Ícones

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Seu útero é virado ou invertido?





Existem diferentes tipos de úteros. O útero da mulher é em forma de pera de cabeça para baixo. O das porquinhas é em forma de Y. (sei disso porque já operei uma porquinha. Os porquinhos ficam distribuídos ao longo das pernas do Y, por isso cabem vários porquinhos na barriga da mãe. Confesso que nunca havia estudado anatomia dos outros animais). Às vezes a natureza tira férias e fazem a mulher ter malformações uterinas. Então o útero pode ser: bicorno, unicorno, duplo, septado, arqueado. Mas isso fica para um outro post.

Além disso, dentro do que consideramos útero normal (o que se assemelha à pera), existem variações de posição:

AVF: útero antevertido ou em anteversoflexão
MVF: mediovertido ou medioversão
RVF: retrovertido ou retroflexão, popularmente conhecidos como útero virado ou invertido.

São apenas variações. São todos normais. Cerca de 20% das mulheres possuem o útero retrovertido. É errado dizer que ele é invertido. Uma leitora me pediu esclarecimentos sobre este tipo de útero, então, vou tentar explicar.

Útero virado e invertido não existem! A inversão uterina é uma emergência obstétrica que pode ocorrer no parto normal ou cesariana e deve ser rapidamente corrigido porque pode ser fatal.

O útero assume uma posição anatômica desde que nascemos. O útero não é um órgão fixo. Calma, ele não sai andando pela nossa barriga, ele é sustentado por ligamentos. É como se você fosse trapezista e pendurasse seus braços, amarrasse um elástico na cintura de cada lado, e outros nas pernas. Deste modo o útero é móvel quando tocamos nele, até na relação sexual. Bem, o útero mais comum, o antevertido, tem seu corpo voltado para o abdome e "descansa" sobre a bexiga. Quando ele tem o corpo voltado para a parte de trás do nosso corpo é chamado de retrovertido. Também pode assumir posição mediana: mediovertido.

Vejam as imagens:

útero voltado para trás
Retrovertido
útero voltado para frente, sobre a bexiga
Antervertido













Essas posições são detectadas na ultrassonografia ou no toque vaginal ou até quando o ginecologista faz o exame especular e vê de onde está vindo o colo. O colo mais difícil para ser visto é o colo que vem de cima (quando o útero é retrovertido). O mais comum é o colo surgir de baixo conforme formos abrindo o espéculo (útero antevertido). Às vezes eu até comento com a paciente "espera aí porque seu colo tá vindo lá de cima" e tenho que quase me ajoelhar para visualizá-lo. É o colo do útero em RVF. Outras vezes falo "ah esse colo é moleza, mal passo o espéculo e ele está bem na minha cara" (é o colo do útero em MVF). O que vem lá de baixo (ou de trás) também é bonzinho. Não dá trabalho pra visualizá-lo, não.

Veja a seguir o toque ginecológico. O dedo do examinador está dentro do canal vaginal e encosta no colo do útero. A entrada do colo está abaixo (posterior) do dedo do examinador. Esse é o útero antevertido. Quando ele passar espéculo nessa paciente, o colo estará na posição posterior da vagina. A bexiga é aquele triangulinho acima do dedo que está na vagina. A outra mão está no abdome, logo acima do pubes.

Saber a posição do útero é importante quando o médico precisa realizar algum procedimento dentro dele, como uma curetagem, inserção de DIU, histeroscopia, inseminação intra-uterina, essas coisas. Além disso, quem sempre teve o útero antevertido, por exemplo e passa a ter retrovertido deve pesquisar o motivo. A posição pode ter sido alterada por aderências pélvicas, tumorações uterinas ou em órgãos vizinhos, por exemplo.

Útero retrovertido não causa infertilidade em ninguém. Por isso a tão comentada pergunta "meu útero é invertido, terei dificuldade para engravidar?" a resposta é: não se o motivo for apenas esse. Engravidar não depende da posição do útero, e sim de outros fatores.


208 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 208 de 208
Unknown disse...

Bom dia, Dra! Tenho dois filhos lindos e o útero bicorno e retrovertido; fiz essa semana uma ultrassom, meu médico disse que meu útero está muito grande; tenho muita cólica e um fluxo muito intenso; sinto muitas dores na coluna e ele disse que pode ter relação com a situação do meu útero; além disso, estou com 2 miomas pequenos que ele disse que ainda não estão me dando problemas, mas que no futuro podem dar. Meu médico me recomendou tirar o útero, não pretendo mais ter filhos. Você acha que pode ser a solução?

Geziane disse...

Olá... estou gravida de 3 meses e fiz meu exame e diz q meu ultero é rvf, sem desvio o que significa?

Anônimo disse...

Boa tarde me chamo flavia fui fazer um exame de preventivo e a medica disse que sentiu dificuldade em fazer a colete pois meu colo do utero esta meio de lado. Ela passou um exame de usg trans e percebi que ela escreveu no meu prontuario colo de utero anormal. Estou preocupada pois ela nao disse nada mais percebi algo estranho. O que e colo de utero de lado, pode ser alguma coisa seria.

Anônimo disse...

Queria saber oq são cistos funcionais si eles atrapalao quem quer engravidar ?
Só tentante desde dezembro

Unknown disse...

Dra qdo tento tocar no colo do utero a aparencia e como a ponta de um penis... isso e normal??? E e qdo a mentruacao ta proxima fica mt baixo tipo 3 cm e comum ?????

Unknown disse...

Oi, boa noite, Dra. Fernanda sua postagem foi muito importante para mim. Me esclareceu a dúvida que tinha, obrigada

Anônimo disse...

Olá Dr Fernanda! Há dois anos sinto terríveis cólicas durante o período menstrual,mas desde q menstruei nunca havia sentido. Os exames apresentam apenas útero em anteversoflexão e ja li q é normal...Mas poderia ser o causador dessas cólicas intensas? Pensei na possibilidade de ser endometriose,porém nenhum o exame:o de sangue, a transvaginal e a ressonância acusaram algo.Sem saber o q fazer, estou tomando pilulas sem interroper e sem deixar a menstruação descer p evitar de sentir essas dores, mas foi prescrito pela médica...Como curar essas dores?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
«Mais antigas ‹Antigas   201 – 208 de 208   Recentes› Mais recentes»