Ícones

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dona Cândida, sai pra lá!!!!!!!!

Ô coisinha desagradável esse tal de corrimento, né? ainda é um dos principais motivos que levam à paciente ao ginecologista. O fato é que nós temos uma microflora vaginal, ou seja, um monte de fungos e bactérias que moram na mucosa vaginal e estão lá para nos proteger, porém, se alguma coisa incomodou o equilíbrio dessa flora, elas reagem e podem provocar corrimento, além de prurido, ardência, sensação de corte, odor, dependendo do caso.

A Candidíase ou, como dizia a minha avó,  monilíase, é apenas uma entre os diversos tipos de infecção vaginal. Ela é provocada pela candida sp., um fungo;  e está muito relacionada à baixa de imunidade e alterações de pH vaginal provocados por períodos pré-menstruais, estresse emocional, gestação, uso de antibióticos, excesso de açúcar no sangue, umidade vaginal aumentada... não há como erradicar a candida do nosso organismo, ela faz parte de nós, mas podemos tentar conviver bem com ela, quietinha no seu canto. Por isso tem gente que tem candidíase várias vezes na vida. O médico pode curar apenas cada crise de candidíase e você pode tomar algumas medidas profiláticas, como as citadas aqui neste post (lá em baixo) e até fazer um tratamento medicamentoso que dura alguns meses. Se você se enquadra nesse perfil, converse com seu médico.

Para saber se você está com corrimento por inflamação vaginal fúngica ou bacteriana ou se é a secreção fisiológica (que produzimos no período do menacme -vida reprodutiva, enquanto menstruamos), procure seu ginecologista, mas de qualquer forma eu trouxe algumas dicas para a prevenção das infecções vaginais:

- Dê preferência para as calcinhas de algodão
- Evite ou restrinja o uso de calças de lycra, justas, grudadas no corpo, como legging e roupas de ginástica
- Fique o menor tempo possível com o biquíni ou maiô molhado/úmido
- Evite duchas higiênicas
- Durma sem calcinha
- Evite usar protetores de calcinha (pense que a vagina tem que "respirar" e não ficar abafada muito tempo)
- Limpe a vagina no sentido da frente para trás
- Troque freqüentemente os absorventes (o sangue é meio de cultura para bactérias)
- Evite produtos químicos no local, como sprays, perfumes, que podem causar irritação
- Cuidado ao se depilar para não retirar toda a camada protetora da pele e também evitar inflamações
- Não se esqueça de usar camisinha, que deve ser trocada após o sexo anal antes de penetrar na vagina!
- Evite deixar a calcinha secando no box do banheiro (é úmido, e fungo adora umidade)
- Use sabonete líquido íntimo diariamente (sim! ele pode ser usado diariamente porque tem o mesmo pH da mucosa vaginal e tenta evitar seu desequilíbrio). Os sabonetes comuns tem pH diferente da vagina.

 Estes são os meus sabonetes preferidos




17 comentários:

Camilla M disse...

Ola doutora,tenho uma duvida,No final do mes de Junho fiz um tratamento com Cetoconazol Oral por 7 dias +pomada candicort, a minha menstruaçao veio no dia 11/07/2012, mais nesse mes de agosto que era para vir mais ou menos dia 9 nao veio, hoje faz 22 dias de atraso, pode ser por causa desse tratamento?tenho 23 anos e ainda virgem...queria uma orientaçao! Obrigada!

Dra. Fernanda Santos disse...

Não mesmo, o tratamento do fungo não interfere na menstruação, ok?

Anônimo disse...

Olá doutora! Tenho 23 anos e desde que entrei na adolescência tenho um corrimento constante que às vezes pára próximo ao período menstrual. Já consultei uma enfermeira no psf que disse que era cândida, tomei a medicação que não resolveu o problema! Procurei um ginecologista que me disse pra usar masi calcinhas de algodão, não abafar tanto a região vaginal e etc, todos os conselhos q vc deu no post! Enfim, não posso fazer preventivo por ser vírgem e tenho medo de ser algo mais sério que venha prejudicar muito minha saúde no futuro ou até meus sonhos de ser mãe! Qual a sua opinião, serei grata por qualquer ajuda!!!

Anônimo disse...

Bom dia Dra...Nao aguento mais conviver com a candidiase .. conheço todos os tratamentos pomadas etc.. porem nao fazem mais efeitos.. meu organismo esta resistente ... que desespero... Dra existe alguma vacina p candidiase?????????
Não sei mais o que faço... ja fiz varios tratamentos ja fui em varios medicos...e os tratamentos sempre os mesmos.....socorroooooooooooooo

Dra. Fernanda Santos disse...

existe sim! você pode se consultar com uma alergista e ela lhe prescreverá.

Anônimo disse...

Olá doutora! Estava com muito corrimento fui ao ginicologista e ela me passou uma pomada,fiz o preventivo que deu inflamatório por candida.mas guando volltei para revisão tinha melhorado ,e a médica achou tudo bem.1 semana depois piorou tudo. será q teria q tomar antibiótico?

Dra. Fernanda Santos disse...

NÃÃÃÃÃO! candida é fungo e se trata com anti-fungico. Antibiótico trata bactéria. Antibiótico PIORA inflamações por fungos. O que aconteceu com vc é muito comum. Pode mesmo haver recidiva. Volte na sua gineco para lhe reavaliar e passar novo tratamento. às vezes é necessário fazer profilaxia com medicamentos para evitar as recorrências, bem como mudar hábitos diários... identificar o que está fazendo vc voltar a ter as crises, essas coisas, ta bom? bjs!

Anônimo disse...

Olá!
Fui diagnosticada com candidíase, depois de ter um furunculo no qual tratei com antibiótico drsenvolvi Cândida, tomei um comprimido via oral (flucoazol) estou aplicando uma pomada vaginal (clomatizol) e o médico indicou candicort(cetoconozal), minha duvida è Quanto à este último, pode se passar na vulva?
Grata!

Anônimo disse...

Ola estou com candidiase no penis e fiz o tratamento por 10 dias com pomada candicort e agua boricada as feridas sumiram mas ainda esta vermelho o q eu faço?

Dra. Fernanda Santos disse...

vc deve retornar ao seu médico para ele lhe reavaliar, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

pode sim!

Anônimo disse...

Ola Dra...tenho 20 anos em janeieo tive candida e em fevereiro tambem voltou...confundo muito com infecao urinaria pois sinto muita ardença ao urina e uma queimaçao insuportavel na vulva.nao aguento mais...estou com candida e mestruei ..continuo com a pomada ? Sinto mais colica ainda com a pomada..e normal ?

Anônimo disse...

ola doutora fiz o preventivo e deu inflamação no utero e meu medico paso uma pomada tiotrax e minha mestruação nao deceu ainda vale resltar que nao tomei remedio mes pasado mais sempre fiz sexo com camizinha e estou com um inchaso na regiao da vagina, essa pomada pode atrazar minha mestruação?

Anônimo disse...

Qual a diferença entre creme demartologico e pomada do cetoconazol? Eles são indicados para candidiase?

Anônimo disse...

ola , estou a uns dias com muita coceira vaginal e com um leve corrimento branco , nao tem cheiro forte mas tenho dores na hora da relação sexual , pode ser candidíase ?

Unknown disse...

Ola,DOutora estou entrando em sdesespero pq fiz o preventivo e n deu nada,mas tenho ardencia e derepente aparece fissuras ja fiz vários tratamentoes enada.
tenho até medo de fazer sexo pq fissura.
sera q pode ser a depilação total q faço a 2 anos e tb uso protetopr de calcinha?

qualquer orientação agradeço.

Unknown disse...

Ola,DOutora estou entrando em sdesespero pq fiz o preventivo e n deu nada,mas tenho ardencia e derepente aparece fissuras ja fiz vários tratamentoes enada.
tenho até medo de fazer sexo pq fissura.
sera q pode ser a depilação total q faço a 2 anos e tb uso protetopr de calcinha?

qualquer orientação agradeço.