Ícones

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pílula nova no mercado!

Pra começar peço desculpas pela demora em escrever aqui no "Toque". Nem conto como foi a minha semana... um dos motivos de tanta correria é que, além de toda a agenda mega lotada ainda tive que encontrar espaço para apresentar palestras para médicos, utilizando um horário que não estava livre! Não pensem que dou conta sempre impecavelmente. Às vezes, eu quase surto. Então eu "respiro no saquinho" e consigo sobreviver. As pessoas que convivem comigo sentem quando o bicho está pegando: cara de cansada, cabelo desarrumado (porque apesar de bonzinho meu cabelo também fica esquisito quando não ligo pra ele), não rola nem um rimelzinho ou blush, batom, então, rss. Não troco de bolsa, nem de brinco. Pronto, diagnóstico fechado! mas como eu estava dizendo, falando das palestras, são sobre um novo anticoncepcional lançado esse ano e resolvi escrever sobre o tema.

A pílula anticoncepcional completou 50 anos em 2010. Durante todos estes anos o uso de anticoncepcionais vem crescendo no mundo todo e passando por mudanças, sempre com a intensão de garantir eficácia contraceptiva, mas com mínimo efeito colateral e, ainda, com benefícios além da contracepção. Quando foi lançada tinha o objetivo de ser usada no tratamento do sangramento uterino anormal, para controlar o ciclo menstrual, porém sua principal contra-indicação era para mulheres que desejavam ter filhos. Então, milhares de mulheres que queriam evitar uma gravidez indesejada passaram a usar anticoncepcionais. Esse efeito não vinha escrito na bula por questões religiosas e políticas.  Nos primeiros anos, milhares de mulheres morreram de trombose. As pesquisas aumentaram, a medicina foi evoluindo até desenvolverem novos compostos hormonais com menor risco, sem perder a eficácia. E até hoje os avanços não param.

Em todos estes anos houve diminuição da dose do estrogênio: (há pílulas com 35 mcg, 20 mcg e 15 mcg de etinil estradiol. As pílulas com 35 ou 20 mcg são as consideradas de baixa dose. As pílulas com 15 mcg são as de ultra baixa dose; Novas progesteronas em sua composição: (levonorgestrel, desogestrel, gestodeno, clormadinona, ciproterona, drospirenona. cada uma com características individuais para se adequar a cada perfil de mulher); Diferentes vias de administração: (injetável, anel vaginal, adesivo, implante e sistema intra-uterino -estes utilizam outro estrogênio e progestogênio, diferentes das pílulas); Diversas maneiras de tomar: (21, 22, 24 e 28 comprimidos e intervalos diferentes entre as cartelas, além de cartelas com a mesma dose de hormônios em todos os comprimidos ou com doses diferentes); composições hormonais que oferecem benefício além da contracepção (como pílulas para tratar TPM, síndromes androgênicas, etc).

Agora lançaram uma pílula que utiliza o estrogênio natural em sua composição, idêntico ao estrogênio produzido nos ovários, o Valerato de Estradiol, diferente do etinil estradiol, um estrogênio sintético até então era o único utilizado em todas as pílulas nos últimos anos.

O uso de um estrogênio natural tem a intenção de trazer mais benefícios às usuárias de anticoncepcional. Alguns estudos mostram que o estrogênio natural tem um impacto menor no fígado, assim como em todo o nosso organismo. Esse novo anticoncepcional está no mercado brasileiro desde janeiro deste ano, mas já é utilizado na Europa e EUA há mais tempo. Desde seu lançamento há muitos trabalhos sendo realizados para avaliar o comportamento desta pílula na prática, e o que se espera do futuro é que algumas contra-indicações  possam mudar, ampliando as possibilidades da indicação do anticoncepcional. Esse lançamento é um novo conceito em contracepção. Eu sempre esperei chegar ao mercado uma pilula com estrogênio natural. Acho que a tendência, a partir de agora, é que esse hormônio faça parte das futuras composições com outros progestágenos que ainda não são utilizados. Pois o Valerato de estradiol foi testado com todas os progestogênios conhecidos, mas somente um chamado Dienogest conseguiu completar a composição desta pílula. Fiquei feliz com seu lançamento e com os resultados que estou vendo nas pacientes que já estão em uso. Muito bom!

Coisinhas que muita gente não sabe: lá fora existe um anticoncepcional que se chama Beyaz (é o Yaz, conhecido aqui, com um similar de ácido fólico e cálcio). O ácido fólico deve ser usado para quem está querendo engravidar para evitar problemas neurológicos no embrião. O ideal é iniciar seu uso assim que a mulher interrompe o método contraceptivo, porém observamos que acontece gestação quando o remédio é usado de forma errada, quando se esquece de tomar a pílula. Foi pensando nessas mulheres que acrescentaram o ácido fólico ao contraceptivo. Em caso de gestação inesperada, pelo menos a mulher já estava em uso desta vitamina.
Lá fora há diversos anticoncepcionais que não são comercializados aqui, inclusive algumas pílulas conhecidas no brasil, com a diferença de mais comprimidos na cartela, como é o caso do Yasmin 28, por exemplo.
O progestogênio utilizado nesta nova pílula com estrogênio natural já é utilizado na europa há anos, no tratamento da endometriose. Você encontra como Visanne ou Tinelle (em versão espanhola).
Não contem pra ninguém, mas eu adoro embalagens e será lançado um anticoncepcional cuja embalagem é uma caneta que você vai apertando na ponta e ela libera a pílula do dia. Tem todo um mecanismo para ser prática e não deixar você tomar o comprimido errado e não se esquecer de tomar no dia certo.

Estou pensando em escrever um post com uma lista de anticoncepcionais brasileiros e suas versões estrangeiras... o que acham?

52 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito bacana este post e também gostei muito da ideia de postar uma lista de anticoncepcionais.Parabéns.

Dra. Fernanda Santos disse...

obrigada!

Anônimo disse...

Dr.Fernanda, estou querendo muito ter relação com meu namorado, só que minha consulta é dia 17 de junho, ou seja, só vou começar a tomar anticoncepcional no final do mÊs de junho e ter relação a partir de julho. VAi demorar muito ainda. Uma médica da família disse que eu pudia tomar SIBLIMA, já que a dosagem é baixa. Mas tomar até o dia da consulta,informando isso a ginecologista. E se caso houver algo, parar de tomar a mesmo. O que você me diz? Me ajuda,por favor! Obirgada! E sua filhota é liinda!

Dra. Fernanda Santos disse...

bom, pode fazer o que a médica lhe orientou. mas não esqueça que a pilula só estará fazendo efeito contraceptivo depois de uns 10 dias... ah! na foto, sou eu e meu sobrinho, joão Guilherme, ainda bebezinho. eu ainda não sou mãe. Mas quero muito, daqui a uns 2 anos, quem sabe? bj!

Anônimo disse...

Exemplo: menstruo dia 26 de maio, então só posso ter relações sme correr risco a partir do dia 4 de junho,certo? SIBLIMA É REALMENTE RECOMENDADA PARA MEU CASO?
Você tem email, pois gostaria de tirar algumas dúvidas. OU seria melhor por aqui?
Muito obrigada :D

Dra. Fernanda Santos disse...

pode ser por aqui. Minha ajuda é limitada, pois não me é permitido interpretar exames, prescrever exames ou medicamentos, e algumas outras coisas pela internet ou telefone...

Se sua ginecologista disse que siblima é bom pra vc, confie., Não tenho dados suficientes pra saber isso, só numa consulta seria possível, ok? beijinhos!

Anônimo disse...

Dra Fernanda,

achei que estava grávida e nao tomei as duas últimas pílulas de minha cartela, Belara. A menstruação desceu adiantada então. Agora quero começar com a Qlaira. Posso começar já e me previnir de gravidez com outros métodos? Estou menstruda há uns 4 dias.

Obrigada
Thais

Dra. Fernanda Santos disse...

o ideal mesmo é começar Qlaira no primeiro dia de menstruação, pois ela é diferente.. não tem uma constância de hormônios nos comprimidos, como vc vê na diferença de cores da cartela...

Anônimo disse...

Olá!

sofro de hipertenção arterial (controlada),queria começar a minha actividade sexual posso tomar a pilula?

E a pilula do dia segiunte?
O preservativo pode usar-se juntamente com um gel espermicida?

Anônimo disse...

Dra,
Estou tomando anticoncepcional pela 1ª vez. Faço uso do Qlaira.gostaria de saber se a eficacia contraceptiva dele é a partir do 7º dia de uso? Comecei a toma-lo dia 11/07,esqueci de tomar o 19ºcomprimido( 29/07) porém na bula, diz p/ começar nova cartela, sendo assim não irei menstruar neste mês?
Desde já agradeço a informação.

Dra. Fernanda Santos disse...

existem anticoncepcionais só de progesterona, adequados para quem tem hipertensão. O gel espermicida deve ser à base de água quando associado à camisinha.

exato. e não há problema nenhum em não menstruar fazendo o que está escrito na cartela do qlaira, ok? siga certinho a orientação e, a partir da próxima cartela, já estará segura.

Anônimo disse...

Bom dia Dr Fernanda!
Eu tenho 22 anos e estou tomando nordette a 3 anos, e este ano qdo voltei da praia percebi muitas manchas no meu rosto, umas manchas com tom de marrom clarinho,fui ao dermatologista e ele disse que provalvente é o remédio que combinado com sol fez aparecer estas.
Preocupada com isso resolvi mudar o remédio mas não tenho tempo para ir em um médico e devido a isto resolvi procurar ajuda aqui.
Conversando com uma amiga que faz medicina ela disse que está tomando uma pílula nova que tem baixo estrogênio que é o que faz aumentar o melasmo, que é o nome destas manchas.
Qual é o nome desta pílula nova que vc está falando?
Outra questão é que desde o ano passado eu tenho sentido muitas dores nas pernas e como trabalho o tempo todo sentada e não estou fazendo nenhum exercício físico os vasinhos que tenho nas pernas estão aumentando demais e todas as mulheres da minha família também tem, o uso do nordette com é uma pílula mais antiga pode está agravando este meu problema?
Desde já, obrigada.

Dra. Fernanda Santos disse...

a pilula nova, lançada em fevereiro do ano passado, no Brasil chama-se Qlaira. qualquer pilula pode fazer surgir varizes e manchas. tem gente que usa uma pilula e nascem varizes, ela troca por outra e os vazinhos param de aparecer.. mas às vezes isso não acontece.

Unknown disse...

Olá, tenho 20 anos. Comecei a tomar anticoncepcional aos 14 anos. Tomei até os 15 anos o GRACIAL. Enjoava muito, não conseguia me alimentar, sentia muitos enjoos. Logo depois mudei para o DIANE, o pior que já tomei, enjoei triplicado, passava muito mal. Depois mudei para o YAZ, logo depois para o YASMIN. Nenhum desses eu me adaptei, passei mal com todos os anticoncepcionais. Desisti de tomar anticoncepcional durante dois anos. Com 19 anos, minha médica me receitou QLAIRA, mais só um ano depois resolvi tomar. Enfim... Tem sido uma maravilha, não sinto absolutamente nada. Tomo como se fosse uma bala... rsrs. Um milagre!!!
... Comecei a tomar sábado, hoje é quinta feira e continuo menstruando, eu sei que os dois primeiros comprimidos são inativos, mais não corta a menstruação? O meu fluxo menstrual era enorme... Menstruava uns 8, 9 dias... Tomei seis comprimidos de QLAIRA e continuo menstruando, só que agora com fluxo bem menor, quase nada. É normal a menstruação continuar vindo ao sexto comprimido?

Anônimo disse...

Olá Dr. Fernanda,
estou tomando o Qlaira a2 meses, após a relação sexual com meu namorado, vimos que a camisinha tinha estourado, estou com medo de engravidar; tomando o remedio a 2 meses ainda sofro esse risco? Estou desesperada, me ajuda
Muito Obrigada!

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se é normal não menstruar no primeiro mês que tomar qlaira? Devo fazer um teste de gravidez ou não?

Anônimo disse...

Ola! comcei a tomar siblima para diminuir colica e regular minha menstruacao e minha medica disse q qndo eu quisesse ter relacao p trocar o.remedio. so q troquei d medica pois mudei d cidade, e fui em outra medica qrendo tomar um q me proteja e ela disse q o siblima eh super confiavel q ja estou protegida. estou preocupada pq cada medica disse uma coisa! estou protegida ou n com siblima ? Obrigada

Unknown disse...

Obrigada Fernanda ,
Estou com 33 anos e ja nao tomo anticoncepcional a 4 anos , desatualizada , gostaria de passar em uma consulta medica ja tendo um pouco de ideia dos lançamentos de anticoncepcionais , pois o ultimo que tomei foi o Yasmim , comprava ele em Porto Portugal , e nao tinha enjos durante a utilizaçao dele .

Anônimo disse...

De acordo com sua experiencias e casos de pacientes q usam o qlaira, o q diz sobre o aumento de peso e acne? Tem ocorrido com frequencia? E no primeiro comprimidl da pri.eira cartela a pilula ja tem seu efeito contraceptivp?

Anônimo disse...

dr fernanda na verdade gostaria de lhe fazer uma pergunta.
Eu tomo SIBLIMA a alguns anos e a cartela dele sempre foi da cor rosinha claro. Do nada comprei um remedio e a cartela veio na cor vermelha. E por coincidencia eu tive escape. Tem a ver com a mudança da cor na cartela ou nao ???

Dra. Fernanda Santos disse...

o efeito contraceptivo ocorre na segunda metade da cartela, masi ainda na segunda cartela. Não tive nenhum relato de acne com Qlaira e quanto ao ganho de peso, tive apenas 1, mas ganho de peso é relativo, pois outros fatores podem provocar.

Dra. Fernanda Santos disse...

Gisele, de lá pra cá lançaram muitas copias, ate mesmo do yasmim. Mas uma nova forulação mesmo, só o Qlaira. Em relação aos outros metodos, nada mudou. Continua o mesmo anel vaginal. o mesmo adesivo, as mesmas injeções, o implante subdermico e o SIU (intra uterino medicamentoso)

Dra. Fernanda Santos disse...

Siblima é ótimo, confiável, como todos os anticoncepcionais.

Dra. Fernanda Santos disse...

normal sim, normal ate não menstruar nenhum mes com o Qlaira

Dra. Fernanda Santos disse...

fique tranquila! ja esta mais que protegida!

Dra. Fernanda Santos disse...

Chayenne, Nas 3 primeiras cartelas qualquer sangramento irregular é esperado. É a fase de adaptação. Ah< e os comprimidos inativos são os dois ultimos e não os primeiros, ok?

ariane disse...

Olá vou começar hoje tomar a pílula nordette vc conhece essa pílula?eu sofro muito de colicas e irregularidades menstruais fiquei 2 meses e meio sem menstruar e hj estou menstruando.è normal irregularidades com 18 anos?

Dra. Fernanda Santos disse...

Ola, Ariane! É comum irregularidade menstrual na sua idade, sim. Nordette é uma das pílulas mais antigas, mas nem por isso deixa de ser atual. Você vai ver como suas cólicas irão melhorar ou até cessar!um bj!

Anônimo disse...

Todos os anticoncepcionais diminuem pêlos e espinhas?sei que tem pílulas no mercado para esses casos,mas qualquer anticoncepcional com o tempo pode diminuir esses casos?

Dra. Fernanda Santos disse...

não. Anticoncepcionais que contem levonorgestrel não são indicados para isso. OS outros até conseguem, sim, mas quanto mais anti-androgênico for, maior eficácia na acne. Quando ele tem drospirenona, é mais eficaz para redução do pelos de masculinizaçao (hirsutismo).

ariane disse...

Olá novamente. tomei a pílula nordette, na primeira semana me deu muita fome mas depois passou ,tive pausa menstruei no 5 dia da pausa e a minha colica diminuiu em 80 % nem precisei tomar remédio de colica e foi no primeiro mes de uso isso è normal diminuir tanto a colica?

Dra. Fernanda Santos disse...

Sim, Ariane! É uma das grandes vantagens do anticoncepcional! Que bom! bjs!

Aline disse...

Olá Fernanda! Estou tomando o Q-laira há 8 meses, e depois disso não menstruei mais..e por incrível que pareça fico incomodada com isso.. rs
Existe no mercado um anticoncepcional com a mesma composição do Q-laira, mas que me fará menstruar normalmente?? O Q-laira faz bem para a pele ou pode dar manchas??

Dra. Fernanda Santos disse...

ainda não existe nenhum igual ao Qlaira. Ele faz bem pra quem tem acne, mas qualquer um pode dar manchas, o que não acontece com todas as pessoas e se previne usando protetor solar, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

PESSOAL, ESTAREI AUSENTE ATE O DIA 05/11. PEÇO QUE, SE POSSÍVEL, AGUARDEM ATÉ ESTA DATA PARA FAZEREM SUAS PERGUNTAS PORQUE NÃO VOU DAR CONTA DE RESPONDER TODO O ACÚMULO, OK? (e vocês sabem que eu faço questão de responder uma a uma...) BEIJOS EM TODOS. MORREREI DE SAUDADES!

Anônimo disse...

Olá. Boa tarde. Acabei de iniciar a segunda cartela de Qlaira. Tive sangramento no final da primeira. É possivel deixar de tomar os dois comprimidos inativos e começar uma nova cartela para que não haja menstruação? Desde já agradeço.

Dra. Fernanda Santos disse...

vc teve sangramento na época certa, mas se quiser evitar ter o sangramento, experimento pular os dois branquinhos, mas se não der certo, pule os 4 ultimos e 2 primeiros da proxima cartela, ok?

Unknown disse...

Olá, tomo siblima há 2 anos e vou trocar por nordette. Vou sentir algum efeito colateral nos primeiros meses? quanto tempo até nao ter risco de engravidar?
Obrigada

Dra. Fernanda Santos disse...

não sabemos se vc vai ter efeitos colaterais, ams se tiver e não for insuportavel, aguarde a fase de adaptação de 3 meses e eles devem sumir. para segurança contraceptiva, aguardar começar a segunda cartela, ok?

Anônimo disse...

Olá doutora será que vc pode me ajudar?

Anônimo disse...

OLá, tomo o Allurene para endometriose profunda e vi que o Qlaira tem o mesmo Dienogest do primeiro. Posso substituir, já que o Qlaira é bem mais barato?

Anônimo disse...

Oi dra eu tomava elani cicloera maravilhoso, porem perdi o libido e sentia muitas dores de cabeça parei de tomAr por uns 7 meses ai voltei a tomar cerezzette tomar as senti que me saiu espinhas no rosto nunca me saia estou no primeiro mes mas se n me adaptar qual seria indicado tem algum lançamento q nao perca o libido, meu fluxo mestrual sempre foi pouco no maximo 3 dias e nunca tive colicas, meu go nunca acertou meus anti, gostaria de tomar um que nO engorde nao que nao perca o prazer pois o elani aconteceu isso

Anônimo disse...

Gostaria de saber se trocando o anticoncepcional, no caso de diane 35 para elani ciclo e emendando a cartela na troca se eh necessário o uso de outro metodo contraceptivo e por qto tempo?
Obrigada

Unknown disse...

Fernanda, boa tarde. já li várias informaçoes do Qlaira, e ainda não consegui encontrar a resposta da minha pergunta: o Qlaira tem efeito antiandrogenico e diurético? (diurético até que é bem vindo, mas não queria que fosse antiandrogenico, pois leva à falta de lubrificação e redução de libido).

obrigada!

Anônimo disse...

Ola bom dia!
Preciso de sua ajuda, tomo Qlaira faz um tempo... Mas por distraçao acabei tomando a pirula errada ao invés de ter tomado sétima pirula tomei a de numero 14... o que eu faço? Ou seja a de numero 14 esta vazia, estou na de numero 13...

Unknown disse...

Oi doutora não me abtuei aos remédios microvular e triquilar pois me deu muita dor no estomago e vômito, aos 3 anos atrás tomei siblima e nunca me deu nada, estou pensando em tomar ele de novo mais estou com medo de passar mal, desde então tenho tido relação com meu marido só com camisinha e ao tempo atrás ela estourou e tomei diad, agora tenho q esperar vim minha menstruação para começar a toma o anticoncepsional?

Anônimo disse...

Fernanda tomo tamisa 20 a dois meses e pouco, da ultima vez emendei a cartela pra não menstruar, mais continuo tento um corrimento constante ja umas duas semanas, o que eu faço? Mudo de ac?

Anônimo disse...

Oi Fernanda,tenho 20 anos tenho relação ah um pouco mais de 5 anos sempre tomei o anticoncepcional nordette,lubrificação eu não sei oque é,será que e do nordette que sempre fiz uso,agora vou mudar porque começou a me dar enjoou horríveis,me ajudaaaa ,beijos

Unknown disse...

Oi Fernanda!minha esposa está amamentando e está tomando o anticoncepcional gracial. Ele é mais forte que o nordette ou mais fraco????? Foi o go que receitou!!!

Unknown disse...

Oi Fernanda!minha esposa está amamentando e está tomando o anticoncepcional gracial. Ele é mais forte que o nordette ou mais fraco????? Foi o go que receitou!!!

Unknown disse...

Tomo o Yaz a 2 anos e nunca havia esquecido de tomar, porem na cartela do mes de janeiro esqueci de 2 comprimidos seguidos, mas depois continuei a tomar a cartela até o fim, não tive relação nessa cartela de janeiro, dei a pausa a menstruação veio e iniciei no dia certo a cartela de fevereiro lá pro 9º dessa cartela de fevereiro tive relação. Tomei certinho essa cartela de fevereiro em que tive relação. Será que corri risco? ou ao iniciar outra cartela fiquei novamente protegida e não corri risco?

Unknown disse...

Tomo o Yaz a 2 anos e nunca havia esquecido de tomar, porem na cartela do mes de janeiro esqueci de 2 comprimidos seguidos, mas depois continuei a tomar a cartela até o fim, não tive relação nessa cartela de janeiro, dei a pausa a menstruação veio e iniciei no dia certo a cartela de fevereiro lá pro 9º dessa cartela de fevereiro tive relação. Tomei certinho essa cartela de fevereiro em que tive relação. Será que corri risco? ou ao iniciar outra cartela fiquei novamente protegida e não corri risco?