Ícones

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vacinação na Mulher

Hoje recebi um e-mail da clinica de vacinação Vaccini com uma frase linda em homenagem às mães. Dizia: "Mãe é igual a vacina, nos protege e faz bem". Então inverti a frase e fiquei me perguntando porque será que as pessoas só se preocupam em tomar vacinas quando crianças ou quando estão grávidas? Vacina é igual a mãe, nos protege e faz bem! Sempre que inicio um pré-natal eu pergunto quando foi a última vez que a gestante tomou vacina anti-tetânica, por exemplo. A maioria das respostas é "não sei" ou "eu sempre tomo as vacinas do pré-natal". Mas não tem "vacinas do pré-natal", tem vacinas da infância e do adulto. A vacina contra o tétano, por exemplo deve ser tomada a cada 10 anos por qualquer pessoa e todo posto de saúde oferece gratuitamente, fora de campanha. Se a mulher engravidar e a última dose foi há mais de 5 anos e há menos de 10 ela deve fazer um reforço na gestação. Outras duas vacinas importantes para as gestantes são as contra Hepatite B (quando o exame de sangue mostra que ela ainda não foi imunizada) e a da gripe. Aliás, você, mulher gestante antenada, já tomou sua vacina contra gripe este mês?

Em 2010, a FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) junto com a SBIm (Associação Brasileira de Imunizações) lançou o Consenso de Vacinação da Mulher com as recomendações para vacinação na gestante, na não gestante e para a puérpera (período pós-parto, amamentando ou não). A vacinação da mulher é muito importante porque permite proteção ampliada, pois a mãe vacinada também protege o feto mesmo após o seu nascimento.

Basicamente, as gestantes devem se vacinar contra tétano (dependendo de quantos anos faz a última dose), hepatite B (quando ainda não foi imunizada) e contra gripe. As mulheres não gestantes podem tomar todas as vacinas e as que estão amamentando só não devem tomar a vacina contra febre amarela.

ATENÇÃO!!! Detalhes que você pode não ter se ligado:
Existe vacina contra HPV
Se você nunca teve catapora (varicela) vale à pena se vacinar para evitar o risco de contrair a doença durante a gestação ou período de amamentação
Se a sua vacina anti-tetânica não estiver em dia você pode contrair tétano em um acidente com material contaminado (até acidente de carro, um corte com um pedaço de ferro...)
Hepatite B é transmitida por sangue contaminado, como na relação sexual e é cem vezes mais contagiosa que o HIV
É muito fácil contrair o vírus da Hepatite A, doença que pode ser fulminante e extremamente grave na gestação
O número de casos de coqueluche vem crescendo entre adolescentes e adultos
Se você está em tratamento de fertilização, recomenda-se as seguintes vacinas: Hepatite A e B, HPV, Meningite, Influenza, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Difteria, Tétano, Coqueluche, Varicela, Febre Amarela (em situações epidemiológicas que a indicam).


Então você já sabe, na próxima consulta com seu médico (clínico ou ginecologista) leve (se possível) sua caderneta de vacinação e não se esqueça de perguntar a ele se você está em dia!

A seguir você pode consultar calendário de vacinação da mulher: