Ícones

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Medo de fazer preventivo?


Ainda hoje eu me surpreendo quando pergunto à paciente quando foi seu último preventivo e ela responde que nunca fez ou tem mais de 3 anos, apesar de ter vida sexual ativa há anos... Hoje uma paciente com 30 anos, que teve sua primeira relação sexual aos 19, me disse que nunca fez preventivo e ainda me perguntou que exame era esse. Gente, alôô.. eu estou na cidade do Rio de janeiro, RJ, Brasil, América do Sul, Terra, Via Láctea! Não pooode! às vezes me respondem que não gostam ou têm medo de fazer preventivo (eu teria medo de ter o câncer). Como ela há muitas mulheres na mesma situação. Meio milhão de mulheres são vítimas de câncer de colo de útero no mundo todo. Pelo menos metade destas mulheres nunca fizeram preventivo ou o último foi há mais de 10 anos. Por isso vim correndo escrever sobre esse tema. Minhas amigas leitoras pacientes parentes alunas blogueiras e antenadas não se incluem neste grupo ou isso era parte do passado. Ao terminar de ler sobre este tema, responda:
 
Seu preventivo está em dia?

O exame preventivo ou colpocitologia ou Papanicolaou é o exame preventivo do câncer de colo do útero e, como o nome diz, pode prevenir o surgimento deste câncer na mulher. O câncer de colo do útero é provocado pelo papiloma vírus humano, o HPV. Esse vírus é sexualmente transmissível e pode causar lesões, entre elas, as que podem ser pré cancerosas na mulher e no homem. Câncer do colo do útero não se pega da mãe e não tem relação com história familiar. Quem já teve ou tem vida sexual ativa pode ter HPV, porém quem faz o exame preventivo rotineiramente pode ter tempo de detectar lesões provocadas por esse vírus e curá-las antes que elas se tornem câncer.

Não vou me estender muito sobre HPV  porque esse será tema do próximo post. O objetivo hoje é chamar a atenção para a importância do preventivo, quem deve fazer, como é feito e com qual freqüência.

Como é o exame?
Ao visualizar o colo do útero através de um espéculo (bico de pato) o médico ou enfermeiro coleta a secreção da parte de fora do colo (ectocérvice) com uma espátula e, em seguida colhe secreção do orifício do colo (endocérvice) com uma escovinha apropriada. O material colhido segue para o laboratório numa lâmina de vidro.



Claro que não tenho a pretensão de ouvir ninguém dizer  "uhu, vou fazer preventivo, que legal! adoro!" Mas ele não dói ou pelo menos não deveria doer. A vagina é elástica e se a paciente estiver tensa, com corpo tenso, a entrada do espéculo vai incomodar. Se o corpo estiver relaxado, o espéculo entra naturalmente e logo se acha o colo no fundo da vagina e o exame é rapidinho. Se a paciente contrair o bumbum, mantiver o corpo todo tenso, não relaxar as pernas, inicia-se uma luta entre ela e quem está tentando introduzir o espéculo. Nesse caso, pode doer ou incomodar e às vezes, tornar impossível a coleta. Se houver alguma determinada inflamação vaginal a paciente também pode ser ardência ou dor no ato. Pode haver um pouquinho de cólica e até um mínimo sangramento na coleta. Ao lado coloquei a foto de um espéculo de metal (esterilizado) e outro de plástico (descartável). Ambos podem ser usados e
possuem diversos tamanhos.
                                                                                                     


Quem deve fazer o preventivo?
Toda mulher deve realizar o exame preventivo a partir de três anos após a primeira relação sexual. Gestantes podem realizar o exame.

De quanto em quanto tempo devo fazer o preventivo?
Após três exames normais com intervalos de um ano entre eles, você pode realizar o preventivo de três em três anos enquanto o resultado for normal.

Quem não precisa fazer o preventivo?
Mulheres que já se submeteram à cirurgia de retirada do útero incluindo o colo por motivo que não tenha sido câncer e mulheres acima de 70 anos, que apresentaram três resultados normais nos últimos 10 anos.

Exceções:
Mulheres infectadas por HIV, transplantadas, em tratamento de câncer, usuárias crônicas de corticoides e mulheres previamente tratadas por leões pré-cancerosas e pelo próprio câncer de colo de útero, devem realizar o exame a cada seis meses no primeiro ano e, se normais, pode passar a realizar uma vez por ano.

Essas são as recomendações mais atuais da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) através do manual de Orientação do Trato Genital Inferior. O mundo todo segue esta rotina, incluindo os países mais desenvolvidos. Contudo você e seu ginecologista podem definir o intervalo para o exame de acordo com a ansiedade de ambos. Mas NUNCA permaneça mais de três anos sem realizar o preventivo!


Outra coisa, o preventivo é O exame que rastreia a presença do HPV ativo (que é o importante), mas pra isso deve ser colhido em condições adequadas, ou seja, o examinador deve visualizar o colo e colher as secreções dos locais corretos (não existe colher preventivo com cotonetezinho. Tem que passar espéculo) a amostra deve ser suficiente para o estudo, a paciente não deve estar em uso de cremes vaginais, não deve ter relação sexual nos dois dias que antecedem o exame e não deve estar menstruada. Às vezes, na mulher que tem muito ressecamento vaginal devido à menopausa, devemos orientar que use um creme à base de estrogênio dias antes da coleta. Outra época ruim para colher o exame é em vigência de inflamações vaginais.  O Preventivo é para prevenir câncer de colo e não para diagnosticar inflamação vaginal. Inclusive, as inflamações atrapalham o resultado, podendo nos confundir. O ideal é tratar a inflamação e depois realizar a coleta para que o resultado não seja falso.

Onde realizar o exame?
Nos postos de saúde em todo o Brasil ou em consultório particular. Tanto o médico treinado (médico de família ou ginecologista), quanto um enfermeiro podem coletar o exame.

No resultado do meu preventivo vem sempre escrito que tem inflamação, mas o ginecologista diz que é normal. Por que?
Porque o preventivo foi feito para detectar alterações por HPV. Se está descrito negativo para neoplasias, ausência de lesões provocadas por HPV, negativo para câncer é porque, se tiver HPV ele não está na sua forma ativa. Logo, preventivo normal. A inflamação vaginal deve ser diagnosticada pelo exame clínico, seus sintomas ou outros exames e testes, quando necessários. Algumas inflamações específicas descritas no laudo e conhecidas pelo ginecologista podem ser tratadas dependendo da situação. Não é o caso de "inflamatório inespecífico, inflamatório leve, moderado, acentuado". Esse resultado deve ser interpretado pelo ginecologista baseando-se no exame especular e nas suas queixas.

A vacina contra HPV está disponível e vale muito à pena (já fiz um post a respeito) mas NUNCA acaba com a necessidade do exame preventivo.

Para saber mais sobre preventivo, visite o site do INCA (que você encontra na minha lista de sites seguros sobre saúde) e procure: tipos de câncer: câncer de colo do útero



368 comentários:

1 – 200 de 368   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

bom... tive relaçao segunda feira com meu marido e vou fazer o preventivo na quarta tm algum problema?

Dra. Fernanda Santos disse...

acho que estou atrasada para responder essa pergunta, desculpe, mas estava viajando para apresentar umas palestras...
tranquilo esse intervalo entre a relação e a coleta de preventivo. Sem problemas!

Anônimo disse...

Soube que tem que esperar um intervalo de tres dias pra fazer o preventivo,é verdade ou só um dia tá bom tbm?

Dra. Fernanda Santos disse...

Não existe um consenso. Pode ser de 1 a 3 dias.

Anônimo disse...

A minha primeira relação sexual já faz 2 anos mais ou menos,tenho uma vida sexual não muito ativa e nunca fui em um ginecologista. Eu devo fazer esse exame? tenho 16 anos e tenho muito medo.. desde de já agradeço.

Dra. Fernanda Santos disse...

Você não precisa ter medo de fazer o exame, pois, ninguem aparace do nada com câncer de colo. Pra chegar neste estágio tem que passar pelas fases ateriores. ainda não deu tempo pra contecer isso com vc! antigamente a rotina era começar a fazer preventivo 1 anop depois da primeira relação. Hoje em dia o INCA recomenda fazer a partir de 25 anos.

debora pereira disse...

oii tive relação ontem com o meu marido,quantos dias eu espero pra fazer o preventivo bjssss

Dra. Fernanda Santos disse...

Não existe um consenso. Pode ser de 1 a 3 dias

MAGÁ disse...

Olá, gostei muito do seu blog.
Tenho duvidas: Tenho 19 anos, e tive a minha primeira relação sexual a um ano. Devo fazer preventivo logo?
E como faço para começar a tomar pilula anticoncepcional? Devo ir ao ginecologista para ele me receitar qual devo tomar?
Obrigada, beijoos.

Dra. Fernanda Santos disse...

magá, se for seguir o protocolo do ministerio da saúde, vc inicia o preventivo aos 25 anos. Mas, muitos médicos ainda recomendam iniciar a partir de 1 ano após a primeira relação.
quanto à pilula, realmente na consulta o médico consegue lhe prescrever a que ele acha que vc vai se adaptar melhor. Com uma boa anamnese isso é possível. bj!

MAGÁ disse...

Muito obrigada Fernanda! Procurarei um médico. Beijos

Anônimo disse...

se um enfermeiro do sus quiser fazer a coleta pro preventivo, eu posso pedir pra uma enfermeira fazer? morro de vergonha e estou gravida e tenho que fazer logo!!!Rosilene

Anônimo disse...

nao tem nenhum problema a gestante fazer o preventivo? nao vai machucar??

Dra. Fernanda Santos disse...

Rosilene, isso depende do serviço que vc frequenta.... poder, pode, mas tem enfermeira disponível?

Machucar, não machuca. É a gestação que atrapalha o resultado do preventivo porque a mulher está numa fase de alteraçao de imunidade, de hormônios, de tudo! então o resultado pode vir alterado, dizendo que tem coisa, sem ter ou não vendo algo que de fato existe. A gente faz preventivo de gestante se tem mais de 3 anos que ela não faz o exame. Ou se a gente percebe que tem que aproveotar aquela oportunidade.

Anônimo disse...

Ola, gostaria de saber pq já tive várias vezes relações, e não consegue haver a penetração direito, pois sinto muita dor e não consigo. já foram muitas tentativas e não dá certo. É normal sentir dor na hora. Será que ainda continuo virgem.
Aguardo retorno

Dra. Fernanda Santos disse...

se continua virgem, não sei, mas talvez esteja precisando lubrificar mais, relaxar mais. isso envolve muitos fatores... o local, o parceiro, o clima, o medo, a tensão, tudo! Que tal você procurar ajuda de um ginecologista especializado em sexologia?

Anônimo disse...

oi tenho 20 anos começei a ter relações sexuais faz uns 5 anos e ainda não fiz o exame preventivo. sera que eu deveria ja ter feito.

Dra. Fernanda Santos disse...

segundo as recomendações do Minsterio da saude, a mulher comeá a fazer preventivo a partir de 25 anos de idade desde que já tenha iniciado a vida sexual. Se vc só tem 20 anos, tá no prazo...

Anônimo disse...

estou gravida tomei a vacina antitetanica esta semana, posso tomar a vacina da gripe na semana que vem? nao tem problema?precisa ter um intervalo?obrigada pela resposta anterior!!ROSILENE

Dra. Fernanda Santos disse...

não precisa de nenhum intervalo, pode tomar sem problema.

Anônimo disse...

oi fernanda , meu nome e jayanne tenho 18 anos ,vou fazer meu ixame preventivo manha , e quero tomar aticoncepcional .
alem do preventivo tenho que fazer mais algum exame para começar a tomar pilula , ou no mesmo dia o gineologista vai me receitar o remedio .
desde já agradeço .

Anônimo disse...

oi fernanda , tenho 18 anos.
amanha dia 14 vou fazer meu primeiro ixame preventivo, quero tomar pilula .
queria saber se alem do preventivo precisa de mais algum ixame para obter o que eu desejo ?
agradeço desde já;.

Mai disse...

Se eu estiver gravida o exame pode dectar? o médico pode saber?

Anônimo disse...

Muito boas essas informaçoes que vc passa pra nòs mulheres ta de parabèns!!!!bjsss

Anônimo disse...

OI Fernanda tudo bem.Adoro o seu blog eu gostaria de saber se é normal ter coceira ou uma irritação na varginia antes da mestruação ou depois porque eu tenho isso as vezes antes ou depois.

Anônimo disse...

vou me ksar em dezembro.. viu me ksar virgem.. me ajudem!! quando devo fazer o preventivo..dpois d um ano?

Anônimo disse...

como deve ser feita a igiene intima para fazer o preventivo, é verdade que as partes intimas devem estar sem pêlo algum?

Dra. Fernanda Santos disse...

Jayane, na verdade uma boa anamnese é suficiente pra iniciar pílula numa paciente jovem.

Preventivo não serve pra detectra gestação, apenas para ver se você tem aguma lesão provocada pelo HPV

Muitas vezes essa coceira vaginal pre menstrual é provocada por alteração no pH vaginal que prolifera os fungos. Exite tratamento para isso, converse com seu ginecologista, ta bom?

Conforme o ministerio da saude o primeiro preventivo deve ser feito aos 25 anos desde que já tenha iniciado a vida sexual, mas muitos médicos ainda seguem as recomendações antigas de fazer preventivo 1 ano após a primeira relação sexual.

Não necessidade de depilar para fazer nenhum exame ginecológico. Recomendamos não ter relação pelo menos 24 h antes, nem usar duchas vaginais ou cremes vaginais.

Obrigada pelos comentarios e pela paciência de esperar a resposta, meninas, estou mega enrolada, sem tempo pra nada!!! beijinhos!

Anônimo disse...

olá Dr.Fernanda ,gostaria de saber se de fato verdade que o material usado para fazer o preventivo pode ser reutilizado,essa pergunta e pq soube que a um posto de saude aqui no meu estado que esta fazendo isso e eu fiquei pasma.

Anônimo disse...

oi boa noite eu fiz o prevetivo e no mesmos dia eu tive relaçao com meu esposo ter algum probema

Anônimo disse...

oie fernanda,tenho 14 anos e tive minha primeira relação sexual,e faz uma semana,e nomral ficar sagrando depois da primeira vez?
tenho que fazer preventivo agora?

Anônimo disse...

Tive relação,com meu namorado na quarta feira,sendo que na sexta está marcado o meu primeiro preventivo,tem algum problema ?

Unknown disse...

oi....
Fiz o exame de preventivo hoje, e continuo com uma dorzinha como uma cólica é normal?

Anônimo disse...

oi estou gravida de 4 meses e meio e tenho,e minha medoca passou um preventivo marcado para dia 10/07/2012. tem algum problema com o meu tempo de gestação??? poso fazer sem nenhum problema??? nao machuca ou traz algum problema pro bebe??

Anônimo disse...

oii..
Eu tenho 16 anos..tenho um vida sexual ate ki ativa..mas minha mae pensa ki foi apenas a primeira vez...e isso ja faz 3 anos...no exame tem cm saber se eu ja fiz mas d uma vez..preciso mt dessa rsposta.eh a primeira vz ki vou fazer o exame..ameii oq vc postou...

Anônimo disse...

ola tenho 20 anos tenho relacao a 6 anos e nunca fiz esse exame a risco de alguma doenca

Anônimo disse...

Ola, tenho 17 anos e vou fazer meu primeiro preventivo semana q vem , e estou meio tensa com medo de doer...sera q vai doer msmo??? Aah! adorei seu blog em !!! Bjsss

Rafaela disse...

Oi Fernanda, Eu tenho 20 anos, e tenho vida sexual ativa desdos 12 anos... aos 15 sofri abuso por 3 veses, com intervalo de 1 semana cada vez, e as colegas da escola me orientaram a tomar a pilula do dia seguinte. tomei 3 vezes.
( fui abusada, tomei, mestruei, na outra semana fui abusada novamente, tomei de novo, mestruei e a terceira vez a mesma coisa.) Tudo isso porque não tive coragem até hoje de contar para meus pais.
Aos 16 anos Morria de colica, eu acho que o nome nem pode ser colica, deve ser preparação para o parto, rs de tanta dor. Fui para o hospital. Para emergencia do Marcilio Dias. De tanta dor não conseguia fazer o preventivo. fui super mal tratada, ela tentava enfiar o bico de pato de qualquer maneira, Enfim. até hoje não consegui fazer o preventivo. Tenho trauma, pavor. Fui diagnosticada ovario policistico.
Já estou casada a 1 ano, nunca tomei pilula e não engravido.
Será que eu posso estar com algum problema no Utero??
Devo procurar uma ginecologista urgente né?? e começar um acompanhamento?? Aguardo contato. Meu email: rafaela-carvalho11@hotmail.com

Dra. Fernanda Santos disse...

O especulo pode ser reaproveitado, sim, quando é aquele de metal, desde que depois de esterilizado.
fazer preventivo menos de 24h apos relaçao pode atrapalhar o resultado.
nao se deve fazer preventivo sangrando. é normal sangrar na primeira vez.
gravida também pode fazer preventivo.
o preventivo não tem como saber quantas vezes a pessoa ja transou.. se foi uma so ou varias, nem há quanto tempo.
é normal ter um pouco de colica no dia do exame, sim.
geralmente não doi nada fazer preventivo. a pessoa pode sentir um pouco de incômodo, so isso. se tiver inflamação, pode doer. mas não precisa ter medo. é um exame muito simples!

Rafaela, você deve procurar o ginecologista, sim. Deve fazer exames pra pesquisar a fertilidade... mas deve fazer o preventivo, também. se precisar, não hesite em procurar um terapeuta pra resolver o lance do trauma.. a situação agora é outra... entendeu?

6 anos de vida sexual e nunca fez preventivo? sabemos que se o preventivo é feito com intervalo máximo de 3 anos, desde que os dois primeiros com intervalos de 1 ano, pode evitar cancer de colo de útero.

Anônimo disse...

oi, eu tenho 29 anos e vida sexual há 6 anos também, estou com corrimento amarelo e com medo. já marquei o preventivo. O que pode ser doutora?

gerlane disse...

oi,fernanda tenho um preventivo marcado para sexta dia:13,e mestruei hoje o que faço?

Anônimo disse...

Oi Fernanda tive relacao hj na segunda e vou fazer meu preventivo na quarta tem algum problema ? Adorei o blog beijinhos

Anônimo disse...

Olá Fernanda, primeiramente quero parabeniza-la pelo trabalho e pela paciência de responder cada um aqui com detalhes e simplifica-las para o nosso melhor entendimento.. Bom, tenho 18 anos e comecei minhas relações sexuais aos 17, tive '' poucas '' relações. Depois que comecei a namorar comecei a transar várias vezes.. Vou fazer o meu primeiro preventivo agora no dia 18. Fiz sexo anal com meu namorado. Pode constar algo a mais? Durante o anal ele enfiou em mim, uma vez só, mas tirou rápido.. Pode atrapalhar em algo? Estou com medo.
Estava com muitas cólicas fortes nos ovários e fiz uma endo-vaginal, não constou nada, no útero não deu cisto, nem micro-poli-cisto.. Porém estou com medo desse exame, por ser a minha primeira vez que vou realizado!! Se poder me responder, agradecerei desde já. Um grande abraço.

Anônimo disse...

oi fernanda boa tarde , eu tive cancer de ovario e retirei meu ovario direito e a trompa tbm do mesmo lado , so que quero saber se tenho possibilidade de ser mãe , bjs Camila

Anônimo disse...

oi boa noite!!Tenho 17 anos e tirei minha virgindade com 14,e não sangrei na hora meu namorado nao tocou no assunto mas depois de 3 anos ele vem descofiando de mim.Quero fazer um exame pra saber se antes eu era virgem mesmo pra tirar as duvidas dele tem como?Bjos. Necessito de uma resposta...

Dra. Fernanda Santos disse...

Para diagnosticar corrimento, só mesmo examinando, mesmo amarelo pode ser fisiológico ou causado por uma inflamação..

pelo menos 24 h de abstinência já está bom pra fazer preventivo.

O preventivo não examina nada em relação a sexo anal... é um exame tranquilo, que serve para identificar lesão no colo do útero provocada pelo HPV, através da coleta de secreção do colo. Portanto, sexo anal não atrapalha o resultado do preventivo, ok?

Se vc continua com ovario e trompa do outro lado e este ovario não foi afetado por nenhum tratamento tipo quimio ou radioterapia, não haverá problema com a fertilidade...

Infelizmente não há nenhum exame que diga quando você perdeu sua virgindade...

lele disse...

ola, tenho 19 anos estou dentro dos padroes para nao fazer certo,mais tenho um filho de 10 meses tenho a necessidade de fazer o exame mesmo obrigada.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se existir algum exame para saber ate quantos parceiros ja tive.Obg.

Anônimo disse...

quanto tempo apos a mestruacão é o indicado para fazer preventivo

Anônimo disse...

eu tenho 21 anos e desde dos 16 anos eu tenho relaçoes sexuais e nunca fiz preventivo por medo de doer e vergonha .mais eu vou fazer o mais rapido possivel sera que eu posso me preojudicar?

Anônimo disse...

Olá doutora! tive minha 1º relação há 5 anos, já fiz preventivo 3 vzs e nessa ultima vez doeu muito e sangrou um pouco um ahora depois é normal? Já fiz vários exames incluindo a colposcopia por sentir muita dor durante a relação sexual, na verdade desd a introdução do pênis (msm estando lubrificada e relaxada), tinha uma feridinha q cauterizei, hj o ginecologista diz está tudo normal, e diz q eu sinto dor por meu canal vaginal ser curto e estreito, isto existe mesmo ou ele apenas quis dar uma explicação para minha duvida? Me ajud pois preciso decifrar esse misterio q até agora apesar d ir há varios ginecologistas ainda ñ compreendo.

Anna disse...

Pode-se repeti o exame preventivo menos de um mês, pq quero trocar de médica, pois é muito cheio para fazer o exame e depois muito cheio para conseguir marcar a consulta para a entrega, como tenho plano de saúde não quero ficar dependendo desse INFERNO!

Anônimo disse...

Olá, boa tarde.
Me tire uma dúvida, a mulher quando vai fazer o preventivo ela precisa ficar sem ter relação sexual ?

Anônimo disse...

Querida olhe os comentários acima, isso tá super falado acima. É só ler!

Anônimo disse...

olá Fernanda;adorei seu blog li antes de fazer meu primeiro preventivo e me ajudou muito pois tinha varias dúvidas.Fica a dica para quem ainda não fez ,é um exame simples e rápido além de ser super importante é só relaxar e pronto ..

Anônimo disse...

oi boa tarde. Tenho 21 anos. Comecei a ter relações sexuais aos 17 anos com um rapaz que eu ficava na época. Tive relação vaginal com camisinha, anal (umas 3 vezes) sem camisinha e sem ejaculação, oral sem camisinha com ejaculação. Isso durou aproximadamente 6 meses. Sei que o preventivo mostra se posso estar com hpv, você acha que a chance é grande de eu estar contaminada? por favor, me ajude, estou com medo de fazer o preventivo por causa disso. Lembrando que depois disso, não tive relações com mais ninguém.
E outra dúvida: posso fazer o preventivo direto num laboratório sem o pedido de um ginecologista?
Agradeço desde já.

Anônimo disse...

oi tenho 21 anos !tive minha primeira relação com 17 e sofri um aborto.com 20 aanos sori outro aborto e gora dia 04 de julho passei pelo 3 aborto.to com um corrimento amarelo.quero saber quanto tempo devo esperar pra fazer exame preventivo sendo q nunca fiz esse exame.desde já agradeço.

Anônimo disse...

ola,bom dia!
Fiz exame de prevençao a 15 dias,minha medica disse se nao tivesse dado em nada eu nao precisaria voltar,so que o ontem me ligaram da clinica pro meu retorno dia 10...Estou com medo pois faz anos que nao fazia prevençao...eu lembro que no meu exame ela disse que saiu um liquido meio leitoso.Estou com muito medo isso pode significar alguma coisa séria???obrigada

Anônimo disse...

Boa tarde!!

Adorei este blog, tenho preventivo marcado no dia 07/08, mas ainda nem sei se devo fazer, pois tenho 17 anos, e casei em janeiro, era virgem, então faz 7 meses que perdi minha virgindade, devo fazer??
(Tem médico que recomenda mesmo se é virgem!!)
Agora vi no seu blog, que a partir de um ano que teve 1ª relação sexual que deveria fazer o exame. Não sei se devo ou não fazer, e lembrando que já esta marcado!!!
Bjuuus
Obrigada!!

Anônimo disse...

oi sou elen
fui faser o preventivo e o medico pediu pra ver meus seios issso e normal

Anônimo disse...

Olá,fiz o exame ontem...eu nem sabia se realmente eu era virgem ou não,o medico olhou disse que eu nao era mais e sem falar nada comigo ja fez o exame.! Fui sem minha mãe saber só que ela marcou outra consulta em outro lugar pra mim,o outro medico pode saber que eu já fiz o exame?? Obrigada

Anônimo disse...

Fernanda,
Tenho 24 anos e ainda sou virgem. Quero iniciar minha vida sexual, mas tenho horror a médicos então gostaria de saber se preciso mesmo ir antes para um ginecologista ou posso ir só um ano depois?

Anônimo disse...

Olá Meu nome é Thaís tenho 20 anos e sou casada há 2 anos(casei virgem)Gostaria de saber se preciso ir na ginecologista fazer algum exame,E tomei anticoncepcional nesse período,parei há 1 mês pois pretendo engravidar é realmente necessário eu ir agora na Médica? Obrigada

Anônimo disse...

Puxa pq a dr.ª Fernanda Santos ñ responde mais os comentários???????????? Espero q ela responda logo o meu já estou aguardando a 1 mes!!

Anônimo disse...

tenho 35 anos fiz o preventivo para ver como estava minha saude se poderia engravidar e ela me pediu uma COLPOSCOPIA eBIOPSIA acha que ainda posso realizar meu sonho

Anônimo disse...

depois de quanto tempo deve ter relações sexuais ,apos um preventivo? obrigado.

Dra. Fernanda Santos disse...

lele, pelo SUS você não precisa fazer o exame, mas não é contra-indicado! Pode fazer se quiser.

Não existe nenhum exame que diga quantos parceiros a pessoa tem ou teve.

Pode aguardar uns 4 dias após a menstruação para ão ter nem um resquício de sangue que atrapalha o exame.

Existem vários exames para pesquisar a dispareunia (dor no ato sexual). Mas a diferença anatômica entre o casal pode provocar dor, sim.

pode fazer exame dentro de um mes, sim.

Bom, o preventivo é realizado por médico ou enfermeiro. Aqui na minha cidade é sempre feito em posto de saúde, ou consultorio. Não há nenhum laboratório que realize a coleta. O profissional faz o exame e envia para o laboratório o material coletado para análise. Outra coisa, o preventivo não mostra se você tem HPV. Mostra se você tem lesões provocadas pelo HPV. É isso que importa. Não tenha medo nunca de fazer o exame, pois se um dia der lesão, ela será tratada, evitando o câncer!

Você deve ir no ginecologista para tratar esse corrimento e após, fazer o preventivo. Basta não estar menstruada e não ter relações pelo menos 24 h antes. O ideal, também, é não estar com inflamação que atrapalhe o resultado.

Calma, não dá pra saber o que deu no preventivo sem ir na consulta e ver o resultado! muitas vezes é alguma coisa importante, sim, mas não grave.

Então, o SUS recomenda que façamos o exame após 25 anos de idade,mas muitos ginecologistas recomendam após o primeiro ano da sexarca. Siga a orientação do seu, pois cada um tem uma conduta...

Elen, é isso aí! a consulta de rotina no ginecologista não deve ser só para examinar a genitália! Inclui, sim, o exame das mamas. É uma pena que alguns colegas se esqueçam disso. O seu está mega certo!

Como você não sabe se é ou não virgem? como pode isso? se você já teve relação com penetração, não é mais. O outro médico não tem como saber se vc ja fez o exame. ele só pode achar que vc não é mais virgem examinando sua genitália. Mas algumas pessoas tem hímen complacente. nesta caso, não vai saber.

Se você iniciar sua vida sexual usando camisinha em TODAS as relações, não precisa consultar o médico só para isso. Mas não tenha horror a médico. Nós não temos a intensão de prejudicar ninguém.

Thaís, se vc quer engravidar vá antes na médica, sim!!!!! faça seu preventivo, faça exames que atestem sua saúde e use ácido fólico, por favor! não engravide antes disso, ok?

Fazer colposcopia não quer dizer que vc não possa engravidar! calma! faça o exame e veja o resultado... independente disso, você vai engravidar, sim.

Não precisa esperar nadica para ter relação após o preventivo. ok?

Obrigada, pessoal, pelos coments. Eu demoro, mas venho.. rsss Não com a frequencia que gostaria, mas venho sempre que posso responder os comentários de vocês. Um beijo enorme em todas!

Atelier Gourrnet disse...

Oi Fernanda, eu fiz este exame pela primeira vez tenho 47 anos, sou divorciada ha 8 anos. E ha 8 anos nao tenho relação sexual, so que qd fiz este exame doeu e sangrou. Gostaria de saber pq sangrou.
Patricia

Anônimo disse...

Olá Dr. Fernanda, meu nome é Cris. Faço uso diario de oxicarbamazepina há 3 anos com dose de 300 mg e estou com um cisto de 5 cm, o qual meu médico giec. receitou Selene. Só que vou me casar e pretendo ñ usar mais camisinha, meu medico disse q é seguro o uso concomitane desses dois medicamentos, mais lendo a bula parece que ñ. O q faço, tenho chances de ter uma gravidez indesejada msm tomando o anticoncepcional corretamente? OBG.

pati disse...

fernanda , boa tarde.
é possivel um cancer de colo quando a mulher nao apresenta sinais nenhum de infecçao , nem corrimentos , nada que indique dst , menstruaçao regular .
vo explicar minha preocupaçao ; tive duas feridas no colo do utero que foram cauterizadas , mesmo assim os preventivos sempre se apresentaram dentro do limite da normalidade, fiz colposcopia , ultrasom , queria ter certeza que nao tinha nada mesmo , pasei por tres ginecologistas diferentes na época .ou seja queria ter certeza que era apenas uma ferida que foi cauterizada.depois de tantos preventivos normais acho que acabei relaxando demais e hoje ja tem 5 anos que nao vou ao medico .

Anônimo disse...

Tive relação sexual um dia antes do meu preventivo, até então não sabia dessa informação que não poderia ter relaçao sexual.Gostaria de saber se isso irá prejudicar muito o resultado? desde de já obg!

Anônimo disse...

Olá, Fernanda .. eu tinha uma relação ativa a 6 meses atrás! E tudo tava normal, mestruação também, só que apartir do inico de janeiro deste ano minha mestruação não estar vindo, o que devo fazer, preventivo ou trans vaginal ? nunca fiz nenhum dos dois, tenho 17 anos ! oq pode ser ?

maria disse...

olá Dr. Fernanda,
Fiz meu preventivo e depois houve um pequeno sangramento,é normal? e tb comecei a tomar minha cartela de anticoncepcional atrasada(menos de 12h) do que deveria, mas no dia que tomei e no seguinte tive um sangramento fiquei preocupada pois 2 dias antes tinha tido relação sexual com meu namorado, já tomo remédio a muito tempo mas mesmo assim me preocupei. tenho motivos?

Anônimo disse...

Oi tenho relaçòes com meu namorado a 2 anos devo fazer preventivo.venho sentindo dores no útero e tenho cólicas mestruais horriveis o que deve fazer???

Anônimo disse...

Oi, perdi minha virgindade dia 09 de agosto de 2011, só que desde aquele dia nunca conseguimos transar direito, igual todo mundo faz, se foi umas 10 vezes foi muito até hoje, e só entra um pedaço, na 5º vez sangrou, ninguém sabe que já fiz isso, meu namorado nao deixa eu contar pra ninguém, nem pro meu ginicologista que não sou virgem, estou ficando louca com essa mentira ;/ o q eu faço? conto pra minha pscologa e pro meu ginicologista que fiz isso? pra eles me ajudarem? quero fazer o exame, mais como entrou só um pedaço tenho receio de doer...

Dra. Fernanda Santos disse...

sai dessa! acho que vc deve contar pro seu ginecologista, sim. com certeza ele vai te ajudar! não é a mesma coisa que contar pro facebook, né? não vejo motivo algum pra vc esconder isso da pessoa que mais se preocupa com a sua saude

Dra. Fernanda Santos disse...

sangra um pouquinho quando a gente coloca a escovinha no canal do colo, mas logo pára. acontece às vezes. a dor pode ser por tensão, ou por uma inflamação, por exemplo..

Dra. Fernanda Santos disse...

este medicamento até pode reduzir um pouco a eficacia, sim, mas o selene não tem a dose muito baixa, além disso, use no horario certinho e nao esqueça nuca! e faça uso sem pausa.. são coisas que aumentam a eficacia.

Dra. Fernanda Santos disse...

sim é possivel.
se os preventivos mostraram que não tem lesão, não tem.
mesmo depois do susto vc dá esse mole de ficar 5 anos sem exame? aí não, né! ai ai ai

Dra. Fernanda Santos disse...

se prejudicar o resultado vai dizer, daí é só colher outro, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

vc deve ir ao seu ginecologista para ele solicitar exames necessários para vc, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

a princípio, tudo ok. se persistir, procure seu médico, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

procure seu médico, pra investigar a dor,e faça preventivo para evitar cancer de colo de útero, ok?

Anônimo disse...

ola,doutora Fernanda,vou para uma consulta amanha pela primeira vez com um ginecologista ,pois nunca fui tenho 22 anos(lembrando k tenho pouco tempo de vida ativa) ,mas deste então apareceu uma verrugas na entrada da vagina e estou com medo de k seja,marquei consulta para amanha e um preventivo.e desconfio tbm k eu esteja gravida,pois tive relação com meu noivo sem preservativo e não tomo anticoncepcional.O QUE FAÇO???ESTOU DESESPERADA

Anônimo disse...

Olá doutora, tenho 20 anos , perdi minha virgindade a 5 anos, mais nunca fui ao ginecologista , tenho medo ;s, e esses ultimos messes tive corrimento meio amarelo e percebo que sai um liquido branco tbm , e quando tenho relaçao sempre dói quando vai penetrar, oque pode ser? estou preocupada me ajuda.

Anônimo disse...

Oi tenho um ano e meio de casada, nunca fiz preventivo e tenho coçeiras na vagina de vez em quando dura umas duas semanas depois para. Tenho notado uma massa branca na vagina e tenho dor na hora da relação. Muito medo de ginecologista...... O q eu faço?

Anônimo disse...

Boa noite Doutora!!
Gostaria de saber se o corrimento de cor branca é normal ou não..e se os corrimentos em geral podem prejudicar a coleta do exame preventivo?
E também gostaria de saber se posso tomar algum tranquilizante antes de fazer o exame,ou fazer alguma outra coisa..o que a doutora pode estar me sugerindo? vai ser a primeira vez que passo por esse tipo de exame..estou ansiosa e nervosa também,rs..ME AJUDE DOUTORA,POR FAVOR!!!

Anônimo disse...

desculpa drª mais a parte em q diz faça uso sem pausa, fiquei em duvida, pois há a pausa p/ a menstruação, vc então quer dizer pra mim ñ suspender por 7 dias o medicamento? ou só tomar sem erros? E ñ ficou claro: pode ocorrer ejaculação durante a relação sem muitos riscos de gravidez, claro tomando corretamente?? Muito obrigada pela atenção!

Anônimo disse...

olaa dr,Fernanda hj fiz a primeira sessao de ata ,so que a medica queimou e mandou ir pra casa,e disse que chegasse em casa tomar se banho e tirasse ,so que nem todas caiu ou sairam qndo eu puxei,e sangrou pois doi mt ,nunca passei por isso. ISSO EH NORMAL ACONTECER? se alguem ja passou por isso me diz pf!! tou com medo

Anônimo disse...

Ola dra. Tive a primeira relação a dois anos, pretendo ir ao ginecologista é necessario mesmo fazer o preventivo?? tenho 23 anos. nao tenho vida sexual muito ativa... acontece as vezes!

Anônimo disse...

dra; Tive algumas relações com meu namorado, so que doi mto na hora da penetração... E parece q o penis nao entra tudo...como sei que realmente perdi a virgindade???

Anônimo disse...

Dra. o hpv pode ser pego mesmo usando camisinha?

Dra. Fernanda Santos disse...

bom, você já deve ter ido à consulta, pelo tempo... o meu conselho seria ir mesmo á consulta... uma mulher saudável pode engravidar se tiver relações sem prevenção. As verrugas serão diagnosticadas pelo ginecologista e tratadas, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

realmente a unica maneira de ajudar você é lhe orientando a procurar um ginecologista. Não tem porque fugir! nada em medicina é diagnosticado apenas por um relato, entendeu? só numa consulta é possível saber o que está havendo. Tenha medo de não ir ao médico, e não do contrário!

Dra. Fernanda Santos disse...

procure o ginecologista! Gente! não sei porque este medo! ai ai ai!

Dra. Fernanda Santos disse...

corrimento branco, ou seja, leucorreia, pode ser ou não normal. tem que examinar para saber. O ideal é colher material para o preventivo sem estar com nenhuma inflamação, para não atrapalhar o resutado do exame. O preventivo não dói nada! leva 1 minuto pra fazer. mas existem mulheres que tem pavor dele... pode sim, tomar algum tranquilizante prescrito pelo seu médico, clínico, neurologista ou psiquiatra, sem problema. às vezes, um suco de maracujá resolve..

Dra. Fernanda Santos disse...

ATA é TCA? desconheço esta sigla. Se for o que estou pensando, se não caiu, não é pra puxar! tem que retornar ao ginecologista após uma semana, no mínimo, para aplicar novamente.

Dra. Fernanda Santos disse...

como disse, o ministerio da saude indica fazer preventivo a partir de 25 anos. Alguns ginecologistas recomendam fazer 1 ano após o início da atividade sexual. Isso não tem nenhuma relação com a frequencia de relações...

Dra. Fernanda Santos disse...

na dúvida o médico pode saber, lhe examinando

Dra. Fernanda Santos disse...

pode. A camisinha não protege 100% o HPV pois ele pode ser pego por qualquer contato físico íntimo.

Anônimo disse...

olá doutora tenho 29 anos e nunca fiz exame,sei que relaxei muito tive 2 filhos de parto normal uma menina de 12 anos e o menino de 8 anos,assim que tive minha filha com 17 anos comecei a tomar microvlar sem prescrição fui lá comprei e tomei,quando ela estava com 4 anos parei de tomar para engravidar novamente depois de uns dois a tres meses engravidei do meu filho,depois que tive ele comecei a tomar novamente microvlar já fazem 8 anos que estou tomando,sempre tive a vida sexual ativa com meu marido é claro e sinto dor no ato da relação só agora acordei e ví que preciso fazer esse exame quer queira ou não as vezes sinto coceira e muita cólica no pé da barriga,e as vezes vou muito no banheiro urinar,tenho muito medo de estar com um câncer no colo do útero,e agora já com 29 anos penso em ter outro filho mas sei que vai ser difícil com tantos anos tomando pílulas,e também antes de tudo tenho que fazer esse exame to muito aflita só de pensar o que o exame pode revelar

Anônimo disse...

DRª fiz o preventivo tem três meses e deu miscelania, usei dois tipos de creme vaginal gyben e albocresil, e tive alguns sangramentos no final do uso do albocresil e depois até pensei que a menstruação veio antes da data prevista,mas não sangrou depois do uso do albocresil e qdo a mestruação veio, nesse periodo não tive relacoes com meu marido e fui fazer novamente o preventivo e ardeu muito e sangrou um pouco, é pq está sensivel?é pq tenho ectopia?as vezes ainda sinto coceira é possivel ainda ter fungos?Será que vou precisar de cauterização?como é esse procedimento? vai incomodar muito?
Aguardo resposta.

Anônimo disse...

Dra. Sinto dores no pé da barriga e as vezes queimação o que pode ser?

Anônimo disse...

Dra. Tenho 17 anos tive minha primeira relação a 20 dias. Eu não confio muito em ter relações só com caminha, eu quero saber qual o melhor remédio que posso tomar a injeção ou a pilula oral ? Eu tenho essa duvida e qual é o que menos engorda.

Unknown disse...

Por que não pode ter relações sexuais nem de camisinha antes de realizar o exame preventivo?

Anônimo disse...

Olá, tenho relação sexual a um ano, e decidi fazer o preventivo, mas eu apenas marquei uma consulta com uma ginecologista, a consulta já será o preventivo, ou ainda marcarei o preventivo depois da consulta? É a minha primeira vez indo em ginecologista

Anônimo disse...

ola doutora ,eu tive meu bebe há dois meses foi parto normal, depois q passou o periodo dos 40 dias ao ter relação sexual sinto muita dor é normal acontecer isso? sera q devemos usar lubrificante? (nunca usamos sera q ajuda?)Rosilene

Anônimo disse...

oi doutora depois que fiz o preventivo esta saindo
corrimento amarelado da minha vagina,isso e normal?

Anônimo disse...

oi doutora tenho 20 anos vou fazer 1 ano de casada mais eu sinto muita coceira na entrada da vagina e qunado penetra o penis dói muito isso é caso de preventivo doutora..eu nao aguento mais o povo diz ki é inflamção urinaria mais eu não sei o que fazer....pode me ajudar....
by:Paula

tata disse...

Bom dia doutora tive relações com meu esposo no periodo fertil e tenho papanicolau marcado para 14 dias apos estou com medo de se eu estiver gravida perder meu bebe isso é possivel... como devo proceder devo desmarcar meu exame...

Juliana disse...

Boa noite, meu nome é Juliana, tenho 19 e há 2 anos tenho relações sexuais. Fiz um ultrassom onde foi constatado que meu útero é retrovertido e eu gostaria de saber se por causa dessa mudança anatômica eu posso fazer o exame papanicolau e se pode doer. Agradeço desde já, adorei seu blog!

Patrícia disse...

Boa tarde Fernanda, tenho 22 anos e relação sexual a uns 7 meses. Estou com algumas feridas na virilha, elas parecem espinhas, vem de dentro para fora, e sai como se fosse uma espinha marrom e dura de la de dentro seguido de sangue, pode ser HPV ou simplesmente uma alergia? Ah, e essa ferida diminui apos um tempo, depois ela volta, isso ocorre com frequencia.
Obrigada

Anônimo disse...

olá fernanda,tenho 17 anos e relação sexual a 1 ano e 2 meses,sou casada a 8 meses e quando tenho relação sexual dói muito e os bicos dos meus seus estão sensiveis demais, minha mestruação nunca foi regulada. no primeiro mes de casada tomei injeção anticoncepcional, mas depois parei. to a 6 meses tomando pilula do dia seguinte e usando camisinha, e ja cheguei a tomar a pilula 2 vzs no mês. isso pode me da algum tipo de problema? adorei seu blog! *-*

Anônimo disse...

não é normal . mais deve ser algum vasinho q se rompeu durante a relação sexual . mais converse com o seu medico q ele vai passar uma medicação para para o sangraamento .

Anônimo disse...

Olá! O material colhido é do lado externo e interno neh?! Gostaria de saber no caso de mulheres que já fizeram a retirada do útero? Qual material é colhido? Precisa fazer preventivo?

Unknown disse...

Oi doutora! Mega parabéns pelo blog...

Tirei varias duvidas com suas respostas, é bom ter uma profissional como a senhora; Para contar na hora do desespero...

Abraços.

Nem te conheço, mais te gosto, só pela atenção e paciência para com seus leitores.

Anônimo disse...

oi bom dia me chamo Erica e quando fasso sexo não sinto nada (prazer ) por que isso doutora ?

Anônimo disse...

Precisa trocar de roupa no preventivo?
Quais posições?

Anônimo disse...

oi tenho 21 anos e nunca fiz exame nenhum fui faze o preventivo mas não pude faze por que tive relação um dia antes eu não sabia , a medica me passou um exame transvaginal tenho que fica quantos dias sem ter relação vou faze o exame sexta agora e tive relação na terça posso fazer assim mesmo?

Anônimo disse...

Doutora , eu estava tentando ter a minha 1° vez com meu namorado , mas entrou só a glande do pênis dele.. ainda sou virgem , obs: não sangrou

Anônimo disse...

Primeiramente, parabéns pelo post....li todos os comentários e aprendi muito.....obrigada....mas vamos lá à dúvida:
1 ano e meio antes de me casar eu fui na ginecologista e disse a ela que queria tomar anticoncepcional mas que também me ajudasse nas espinhas do rosto (era horrível!) e ela me passou o Elani28 e disse que era para tomar sem pausa...achei estranho pois a minha mãe (toda tradicional) disse que toda mulher tinha que menstruar...enfim, a médica dizia que não havia necessidade e eu comecei a tomar...o rosto ficou perfeito....maravilha....depois de mais de um ano tomando o remédio, não consegui marcar o preventivo denovo (a agenda da médica é impossível) e devido a vida agitada e tudo (sei que não é motivo) acabei não indo....esse ano eu vou arrumar outra médica, pois estou casada agora e acho que eu deveria tomar esse "anti" com pausa pois eu engordei pra caramba também...esse uso continuo sem pausa que eu fiz pode me prejudicar? Eu engordei porque eu tava tomando direto? Posso começar a tomar com pausa ou devo consultar o médico antes? Devia ter voltado no médico antes de casar?

Desde já obrigado!

Anônimo disse...

ola! Tenho 16 anos,sou virgem, mas fiz sexo oral (há aproximadamente 05 meses), desde então apareceu umas feridas no labios internos e nas "pontas" do lábio interno estão escuros, vou procurar um ginicologista. Minhas dúvidas são:
-Como ele vai fazer para diagnosticar o que eu tenho?
-Caso seja HPV como poderei ser tratada se não haverá o inserimento do espéculo para a coleta?
Obrigada, desde já!

Anônimo disse...

tenhoo 17 anos casei a quatro meses, e foi a primeira vez com meu maridoo e o medicoo pediu p fazer o preventivoo.E to manchandoo a calcinha tive infecçaoo no começo da lua de mel,enfim aindaa naoo fiz o preventivoo to com vergonhaa..o q eu façoo??

Anônimo disse...

oie tenho 16 anos e ainda sou virgem, eu queria saber se eu sendo virgem eu presiço fazer mesmo assim o exame preventivo ??

Anônimo disse...

oie nao sou doutora mais pelo pouco que eu sei nao é reconmendavel tomar tantas vezez assim a pilula do dia seguinte pq ele contem muitos hormonios e isso pode lhe prejudicar.

Anônimo disse...

tenho 22 anos e nunca fiz exame de prevencao tenho medo e vergonha, e ja tenho relacoes com meu esposo a 2 anos preciso de sua ajuda

Anônimo disse...

tenho 18 anos, acabei de casar e ja faz tempo que tenho relações cm meu namorado q agora é esposo, e nunca tive coragem de fazer prevenção pois alem de ter medo tenho vergonha... presiso de uma força!

Anônimo disse...

oi tenho 18 anos fiz o preventivo hoje mais nunca tinha feito e ta uma dorzinha meio chata por dentro é normal ? obrigada

Anônimo disse...

oieee , no meoo utero tem um carozinho oq pode ser ? do com medo

Anônimo disse...

Olá! Dr.FernandaTenho 18 anos e perdi minha virgindade com 15 anos. Tenho relações frequentes com meu namorado, eu nunca fiz o preventivo , eu preciso muito fazer??? Bjs! Nana...

Anônimo disse...

Meu nome é Paula , Moro em Salvador -ba ,tenho 29 anos nunca fiz preventivo, sempre sinto uma dor pélvica , o que pode ser?

Anônimo disse...

DR.FERNANDA,TENHO 19 ANOS E TENHO VIDA SEXUAL ATIVA A 2 MESES E MEIO! AS VEZES SAI UM NEGÓCIO AMARELO QUE ACHO ESTRANHO. EU DEVO FAZER PREVENTIVO??

Anônimo disse...

Oiie? Dr. Fernanda Tenho 13 Anos As Vezes Sai Um Negocio Amarelo De Dentro ii é Estranho quero saberr Si precizo Fazer o preventivo pq Nunca Fiz??

Anônimo disse...

Dr.Fernanda Por Favor Mim Responda Eu perdi Minha Virgendade Com 12 Anos ii Ja Tenho 13 ii As Vezes Saii Um Negocio Amarelo Estranho ii Vo Fazer oo Preventivo Dia 26/03/2013 Sera Qui Euu Preciso Fazer??

Anônimo disse...

PRECISO SABER COM URGENCIA ... TIVE RELAÇÃO EM UM DIA E NO OUTRO FIZ O PREVENTIVO TEM ALGUM PROBLEMA ? A MÉDICO N ME PERGUNTOU NADA ..

Anônimo disse...

Drª, ainda sou virgem, tenho 23 anos. No entanto, sinto muita dor no pé da barriga, cólicas quando estou menstruada. E tenho uma doença reumática chamada GOTA que deixa o acido urico elevado, em torno de 7,8 O meu ortopedista prescreveu alupurinol para a gota, porém eu fiquei com uma manchas roxa na pele.
Nos meus exames de EAS, em bactérias deu algumas, o restante tudo normal.
Desde já agradeço

Anônimo disse...

Boa noite, bem me chamo Kamila,tenho 17 anos e tive minha primeira vez pouco antes de fazer 17, a 6 meses tenho tido relações sexuais com meu namorado, o problema é que minha mãe não sabe (por ter medo de contar e pelo fato da minha família ser grossa e eu não saberia como falar com ela, já que todos se metem na vida dos mas jovens)... enfim, nunca fui ao ginecologista mas eu adoraria ir, por conselhos de amigas, e ate mesmo por mim e por meu namorado que se preocupa muito com minha saúde, minha mãe não conversa comigo sobre nada (virgindade, sexo, ginecologista ...) não temos dialogo, mas teria como me aconselhar, observei as outras perguntas e me ajudaram ainda mas sobre minha decisão, porém ainda sim tenho medo, e tem algum problema se eu começa a tomar anticoncepcional sem antes eu ter ido ao médico? caso não tenha problema, como funciona o anticoncepcional injetável? depois de quantos dias posso fazer sexo sem camisinha? (observação: mesmo se eu tomar o anticoncepcional eu continuarei minhas relações com camisinha, pois penso que assim previno meu namorado e a mim, já que ambos saibamos os risco de engravidar e pegar algumas DST). Desde já lhe agradeço, pois todas as perguntas feitas e suas resposta me ajudaram, as informações que eu tenho eu aprendi aqui e percebi que sua pessoa tem extrema convicção nas suas afirmações ... Muito obrigada mesmo, estarei sempre aqui tentando aprender um pouco mas sobre tudo ... beijos e que Deus ilumine seu caminho para que você continue com esse trabalho ajudando as mulheres que procuram respostas para os "problemas".

Anônimo disse...

Olá doutora, tenho 17 anos e ainda sou virgem, nunca fui à um ginecologista e queria saber se preciso fazer preventivo, se devo ir ou não a um ginecologista. E tem outra coisa, há uns 4 dias tenho sentido uma dorzinha incomoda quando sento, mas so as vezes, pensei que fosse uma espinha. Aí ontem eu senti um carocinho interno, como se fosse uma bolinha a cima do clitoris no lado esquerdo ao lado dos grandes labios queria saber o que é isso. E também tenho outra duvida: tenho os pequenos labios de tamanhos diferentes, tipo, o direito é muito maior que o esquerdo, isso é normal? Desde ja agradeço, adorei o seu blog :)

Anônimo disse...

Olá Fernanda. Parabpens pelo blog querida! Olha já tô tentando engravidar há 1 ano, meus exames deram todos ok, q posso engravidar sem problemas,entãoagora a médica me pediu pra fazer um exame que verifica se existe alguma obstrução nas trompas(histerossalpinpografia), já me avisou q ele é um pouco doloroso. Aff Jesus, mais pelo meu milagrinho vou fazer sim! Gostaria de saber qual o dia do ciclo q devo marcar pra fazer este exame, minha próxima mestruação é por volta do dia 9 de abril. Obg desde já amore!Bjs.

Maria disse...

Olá, eu tive HPV a sete anos tratei com ácido e depois disso voltei ao ginecologista anualmente e nunca mais deu HPV. Entretanto em 2009 fiquei gestante e dei a luz. Em novembro de 2009 fiz o preventivo e deu exame norma. a partir daí com a vida corrida não voltei ao ginecologista, tenho consulta marcada dia 23/04/2013. Quero saber, o HPV volta após tratado? 7 anos após dar negativo? Obrigada!

Unknown disse...

ola fernanda...
ja tem um ano que tive relaçao sexual com meu namorado,se perdi com ele...por nao ter muita esperiencia!resolvi ler as coisa na internet e percebi que tava com algo errado!
tipo...coçeira,cor na calcinha...e um mal cheiro!o que pode ser isso...estou com muito medo....do q pod ser...vou no ginicologista!! mais voc pod me falar o que seria? ou saber por alto! voce axa que posso esta doente...mais so se peguei dele pois...pois nunca tive relacao sexual...
gostaria da resposta!
mpoderia me mandar pelo meu e-mail?
layane_2812@hotmail.com

Juliana disse...

Bom dia Fernanda usei pomada vaginal ontem posso fazer preventivo amanha ?
Desde já agradeço

Nina disse...

Olá boa tarde!
Então,fui fazer meu primeiro exame preventivo segunda feira,ja tive relação antes mas fiquei 2 anos ter fazer nenhuma relação sexual.
agora tenho vida sexual ativa.
e a enfermeira me disse que tem um cisto de mais ou menos 3 centímetros.
ai ela me encaminhou pra um ginecologista.
mas gostaria de saber o que pode ser esse cisto ?

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de entender sobre gardnerella vaginalis, fiz o preventivo e apareceu no resultado, fui em 2 ginecologistas e ambos falaram que e dst, que se "pega" por contágio, e receitaram medicamentos. Nenhum me explicou com detalhes, porém, li na internet que ela faz parte da flora feminina. Tenho mts dúvidas, pode me ajudar? E se pega, como se pega? Obrigada.

Anônimo disse...

Boa tarde,
Pode realizar preventivo quantos dias após o término da menstruação?
É necessário quantos dias de abstinência sexual?
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se tem como minha ginecologista descobrir que fiz preventivo em outro médico, pois tenho convênio.

Anônimo disse...

Boa noite, nao tenho vida sexual ativa. somente alguns encontros de toques, caricias, masturbacao tanto pessoal como de outra pessoa. ultimamente estou percebendo que sai um liquido amarelo e tenho muita coceira, as vezes insuportavel, será alguma infeccao causada pela masturbacao? nunca fiz preventivo e morro de vergonha.

Anônimo disse...

oi, tenho 18 anos e com 6 anos fui abusada e ninguem além do meu namorado e do agressor (que é da familia) sabe disso. Tenho bastante medo de ir ao ginecologista e fazer o exame até pq quando fui tentar fazer, sai da sala porque a medica começou a reclamar e dar bronca sem nem saber o motivo de não ter feito o exame esses anos todos. Recentemente fui ao clinico pq estava sentindo muitas dores no abdome eu achava que era constipação e tal, mas... a dor está localizada na região do útero. o que fazer///??

Anônimo disse...

Ola, tenho 16 anos, sou virgem, porem me masturbo nao apenas com o dedo, mas tambem com objetos. Tenho a necessidade de fazer esse exame?

Anônimo disse...

OLA!! EU TIVE MINHA PRIMEIRA RELAÇÃO AOS 18 ANOS UMA UNICA VEZ.DEVO FAZER O EXAME PREVENTIVO?TENHO 26 ANOS HOJE.E NAO MAS TIVE RELAÇÃO.E COMO DEVO IR VESTIDA P FAZER O EXAME?TENHO VERGONHA.

Anônimo disse...

Sim! pos como diz ai no texto acima so pode fazer o exame quando vc faz relaçoes apos dois dias sem no caso vc tem que fazer na quinta como vc fez na segunda feira terça e quarta naum pode so quinta bjos :D

Anônimo disse...

Bom gostei mtu das dicas e verdade eu tenho 18 anos e minha primeira relação sexual foi com 14 desde então nunca fiz exames preventivo nenhum... Hje eu tenho a vida sexual mas ou menos pos minha mãe não sabe, mas quanto vou urinar sinto umas dorzinhas no pé da barriga pegando até no Ânus uma dorzinha chata como se fosse colica, e uma secreção na calchinha branquinho tipo clara de ovo as vezes com cheiro estranho, daí então gostaria de saber se oq sinto pode ser alguma doença grave que não tenha mas cura? eu corro realmente esse risco por nunca ter feito nenhum exame preventivo?

Unknown disse...

Tenho 16 anos, tive minha primeira relação sexual de penetração vaginal aos 15, até então nunca fui ao ginecologista apesar de ter pedido à minha mãe, então vou com uma amiga. É necessário que eu faça o preventivo? minha amiga faz e tal, mas de acordo com o que eu li aqui eu não precisaria fazer né? Apenas deveria me consultar. Certo?

Unknown disse...

Olá, tenho 20 anos, sou virgem e nunca fui ao ginecologista... Na verdade fui ano passado e a médica foi super grossa e disse que era pra voltar só depois que eu tivesse relação sexual. É verdade? Tenho muita vergonha de fazer algum tipo de exame mas também tenho muitas dúvidas.

Anônimo disse...

Boa tarde gostaria de saber se posso fazer preventivo no sabado pois tive relação no dia dos namorados ?

Anônimo disse...

Ótimo as respostas dadas com tanto carinho, um forte abraço.

Anônimo disse...

olá,minha colega é morça,ela vai tira a virgidade tem algum problema se depois que ela perder a virgidade ela ficar sem fazer prevetivo?

Anônimo disse...

Hola nunca tive relação, estou sangrando muito e o medico quer fazer uma transvaginal porque fiz uma resonancia e apareceu alteração no utero e endometrio, devo fazer mesmo assim e quer fazer uma biopsia? Tenho medo, porque uma medica quase me matou de tanto que me doeu muito e não conseguiu vizualizar o utero. Vou perder a virgindade?

Anônimo disse...

olá tenho 18 anos, tenho muito medo de fazer
o preventivo, ñ tenho vida sexual ativa.mas sinto dor as vezes oque faço

Anônimo disse...

Olá, boa tarde, tenho 30 anos e nunca fui ao ginecologista, tenho uma vida sexual mais ou menos ativa (sexo uma vez por semana), tomo o anti-concepcional Femiane há 6 anos sem intervalo, minha menstruação é um relógio, certinha e aparentemente não tenho nenhum problema, mas gostaria muito de perder esse medo de ir ao ginecologista pois meus seios são muito sensíveis, e gostaria de ouvir um especialista, me ajude pelo amor de deus, quero perder esse medo, é comum mulheres da minha idade que nunca foram ao ginecologista?

Unknown disse...

Eu tenho 17 anos ja tenho relação sexual e nunca fiz esse ezame,pq não sabia a importancia mais agora sei e tou com mto medo.mas mesmo assim vou fazer

Anônimo disse...

Ola! Eu gostaria de saber se para fazer o preventivo é preciso ter um certo intervalo de tempo( quantidade de dias) após ou antes da menstruação.
Grata!

Anônimo disse...

olá! eu gostaria de saber se é recomendavél fazer exame preventivo tendo suspêita de gravidez,fiz o exame ano passado ,tenho um preventivo marcado para amanhã! o que dêvo fazer?

Anônimo disse...

ola fernada tenho 32 anos nunca fiz preventivo tenho 2 filhos ja fiz ate laquiadura possso começar a fazer agora?

Anônimo disse...

Ola Fernanda,tenho 23 anos sou lésbica e nunca fiz um exame preventivo. Nunca tive relação sexual com homem e comecei a ter relaçoes com mulheres aos 15 anos. Isso pode me prejudicar em que por exemplo?

Anônimo disse...

fernanda para fazer o preventivo tem que ser uma semana antes ou uma semana depois da mestruaçao?? ou pode ser qualquer momento ?? obg

Anônimo disse...

No meu caso aconteceu a mesma coisa... Minha medica disse que eu tenho himen complacente, por isso nao sangrou a primeira vez.

Anônimo disse...

Ola gostaria de saber quando devo ir ao ginecologista??
Tenho 5 meses de casada e antes era virgem, e antes de casar fui ao ginecologista e agora quando devo voltar? Tenho 23 anos... Obrigada

Anônimo disse...

oi fernanda tenho 29 anos. ha tres anos venho tentando engravidar e nao consigo. no ano passado minha mestruaçao atrasou fiz um exame e deu positivo mais perdi do nada,ja fez um ano estou tentando de novo e nada fui ao meu ginicologista e ele passou um preventivo. o que ele tem que detectar.

JéhAmoroso disse...

Oi, então eles fazem esse preventivo para ver se você tem algum problema !

JéhAmoroso disse...

Pelo o que eu li aqui é apartir de 1 ano você pode ir ao ginecologista se houver duviida leia os comentarios anteriores la no começo do post ..

JéhAmoroso disse...

Oi cassia , pois é e eu que tenho 19 anos , o meu noivo fala pra mim sempre , que eu tenho que ir não estou com medo não é vergonha mesmo , mas depois que li e vi alguns videos sobre a importância vou deixar a minha vergonha de lado e vou fazer ...

JéhAmoroso disse...

Camila, pelo o que eu sei na verdade ela teria que te perguntar como é a sua menstruação e talls , porque todas devem ir ao GO assim que ficam menstruadas na primeira vez .. é complicado recomendo a você a procurar uma outra GO.

Anônimo disse...

Olá! tenho 28 anos e nunca fui ao ginecologista, porém não sinto nada. Gostaria de saber se o câncer de colo apresenta algum sintoma no qual eu possa suspeitar da doença ou se é somente com o preventivo para detectar? Também queria saber se devo fazer o exame somente depois que começar a ter relações sem camisinha...

Anônimo disse...

Ola! tenho 14 anos e perdi minha virgidade faz 8 meses preciso fazer o papanicolau ou nao? Minha mae ja sabe e tudo! desde ja agradeço

Anônimo disse...

Olá fiz preventivo ontem e perdi o sono essa noite pensando a respeito,fiquei preocupada com a atitude do médico,não sei se é coisa da minha cabeça mas tive a impressão dee que ele faltou com respeito comigo.Alguém aí fez exame de toque no preventivo?Pois é,além de ficar olhando a minha vagina dizendo que estava examinando por fora ele fez uma exame de toque que além de doer demorou muito.Isso é normal ou devo apurar as atititude desse médico já que uma senhora comentou comigo ontem após minha reclamação,a seguinte frase "é,ele gosta de dar uns toques quando ele vai com a cara da mulher".O que devo fazer?Será que isso é normal?

Anônimo disse...

Sinto muita dor ao fazer o papa nicolau, a dor é tanta que já tentei fazer duas vezes e não consegui. É normal? Tem algum remédio que posso tomar antes de fazer o exame?

Anônimo disse...

Estou gravida de 8 semanas posso fazer o preventivo?será que na gravides doí?aguardo resposta.

Anônimo disse...

Ola Dra. , muito bom seu blog,muito exclarecedor...Parabens...Minha duvida e essa:tenho 35 anos e so a 3 meses perdi a virgindade...Nao senti prazer, doeu muito mas tb nao ouve penetracao total,so parcial...Fui no gine e ela nao consegui colher o material pois nao foi possivel inserir o coletor,visto q eu estava muito nervosa, porem me disse ter VAGINISMO,fiquei triste com isso, quer dizer que nunca poderei ter uma vida sexual normal?Qual e o tratamento indicadoTive relacao somente duas vezes,sera q ainda sou virgem?Obrigada pelos exclarecimentos!Bom dia!

Anônimo disse...

Oi
mulher no começo da gravides pode faser Preventivo?

Anônimo disse...

oi tenho 16 anos so tive apenas 2 relaçoes sexual ate hj e eu vou fazer um preventivo vaai doer?

Unknown disse...

OI tenho 15 anos e nao sou mais virgen porém minha mae nao sabe ainda , quero contar para ela mais acho que nao esta no tempo certo! Ela quer me levar para fazer um preventivo e dizem que nao se pode fazer preventivo virgen neh?? E na verdade nao sou! Lá quando eu for fazer ele podem descobrir que nao sou mais e podem contar a minha mae?? Obrigada desde já. estamos passando por uma situação delicada e minha mae nao esta bem de saude se eu contar agora nao vou ter boas noticias me ajuda?
Obrigada Boa Tarde!!

Anônimo disse...

olá amei o seu blog!!! Tive relação ontem sem camisinha e o meu preventivo está marcado hoje às 3:15da tarde posso fazer ou devo fazer outro dia???

Anônimo disse...

olá, Drª, tenho 22 anos e nunca fiz prevenção , sou casada a 2 anos isso é normal ou tem algum problema? o que posso fazer?

Anônimo disse...

tenho 18 anos e nunca tive relação sexual . é preciso fazer a prevenção ou ir no ginecologista ??

Rejane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rejane disse...

Olá,Fernanda minha mãe tem que fazer um preventivo para um risco cirúrgico ,quanto tempo leva para pegar o resultado . leva tem uma consulta dia 30/10 sera que ela consegui fazer um preventivo para levar o resultado pro hospital. Boa noite Aguardo sua resposta

Anônimo disse...

Quero fazer uma prrgunta tive relaçao no dia 30/10 ardia muito e no dia 31/10 acordei e fuiazer xixi e saiu com um pouco de sangue sinto arder u unpoko estou muito preucupada pode ser cancer de colo ? Ou oque ????
Agradesso a resposta

Anônimo disse...

Oi. Tenho quase 30 anos e sou virgem, quero saber se preciso fazer exame periodico ou preventivo ou se enquanto eu for virgem não preciso ir na ginecologista?

Anônimo disse...

Ola meu nome é Lorena tenho 15 anos e ontem eu fui no ginecologista e fiz o preventivo foi a minha primeira consulta com um ginecologista e eu achei que a medica deveria me perguntar algumas coisas tipo como anda minha mestruação tal mais não ela não me pregunto só me pergunto quando foi minha primeira mestruação que foi aos 11 anos e quando foi a minha primeira atividade sexual que foi aos 12,eu achei ela super grosa eu estou namorando ou melhor morando com meu namorado e eu estou tentando engravida a 1 ano mais nada ate hoje ,eu falei com a medica mais ela simplesmente me critico pela minha idade eu não fui ao medico falar oq esta avendo comigo para ela me critica mais sim passar algum exame para mim fazer recomendar algum remédio mais não, ela só me passo um exame para meu namorado fazer que é o espermograma completo,pois eu acho que ela deveria me orientar melhor ela pergunto se eu já tinha feito o preventivo eu falei que não então ela me mando eu tirar a roupa eu eu fiquei sem saber oq fazer pois fiquei com muita vergonha e ela falo toda grosa que ela estava esperando que era pra mim andar rapido ,me ajuda por favor ja entrei em depresão no meio deste anos por não ter conseguido engravida a minha mãe tbm na minha idade tentava engravida mais ela foi ao medico com 16 e o medico passo um remedio pra ela e ela com pouco tempo engravido ,pq a medico não pode fazer o mesmo comigo ? desde ja agradeço bjs meu E-mail é gatinhadomarks52@gmail.com

Anônimo disse...

Ola tenho 18anos nunca fiz preventivo,tenho relacoes sexuais a quase 2 anos.. Tem algum problema eu fazer so com 25 anos? Ou é melhor fazer antes? Desde fico grata se responder. Bjus

Anônimo disse...

Olá dra..mantive somente 3 relações sexuais, posso fazer preventivo?

Anônimo disse...

NÃO DÓI????????? ESSE TROÇO DÓI HORRORES!!!
Fiz o meu primeiro preventivo hoje e já fiquei traumatizada! Por isso as mulheres têm medo de fazer!
Tinham que criar um método melhor.

Anônimo disse...

Oie eu tenho 16 anos e ainda sou virgens e tenho muito
medo de perde a virgindade e o meu namorado mim chamou pra faze
oque que eu faco

Anônimo disse...

tenho 16 anos , e perdi a minha virgindade tem um mês mais o menos , na terceira vez , logo apos a relação , teve um sangramento intenso , eu queria saber a causa ?

Anônimo disse...

minha menstruação vai embora na segunda, posso fazer o preventivo na quinta?

Anônimo disse...

posso ter relações, mesmo o meu preventivo ter dado inflamação moderada? como devo tratar essa inflamação? deste já agradeço, aguardo resposta.

Anônimo disse...

Olá , também me chamo Fernanda.... Já tive varias relações sexuais e nenhuma delas sangrou, isso significa exatamente que meu hímen é do tipo complacente ou não sangrou porque eu estava muito lubrificada? No caso do meu hímen ser complacente não há riscos da ginecologista saber que não sou mais virgem né? Pois o hímen vai estar lá... Aguardo resposta, parabéns pelo blog! beijos.

Anônimo disse...

Só perca quando se sentir á vontade e, quando tiver com vontade. E se tiver a certeza que ele realmente é a pessoa certa.

Anônimo disse...

somente faz preventivo quem possui vida sexual ou quem é virgem tbm faz?

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 368   Recentes› Mais recentes»