Ícones

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Video-histeroscopia

Video o quê? video histero... hã?? Não confundam histerossalpingografia e videolaparoscopia com videohisteroscopia.


Resolvi fazer esse post para falar de um procedimento super importante em ginecologia, mas que gera a maior confusão na cabeça de muita gente. Como eu trabalho com isso, vejo muitas pacientes perdidas, sem saber direito o que vão fazer, pra quê fazer e de que maneira fazer o procedimento. 

Video-histeroscopia é uma endoscopia do útero. É um procedimento usado para examinar o útero por dentro e realizar cirurgias dentro dele, através da vagina. O interior do útero é como uma bola de aniversário vazia. Se eu colocar um canudinho dentro dela não vou enxergar nada, mas se eu encher a bola de gás ou de soro fisiológico e colocar uma câmera na ponta do canudinho e iluminar com uma lâmpada eu consigo visualizar todo o interior desta bola, certo? Isso é a histeroscopia. Através de um aparelho fino e comprido contendo uma microcâmera, fonte de luz, entrada para o meio distensor (gás ou soro fisiológico) e entrada para pinça auxiliar (tesoura ou  biópsia, por exemplo) eu consigo examinar o interior do útero e realizar biópsias e pequenas cirurgias. Toda a imagem captada por este aparelho aparece num monitor e pode ser gravada e fotografada em tempo real. 

exame histeroscópico: aparelho dentro do útero
(imagem do site da clineg)
Existem três diferentes tipos de histeroscopia. Até médicos que não são especialistas se confundem, claro, e vocês verão o motivo. 
       Video-histeroscopia diagnóstica (exame, em ambiente ambulatorial, quando não é necessário fazer biópsia)
       Video-histeroscopia cirúrgica para biópsia dirigida ou lise de sinéquias (também é um exame, realizado em ambiente ambulatorial ou hospitalar, com ou sem anestesia. Também pode retirar pequenos pólipos, sinéquias, retirar de corpo estranho, reposicionar DIU)
       Video-histeroscopia com ressectoscópio (é a cirurgia propriamente dita, em ambiente hospitalar, necessariamente com anestesia)

Há muitas indicações para se realizar a histeroscopia:

Sangramento uterino anormal
Dor pélvica
Corrimento vaginal persistente
Pesquisa de infertilidade
Sangramento pós-menopausa
Auxílio na inserção de DIU e reposicionamento de DIU
Retirada de corpo estranho intra-uterino
Suspeita de incompetência istmo-cervical
Diagnóstico e Acompanhamento de doença trofoblástica gestacional
Laqueadura tubárea sem cirurgia
Pesquisa de alterações na ultrassonografia pélvica, exemplo:
Espessamento endometrial
Suspeita de malformação uterina
Suspeita de pólipos, miomas submucosos, líquido endometrial, cistos ou vesículas endometriais
Deve ser realizado após curetagem por aborto, para prevenir e, até mesmo retirar eventuais sinéquias
Auxilio nos quadros de restos ovulares persistentes

A histeroscopia é mais precisa que a ultrassonografia e os demais exames de imagem porque ela tem a visão direta do interior do útero e do colo. Deste modo ela vê detalhes que os exames de imagem podem não ver.


Por isso é comum indicarmos a histeroscopia quando a paciente tem uma queixa, mesmo que a ultrassonografia seja normal. 

Este exame tem cerca de 5 minutos de duração. A maioria é feita sem anestesia, em consultório. É difícil prever quem vai sentir dor, se a dor será suportável ou não. O fato é que a maioria das mulheres faz o exame sem anestesia e algumas se queixam de um pouco de cólica durante o exame ou sentem incômodo no momento em que o aparelho está passando do canal do colo para o interior do útero, devido a uma "portinha" que temos alí, o orifício interno, que pode estar muito fechada (estenosada), totalmente aberta (incompetente, nesse caso não dói nada) ou o que consideramos normal (competente) e o incômodo é passageiro e suportável. Às vezes eu acho que a paciente vai sentir dor e não sente, e às vezes eu penso que não vai sentir e sente. Porém nos casos em que a paciente está realizando o exame e sente dor que impede continuar o exame, é possível agendar para fazer o exame em centro cirúrgico, sobre anestesia. Há também casos em que a paciente prefere já fazer com anestesia no hospital. 


Falando agora das possibilidades cirúrgicas, a histeroscopia também consegue realizar retiradas de pólipos, de miomas, retirar o endométrio ou parte dele (no tratamento de menstruações intensas, sangramentos uterinos por disfunção ovariana), corrigir septos intra-uterinos, etc. A técnica é parecida com a histeroscopia exame, mas o aparelho introduzido na cavidade uterina tem calibre maior e por dentro dele passa uma alça que, através de energia, corta e cauteriza o problema a ser tratado. É impossível um mioma com mais de 1cm sair inteiro pelo colo, por isso, essa alça vai fatiando o mioma em pedacinhos menores e os retirando de lá, ao mesmo tempo que cauteriza os vasos para parar o sangramento provocado pelo corte. 


Este tipo de cirurgia é considerada minimamente invasiva, não apresenta cicatrizes, não leva ponto, a pessoa permanece internada apenas por algumas horas e em até 1 semana retorna às suas atividades normais. Eu falei um pouco dela no post sobre Miomas, pois os miomas submucosos, mesmo com componentes intramurais podem ser retirados através desta técnica.


Como qualquer procedimento cirúrgico, este também pode ter riscos de complicações. Mas devido ao avanço dos materiais utilizados, à experiência do cirurgião, habilidade e respeito aos seus limites, as complicações são bastante, bastante, bastante raras. Pode haver perfuração uterina com ou sem lesão de órgãos vizinhos, infecções, hemorragias, complicações anestésicas e um evento especial chamado Intravazamento (quando a solução usada para distender a cavidade passa para dentro dos vasos sanguíneos em quantidade suficiente para provocar alterações cardíacas, pulmonares ou cerebrais). Mesmo passível de complicações, a cirurgia histeroscópica é mais segura e vantajosa que cirurgias maiores.

interior do útero visto pela histeroscopia. 

cirurgia para retirada de pólipo
após a ressecção do pólipo



alça que realiza a cirurgia




ressectoscópio, usado em cirurgias











309 comentários:

1 – 200 de 309   Recentes›   Mais recentes»
Ariana Carmo disse...

Muito bom poder saber estes detalhes.Tenho 27 anos e estou com um pólipo que ocupa quase toda a minha cavidade uterina. Estou mais tranquila depois de ler este post!!!

Dra. Fernanda Santos disse...

que bom, Adriana! obrigada pelo comentário..

Anônimo disse...

uma conhecida minha não conseguiu realizar o exame nem com anestesia,o médico disse que não conseguiu entrar no útero,disse que é como se ela tivesse uma parede na frente,não tinha nenhuma abertura!!!O que pode ser??

Dra. Fernanda Santos disse...

isso ocorre quando tem estenose no canal cervical. Pode ser provocado por falta de hormônios, por exemplo. Mas às vezes ele só não conseguiu progredir pro interior da cavidade porque ela pode ter tido dor. Qual foi a anestesia usada? local? sedação? faz toda diferença. Nestes casos a gente tenta fazer um preparo no colo usando um creme específico durante alguns dias e tenta fazer o exame novamente.

Neusa disse...

Eu fiz essa cirurgia para retirar um polipo no dia 29/03/2012 e ate hoje tenho sangramento como se fosse de menstruação. Mas ja estou na menopausa ha muito tempo. Minha ultima menstruação foi em julho/2008. Tenho 58 anos. Meu retorno com o cirurgiao é em 03/05, então gostaria de saber se é normal esse sangramento por uma semana e não esta com jeito de que vai parar. Obrigada. Neusa

Dra. Fernanda Santos disse...

normalíssimo! dependendo da extensão da cirurgia vc pode sangrar por 1 semana ou mais. a recomendação é de repouso sem pegar peso, relação, esforço físico em geral até o sangramento cessar

silva disse...

Ola Dra.Fernanda, vou fazer uma histeroscopia para retirar 4 polipos, sem anestesia, tou um pouco ansiosa, poderá me elucidar se causa muita dor.

Obrigado

Lena

Dra. Fernanda Santos disse...

histerscopia para retirar 4 polipos sem anestesia????? que coragem! eu faria no hospital com sedação. Mas estou dizendo sem ver o tamanho dos pólipos, sem saber como são as suas bases, localização. Acho que, nesse caso, se o médico indicou sem anestesia é pq devem ser minísculos e com base pediculada. assim, pode ser que não incomode tanto, mas tome um anti-inflamatorio 30 minutinhos antes qye ajuda, e faça só na primeira fase do ciclo (logo após a menstruação). ok? bjs

Anônimo disse...

Ola Dra Fernanda, encontrei seu post na hora certa!
Estou super ansiosa pq preciso fazer uma histeroscopia cirurgica (com anestesia) semana que vem. E ao ler suas explicações fiquei um tanto mais tranquila.
Porém, poderia me esclarecer uma dúvida? Há 6 anos venho tentando tratar uma ferida no colo do útero, já cauterizei e ela teima em voltar. Encontrei um "anjo" de médico que em duas biópsias descobriu que tenho endocervicite cronica. Lendo alguns comentários na internet vi que a maioria dos casos se cura com pomadas ou medicações. O fato do médico me indicar a cirurgia quer dizer que meu estagío pode estar muito critico?
O paciente corre o risco de quando "abrir" o útero a ferida estar em um estágio muito maior do que o médico imaginava?

Aguardo,
Danielle Rodrigues.

Dra. Fernanda Santos disse...

Danielle, a única coisa que me faz pensar nisso como sendo um motivo para histeroscopia é a pesquisa de endometrite crônica, que é diagnosticado exclusivamente por histeroscopia e tratado com antibióticos, assim como a cervicite também é tratada com antibióticos. A endometrite é uma inflamação dentro do útero, no seu revestimento interno. Ele pode estar pensando que sua inflamação vem lá de dentro, por isso não cura nunca, entendeu?

Anônimo disse...

Dra, obrigada pelo retorno, mas agora minhas dúvidas aumentaram.
Esqueci de mencionar que descobrimos um HPV de baixo risco, ajuda a entender melhor o meu caso ou o pq do médico indicar a histeroscopia?
O que ele me explicou é que as feridas que aparecem estão saindo de dentro do útero, é como se elas ficassem "penduradas" do útero p/ fora.
Tenho infecções/corrimentos que nunca acabam e sinto dores na relaçao. Ele descobriu uma infecção nas trompas e fizemos um tratamento com antibiótico, após isso as dores passaram.

Qto ao HPV, terminamos o tratamento (meu marido e eu) ontem, com medicação manipulada da Thuya occidentalis - óvulos, gotas e tintura.

Danielle

Rita disse...

Dra. Fernanda.Boa tarde
Fiz ontem uma colposcopia e vulvoscopia, e na hora do exame a médica localizou um pólipo e colheu a biópsia, caso o resultado seja benigno tenho necessidade de retirá-lo mesmo assim ou não.??

silva disse...

Boa Tarde Dra.Fernanda

Já fiz a histeroscopia, mas só retirei um polipo, que foi para analise. O medico receitou Duphostan para tomar, disse me que era para ter menos fluxo na menstruaçao. Pode me esclarecer um pouco mais sobre esta medicaçao.
Beijinho
Lena

Anônimo disse...

Dra Fernanda,
tenho que realizar uma histeroscopia com sedação para retirada de um pólipo. Gostaria de saber quais cuidados devo tomar antes do procedimento para que corra tudo bem.
Devo ficar em jejum por quantas horas? devo evitar relações por quantos dias? Há algum risco na sedação?
obrigada
Carolina

Dra. Fernanda Santos disse...

Danielle, como vc tem dor, a histeroscopia vai ajudar a descobrir a causa desta dor. Fiz um post sobre HPV, se quiser, dá uma olhadinha lá e me diz se ficou dúvidas, ok?

Rita, sempre houve a discussão sobre a necessidade de retirar os pólipos ou não. Hoje em dia a recomendação é retirar, mesmo que o percentual de malignindade seja baixo. Até porque esse procedimento é minimamente invasivo. Vale mais à pena tirar do que deixar lá e correr risco.

Carolina, essas recomendações variam um pouco de médico para médico. Com certeza seu médico vai lhe explicar tudo isso quando marcar o procedimento com vc. O que eu recomendo às minhas pacientes é fazer o procedimento na primeira metade do ciclo menstrual, jejum de 8h e fazer risco cirúrgico (para cirurgias). Em alguns casos prescrevo um creme de estrogênio para facilitar a dilatação do colo.

Anônimo disse...

DRª Fernanda boa noite!!O que pode ser quando a mestruação só vem com efeito de remédio????Já fiz a videohisteroscopia estou aguardando a consulta,e estou tomando metformina que a doutora passou bjs obriagdo e espero o retorno
ASS. Danielle andrade

Fabi disse...

Dra Fernanda,
Hoje tentei fazer uma videohisteroscopia, mas a médica não conseguiu passar pelo orifício interno pois estava muito fechado e começei a sentir muita dor. Estou fazendo esse exame pois pretendo engravidar em breve e meu marido tem um histórico de câncer. Ela achou melhor fazer a versão cirúrgica com sedação. Você acha que essa estenose pode me dificultar na hora de engravidar caso eu não faça o procedimento cirúrgico?
Muito obrigada,

Fabiana

Dra. Fernanda Santos disse...

Danielle, a principal causa é síndrome hiperandrogênica 9que erroneamente chamamos de ovarios policisticos), que pode acontecer por problemas nos ovários ou por problemas com as glândulas supra-renais, por exemplo. Qualquer que seja a causa, faz seus ovarios funcionarem mal, você não ovula na é poca certa e isso afeta na menstruação.

Fabiana, esta estenose pode atrapalhar sim, e é bem comum a pessoa conseguir engravidar logo depois de fazer o exame, pois o aparelho, quando passa pelo canal do colo ajuda a abri-lo um pouquinho. A opção pra vc é realmente fazer o exame sob sedação.

Elis disse...

Oi Fernanda, achei ótima sua iniciativa, pois estava cheia de dúvudas, é que eu me submeti a uma videohisteroscopia diagnóstica com sedação no dia 26/04/2012, para investigar por que eu não engravidei nos ultimos 3 anos de tentativa, e ter passado por um aborto espontaneo em 2009, e ocorreu tudo bem, a mestruação era para chegar no dia 03/05, o que não ocorreu, mas haviam me dito na clinica que seria normal. Mas no dia 06/05 comecei a ter desconfortos que culminaram em fortes dores no dia 08/05, que impediam-ma até de andar. Minha G.O. está viagando (fora do país) e só volta no dia 21/05 quando terei minha consulta,o resultado do exame só sai no dis 18/05, fui para a emergencia e apenas passaram remádio para dor e anti-inflamatório, suspeitaram de gravidez, mas nada apareceu na Ultra de emergência, nem no beta HCG, meu últero está bastante inchado, e não sabem me dizer o que é, e até hoje 12/05 a menstruação não veio, estou preocupada se isso é normal. Já com a outra médica que fez a histeroscopia eu não consigo contato, as atendentes da clinica não passam o tel. dela nem intermediam o contato. Você já viu algo assim?, pode ter sido alguma reação ao exame?

Dra. Fernanda Santos disse...

Pode ser várias coisas... mas a histeroscopia não faz ninguém não menstruar. Pelo contrario, pode bagunçar a menstruação, aumentando seu fluxo... a dor pode ser pelo liquido que passa pelas trompas e cai no abdome, pode ser por um cisto na trompa ou no ovario, por uma possível infecção que já poderia estar com ela... é difícil avaliar assim. Só pegando todo o histórico, examinando e fazendo exames complementares. Afinal, vc tomou os remédios? a dor melhorou após isso? é um dado que também ajuda no diagnóstico

Fabi disse...

Obrigada pela resposta Drª. Farei a videohisteroscopia cirúrgica mês que vem.
um abraço,

Fabiana.

Rosimar Bastos disse...

Vou ser submetida a uma vídeo histeroscopia amanhã e confesso que estava um tanto apreensiva,mas após seus esclarecimento sobre o assunto,vou dormir aliviada.Muito obrigada! As suas explicações são de grande valia.
Abraço
Rosimar Bastos

Anônimo disse...

Drª Fernanda obrigada pela resposta,me tire uma dúvida eu fiz a videohisteroscopia,dá pra ver se tem algo ruim ñ dá???se existisse algo ruim o médico ñ ia vê?
meu útero está espessado todo por igual que o médico falou por motivo da irregularidade mestrual,me fale mais ou menos qual procedimento que eu vou passar que pra amenizar minha ansiedade,por favor bjs agradeço mto sua atenção boa noite!!

Anônimo disse...

O que é glândula supra-renais???

Fernanda disse...

Oi fiz uma Histeroscopia com biopsia, e apos 5 dias começou uma colica horrivel, q nada passa, ja fazem 5 dias q estou com colica e a medica disse q e normal..seria normal mesmo Drª? Obrigada Fernanda

Anônimo disse...

Olá Doutora vou fazer histeroscopia para retirar dois polipos e a medica falou que vai colocar um diu, não entendi o porque do diu, pois ja fiz laquiadura e achei que diu era apenas anticonseptivo, me esclareça porfavor, pois sou leiga no assunto.
grata

Anônimo disse...

Dra. Fiz a intervenção cirurgica para retirada de um pólipo no endométrio. O meico me deu 10 dias de repouoso e estou me recuperando bem. Não sentir cólicas e o sngramento até uns 5 dias , mas mínimo. Hoje com 9 dias estou sentindo cólicas e veio um sangramento rápido, mas continua doendo as costas , quando eu pensavanão sentir mais nada, pois já volto a trabalhar amanhã.
Esse sangramento com cólica depois de nove dias é normal ou representa aulgum sinal?

Anônimo disse...

POMADA GINECOLOGICA PODE TIRAR DO DUI DO LUGAR

Anônimo disse...

Tenho 60 anos e fizeram-me a retirada de um pólipo no utero sem qualquer anestesia e foi muito doloroso.Gostaria de saber se é normal,não darem alguma anestesia local pelo menos.Obrigado!

Unknown disse...

Ola Drª Fernanda no dia 8 de maio submeti ao exame de video histeroscopia com biópsia,constando pólipo e mioma, com útero invertido e canal estreito devido o mioma.Foi muito dolorido a ponto de ficar algumas horas de repouso, o Drº me deu uma medicação para dor,embaixo da lingua ele tbm disse que parecia q estava fazendo o exame em uma vovó, os meus órgãos estavam envelhecidos,não entendi, sangrei por 3 dias. A minha mestruação antes do exame foi no dia 23/04 e após o exame veio no dia 13/05 durando quase 2 semanas. Drª na realidade desde do exame foram poucos os dias que eu não usei absorvente ou protetor de calcinhas,pois descia tbm uma gosma densa com sangue, ás vezes clara e ás vezes escura. Dia 25/05 senti fortes dores, fiz exame de urina deu infecção, já estou tomando antibiótico e Buscopam receitados pelo clínico q me atendeu de urgência. O resultado da video ainda não saiu. Drª Fernanda, minha dúvida se tudo isso é normal, o que pode está acontecendo? Por favor me ajuda!!! Obrigada.

Unknown disse...

Esqueci de comentar que as dores após o quarto dia de medicamento (hoje) as dores cessaram, mas ainda sai corrimento com um pouco de sangue, percebi isso após a video histeroscopia. Minha idade é 45 anos e não estou com vida sexual ativa. Bom Drª, só após o resultado dessa video que vai ser decidido se opera ou não.
Por favor me ajuda e obrigada!

Anônimo disse...

Olá DRª Fernanda,gostaria de saber se quem tem problemas no ciclo mestrual,e nos ovários se isso prejudica as trompas ou ñ tem nada a haver espero o retorno desde de já agradeço bjs!!
Danielle Andrade!!!

Taissa Alves disse...

Bom dia Dra. Me chamo Taissa tenho 27 anos, e ha um tempo venho fazendo tratamento ginecologico, pois desde pequena tenho um corrimento intenso. Ha mais ou menos dois meses o ginecologista com quem me trato colheu preventivo cujo resultado deu normal, porem duas semanas depois de pegar o resultado retornei a ele, com queixas de dor durante a relacao, mais necessariamente no ato da penetracao, ao examinar ele relatou umas inflamacoes na entrada da vagina, receitou uma pomada q fiz uso por 20 dias como prescrito, mas nao surtiu muito efeito. Ate hj estou sentindo as dores, ele diz q nao e nada transmissivel, mas estou com medo. o que pode ser isso???? Neste mesmo periodo em duas utras, foi detectado a presenca de dois polipos. Me passou uma video histeroscopia. o q causa isso, uma vez q nunca engravidei, nunca abortei??? obrigada pela atencao.

Anônimo disse...

Olà Dra gostaria q a senhora me ajudase fiZ histeroscopia cirrurgica dia 15 de maio hoje já esta com 17 dias q FiZ a cirrurgia e estou com mt cólica gostaria saber se é Normal? o resultado da Biopsia Sò sairá com 30 dias tenho endometriose leve e obstrução tubaria tbm estou tomado Tamisa 30 para não mestruar até fertiliZaçâo.Obg p atenção.

Anônimo disse...

Boa noite Drª
Fiz uma cirurgia de videohisteroscopia, eu tinha um pólipo uterino 2 miomas e 1 cisto no ovário mais uma hidrossalpinge na minha trompa! Após a cirurgia não falei com o médico, mas me restou uma dúvida, a instrumentadora disse que ele retirou tudo, tanto do útero, quanto do ovário direito e da trompa direita, isso é possível em apenas um exame? Se for eu vou adorar me livrar das dores de uma única vez. Outra informação, é comum excesso de gases e preisão de ventre? Eu só sangrei 1 dia e as cólicas são fraquinhas graças a Deus. O desconforto maior são os gases e intestino preso.
Muito obrigada

Anônimo disse...

Preciso muito da sua ajuda, pra tirar todas as minhas duvidas em relacao a esse exame q eu vou fazer, estou muito anciosa. Dra fernanda me ajude, vou te contar meu problema..

Anônimo disse...

Dra fernanda, te peco uma resposta com urgencia. Hoje fiz um exame de transvaginal e foi visualizado dentro do meu utero um polipo com 1, 05 de cm. Estou com medo q ele cresca muito rapido, porq pra fazer o exame de histeroscopia eu ainda vou ter q esperar o encaminhamento do posto de saude proximo minha casa. Sera q o polipo tem um crescimento acelerado, hein? Estou apavorada com esse exame q vou ter q fazer para a retirada do polipo. Sera q meu utero vai se rasgar? O utero se fecha sozinho novamente, e? Sera q vou ficar sangrando depois desse exame, e com colicas? Ha, eu posso tomar anticoncepcional tendo um polipo no utero? E quero saber tbem do q e q nasce o polipo dentro do utero, e por causa de hormonios alterados? Me ajude por Deus. Tou desesperada.

Anônimo disse...

DrªFernanda temos tantas dúvidas e a Srª não aparece mais no site para nos dar uma pequena orientação, tirar nossas dúvidas ou um pequeno esclarecimento. Por favor fale conosco.

Anônimo disse...

DrªFernando ...Fiz uma histeroscópia dia 28/05/2012 para retirada de pólipo.Gostaria de saber se vai facilitar para eu engravidar?

Anônimo disse...

"Criei o blog Toque Ginecológico para passar informações seguras sobre a saúde da mulher".
"De maneira alguma substitui uma consulta médica".

Palavras da Dra.Fernanda Santos

Anônimo disse...

Dra Fernanda,vou realizar uma videohisteroscopia com biopsia no próximo mês quantos dias antes tenho que me abster do sexo para realizar o exame?

Anônimo disse...

Boa tarde!

Tenho 46 anos e numa consulta de rotina, foi-me detetado um espessamento do endométrio acima do normal, assim como uma "massa", que ocupa cerca de 30% do útero. Fui aconselhada a fazer uma videohisteroscopia com biópsia, com urgência. Nunca tive qualquer tipo de sintomatologia que me levasse a suspeitar de tal. Como eu tenho (desde sempre) periodos mestruais de cerca de 8 dias e como não faço, nem nunca fiz qualquer tipo de contraceptivo, pode haver alguma relação?
Neste momento estou muito confusa, pois foi tudo pedido com muita urgencia, ao ponto de fazer hoje a consulta e me terem marcado para amanhã as análises e o electrocardiograma, no sentido de fazer a videohisteroscopia, com urgência, sem esperar os resultados do papanicolau. Preciso urgentemente de receber uma opinião sobre o que se está a passar.

Obrigada

Marta Silva

Anônimo disse...

Olá Dra. Fui diagnosticada com um pouco mais de 20 miomas uterinos ( dos 3 tipos ) e dois deste já se calcificaram. Um deste está com um volume de 24cm e o médico crê ser necessária a histerectomia. Tive um bebê há 1 ano e meio ( por cesárea ) sou talassêmica( minor) e durante a gravidez descobri um aneurisma de veia poplitea na perna direita. Fui diagnosticada também com a síndrome de Gardner e já fiz a retirada de 2 pólipos no intestino e um osteoma no crânio. Não sei qual o melhor caminho para meu caso, tenho tido sangramento intenso e fortes cólicas diárias. O que a dra. me aconselha? Me auxilie por favor!!
Obrigada
Simone Cassemiro

Anônimo disse...

Olá Doutora, por favor, peço que me elucide algo que vem me perturbando demais a respeito de uma histeroscopia diagnóstica que fiz. Bem, estava no dia 10 de ciclo menstrual e no dia não foi realizado o exame pq a médica disse que o útero estava muito fechado e que deveria fazer de novo o mesmo em outro dia, só que com anestesia. Bem, até aí tudo bem, senti muita cólica no momento do exame pq acho que introduziram muito gás; o caso é que a medica tentou por um bom tempo fazer o exame, até falou pra mim: "Já está acabando", mas depois me disse que n conseguiu. O fato é que dias depois disso engravidei. Queria saber se há alguma possibilidade dela ter feito alguma implantação embrionária em mim sem que eu soubesse. Há alguma possibilidade nisso? O que vc pode me dizer para acalmar minha mente sobre esses pensamentos... Sei que é praticamente impossível que isso possa ter ocorrido, mas me conforte sobre como isso n poderia acontecer. Por exemplo, usa-se gás no momento de uma implantação embrionária?Isso já me ajudaria bastante já que a enfermeira que me deu dipirona me disse que a medica usou bastante gás na hora do exame. Tbm gostaria de saber o que é feito com o material de esperma coletado apos analise do mesmo, joga-se fora o que sobrou? por favor me ajude.

Anônimo disse...

olá sou a pessoa da pergunta anterior. Apenas gostaria de lhe fornecer mais algumas informações:
1- Meu marido e eu estávamos tentando um tratamento para engravidar na clínica em que realizei o exame;
2- Meu marido havia feito o espermograma tbm nesta clínica dias antes do ocorrido
3- Nosso filho nasceu mestiço, meu marido é oriental e eu não.
4- ficemos amor no período fértil que seria o dia 13, 14 do ciclo menstrual.

obrigada, doutora.

Anônimo disse...

Dra. Fernanda, adorei este espaço e a parabenizo por isto.
Pollyanna

Anônimo disse...

Olá Doutora, Como vc comentou que alguns posts sumiram retorno aqui meu caso , na esperança de ser atendida.
bjs
Simone
Olá Dra. Fui diagnosticada com um pouco mais de 20 miomas uterinos ( dos 3 tipos ) e dois deste já se calcificaram. Um deste está com um volume de 24cm e o médico crê ser necessária a histerectomia. Tive um bebê há 1 ano e meio ( por cesárea ) sou talassêmica( minor) e durante a gravidez descobri um aneurisma de veia poplitea na perna direita. Fui diagnosticada também com a síndrome de Gardner e já fiz a retirada de 2 pólipos no intestino e um osteoma no crânio. Não sei qual o melhor caminho para meu caso, tenho tido sangramento intenso e fortes cólicas diárias. O que a dra. me aconselha? Me auxilie por favor!!
Obrigada
Simone Cassemiro

Anônimo disse...

Olá Dra. fui submetida a realização de uma Histeroscopia e gostaria de saber quanto tempo o útero leva para voltar ao normal a pois este procedimento,pois as cólicas com presença de sangramento são constante e já dura em torno de três dias, aguardo resposta.

Dra. Fernanda Santos disse...

Se esse algo ruim que vc quer dizer for câncer, é a biopsia que diz o resultado. O tratamento da sua queixa depende do resultado do seu exame...

Glandulas supra renais são glandulas pequenas sobre os rins, elas produzem cortisol (hormônio do estress), hormônios masculino e feminino, adrenalina (outro hormônio de estresse) e aldosterona (controla o sodio e o potassio, controlando a pressão arterial)

Se o DIU for medicamentoso ele tratará alguma disfunção hormonal, se for de cobre, pode ser para evitar uma sinequia, por exemplo. DIU, assim como todos os contraceptivos, não servem só para evitar gravidez.

pomada ginecologica não tira DIU do lugar.

Sintomas apos o perido de pós polipectomia pode ser normal. pra isso, é necessário investigar.

polipo endometrial só é retirado sem anestesia se for bem pequeno, durante a histeroscopia diagnóstica. E desde que a paciente esteja suportando a dor. Anestesia local só alivia a dor do colo do útero, não resolve a dor de um procedimento maior.

Martha, é muito difícil saber o que aconteceu. só mesmo seu medico que fez o exame e o resultado dele podem nos dar alguma resposta...

Daniele, depende do problema do ovário. Se for endometriose, por exemplo, aderências, abcessos, por exemplo, pode englobar as trompas, sim.

Taissa, realmente os polipos podem causar dor na relação e sangramento, além de outras coisas..

Talvez a colica seja pela endometriose.. como o utero foi mexido, pode ter estimulado a dor.. dificil saber o motivo da dor sem examinar você...

Histeroscopia só opera o interior do útero. ela não opera nem ovario nem trompas. é normal ficar com gases e constipação nessa fase

Polipo não cresce rápido. normalmente a causa é por uma disfunção hormonal, por isso a pilula tenta evitar que ele se desenvolva, e quem tem polipo pode, sim, usar pilula. mas o polipo deve ser retirado porque 1 % pode malignizar, mas isso não significa que tem que ser um procedimento de urgencia, pois isso é bem lento.

Com certeza, se era o polipo que atrapalhava você a engravidar, retirando o caminho fica livre dentro do útero. Existem muitos casos de infertilidade provocada por polipo. Basta retirá-lo.

Se ficar 24h sem relação para fazer o exame já está bom.

marta, se seus preventivos estão em dia, pode fazer a histero sem o atual. Ficaram preocupados com essa massa grande que vc falou. Pode ser pq a ultra do ano passado estava normal e essa apareceu uma massa grande? eu não tenho seu histórico... o quadro de menstruação intensa tem haver com espessamento endometrial. se você tiver uma disfunção hormonal, onde é produzido mais estrogenio que progesterona, pode causar espessamento tb, a pilula evita isso...

Simone, a gente tem que levar varias coisas em consideração. pela internet não consigo te responder. Não sei sua idade, paridade. o tamanho dos miomas, seus sintomas, condições de saude e financeiras. Digo isso porque existe a cirurgia conservadora do utero (miomectomia), a radical (histerectomia), existe a ablação de miomas pelo Ex Ablate, a embolização de miomas e até mesmo o tratamento expectante. Melhor mesmo conversar com seu medico, que te conhece e está levando em consideração todos estes aspectos, tudo bem?

Não é possível a medica ter colocado embrião no seu utero sem vc saber. até porque para isso você teria que tomar medicações antes do procedimento, para preparar seu endometrio e ovarios, são hormônios. Não tem como mesmo isso ter acontecido.

Se for histeroscopia exame, o utero não sofre nenhuma alteração. Você até pode ter sangramento e colica apos o exame, mas nao quer dizer que ele está diferente. Se for a cirurgia, é o interior dele que se altera. A gente pede uma semana, em média, de repouso para que os sintomas terminem.

Anônimo disse...

Bom dia Sra. achei o site por acaso e tenho uma dúvida, estou com adenomiose, não paro de sangrar, e é muito sangue, não posso tomar anticoncepcional pois tive cancer no seio e não posso tomar hormonio, Usei DIU de Cobre e o Mirena que me fez parar de sangrar execivamente, mas meu corpo expulsou os dois DIU's, minha médica me falou em histeroscopia com ablação ou a histerectomia total, para resolver o problema, so que eu queria saber se eu fizer a histeroscopia com ablação, eu ainda posso engravidar? em quanto tempo? tem alguma restrição? posso no momento da histerectoria já colocar um nodo DIU? será que meu corpo iria aceitar um novo DIU agora? Pois pelo que entendi acho que eu ainda com o útero corro o risco de engravidar. Mas também me falaram que eu não poderia mais ter filhos após a ablação.
então não seria melhor fazer a histerectomia total,

DEBORA ASQUINI disse...

BOA TARDE DOUTORA! Realizei um USG o qual constatou um pólipo, fiz a histeroscopia diagnostica o qual confirmou a presença de formação polipoide de 1,0 cm em parede posterior ( não sinto nenhum desconforto devido a esse polípo) sendo assim realizada a histeroscopia cirurgica, porém após o procedimento fui informada que não foi possível a ressecção completa. Entrei em desespero pois inicialmente foi falado que o mesmo deveria ser retirado urgente. Em 2007 fiz a cirurgia do ablação o qual me deu uma qualidade de vida, agora me pergunto se devido a essa cirurgia eu não vou conseguir retirar esse polípo? Tem algum outro procedimento??? O que devo fazer?/ Doutor por favor me oriente pois estou muito preocupada

DEBORA ASQUINI disse...

Dra. só complementado com a cirurgia de ablaçao parou por completo a minha menstruação.

Anônimo disse...

Eu fiz uma ultra que deu pólipo.Realizei a videohisteroscopia diagnóstica,que já fazem 4 dias e ainda dói muito.E o pior,que no exame o pólipo não apareceu.Ele me indicou o Mirena,mais desejo engravidar novamente,pois só tenho uma filha de 7 anos.

Anônimo disse...

FOI MUITO ÚTIL SEUS ESCLARECIMENTOS TENHON 49 ANOS TENHO UM PÓLIPO DESDE 2006, AINDA NAO ME LIVREI DELE PQ SEMPRE TIVE MUITO RECEIO DE FAZER RASPAGEM/CURETRAGEM É QUE POR AKI NAO TEM MEDICO QUE FAZ HISTEROSCOPIA, MAS DESCOBRI QUE EM GOIANIA TEM....SEI LÁ PQ ACHO QUE UM POLIPO DE 14MM VC RASPAR TODO O UTERO É DESNECESSARIO.

Anônimo disse...

quem ja teve polipo pode ter de novo?

Anônimo disse...

Dra. Fernanda,engravidei dua vezes e tive aborto espontâneo nas duas vezes, fiz vários exames e nunca constavam nada, depois de quase dois anos descobri que tenho um pólipo pequeno no endométrio, meu ginecologista não quer que eu tire para não lesionar o endométrio e depois não conseguir mais engravidar. Quero saber se realmente estou correndo esse risco de não conseguir mais engravidar. O pólipo causa infertilidade e causa aborto?

ALE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Noêmia disse...

Dra. Fernanda, boa noite! No mês de dezembro de 2011 estava com sangramento anormal (+ 10 dias) e sentindo muitas cólicas. Então, procurei o serviço de GINECOLOGIA onde me foi solicitada uma US TRANSVAGINAL, sendo que o resultado constou de um mioma intramural de 1,2 cm. Então, me foi dito pelo ginecologista que era um tumor benigno e que eu ficasse tranquila, me sendo receitado NIMESULIDA e a cirurgia sendo marcada para o mês 05/12, ou seja, cinco meses depois. Porém, ao chegar ao ambulatório, apesar de estar tomando o anti-inflamatório, as cólicas não cederam e a minha menstruação continuava irregular. Aí, ao fazer uma nova US TRANSVAGINAL, dessa vez foi diagnosticado além do mioma que eu já tinha um PÓLIPO DE 1,0 cm. Então, como eu já ia fazer a cirurgia, fui sedada, segundo ele, por mais ou menos 30 minutos, sendo retirado o pólipo para biópsia. 15 depois da cirurgia, fui fazer a revisão e novamente fui sedada, só que desta vez por um tempo maior, coisa de 01 hora e o mesmo me disse que estava tudo normal e que eu não me preocupasse. Finalizando, se possível, gostaria de um parecer seu, pois o sangramento cessou, porém , as cólicas continuam e mais fortes ainda. Aguardando retorno, Noêmia

Anônimo disse...

Ola, Dra Fernanda, fiz a histeroscopia cirurgica para retirada de um polipo de 12 mlm que atrapalhava a gravidez, segundo meu GO era um Diu que eu tinha e deveria tirar. Bem, no mes seguinte descobri em um exame de histerossalpingografia que teve o seguinte LAUDO:
cavidade uterina com volume normal,
imagens lacunares em fundo e corno uterino direito (polipo?),
tubas uterinas com calibre e permeabilidade normais
DIFUSAO NORMAL A DIREITA,POREM LIMITADA A ESQUERDA , SUGERINDO ADERENCIAS PERITUBULARES???

a pergunta: a minha trompa parece não estar comprometida, mas o que é difusao limitada a esquerda? aderencias? e qual o procedimento para tratar? Obrigada, Cristiane

Anônimo disse...

So retificando, rsrs.. no mes anterior que fiz a HISTERO e que acusou o laudo descrito acima, desculpa a confusao..obrigada pela atenção. Cristiane

Anônimo disse...

boa tarde!!!!
minha tia fez vídeo histerectomia e após apresentou hemorragia, meu tio teve que levar ela no upa, lá ela tomou uma medicação para conter a hemorragia, só que ela ainda continua sangrando ainda um pouco, o resultado do exame dela só ficara pronto final de agosto,gostaria de saber se esses sintomas são normais, e até quantos dias podem ser considerado normal esse sangramento?
desde já agradeço pela orientação.

Anônimo disse...

Dra Fernanda, por favor nos responde!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Boa Tarde! Fiz esse procedimento (histeroscopia) em setembro de 2011 e 1 ano depois ainda não fiz outra ecografia, porém sinto muitas dores quando tenho relações, incomodos que eu não tinha antes, tenho um mioma também. Na hora da relação sinto como se minha bexiga estive e isso me causa dores....tudo isso ocorreu após este procedimento. Isto acontece??

Anônimo disse...

Dra. Fenanda, boa Tarde. Antes de mais nada, gostaria de agradecê-la pela brilhante idéia de criar esse blog. Sem dúvidas, esclarecedor e tranquilizante. Meus parabéns.
Descobri em um exame de histeroscopia que tenho um pólipo com base de cm. O médico sugeriu que fizessemos a retirada em um centro cirúrgico. Isso me deixou muito apreensiva. Existe alguma possibilidade de retirá-lo no consultório? Tenho 36 anos e não tenho filhos, estou tentando engravidar.

Anônimo disse...

OLÁ DOUTORA FERNANDA BOA TARDE!GOSTARIA QUE VC ME RESPONDESSE POIS ESTOU MUITO ANSIOSA ATÉ O DIA DA CONSULTA FIZ A HISTEROSSALPINGOGRAFIA E VEIO ESCRITO ASSIM: TUBAS UTERINAS PÉRVEAS A DIREITA FIXA EM POSIÇÃO ALTA PELVE COTTE POSITIVO COMO ESTÁ MINHAS TROMPAS ESTÃO LEGAIS? AGUARDO A RESPOSTA BJS!!!
DANI!!

Anônimo disse...

Dra vou fazer uma histeroscopia para retirada e inserção de um myrena(DIU) e estou muito ansiosa quanto a dor pois estou com uma urticária crônica e a médica contraindicou a anestesia geral e o DIU está se vencendo corro o risco de ter uma metrorragia...

Anônimo disse...

Olá Dra Fernanda.. Fiz a histerocopia a dois meses (dia 13/06) nos dias 15/06 e 15/07 minha menstruação veio normal, já no dia 15/08 nada quando foi dia 18/09 desceu uma borra preta pensei que fosse inicio da menstruação, tive relação neste dia e houve sangramento, ocorre que ficou somente nisso, já fiz exame de sangue para teste de gravidez e deu 1,7 mUI/ml porém a menstruação não desce, estou com 14 dias de atraso, isso pode acontecer ou pode ser um problema mais sério, posso realmente descartar a gravidez?

Dra. Fernanda Santos disse...

A ablação endometrial é contra-indicada quando a pessoa quer engravidar, realmente. Quando você estará liberada para engravidar?

Debora, eles disseram o motivo pelo qual não foi possível a remoção completa do pólipo? pólipo é sempre retirado com histeroscopia, ou com a pinça de biópsia ou com o ressectoscópio. Preciso desta informação para lhe dar uma resposta mais precisa.

Raspar/ curetar útero com pólipo não garante sucesso na sua ressecção. você pode passar por um procedimento e, talvez, continuar com o pólipo lá. O certo mesmo é fazer a histeroscopia.

Quem tem útero pode ter pólipo, mesmo se ja teve antes.\

Atualmente se recomenda tirar qualquer pólipo uterino, principalmente se quer engravidar, pois ele pode ser causa de infertilidade.

Noêmia, infelizmente não consigo esclarecer sua dúvida pelo blog. Não sei o que foi feito nestes procedimentos. Não sei que exames vc ja fez para diagnosticar a colica... não sei se você tem outras coisas na USG além do pólipo e esse mioma intra muram pequeno... esse mioma que vc me descreveu não causa nada, nem dor nem sangramento, a não ser que tenha outra coisa que vc não disse ou não foi visto. Se retirou o pólipo, um problema foi resolvido. Se a dor continua, tem que continuar a investigação.

Cristiane, vc deve fazer nova histeroscopia para saber se é alguma sinéquia no local. Ou novo pólipo... ahh pera aí, não entendi, Você fez a histerossalpingo antes da histeroscopia? e deu esse resultado? e quando vc fez a histero mostrou o polipo e você retirou, então está esclarecido. é isso?

fez histerectomia por video ou fez video-hiesteroscopia? e para realizar qual procedimento?

Na verdade a hiosteroscopia não provoca estes sintomas pelo tempo que vc já fez. Melhor ser consultada para investigar a causa.

Bom vc não colocou quantos cm tem de base, mas independente disso, se a base é séssil, o ideal é retirar com anestesia. Como eu não tenho estrutura física para fazer anestesia em consultório, também levo minhas pacientes para o hospital. Procedimento simples, com retorno para casa no mesmo dia. Fique tranquila!

dani, o exame suspeitou de aderências. Talvez vc precise de uma laparoscopia agora. Depende do seu objetvo.

se o beta deu negativo, não é gravidez. Para pesquisar problema hormonal, seu médico vai lhe receitar um medicamento para fazer sua menstruação descer. se descer, é pq o problema é hormonal. Se não descer ele vai realizar outros exames.

Não é comum que tenha metrorragia só pq vai tirar o mirena, não... se tiver é por outro motivo.

Desculpem a demora em responder os comentários! Não pensem que estão abandonadas! é que meu tempo é curto mesmo, e não deixem de comentar, ok? beijos!

Érika disse...

Olá,Dra.!!

Descobri seu blog ao procurar sobre histeroscopia,pois me foi indicado faze-lá,a diagnóstica,e achei realmente muito interessante e útil os artigos que vc posta.Eu tbem tenho 34 anos ,faço 35 esse ano e somente agora decidi engravidar.Parei a pilula em dezembro.Se puder me responder,a minha dúvida é:minha ginecologista pediu a histero pq na IV deu mioma posterior submucoso,1x1,1 cm e me disse para fazer o exame para saber se esse mioma poderia atrapalhar uma futura gravidez ou não.E me disse assim:Se o médico achar que irá atrapalhar ,ele até retira na hora,na própria consulta.Já procurei vários artigos a respeito disso mas não encontrei nada a respeito de como que o médico saberia se esse mioma iria atrapalhar?Essa decisão é baseada no que para a remoção do mioma?Aguardo sua resposta.

dada disse...

olé dra.

em julho deste ano fiz uma histeroscopia para retirada de um pólipo e não parei de sangrar mesmo apos a retirada dele. Fiz novo exame e descobri que houve uma reincidência do pólipo no mesmo lugar (cicatriz da cesária) e vou retira-lo novamente, mas meu medico disse que preciso parar de sangrar para realizar a cirurgia, pois o sangue atrapalha na visualização. Ocorre que o sangramento aumentou e não sei o que fazer para diminuir, pois como disse só posso fazer a cirurgia quando ele parar ou diminuir muito. Posso tomar alguma medicação? estou tomando trasamini,mas não está adiantando.

Anônimo disse...

Olá doutora fernanda boa tarde!! gostaria de saber o que é aderencias,tenho chance de ser mãe com tratamento me explique doutora por favor estou em tratamento para engravidar obrigado desde já aguardo a resposta bjs!!
Dani!

Anônimo disse...

Drafiz uma histeroscopia para retirada de um pólipo no utero,faz dois dias,correu td bem,so estou com um pouco de incomodo,na barriga....Dra,o meu médico me deu quinze dias de
repouso,e eu estou muito inchada...isso é normal?
Sera,que esse inchaço,é devido estar repousando demais?

abracos

disse...

Boa noite Dra.
Retirei um polipo em 03 de setembro, e desde então estou tendo sangramentos.
A 2 dias tive cólicas, e tenho tido fortes dores de cabeça. Estou tentando retornar a médica, mas temos muitas dificuldades em Cabo Frio, mesmo sendo pela Unimed. Vou tentar novamente marcar um retorno. Devo me preocupar? Tenho 31 anos.

Abraços, e obrigada.

Taty Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taty Reis disse...

Olá Dra. Fernanda, adorei esse blog. Nós mulheres temos muitas dúvidas ginecológicas e ninguém melhor que um profissional da área para esclarecê-las, parabéns pela iniciativa, e mesmo com um tempo tão corrido, nos prestigia com respostas às nossas aflições. Bem, minha história é a seguinte: Fiz uma histeroscopia cirúrgica há 1 ano e 2 meses com ablação por causa da adenomiose, me foi indicado o uso do mirena para diminuição ou até mesmo extinção do sangramento excessivo, o que ocorreu com sucesso, mas como tenho enxaqueca, passeia a ter crises diárias e insuportáveis de dores de cabeça, além de ganho de peso excessivo em um curto espaço de tempo, procurei um neurologista e ele aconselhou a retirada do mirena, pois quem tem enxaqueca não pode usar nenhum contraceptivo hormonal, eu já sabia disso, mas quando me indicaram o uso do mirena, me disseram que a ação era local e que não iria influenciar nem nas dores de cabeça, nem no ganho de peso, o que foi mentira. Bom, decorrido esses 14 meses de crises, optei realmente por retirá-lo, através de histeroscopia, sedada, tive sangramento por alguns dias, estou no décimo segundo dia pós procedimento, e percebi uma cólica, e dor pélvica depois da academia, me deram 3 dias pra voltar as atividades normais, fiquei mais tempo de repouso por medo de algum sintoma. Mas gostaria que me esclarecesse uma dúvida, se possível: será que a menstruação voltará ao normal? o que são sinéquias? saiu no resultado da hsiteroscopia.. Aguardo, grata e ansiosa.

mary disse...

Oi boa tarde fez uma ultra vaginal na sexta no sábado tiver um sangramento até o domingo isso e normal?

Alexandra Paula disse...

Boa noite Dra. Fernanda, amei esse blog e peço sua ajuda para esclarecer a minha dúvida.
Fiz uma histerossalpingografia em out/2011 e deu útero em retroversoflexão de forma e tamanhos normais com anatômico cavidade do corpo uterino reduzido do volume com falha de enchimento sugerindo sinéquia tubas uterinas pérveas a direita do cuso normal e esquerda em posição alta na pelve cote positivo.
Retornei ao Gineco em Jan/2012 e ele sugeriu colocar um DIU pelo período de 6 meses e depois retirá-lo para poder engravidar, marquei para colocar no mês seguinte mas veio a surpresa estava grávida, sendo que, em abril tive um aborto espontâneo e fiz a curetagem. Refiz todos os exames após 50 dias com a menstruação regularizada e deu tudo ok. Mas a gineco esta semana marcou uma vídeo-histeroscopia para semana que vem para investigar pois, estou sentindo muitas cólicas fora do período menstrual, e a minha dúvida é, será que abortei por causa dessa inflamação (sinequia)? O meu período fértil foi semana passada e estamos tentando novamente corro algum risco ou problema fazendo esse exame se eu estiver grávida ? Estou muito ansiosa e preocupada peço sua orientação tenho 41 anos e já tenho uma filha de 14 anos, mas não perdi a esperança de ter novamente outro bebê. Aguardo sua resposta, obrigada.

Alexandra Paula disse...

Ah! Dra.Fernanda quase esqueci de mencionar, o meu aborto foi retido e esperei 14 dias para fazer a curetagem, eu estava com 08 a 10 semanas quando senti uma colica muito forte, não tive sangramento, tive apenas uma secreção como uma clara de ovo marrom e fiz a ultratransvaginal que diagnosticou que o embrião não tinha mais batimentos. E voltei a menstruar com 50 dias apos a curetagem. Obrigada.

Nice disse...

Fiz uma histeroscopia cirurgica,pois estava com 5 cm de mioma ele se encontrava entre as duas tropas o medico disse que foi dificil sua remoção por isso só removeu 80% pois ele estava correndo o risco de perfura o meu utero,pretendo engravidar por isso ele me preservou será que com medicamentos e possível muchar o restante q ficou? Ele me disse q em dezembro posso tentar uma gravidez é verdade?

LENE disse...

boa noite! dr; fernanda eu fiz uma cesariana a 6 meses com laqueadura de tubaria.mais infelizmente a minha bebé veio a falecer.eu gastaria de reverte a laqueadura e a minha medica mim pedir estes exames de video histeroscopia e histerossalpingografia pra sabe com esta! e possivel abrir as trompas com este exame?mim ajude por favor? eu tenho um filho de 13 anos e eu tenho 37 anos mim ajude doutora porfavor eu quero muito ser mãe novamente!? aguardo a minha resposta? um abraçoooo

Anônimo disse...

BOA NOITE!DOUTORA FERNANDA TENHO 37 ANOS E FIZ UMA VIDEO HISTEROSCOPIA OPERATORIA,NESSA SEMANA PARA RETIRADA DE SINEQUIAS UTERINAS.POIS NAO CONSIGO ENGRAVIDAR,MAS ALEM DA SINEQUIA TENHO UM MIOMA QUE SE ENCONTRA LOCALIZADO PROXIMO A TROMPA ESQUERDA,ONDE ESTA OBSTRUINDO PARCIALMENTE A TROMPA ESQUERDA.MEU MEDICO ACHOU MELHOR RETIRAR AS SINEQUIAS,POIS NAO TINHA CERTEZA SE ERA O MIOMA QUE ESTAVA ME IMPEDINDO DE ENGRAVIDAR.TENHO MUITO MEDO DE SER MAIS UMA TENTATIVA FRUSTANTE,POIS NAO CONHEÇO NINGUEM QUE TENHA CONSEGUIDO ENGRAVIDAR DEPOIS DE TODOS ESSES PROBLEMAS.OBRIGADA BOA NOITE

Anônimo disse...

dr. boa noite, meu nome é rita tenho 50 anos e estou na menopausa desde 47, ocorre que sinto ardencia na relação e sangro, so que é um sangue diferente e rosado e fraco fico assim por varios dias e as vezes fico machucada por fora, isso é normal? se pude enviar resposta para meu imail agradeço.
ritaemarcusbittar@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho uma histeroscopia marcada para o dia 4/10 para retirada de sinéquias. Tenho SOP e isso faz com que eu menstrue raramente,ñ menstruo desde julho, e minha médica indicou que eu tome Farlutal depois da histeroscopia. Quais os riscos de fazer este exame se eu estiver grávida? É possivel o desenvolvimento fetal mesmo tendo as sinéquias?

crisane Santos

Anônimo disse...

Minha mãe realizou uma Histeroscopia e ficamos surpresas em saber que não há necessidade de medicação após o procedimento.Isso é normal.Obrigada

Raquel disse...

Drª Fernanda, estou com liquido no interior do utero,e vou ter que fazer uma video-histeroscopia com biopsia. Queria saber se posso fazer com anestesia.Estou com medo pois sinto muitas dores até em apertar na altura onde fica o utero. E quanto tempo tenho que ficar sem trabalhar?

Dra. Fernanda Santos disse...

tamanho, localização e no grau de penetração do mioma ma parede do útero. Mas não tem como retirá-lo durante o exame. é retirado por histeroscopia, sim, mas cirurgia

Dra. Fernanda Santos disse...

sua médica pode prescrever, sim, eu não posso fazer isso pela internet, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

aderencias são como membranas que grudam os órgãos uns aos outros. pode ser causado por inflamação, por endometriose, por trauma cirurgico..
tudo depende do grau de aderencias, de quais órgãos estão comprometidos. Muitas vezes as aderencias são retiradas cirurgicamente (videolaparoscopia) devolvendo a vc a capacidade reprodutiva..

Dra. Fernanda Santos disse...

não, às vezes o soro usado na cirurgia entra na corrente sanguinea provocando esse edema, que é resolvido com o passar dos dias.

Dra. Fernanda Santos disse...

dependendo do tamanho do polipo, do quanto seu endometrio foi mexido, da cauterização feita, vc pode sangrar por mais dias, sim. Mesmo assim, procure sua médica, sim!

Dra. Fernanda Santos disse...

na ablação vc retira o endometrio ou parte dele. nas partes retiradas, desde que não cresça novamente, podem se formar sinequias. (partes que ficaram sem endometrio e se grudaram, tipo aderencias). quando há partes em que o endometrio não foi totalmente retirado ou cresceu, e há sinequias, o sangue da menstruação é formado e, dependendo de onde estão as sinequias, ele não tem como sair do utero, sendo, então absorvido com o passar dos dias. isso causa dor, muitas vezes. consegui explicar?

Dra. Fernanda Santos disse...

se tinha um pouco de sangue dentro do utero, sim.

Dra. Fernanda Santos disse...

é possivel, pois o embrião precisa de um endometrio saudavel para se implantar. se ele se tentou se implantar justamente onde vc tinha a sinequia, ele se desprende.

Dra. Fernanda Santos disse...

se foi retido, esquece o que eu disse. não teve influencia da sinequia, não.

Dra. Fernanda Santos disse...

se não sobrou quase nada de mioma, sim. é possivel. e a conduta de parar a cirurgia como ele fez está corretíssima

Dra. Fernanda Santos disse...

a reversão só é possivel por cirurgia. os exames são apenas para ela avaliar se a trompa é passível de ser revertida

Dra. Fernanda Santos disse...

infelizmente não tenho como avaliar seu caso, assim. ele esteve frente a frente com seu caso, seus exames, com vc. por isso, ele tem condiçoes de fazer essa avaliação..

Dra. Fernanda Santos disse...

é bem provavel que isso se deva ao hipoestrogenismo da pos menopausa, mas vc deve procurar seu ginecologista para ser examinada! ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

o ideal é vc fazer um beta hcg na semana do exame, para ter certeza de que não está gravida.
dependendo das sinequias, sim

Dra. Fernanda Santos disse...

se for histeroscopia exame, não precisa tomar nada depois. se for cirurgia, há médicos que prescrevem anti inflamatorios, outros acrescentam antibióticos.

Dra. Fernanda Santos disse...

pode sim! basta conversar com o medico que fará o exame pra ele decidir o melhor tipo de anestesia e se há necessidade de fazer em centro cirurgico

Anônimo disse...

OI DOUTORA FERNANDA BOA TARDE MEU ESPOSO FEZ O EXAME DE ESPERMOGRAMA ESTÁ QUASE TUDO NORMAL,MAS NA CONTAGEM DE ESPERMA DEUS 23 000 MILHÕES ELE TEM CAPACIDADE DE ENGRAVIDAR EXISTE TRATAMENTO OU REMÉDIO QUE POSSA AUMENTAR OS ESPERMAS?? OBRIGADO POR ESTÁ ASSIM ESCLARECENDO MINHAS DÚVIDAS BJS!!
DANI!!

NICE disse...

OI DR FERNANDA ESTOU COM UMA DÚVIDA,FIZ UMA HISTEROSCOPIA CIRURGICA,TINHA 5 CM O MIOMA FOI RETIRADO SÓ Q GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL FAZ QUASE 1 MES,E ESTA DECENDO UM LIQUIDO HORA MARROM HORA PARECENDO UM POUCO DE SANGUE ISSO É NORMAL?E SERÁ Q POSSO ENGRAVIDAR LOGO,POIS O MEDICO ME DISSE QUE COM 1 MES JÁ POSSO TENTAR,JÁ COMECEI ATÉ A TOMAR ACIDO FÓLICO,DR ISSO TUDO É VERDADE? TENHO 33 ANOS E N POSSO ESPERAR MAIS P TENTAR O 2 FILHO.UM ABRAÇO É OBRIGADO POR TIRAR AS MINHAS DÚVIDAS........

Unknown disse...

Olá, Dra Fernanda! Adorei os esclarecimentos de seu blog, mas ainda estou com uma dúvida. Fiz uma videohisteroscopia para a retirada de um septo uterino a 1 semana e ainda estou tendo um sangramento leve. Gostaria de saber quanto tempo leva para parar o sangramento? Ele pode ter se confundido com o período menstrual? Obrigada!

Anônimo disse...

Olá doutora Fernanda bom dia!!! doutora vou fazer més que vem a video histeroscopia sem anestesia com biopsia pode fazer esse exame com biopsia sem a nestesia?? bjs!
Dani!

Anônimo disse...

olá, dra. Fernanda,

vou fazer uma histeroscopia com anestesia e biopsia, tenho mioma intramural... este procedimento poderá retirá-lo?

Anônimo disse...

Boa tarde Dra Fernanda. Meu nome é Analligia. Irei fazer histeroscopia para retirada de restos ovulares que não foram retirados com curetagem. Tenho útero retrovertido. É necessário procedimento cirúrgico com anestesia e sedação, ou somente ambulatorialmente com sedação?

Dra. Fernanda Santos disse...

a contagem de esperma não é o único parâmetro utilizado para avaliar a fertilidade masculina... e 23 milhões está com contagem normal. Mas não basta isso...

Dra. Fernanda Santos disse...

é normal essa evolução pós miomectomia histeroscópica sim. Converse com seu médico e veja se há necessidade de fazer alguma revisão para saber se você está liberada para engravidar com esse sangramento.

Dra. Fernanda Santos disse...

Aline, pode ter se confundido com menstruação? sim. Pode ser o sangramento normal pós operatório? sim. O tempo do sangramento varia de acordo com o que foi feito na cirurgia. Eu não sei o tamanho do septo, nem o quanto foi mexido. Portanto, fiquei tranquila. A princípio o sangramento está como esperado, sim

Dra. Fernanda Santos disse...

Pode sim. Quando o exame é feito em nivel ambulatorial é sem anestesia. A maioria das mulheres fazem o exame desta maneira. Algumas que não conseguem, remarcam o exame num centro que ofereça suporte para realizar com anestesia.

Dra. Fernanda Santos disse...

depende de alguns fatores como o grau de invasão miometrial que o mioma tem, do tamanho do mioma..

Dra. Fernanda Santos disse...

sedação é uma anestesia geral que requer um local adequado para realizá-la. Quado a clinica onde vc realiza o exame não dispõe deste suporte, o procedimento é feito no centro cirúrgico.

Simone disse...

Boa noite Dra Fernanda estou um pouco aflita e te peço umas explicações, estou com 1 Pólipo medindo 2,1 x 0,9 no fundo da cavidade uterina e tenho dois miomas um subseroso pediculado 2,5 e outro intramural com pequena projeção subserosa 2cm, irei realizar a histeroscopia precisa de anestesia? E dá pra retirar os miomas também?

Anônimo disse...

Boa noite!

Dra Fernanda, fiz uma curetagem para polipos endometriais em 03/2012 e ontem 16/10/2012 fiz uma histerocopia diagnóstica para ver se estava tudo bem e deu pólipos de novo. O médico disse que devo ter que fazer um histeroscopia cirurgia para retirálos + que eles sempre vão voltar. O problema é que estou tentando engravidar e não consigo. Essa nova cirurgia pode ter algum risco? O médico disse que a histeroscopia vai queimando/cortando os polipos + que ficam cicatrizes e q podem me dificultar de engravidar, é verdade?

Desde já agradeço a atenção.

Anônimo disse...

olá Dra Fernanda, fiz uma histeroscopia cirúrgica dia 8/8 correu td bem e agora minha menstruação atrasou, fiz o teste de farmácia e deu positivo, corro risco de perder o bebe por a cirurgia ser recente...

Anônimo disse...

Olá Dra Fernanda, fiz uma histeroscopia cirúrgica dia 8/8 e corre td bem e agora minha menstruação atrasou, fiz o teste de farmácia e deu positivo. Corro o risco de perder o bebe pelo fato da cirurgia ser recente? bgd

Unknown disse...

Tenho 41 anos tenho dois filhos um de 21 e uma filha de 13 anos já fiz laqueadura a 13 anos.
Dra Fernanada, desde o ano passado estava fazendo um tratamento em um hospital público me pediram US Transvaginal e aparareceram pólipos 3mm e quando maracaram a histeroscopia a máquina que realizava o exame havia quebrado.
Resumindo fiz um convënio e após as carëncia marquei GEO e o Dr. pediu um USTransvaginal e apareceu pólipo dentro do utero entäo ele pediu uma histeroscopia diagnóstica , e näo apareceu o pólipo e sim coagulos de sangue.
Continuando a dores forte, voltei ao ginecologista agora com outra dra. muito atenciosa por sinal, ela viu os exames anteriores, pediu outra USTransvaginal apareceu o pólipo na cervical, ela pediu uma histeroscopia diagnóstica realizei este exame dia 11/10, levei os exames anteriores e pedi que fosse devagar pois teria que localizar se o pólipo estaria dentro ou fora que por sinal dessa vez doeu muito.
O resultado sai dia 26/10 e tenho retorno com a Dra também dia 26/10, mas a Dra que fez a histeroscopia näo localizou nada e outra coisa desde que fiz este exame 11/10 , minha barriga cresceu e sinto muitas dores e pontadas.
Estou preocupada Dra Fernanda.
Bjs.

taniele disse...

Ola dra estou com uma suspeita de polipo 0,6 cm é grave vai ter q fazer cirurgia tenho 22 anos desde já já obrigada

Estela disse...

Dra. gostaria de parabeniza-la pelo lindo trabalho que esta fazendo esclarecendo duvidas e tranquilizando muitas mulheres,meu nome e Estela,vou fazer uma cirurgia para retirada de dois polipos e agora me sinto um pouco mais segura e confiante.
Obrigada

Rafaela disse...

Bom dia!Fernanda
Sou usuaria do diu a uns dez anos sendo que era para ser retirado com 5 mais atraves da rede publica não consigo pois nunca tem material ou equipamento esta quebrado... Gostaria de sabe se poderia me ajuda pois minha retirada teria que ser cirugica porque meu diu perdeu o fio

Unknown disse...

Boa tarde !
Dra.Fernanda tenho 25 e tive filho a pouco tempo cerca de (10 meses)e fui a uma consulta com a GO ela pediu uma US transvaginal e o resultado foi :
- Eco endometrial bem posicionado,de espessura normal,medindo 0,64 cm,apresentando próximo ao colo algumas pequenas imagens hiperecogênicas medindo em média 0,2 cm que podem corresponder a pólipos.

Eu não entendi muito bem,afinal eu tenho ou não polipos,eu fiquei receosa pq se eu tenho quero logo começar a me tratar antes que se torne algo pior,cortar o mal logo pela raiz,ela falou que não é grave mas que era pra se observar.
Fiquei incucada Dra ...

Ah ! aproveitando eu também fiz o preventivo o resultado foi Esfregaço costituído por:
- Células epiteliais escamosas intermediárias e superficiais em predomínio.
- Exsudato leuco-histiocitário.
- Muco espesso.
- Flora bacteriana mista.
- Ausência de fungos e protozoários.
Padrão inflamatório acentuado.

Eu não entendi muito bem ...e a GO resumiu e disse que era só uma inflamação forte,eu queria que a senhora me explicasse melhor,que meu marido acha até que eu estou com candidíase.

Me ajudeee Dra.
Desculpa a minha falta de informação,
Obrigada desde já !
Glaucia

Nice disse...

Oi dr fernanda sou a nice das postagem acima,estou sofrendo muito como havia postado acima realizei uma histeroscopia para retirar um mioma de 5cm,e o medico me mandou tomar acido folico dizendo q eu já poderia engravidar q meu utéro estava totalmente limpo,fui ao meu ginicologista ele fea um ultassom e constatou um mioma dentro da cavidade do utéro de 2cm aonde exatamente aonde o feto se forma,ele me disse q se eu quiser engravidar tenho q tirar o mioma,so q ele n e especialista em histeroscopia e eu n confio no medico q realizou min ha cirurgia pois ele mentiu para mim,o q faço tá dificil encontrar um especialista e tenho medo q este mioma cresça e q eu n consiga mais engravidar e até perde o utéro ,toda vez q lembro do meu problema eu choro muito pois terei q passar por tudo de novo,será q estou enraizando miomas,pq ele n me falou a verdade? preciso de um especialista e q atenda o meu convenio do bradesco saude,por favor se vc poder me ajudar agradeço muito,obrigado por este blog maravilhoso q nos da um refugio para nosso coração obrigada........

Sylvia Fortes disse...

la Dra Fernanda minha 1 vez no seu blog e gostei muita das informaçoes aqui prestadas agora vamos a minhas perguntinhas

ola novamente meu nome e Silvia tenho 32 anos e fiz um exame que deus com nic 2/3 e hpv fiz uma 23/10/12 operaçaõ pela vagina por video aonde a dr coletou material para biopsia e fez uma corretagem tambem o resultado so ficara pronto dia 30/11 eu fiquei internada 1 dia pois tomei anestecia epidural e tenho forte dores de cabeça isso e normal e meu retorno sera somento com a resposta dos exame como a medica como ela esta de mudança para outra cidade não consegui vaga pra uma nova consulta e esclarer duvidas, quanto tempo poderia retornar a fazer exercicios fisico ou uma simples caminhada e relações sexuais,sobre a cirurgia acabou esse nic 2/3 ou ainda terei que fazer mais tratamentos e o hpv pois ela so me passou 2 medicamento 1 cefalexina por 7 dias e methergin por 5 dias nada mais e o retorno com ela so daqui um mês, se vc podesse estar me respondendo isso eu agradesço muito mesmo parabens pelo blog desde ja muito obrigada

Anônimo disse...

Olá, Dr. Fernanda
Fiz uma ultra, e deu um pólipo endometrial, minha médica disse que teria que esperar umas 4 menstruações para ver se o pólipo saiu (pois pode sair junto com a menstruação) retornei nela e me pediu para fazer uma nova ultra para ver se já saiu mesmo.
Se não saiu, tenho que fazer uma Hesteroscopia. e fazer uma curetagem.
Só tenho um pólipo, se ainda tiver ele, posso fazer a video-hesteroscopia, para retira-lo
Como é a sedação???? Tenho que ficar de repouso???
Desde já muito obrigada.
Jéssica

Anônimo disse...

Olá Doutora;
Minha mãe fez uma USG transvaginal e indicou uma fina lâmina líquida de 2,3 mm de espessura na cavidade e corpo uterino. O que significa isso? Minha mãe está na menopausa, faz tratamento com reposição hormonal e já teve endrometriose. A médica receitou um creme para expelir o líquido, caso não fosse expelido, teria que fazer video-histeroscopia com anestesia. Pode me explicar melhor o que a médica falou?
Obrigada.
Bruna.

Anônimo disse...

Obs: Esqueci de falar que ela tem esse líquido desde 2009. A médica falava que era normal por causa da menopausa. Só agora que ela pediu esse exame pra biópsia do líquido.
Aguardo resposta.
Bruna.

Vanessa Doria disse...

Olá, Dra. Fernanda. Fiz uma histeroscopia cirurgia há exatamente 1 semana e não sinto mais nada, inclusive o sangramento cessou totalmente no 5º dia após a cirurgia. Mas uma coisa está me incucando: após o sangramento parar, comecei a sentir os seios muito pesados e doloridos e muito cansaço. Conversei com a minha médica por telefone e ela disse que não tem nada a ver com a cirurgia e que era pra eu esperar um pouco e ver se passava. No entanto continuo sentindo e ontem à noite, quanto estava escovando os dentes, tive ânsia de vômito (coisa que nunca sinto).
Posso estar grávida e ter feito a cirurgia sem saber? Isso é de alguma forma possível?

josi disse...

Fiz uma endovaginal e deu imagem ecogénica medindo 15mm, sugestiva de pólipo, meu médico sugeriu uma videohisteroscopia cirurgica, antes resolvi repetir o exame e deu sugestivo de pólipo novamente, vou marcar a cirurgia gostaria de mais informação, qua é o tipo de anestesia, quanto tempo dura a videohisteroscopia, a alta é no mesmo dia?

Anônimo disse...

Dra. Fernanda, eu tenho um pólipo no canal cervical e o meu médico me encaminhou, para fazer a histeroscopia cirurgica, quero saber se a video-histeroscopia é a mesma cirurgia ou tem diferença de uma para outra e o tipo de sedação que é feita neste caso. Agradeço desde já, tenha um bom-dia.

Unknown disse...

Olá Dra Fernanda.
Eu queria saber se seria bom eu fazer a video, pois tive 4 curteragem apos abortos retidos, mas minha mesntruação é normal, e eu pretendo uma nova gravidez, pois descobri as causas dos abortos, pois tenho trombofia, mas eu não sei se devido as curetagem tenho sinéquias, só fiz ultra vaginl e deu normal... bjoss Fernanda

Anonimo disse...

Olá Dra Fernanda,
Estou tentando engravidar, nunca tive filhos e minha menstruação vem normal.Procurei um medico particular pra tentar a fertilização e o mesmo me pediu vários exames e através de um desses exames, o medico me aconselhou fazer a histeroscopia cirúrgica, pois falou que pode haver um mioma ou cisto.Estou apreensiva, pois tenho medo de perder meu útero e ainda quero ser mãe.

Nara disse...

Olá Doutora, Me chamo Edinara. Fiz uma histeroscopia no dia 7/11/2012 para retirada de um pólipo, a cirurgia em si foi um sucesso. Exatos 8 dias após eu fiquei menstruada e essa terminou no domingo dia 18/11 so que desde então eu percebo que estou tendo não sei se é corrimento, ou sangramento de escape, não sei ao certo, mas o que sai é bem escuro como se fosse um sangue coagulado e gostaria de sabe se é normal e quanto tempo mais ou menos isso para. Lembrando que não estou fazendo uso de anticoncepcional e não tive relação depois da histeroscopia. Obrigada e boa tarde.

Anônimo disse...

Boa Noite Dra, em primeiro lugar parabéns pelo blog. Meu nome é Patrícia e estou escrevendo porque a minha mãe fará uma histeroscopia no dia 12 de dezembro, porque está com espessamento endometrial, que foi diagnosticado por causa de uma ultrassonografia transvaginal. Ela não senti nenhuma dor, a questão é que ela tem 82 anos. Dra, o médico pode ter solicitado este exame por suspeita de cancer. Eu gostaria de entender melhor esta solicitação.
Muito obrigada pela atenção e por me responder.
Um abraço, Patrícia

Anônimo disse...

Boa tarde ! Fiz uma histeroscopia para retirada de sinequias leves há 2 meses , mas ainda nao menstruei e fiz exame de sangue e nao estou gravida. Essas sinequias podem ter retornado? E , se retornaram , o que fazer para que nao retornem apos uma nova histeroscopia? Muito obrigada.

Carla disse...

Bom dia Drª
Estou cheia de dúvidas...fiz uma videolaparoscopia devido a suspeita de endometriose. O resultado foi que o médico identificou uma estenose do colo do útero e me indicou fazer uma histeroscopia cirurgica. Será que esse procedimento pode "abrir" meu útero para eu engravidar?

Anônimo disse...

Boa tarde Drª
Voudireto ao assunto:
Fiquei anos sem ter relações sexuais e agora arrumei um namorado. Minha éltima mestruação foi deia 5/10 depois veio um pouquinho,(não precisei nem de absorvente)dia 07/12, parou e retornou dia 08 bem pouquinho, fiz teste de gravidez de farmácia e deu negativo. Fui na G.O que me pediu exames de sangue(ainda não fiz) e a Transvaginal, que deu o seguinte:
ùtero anteversão e Folículo dominante de 12mm no ovário esquerdo, o que pode ser? E a mestruação? sanerocha@yahoo.com.br
PS: Tenho 45anos anos

Anônimo disse...

Boa noite Dra.
Estou fazendo iniciando um tratamento de reprodução humana, e foi diagnosticado polipo. Fiz a histeroscopia para retira-los no dia 30/11. Pós cirurgia ocoreu sangramento e dia 10/12 coencidiu com o ciclo mestrual,entretanto ate hoje di 23/12 estou sangrando. Isso é normal?

Unknown disse...

OLA FERNANDA GOSTARIA DE SABER SE COM ESSE EXAME CONSIGO VISUALIZAR MINHAS TROMPAS , QUERO FAZER UMA REVERSAO , POSSO PEDIR ESSE EXAME TAMBM ???? GOSTARIA DE UMA RESPOSTA ESTOU ANCIOSA !!!! TENHO 28 ANOS E ME CHAMO ALINE!!! OBRIGADA

Anônimo disse...

Olá Drª Fernanda, vou fazer uma histeroscopia pq na minha ultrassom apareceu uma imagem sólida c mais ou menos 1cm, sugerindo pólipo e estou super nervosa. E minha ginecologista sugeriu histeroscopia c biopsia. Gostaria de saber se doe.Vou fazer sem anestesia.Gostaria de ficar tranquila.obg

Anônimo disse...

Olá Dr. Fernanda, estou com pólipos no útero e um médico me aconselhou a tirar o meu útero... o que achas?

E onde eu poderia fazer esse exame de vídeo histeroscopia, com preço em conta? Sem o encaminhamento eu consigo fazer esse exame?

Desde já, agradeço!

Anônimo disse...

Olá Dra. Fernanda,tenho 35 anos e hoje fiz o exame de histeroscopia diagnostica no hospital da luz da vila mariana, estava muito assutada e ansiosa. O exame estava agendado para 14:30. Tenho síndrome do pânico, tomo medicações como amitriptilina, e toda vez que passo por uma situação como esta, exames complicados, não consigo controlar a ansiedade e o medo e acabei tomando, além dos antiinflamatórios e o amitriptilina , 1/2 de um diazepam para espantar o medo. O que acabou acontecendo foi que na hora do exame quando a médica liberou o "líquido gelado" para o utero, eu senti uma dor insuportável e, segundo a médica, não foi possível visualizar o útero,e ela só pode ir até onde minha dor suportava... estava com receio que eu desmaiasse. E por isso só deu para fotografar as cavidades. Me senti muiiiito mal! Como é difícil lidar com o medo sem controle nestas situações! Ela acabou me orientando para a fazer o exame com anestesia.
OBS: No meu exame de ultrassom endovagional, constou um mioma de 28x21 mm, nódulos sólidos miometrais e acredito que seja isto que está me impedindo engravidar.

Eu gostaria de saber de vc. se é muito arriscado, tomando as medicações que tomo, amitriptilina e diazepam, se submeter a uma cirurgia de histeroscopia?

Aguardo sua resposta.

Anônimo disse...

Olá Dra. Fernanda, tenho 28 e estou tentando engravidar a 4anos, meu marido já fez espermograma e deu tudo normal, eu fiz a transvaginal e está tudo ok, a parte hormonal também. Agora a ginecologista mandou que eu fizesse a video-histeroscopia com biopsia. É normal pedir esse exame? obs: nuca fiz tratamento para engravidar.

Anônimo disse...

Olá Doutora. Tenho 47 anos. Fiz histeroscopia cirúrgica 11/01/2013 com anestesia( ainda estava com um pouco de menstruação, que teve início a 7 Jan). Retiraram pólipo 2.5 cm e mioma com 3cm.Após cirurgia não sangrei nem tive dor. Ao 3º dia senti-me indisposta, enjoada e com falta de equilíbrio só apetecia estar deitada (com niveis dentro do normal, mas baixos de sódio e potássio.Agora estou melhor.

Ao 5º dia começou hemorragia ligeira vermelho vivo e desconforto abdominal. É normal isso acontecer?
Obrigada e tudo de bom.
C.

Anônimo disse...

Boa noite, DRA. estou com uma dor no abdomen inferior direito e quando a bexiga enche a dor aumenta e desce pra perna direita eu faço preventivo todo ano certinho , e minha medica disse que o útero Ta limpo. Eu fiz exame de urina e não deu infecção. O que pode ser essa dor? Obrigada.

Anônimo disse...

Meninas, Boa Noite,

Fiz a video-histeroscopia cirurgica e está tudo bem, hoje tem 4 dias.
Achei esse blog uma semana antes da minha cirurgia e eu estava super ansiosa e com medo, mas após todas as informações postadas, me senti mais segura.
Foi usado anestesia, mas foi tão tranquilo que quando acordei o médico já havia feito o procedimento. Agora setxa-feira terei o resultado.
Desejo muita sorte para todas e vamos nos cuidar, além de rezar muito para que a mulher não sofra com todas essas doenças.
1 grande beijo

Anônimo disse...

Faltou comentar Dra. Fernanda, obrigada por todas suas informações e apoio neste momento duro para todas essas mulheres.

Obrigada por ajudar!
1 grande beijo

Anônimo disse...

Dra.fiz uma video-histeroscopia com sedação para um lise de senequia pois tive que fazer 3 curetagem depois que perdi meu bebê, e estava sem menstrua à 5 meses o médico desse que é porque tinha feito uma senequia,agora foi desfeita , o medico logo passou um anticoncepicional, é comum esse procedimento já que estou 5 meses sem mesnruar.obrigsda desde já.

Anônimo disse...

Olá dra.gostei muito do seu blog, você está de parabéns. Faz mais ou menos 30 horas que fia uma histeroscopia para retirer um mioma submucoso, fiz plástica e coloquei o mirena. Tomei anestesia , não vi nada , estou bem. Só que apesar de ñ tá sentindo dor apenas um incômodo estou com as pernas inchadas e noto que minha face também está um pouco. Gostaria de saber se isso ´normal visto o pouco tempo de cirurgia? So vou realizar consulta a semana q vem por isso resolvi te perguntar. obrigada.
Djane

Anônimo disse...

Olá dra.gostei muito do seu blog, você está de parabéns. Faz mais ou menos 30 horas que fiz uma histeroscopia para retirar um mioma submucoso, fiz plástica e coloquei o mirena. Tomei anestesia , não vi nada , estou bem. Só que apesar de ñ tá sentindo dor apenas um incômodo estou com as pernas inchadas e noto que minha face também está um pouco. Gostaria de saber se isso ´normal visto o pouco tempo de cirurgia? So vou realizar consulta a semana q vem por isso resolvi te perguntar. obrigada.
Djane

Patrícia Lopes disse...

Olá Dra Fernanda

Antes de mais, dizer que adorei o seu blog e a explicação simples e de fácil compreensão. Gostaria é de ter dado com ele antes de ter feito a histeroscopia.
Ora, como já referi, fiz uma histeroscopia para avaliação de infertilidade no passado dia 6 de Fevereiro. Estou já há quase 2 anos e tentar de depois do marido ser encaminhado, e já ter tido alta, para andrologia o GO que me acompanha no apoio à fertilidade achou por bem fazer esse exame uma vez que eu sou "super regular" (palavras dele). Os meus ciclos costumam ser de 26 dias. Pois, parece que eu tinha a estenese pois o médico teve problemas para entrar. Só conseguiu entrar com auxilio do espéculum pois de outra forma não entrava. Assim que conseguiu entrar disse estar tudo bem. Eu questionei-o sobre o problema da entrada e ele disse ser uma das causas de ainda não ter engravidado mas que deixava as explicações para o meu GO. Fiquei mais descansada e até renovei esperanças. No entanto, o que me está a deixar inquieta é que este ciclo (fiz o exame ao 13º dia do ciclo) foi apenas de 20 dias. O período veio bem mais cedo que o normal e muito mais abundante. Parece que tinha voltado ao tempo em que não tomava pílula. Será que esta alteração teve a ver com o exame? Será que agora terei mais probabilidades de ficar grávida?
Obrigada, mais um vez!

Um abraço!

Patrícia Lopes disse...

Dra Fernanda, acrescentar apenas que tenho 28 anos (bem quase 29!!!)

Anônimo disse...

Boa noite Dra Fernanda,
Fiz um video histeroscopia dia 08/03/2013 para retirada de um polipo. Lendo o seu blog fiquei preocupada porque a medica que fez a retirada do polipo falou que era vida normal e não precisava repouso receitou apenas buscopam em caso de dor Dra. no dia 10 sair para pular carnaval não abusei, mas sai. Estou preocupada porque quero muito engravidar e já estou com 37 anos queria saber se isso tudo que fiz pode ter atrapalhado o procedimento da medica. Outra coisa tive relação com meu marido no dia 13. Ah meu Deus me dá um retorno porque alem de querer engravidar essa retirada desse polipo foi muito caro. Aguardo o retorno abraço

Anônimo disse...

Boa tarde,

gostaria de saber se através da histeroscopia podemos saber o número de vezes que estivemos grávidas.

Muito obrigada

Valéria disse...

Bom dia Dra. Fernanda

Vou fazer a Histeroscopia Diagnostica agora em março e me mandaram tomar uma antiflamátorio antes do procedimento que eu costumo tomar porem nunca tomo antiflamátorio devido a uma infecção renal que tenho Nefrite por IGA que e a mais fraca que tem, sempre faço acompanhamento e nunca tive que tomar remédio para isto esta sempre controlada, meu médico não me proibiu de tomar antiflamatório mas disse que evitar, neste caso qual a Dra. me aconselharia a tomar?

Anônimo disse...

Dra.
Fiz uma histeroscopia cirurgica, dia 27/02/13,emambiente hospitalar, tomei anestesia, retirei material para biópsia. Voltei para casa no mesmo dia, mas só tive resguardo neste dia. No dia seguinte fui trabalhar (8h/dia), estava co pouco sangramento.No dia seguinte meu sangramento aumentou muito e as cólicas e desconforto também. Não fui trabalhar fiquei deitada, sábado, domingo com o mesmo desconforto.
Fui trabalhar normal, seg (04/03 - mas o desconforto interno continua até hoje 08/03:
pressão no pé da barriga
canal vaginal dolorido
sensação de querer fazer xixi
final di xixi com pressão.
Minha médica não me deu resguardo nenhun só do dia, e eu que sugeri que estava com a sensação de infecção urinária.
Ela me prescreveu MONURIU, tomei ontem 08/03, mas hoje 09/03 ainda estou sentindo.
O que acha?

Kelly Gila disse...

Dra., bom dia. Fiz uma video histeroscopia cirúrgica com resseccao do endometrio no dia 06.03. No dia 07 e no dia 08, tive relações sexuais com meu marido. No dia 07 nao tive problema. No dia 08, deu um pequeno sangramento. Posso ter tido algum problema? Pode haver alguma consequência? Meu médico não me advertiu sobre isso. Estou preocupada. Obrigada.

Anônimo disse...

boa tarde Dra eu descobrir no dia 01/02/203 que estou com polipos, no dia 9/02/2013 desceu qd foi no dia 23/03/2013 deu um pequeno sangramento fui ao medico ele disse ue o colo do meu ultero estava fechado e qd foi hoje dia 11/03/2013 desceu estou com sangramento so qd e limpo ao urinar eu posso esta gravida....

Unknown disse...

Oi doutora. inicialmente parabenizo pelo ótimo trabalho aqui desempenhado. Tenho 58 anos e no exame ultrassom transvaginal deu espessamento do endométrio, com pólipos. Minha médica me mandou fazer uma histeroscopia diagnóstica. Ao fazer o exame o médico, a olho nú, disse que nada via de maligno. Ficou tentando por muito tempo colher um pedaço de um dos pólipos para biópsia, mas depois de algum tempo, decidiu parar o exame alegando que não havia nada de anormal e era desnecessário eu continuar sentindo dores, pois não houve nenhuma anestesia. fiquei muito preocupada, meu papanicolau deu normal. Devo ficar preocupada, pois como nunca engravidei e já estou na menopausa, me preocupo com câncer. obrigada pela sua atenção.

Anônimo disse...

Bom dia. Meu nome é Wanessa e tenho 30 anos. Fiz meus exames ginecológicos de rotina e pela primeira vez no tranvaginal constou pólipo endocervical.
Devo me preocupar? É recomendado fazer a histeroscopia cirúrgica? Existe a chance de malignidade?
Conhece algum profissional que realize este exame em São paulo Capital?
Obrigada desde já.

Benedita disse...

Fiz a vídeo histeroscopia semana passada para retirar um mioa submucoso. Já havia me submetido a outro procedimento desse em 2006. Mas não sabia bem como era realizado tal procedimento. Como sou muito curiosa, fui pesquisar mais sobre o tema e encontrei este blog, muito elucidativo. Parabéns! Ultimamente eu tenho sentido cólicas intensas até fora do período menstrual. O médico que realizou meu procedimento disse que poderia ser por causa do mioma. Mas lendo sobre endometriose, fiquei imaginando se não é esse o meu caso. Tenho que esperar para ver se as dores vão diminuir.
Dra. Fernanda, a endometriose tem causa genética, hereditária ou pode se desenvolver em qualquer mulher? Eu tenho miomas desde jovem, estou com 44 anos e, como não tenho filhos (embora já tenha feito vários tratamentos pata engravidar ), preservei meu útero, mas já sofri muito por causa dos transtornos causados por miomas. Esses miomas podem desencadear uma endometriose? Eu não conheço nenhuma história familiar. Agradeço se puder me esclarecer.

Aline disse...

Bom dia Dra. Eu tenho 31 anos e engravidei em setembro de 2011 aborto retido curetagem com 6 semanas . Com mais 2 abortos espontâneos durante 2012 e o último em dezembro de 2012 gestação embrionária curetagem janeiro 2013. Fiz uma histeroscopia em consultório acusando restos ovulares o mesmo não retirou terei q fazer no hospital com sedação pois o gás entrou na minha corrente sanguínea ne fazendo quase ir para o hospital ( exame totalmente meu feito) farei com outra medica . Bom a dúvida é quanto tempo após a vídeo cirurgica possó dirigir pois trabalho dirigindo e engravidar novamente . Todos os exames estão normais geneticamente e etc... acho q esse é o único q falta.

Aline disse...

Dra. Sou a Aline acima se vc puder me mande um email . Explicando o meu caso pois é difícil eu poder entrar em blog te agradeço muito meu email é aline_nelia1982@hotmail.com bom dia.

Anônimo disse...

oi dr fernanda boa tarde ! em primeiro lugar que lhe agradecer pelo blog que e uma benção para vida de todas mulheres que passam problema ginecologicos .bem sou casa a 10 anos e sempre tive vontade de ser mãe e tentava e nunca conseguia engravidar , em fevereio de 2012 pasei mal e descobrir que estava gravida fiquei muito supresa en muitooooo feliz mas infelizmente fiz uma ultra e nao acusou a feto no meu utero ,e meu medico dizendo que era normal pois tinha pouco meses então confie no meu medico,quando dia 22 de março passei mal e parei no hospital com hemorragia interna e ali fui operada presas perdendo muito sangue e tive que toma sangue . e na cirrugia descobriram que estacom uma gravidez ectopica na trompa de folipo. e perdi meu bebe cheguei fica na uti .conclusão: perdi meu bebe e a trompa de folipo .agora estou em tratamento com outra medica que me pasou varios exames ,transvaginal tudo normal ,preventivo com enflamação bastonetes cocos, hormonios pouco bagunçados . e a video histeroscopia deu endomerio superfie irregular com suve ondulaçoes ,opaco , esbranquiçado com pontos a vermelhados , micropólipos sugerindo endometrite , vascularização normal e com 6 a 7 mm de espesssura. diagnostica com endometrite e endocervicite.ela passou um enjição de cefloxina 250 mg uma vez passou flagyl 250 mg dois comprido por dia de 12 em 12horas .passou protectina 200mg 1 comprido na hora do almoço. dr fernanda por favor me diz com sinceridadfe pvou poder engravidar um dia ? essa doença tem cura? obrigada beijos fica com DEUS E QUE DEUS ABENÇOE SUA FAMILIA E SEU TRABALHO!

Anônimo disse...

DR FERNANDA SOU A MESMA MENINA QUE TEVE A GRAVIDEZ TUBARIA SE CASO QUIXER ME RESPONDER PELO MAIL VAI: ADRIANASUZUEE@HOTMAL.COM OBRIGADA!

Anônimo disse...

KKK DESULPE PELOS ERROS DE PORTUGUÊS! BEIJOKAS
SOU EU ADRIANASUZUEE@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Esclareceu-me sobre aspectos que não tinha ainda compreendido do exame. Estou com endometrio espesso e o preventivo deu que tenho Neoplasia de grau baixo, NIC-I. Compreendo melhor o que o exame- no meu caso cirurgico em hospital, vai ser. Estou sómente aguardando a liberação pelo seguro saude e a data do exame no hospital.

Anônimo disse...

fiz um exame e constatou um volume uterino em 107cm´,cavidade uterina com eco endometrial centrado,homogeno,medindo12mm,anterior a lesãodescrita anteriormente.evidencia de 01nodulo solido,isoecoico,heterogeneo,regular,sub-mucoso anterior(mioma\polipo/.enfim o medico passou para fazer videohisterocopio com biopsia.

Anônimo disse...

Dra.Fernanda, boa tarde. Que bom que vc nos proporcionou este espaço, é muito útil e nos acalma. Fiz uma histeroscopia dia 29 de abril deste ano para a retirada de pólitos e após a cirurgia tive um pequeno corrimento marron por alguns dias. Mas no dia 07 de maio veio um fluxo sanguíneo enorme, lembrando que teria que menstruar no dia 21 de abril (antes da histeroscopia) e isso não ocorreu, e só diminuiu pq me receitaram Transamim. Está maior o fluxo do que antes do procedimento, epoca em que o fluxo era muito qde somente no 2o. dia da mestruação. É normal este sangramento todo? De onde ele está vindo se meu utero foi digamos "limpo"? obrigada pela atenção e sucesso.

susana disse...

Olá Drª amanhã vou fazer histeroscopia diagnóstica para tirar o DIU perdido. Tenho tido muita menstruação (faz amanhã 2 semanas).Estou com muito medo. Será que vai dor muito? Não é possível anestesia? Será que tenho alta logo a seguir?
Desculpe tanta pergunta, mas nãe sei nada como isto é.
Obrigada
Susana

Anônimo disse...

Ola Drª,...Sou Veronica2013-Tenho 58anos,estou na pos-menopausa,c/res.UStransvaginal......... Utero:em ante-verso,forma e contornos regulares,textura homogênea,medindo 64x35x27mm,c/volume 30.0cc.Presença de imagem isoecoica solida em parede anterior medindo 12x11mm.Presença de varizes uterina....... Colo Uterino:Presença de liquido c/conteudo hiperecogenica medindo 5x4 sugestivo de POLIPO............ Eco Endometrial:Centrado,regular,medindo 5.0mm......... Ovarios:Atroficos sem identificação de massas ou coleção liquidas......... Ecog. Pélvica-Normal......Fundo de Saco de Douglas-livre de coleção liquida ou massa.................
Minha Duvida- Estou pronta para fazer a Vídeo Histeroscopia CIRURGICA c/ Sedação, mesmo porque, estou com ESTENOSE no Canal Vaginal., e uma Menbrana que parece estar Necrosada que impede o Orificio do colo do útero,dificultando o "Esfregaço"p/Exame Papanicolau correto. Porem, um segundo Medico (Da Familia e Ginecologista) indica a HISTERECTOMIA..........Entao Meu Questionamento e´o seguinte. Retirar o Utero,sem ao menos fazer a Biopsia se é um Polipo CANCERIGENO ou não? È Correto isso. Ñão gostaria de retirar o Utero,caso não seja um Câncer. Me ajude,Por Favor escolher o melhor para Mim. Agradeço desde já.

Anônimo disse...

Veronica2013- Drª,Esqueci de informar,..... Não tenho nenhum Sintomas,nem Sangramentos,nem Dores,nada.
Quando jovem tive 02 gravidez, porem apenas 01 filha nasceu por cesariana.
Aguardo ansiosamente Sua Opinião.

Luh disse...

Boa tarde!

Preciso fazer uma Vídeo Histeroscopia cirúrgica para a retirada de um pólipo endometrial.
Já tenho todos os exames pré-operatórios prontos, mas fiquei desempregada e estou sem convênio.
Gostaria de saber qual o valor de tal procedimento e se é realizado na própria clínica.

Grata,

Luciana Regina Silva
11 98154-0628
11 2056-0474

Unknown disse...

boa noite dr eu tenho 34 anos eu não menstruava á 14 anos e á 2 meses estou com uma hemorragia ,fui no ginicologista e em uma colposcopia ela indentificou um polipo volumoso esse é o caso de não parar o sangramento,ela passou pra eu fazer um exame e na guia esta escrito assim: polipo volumoso metrorragico na outra linha videohisteroscopia com polipectomia ...Estou muito nervosa e a senhora podia me informar como é feito esse exame??? ele doi muito,vão me dar anestesia? estoou muito temerosa ....me ajude por favor...eu ainda sou obesa tenho 149 kilos e panico de ginicologista .Eu sai tão nervosa da consulta por ser examinada e ainda com sangramento q nen entrei em detales com a médica.Me ajude ??Bjs

Anônimo disse...

Boa tarde, Dra.Fernanda!
Tenho mioma intramural medidindo 2,6 X 2,6. A minha ginecologista indicou o video histeroscópio, para possível retirada do mesmo. Ela me disse que o mioma é grande e precisa ser retirado. Tenho medo e dúvidas. Pois a médica que fez a transvaginal me disse que o mesmo é pequeno e não cirúrgico. Gostaria de sua opinião.
Aguardo breve contato.
Obrigada, C.B.

Anônimo disse...

... Me desculpe, medindo 2,6 cm X 2,6 cm.
C.B.

Anônimo disse...

Boa noite,Dra Fernanda,
Fiz histeroscopia cirúrgica no dia 01/07 para retirada de um pólipo de 1cm(estava no 2º dia do ciclo menstrual que por sinal atrasou bastante),fiquei só um dia em casa de repouso e nos demais dias da semana trabalhei;desde então tenho sentido muitas cólicas,meu abdômen está inchado e hoje já é o 5ºdia.Será que era para eu ter mais dias de repouso e é normal sentir essas dores?
Grata,Alice

Anônimo disse...

Boa Tarde,Dr Fernanda.,
Veronica 2013-Fiz a Video Histeroscopia Cirurgica(com Anestesia Geral),porem o Orificio Uterino esta Fechado (Lacrado)e o Medico nao quis arriscar ,apos algumas tentativas,com receio de perfurar a bexiga. Estou frustada,sem saber o que podera ser feito para retirar o Polipo,sem perder o Utero. Gostaria muito do seu Parecer. Sem o Orificio Uterino ,so me restar a Histerectomia.

Anônimo disse...

Boa tarde Dra Fernanda, vou fazer a video histeroscopia amanha, sendo q ja tomei tudo quanto e tipo de remedio para o sangramento parar,porem nao para por nada. Eu soube q nao pide ser feito esse exame com sangramento , e no me caso que nao quer parar por nada. O que pode ser feito se eu preciso saber o q eu tenho?
Grata, Aline

Anônimo disse...

Bom dia Dra Fernanda fiz uma histeroscopia para retirada de pólipo mais a medica não conseguiu retirar o pólipo,e falor que eu tenho que retirar o útero,quero saber se é perigoso e eu tenho que tirar logo o útero

Anônimo disse...

Boa Noite Dra. fiz um ultrassonografia endovaginal que o resultado foi o seguinte: Miométrio com textura heterogênea, contornos irregulares, notando-se nódulos solicod hipoecogênicos esparsos, o maior cerca de 11 mm e também endométrio com espessura de 08 mm, gostaria de saber se pode ser caso sério, pois vou fazer um exame Histeroscopia com Ressectoscopio para miomectomia, polipectomia e metroplastia. Estou com muito medo do resultado pois segundo o meu médico irei fazer biopcia.

Amigos Ane disse...

Ola Bom Dia meu Nome é Ane Santos, Fiz uma histeroscopia no dia 19/04 , não senti nada , tomei anestesia geral e quando acordei minha Gineco havia retirado alguns polipos e um mioma muito pequeno, estou tentando engravidar a mais de 10 anos, e mesmo apos esse exame ainda não consegui.... Será que a minha ansiedade pode está atrapalhando? o que fazer ? aguarda um pouco mais ou parte para mais uma fase ? obrigada bjs

Unknown disse...

Boa dia Dra., tenho 52 anos e estou na menopausa a 03 anos, fiz um ultrassonografia endovaginal que o resultado foi o seguinte: Miométrio com textura heterogênea, contornos irregulares, notando-se nódulos solicod hipoecogênicos esparsos, o maior cerca de 11 mm e também endométrio com espessura de 08 mm, gostaria de saber se pode ser caso sério, pois vou fazer um exame Histeroscopia com Ressectoscopio para miomectomia, polipectomia e metroplastia. Estou com muito medo do resultado pois segundo o meu médico irei fazer biopcia.

Anônimo disse...

Dra. Fernanda, fiz uma histeroscopia e video laparoscopia para retirada de 1 miona de 2cm e sinquias em 18/06 estou tomando estrogênio e minha menstruacao ja estar 42 dias atrasada. Fiz o teste de farmacia uma semana atrás deu negativo. Isso é normal?

Anônimo disse...

DRA.Fernanda tem uma semana que fiz uma cirurgia para retira um pólipo do endométrio com anestesia geral ficou tudo bem, mas estou sentindo muita dor nas pernas principalmente na direita gostaria de saber se é normal obrigada.

Anônimo disse...

DrªFernanda,este caso 28.março.2012 e semelhante ao meu. Tenho 58 anos (pós-menopausa ,suspeita de 01 Polipo e com Estenose no Canal Vaginal e ao fazer a Video Histeroscopia Cirurgica(c/anestesia geral)o Cirurgião não conseguiu penetrar no Orificio Uterino Externo,e para não perfurar um falso trajeto, nada fez e encerrou o procedimento Cirúrgico. Quais outros Procedimentos Cirúrgicos poderei realizar? ou o Creme Especifico ira abrir o Orificio do Utero°e poderei tentar novamente a Histeroscopia Cirurgica? Gostaria muito de receber sua Atenção. Veronica2013

Anônimo disse...

Dra. Fernanda
Vou fazer uma vide-histeroscopia para retirada de um polido de 1,5cm x 1,2cm, aproveitando para fazer um ablação do endométrio para conta do fluxo menstrual que é muito e sou anemica a muito tempo. Andei estudando a assunto e vi que é perigoso o soro que é aplicado dentro do utero na hora do exame. A pergunta é existe uma probabilidade de acontecer algo errado na hora do exame e eu ficar em coma ou algo mais sério?

Anônimo disse...

Dra, fiz ablaçao do endométrio, ha oito dias, dia 23/07/13 e irei retornar ao médico apenas dia 28/08, por isso tenho algumas dúvidas. Tive cólicas no dia seguinte e um pouco ainda no terceiro dia, porém depois disso fiquei bem, sem dores nenhuma. Quanto ao sangramento, é vermelho bem claro, e ontem estava saindo um liquido meiio amarelado. Ocorre que esta noite tive uma cólica diferente, nao muito forte, e agora durante o dia estou sentindo umas pontadas leves na barriga e o sangramento voltou a ser vermelho claro. Preciso me preocupar? Principalmente por estar com dor novamente?

Unknown disse...

Boa noite Doutora Fernanda.Uso o diu Mirena Há dois anos e quero retirar pra engravidar e a medica nao encontrou o fio do diu e disse que terei que passar por um procedimento no bloco cirurgico para a retirada,Como é isso? È normal isso acontecer? Obrigada!!

Anônimo disse...

Ola Dr Fernanda,
(Veronica 2013)., acabei de fazer a Ressonância Magnética da Pelve(com contrate)., e para minha surpresa, transcrevo um resumo : 1-Os Exames diz não haver Nódulos ou Pólipos no Útero,2- identificou um liquido com 0,7cm de espessura máxima.,3- aparente obstrução do orifício externo do cervix(Estenose pós menopausa).4- Zona juncional com 0,6cm de espessura sem anormalidade.5- Endométrio laminar com 0,2cm de espessura sem anormalidade.6- Cavidade vaginal bem distendida pelo gel hidrossolúvel ,de aspecto normal. Diminutivo Cisto na Região Vulvar á direita, compatível com pequeno Cisto de Bartholin. Nenhum acumulo de liquido na Pelve e presença de varizes pélvicas bilaterais. Pergunto: Posso confiar na RM, que diz não ter POLIPO? ou Nódulos, a RM e um Exame superior a uma Ultrassonografia nos resultados.
Ficaria muito Feliz, se pudéssemos ter sua Opinião. Obrigada.

Unknown disse...

doutora fiz uma videohisteroscopia para a retirada de um DIU que estava mal localizado ou não visível e já faz uma semana e continuo sentindo colicas e pontadas´. é normal e quanto tempo pode durar isso?

Anônimo disse...

Boa Noite Dr. Fernanda, a senhora abandonou o seu Blog? Percebi que a senhora não responde as postagens deste outubro de 2012.
Gostaria de fazer umas perguntas sobre histeroscopia cirúrgica e se suas respostas podem ser dadas por e-mail?
Grata!

Denise Mirandda disse...

Drª Fernanda, fiz a Histeroscopia cirurgica em 19/04, para a retirada e eum mioma que tinha 2,5cm dentro do endométrio e 5cm fora dele (a ultra só mostrava o tamanho de 2,5cm e só quando a médica começou a retirar o mioma que viu que ele era enorme para a parte de fora do útero), mas pela biópsia era benigno. Um mês depois o meu organismo expeliu o DIU Mirena e de lá pra cá tenho tido algum sangramento quase que diariamente.
Fui na ginecologista há 2 meses e ela me passou um remédio chamado Eline 28 e disse que eu não sangraria mais, porém tenho uma borra de café constante e de vez em quando sangue vivo e poucos episódios de fluxo intenso que dura parte do dia pelo menso 3 vezes ao mês.
Devido ao tamanho do mioma é possível que a ferida que ficou ainda esteja aberta e por isso esse sangramento?
Tem alguma sugestão de exame para que eu possa ver como estão as coisas no meu útero?
Transvaginal, histeroscopia ou ressonância.
Agradeço muito se me responder...já sofri demais por isso e a médica que me opoerou está na Europa.
Abraço

Denise Miranda
dmirandario@gmail.com

Anônimo disse...

vou fazer um video histeroscopia para retirada de um pólipo e gostaria de saber se apos esse procedimento posso retomar minhas caminhadas diarias de 6km normalmente.obrigada

Maria Eduarda disse...

Bom Dia Doutora,vou realizar uma endoscopia ginicoloca por causa do polico endo cervical com biopse,segundo soube sera com sedação, a enfermeira falou que ficarei apagada por 15 minutos.posso verificar esse folico endo cervical com um espelho.Não sinto nada tenho 50 anos e estou preocupada com o pos operatorio,pelos comentarios e dolorido ....

Obrigada Maria Eduarda

Anônimo disse...

Veronica 2013., Seria Maravilhoso, se a Doutora Fernanda, pudesse retornar e dizer algo para Nos., mesmo que não tenha tempo, ou se não quer mais responder ao Blog. De qualquer forma, e muito bom, termos tantas mulheres Online com problemas semelhantes e podermos saber que não estamos sozinhas neste infortuno. Espero que todas retornem ao Blog, para dizer como tudo foi resolvido. Eu retornarei após dia 19/Setembro após ouvir o que a Ginecologista tem a me dizer sobre a Ressonância Magnética . Aguardem...

Anônimo disse...

Dra. fiz um exame de histeroscopia com anestesia geral. Pouco tempo veio o resultado, pólipo e mioma. Em menos de três meses fiz dois procedimentos cirúrgicos de histeroscopia, este último há 15 dias e continuo sangrando, sentindo dores de cabeça e até mal estar geral. No diagnóstico a médica suspeita de leiomioma. Devo me preocupar? o que devo fazer? espero urgente sua resposta.

LÉIA FIGUEIROA disse...

DRA FENADA FIS UMA VIDEO HISTEROSCOPIA NO DIA 11/9/2013...COM ANESTESIA,PARA RETIRADAS DE PÓLIPOS E MIOMA...MAS SINTO DORES AINDA ...GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL?

Anônimo disse...

Dr Fernanda.,
(Veronica 2013), como prometi, retornei da Consulta da Ginecologista(19/set/2013)e passo a narrar a Conclusão sobre o Laudo da Ressonância Magnética com contrate(descrita acima). A Médica disse: Em seu Exame: Não há POLIPOS, nem Nódulos. Todos os demais detalhes são passiveis do pós-Menopausa(atrofiamento do Orifício Externo Uterino., líquido retido dentro do padrão aceitável 0,7cm)e quanto ao Cisto de bartholin(que são as Glândulas de lubrificação Vaginal ,p/ prestar atenção, caso aconteça algum inchaço. Sendo assim, apenas será feito o controle Ginecológico novamente em 2014.
NÃO HÁ MOTIVOS PARA CIRURGIAS.
E que a Ressonância magnética e superior a Ultrassonografia, com diagnostico mais precisos, porem de Alto Custo., e pensar que cheguei a realizar todo procedimento da Vídeo Histeroscópia Cirurgica com Sedação???... Assim sendo, retornarei a este Blog em 2014.,quando novamente tiver novos Resultados. Desde já, desejo Boa Sorte a todas, que procura este Site, na esperança de sanar duvidas.

Anônimo disse...

Bom dia Doutota, Fiz histeroscopia para retirar 3 polipos... A cirgurgia foi super tranquila e tive o repouso indicado de 8 dias e 21 sem atividade esporte, sexo e etc...A cirurgia foi 13/08 e dia 28/08 menstrue normalmente, só que após retomar as minha vida sexual comecei a sentir colicas tipo mestruação é normal???

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 309   Recentes› Mais recentes»