Ícones

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Medo de fazer preventivo?


Ainda hoje eu me surpreendo quando pergunto à paciente quando foi seu último preventivo e ela responde que nunca fez ou tem mais de 3 anos, apesar de ter vida sexual ativa há anos... Hoje uma paciente com 30 anos, que teve sua primeira relação sexual aos 19, me disse que nunca fez preventivo e ainda me perguntou que exame era esse. Gente, alôô.. eu estou na cidade do Rio de janeiro, RJ, Brasil, América do Sul, Terra, Via Láctea! Não pooode! às vezes me respondem que não gostam ou têm medo de fazer preventivo (eu teria medo de ter o câncer). Como ela há muitas mulheres na mesma situação. Meio milhão de mulheres são vítimas de câncer de colo de útero no mundo todo. Pelo menos metade destas mulheres nunca fizeram preventivo ou o último foi há mais de 10 anos. Por isso vim correndo escrever sobre esse tema. Minhas amigas leitoras pacientes parentes alunas blogueiras e antenadas não se incluem neste grupo ou isso era parte do passado. Ao terminar de ler sobre este tema, responda:
 
Seu preventivo está em dia?

O exame preventivo ou colpocitologia ou Papanicolaou é o exame preventivo do câncer de colo do útero e, como o nome diz, pode prevenir o surgimento deste câncer na mulher. O câncer de colo do útero é provocado pelo papiloma vírus humano, o HPV. Esse vírus é sexualmente transmissível e pode causar lesões, entre elas, as que podem ser pré cancerosas na mulher e no homem. Câncer do colo do útero não se pega da mãe e não tem relação com história familiar. Quem já teve ou tem vida sexual ativa pode ter HPV, porém quem faz o exame preventivo rotineiramente pode ter tempo de detectar lesões provocadas por esse vírus e curá-las antes que elas se tornem câncer.

Não vou me estender muito sobre HPV  porque esse será tema do próximo post. O objetivo hoje é chamar a atenção para a importância do preventivo, quem deve fazer, como é feito e com qual freqüência.

Como é o exame?
Ao visualizar o colo do útero através de um espéculo (bico de pato) o médico ou enfermeiro coleta a secreção da parte de fora do colo (ectocérvice) com uma espátula e, em seguida colhe secreção do orifício do colo (endocérvice) com uma escovinha apropriada. O material colhido segue para o laboratório numa lâmina de vidro.



Claro que não tenho a pretensão de ouvir ninguém dizer  "uhu, vou fazer preventivo, que legal! adoro!" Mas ele não dói ou pelo menos não deveria doer. A vagina é elástica e se a paciente estiver tensa, com corpo tenso, a entrada do espéculo vai incomodar. Se o corpo estiver relaxado, o espéculo entra naturalmente e logo se acha o colo no fundo da vagina e o exame é rapidinho. Se a paciente contrair o bumbum, mantiver o corpo todo tenso, não relaxar as pernas, inicia-se uma luta entre ela e quem está tentando introduzir o espéculo. Nesse caso, pode doer ou incomodar e às vezes, tornar impossível a coleta. Se houver alguma determinada inflamação vaginal a paciente também pode ser ardência ou dor no ato. Pode haver um pouquinho de cólica e até um mínimo sangramento na coleta. Ao lado coloquei a foto de um espéculo de metal (esterilizado) e outro de plástico (descartável). Ambos podem ser usados e
possuem diversos tamanhos.
                                                                                                     


Quem deve fazer o preventivo?
Toda mulher deve realizar o exame preventivo a partir de três anos após a primeira relação sexual. Gestantes podem realizar o exame.

De quanto em quanto tempo devo fazer o preventivo?
Após três exames normais com intervalos de um ano entre eles, você pode realizar o preventivo de três em três anos enquanto o resultado for normal.

Quem não precisa fazer o preventivo?
Mulheres que já se submeteram à cirurgia de retirada do útero incluindo o colo por motivo que não tenha sido câncer e mulheres acima de 70 anos, que apresentaram três resultados normais nos últimos 10 anos.

Exceções:
Mulheres infectadas por HIV, transplantadas, em tratamento de câncer, usuárias crônicas de corticoides e mulheres previamente tratadas por leões pré-cancerosas e pelo próprio câncer de colo de útero, devem realizar o exame a cada seis meses no primeiro ano e, se normais, pode passar a realizar uma vez por ano.

Essas são as recomendações mais atuais da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) através do manual de Orientação do Trato Genital Inferior. O mundo todo segue esta rotina, incluindo os países mais desenvolvidos. Contudo você e seu ginecologista podem definir o intervalo para o exame de acordo com a ansiedade de ambos. Mas NUNCA permaneça mais de três anos sem realizar o preventivo!


Outra coisa, o preventivo é O exame que rastreia a presença do HPV ativo (que é o importante), mas pra isso deve ser colhido em condições adequadas, ou seja, o examinador deve visualizar o colo e colher as secreções dos locais corretos (não existe colher preventivo com cotonetezinho. Tem que passar espéculo) a amostra deve ser suficiente para o estudo, a paciente não deve estar em uso de cremes vaginais, não deve ter relação sexual nos dois dias que antecedem o exame e não deve estar menstruada. Às vezes, na mulher que tem muito ressecamento vaginal devido à menopausa, devemos orientar que use um creme à base de estrogênio dias antes da coleta. Outra época ruim para colher o exame é em vigência de inflamações vaginais.  O Preventivo é para prevenir câncer de colo e não para diagnosticar inflamação vaginal. Inclusive, as inflamações atrapalham o resultado, podendo nos confundir. O ideal é tratar a inflamação e depois realizar a coleta para que o resultado não seja falso.

Onde realizar o exame?
Nos postos de saúde em todo o Brasil ou em consultório particular. Tanto o médico treinado (médico de família ou ginecologista), quanto um enfermeiro podem coletar o exame.

No resultado do meu preventivo vem sempre escrito que tem inflamação, mas o ginecologista diz que é normal. Por que?
Porque o preventivo foi feito para detectar alterações por HPV. Se está descrito negativo para neoplasias, ausência de lesões provocadas por HPV, negativo para câncer é porque, se tiver HPV ele não está na sua forma ativa. Logo, preventivo normal. A inflamação vaginal deve ser diagnosticada pelo exame clínico, seus sintomas ou outros exames e testes, quando necessários. Algumas inflamações específicas descritas no laudo e conhecidas pelo ginecologista podem ser tratadas dependendo da situação. Não é o caso de "inflamatório inespecífico, inflamatório leve, moderado, acentuado". Esse resultado deve ser interpretado pelo ginecologista baseando-se no exame especular e nas suas queixas.

A vacina contra HPV está disponível e vale muito à pena (já fiz um post a respeito) mas NUNCA acaba com a necessidade do exame preventivo.

Para saber mais sobre preventivo, visite o site do INCA (que você encontra na minha lista de sites seguros sobre saúde) e procure: tipos de câncer: câncer de colo do útero



368 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 368 de 368
Anônimo disse...

Ola Dr Fernanda, fui ao medico essa semana e falei que aos 18 tive minha 1º relação e nunca fiz nenhum exame, tenho 22 agora... ela na mesma hora fez o papa e orientou a ultrasonografia vaginal e das mamas, seria mesmo necessario? até porque faz muito tempo q nao tenho relaçao e tenho meod de machucar por derrepente a vagina estar mais contraida nao sei... o papa deu uma doidinha tambem... obg bjs

Anônimo disse...

Tenho 12 Anos e transei com meu namorado de 14, durante a transa, tive prazer, e uma semana depois começou a sangrar, e como tenho onze anos, tenho medo de pedir pra minha mae me levar no ginecologista, oke faço?

Anônimo disse...

Olá Fernanda, eu tenho 17 anos e tive a minha primeira relação sexual as 14, então 3 anos, porém a 17 dias atrás eu sofri um aborto espontâneo, e eu pretendia muito fazer um preventivo semana que vem, você acha que tem algum problema, eu devo realmente fazer-lo agora ou mais pra frente, não sei o que eu faço, me ajude. Obrigada

Anônimo disse...

OI NO MEU EXAME DEU DENTRO DOS LIMITES DE NORMALIDADES FIZ EM JULHO DE 2013,TENHO QUE FAZER ESSE ANO TBM?

Anônimo disse...

Prezada Dra. Fernanda

Gostaria de saber se existe algum outro método para substituir o papanicolau... essa conversa que não dói, que é apenas um incomodo, etc. Todas sabem que não é verdade...
Dói e muito, além de ser totalmente desconfortável, sangra após, sentimos cólicas, e fica dolorida por dias... O pior de tudo é ouvir das médicas, que o problema é seu porque vc que não está relaxada...
Acredito que muitas mulheres não fazem o exame por medo...Porque depois da primeira experiência, muitas desistem...
Acho que com tanta tecnologia, desenvolvimento, etc. porque a medicina ainda hoje não inventou método mais confortável e indolor tanto para os exames ginecológicos como para o parto.
A mulher engravida e tudo que é importante é o bebê... e a mulher????????
Quantas exames ginecológicos desagradáveis são realizados??? Na hora do parto a vagina da mulher parece a casa da mãe joana... todos querem colocar o dedo...
Dão injeções para aumentar a dor do parte... cortam a vagina para acelerar o parto, etc. etc... E ainda os médicos vivem dizendo que não sabem porque tantas mulheres optam pela cesaria...
Nós mulheres não queremos mais sofrer para ser mãe ou para ter uma vida com saúde...
Gostaria de saber da Sra. como médica e mulher, porque não se investe em tecnologias ou pesquisas para melhorar esse desconforto para as mulheres?????
Eu sinceramente adoraria receber noticias boas a esse respeito...

[]´s

Vera

Anônimo disse...

oi tenho relação a 6 meses devo fazer o preventivo ?

Anônimo disse...

oi Fernanda!!! sou casada tenho 20 anos e tenhu um bebe de 1 aninhu....faz 3 dias que começou a vazar um liquido verde da minha vagina o que é ?preciso ir ao ginecologista sera que é infecção?

Anônimo disse...

olha sempre é bom fazer vai la naum dói nadinha de nada bjuss

Unknown disse...

ola tudo bom eu fiz prevenção no dia 20 depois disso eu tive relação com o meu marido e ele gozou rtres vez e ontem também eu posso ficar gravida depois de tudo isso e minha menstruação esta atrasada

Anônimo disse...

oiii gostaria de sabe em quanto em quanto meses qe pode fazer a prevençao pq eu tive uma inflamaçao mas passei por tratamento posso fazer de novo o isame depois de quantos meses ?

Anônimo disse...

mantive relação hoje e meu medico é amanha as 09:00 tem algum problema?tenho 17 anos sou casada e minha vida sexual é ativa a 4 anos

Anônimo disse...

Boa tarde. Iniciei minha vida sexual bem tarde, tenho 29 anos e a 4 meses tenho uma vida sexual ativa e gostaria de saber se já posso fazer o papanicolau, ou preciso esperar 1 ano pra fazer o primeiro exame, já que estou quase chegando nos 30. Aguardo resposta, obrigada!!!

Anônimo disse...

Tenho 26 anos e perdi a virgindade a um mês. Até agora só transei com camisinha. Fui a ginecologista pela primeira vez e ela de cara me passou um exame translacional e uma colposcopia. Era realmente necessário?

Unknown disse...

Oie, Dra. vc ainda está respondendo aos comentários? Se sim, gostaria que tirasse uma dúvida minha, sobre dor na hora da relação e no abdome inferior do lado esquerdo e direito. O que pode ser? Obrigada, e parabéns pelo blog, é muito interessante, passei horas lendo os POSTS e fiquei muito feliz em saber que podemos contar com profissionais como vc!!
Boa Tarde! :D

Anônimo disse...

Nossa Vera, eu consulto com a mesma ginecologista a 4 anos, e nunca teve isso não, ela é sempre bem atenciosa, me deixa relaxada, ficamos um tempo falando sobre a minha vida sexual, e depois partimos pro exame físico. Tudo tranquilo, sem dor, as vezes um desconforto mas nada insuportável assim. Será que não seria o caso de vc tentar encontrar um profissional mais adequado não?
bjos!!

Anônimo disse...

Minha médica fala que tem que ir logo após a primeira menstruação. Nesse caso, vc já deveria ter ido!

Anônimo disse...

PERDI MINHA VIRGINDADE AOS 14 ANOS E NUNCA FIZ ESSE EXAME, HJ NAMORO E TENHO RELAÇÕES SEXUAIS DE VEZ EM QUANDO. gOSTARIS DE FAZER MAS MORRO DE VERGONHA...

Anônimo disse...

Olá, Fernanda, tudo bem?
Sou lésbica, tenho 24 anos e completamente ativa. Na adolescência tentei transar com homem, mas não consegui, então nunca tive uma penetração. Nunca senti vontade de ser passiva e nas vezes que minha companheira tentou não funcionou, pois não me sinto confortável com toque.
Qual o procedimento em casos como o meu?
Por mais que eu lubrifique, um simples dedo não passa, pois minha vagina não "abre", imagina com um exame desses...

Anônimo disse...

Oi queria tirar uma duvida, tive relação segunda - Feira e na quinta - Feira tenho papanicola. Eu posso ta fazendo e exame normal

Anônimo disse...

Tenho 14 anos de idade nunca tive uma relação sexual, gostaria de saber se devo fazer esse exame Preventivo, ou só quanto tiver minha primeira relação.

Anônimo disse...

Olá Dra. Amei seu blog muito útil, informativo, e delicadamente bem humorado.
Mas quando vi esse post achei peculiar, pois, tenho 39 anos, nunca tive nenhuma doença ginecológica, fiz inúmeros exames preventivos até aos 37 nunca deram nada, e por isso resolvi que nunca mais quero faze-los não pertenço a nenhum grupo de risco, sou fiel e monogâmica my husband to, mês passado fui a meu ginecologista só para ver como ele estava me pediu um monte de exames invasivos e constrangedores, e resolvi não fazê-los, deixo claro que tenho noção dos riscos, pois, tenho formação acadêmica e gosto muito de ler... mas acho que chega uma idade em que desejamos maior privacidade, porque, a especialidade ginecologia tem de ser tão constrangedora? Não há como mudar isso?

Anônimo disse...

Oi! Tive um bebe a 27 dias e foi parto normal. Faz quatro anos que não sou mais virgem e nunca fiz o preventivo.. Preciso fazer agora ? e eu devo procurar o ginecologista depois de quanto tempo pra conversar e fazer o preventivo?

Anônimo disse...

Olá

Anônimo disse...

Oi, a dois anos atrás tive vida sexual ativa, nesse período fui duas vezes em duas ginecologistas diferentes e não consegui realizar o exame, a ultima me diagnosticou com vaginismo (disfunção/contração sexual). Hoje em dia não tenho vida sexual ativa mas sei o quanto é importante o exame...mas não consigo ir, até chorei quando vi as ilustrações do texto pois sinto que não consigo realizar o exame, nem um simples absorvente interno consigo introduzir, aquele ferro seria quase impossível... tem alguma forma de realiza-lo com algum medicamento que deixe a pessoa calma e relaxada?

Unknown disse...

Olá boa tarde!
tenho 20 anos, e ja tenho vida sexual ativa há uns 4 anos e de la pra cá nunca fiz um preventivo. Por minha mãe não saber que eu ja tinha relações, e por um pouco de medo. rs confesso! Mas, ate então aqui no posto da cidade onde moro está sem medico, enfermeiros de ferias, o que complica mais ainda a marcação do exame!! O que devo fazer???? Por ficar muito tempo assim sem fazer esse exame tem algum problema? Espero q nao.

Anônimo disse...

meu exame ta marcado pra quinta de manha . se eu tive relação na terça há algum problema?

Anônimo disse...

Oi eu tenho 17 anos eu gostaria de saber se eu posso fazer esse exame? Eu também tô com muito medo

Unknown disse...

oi meu nome e samara tenho 16 anos tou com escorimento e fede muito nao sei oque faze dia 01:07:2014 vou fazer o preventivo no postinho sera que estou com alguma coisa anormal tou com escorimento a 1 mes

Unknown disse...

tou com escorimentos amarelos e fede e normal

Anônimo disse...

tenho 17 anos e ja faz 2 anos que tenho relaçao sexual, minha vó teve cancer no utero, devo fazer o exame ja?

Anônimo disse...

Eu tenho vivido com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido, descobri que estávamos ambos HIV +. Tínhamos tentar de todas as maneiras de viver nossas vidas, apesar desta coisa em nosso corpo não até que me deparei com este poderoso herbalista que interpretou que ele tinha a cure.At primeiro, ficamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e em poucas semanas depois de seguir o devido processo desta fitoterapeuta, fomos para um teste de como ele nos disse também fomos surpreendidos com a felicidade quando recebi o resultado na clínica. A taxa de vírus em nosso corpo caiu e em mais algumas semanas Estávamos totalmente cured.We também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado Se você quer saber sobre o fitoterapeuta chamá-lo em +234 706 542 4920 ou e-mail: herbalcure4u@gmail.com. Deus te abençoe.

Anônimo disse...

tenho 7 meses de casada, minha vida sexual começou depois do casamento.
já é tempo de fazer o primeiro preventivo??

Anônimo disse...

Parabéns! Ameiii os comentários. E galera vammos se cuidar, a coisa é seria. E saúde ta em primeiro lugar.

Anônimo disse...

oi femanda meu nome e conceicao sou casada a cinco anos e so agora eu quiz engravidar ja tem tres meses q tento mais nao deu certo !!!mm ensimaram q fazendo exame de prevencao ajudava a ingravidar ?verdade ou mentira

Anônimo disse...

ola tem 16 anos , não sou mais virgem ... Minha mãe vai me levar pra fazer um preventido pra ver se não vou mais virgem era que tem como saber ?

Anônimo disse...

Olá, tenho 18 anos e tenho 1 vida sexualmente ativa, perdi minha virgindade aos 15 e quando tenho relação com meu namorado sinto doer e arder também sinto cólica na hora e principalmente depois, será que isso é inflamação ou ñ, também nunca fui ao ginecologista.

Anônimo disse...

quando tenho relação as vezes faz um barulho como se fosse um peido é normal.

Anônimo disse...

da minha vagina sai uma coisa que as vezes é branquinha e outras ou antes ou depois da minha menstruação e fede, nunca fui ao ginecologista será o que é isso, o que tenho que fazer.

Dra. Fernanda Santos disse...

olá! para o diagnóstico e, quando necessário, tratamento dos problemas em saude, é necessário uma consulta médica. Neste caso, com ginecologista, que irá ouvir sua queixa, examiná-la e tratá-la. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

A vagina é um canal. Dependendo da proporção pênis-vagina, pode entrar ar neste canal, formando este som como descreveu.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá! não é normal ter estes sintomas, portanto, trata-se de uma inflação, sim. Procure seu ginecologista para diagnosticar o tipo de inflamação e tratar, ok? até porque inflamações vaginais não tratadas podem piorar e causar inflamações no utero, nas trompas e dentro do abdome, provocando infertilidade.

Dra. Fernanda Santos disse...

até tem, mas isso é uma questão de ética. Quando minhas pacientes vão ao meu consultorio com a mãe para saber se elas são virgens, eu não respondo. Mas se sua médica fizer o preventivo como tem que ser: colocando o espéculo (bico de pato) e sua mãe for instruída, ela vai saber que não é mais virgem, sim.

Dra. Fernanda Santos disse...

Oi Conceição. O que quer dizer com exame de prevenção?

Dra. Fernanda Santos disse...

O recomendado é que comece a fazer preventivo 1 ano após a primeira relação, ou acima de 25 anos

Dra. Fernanda Santos disse...

sim, ja que faz mais de 1 ano que iniciou a vida sexual. Ja o governo manda fazer a partir de 25 anos, porque pensam em saude publica. Se você tem acesso fácil ao ginecologista, não deixe pra depois.

Anônimo disse...

Fernanda estou com uma bolinha avermelhada na entrada do canal vaginal. O que pode ser? Somente exames ginecológico pode me dar o resultado disto? Tenho 20 anos e nunca fiz exame algum nen nunca fui ao ginecologista. Essa " bolha" avermelhada pode ser algo grave?

Anônimo disse...

Oi, tudo bem?
Olha tenho 16 anos e me preocupo demais com útero, e tenho 15 meses que tive a primeira relaçao, no caso quando fizer 3anos de relaçoes eu posso fazer o preventivo ?
Beijos, obrigado.

Anônimo disse...

ola!bom dia! fiz um preventivo dia 2 de julho pois estava com uma inflamação horrivel..sendo q meu preventivo ainda n chegou..minha filha fes dia 16 de julho e o dela ja chegou..sera q deu alguma cooisa?eu posso colher outro?grata

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, calma! isso não está necessariamente ligado a alguma patologia. Ainda mais com um atraso tão grande. se tem mais de 1 mes que você fez o exame e até agora, nada, pergunte à sua médica ou à secretária dela o que houve. ok?

Anônimo disse...

Boa tarde a todas! Meu nome é guilherme e minha mae tem 10 anos que nao faz preventivo e hj ela tem 49anos esses dias teve uma descoberta quando fez o preventivo e no resultado deu cisto e mioma !! Meu padrasto me avisou hj pois a minha mae ainda nao falou pra noos filho ...por favor me responde o que pode acontecer com ela ..isso mata ? Da tempo da minha se tratar e se tem chance de fazer tratamento apesar dela esta esse anos todos sem fazer eu estou desesperado aqui vem um monte de merda na minha cabeca...de algo ruim me respondem por favor

Dra. Fernanda Santos disse...

Guilherme, mioma uterino é um tumor benigno. Seu tratamento depende do tamanho, localização no útero e se ele causa sintomas na sua mãe. Cisto onde? Na mama? na vagina? nas trompas? no ovário? A maioria dos cistos também são benignos. Eu não a examinei, não sei de seu histórico clínico, de seus sintomas, nem estou vendo os exames. Sendo assim, somente o ginecologista dela é capaz de esclarecer a sua dúvida, ok?

Anônimo disse...

Ola, me chamo Luciana, sou virgem mas fiz sexo oral com meu namorado , só que começou a sair um corrimento marrom e agora esta saindo um branco, pastoso e eu estou com medo do que seja! E a minha mestruacao nao veio. Me ajude por favor !!!

Dra. Fernanda Santos disse...

Oi Luciana! você precisa ser examinada pelo ginecologista para lhe prescrever o tratamento adequado. Mas acredito que não seja nada grave, pelo que você descreveu...

Dra. Fernanda Santos disse...

nenhum!

sol disse...

Fiz preventivo ontem e estou com muita dor é normal??

Anônimo disse...

se eu tive relação querta eu posso fazer a preventiva sexta feira sim ou ñ

Dra. Fernanda Santos disse...

Sol, isso não é normal. Será que você tem alguma alteração no útero que provocou dor quando o médico tocou o seu colo? tem que investigar...

Dra. Fernanda Santos disse...

pode sim!

Anônimo disse...

Oi tenho 16 anos, e já tenho a minha vida sexual ativa, posso fazer o preventivo?

Anônimo disse...

Oi tenho 16 anos, já tenho a minha vida sexual ativa, posso fazer o preventivo?

Anônimo disse...

Olá, é indicado fazer o preventivo a partir de 25 anos de idade.
Caso vc tiver alguma doença, o próprio exame irá dizer! O ideal é procurar um médico.

Anônimo disse...

Após 1 ano de relação você pode fazer sim! Mas você também pode fazer a partir dos 25 anos de idade.

Dra. Fernanda Santos disse...

isso!

Anônimo disse...

Ola Fernanda, vou fazer meu primeiro preventivo dia 28/10 , e minha menstruaçao vem dia 29/10 , mas ela sempre atrasa 1 ou 2 dias . Posso faze-lo ?

Dra. Fernanda Santos disse...

pode sim, apesar do governo indicar a partir de 25 anos

Dra. Fernanda Santos disse...

é arriscado porque pode não sangrar nada aqui pra fora, mas la dentro pode ter um pouquinho de sangramento, sim.. mas... pode tentar.

Anônimo disse...

Boa noite dra.Fiz uma colonoscopia e de Ascus.Fiz a captura e deu negativo para vulva e colo e positivo alto grau na vagina.Como pode?E hpv mesmo ou o resultado pode estar alterado?

Dra. Fernanda Santos disse...

vc fez uma colposcopia e não uma colonoscopia, certo?
pode ser isso mesmo! o HPV pode ter causado uma lesão na perede da vagina e não no colo e vulva. Correto

Anônimo disse...

A minha ginecologista também dá toque. Ela introduz o dedo (ou dedos, provavelmente) na vagina e pressiona a barriga com a outra mão. É normal examinar palpando os seios, pois existe o câncer de mama e deve-se fazer sua prevenção. Mas atitudes estranhas do médico devem ser observadas com cuidado. Como é um médico que lida com partes íntimas da mulher, a paciente pode achar que o que é normal no exame aparenta abuso sexual. Se você for em homem, exija uma assistente mulher durante o exame, ou vá com uma pessoa de confiança. Ou procure uma médica. Só cuidado para não fazer falsas acusações, pois isso destrói a carreira de uma pessoa inocente.

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Mas enquanto a maioria dos cientistas forem homens, eles não vão se interessar em mudar isso. Eles preferem estudar um método de diagnosticar câncer de próstata sem precisar fazer o toque retal e aos poucos estão chegando lá (dizem que nada substitui o toque). Estão certos, estão evitando dor e constrangimento para a classe masculina, enquanto isso, a gente tem que ficar passando por esses exames dolorosos e constrangedores...

Anônimo disse...

se a menstruação tiver pra chegar, isso pode alterar o resultado do preventivo? como tratar inflamações que são apresentadas no pcu?

Anônimo disse...

Oi Fernanda fiz o preventivo e sentir dores na hora da coleta fiquei super nervosa.. sera q estou com alguma ferida no colo por isso ocasionou a dor?

Anônimo disse...

oi fernanda, tenho 19 anos e ainda não tive nenhuma relação sexual, sendo que minha mãe disconfia de mim e diz que sim, que eu tive. gostaria muito de provar a ela que não, que nunca tive. tem algum exame que eu faça para mostrar a ela? ou alguma coisa que eu faça? me ajuda fê por favor, desde já eu agradeço...

Dra. Fernanda Santos disse...

você pode levar sua mãe no ginecologista para que ela veja que ainda é virgem, ou, se sua mãe souber ver que o himen está íntegro, mostre a ela.

Dra. Fernanda Santos disse...

não altera não. O que é pcu?

Anônimo disse...

Li o seu poste, todo ano faço o preventivo, mais sinceramente sempre com muito sofrimento, sempre parece que estão me cortando um ardor muito intenso e nunca da nada em nenhum exame já fiz até uma endovaginal que também não deu nada, eu desanimo de fazer esse exame sinceramente. :'(

Dra. Fernanda Santos disse...

não é normal sentir tanta coisa fazendo esse exame, mas é necessário relaxar bem para realizá-lo sem incomodo. A Ultra não tem nada haver com o preventivo.. e que bom que não dá nada! espero que não dê nada sempre! não desanime! agora, se sempre dá normal, vc pode fazer com intervalos de 3 anos, como recomendado pelo ministerio da saude, ok?

Anônimo disse...

é um pouco impossível de se relaxar sentindo ardores quando estão introduzindo aquele bico de pato.

Anônimo disse...

Tenho 15 anos e perdi minha virgidade a 7 mês quando eu fui fazer o preventivo não consegui que eu sinti muita dor isso é normal na primeira vez

Anônimo disse...

Pelo que eu sei a pílula do dia seguinte só faz efeito 3 vezes foi o que aconteceu comigo na quarta vez já não funcionou mais e engravidei.

Anônimo disse...

tenho 18 anos e sou casada há 11 meses, quando tenho que fazer o exame preventivo? Se eu fizer com 25 anos pode ocorrer algum problema ?

Anônimo disse...

Dtra outro dia te perguntei o que era ondas livres obrigado pela explicação. Meu papa Nicolau deu nic 3, fui fazer a biopsia é na hora não havia nenhuma lesão, a biopsia foi cancelada. E mesmo assim o cirurgião geral marcou a cirurgia. Fui emails outra ginecologista ela me examinou e disse que não tenho nada de Hpv, disse que com certeza meu exame tá errado ou trocaram. Fizemos outro preventivo estou aguardando o resultado. O que a doutora acha?

Anônimo disse...

Sou virgem nunca tive relações minha menstruação vinha certinho ai derrepente ela veio dois dias antes o que pode ter acontecido estou com muito medo vou no ginecologista sexta

Anônimo disse...

Oi Fernanda tenho 17 anos em breve em poucos meses completarei 18,e tenho relações com meu namorado a 4 anos, quero fazer prevenção mais não tenho vergonha de contar a minha mãe o ocorrido,eu preciso fazer prevenção aggora?
Yaskara.N

Anônimo disse...

Olá Doutora !
Bom Dia ..
Tenho 23 anos , e a tres anos me casei e comecei minha vida sexual , nunca fui em uma ginecologista , agora meu marido ta me cobrando e muito pra que eu faça exames e tal ..
Qual é o mais certo de fazer ? Só o preventivo ou o transvaginal ??? Tô no prazo ainda ? Será se posso ter algum problema pq ja se passou 3 anos ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa noite meu esposo tem hpv tem risco se eu engravidar? E por que estamos tentando engravidar e axo q tô gravida min responda

Anônimo disse...

eu fui fazer o exame so que nahora do exame sangrou, voce sabe me dizer porque ,tanto que o medico nao colheu pois pode dar alteraçao, e ele disse que pode ser o resto da menstruaçao mas falta 1 semana pra minha menstruaçao descer??

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Fernanda boa tarde!
Meu nome é Graziele,
Ameii os seu posts! me tirou mt duvidas!!! parabéns..
Eu queria saber com relação ao resultado do meu exame preventivo.
Deu flora vaginal irregular, isso é grave ?

Anônimo disse...

Ola faço o preventivo amanha , e me mastubei e deixei meu esposo enfiar o pênis algumas vezes mais ele não ejaculou dentro tem algum problema

Anônimo disse...

Ola!! Minha filha tem 17 anos, levei ela pela primeira vez ao ginecologista e eu não sabia que ela ja não era mais virgem, ele conversou com ela particular sem a minha presença, por opção dela.Ele fez a prevenção nela. Ele é um médico idoso,então fiquei preocupada por ele ter feito a prevenção, a senhora acha que ele agiu de forma correta, era mesmo necessário fazer prevenção?? Mesmo sendo que ela tinha um corrimento pouco??

Dra. Fernanda Santos disse...

vc quis dizer que ele fez o exame preventivo do cander de colo de utero? não ha nenhuma contra indicação em fazer na pessoa que ja iniciou vida sexual. Corrimentos de inflamações mais intensas podem prejudicar o resultado do preventivo

Dra. Fernanda Santos disse...

não

Dra. Fernanda Santos disse...

não. e se vc não estver com inflamação clinica, está tudo normal. mas se estiver, é por alteração da flora, como a maioria das inflamações

Dra. Fernanda Santos disse...

pode ter sido uma inflação, uma cervicite

Dra. Fernanda Santos disse...

não.

Amiga disse...

Anônimo, NÃÃÃÃÃOOOO!!! Sinta-se privilegiada em ter encontrado uma gineco que diagnosticou seu vaginismo. Vaginismo tem cura SIMMMM! Procure uma fisioterapeuta, caso queira conhecer mais, procure no Facebook "Grupo de Apoio a Mulheres com Vaginismo". Boa sorte, fique com Deus!

Unknown disse...

Fiz sexo pela primeira vez tirei minha virgindade qur faco

Anônimo disse...

Oii adoreiii seu blog ..olha tenho 27 anos e eu tenho corrimento esverdeado ja tomei metronidazol por 7 dias mais não melhoreii o q vç me indica pra usar ...agradeço

Anônimo disse...

Olá Fernanda tenho 25 anos e tenho uma filha de 2 anos e nunca fiz nenhum tipo de exame ginecológico quando estava grávida fiz somente o pré natal e exames de sangue... Agora estou querendo me cuidar um pouco mais qual os exames devo pedir na consulta pra fazer tipo um checape? Morro de vergonha de dizer q Nunca fui ao ginecologista

Anônimo disse...

Olá. Adorei seu bloco!! Olhe tenho 19 anos e iniciei minha vida sexual a 5 meses com meu namorado. Fui ao ginecologista e ela me receitou o anticoncepcional que tomo direitinho. Uso camisinha quase sempre, quando não uso é apenas durante uns 5 minutos e logo depois uso.. Esses dias me apareceu uma bolinha no grande lábio esquerdo, que não é verruga, que não saiu secreção, apenas sentia dor se pressionasse. E com 3 dias ele desapareceu sem eu usar nada. Isso pode ser alguma dst? Ou apenas alergia a algum sabonete, depilação.. ? Sou muito preocupada com a minha saúde e queria saber se isso pode ser dst..

Anônimo disse...

Olá. Adorei seu blog ! Olhe tenho 19 anos e iniciei minha vida sexual a 5 meses com meu namorado. Fui ao ginecologista e ela me receitou o anticoncepcional que tomo direitinho. Uso camisinha quase sempre, quando não uso é apenas durante uns 5 minutos e logo depois uso.. Esses dias me apareceu uma bolinha no grande lábio esquerdo, que não é verruga, que não saiu secreção, apenas sentia dor se pressionasse. E com 3 dias ele desapareceu sem eu usar nada. Isso pode ser alguma dst? Ou apenas alergia a algum sabonete, depilação.. ? Sou muito preocupada com a minha saúde e queria saber se isso pode ser dst..

Anônimo disse...

Olá. Adorei seu blog ! Olhe tenho 19 anos e iniciei minha vida sexual a 5 meses com meu namorado. Fui ao ginecologista e ela me receitou o anticoncepcional que tomo direitinho. Uso camisinha quase sempre, quando não uso é apenas durante uns 5 minutos e logo depois uso.. Esses dias me apareceu uma bolinha no grande lábio esquerdo, que não é verruga, que não saiu secreção, apenas sentia dor se pressionasse. E com 3 dias ele desapareceu sem eu usar nada. Isso pode ser alguma dst? Ou apenas alergia a algum sabonete, depilação.. ? Sou muito preocupada com a minha saúde e queria saber se isso pode ser dst..

Anônimo disse...

Olá sou casada e uso anticoncepcional, todas as vezes que tenho relação com meu marido ele ejacula dentro gostaria de saber se isso prejudica a minha saúde ou pode causar infecção?

Unknown disse...

O meu exame é amanhã, eu tive relações sexuais ontem. Interfere no exame.

Anônimo disse...

Tive relação com meu namorado na terça-feira posso fazer o enxam Na quinta-feira?

anônimo disse...

Olá eu queria sabe se doer fazer o exame de lamina pq já faz 8 meses q tive relação ai por causa disso eu não consigo me matarão fazer esse exame de lamina pq iria abri um pouco ai eu gostaria de sabe se doe?

anônimo disse...

Olá eu queria sabe se doer fazer o exame de lamina pq já faz 8 meses q tive relação ai por causa disso eu não consigo me matarão fazer esse exame de lamina pq iria abri um pouco ai eu gostaria de sabe se doe?

anônimo disse...

Olá eu queria sabe se doer fazer o exame de lamina pq já faz 8 meses q tive relação ai por causa disso eu não consigo me matarão fazer esse exame de lamina pq iria abri um pouco ai eu gostaria de sabe se doe?

anônimo disse...

Olá eu queria sabe se doer fazer o exame de lamina pq já faz 8 meses q tive relação ai por causa disso eu não consigo me matarão fazer esse exame de lamina pq iria abri um pouco ai eu gostaria de sabe se doe?

Anônimo disse...

quem é virgem pode fazer,o exame é bem mais tranquilo. é bom fazer por questoes das bacterias da propria vagina, e tambem por fatores hereditarios, smp é bom prevenir

Anônimo disse...

olá meu nome e Fernanda tbm tenho 21 e tive mh primeira relaçã. Aos 13 anos e nunca fui a um ginecologista por medo e vergonha por ter um coisa que eu acho um grande problema na minha vida sexual hipertrofia vaginal,por isso tenho vergonha de fazer exames ginecológicos... oque devo fazer para mudar isso?

Anônimo disse...

Olá boa tarde, gostaria de saber se tem algum problema se fizer sexo anal antes de fazer o preventivo??

Anônimo disse...

Boa tarde querida, gostaria de saber se tem algum problema se fazer sexo anal antes do dia do exame preventivo

Anônimo disse...

Oi tenho 15 anos e já tenho uma relação sexual ativa eu nunca fiz preventivo ocorre algum risco de eu não poder ter filho ?

Anônimo disse...

depois do exame, ja pode voltar a vida ativa ?

Anônimo disse...

Faz dois meses que tive a primeira relação sexual, posso ir fazer o exame ?

Unknown disse...

gostaria de saber se posso fazer papanicolau pq tomei uma cerveja e no caso tomei no domingo e tenho exame na segunda

Anônimo disse...

ola, tenho exame para fazer dia 20 e vou estar menstruada. eu queria saber se posso emendar a cartela do anticoncepcional ate la? e realizar o exame com a assim! tem algum problema? me responde por favor!! obrigada desde ja.

Anônimo disse...

Bom dia, tenho 24 anos e tenho vida sexual ativa, já tem 5 anos, e sempre tive dúvida sobre prevenção , eu nunca fiz. Tenho que esperar eu fazer 25 ou já posso fazer. Nunca senti nenhum incomodo ou nada que me fizesse ficar preocupada. Abraços

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog! Estou apavorada vou ter q fazer esse preventivo logo, estou casada a 6anos e nunca fiz preventivo por vergonha, casei com 16 anos e tenho 22 anos e nunca fiz preventivo...

Anônimo disse...

Olá, tenho 15 anos e tive minha primeira relação sexual a 3 meses, mas ninguém sabe . Vou fazer preventivo no mesmo que vem,é a primeira vez que faço, é possível o ginecologista sabe se sou virgem ou não e quantas vezes já fiz?!

lendas, histórias vivas!!! disse...

e no caso de ultero invertido tem algum problema? sangramentos persistem e com dores faz 3 dias

Anônimo disse...

Olha tenho 21 anos e nunca fiz preventivo pois tenho sifis ou crisca de galo , ja faz 5 anos q tenho vida sexual ativa, posso fazer o exame preventivo tenho muita vergonha?

Anônimo disse...

Oi dr fernanda! Eu fiz um teste de gravidez de farmacia. E deu positivo agora decidir fazer o de sangue . so que eu sou uma pessoa muito muito timida , envergonhada entao meu maior medo e o preventivo medo nao e mas porque eu tenho muita vergonha ... Nao tenho coragem pra fazer o preventivo! O que devo fazer????

Anônimo disse...

Boa tarde...tenho 29 anos.. casada..sem prole...dra me rira uma enorme dúvida...
eu fazia meus exames preventivos de 6/6 meses...todos os resultados ok...só apareciam inflamações e tal...passava medicação e tudo certo..no ultimo que fiz em dezembro, ela me pediu pela primeira vez uma colposcopia seguida da biopsia. ..resultado: carcinoma espinocelular Moderadamente Diferenciado. ...como que nunca deu nada antecipando essa doença (5 anos a mesma médica dizendo a cada resultado *tá tudo certo ..É só uma inflamação. .toma isso é aquilo )....minha pergunta é. ...Esses preventivos foram como que nunca deu nada antecipando essa doença (5 anos a mesma médica dizendo a cada resultado *tá tudo certo ..É só uma inflamação. .toma isso é aquilo )....minha pergunta é. ...Esses preventivos foram feitos inadequadamente?
Pq toda pesquisa q eu faço só fala q é um tipo de câncer muito evitável. ..estou sem rumo ....pois fui fazer o exame pra vê se estava tudo ok pra engravidar e olha o que apareceu.. (fiz estadiamento e de 2B) já fiz o tratamento (radioterapia. .quimioterapia e braquiterapia. ..muito sofrimento)
Volto semana que vem com o médico pra saber como foi o tratamento.
parabéns pelo blog..muito esclarecedor...
Obrigado...
lorranablss@gmail.com

Anônimo disse...

ola tive relaçoes ontem posso fazer preventivo hoje?

Eu sou assim disse...

Olá. Todo ano faço prevenção. Troquei minha ginecologista por que vi resultados. Ontem fiz minha prevenção e estou sentindo dores, senti que ela forçou muito e agora sinto dores e fico molhando a calcinha constantemente com um liquido transparente e sem cheiro. Por favor me responda.

Unknown disse...

Oi Sou leandra tenho 17 anos e tenho relaçao sexual desdo 12 anos .E Hj eu vou fazer a minha primeira preveçao Estou com medo e Com vergonha .Preciso saber se a prevençao è de ano em ano qui se faz ?minha mestruaçao veio no dia 22 de agosto e terminou dia 24 acho estranho passa do tres dias mestruada e nao tenho relaçao sexual com meu namorado muito antes de mestruar ..Tem algum problema eu fazer a prevençao hj ?Obg desde ja .

Anônimo disse...

Oi Fernanda Santos por favor estou com uma duvida. a ultima vez q eu fiz preventivo eu senti muita dor e percebi q saiu um pouco d sangue até na hora de por a calcinha eu senti dor e quando observo no espelho vejo q parece q minha vagina esta cortada. eu nao tive filhos ainda parece q o bico de pato foi aberto demais e minha vagina foi rasgada um pouco.... antes os pequenos labios fechavam agora não. fica como se tivesse um buraco isso é normal? quero processar esse medico.

Anônimo disse...

Oi e aí já teve diagnóstico do seu médico? Gostaria de saber ! Obg

Unknown disse...

Oi Fernanda,tenho 28 anos e nunca fui ao ginecologista,ja tive uma vida sexual ativa; tive uma gestaçao que o bebe nasceu de parto normal sozinho porem nao resistiu. Tem como o ginecologista saber que ja tive essa gestaçao? No preventivo tem como saber? Me ajude preciso dessa resposta pra ir ao medico. Obrigada!

Anônimo disse...

Como fačo pra pega minha segunda via do preventivo

Anônimo disse...

Como fačo pra pega minha segunda via do preventivo

Unknown disse...

Hoje fiz o preventivo sera que hoje mesmo ter Relação com o meu marido sem engravidar?

Anônimo disse...

Eu estou gravida não tem nem.1Mês eu posso fazer esse exame?

Anônimo disse...

Olá Fernanda!
Tenho 21 anos e ainda ñ tive relações sexuais. Fui a ginecologista pq agora resolvi ter mas na consulta qndo me perguntou se já tive falei q ñ e um dos motivos de estar lá era isso: pra ver se tava ok pra poder passar a ter. Mas ela pensou q sim e como me diagnosticou com micro cisto falou pra fazer preventivo pra ver se tava ok. Falei q sim, mas pensei q era preventivo apropriado pra virgens. Mas ela foi pra enfiar um aparelho q usa pra fazer em quem já tem relações. Foi muito rápido daí sentir uma pontinha de dor e logo gritei falando q ñ tinha tido relações e ela logo afastou o aparelho dizendo q pensou q tinha tido. Daí usou um palito de picole para ver a cor do meu corrimento e se tinha mau cheiro qndo usou o palito foi na pontinha doeu e ardeu um pouco. Ela ñ me disse nda e eu estava meia baleada pelo susto ñ perguntei. Isso pode ter rompido meu lacre? Pode ter tirado minha virgindade?

Desde já obrigado!

Unknown disse...

Bom dia doutora por favor me tire uma duvida: fiz o preventivo e a medica disse que eu estava com uma manchinha branca,me receitou 2 cremes vaginais e 1 remédio dose única. Gostaria de saber se com esses medicamentos a mancha pode sumir.

Anônimo disse...

Oie Fernanda Vc tem Facebook, seria legal uma pagina no face

Unknown disse...

Depois esteve na dor e tristeza para 2 anos e 11 meses, Dr Molemen foi capaz de restaurar minha vida de volta com sua medicina herbal, meus bons amigos eu tenho sido HIV positivo por dois anos e todos os dias da minha vida que eu choro a Deus como eu era uma mãe de 2 miúdos bonitos que estavam olhando para mim, eu estava tomando minha medicamentos do hospital, eu também fiz algumas orações a Deus que ele deveria fazer algum milagre em minha vida, os meus amigos esta é uma vida tocando história que eu estou compartilhando com todos vocês na rede hoje, alguns meses atrás eu estava navegando na net, quando eu encontrei alguns bons depoimentos sobre Dr Molemen Ervas, e alguém recomendou que ele tenha curado Hiv pelo Dr. Molemen, eu sempre tive fé de que Deus poderia usar alguém para me curar, eu contactado Dr Molemen e eu disse a ele sobre o meu problema ele me disse para não se preocupar que com Deus todas as coisas são possíveis e também que ele estava indo para se preparar para me algumas ervas ervas que estou a tomar e ele está indo para enviar a medicina para mim , bem depois de toda a orientação e medicação de conselhos Dr Molemen ele que eu vou para a seleção novamente para ver o meu resultado estatuto e ele assegurou-me de bom resultado, eu estava com medo neste momento porque eu nunca quis alguém para me dizer novamente que eu sou positivo, depois de dois dias eu fui ao hospital para check-up e eles disseram que o resultado era para sair na sexta-feira, às 11:00 horas na sexta-feira no hospital Doutor me chamou e me disse que o resultado estava fora e eu sou negativo, eu estava chocado e não podia acreditar, eu imediatamente chamado Dr Molemen e disse a ele sobre a boa notícia que ele me disse para se alegrar e se certificar de que eu compartilhar meu testemunho com meus amigos e é por isso que eu estou fazendo isso agora, amigos que você pode entrar em contato Dr Molemen hoje em (drmolemenspiritualtemple@gmail.com ou (dr.molemenspiritualtemple@yahoo.com) ou ligar para ele no +2347036013351, amigos Dr Molemen pode ajudá-lo a resolver qualquer problema entre em contato com ele agora.

Carlasba@hotmail.com disse...

Bom dia mai gostaria de saber se após dois dias se ter feito o preventivo tive relação aí sangrou o pouco ė normal sangrar

Carlasba@hotmail.com disse...

Bom dia mai gostaria de saber se após dois dias se ter feito o preventivo tive relação aí sangrou o pouco ė normal sangrar

Unknown disse...

Sim pode até mesmo os médicos e os enfermeiros fala para você como se deve pois vc tendo relação na terça ai na quarta e Quinta nao pode apenas depois dos resultados que eles irá passa.

Anônimo disse...

Pode sim não a que ter medo mais sim pensa positivo isso e pró seu bem estar de seguir uma vida melhor na relações futuramente.

Unknown disse...

Sim pode até mesmo os médicos e os enfermeiros fala para você como se deve pois vc tendo relação na terça ai na quarta e Quinta nao pode apenas depois dos resultados que eles irá passa.

danyela disse...

Minha mestruação foi embora domingo,será que posso fazer preventivo na terça feira?

Anônimo disse...

FIZ ESSE EXAME PELA PRIMEIRA VEZ ....FIQUEI MUITO ASUSTADA!!!!e horrível!

Unknown disse...

Eu tive relação sexual hoje e amanhã posso fazer a prevenção

Unknown disse...

Eu tive relação sexual hoje e amanhã posso fazer a prevenção

Anônimo disse...

Claro que sim... toda mulher mesmo que não tenha a vida sexual ativa tem que fazer a prevenção.

Unknown disse...

Ola, fiz o preventivo na quarta-ferira e depois que sai da gini eu tive sangramento até achei normal, mas depois permaneceu por 7 dias e meus seios incharam. Queria saber se é normal e devo me preocupar muito?

Anônimo disse...

Pelo exame preventivo,meus país podem descobrir que não sou mais virgem?

Anônimo disse...

Meus pais podem descobrir que não sou mais virgem pelo exame preventivo?

Anônimo disse...

Eu tive relação com meu marido hoje terça-feira, e tenho preventivo marcado para quinta-feira.. eu desisto de ir porque pode ter algum problema ou vou porque não ira interferir no resultado?

Anônimo disse...

Eu tive relação com meu marido hoje terça-feira, e tenho preventivo marcado para quinta-feira.. eu desisto de ir porque pode ter algum problema ou vou porque não ira interferir no resultado?

Anônimo disse...

oi sua a mikaela tenho 20 anos nunca fiz preventivo tenho vergonha!!!!

Moura Bruna disse...

Estou com NIC 3 ..
Minha biopsia acusou NIC 3 displasia acentuada com extensão para criptas de glândulas endocervicais e alterações sugestivas de HPV.
Dra estou com câncer? Tenho 1 filho .. mas gostaria de engravidar de novo ... tenho chances? Fora está lesão .. tenho endometriose.

Dannilo Pereira disse...

Olá boa boa tarde sou homem tá kk vim pedi a ajuda de vocês sobre uma questão,eu e minha namorada ela tem 15 anos e segunda fizermos amor e só que ela sentiu muita dor e já é a quarta vez que fazemos e isso não é normal não né? tentamos mas ela tava sentindo dores e na hora do banho foi lavar a vagina e continua a doer isso nunca aconteceu ela ta muito preocupada,falei com uma amiga enfermeira ela disse que era uma infecção urinária forte queria saber se alguém pode me ajudar por favor? ?? Ela morre de vergonha da genicologista kk mas será necessário ir né eu creio, me ajudem por favor. ..

Dannilo Pereira disse...

Olá boa boa tarde sou homem tá kk vim pedi a ajuda de vocês sobre uma questão,eu e minha namorada ela tem 15 anos e segunda fizermos amor e só que ela sentiu muita dor e já é a quarta vez que fazemos e isso não é normal não né? tentamos mas ela tava sentindo dores e na hora do banho foi lavar a vagina e continua a doer isso nunca aconteceu ela ta muito preocupada,falei com uma amiga enfermeira ela disse que era uma infecção urinária forte queria saber se alguém pode me ajudar por favor? ?? Ela morre de vergonha da genicologista kk mas será necessário ir né eu creio, me ajudem por favor. ..

Dannilo Pereira disse...

Me dêem uma luz por favor

Anônimo disse...

oi meu preventivo é hoje, tive relaçao ontem mais sem gozar dentro tem problema?

Anônimo disse...

oi tenho 22 anos fiz dois preventivos um com 17 ( ja estava tendo relação) porem tive inflamação a medica passou a pomada e o remedio pro meu parceiro tomar . ele se negou pois pensou q estava com doença.entao acabei nao fazendo nada. depois com 18 fiz outro exame e nao tratei a inflamação. depois disso nunca mais fiz preventivo tem 4 anos que nao vou a ginecologista . e pra ser sincera tenho muito medo de ir e descobrir q tenho HpV alguma doença. tenho corrimento ate hoje desde da adolescência sempre o mesmo corrimento

Anônimo disse...

Olá, queria tirar uma dúvida. Vou fazer o preventivo amanhã, mais usei o creme vaginal, mais só nas partes externas e estou com alguma irritação na vagina que não para de coçar. Posso fazer o preventivo ou não? Ou o que faço?

Anônimo disse...

Olá, queria tirar uma dúvida. Vou fazer o preventivo amanhã, mais usei o creme vaginal, mais só nas partes externas e estou com alguma irritação na vagina que não para de coçar. Posso fazer o preventivo ou não? Ou o que faço?

Unknown disse...

Adorei, agora farei o exame sem medo.
Obrigada por tirar minhas dúvidas

Anônimo disse...

Tenho 24 anos, sou virgem e nunca fui ao ginecologista. Ja marquei mas queria saber se posso fazee esse exame ou so quando eu perder minha virgindade ?

Unknown disse...

Gostaria de saber se o especulo do exame papa Nicolau e de aço frio tipo não e lubrificado nem nada?

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 368 de 368   Recentes› Mais recentes»