Ícones

sábado, 14 de maio de 2011

Chega dessa história de cegonha!


Outro dia eu tive que explicar a um menino de 8 anos, que acompanhava sua mãe na consulta, como acontece a fecundação. Durante a consulta a mãe dele falou "olha filhinho foi por causa dela que você está aqui". Ele ficou me olhando de um jeito meio sei lá e disse: "ué, o tio fulano disse que eu existo porque você e papai se fecharam no quarto, aconteceram umas coisas, e lá na escola a tia falou que gente nascia por causa da fecundação. Eu não quero saber que coisas vocês fizeram mas quero saber o que é fecundação".
Fiquei passada. A mãe ficou muda, sem ação. Eu pensei: esse garoto me lembra o meu irmão. Então comecei a contar pra ele como acontece a fecundação. Para o menino e pra quem não sabe...

Vou lhes explicar como se dá a fecundação: 





Dias após o término de um tsunami sangrento chega, enfim, o grande dia e 1 óvulo sai de casa (ovário) para encontrar sua cara-metade. Ele vai lá pro meio da tuba uterina (trompa de falópio) e fica lá, todo bonitão e com flor na lapela esperando seu amor chegar. Ele sabe que virão vários pretendentes mas apenas um vencerá a luta e o conquistará. Enquanto isso uma cambada de espermatozoides gladiadores iniciam a viagem passando pelo colo do útero da mulher, atravessam toda a cavidade uterina até entrarem em uma das trompas para encontrar o óvulo que já estava esperando sentado e pensando "será que vão entrar na tuba errada? quantos morrerão no caminho? será que vão se atrasar? será que vão parar pra jogar futebol no endometrio? Como deve estar o trânsito dentro do útero? e enfim, após tanta espera, lá vem eles todos na mesma direção, parecendo um arrastão, chegam no óvulo e começam a disputar quem será o vencedor. E no meio daquela confusão o óvulo roda a baiana e grita "pode parar! só vai entrar um!" e escolhe aquele que lhe entregou flores e uma caixa de bombom. 
Bom, daí por diante rola um vuco vuco e o casalzinho viaja para a cavidade uterina, escolhe um apê no endometrio e gera, enfim, um embrião, que vai crescer, ficar forte, nascer e fazer um monte de bobagem, não, brincadeira, ele pode ser uma pessoa pura, honesta, estudiosa...

e aí, entendeu?

Um comentário:

Unknown disse...

Ola fernanda td bem? A uns 3 anos tomo elani 28 devido ter muitas colicas, inclusive desmaios devidos as dores, estava td bem mas estou na 8 cartela direto tomando certinho porem estou tendo corrimento qse continuo e colicas denovo, nao sabia dessa informacao de parar, acredito que parar so 3 dias a mensteuacao nao vira pelo tempo que estou com remedio o qje melhor fazer? So parar tres dias ou sete dias ou nao parar ou trocar o medicamento visto q to tendo colica? Obrigada