Ícones

terça-feira, 10 de maio de 2011

ESSURE - uma opção em contracepção definitiva


Você sabia que existe um procedimento para ligar as trompas com a mesma eficácia da cirurgia convencional, mas com a vantagem de dispensar cirurgia?

Eu conheci o Essure quando fiz minha especialização em histeroscopia. Este procedimento está descrito em um capítulo do Tratado de Videoendoscopia Ginecológica, mas naquela época ele só era comercializado na Europa e EUA. Somente há 1 ano (quando chegou ao Rio de Janeiro) tive a oportunidade de conhecer, na prática, este sistema. Foi amor à primeira vista! Imaginem: um procedimento que promove a contracepção definitiva através da ligadura das trompas por meio de micro implantes instalados dentro das tubas (trompas). Tudo isso sem a necessidade de cirurgia, sem internação, sem necessitar repouso, sem cicatrizes e com a mesma eficácia da cirurgia convencional!

Pensei logo em redução de custos hospitalares, de complicações cirúrgicas e anestésicas, na redução do número de indicações de cesariana “só para aproveitar e ligar as trompas” e na redução da fila do SUS.

Porém, quase tudo que é novidade e envolve alta tecnologia envolve um custo alto. Em minha opinião, o custo benefício vale muito à pena, mesmo assim, tenho que admitir que ainda não é accessível à todos.

Em maio de 2010 estive em São Paulo, no Hospital Perola Byngton, quando recebi o treinamento para colocação do Essure. Durante o ano contribuí com a certificação de mais 12 ginecologistas-histeroscopistas no Rio de Janeiro. A situação atual é que alguns hospitais como o HCA (hospital Central da Aeronáutica) já disponibilizam a laqueadura por meio do Essure, alguns (poucos) planos de saúde já autorizam sua realização, mas é só o início de uma trajetória até o Essure estar disponível para todas as mulheres com indicação de contracepção definitiva.

Quer saber mais? leia abaixo:     

O sistema ESSURE envolve a colocação de micro implantes macios e flexíveis nas tubas uterinas criando uma barreira natural e impedindo a gravidez. É realizado através da vídeo-histeroscopia (procedimento que estuda e realiza cirurgias na cavidade uterina) por um médico treinado para sua colocação, e leva cerca de 5 minutos.
Os implantes são feitos de fibras de poliéster, níquel-titânio e aço inoxidável, materiais que tem sido usados em stents cardíacos. A confiabilidade do ESSURE pode ser confirmada após 3 meses da colocação dos implantes através de radiografia da pelve.
                                                                                        
aparelho de histeroscopia, indispensável à colocação do essure
 



82 comentários:

Anônimo disse...

fiz essa cirugia a mas ou menos uns 5 mese4s e uma das molas nao se adapitou o que eu faco,uma das tromps neo esta laqueada.

Dra. Fernanda Santos disse...

nossa, vc é o primeiro caso que tomo conhecimento!
mas o stent está lá? se a trompa estiver vazia ou se o stent estiver muito lá pra trás,pode colocar outro, mas se vc tiver alguma alteração na trompa, que pode ter ocasionado isso, o ideal será a videolaparoscopia..

Unknown disse...

Dra Fernanda, bom dia !!

Eu também gostaria de mais informações sobre a paciente que narrou sobre uma das molas não ter "adaptado", onde ela mora, quem realizou o procedimento, qual foi o teste comrobatorio que ela realizou e qual foi a orientação do medico que atendeu.

Fica aqui meu email para contato: augustoneves1610@globo.com

Sou responsável pela divulgação desse método no Brasil


Dra. Fernanda,obrigado pelo epaço e parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Boa Noite!
Fiquei sabendo deste método em Brasília onde eu estava a passeio, sou de lá mais moro em Araruama - RJ há nove anos. Conversando com a minha comadre e ela me avisou deste método de laqueadura e me contou que o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB)fez dois multirões neste 2° semestrede 2012, em datas diferentes. Inclusive li a reportagem no site do GDF, mas é só pesquisar no google multirão de laqueadura em brasília que terá vários sites falando deste assunto.
Bem que em outros municípios e estados poderiam adotar este sistema. Gostaria de ter feito esta, mais se alguém souber onde e quanto custa esta, por favor me digam. Abraços
Simone Fernandes

Anônimo disse...

Puxa eu tambem fiz esse procedimento nessa mesma epoca e no mesmo lugar da paciente acima e na avaliação deu q as distancias dos aneis nao batem isso pode prejudicar.o q isso quer dizer.

Anônimo disse...

Quem faz no rio de janeiro? Existe outro nome utilizado em consultórios? Já liguei para vários lugares ninguém sabe do que estou falando.

Anônimo disse...

Houve a divulgação de q o Essure estava disponível no hosp. Campo Limpo (SP), fui a uma consulta, com o planejamento familiar em mãos, mas infelizmente eles não tinham as molas para implantar, portanto voltei prá casa muito chateada, até pq não tenho condições de comprar e pelo SUS não tem e não consegui. Alguém sabe me informar de um outro hospitalque tenha o ESSURE?
Valéria

Unknown disse...

Dra Fernada tbm procuro por esse procedimento porem tbm nao sei onde ... ??!!! qual o tipo de clinica que faz histeriocopia ou laparascopia??o convenio cobre?? e chamado como de tubaria??? obrigada pela ajuda seu blogg .. e muito bom .... mesmo .. continua a ajudar a gente .. bjocas pra ti e saude.

Anônimo disse...

Dra. Fernanda,
Eu também gostaria de saber como faço para conseguir esta cirurgia. Moro em Carapicuiba...

Anônimo disse...

boa tarde DR.Fernanda sou de Campinas/S.P,vi pela televisão,gostaria de saber se e seguro,pois tenho 3 filhos,e realizei a cirurgia bariatrica,por tanto não pretendo ter mais filhos.gostaria de saber se aqui em campinas estão realizando essure pelo convenio,particular ou sus por favor pois não posso tomar anticoncepcional. meu email:shecidarodriguesgarcia@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde,atualmente moro em Mogi Guaçu- SP.. tenho 32 e 3 filhos... gostaria de saber onde posso realizar a colocação do Essure... fiquei muito enteressada.. aguardo respostas..

Anônimo disse...

Boa tarde Drª. Fernanda.
Tenho grande interesse neste procedimento.
Tenho 40 anos, não tenho filhos e tenho opinião formada de que não quero ter.
Haveria possibilidade de realizar o procedimento?
Quais seriam os critérios?
Desde já sou grata.
Márcia

Anônimo disse...

Drª Fernanda, boa tarde! Estou na cidade do rio de janeiro e gostaria de indicação de profissionais que efetuem a implantação do Essure aqui. Gostaria de saber tb se é possível recorrer a algum plano de saúde e os valores atuais deste procedimento. Se puder, responda para o meu e-mail. dianacfrm@yahoo.com.br
Grata!

Anônimo disse...

Dra. Fernanda, boa noite.
Sou do RJ e também gostaria de receber indicação sobre profissionais e locais que fazem a implantação do Essure. Agradeço a atenção.
(email: mushoo1@terra.com.br)

Anônimo disse...

Sou de SP e gostaria,de informações de profissionais ou pelo SUS para a colocação deste dispositivo

Anônimo disse...

Drª Fernanda, boa tarde! Estou na cidade do rio de janeiro e gostaria de indicação de profissionais que efetuem a implantação do Essure aqui. Gostaria de saber tb se é possível recorrer a algum plano de saúde e os valores atuais deste procedimento. Se puder, responda no meu email fabricia79@ig.com.br

Unknown disse...

Boa tarde!
Gostaria de saber sobre essa laqueadura no rio de janeiro, qual o valor e qual clinica que faz. obrigada.
Email: helioeduda@hotmail.com

dri disse...

Boa noite!
Gostaria de saber se a mulher com mioma pode fazer uso do implante(essure) ee quais os riscos relacionados a ele

Dra. Fernanda Santos disse...

Boa noite! Pode sim. O Essure é um dispositivo que fica dentro das trompas. Não tem relação com miomas. Ele não tem hormônio ou remédio algum. Ja li trabalhos relatando problemas na colocação. Casos em que ele migrou para a cavidade uterina ou abdominal. Mas é raro e é "resolvível", digamos assim. O material dele é o mesmo dos stents cardíacos, então, rejeição é praticamente nula. Até hoje nunca tive problema em nenhuma paciente.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, Elaine, alguns planos de saúde já estão cobrindo este procedimento aqui no Rio. Outros, você paga os honorários da equipe. Poucos médicos fazem e menos ainda conhecem. Muitos "já ouviram falar". Para saber quem faz, se você ligar para a CRITICARE, que é a empresa que comercializa este dispositivo no Brasil, eles tem uma lista de médicos para lhe indicar. Se você mora nos arredores da Ilha do Governador, agende uma consulta no tel. 3393-0827, ok? bjs!

Dra. Fernanda Santos disse...

Oi Fabrícia! desculpe a demora em responder... voltei a escrever no Blog há cerca de 1 mês e estou respondendo às perguntas aos poucos. Como disse abaixo, alguns planos ja cobrem sim, mas não é super fácil. Pra eles tem que justificar muito bem justificado. Não é simples para entenderem que o fato de não precisar ficar internada e não ser uma cirurgia não é suficiente. A Criticare tem as indicações. Basta liar pra eles ou agendar uma consulta na GO CARE, Ilha do Governador 3393-0827. ok? bjs!

Dra. Fernanda Santos disse...

Augusto, estou com saudades! Como vê, andei um pouco sumida do Blog. Estava cuidando da minha saúde, rsss. Verdade. Mas voltei a escrever há 1 mes e estou tentando responder a todas as perguntas aos pouquinhos. Continuo colocando Essure e não tive nenhum caso de insucesso. A divulgação deve continuar, mas acho que ainda está em passos lentos. Continuo apaixonada pelo método. Um abração!

Dra. Fernanda Santos disse...

Simone, No Rio, alguns médicos histeroscopistas já realizam o procedimento. A Criticare pode lhe indicar. Eu atuo na Ilha do Governador. Um beijo!

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá. Como você sabe que fez no mesmo lugar da paciente acima? vocês se conhecem? (só curiosidade). Então, talvez não seja um problema do método... mas olha, pra você ter certeza de que ficou tudo bem, faça uma Histerossalpingografia. Se as trompas estiverem obstruidas, você está segura contra gravidez.ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Pois é, ainda é pouco divulgado... mas quem faz é o ginecologista histeroscopista (quem faz video-histereoscopia) e mesmo assim, só se ele estiver habilitado. Como disse acima, ligue para a Criticare que eles lhe indicarão os profissionais no Rio, ok? Se pra você for viável, eu atuo na Ilha do Governador. Um beijo!

Dra. Fernanda Santos disse...

Valéria, eu não sei lhe responder. Mas você pode se informar com a Criticare, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Luciana, voltei! fiquei um tempo fora, mas estou aqui e espero continuar ajudando! obrigada! quem faz não é a clinica. É o ginecologista que faz video-histeroscopia e é habilitado para realizar o procedimento. Alguns planos cobrem pelo menos o material e o hospital, quando necessário. A Criticare pode lhe indicar alguem na sua cidade. ok? um beijo!

Dra. Fernanda Santos disse...

É o ginecologista que faz video-histeroscopia e é habilitado para realizar o procedimento. Alguns planos cobrem pelo menos o material e o hospital, quando necessário. A Criticare pode lhe indicar alguem na sua cidade. ok? um beijo!

Dra. Fernanda Santos disse...

É o ginecologista que faz video-histeroscopia e é habilitado para realizar o procedimento. Alguns planos cobrem pelo menos o material e o hospital, quando necessário. A Criticare pode lhe indicar alguem na sua cidade. ok? um beijo!

Dra. Fernanda Santos disse...

é muito seguro! olha, É o ginecologista que faz video-histeroscopia desde que seja habilitado para realizar o procedimento. Alguns planos cobrem pelo menos o material e o hospital, quando necessário. A Criticare pode lhe indicar alguem na sua cidade. ok? um beijo! Respondi seu email!

Dra. Fernanda Santos disse...

Marcia, você deve procurar um profissional que faz e conversar com ele, além de assinar um termo de consentimento informado. ok? Os criterios são os mesmos para a laqueadura tubarea cirurgica. Mais de 2 filhos e mais de 25 anos.um bj!

Dra. Fernanda Santos disse...

É o ginecologista que faz video-histeroscopia desde que seja habilitado para realizar o procedimento. Alguns planos cobrem pelo menos o material e o hospital, quando necessário. A Criticare pode lhe indicar alguem na sua cidade. ok? um beijo! respondi seu email!

Dra. Fernanda Santos disse...

É o ginecologista que faz video-histeroscopia desde que seja habilitado para realizar o procedimento. Alguns planos cobrem pelo menos o material e o hospital, quando necessário. A Criticare pode lhe indicar alguem na sua cidade. ok? um beijo! respondi seu email!

Dra. Fernanda Santos disse...

A Criticare pode lhe indicar alguem na sua cidade e se algum hospital do SUS realiza este procedimento aí, ok?

Unknown disse...

Boa tarde,gostaria de saber se vc pode me passar o seu e mail?

Unknown disse...

Bom dia, gostaria de saber onde faz esse procedimento ESSURE ? Pois fui a uma consulta pelo plano no planejamento familiar e ninguem nunca ouviu falar . Moro no RJ , Dr. a senhora faz? Onde é o seu consultório e telefone? Por favor me responda!

Dra. Fernanda Santos disse...

Luciana e Ione, infelizmente é um método pouco divulgado ainda. talvez isso ocorra porque poucos médicos são habilitados para tal. Faço na Ilha do Governador. Tel. 3393-0827. Alguns planos de saúde ja cobrem as despesas com o material. A paciente se encarrega apenas dos honorários médicos. bjs

Unknown disse...

Você faz só particular ou pelo plano de saúde também? Meu email lecaetetommls2014@gmail.com

Dra. Fernanda Santos disse...

Como ainda não existe uma tabela no hall da ANS, os honorários médicos são cobrados diretamente da paciente. Alguns planos reembolsam. O procedimento em si, como o proprio dispositivo, o plano cobre.

ROBERTA disse...

Dra Fernanda,
Estou muito interessada no método,porém fiz uma cesárea a 17 dias atrás, nascimento do meu segundo filho. Não fiz a laqueadura no momento do parto porque minha obstetra não ceitou fazer, apesar, de eu ter direito por lei. tenho 31 anos e dois filhos. Gostaria de saber se já ´posso fazer a colocação do implante ou devo esperar algum tempo devido a recente cirugia? e gostaria de saber também, se o meu plano Amil blue 600 cobre alguma coisa?
Já tenho uma consulta marcada, mas se puder me sanar estas dúvidas agradeço.

Dra. Fernanda Santos disse...

Oi Roberta! o ideal é que vc espere o utero voltar ao tamanho original. isso pode levar de 30 a 40 dias. também não pode mais estar sangrando. Quanto ao seu plano, sugiro que vc o consulte. É bem provável que não, mas mesmo assim pode tentar apresentando declarações do seu médico mostrando a indicação deste procedimento no seu caso. Ja coloquei essure em pacientes com convenios que desconheciam a existencia deste metodo. Expliquei o que era, sua indicação, a vantagem e o motivo desta escolha. Tudo documentado. Eles aprovaram.

Anônimo disse...

Dra Fernanda, bia noite! Gostaria de saber onde posso encontrar este procedimento particular em Brasilia.

Anônimo disse...

Boa tarde Fernanda.
Moro na Ilha do Governador e gostaria muito de me submeter a esse procedimento.
Se puder entre em contato: luvoxmartin@yahoo.com.br
Obrigada, Luciana

Anônimo disse...

Boa noite Dra. Fernanda.
Fiz o procedimento em agosto 2014 nossa maravilhoso. Mas o que acontece estou sentindo umas dores nas trompas ah mais oi menos uma semana queria saber se isso pode acontecer? E se eh possivel engravidar pois eh uma dor chata? Tenho retorno em março queria saber se continuar a dor vou no medico ou espero meu retorno? Obrigada.

Unknown disse...

Bom dia fiz esse procedimento de laquiadura tubaria essure ha 5 dias desde esse dia estou tendo sangramento e normal ou devo ir ao hospital

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Dra fernanda qual o custo médio desse procedimento essure.

Anônimo disse...

Ola... esse ano de 2015 teve um mutirão no Hosp. Clinicas para 500 mulheres, foi feito todo o processo de consulta e exames e já iniciou o procedimento .... a divulgação esta na internet... procura saber na Ginecologia do Hosp. quando terá outra..
até.

Unknown disse...

gostaria de saber se posso pegar peso pois acabei de colocar essure

Unknown disse...

gostaria de saber se posso pegar peso pois acabei de colocar essure

Unknown disse...

acabei de colocar essure e tenho um bebe de 1 e 9 meses e gostaria de saber se tem algum problema em pega- la pois ela ainda mama

Unknown disse...

acabei de colocar essure e tenho um bebe de 1 e 9 meses e gostaria de saber se tem algum problema em pega- la pois ela ainda mama

Unknown disse...

Gostaria de indicação de medico em Brasilia que realiza este procedimento
.

Anônimo disse...

Boa Tarde sabe me dizer como conseguo fazer essa laqueadura no rio de janeiro eu moro aqui,so que tenho 24 anos mas tenho 3 filhos vivos.obrigado

Unknown disse...

Tem que fazer pranejamento no posto ou na crinica da familia .eles dao encaminhamento vai para bangu hospital. Da mulher

Unknown disse...

Tem que fazer pranejamento no posto ou na crinica da familia .eles dao encaminhamento vai para bangu hospital. Da mulher

Anônimo disse...

Eu fiz tem 3 meses e sinceramente ainda não tenho a certeza se deu certo por causa da usg que fiz vem informando muito evasivamente os essures nas trompas e ainda estou com DIU,sinto dores e estou aguardando pra bater uma USG com DOPLLER pra me informar direitinho como estou por dentro e fora que o meu ciclo mestrual tbm esta desregulado.

Anônimo disse...

Fiz o procedimento em 2012 e gostaria de reverter para tentar uma gravidez pois me arrependi e me casei novamente e queria ter um filho, tenho 37 anos será se consigo reverter?

Unknown disse...

Fiz o procedimento há um mês, o que acontece se eu engravidar?

Unknown disse...

Meu nome é Raquel, ok

Cristiane disse...

Fiz essa laquiadura tem 7 messes e não mestruei tem 6 messes isso e normal ?

Anônimo disse...

Boa tarde doutora Fernanda, Gostaria de uma indicação para fazer a videohisteroscopia com um valor bom. Desde ja obrigada!

Unknown disse...

Olá! Gostaria de saber quanto fica o valor desse procedimento? E gostaria de saber se tem em minha cidade? Sou de Sorocaba. Obrigado

Unknown disse...

Olá Dr. Iniciei elani 28 e estou na metade da segunda cartela e estou tendo um espape já mas três semanas a segunda cartela não terminou. Pergunto dou a pausa de três dias exemplo amanhã e sigo com a cartela, ou somente qdo terminar está cartela? Caso a resposta seja parar agora três dias os três comprimidos q dei.a pausa qdo.iniciar volto com eles? Obrigado Joyce

Unknown disse...

Olá Dr. Iniciei elani 28 e estou na metade da segunda cartela e estou tendo um espape já mas três semanas a segunda cartela não terminou. Pergunto dou a pausa de três dias exemplo amanhã e sigo com a cartela, ou somente qdo terminar está cartela? Caso a resposta seja parar agora três dias os três comprimidos q dei.a pausa qdo.iniciar volto com eles? Obrigado Joyce

Unknown disse...

Olá Dr. Iniciei elani 28 e estou na metade da segunda cartela e estou tendo um espape já mas três semanas a segunda cartela não terminou. Pergunto dou a pausa de três dias exemplo amanhã e sigo com a cartela, ou somente qdo terminar está cartela? Caso a resposta seja parar agora três dias os três comprimidos q dei.a pausa qdo.iniciar volto com eles? Obrigado Joyce

Unknown disse...

Olá

Unknown disse...

Olá

Unknown disse...

Olá

Unknown disse...

Ola fiz a 5 diase estou com colicas tds esses dias n e uma colica forte mas e uma colica isso e normal ?

Unknown disse...

Ola fiz a 5 diase estou com colicas tds esses dias n e uma colica forte mas e uma colica isso e normal ?

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr
fiquei interessada, será que poderia entrar em contato comigo para marcarmos.
elisabete.neves@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr
fiquei interessada, será que poderia entrar em contato comigo para marcarmos.
elisabete.neves@hotmail.com

Unknown disse...

Olá fiz o essure depois de um ano engravidei não indico a ninguém o certo e corta as trompas e isso que farei depois de 60 dias após o parto

Unknown disse...

Boa tarde, dra Fernanda.
Coloquei os implantes em setembro de 2015. Fiz o ultrasson de confirmação em 14 de janeiro e a autorização para parar com o contraceptivo injetável a que me submetia. Então ñ usei nada em janeiro. No dia 28 comecei com um sangramento marrom e ainda hoje, 8 dias depois, continua esses "escape". Isso é normal? Vejo o relato de várias mulheres que, depois do procedimento, só sangraram 5a 7 meses depois. Será por causa do injetável? Pois com ele ñ menstruava a 3 anos.

Unknown disse...

Me oriente por favor.

Unknown disse...

Me oriente por favor.

Unknown disse...

Boa tarde, dra Fernanda.
Coloquei os implantes em setembro de 2015. Fiz o ultrasson de confirmação em 14 de janeiro e a autorização para parar com o contraceptivo injetável a que me submetia. Então ñ usei nada em janeiro. No dia 28 comecei com um sangramento marrom e ainda hoje, 8 dias depois, continua esses "escape". Isso é normal? Vejo o relato de várias mulheres que, depois do procedimento, só sangraram 5a 7 meses depois. Será por causa do injetável? Pois com ele ñ menstruava a 3 anos.

Unknown disse...

Boa noite doutora!
Então, sei que não tem muito a ver o assunto! Mas vou começar pela menstruação que sempre veio muitooooo forte...cheia de coágulos!
Desde domingo começou a descer um fluxo intenso com fortes cólicas, passei mais ou menos meia hora assim, e passou, desceu alguns coágulos.
Na terça como o sangramento continuava forte e eu pálida, resolvi ir ao médico, ele nem me examinou só fez um exame de sangue e viu que estava com anemia, então receitou uma vitamina e transamin!
Como já era tarde não comprei.
Pela manhã, tontura de novo, fraqueza, quase não consigo sair da cama. Volto em outro hospital, todos os exames de novo, sangramento intenso, e qdo o médico solicitou a tranvaginal, a bomba: sofri um aborto espontâneo, falou que não tinha nada no útero, apenas coágulos ovulares, antes do resultado dos exames, já tinha tomado transamin na clínica. Ele falou que não precisaria de curetagem, mas receitou o transamin de 6 em 6 hs.
Isso procede?! Pq se ainda tem os coágulos ovulares não seria melhor um remédio para fazer descer o restante, ao invés de para de descer?!
Tô aqui aflita... Comprei hj é comecei a tomar agora a noite, mas com essa dúvida!
Qual a sua opinião?!

Unknown disse...

Boa noite doutora!
Então, sei que não tem muito a ver o assunto! Mas vou começar pela menstruação que sempre veio muitooooo forte...cheia de coágulos!
Desde domingo começou a descer um fluxo intenso com fortes cólicas, passei mais ou menos meia hora assim, e passou, desceu alguns coágulos.
Na terça como o sangramento continuava forte e eu pálida, resolvi ir ao médico, ele nem me examinou só fez um exame de sangue e viu que estava com anemia, então receitou uma vitamina e transamin!
Como já era tarde não comprei.
Pela manhã, tontura de novo, fraqueza, quase não consigo sair da cama. Volto em outro hospital, todos os exames de novo, sangramento intenso, e qdo o médico solicitou a tranvaginal, a bomba: sofri um aborto espontâneo, falou que não tinha nada no útero, apenas coágulos ovulares, antes do resultado dos exames, já tinha tomado transamin na clínica. Ele falou que não precisaria de curetagem, mas receitou o transamin de 6 em 6 hs.
Isso procede?! Pq se ainda tem os coágulos ovulares não seria melhor um remédio para fazer descer o restante, ao invés de para de descer?!
Tô aqui aflita... Comprei hj é comecei a tomar agora a noite, mas com essa dúvida!
Qual a sua opinião?!

Unknown disse...

Olá gostaria muito de fazer esse procedimento contigo, não tenho filhos, tenho 31 anos e conheço a lei de planejamento familiar e em contrapartida só encontro GOs que se recusam por achar que toda mulher quer e deve ser mãe.

Unknown disse...

Eu fiz a dois anos, no Hospital das Clinicas em São Paulo, o G.O. me deu um antiinflamatório sem hormonio, fiz na quarta-feira, quinta-feira estava trabalhando normalmente, depois de 6 meses estava de alta.
Indico para todas as mulheres que conheço, masssss estou com uma dúvida:
Depois do essure posso fazer ressonância magnética? e tomografia?