quarta-feira, 4 de maio de 2011

Atividade Física na Gravidez


Toda vez que eu falo sobre atividade física para uma gestante eu me deparo com duas reações diferentes: ou elas torcem o nariz ou arregalam os olhos. É nítida a cara de decepção quando elas acham que vão aproveitar o período da gestação para dar um descanso da malhação, relaxar, poder comer de tudo que “depois recupera”. Eu não dou mole pra gestante. Não deixo ninguém engordar. Pego no pé, puxo a orelha, enfim, só estou pensando no bem estar dela e do bebe (e depois elas agradecem).

A prática de exercícios físicos faz bem para todo mundo. Não é diferente na gestação. Nesta fase que requer tanto cuidado, a atividade física contribui para a gestante manter a forma e não ganhar peso em excesso, melhorar a circulação do sangue, a respiração, a postura, a respiração, a flexibilidade, auxiliando também na hora do parto e na recuperação. Quer mais? Além disso, fortalece o coração, ajuda a controlar a pressão arterial e o açúcar no sangue, fortalece os músculos e os ossos, alivia o estresse e a ansiedade tão freqüentes nessa fase.

Tanto o obstetra quanto o profissional de educação física devem auxiliá-la na escolha do tipo de atividade física e verificar quais são os casos em que a atividade física é contra-indicada. Por isso, antes de iniciar atividade física consulte seu obstetra.

Os exercícios mais recomendados durante a gestação são os de baixo impacto, preferencialmente os realizados dentro d`água (natação e hidroginástica) para evitar o impacto do corpo mais pesado no chão. Outros exercícios como Ioga, caminhadas, musculação, Pilates, também são recomendados. Porém a gestante que nunca praticou atividade física deve iniciar exercícios leves como a caminhada, ioga e hidroginástica.

Não se esqueça do alongamento antes e após os exercícios, use roupas leves e confortáveis, protetor solar e boné, beba água frequentemente para manter o corpo hidratado e reserve tempo para exercitar-se. Desfrute de todos os benefícios que os exercícios oferecem! 

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