Ícones

sábado, 9 de julho de 2011

Herpes Genital

Essa semana atendi várias pacientes com Herpes genital, então, resolvi escrever sobre o assunto.

A infecção pelo vírus Herpes simplex acontece por via sexual ou pelo canal do parto em gestantes infectadas, porém, algumas vezes a forma de contaminação não é definida. Nós podemos contrair herpes no contato com alguém com as lesões e sem lesões. É isso mesmo, mesmo numa relação com quem não sente nada, assintomatico, podemos receber o vírus.
Você deve conhecer o Herpes labial. Este é provocado pelo herpes simples virus 1. O herpes genital é causado pelo herpes simples virus 2, mas nada impede que você tenha o HSV 1 na genitalia por auto inoculação, ou seja, você levou o virús ao tocar na boca e depois na genitália, por exemplo.
Como é comum nas infecções virais, elas costumam se manifestar quando ocorre queda da nossa imunidade (defesa do organismo). O vírus pode ficar latente (dormindo) e quando tem a oportunidade ele causa a infecção. Tem gente que tem 1 infecção na vida, mas tem gente que tem várias.

O quadro clínico dura, em média, uma semana. A primeira infecção é mais intensa que as subsequentes. Pode haver dor no local, vermelhidão, coceira, ardência. Então surgem as vesículas grudadinhas umas nas outras (pequenas bolhas) que se ulceram (se rompem) e podem formar uma casquinha. O diagnóstico é principalmente clínico. Algumas vezes é necessário colher material das lesões para exame.

O tratamento é feito com anti-virais na forma de comprimidos e/ou cremes. A manifestação do herpes na gestação inspira cuidados e devemos sempre realizar o tratamento o mais cedo possível, com medicamentos orais e tópicos. Os mesmos usados nas não-grávidas. Se a gestante teve herpes 1-2 semanas antes do parto, este deverá acontecer através da cesariana.

O uso do preservativo pode evitar a infecção herpética. Manter a imunidade sempre alta pode evitar a recorrência.

herpes: vesículas

herpes: após ruptura das vesículas

herpes labial




104 comentários:

Anônimo disse...

Doutora, estou numa dúvida terrível comecei a minha atividade sexual a exatamente um ano com o meu noivo, daí nesta semana solicitei os exames pré-nupciais para minha ginecologista...tomei um susto qd vi que os resultados dos anticorpos anti herpes I e II deram reagente para IgG e não reagente para IgM.Pedi ao meu noivo para solicitar o exame ao urologista o resultado foi HERPES 1 e 2 Anticorpos IgG__18,5 e IgM não reagente. O restante das doenças deram negativos para ambos.Responda-me por favor, temos a doença? eu peguei a doença com o meu noivo? tenho risco de desenvolver a doença por causa desse valores apresentados? ou significa que tenho os anticorpos (defesas) contra a doença e não vou desenvolver por causa disso ???se estou doente para qual dos dois tenho a doença tipo I ou II , como posso descobrir?Agradeço antecipadamente sua atenção.Att.

Marilia C. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ah, só acrescentando também já tive catapora qd pequena, será que tem relação com o vírus da herpes??

Dra. Fernanda Santos disse...

significa que alguma vez na vida vc teve contato com o virus. isso não traz imunidade. é impossivel saber quando e de quem vc adquiriu o virus, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

o virus da catapora é o do herpes zoster e não do que tem leões na boca ou genital, entendeu?

Anônimo disse...

OLá Doutora, estou com uma duvida muito grande, derrepente apareceu umas manchinhas preta no meu pênis parecendo sinais de nascença mas nunca tive essas manchas, parecem machas como de dalmatas. Gostaria de saber oque pode ser. Obrigado

Anônimo disse...

As bolhas podem durar mais de 30 dias?? Se sim, porque??

Anônimo disse...

Muito interessante o blog... Tenho herpes genital e estou sofrendo de depressão, devido à doença. Gostaria de saber se essa doença é rara, se eu poderei ter filhos e também se é possível vida normal após o herpes. Obrigada, parabéns pelo blog. Beijos!!

Anônimo disse...

Doutora eu tenho esse bolhas só q ela não doem e nem coçam o que é?

Anônimo disse...

ola doutora to com umas feridas no penis. nunca tive relaçao sexual posso ter pegado msm assim

Anônimo disse...

Olá dr, meu namorado fez o exame de herpes simples 1 e 2 e o IGG deu 25,5, e o IGM 1,55, sendo que antes tinha feito outro exame e tinha dados os valores menores, ai o dr deu herpestal para abaixar, mas agora que tomou e fez os exames deu maior ainda o número, e o medico disse que está tudo bem. Isso está certo ou não?

Unknown disse...

Peço licença para deixar informações de um remédio natural que trará alívio a todos que tenham o herpes.

Amigos,
Há um produto natural extremamente eficaz contra herpes genital e labial, clinicamente comprovado.
O OxyFend Skin Care Cream é rápido, fácil de usar, discreto e você vai economizar tempo. Combina os mais fortes ingredientes naturais antivirais, como Lisina, extrato de Mel de Manuka, Equinachea e chá verde, criando um ambiente mortal para o HPV e o vírus do herpes.
http://naturalprodutos.mercadoshops.com.br
Espero que gostem dos resultados!

Anônimo disse...

doutora a muitos anos tive HPV, por vergonha eu me mutilava as verrugas sozinho..... com o tempo isso sumiu, hj estou mais velho e vendo as fotos e as causas to vendo que é muito perigoso. Mais aparentemente não tenho nada sera que anda posso ter o a doença?
faz mais de 5 anos que naum aparece nada....

Anônimo disse...

Dr boa tarde!!! minha esposa está gravida e deu no exame herpes 1 e2 simples igg e igm reagente!! oque significa!!

Anônimo disse...

ola Dra a 2 meses atras tive uma relacao de risco e apos um mes apareceu herpes no penis.. fazendo o exame deu IGG reagente e IGM nao reagente. Gostaria de saber se peguei o herpes agora ou se eh antigo o contato

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá! infelizmente não temos esta resposta. O Igg reagente só quer dizer que você ja teve contato com este virus. Isso pode ter anos ou semanas! e o IGM diz que não está com infecção neste momento, ativa. entendeu?

mauricio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mauricio disse...

doutora mi tire uma duvida por favor meu exame igg 137 U/ml positivo , igm não reagente, não reagente 16, indeterminado 16 a 20 reagente 20 ou seja utra possou 137u/ml reagente
passei a toma aciclovir pos apareceu uma bolha, bem pequena mais não estourou nem virou ferida mais o pênis ficou muito vermelho.
ai tomei aciclovir durante 7 dia, depois de vinte dia resolvi fazer outro exame de herpes que deu negativo, qualquer coisa que acontecia com meu pênis de fica vermelho eu tomava o aciclovir ai eu tomei o remédio durante 3 dias com dez dia eu resolvi volta no laborario que tinha dado positivo, resolve fazer outro que deu negativo. vc acha que o aciclovir alterou o resultado. por favor eu estou muito confuso

Dra. Fernanda Santos disse...

Mauricio, qual exame deu negativo depois? porque como todo virus, quando vc adquire o Herpes virus e cria uma defesa (imunidade) vc fica com o Igg reagente e so quando tem a lesão ativa tem o IgM reagente. Independente disso, não ha necessidade de se faze restes exames porque o diagnostico é clinico,. não dependendo de exames de sangue, logo, não se faz este seguimento que vc esta fazendo, de fazer o exame , repetir depois e tirar duvida com outro... entendeu?

Anônimo disse...

entao Dra.. fui ao infectologista e ele m informou q o igm nao reagente quer dizer q o contato eh antigo.. mais de 6 meses.
e o herpes apareceu 1 mes apos o contato pois fiquei mto nervoso apos o acontecimento pois sempre m cuidei.
Ele falou pra mim fica tranquilo porque soh reativou q o contato nao eh de agora

mauricio disse...

Doutora, o primeiro deu igg positivo igm negativo , não acreditando no exame resolvi fazer outro, só que quando fiz o segundo esperei 20 dias sem toma o aciclovir pra fazer com o sangue limpo, que deu negativo também, ai meu penis ficava vermelho, ai eu tomei o remedio durante 3 dias, esperei da 10 dias pra fazer o terceiro no mesmo local que tinha dando positivo, ai deu negativo o exame, a senhora acha que o remédio alterou o igg, como pode isto estou muito confuso se tenho ou não tenho isto, igg tinha que fica pra sempre, como pode altera assim?

mauricio disse...

eu tenho 28 anos nunca transei sem camisinha na vida, sempre fui exemplo pra meu amigo, eles mi criticavam mi chamando de virgem que só transo com pratico, que nunca senti uma vagina coisa deste tipo... ai em junho deste ano conhece uma menina, a gente foi pra cama ela fez sexo oral em eu nela, quado passamos a conversa mais no terceiro encontro eu comecei a fala de doenças, que tem que se cuida, pós se quiser um namoro serio tem que realizar exame, ai ela mi disse que tinha herpes labial, eu fiquei no panico pos ela tinha feito sexo oral em mi eu falei nossa pegue, comecei a fica maluco, anti disso sei que 80% da população tem o labial esperei uns 20 dias pra realizar o exame, que deu igg 137 U/ml positivo e o igm negativo, meu mundo caiu passei a conversa com psicologo fiquei super em depressão, nunca tinha vacilado na vida em relação a sexo, levantava todo dia chorando não acreditando que peguei isto, apareceu uma bolha, bem pequena, não tinha li guido dentro quando eu vi ja estava fazia, mais ardia e cor sava nem virou ferida mais o pênis ficou muito vermelho, sera que foi o efeito do aciclovir que não deixou vira ferida? ai tomei o aciclovir durante 7 dias o de 400, depois de 20 dias resolvi fazer outro que deu negativo tanto o igg quanto o igm, passou uns 78 dias pra tira minha duvida si tinha ou não tinha voltei no mesmo labarotario que tinha dado positivo, só que quando o penis ficava vermelho qui mando eu tomava logo o remédio passei 3 dias tomando , esperei da 10 dias pra realizar o exame que deu negativo, agora uma coisa também é que meu anus au redor esta muito vermelho, mais não tem bolhas e ai doutora o que fazer agora? sera que o remédio influenciou no resultado?

mauricio disse...

doutora o mais estranho é como este igg em tão pouco tempo pode da tão alto ,igg 137 cento e trita sente, muito estranho isto...

Dra. Fernanda Santos disse...

Maurício, preste atenção: ter o não ter o virus do Herpes não faz diferença na vida de ninguém. o importante é tratar as lesões quando elas aparecem. Você disse que ficou em pânico quando a menina disse que tinha o virus do herpes labial. mas quem disse que você não tinha esse virus antes tb? Relaxa! esqueça estes resultados de exames. Sim. eles tb podem ter erros e não irão lhe ajudar em nada. nada. nada. o diagnóstico não depende deles, o tratamento não depende deles, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

PESSOAL, ESTAREI AUSENTE ATE O DIA 05/11. PEÇO QUE, SE POSSÍVEL, AGUARDEM ATÉ ESTA DATA PARA FAZEREM SUAS PERGUNTAS PORQUE NÃO VOU DAR CONTA DE RESPONDER TODO O ACÚMULO, OK? (e vocês sabem que eu faço questão de responder uma a uma...) BEIJOS EM TODOS. MORREREI DE SAUDADES!

Anônimo disse...

entao Dra estou com o mesmo problema do Mauricio.. achando q o mundo acabou pq tenho herpes genital. To depressivo pois sempre m cuidei.. entao sinto vergonha de ter isso. Sei la desanimei da vida depois q apareceu isso em mim. Quero voltar a viver, to bem chateado achando q a pessoa fez de proposito

mauricio disse...

https://www.facebook.com/profile.php?id=100004898566641 mi add mano pra jente conversa penso que só eu tenho isto

mauricio disse...

eu não tinha doutora, certeza comprovada em exames, passei a toma todos os cuidado em relação a contato, ela foi a unica menina que teve contato direto onda a camisinha não cobre, pelo visto ela pode ter o genital nem mi falou. Na minha vida faz muita diferença, isto, em todos os sentido, este vírus é muito contagioso, não quero passa pra ninguém de minha familia,, mais doutora por por favor quando a Doutora volta mi tire esta duvida eu quero ir ate o fim pra saber se tenho ou não tenho, a senhora acha que o remédio alterou o resultado ? sem toma por 20 dias ou tem que espera mais tempo pra o efeito do remédio diminui? anti de mais nada muito gentio de sua parte tira esta duvida, eu ja fui em infectologista e urologista eles não sabia explica o motivo, eu preciso de uma resposta, mi de uma dica por favor como sabe se realmente tenho isto ou não, aguardo ate depois do dia do retorno da senhora abraços

Anônimo disse...

Doctors estou desesperada moro fora do Brasil a pouco tempo e não sei oque fazer apareceu umas bolhas parecida com herpes genital por favor me mande um email para contato preciso de ajuda por favor. Segue meu email fla36@outlook.com

Anônimo disse...

Dra. Fiz um exame de herpes e deu igg_12,4 e igm_0,6. Me responda, por favor, o que significa?

Dra. Fernanda Santos disse...

que alguma vez na vida vc teve contato com o virus. vc não tem infecção atual. só isso.

Anônimo disse...

OLA DOUTORA, APARECEU UMAS FERIDINHAS NA MINHA VAGINA, SAO PEQUEQUINAS E LONGE UMA DAS OUTRAS, COMECARAM COMO SE FOSSE UM CORTE E SE TORNOU UMA FERIDINHA.. JA TEM UMA SEMANA. O QUE EU FAÇO? HERPES SO DA COM BOLHAS?

Dra. Fernanda Santos disse...

ola. você deve ir a um ginecologista para lhe examinar e saber o que você tem. é muito arriscado eu achar que é uma cosa, me baseando no que vc descreve. lesões devem ser examindas, ok? o herpes classico causa mini bolhas, sim, mas ãs vezes, se vc estiver usando um remedio, pode não chegar neste estagio ou vc não perceber

Anônimo disse...

Olá Dra, faz uma semana que começou uma ardência ao urinar (agora está diminuindo), e depois surgiram bolhas, estouram e ficam com um pouco de sangue, elas surgiram no prepúcio (tenho um pouco de fimose) e hoje surgiu uma na cabeça do pênis, parece que elas estão graves a cada dia, eu tenho 17 anos e tenho um pouco de receio de falar a minha mãe sobre isso, o que posso fazer? Elas vão desaparecer em quanto tempo?

Anônimo disse...

a candidiase tambem causa cortes e eventualmente feridas?

Junior disse...

Doutora apareceu uma mancha vermelha no meu pênis como se fosse pelo relação sexual ( em volta da glande ), essa mancha apareceu 2 meses depois da relação desprotegida. Fiz exames para detectar DST, HIV, Sifilis, Hepatite b todos negativos, fiz o de HERPES 1 e 2 e deu IGG 27,5 postivo e IGM 0,5 não reagente, como essa mancha estava presente na hora do exame e como o IGM deu negativo posso descartar que essa mancha esteja sendo causada pelo HERPES? fiz exame para clamidias e deu reagente 1:16 e o medico me receitou azitromicina 1g durante 3 dias, essa mancha pode ser causada por clamidia ? porque tem 10 dias que terminei o tratamento e nao sumiu. Desde ja agradeço !

Anônimo disse...

Dtr. Fiz um exame de herpes IgG
Deu dois resultados negativo e positivo
Oque pode ser ?
...

Anônimo disse...

Estou desesperada sem entender o resultado do meu exame. Por favor, me ajudem. Minha consulta com a ginecologista será ainda daqui a dois dias, mas não resisti e abri o exame. O IgG deu Negativo. (Valor de Referência: Não Reagente- índice menor que 0,90. Inconclusivo- Índice de 0,90 a 1,10. Reagente- Índice maior que 1,10.) já o IgM deu “superior a 3,5. (Valor de referência: Não Reagente- Índice menor que 0,75. Inconclusivo- índice de 0,75 a 1,25. Reagente- Índice maior que 1,25.) POR TUDO QUE É MAIS SAGRADO. Me falem o que isso significa, eu não entendo absolutamente nada desse exame. Mas por Minhas pesquisas tudo leva a crer que estou realmente infectada por isso. Eu não estou conseguindo conviver com essa dor no coração. Me ajudem por favor a entender esse exame. Estou entrando em desespero. Não paro de chorar desde que abri o exame e leio as matérias aqui na net. Só em pensar que não tem cura e terei que conviver com isso pro resto da vida entro em pânico. :'( me ajudem a entender. Estou a ponto de fazer alguma loucura.

Anônimo disse...

Minha suspeita foi dia 23 de janeiro quando apareceram bolinhas na minha região genital. Mas faz algumas semanas que fui a ginecologista e como as bolinhas já tinham sumido, ela me passou o exame. Não estou com nenhuma bolinha no momento. Me explique esse exame, por favor. Estou apavorada!

anônimo disse...

Boa Noite!
Tive uma relação sexual sem preservativo e após cinco dias apareceram algumas bolhas na minha região genital, que duraram aproximadamente quatro dias.Fiquei uns quatro dias sem sintomas e após passar por um momento estressante tive uma reincidência, então fiz o exame que teve o seguinte resultado: Herpes Simplex 1 e 2 - Anticorpos IgG 19,7 index e IgM Superior a 3,5 index. Li em alguns site que a presença de anticorpos IgM ou quantidades crescentes de anticorpos IgG indica infecção recente. Existe a possibilidade da sorologia para pesquisa de anticorpos IgM apresentar esse resultado pelo fato do exame ter sido realizado durante uma crise herpética mesmo que a infecção tivesse ocorrido há alguns anos? O exame foi efetuado dezesseis dias após o contato sexual sem preservativo, duas semanas seria tempo suficiente para a produção dos anticorpos IgG? Esse resultado de anticorpos IgG 19,7 index pode ser considerado quantidades crescentes e indicar infecção recente?

Dra. Fernanda Santos disse...

se vc teve alguma vez na vida lesão por herpes, seu exame de IgG sempre dará positivo. Já o IgM mostra herpes ativo agora ou bem recentemente

Dra. Fernanda Santos disse...

sim, herpes não se manifesta como uma mancha. Nem clamidia. é necessario examinar a mancha para o diagnostico, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

IgG ou dá positivo ou negativo. não entendi

Dra. Fernanda Santos disse...

por favor, se informe melhor a respeito do herpes e entenda que não há motivo algum para a sua reação, ok? é so tratar cada vez que ele aparecer. e para evitar recorrencia das manifestações, mantenha uma vida saudavel, com imunidade boa. Não sei o que andou lendo. Mas o fato de ter herpes não vai mudar em nada a sua vida...

Dra. Fernanda Santos disse...

que exame?

Anônimo disse...

Boa noite! Tive uma relação sem preservativo e no dia seguinte comecei a sentir febre,dor no corpo e dor de cabeça.Três dias depois apareceu uma bolha na região da vagina e ardor ao urinar.Só no quinto dia consegui falar com minha ginecologista que confirmou minha suspeita.HERPES GENITAL.Fiquei arrasada.Iniciei o tratamento ,mas com 14 dias tive nova crise e optamos pela terapia de supressão.Agora estou bem,mas não consegui levar o relacionamento a diante.Caso algum dia volte a me relacionar com alguém quais os cuidados fora o uso do preservativo para não contaminar o parceiro???

Anônimo disse...

bom dia,

meu exame deu igg e igm reativo, mas não tenho nenhuma lessão. quer dizer q tenho herpes mesmo sem se manifestar?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa noite, Doutora!
Meu exame deu: IGG 22,6, valor de referencia - não reagente: <0,9
inconclusivo 0,9 a 1,1
reagente .1,1
IGM - nao reagente , 0,75
indeterminado 0,75 a 1,25
reagente > 1,25
apresento ainda umas nini bolhas no lábio superior com leve ardencia já a 15 dias, faço uso da pomada aciclovir, por que ainda tenho bolhas? essa fase é contagiosa

Anônimo disse...

Dra sempre faço exames de DSTs a cada ano, este ano o de herpes tipo II deu IGG indeterminado o IGM negativo oq isso significa???

papo de mulher disse...

Doutora...li os comentários e não farei perguntas repetidas! Mas preciso da sua opinião! Estou a 8 meses com uma Vulvite corrimento e uma bolinhas agrupadas bem pequenas...sinto coceiras no anus e tenho ínguas... Fui num médico dr. Professor da USP e ele me examinou e me garantiu não ser herpes... E nos meus exames não aparece nem bactéria nem fungo nem nada....
Só que depois da consulta recebi meu exame e deu IgG e IgM reagente...o IgM deu 1,26 e o limite era 1,25.
Mandei um email pra ele com os resultados e ele falo que não era pra me preocupar.... Mas como assim???? Eu tenho iú não herpes!!! To nervosa demais

papo de mulher disse...

Doutora...li os comentários e não farei perguntas repetidas! Mas preciso da sua opinião! Estou a 8 meses com uma Vulvite corrimento e uma bolinhas agrupadas bem pequenas...sinto coceiras no anus e tenho ínguas... Fui num médico dr. Professor da USP e ele me examinou e me garantiu não ser herpes... E nos meus exames não aparece nem bactéria nem fungo nem nada....
Só que depois da consulta recebi meu exame e deu IgG e IgM reagente...o IgM deu 1,26 e o limite era 1,25.
Mandei um email pra ele com os resultados e ele falo que não era pra me preocupar.... Mas como assim???? Eu tenho iú não herpes!!! To nervosa demais

papo de mulher disse...

Doutora...li os comentários e não farei perguntas repetidas! Mas preciso da sua opinião! Estou a 8 meses com uma Vulvite corrimento e uma bolinhas agrupadas bem pequenas...sinto coceiras no anus e tenho ínguas... Fui num médico dr. Professor da USP e ele me examinou e me garantiu não ser herpes... E nos meus exames não aparece nem bactéria nem fungo nem nada....
Só que depois da consulta recebi meu exame e deu IgG e IgM reagente...o IgM deu 1,26 e o limite era 1,25.
Mandei um email pra ele com os resultados e ele falo que não era pra me preocupar.... Mas como assim???? Eu tenho iú não herpes!!! To nervosa demais

Anônimo disse...

Ola meu exame de herpes deu indice 7,0 igg e o igm 2,3 isso quer dizer q tenho herpes? Me responda por favor...

Anônimo disse...

Bom dia eu e meu esposo fizemos o exame pra herpes simples o meu de o seguinte resultado IgG 30 e IgM 0,50 e do meu esposo IgG 2,69 e IgM 2,40. Gostaria fe saber pq o meu IgG deu major q o dele.Ele manifestou na genitália e acabou de tomar o aciclovir. Nunca apareceu nada em minha genitália somente tipo a foto do blog de herpes labial mais no bumbum mais sem dor apenas coceira. Tenho um filho de 3 anos parto cesária será q ele pode ter sido contaminado? Estamos pensando em ter mais um filho qual precaução devo ter? Mesmo sem sintomas devo tomar o aciclovir? Obrigada flor ..

Anônimo disse...

Dra. Fernanda, bom dia! Estou preocupada, pois fiz o exame e deu Igg e IgM reagentes. Estou com nódulos no pescoço já há uns 2 meses. Não são nódulos doloridos, mas é ruim ficar c/ isso no pescoço e não saber do que se trata. Além disso, tenho tido dores de garganta e pequenas febres constantemente. Será que são sintomas provenientes da herpes? Existe algum remédio p/ eu tomar que amenize essas reações? Obrigada desde já e vale dizer que já estou com consulta marcada, mas demora p/ chegar o dia. Então se puder me ajudar, porque estou incomodada c/ essa situação.

Anônimo disse...

Gostaria de tirar uma dúvida quanto a isso... Sempre que fico menstruada sofro com assaduras, mas tem um porém, elas se parecem muito com essas duas primeiras fotos, o absorvente me queima, daí forma essas bolhinhas d'água, e há vezes em que é inevitável usar calcinha, e é quando elas estouram e formam essa feridinhas, e só acontecem onde as abas do absorvente encostam, na virilha no caso... Mas isso só acontece quando uso o absorvente normal, quando uso o interno nada acontece. Gostaria de saber se são apenas queimaduras mesmo, ou se tenho herpes.

Anônimo disse...

Doutora, tendo 16 anos e fiz um exame e o resultado foi de igg reagente e igM não reagente, sendo que meu namorado fez também e não deu reagente em nenhum dos dois,, nem igg e igM, oq pode ser? Será que teve algum falso resultado?

Sabrina disse...

Bom dia,
Estou com uma dúvida quanto ao herpes genital. Há cerca de 2 meses notei algo nos lábio vaginais, parecido com uma afta. Não doía, só fui olhar com o espelho pois estava sentindo como se a calcinha tivesse beliscando. Então fui à ginecologista uns 3 dias depois já sem a mesma aparência, pois o branquinho que fazia parecer uma afta já tinha ido embora, inclusive, no dia que notei tinha saído no banho, voltando o branquinho uns minutos depois.
Então a ginecologista não viu nada, mas mostrei foto que tirei e ela disse que com certeza era herpes.
Fiquei atordoada.
Ela pediu exame, HERPESVÍRUS SIMPLES I E II IgM e HERPESVÍRUS SIMPLES I E II IGG.
Também disse que mesmo sem a confirmação, tratasse como se fosse, indicando a pomada aciclovir 3 vezes ao dia, menos a noite.
Segui as orientações.
Hoje recebi o exame, em ambos de resultado 0,50.
Então a minha dúvida é a seguinte:
É possível o exame ter falso negativo? Ou, em caso de infecção recente, tipo de 4 a 6 meses atrás, não ter acusado ainda no exame?
O outro detalhe é que esse "machucadinho" sumiu em uns 3 dias, antes do tratamento, tanto que a médica não visualizava. Eu sabia e via ainda no espelho pois sabia o que procurar, a pele um pouco diferente, em um local arredondado.
Minha preocupação reside no fato de que tive uma relação desprotegida, com uma pessoa que não é o meu namorado, o que nunca tinha feito e essa história me fez ficar muito preocupada por ele nem por mim, de por uma imbecilidade só minha ter passado algo pra ele.
Eu fiz outros exames tb, por precaução: HIV, Sifilis, Hepatite, Exame Secreção Vaginal (Candida, Tricomonas, etc), Clamídia, os 3 primeiros duas vezes, todos negativos.
Também fiz uma captura híbrida para HPV que ainda não busquei o resultado.
Enfim, quanto à herpes... o que posso pensar?
Muito obrigada

Anônimo disse...

Olá. .. doutora ..tenho uma dúvida. . Fiz um coleta da amostra das bolhas deu insuficiente no exame. .. O q pode ser? Será preciso fazer novamente?

Anônimo disse...

Doutora... acontece de surto de candidiase aparecer bolhas...?? Pq além das bolhas na vulva.. Há uma coceira intensa na vagina seguida de uma camada na pele bem aspera e irritada... o que pode ser??

Anônimo disse...

Ola Dr é possível ter relações sem as erupções da bolha e o Parceiro não adqurir o virus? Pois tive relações com duas pessoas antes de saber que tinha o virus e ate hoje nenhum dos dois apresentaram os sintomas, é possível que eles já tenham?

Anônimo disse...

Olá doutora!
Descobri que tinha herpes a dois anos atrás, só tive duas crises até hoje !
Estou começando um novo relacionamento porém não sei como lidar com isso... estou triste e sem vontade de viver! Não sei como conviver com isso, se termino o namoro, me ajude pois não consigo ter uma vida normal nem sei por onde começar!

Anônimo disse...

Olá doutora, boa tarde! Me tira uma duvida, por favor... Fiz exame sorológico de herpes 1 e 2 em que deu não reativo para o IGG é indeterminado para o IGM, o que significa esse "indeterminado"?
Desde já, agradeço.

Julia disse...

DRa meu esposo é soropositivo e eu não, a carga viral dele está zerada a mais de dois anos, ele vai no infectologista de seis em seis meses para esses exames periódicos, eu faço o teste de hiv anualmente e sempre é negativo, contraímos herpes genital tipo 2. Minha dúvida é: eu sei q soropositivo c carga viral zerada não transmite o vírus Pq saiu da corrente sanguínea, mas isso tmb se aplica qnd tem alguma Dst? Ou a história muda de figura? Esperando ansiosamente a resposta.obrigado.

Anônimo disse...

Fiz exames e meu resultado de Herpes apareceu assim:
Herpes simples igg : 20,80
herpes simples igm: 2,30
Preciso de ajuda, estou ou não estou com Herpes?
me ajudaaa , pois estou desesperada!

Anônimo disse...

Olá doutora td bem?? Os meus resultados derão igG 24,4 index o IGM não reagente oq significa isso desde já agradeço...

Anônimo disse...

Olá doutora, faz mas o menos uns 5 meses começou aparecer uma única ferida na região da vagina mais especificamente na parte de dentro de um dos grandes lábios parece uma afta, fui a um ginecologista e ele me disse que deveria ser decorrente de uma depilação onde me cortei...mas ai ela sumiu depois de uns 2 dias e apareceu novamente depois de uns 10 15 dias e assim tem sido. ...eu com medo fui novamente em outro ginecologista quando a ferida apareceu novamente e ela me disse que era herpes foi um choque pq mr cuido muito, , então ela me passou aciclovir tomei durante 7 dias mas a ferida voltou aparecer não doi coça nem arde ,resolvi fazer o exame para herpes quando está com a ferida e deu IgG 24,2 e IgM não reagente. ...mas quando fiz o exame estava com a ferida. ..então estou me perguntando se não tenho herpes mais a ferida pode ser sífilis pq se não o aciclovir era pra fazer efeito e não apareceria com tanta frequência assim, simplesmente aparece fica dois dias e some, , então que médico deveria procurar pq não aguento mais

Anônimo disse...

Posso ter o vírus de forma latente e meu iGg da negativo ou não reagente?

Anônimo disse...

Olá doutora, fiz um exame de herpes simples IGG e simples IGM. Os resultados foram: IGG 25,50 e IGM 3,50 estou preocupada o que esses resultados significam ? Tenho consulta dia 18, mas estou em pânico.

Anônimo disse...

Boa tarde doutora, o exame de minha namorada deu IgG não reagente e igM = 1,05, que nos parâmetros fica INCONCLUSIVO, gostaria de entender o que esse INCONCLUSIVO quer dizer, ela realmente está infectada ?

Mariana disse...

Boa tarde doutora, fiz um teste nos EUA chamado HSV 1 e 2 IGG typ SP
para hsv 1 deu positivo, para hsv 2 deu negativo, o que isso significa?

Obrigada

Anônimo disse...

Olá , gostaria de responder no lugar da Dra. pq tbm tenho herpes, sei como é chato e triste isso. Chorei muito mas minha ginecologista me tranquilizou.
Mais de 90% da população já teve contato com a doença então não se sinta isolada. Sobre você ter filhos consegue sim, já pensou se 90% da população não conseguisse ter filho? Pois tem gente que tem a herpes e esta grávida ai na hora do parto tem uma crise, ai é aconselhável fazer cesariana para não transmitir para a criança. Então fique tranquila, faça sexo seguro com camisinha, não queira transmitir isso porque nós sabemos como é chato. Não fique na deprê sua vida vai seguir como antes, só que agr vc pode ter um incomodo uma vez ou outra que será quando tiver a crise, fora isso será tudo na mais perfeita paz.
Espero ter ajudado, beijoos :D

Anônimo disse...

Doutora, fiz exame e deu IGG reativo 30,00 e IGM indeterminado 0,94. Isso quer dizer que tenho herpes? Eu nunca tive nenhum sintoma e meu namorado também não. Só agora que descobri a possibilidade de ter isso. Estou desesperada. O vírus fica no corpo e reage em determinadas epocas? Como é isso, terei para sempre?

Anônimo disse...

Boa Tarde.
Doutora, meu exame de herpes apresentou IgG 8,86 e IgM 3,50. O que significa? Tenho que me preocupar? Estou aflita. Já li tudo o que podia ler sobre herpes... Sei que é normal a infecção em algum momento da vida e etc... Só que não tenho os sintomas, nunca apareceu bolhas na boca e nem na genitália. Qual explicação para isso?
Grata.

Unknown disse...

Oi olha pode mim tira uma dúvida meu exame de herpis virus simples i e ii IgG deu 10,1 Esso que dizer oque que eu estou infectado pode mim dizer por favo.

Unknown disse...

Oi olha pode mim tira uma dúvida meu exame de herpis virus simples i e ii IgG deu 10,1 Esso que dizer oque que eu estou infectado pode mim dizer por favo.

Unknown disse...

Oi olha pode mim tira uma dúvida meu exame de herpis virus simples i e ii IgG deu 10,1 Esso que dizer oque que eu estou infectado pode mim dizer por favo.

Lelê disse...

Oi Drª eu fiz o exame de Herpes tipo 1 e 2 pois estou grávida de 15 semanas e os dois deram reagentes o IGG 7,30(reativo) e o IGM 2,70 (reativo) isso quer dizer que eu tenho o vírus, e ainda estou com o ativo?

Lelê disse...

Oi Drª eu fiz o exame de Herpes tipo 1 e 2 pois estou grávida de 15 semanas e os dois deram reagentes o IGG 7,30(reativo) e o IGM 2,70 (reativo) isso quer dizer que eu tenho o vírus, e ainda estou com o ativo?

Lelê disse...

Oi Drª eu fiz o exame de Herpes tipo 1 e 2 pois estou grávida de 15 semanas e os dois deram reagentes o IGG 7,30(reativo) e o IGM 2,70 (reativo) isso quer dizer que eu tenho o vírus, e ainda estou com o ativo?

ricardo disse...

Dra estou com ulceras de herpes no meu penis , inchou, esta vermelho, coça e arde um pouco. Estou tomando aciclovir 400 tres comprimidos ao dia ja faz mais de dez dias e Nao melhorei , isso é normal?
Os resultados dos meus exames foram herpes simples 1 e 2 igm 0,50 e o herpes simples 1 e 2 igg 25,52 oque significa este resultado? Obrigado

ricardo disse...

Quero acrescentar é a primeira vez que isso me apareceu.

Orquidia disse...

Dr gostaria de saber o que significa igg 27, e igm 1,3 ,esse resultado é diagnostico para herpes?

Unknown disse...

Dra. Meu IgG deu não reagente e IgM 1,45. Tenho herpes?

Unknown disse...

Dra. Meu IgG deu não reagente e IgM 1,45. Tenho herpes?

Anônimo disse...

Drª bom dia!

Meus exames deram sem reagentes só que ainda percebo algumas manchas (brancas) como se estivesse despelando. Há possibilidade de herpes nesse caso?
Faço uso de Penvir Creme diariamente por precaução.

Anônimo disse...

Dra, boa tarde!

Preciso de um esclarecimento, estou com uma pessoa à aproximadamente 6 meses, mais recentemente temos relação sem preservativo.
Recentemente meu namorado teve umas bolhas na boca diagnostica como herpes e mais detalhado em um examo sorologico com o seguinte resultado:

IGG Indice de 30,00
IGM Indice de 0,78

Indices Referencias são:
Indice Inferior a 0,90 - Não reagente
Indice de 0,90 a 1,09 - Indeterminado
Indice superior a 1,09 - Reagente

Por favor me responda. O que isso significa?
Ele atribui tudo isso a mim, mas nunca senti nada parecido com sintomas de Herpes, embora tenha passado por momentos de estress um dos vilões que fazem com que ela se manisfeste.
Vale ressaltar que a mais de 8 anos tenho a mesma ginecologista renomada, a qual nunca solicitou exames dessa natureza por não achar necessário(acredito eu).

Aguardo anciosamente!

Anônimo disse...

Apareceu umas bolhas no meu pênis ,fiz 2 exames e deu negativo. A Dr.disse o exame da herpes pode dá negativo , mas mesmo assim ainda contínua as bolhas vai e volta. O que pode ser ?

Anônimo disse...

Oii doutora o resultado do meu exame de herpes Igg deu 2,54....e o IgM não reagente, e do meu esposo tbm deu 24,00 o IgG...qual e essa diferença? Entre resultado dar 24 e o meu 2,54..

Anônimo disse...

eu sou Henry Lovie , Dr.Water Deus continue a abençoá-lo com mais abundância , pelas boas obras que você está fazendo na vida das pessoas , vou continuar a escrever e publicar testemunhos sobre você na internet , eu sou Henry Lovie , eu estava um paciente HIV , vi um blog sobre como Dr.Water curado alguém, entrei em contato com ele e também tenho a minha cura , por favor enviar e-mail dele agora em drwaterhivcurecentre@gmail.com ou número de telefone +2349050205019 eLE PODE CURAR estas doenças. .

HIV
ASMA,
GRIPE
HERPES.
CÂNCER,
SÍFILIS,
O vírus da raiva .
Varíola,
DENGUE N ,
SUBSONIC ,
ANTHRAX , etc

Anônimo disse...

Oi estou gravida e meu Igm para herpesvirus 1 e 2 deu 1,34. Estou preocupada se isso pode afetar o meu bebê. Por favor me tire essa dúvida

Rafaelaba disse...

Olá tenho uma lezao no anos toda vez q tenho prisão de ventre onde sangra muito, fui a uma consulta com uma ginecologista e expliquei a situação a ela então ela passou um exame de herpes fiz o exame onde o igg deu positivo e o igm negativo entenfir q tenho o vírus dA herpes mais n desenvolver a doença. Nunca tive nenhum sintomas da herpes e esse meu problema do anos apareceu depois que tive meu filho. Estou desesperada com o resultado do exame so faco chorar pois sempre me cuidei. Será q tem um exame mais específico que esse q eu fiz já q nunca tive nenhum sintomas da doenca e antes de fazer o exame perguntei a minha ginecologista se poderia ser herpes e ela disse q provavelmente não pois nem se dava pra ver a lesao? Sou casada a 6 anos meu marido tbm pode esta contaminado já q nossas relações sexuais são sem preservativo?

Anônimo disse...

Dra., meu exame de herpes simples 1 e 2 igg deu 0,5(nao reagente) e igm deu 0,50(indeterminado). Significa que eu já tenho a doença e ela ta incubada ou quer dizer que ela ainda nao se manifestou? Obs: tive contato ha 5 meses e quero saber se ainda posso fazer tratamento pra eliminar o virus ou se eu já tenho ele e só me resta esperar os sintomas para fazer o tratamento

Carlos Edgar disse...

Olá, Dra Fernanda, reparei que já não publica posts a algum tempo, abandonou este projeto? Preciso de falar consigo sobre isso... espero seu contato...

Paula disse...

Boa noite meu exame para herpes virus simples deu 24,25 para igg e para herpes simples igm deu 0,64... Me ajuda a entender. Obrigado!

sandrawood disse...

Eu estou realmente feliz que eu e meu parceiro são sido curada de (vírus herpes simplex) com a medicina herbal de DR. Momoh HERBAL CENTER, eu tenho vindo a sofrer desta doença, nos últimos três anos sem solução até que me deparei com este drmomohherbalcenter@gmail.com e-mail de uma médicos que têm curar tantas pessoas vírus herpes com sua medicina herbal, eu também optar por dar ele uma chance de nos ajudar, ele me disse o que fazer e eu gentilmente fez isso, e ele nos enviou o seu medicina herbal e dirigir-nos sobre como usá-lo, eu também segue suas instruções para uso e ele nos pedir para ir para um verificar-se após duas semanas e que fizemos, a minha maior surpresa nosso resultado saiu como negativo, eu estou realmente feliz que exista alguém como este HERBAL CENTER DR.MOMOH que está pronto para ajudar as pessoas a qualquer hora de qualquer dia. a todos os leitores e telespectadores que está duvidando este testemunho parar de duvidar dele e contatar este DR. Momoh HERBAL ceneter e ver se ele realmente não vai ajudá-lo. eu não sou uma pessoa estúpida que eu vou sair para o público e começar a dizer o que alguém não tem feito por mim. ele é realmente um grande homem em contato com ele agora. com este e-mail: drmomohherbalcenter@gmail.com ou ligue para o seu número de telefone +2347051839672
dr Momoh também curar a doença seguinte,
tal como:
HIV/AID.
Cancros.
LEUCEMIA.
SÍFILIS.
Tumor.
Vírus influenza.
Varíola.
ANTHRAX, E.T.C
Contacte-lo agora para a sua própria cura

Unknown disse...

Olá, queria tirar uma dúvida.
Machuquei meu pênis durante a relação depois de alguns dias apareceram umas bolhas , elas estouraram , meu pênis ficou inchado , fiquei desesperado fiz o IGG e IGM , deram negativo . Queria ter um resultado mais detalhado , fiz um painel molecular para herpes , todos deram negativo .
Mas as bolhas continuam aparecendo , o que pode ser ? Me ajudem

Unknown disse...

Olá, queria tirar uma dúvida.
Machuquei meu pênis durante a relação depois de alguns dias apareceram umas bolhas , elas estouraram , meu pênis ficou inchado , fiquei desesperado fiz o IGG e IGM , deram negativo . Queria ter um resultado mais detalhado , fiz um painel molecular para herpes , todos deram negativo .
Mas as bolhas continuam aparecendo , o que pode ser ? Me ajudem

Anônimo disse...

Por curiosidade solicitei um exame de herpesvirus simples, e para minha surpresa o igg deu reagente (9.0) e o igm não reagente (0.3). Nunca tive ou apresentei nenhum tipo de sintomas.
Fiquei surpreso, é que pode ter acontecido

Anônimo disse...

Olá eu realmente não sei como começar a agradecer a este homem para o que ele tem feito por mim e minha família. meu nome é Hilda, meu nome marido é Solomon, ambos conseguimos casar em 2012, a vida era tão feliz depois do nosso casamento, ao longo da linha em 2014, meu marido foi preso por algo que ele não nada sobre, nós gastamos tudo o que temos para o caso trazer meu marido para fora, na medida em que ficaram sem casa. no dia 20 de setembro de 2014, o meu marido foi condenado a 10 anos de prisão, eu choro por todos os meus dias, e minha vida tornou-se miens-se na minha família.
Um dia, um velho amigo meu me ligue para dizer oi para mim por mais de três anos, por meio da chamada ela perceber que eu não sou a mesma pessoa que usar para não, ela perguntar o que é o problema, eu disse a ela minha vida tornaram-se um riso ao público por mais de um ano, eu explicar-lhe o que eu tenho ser passando.
ela me disse para não se preocupar que ela tem alguém que pode ajudar a trazer o meu marido para o problema, ela me disse que o homem espiritual têm ajudar a amiga também para restaurar seu casamento de volta quando ela e seu marido freio up.
meu irmão e irmãs que era como eu viajar para traz meu amigo para me explicar melhor como e como vou ver o homem espiritual.
ela me disse tudo o que precisamos fazer para chamar sua amiga enviar os detalhes do homem para nós, imediatamente ela nos enviar o número de telefone homem e seu endereço de e-mail, naquele mesmo dia, entramos em contato com o homem e explicar tudo para ele através de seu e-mail, ele responder e me disse não se preocupar que tudo ficará bem, mas ele me disse que a única é o trabalho vai me custar algum dinheiro para comprar todas as coisas que exigem que precisávamos para o trabalho, que foi 19 dezembro de 2015, eu fornecer tudo ele me disse para fornecer para ele, e ele inicia o trabalho e me contou o que também precisa ser feito, no dia 5 de Janeiro de 2016, a minha me chamar e me disse que eles têm movê-lo e seu arquivo de caso a partir de onde ele é para outro lugar eu disse-lhe que se preocupar tudo vai ficar bem, eu chamo de pai e explicar-lhe que o meu marido disse, ele responder-me e dizer-me que o meu marido vai estar de volta para casa em breve. no 9º meu marido chamar novamente e disse que o jugd no novo local têm se recusam a lidar com seu caso, eo jugd disse que nunca pode lidar com um caso que já está sendo encerrado por mais de um mês atrás por que eles levar o caso a sua escritório. é assim que o meu marido livre sem sabê-lo, estamos tão feliz agora juntos, eu quero que todos me ajudar a agradecer a esta maravilhosa drokojie chamada pai pelo que ele tem feito por mim e minha família. esta é a única coisa que eu posso usar para dor-lo de volta.
por favor, se você precisar de alguma ajuda a partir, você também pode entrar em contato com ele através de seu e-mail privado, drokojiehealinghome@gmail.com. obrigado.

Anônimo disse...

Dr. tenho uma dúvida! Se o meu IgG deu positivo pro herpes genital, significa que já fui contaminado, então mesmo que nunca tenha tido qualquer sintoma eu tenho o vírus no meu corpo? Então se conheço alguém que tem herpes genital recorrente, no meu caso é indiferente se proteger porque eu também já tenho, só que não manifesto, ou posso ser re-contaminado, e um novo contato pode provocar uma manifestação em mim?

Anônimo disse...

Para Mulheres de Fortaleza/Ceará
Resumindo o meu histórico para melhor compreensão, tenho 44 anos, escolaridade superior, profissionalmente bem sucedido, contexto social: Classe média alta, atraente e sociável. Contrai herpes genital há bastante tempo, cuja recidiva ocorre em média duas a três vezes ao ano. Quanto as consequências e sintomas físicos, são mínimos, em torno de seis dias desaparecem.
O que pior me ocorre desde então é que evito relacionamentos sérios, que transcendam a romances, sem o compromisso do cotidiano, pois assim posso interromper a relação, não sendo necessárias explicações. Isto, na realidade, para evitar revelar o fato (que o Herpes apareceu) e se colocar diante dele perante a parceira, na ocasião de uma recidiva, pois no caso de um relacionamento serio não teria como me afastar sem justificativas, após os primeiros sinais até o total desaparecimento de qualquer sintoma.
Busco contato com mulheres acima dos trinta anos, na mesma situação (saibam que tem Herpes), profissionalmente independente, escolaridade superior, e que preferencialmente residam ou costumem vir a Fortaleza com frequência.
Não tenho dúvidas que o conforto e alivio de saber antecipadamente que a pessoa que estamos nos envolvendo também tem herpes genital (ou labial), nos proporciona paz e alivia quase que completamente o peso que o Herpes nos causa.
Contato: robertofortal333@hotmail.com

Anônimo disse...

Comecei um tratamento com roacutan, depois de 1 mês e poucos dias apareceram feridas em minha vagina, pode ser por causa do remédio que baixou a imunidade?