi meu bebê a 11 dias estou com uma dúvida pois cheguei na maternidade e os médicos falaram que era só um coágulo.
Estava de 9 semanas, fiz um exame de sangue e deu alterado e os médicos falaram que em nenhum momento o colo do meu útero abriu.
Fiz uma transvaginal e não vi nada , tem possibilidade do meu bebê está em meu ventre ainda?

Rebecca Silva disse...

GT me ajudem,toou passando por dias difíceis euuh acho q estou gravida e fiiz uma burrada apertei Meuu útero e saiu sangue oque aconteceu abortei Meuu BB e acho q já tem 2 semanas😢

Rebecca Silva disse...

GT me ajudem,toou passando por dias difíceis euuh acho q estou gravida e fiiz uma burrada apertei Meuu útero e saiu sangue oque aconteceu abortei Meuu BB e acho q já tem 2 semanas😢

Anônimo disse...

Oi Dra. Meu nome e janiele segunda feire que 25 de janeiro de 2016 faz tres meses que perdei o meu beber, foi fazer o citologia e depois desse exame começou tudo, os medicos descobriram que eu tenho uma insuficiência no colo do útero, fiquei 6 dias internado sem sentir nada; mais quando foi no 7 dia eu comecei a sentir contração e a medica fez o toque, ai a bolsa estirou e o beber estava vivo tive que fazer uma cesárea de urgência foi algo que não vou esquecer nunca:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se foi por conta que fiz citologia que provocou mais rápido a perda do beber? Porque se eu tenho uma insuficiência cervical no colo do útero ai com o citologia provocou mas rápido a perda do beber, a criança nasceu perfeita o coração estava muito bem ele nasceu vivo; ele ficou 10 minutos vivo: Quero muito saber o que aconteceu comigo por que não estava sentindo dor, nem estava sangrando?

Tatiana disse...

Olá meu nome é taty eu estava com 6 semanas de gestação comecei a sangra do nada fui bate uma ultrassom mais o médico falou que ñ estava ouvindo os batimentos do BB hoje faz 3 dias que perdei meu BB muito triste uma dó que eu ñ desejo pra ninguém mais o que mais me mata e esse vazio que ñ tem fim.foi espontâneo mais vou bate uma ultrassom segunda-feira pra sabe se ficou restos embrionárias,o feto já estava bem grandinho choro e muito quando olho a foto.mais Deus sabe de todas as coisas.mais me fale quando tempo devo fica de repouso

dani/nani disse...

Ola,EU tive um aborto com 5 meses.senti um desconforto e quando cheguei no hospital o medico disse que não tinha Como salvar meu bebe pq a bolsa desceu e seria questao de tempo PRA o aborto acontecer. E de fato aconteceu. Não foi nescessria a curetagem pois Na ultra mostrou q tinha saido tudo.A minha duvida e se terei dificuldade PRA engravidar ja tem quase tres meses e não tive resposta nenhuma do hospital. A respeito do bb e marquei o medico para o proximo mes. Sera q viu consegui engravidar novamente e dessa vez completar a gestacao?

Biaaah nolasco disse...

Ola boa tarde vc pode mi ajudar?
Eu tive um aborto espontaneo devido a uma gravidez tubaria ha 15 dias, porem os enjoos e azia estão muito piores agr...
Gostaria de saber por quanto tempo ainda vou sentir esses sintomas,o medico mi liberou pra namorar no msms dia pq ja tava sangrando ha uma semana e ja tava no final.

Kaffu Chino disse...

Oi dra. Estava grávida de 9 semanas,e comecei com uma borra de café.Fui ao PS fizeram exame de toque e falaram que o colo do útero tava fechado.No dia seguinte,amanheci sangrando e com dores,voltei ao PS e novamente fizeram apenas o exame de toque,e disseram que o colo do útero continuava fechado e me deram dipirona na veia para dor.No dia seguinte,começou um sangramento muito forte,que escorria,e muita dor,voltei no PS e fizeram toque,onde constataram colo aberto.So então fizeram a US,que constatou aborto incompleto.A minha dúvida é :se essa US tivesse sido realizada na primeira vez que fui ao PS esse aborto não poderia ter sido evitado?E pq os médicos só pediram com o colo do útero aberto?por favor me esclareça isso...obrigada!!

Kaffu Chino disse...

Oi dra. Estava grávida de 9 semanas,e comecei com uma borra de café.Fui ao PS fizeram exame de toque e falaram que o colo do útero tava fechado.No dia seguinte,amanheci sangrando e com dores,voltei ao PS e novamente fizeram apenas o exame de toque,e disseram que o colo do útero continuava fechado e me deram dipirona na veia para dor.No dia seguinte,começou um sangramento muito forte,que escorria,e muita dor,voltei no PS e fizeram toque,onde constataram colo aberto.So então fizeram a US,que constatou aborto incompleto.A minha dúvida é :se essa US tivesse sido realizada na primeira vez que fui ao PS esse aborto não poderia ter sido evitado?E pq os médicos só pediram com o colo do útero aberto?por favor me esclareça isso...obrigada!!