Ícones

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Incompetência Istmo Cervical

A obstetrícia não vive só de nascimentos de bebês lindos, infelizmente. Esses dias eu internei uma paciente com quadro de Incompetência Istmo Cervical (IIC) com desfecho desfavorável (pois o diagnóstico foi feito em momento que já não seria possível o tratamento) e precisei dividir isso com vocês.

A IIC é quando a musculatura do colo do útero é frágil e não aguenta levar à gestação até o final devido ao peso do útero em constante crescimento, contendo o feto, líquido amniótico e placenta.  Por não aguentar o peso, o colo se abre, a bolsa d`água se rompe e em seguida se inicia um "trabalho de parto ou de abortamento", muito leve, e muitas vezes indolor, que expulsa o feto. 
Na maioria das vezes o diagnóstico é feito quando a gestante que começa o pré-natal conta que já perdeu dois ou mais fetos com 4 ou 5 meses de gestação. Ao saber desse passado, o obstetra realiza uma cirurgia (Circlagem) em torno de 14 semanas de gravidez, que fecha o colo do útero com um fio específico e só retira esse fio no final da gravidez ou se houver alguma intercorrência que justifique este ato. Porém se a paciente não está grávida, mas está planejando engravidar e tem o diagnóstico, ela pode ser submetida à cirurgia de Lash. Outra maneira de desconfiar que o colo é incompetente é durante ultrassonografia transvaginal na gravidez, que evidencia uma herniação da bolsa d`água através do canal do colo. Às vezes nós nos se surpreendemos com esse quadro já  no quinto mês de gestação e, dependendo das condições do colo, ainda é possível realizar a circlagem (desde que os benefícios superem o risco de acontecer a ruptura da bolsa durante a cirurgia). Fora da gravidez o exame chamado video-histeroscopia também pode diagnosticar o colo incompetente, mas este exame não é indicado de rotina para este fim. Em casos onde a paciente está realizando o exame por algum outro motivo o médico é capaz de diagnosticar a IIC e deve informar à paciente para que ela tente evitar a perda fetal em gravidez futura.

(figura copiada do site sistemanervoso.com)
Foram quase três semanas de tensão, pois a paciente acabou perdendo o bebe de 19 semanas e ainda teve a placenta retida, por outra entidade chamada acretismo placentário (a placenta penetra e fica agarrada na parede do útero). Neste caso, muitas mulheres acabam perdendo o útero, mas em condições favoráveis de ausência de sangramento, infecção e dor, há a possibilidade do tratamento conservador, que no caso dela, foram administrados medicamentos e realizado a ressecção da placenta por histeroscopia em dois momentos. 
Tudo acabou bem e agora ficamos mais tranquilas.

93 comentários:

glauciana da silva maia disse...

e estou com esse problema perdi um ontem um bebe de21 semanas estou muito triste

Dra. Fernanda Santos disse...

Glauciana, não tem como nao ficar triste, mas coisas da natureza. infelizmente algumas pessoas passam por isso (muitas), mas deus sabe o que faz e sabe o que a gente precisa passar para nossa evolução. A resposta vem um dia. Tenha fé de que você terá o seu bebê como sonha....

Anônimo disse...

Oiii estou com esse diagnostico desde sexta feira... minha 1 gestacao tive bolsa rota com 25 semanas e meu filho nasceu com 26 semanas passou por uma jornada de mais de tres meses e meio de uti... mas gracas a DEus nao teve nda... nenhuma sequela... agora estou de 25 semanas e me vejo na msma situacaoo.. so q dessa vez descobri q tenho a iic... na sexta feira em uma consulta de rotina de pre natal.. minha go resolveu fazer um intravaginal e viu que so tenho 0,5cm de colo residual.... ou seja tenho altas chances de ter outro parto prematurooo.. estouu de repouso absolutoo so levanto pra ir ao banheiro e comer e tomar banho... fui encaminhada para um especialista em parto de alto risco q tb fez o parto do meu 1 filho.. e ele fez o exame de tok e disse q meu colo esta fechadooo e so me vera semana q vem... tomei os corticoides... e uso toda noite o ultragestan... mas estou mtoo triste por ter descoberto tao tarde... e de nunca ter ouvido falar nissooo... achei legal vc escrever sobre o assunto pois mtas maes perdem seus filhos sem saber o motivo......

Dra. Fernanda Santos disse...

verdade, eu estou torcendo para dar tudo certo desta vez também. Fique de repouso, bem quietinha mesmo!!!! siga tudo que seu obstetra lhe disser!!!! boa sorte pra vocês, quando nascer, me conta como foi! e se vc resolver engravidar denovo, faça logo a cerclagem antes que isso aconteça novamente, ok?

Anônimo disse...

Olá eu perdi 2 bebes fazem 5 anos de IIC de la pra cá não consigo engravidar não sei poorq agora quero ser mae e to correndo atras de um medico especialista que me passe exames pra ver o porq nao to engravidando. aconteceu a mesma coisa comigo a minha placenta nao sai tive que fazer uma curetagem pra retira-la moro no RJ e queria saber se tem algum especialista pra me indicarem por favor me ajudem. fiquem todas com Deus! e força pois nós sofremos muito mais Deus é conosco!

Dra. Fernanda Santos disse...

Você quer um especialista em reprodução humana? este é indicado em caso de infertilidade. Do contrário, é o ginecologista mesmo quem trata. No Rio há boas clínicas de reprodução. Uma delas é a In Foco / profértil com Dra Rogeria Coelho. Ótima!

Unknown disse...

Olá... na minha primeira gestação sofri um aborto espontâneo bem no inicio da gestação... passei por um processo de curetagem....depois de uma ano engravidei meu filho nasceu prematuro com 34 semanas de gestação (parto cesária) pois havia perdido todo o liquido da placenta...ele ficou 42 dias na uti... mas graças a deus hoje ele esta com 3 aninhos e sem sequelas...Mas ninguém soube me explicar o motivo do parto prematuro pois fiz o pré-natal sem intercorrências...Hoje estou gravida de 13 semanas, fiz a ultrassom morfológica..retornei para uma consulta de rotina e levei hoje o laudo da ultra para meu ginecologista... descobri que tenho o colo uterino curto e ele me indicou a cerclagem para evitar um parto prematuro, nunca ouvi falar nisso estou com muito medo...vou realizar esse procedimento Domingo dia 17-06.. Gostaria de saber quais são os riscos estou com muita duvida em fazer ou não... Achei muito interessante seu blog, pois é justamente o que eu estou passando.
Fica com deus.

Anônimo disse...

Boa tarde Fernanda, meu nome é Elaine, vou fazer 34 anos, aos 21 anos tive minha 1ª gestação, meu bebê nasceu com 25 semanas, nasceu prematura, viveu 23 dias e faleceu.
Depois de 3 meses de sua perda eu estava grávida novamente, e com 5 meses e meio de gestação já comecei a entrar em trabalho de parto novamente, tive meu filho com 30 semanas e meia de gestação, ele ficou internado por 5 dias e graças a DEUS resistiu, hoje está com 11 anos e é um forte menino.
Depois do 2º parto prematuro, fui diagnosticada com Incompetência Cervical, e fui informada que se resolvesse engravidar novamente teria que fazer a tal cerclagem.
Durante anos fiquei com medo de tentar um nova gravidez e passar por tudo aquilo novamente.
Me separei do meu 1º marido com tive meus dois filhos, e me casei de novo, meu marido hoje quer ter filho comigo, mas tenho muito medo, fico muito insegura, por favor me de uma luz, será que depois de tanto tempo ainda terei que fazer essa cerclagem?
Ou será que meu útero já amadureceu?

Anônimo disse...

Desculpe não foi 5 dias e sim 50 dias internado(Elaine)

Dra. Fernanda Santos disse...

Fernanda, respondi tarde demais... como foi o procedimento? tudo certo?

provavelmente você deverá passar pela cirurgia. eu faria, com certeza! não arriscaria. tem que ver o risco beneficio. melhor é esperar a proxima gravidaz e acompanhar bem de pertinho... com ultras precoces e curtos intervalos.. observar o primeiro sinal de incompetencia e agir nesse momento

Anônimo disse...

Obrigado Fernanda, descobri agora que tenho um mioma no útero.
Então além da imcompetencia ainda tenho um mioma, como devo agir nesse caso?

Dra. Fernanda Santos disse...

depende do tamanho, localização do mioma, quantidade, e se ele e dá ou não sintomas! tem mioma que não é preciso fazer nada!

Trícia disse...

Olá
Tenho 42 anos, estou grávida do 3º filho e passei pela minha 3ª cerclagem no último sábado.

Perdi meu primeiro bebe com 24 semanas, uma criança perfeita, que nasceu, mas por conta do tempo não sobreviveu. Após o acontecido, fui de médico em médico, até que um deles acendeu a luz, e me explicou o que havia acontecido.

O médico que faz o procedimento, faz toda a diferença, o minha primeira foi horrível, a ponto de me fazer mudar de ginecologista. Contudo, o meu médico atual é fantástico, saio da anestesia sem sentir absolutamente nada, isso mesmo, zero de dor.

Agora estou em casa, sem repouso absoluto, até por que já tenho duas crianças. Apenas tomando o cuidado para não abusar. O procedimento pede mais visitas de pré-natal e um número maior de ultrasson.

Também não impede a escolha do tipo de parto. Minha primeira filha nasceu de cesária, e o meu segundo de parto normal(que espero que aconteça com este).

Não tenham medo e a acreditem do profissional escolhido por vocês, caso não sintam confiança, vale a pena mudar.

Patrícia Peixoto

Anônimo disse...

Existem formas de se descobrir o IIC sem estar gravida? ou seja, saber se a mulher possui a musculatura do colo frágil antes de engravidar? E quais serião os exames????

Unknown disse...

Tenho 32 anos e estou na minha quarta gravidez. Tenho só um filho vivo com 8 anos.
Em 1997, perdi uma menina perfeita às 20 semanas. Não disseram o motivo.
Em 2001, perdi um com 26 semanas. Disseram que é por causa da Miastenia e da Esferocitose a qual sou portadora.
Em 2004, engravidei e com 14 semanas finalmente a Dra. Eliana descobriu que era ICC e que não dava mais tempo de fazer cerclagem. Fiquei deitada até 36 semanas e o Juan nasceu com 3,220 e 47 cm. Hoje, com 8 anos.
Estou com 5 semanas e estou com medo. Dói a cerclagem?

Dra. Fernanda Santos disse...

a histeroscopia pode desconfiar de IIC, antes da gravidez. A USG durante a gravidez, tb. mas certeza mesmo, é pela história clínica..infelizmente.

Cerclagem é um procedimento cirurgico, com anestesia, portanto, não dói nada. e o pós operatório também é muito tranquilo no quesito dor.

Anônimo disse...

TIVE IIC, DESCOBRIR CEDO E FIZ CERCLAGEM DEU TUDO CERTO MINHA FILHA ESTA COM 2ANOS E 9 MESES,SE EU EMGRAVIDAR DINOVO VOU TER O MESMO PROBLEMA!

Anônimo disse...

SOU UMA MULHER DE SORTE, TENHO IIC, DESCOBRI NO QUINTO MES DA MINHA PRIMEIRA GESTAÇÃO, NÃO FIZ CERCLAGEM POR CAUSA DA PLACENTA, MAS INIBI O PARTO ATÉ 30 SEMANAS COM REPOUSO ABSOLUTO E MEDICAMENTO. MINHA FILHA ESTÁ COM 3 ANOS SEM SEQUELAS. ESTOU GRÁVIDA DE 16 SEMANAS, FIZ CERCLAGEM COM 14 SEMANAS, JÁ ESTAVA COM DILATAÇÃO. ESTOU DE REPOUSO RELATIVO.

vanessa disse...

è tranquilo, mas vc precisa fazer repouso relativo ou absotuto.

Dra. Fernanda Santos disse...

provavelmente, sim. mas medicina não é matemática. ja vi de tudo nesta vida.. rsss

Dra. Fernanda Santos disse...

vai dar tudo certo!!!!! beijo grande!

Anônimo disse...

estava gravida de gemeas no começo do mês elas nasceram com 23 semanas e 5 dias descobri que tenho IIC, perdi as duas uma com 1 dia e a outra com 3 dias de UTI, mais não desanimei agora quero engravidar de novo, e sei do meu problema. Só fazer cerclagem.

RMMB disse...

Estava gravida de 23 semanas quando do nada senti uma dor forte que foi aumentando, já havia perdido o meu primeiro filho, e estava na 3 gestação, ouvi do Ginecologista que vc vai perder o seu filho não é fácil, agora estou com o diagnóstico em mãos, ainda me sinto um pouco insegura mas vou colocar nas mãos de Deus, seja feita a vontade Dele.

Michele Sales disse...

eu descobri hj com 21 semanas que tenho IIC, ainda posso fazer a cerclagem?

Anônimo disse...

Boa noite, eu tenho 32, tenho uma filha com 13 anos que nasceu prematura, com 25 semanas eu entrei em trabalho de parto, perdi muito liquido, fiquei internada por 40 dias, ela nasceu com 31 semanas, a seis anos venho tentando o 2º filho, engravidei 5 vezes, uma gestação ectopica, e 4 perdas, a ultima foi dia 07 de novembro, eu estava com 16 semanas, minha bolsa rompeu, e não havia mais nada a fazer... e aida tive uma complicação, minha placente aderiu a parede do utero, eu quase perdi o utero... e só agora diagnosticaram IIC, ainda tenho muitas duvidas, minha GO está afastada do trabalho, vai ter um bebe... aí até me encontrar com ela, estou buscando informações pela internet... a cerclagem é segura? se eu fizer, isso garante que a gravidez vai adiante?

(Lílian Reis)

Anônimo disse...

Olá Fernanda, Já tive 5 gestações, porém somente tenho 1 filha de 6 anos, a primeira foi aborto espontâneo bem no inicio, a segunda descolamento de placenta com 20 semanas,a terceira bolsa rota com 24 semanas,a quarta nasce minha linda e perfeita filha VITÒRIA com 4,160kg e 52cm, e agora a quinta que estava tudo muito bem até dia 11/11 que fui ao hospital com uma pequena dor, que foi diagnosticada com infecção de urina, voltei no mesmo dia a noite e fiquei internada com inicio de trabalho de parto minha bebe nasceu dia 13/11 com 26 semanas...viveu somente 8 dias....muito triste ter que enterrar minha pequena Valentina. Então somente agora suspeitaram IIC, mas ainda tem dúvidas.Aguardo sua opinião.Pois apesar de todo sofrimento das perdas quero ter outra filha.

Tatiane

Anônimo disse...

Ola, estava gravida de gemeos, um casal, resultado de uma fertilização, com 20 semanas entrei em trabalho de parto, a bolsa da menina havia estourado, fui internada, a menina ficou viva por 72hs sem liquido, pois seu corpinho não saiu totalmente do meu utero, ficando apenas a cabecinha. após o obtido minha obstetra realizou o parto da menina vaginal, e para tentar segurar o menino, realizou a cerclagem. Ocorreu tudo bem, antes de completar 24 semanas o liquido da bolsa do menino secou, porem não foi bolsa rota, e ninguem soube me explicar o pq o liquido secou de um dia para o outro, pois 2 dias antes havia feito o usg e esta d normal, enfim, acabei adquirindo uma infecção e reação alergica a buscopan, e o menino nasceu com 24 semanas pesando 635 gramas. passei 33 dias na UTI Neo natal, meu filho ja havia passado por 2 hemoragias e 1 cirurgia em apenas 20 dias, mas infelizmente adquiriu uma infecção causada por fungo e venho a falecer, não consigo me conformar e me pergunto se em uma proxima gestação passarei por td isso novamente, não tenho medo da cerclagem, pois minha obstetra disse q se engravidar terei q fazer por volta de 12 semanas, meu medo é ter novamente a infecção.
Tentarei novamente engravidar, mas ira demorar um pouco, pois o medo e a tristeza ainda esta muito presente.

Unknown disse...

Pude ter o privilegio de gerar um milagre por 5 meses mas no dia 06/01/2013 tive um aborto tardio, sofri muito com muitas dores fiquei internada por 6 dias ( Muitas dores, contrações) cheguei a 5 de dilatação mas meu bebê nasceu morto. Espero por este milagre a 8 anos e quando consegui perdi, Neste momento minha vontade é sumir mudar de estado sei lá eu meu esposo estamos assim um caco. Eu pude ver tudo e saber como era cada detalhe do meu filho, hoje a sensação que tenho é que não vou conseguir ter outro filho ou então que vai demorar, olho para o quarto do meu bebê vejo carrinho roupas, lembrancinhas para o chá de fraldas etc.. me dói muito a lembrança esta muito forte em minha memória.
Foi através do aborto tardio que o meu médico descobriu que tenho problema Istmo Cervical: Quando chego no quarto, quinto mês de gestação o orifício do útero não aguenta com o peso do bebê e antão entra em trabalho de parto antes do tempo, com isso íamos tentar fazer uma cirurgia cerclagem, porém no dia 06/01/2013 meu médico chegaria de viajem diretamente para fazer o procedimento em mim mas não deu tempo.
Após uma consulta com o meu Obstetra e Ginecologista ele falou que posso engravidar daqui 15 dias mas ele não acha apropriado então pediu para eu esperar 3 meses para começar a tentar e então esperar por meu milagre e quando eu chegar de 14 a 15 semanas ele me interna para fazer a cerclagem para eu conseguir levar minha gestação até o final. Hoje sei que posso gerar um milagre porem neste momento minha alma grita de tanto sofrimento e a lembrança de como seria.. com seria com o meu filho nos braços neste momento e para ser mas sofrimento depois de 3 dias meus seios estão cheios de leite chega a me dar febre e estão empedrado vaza todas as noites olho e fico imaginando meu filho mamando. Bom tenho que para de escrever já não consigo mais minhas lagrimas falam mais alto..

Anônimo disse...

olá querida meu nome é Suellen tenho 25 anos e passei pelo mesmo que vc!tentei engravidar por 2 anos pois tenho ovario policistico e quando consegui engravida tive um aborto de 23 semanas um menino que muito desejei! sofri muito, tive que fazer curetagem e apos um ano resolvi engravidar e levei um grande susto gemeos! com 17 semanas começou meu pesadelo de novo, descobri que tinha IIC, estava com hemorragia intensa e 2cm de dilatação!! fiquei de repouso absoluto no hospital não levantava nem pra tomar banho pois estava com 16mm de colo!!com 27 semanas Matheus e Gabrielli nasceram ai começou a luta pela vida Gabrielli ficou 3 meses e meio e Matheus 5 meses e meio na uti e hoje estão com 1 ano e 10 meses e são perfeitos!!!!! valeu a pena todo meu esforço por eles!!!!!

Unknown disse...

Suellen minha linda muito obrigado por compartilhar o seu milagre comigo.. Eu creio em Deus que na hora certa receberei meu milagre tão esperado, No dia 06/02 fez 1 mês que perdi meu bebe como vc sabe, mas no dia 05/02 fui na consulta com o meu médico e ele falou que estou ótima e até me liberou para começar a tentar fazer meu bebê. Agora é só esperar em Deus o momento certo. Qualquer novidade escrevo na rede..

Anônimo disse...

perdi dois bebes o ultimo foi dia 15 de janeiro de 2013.ja sei q tenho esse problema estou esperançosa para a próxima mas vou esperar um pouco. leidiane

Anônimo disse...

Oi,meu nome é Rayneria,tenho 17 anos,é a 3 gravidez e dessa vez o senhor me abençoou com gemeos estou com 19s,ainda nao sei o sexo,mas se deus quizer eu vou bater a morfologica 05/03 pra saber da saude eo sexo. To mt ansiosa mais preocupada,fiz a cerclagem para poder segurar os bebes,ja tive dois abortos todos entre 20 e 21 semanas um em 07/05/11 e o outro 19/12/12,todos dois eram meninos,fique mt arrazada, e dpois de ter perdidos estou com uma vontade mt grande de ter os meus bbs,descobri que tinha IIC,e fiz a cerclagem,to de repouso absoluto e pedindo mt a deus pra que de tudo certo. eu queria saber se com a cerclagem eu posso chegar ate as 38 semanas ou ate mais gravida gemeos?? rezem por mim,pois estou com mt medo,e pesso a deus que todas vcs consigam ter os seus bebes saudaveis e fortes.

Anônimo disse...

Oi meu nome é ale tenho 35 anos e 19 anos de casada, passei por uma fiv , porém ontem fez um mês que perdi minha bebe, ela estava com 26 semanas. Meu colo dilatou 10cm, ela nasceu de cesaria e viveu 8hs e foi morar com Deus. Hoje estou me recuperando, não perdi a fé em Deus e vou tentar novamente, creio que vou ter meu milagre em meus braços.

simone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
simone disse...


minha linda meu nome e simone tenho 38 anos, Deus sabe de todas as coisas, eu tambem passei por essa tristeza recentemente, hoje faz 9 dias que perdi o meu filho, eu levei 12 anos pra engravidar e quando descobri foi uma felicidade enorme fazia ultrassom quase toda semana e estava tudo indo bem ,nao tinha nada de errado com o bebe,mais quando completei 21 semanas de gestação no dia 31 de janeiro de 2013 comecei a sentir uma pressão na vagina e uma pequena resolvi ir na emergência, chegando la o medico me pediu pra fazer um exame de urina e deu uma infecção urinaria, me passou uma antibiótico fraquinho e fui pra casa no dia seguinte senti que estava saindo um escorrimento liguei pra minha Go e ela disse que poderia ser do antiflamatorio falou que era normal no dia seguinte comecei a perder liquido amniotico mais eu nao sabia que era o liquido achei que era normal por eu esta tomando antibiótico que o medico tinha me receitado mais quando foi dia 5 de fevereiro de 2013 fui ao banheiro e senti que tinha descido algo diferente tipo uma gosma com sangue corri pra emergência chegando la tive uma noticia que eu não queria ouvi foi horrível a medica disse que o meu útero estava aberto e que meu filho estava fora do útero e que ele poderia sair a qualquer minuto eu entrei em desespero por que ele so ter 21 semanas , tive que ficar de repouso sem fazer nada nem ir ao banheiro,tive que fazer tudo na cama , quando foi no dia 12 eu contrai uma infecção uma bactéria muito forte, comecei a ora e conversar com Deus e chora muito, no mesmo dia comecei a tomar um antibiótico que não fazia mau ao bebe só que no dia 14 de fevereiro fiz mais um teste de sangue pra ver se tinha diminuído a bactéria,e ela tinha aumentado e veio o pior a medica disse que tinha que induzir o parto pra salvar o meu útero por que o meu bebe já estava contaminado e que ele não ia sobreviver, nossa eu entrei em desespero parecia que eu ia morrer foi horrível e no dia 14 meu bebe nasceu lindo cabeludinho estava todo formadinho era a cara do pai infelizmente ficou vivo por 10 minutos, nossa perder um filho e a coisa mais triste ,a medica disse que quase perdi o meu útero, por que a placenta estava colada no útero e tiveram que fazer uma curetagem mesmo passando por essas tristeza eu tenho que agradecer a Deus por me deixar com o meu utero a minha GO disse que assim que eu engravida eu terei que fazer uma cerclagem por que o meu útero e IIC estou muito triste fiquei igual a você minha querida estou com o meus seios cheios de leite e o meu bebe não esta aqui pra amamenta-lo isso e uma dor que nunca vai sair dos nossos corações mais tenha Fé,não desanime nunca, Deus e contigo ele tambem vai nos dar a nossa benção em breve e depois estaremos aqui contando a nossa vitória fica com Deus nunca esqueça disso Deus sabe de todas as coisas agradeça sempre por que Deus nos deixou com o útero pra que tenhamos muitos filhos bjs.

Unknown disse...

oi passei por isso no dia 12-03-2013 estava gravida de 19 semanas de ma menina.. estou muito triste,,bj gilvania,

Anônimo disse...

ola, minha filha nasceu de 20 semanas ficou 2 horas viva e morreu.descobri q tenho iic. se vcs souberem de um obstetra bom por favor me falem pois não quero passar por isso de novo. esta muito difícil pra mim.

Anônimo disse...

Ola meninas! Me chamo Letícia tenho 24 anos e sou casada a 03, no dia 27/02/2013 fui diagnosticada com ICC, quando fui fazer uma cirurgia pra retirada de um cisto do ovário direito, meus médicos aproveitaram que eu estava anestesiada e fizeram uma serie de exames que não dava pra serem feitos no consultório justamente porque tinha que ser com anestesia e um desses exames foi a HISTEROSSALPINGOGRAFIA que é o raio-x contrastado da cavidade uterina onde ele aplicam contraste iodado através do orifício do colo do útero, e assim descobriram que eu tenho ICC, e que certamente eu nasci com isso, pois nunca fiquei grávida, eu e meu marido ficamos entristecidos com a noticia, e que mesmo fazendo a cerclagem não há uma garantia de 100% de não perder o bebe mas que as chance são grandes se eu fizer repouso absoluto, desde me afastar do trabalho já que moro em uma cidade e trabalho em outra e pego ônibus todos os dias ida e volta, a não realizar tarefas domesticas e nem mesmo ter relações sexuais ou seja resumindo da cama pro banheiro, agora mais que nunca meu bebe terá que ser planejado e farei tudo que for preciso pra que eu não os cerca, mas dói muito saber que isso pode acontecer, a única certeza que tenho é que Deus vai cuidar de nos..... nossa to com o coração mais aliviado agora, de compartilhar com vocês desse meu problema, pois só minha mãe, pai e irmãos sabem e decidimos manter isso em segredo das demais pessoas que nos cercam, pois meu irmão já tem problemas pra engravidar minha cunhada e que nem por inseminação artificial eles conseguem ter um filhos, já si foram 3 tentativas e nada, assim evitamos maiores especulações que nos machucam muito, é como o ditado de colocar o dedo na ferida dos outros, nada comparado a dor de quem já perdeu um filhos mas dói muito....valeu pela atenção........... que Deus cuide de todas nos............

Anônimo disse...

cmg tbm aconteceu... Há 4 meses entrei em trabalho de parto com 23 semanas, fiquei internada por 1 semana recebendo medicação para amadurecer o pulmao da minha filha e inibir as contrações até que minha bolsa estourou e ela nasceu, sem chorar, mas mexendo as perninhas, infelizmente Deus a levou 1 hora dps com laudo de prematuridade extrema... Sofro mt por isso. Essa foi a minha segunda gestação. A primeira com 9 semanas foi detectado ausencia de batimento cardiaco. Era possível saber que eu tinha esse problema no útero na segunda gestação, uma vez que fazia mensalmente pré natal? Obrigada!

Unknown disse...

Oi, me chamo Winny tenho 23 anos, passei por ele pesadelo 2 vezes a primeira gestacao foi bem no comecinho e ate entao foi falado q era aborto espontaneo e a segunda foi agora 22/07/2013 a menos de uma semana, perdi meu meninao com 24 semanas com o mesmo diagnostico IIC..Fiquei internada por 10 dias tomando medicamentos e em repouso absoluto, ainda tentei fazer a cerclagem, mas ja estava com 21 semanas, e o colo do utero estava muito fino e se forçar iria romper a bolsa, mesmo assim ainda aguentei mas 3 semanas. Meu marido estava cmg o tempo todo, e assistiu ao parto, senti meu filho nascer mas o Miguel nao resistiu e faleceu assim q nasceu..a pior parte foi ter q enterrar meu pequeno q desejava tanto pegar em meus bracos e poder encher de beijos, aquele caixaozinho branco, e aquele cortejo funerario levando o corpinho do seu filho, acreditem eh a pior coisa do mundo, o pior dia da minha vida..e quando lembro de tantas vezes ouvir os batimentos cardiacos dle dentro da minha barriga, me da uma tristeza profunda..So Deus sabe o quanto queria ele aqui, ter q encarar as roupinhas compradas os presentes, eh muito triste, pior p mim eh a menstruação pois lembro que era pq ele estava ali, todos falam p mim fazer tratamento e engravidar daqui a 4 anos. Magina quero ter outro logo e agora sabendo o q eu tenho vou fazer a cerclagem d novo o quanto antes e fazer o possivel p ter o meu bebe tao sonhado..Me sinto bem melhor em poder compartilhar esse momento tao difícil com vcs, q tbm tem esse problema e q tbm desabafam!..Obrigada meninas, sorte e força a todas..Deus abencoe.

Anônimo disse...

Eu sou Graciele aconteceu comigo tb, 31/08/13 hoje foi a missa de 7 dia, estou muito triste mas creio em Deus, e sei que meu anjinho vai guardar eu e o pai dele.

Anônimo disse...

dependendo da anestesia não dói nada

Unknown disse...

Sua história é igual a minha. Como descobri tarde não pude fazer cerclagem. Vc conseguiu segurar o bebe Até quantas semanas?

Unknown disse...

ja perdi 3 bebes um deles foi na semana passada e mesmo sabendo do meu problema não encontro um medico competente que faça o fechamento do colo do ultero... não sei quantos mais terei que perder ate que um medico faça alguma coisa... ''Muito triste''

Unknown disse...

Hoje faz 5 dia q perdi o meu bebe, estava de 20 semanas....É muito triste, mais descobri q tenho esse problema na minha 1 gestação.
Mais ñ vou desistir agora sabendo do problema que tenho assim q descobri minha gestação já vou tomar todas providencia pra que possa ter a felicidade de ter meu filho em meus praços

Unknown disse...

Olá meninas hoje está fazendo 1 mes e 14 dias que perdi JOÃO GABRIEL pois estava com 16 semanas quando ve eu senti uma dor muito forte já era a dor da contração pois fui ao hospital chegando lá já estava com sangramento pois na hora que a médica pediu para passar o aparelho a bolsa rompeu em suas mãos pois eu e meu esposo entrou em desespero pois ha 4 anos ha trás tive uma gravidez ectopia era um menino EMANUEL tive que fazer cesarea é hoje terei que fazer varios exame para ver a causa até hoje não sei direito pois DEUS NOS DARA VITORIA

Unknown disse...

oi meu nome é gessi já tive quatro gravidez sem sucesso na terceira descobri que tenho icc e descobri que estava gravida 11/10/2013 ai dia 26/11 internei e fiz a cerclagem muito tranquilo mas não me falaram nada no hospital sobre medida do colo do utero tanto que estava já com 19 semans quando perdi novamente e meu medico não tinha pedido nem uma eco pra ver o colo ainda acha estranho mas ela me dizia que tava tudo mas toda semana quase tava no hospital com dor ou sangramento em fim 12/01/2014 perdi meu bb novamente já cerclada com 19 semas doi muito 4 gravidez e nem um sucesso os medicos me disseram que na proxima vou fazer o procedimento novamente e muito repouso mas to com muito medo ele falou que posso egravidar em 6 meses ...mas e o medo?

Anônimo disse...

Tenho 24 anos e perdi meu menininho em junho/13, com 23 semanas. Entrei em trabalho de parto, fiz um ultrassom (o colo estava com 3 cm) e fiquei internada 4 dias, sentindo contracao sem parar. Nos dois ultimos dioas, eu nao consegui comer e nao conseguia virar o corpo na cama. Sangrei muito, perdi liquido e o bebe parou de se movimentar. A medica fez o toque e o pezinho ja estava no canal, saindo. Ate hoje eu nao sei como aguentei. Provavelmente ele ia sair em cima da cama a qualquer momento. Foi parto normal e eu nao quis ver o bebe para ficar so na minha imaginacao como ele seria se estivesse vivo. O diagnostico foi IIC mas eu nao concordo. Meu coracao nao aceita. Eu nao me conformo. Sofro muito por meu filho ter perdido a vida. Estou indo a psicologa mas ainda nao esta adiantando. Pergunto a Deus todos os dias porque ele levou meu filho embora e porque tantas maes abortam por querer e nao acontece nada com elas. Espero que essa dor passe logo.

Leticia.

Unknown disse...

meu nome é Vanessa, hoje tem 4dias que perdi meu segundo bebê. ta doendo muito demorei 13anos para engravidar e já perdi 2.na primeira perda o médico falou que na próxima gravides seria necessário a ceclagem meu atual obstetra discordo .e com 21semanas olha eu com dilatação total sem dor com a bolsa protusa na vargina depois de 8 hs meu bebê nasceu e veio a falecer minutos depois.até agora não me conformo .já estou com 37 anos não sei se terei coragem de tentar novamente.ta doendo de mas só sabe quem já passou.

Anônimo disse...

Quem tem IIC pode ter um parto normal mais rápido e com menos dor? Pergunto porque os partos prematuros são sempre relatados como se a mulher não percebesse que estavam ocorrendo.

Anônimo disse...

Eu fui diagnosticada com 14 semanas com IIC. Nesta segunda-feira, dia 14 de abril de 2014 fiz a cerclagem. No dia seguinte senti um pouco de cólicas, bem leves, tomei buscopan e td ficou mais calmo.
Após a cirurgia há um pouco de sangramento, mas totalmente normal, pois houve costura no colo do útero. Hj, no segundo dia apos a cirurgia, já quase nao ha sangramento. A médica (um anjo) passou 15 dias de repouso absoluto, com retorno para avaliacao após 8 dias da cerclagem. Mas disse q inicialmente acredita q voltarei a ter uma vida normal, apenas com os cuidados normais inerentes a uma gravidez.
Eu fiquei muito preocupada durante o inicio da gravidez, pois sempre estava com sangramentos e começou a aparecer uma secreção tipo um catarro. Nada era diagnosticafo, foi quando mudei de médico e foi detectada a minha IIC.
Glorifico a Deus todo o momento, pois é minha primeira gravidez e fui diagnosticada em tempo de realuzar a cirurgia.
Estão, se vc ja sabe q tem esse problema, faça o procedimento, busque essa segurança para vc e seu bb.
Espero voltar a comentar no blog depois do nascimento do bb, com a graça de Deus.

JPM disse...

Alguém, aqui do Rio de Janeiro, que possa me indicar um médico especialista em gravidez de alto risco que faça a cerclagem?

graça disse...

ola meninas hoje e um dia muito triste para mim tambem hoje ea missa de setimo dia das mimhas filhas mariana e isabela gemeas identicas lindas com 21 semanas dei entrada na emergencia sem dor mas com um corrimento parecido co uma geleia bem forte quando fui atendida ja estava com dilataçao total e fui internada tomei medicaçao para inibir a contraçao ea dilataçao mas nada adiantou elas nasceran com 440g e 408g viveran 3 horas fui diagnosticada com iic mas agora nao sei se quero passar por isso de novo vamos esperar o tempo tirar essa dor do meu coraçao boa sorte a todas nos e que deus nos de a vitoria bjs

Aline disse...

Olá! Na minha primeira gravidez foi diagnosticado ICC com 26 semanas, e foi horrível. Pois, o meu colo estava afunilado e curto. Tinha muita cólica e contração. O meu médico preescreveu repouso abdoluto e tomei as injeções de corticoide e usei Adalat. Foram 57 dias de repouso total, sendo 30 no hospital. Minha filha nasceu com 33 semanas e ficou apenas 7 dias na Uti. O meu parto foi normal, pois a bolsa estorou e o meu médico disse que seria o melhor para ela. E foi, hoje a Sofia esta com 2 anos e 3 meses e é super saudável.
E eu estou agora grávida de-novo, medindo o colo de 15 em 15 dias, e detectamos o encurtamento com 22 semanas. Logo, desde este dia até hoje o que estou fazendo é repouso absoluto. É bem difícil, pois tenho Sofia e quero atende-la. Mas, a sorte que tenho a minha sogra e o meu marido para me ajudar. Já se passaram 69 dias e hoje completo 32 semanas. Estou muito esperançosa com a chegada do Benicio. Só tenho medo da pre'maturidade. Não fiz a cerclagem em nenhuma das duas gravidez, pois o meu médico achou que poderia romper a minha bolsa já que tinha contração. Uso diariamente à noite Progesterona e tomo Adalat.
Sorte para todas vocês! Façam o repouso que é sem dúvida a única solução para estes casos. Abraços

Dra. Fernanda Santos disse...

Graça, só você sabe da sua dor, mas logo Deus irá lhe dar forças para uma nova tentativa. Agora que você ja sabe do diagnostico, será mais dificil perder novamente, pois será feito a Cerclagem no tempo certo. Não desanime!

Dra. Fernanda Santos disse...

Jucileia, todo obstetra pode fazer cerclagem. Não existe uma especialidade em gestação de alto risco. Existe é o médico que faz ou não obstetricia, e aquele que não quer tratar de gestantes com problemas de saude ou na gravidez.

Dra. Fernanda Santos disse...

e irá!!! torço por você!

Dra. Fernanda Santos disse...

às vezes. Quem tem IIC dificilmente terá problemas na dilatação do colo durante o trabalho de parto. E no caso de prematuros, quanto menor o bebe, mais facil o parto, se levarmos em consideração apenas o tamanho do feto e não outros fatores como a posição, pr exemplo.

Anônimo disse...

Oi, me chamo Aline, estou na minha 3 gravidez, a primeira foi em 2009 estava com 25 semanas quando comecei a sentir forte dores, fui pra emergencia e ja estava com 7 cm de dilatação, era um menino ficou vivo 2 dias e morreu. A minha 2 gravidez foi em 2011, quando estava de 16 semanas comecei a perder liquido fui para emergencia, mas meu bebe ja estava no canal era outro menino e nao podia fazer mas nada.
Em março desse ano engravidei, no dia 11 de julho fiz a ultrasson morfologica com 19 semanas meu colo ja havia comecado a abrir foi quando minha medica solicitou a transvaginal e foi diagnosticado a iic, ja estava com 20 semanas e a minha GO achou melhor nao fazer a cerclagem pois a bolsa poderia estourar, estou usando evaconil e desde do dia 17 de julho estou de repouso absoluto e hoje estou completando 32 semanas e tenho fe em Deus que chegarei a 37 semanas. Fiquem com Deus e nunca desistam dos seus sonhos.

Dra. Fernanda Santos disse...

Isso! força! torço por vocês! depois vem contar pra gente quando o bebe nascer, lindo e cheio de saude!

Anônimo disse...

Olá me chamo Mari,estou gravida de 27 semanas.Com 24 semanas fiz uma transvaginal que deu cérvix uterina medindo 44mm com dilatação de 10mm do orifício interno e herniação de bolsa de 17mm.O que quer dizer?Meu go diz q não vai fazer cerclagem pois corre o risco da bolsa estourar.Estou usando inibina e dactil e fazendo repouso(levanto pra comer e banheiro).Outra dúvida bolsa protusa e herniação de bolsa são a mesma coisa?

Aline disse...

Gente o meu bebê nasceu com 37 semanas! O Benício é lindo e está agora com 4 meses. Cada dia dos 113 que fiquei de repouso absoluto valeu a pena. Façam isso que tudo dará certo.

Anônimo disse...

Estou com 12 semanas de gestação e descobrir ontm que tenho iic. Acordei de madrugada com sacramento intenso. Fui para o hospital e la a ginecologista de plantão disse que eu tinha perdido meu bebe e pediu para me internar para fazer uma curetagem. Porem o plano de saúde não autorizou pois queria ver a ultrasson. Quando fiz a ultrasson descobrir que meu bebê estava vivo e bem. Uma outra medica disse que teria que ficar de repouso absoluto.

Dra. Fernanda Santos disse...

voce tem um grau de incompetencia istmo cervical, sim, mas com 27 semanas é melhor não fazer nenhuma intervenção e muito repouso. herniação e protusa são praticamente a mesma coisa.

Anônimo disse...

Boa tarde,

Fui diagnosticada com IIC com 19 semanas de gestação, meu segundo filho, o primeiro havia perdido com 8 semanas, mas não foi descoberto nem analisado a possibilidade do IIC.
Enfim, fui internada na segunda gestação com 2 dedos de dilatação, em repouso absoluto, não levantava nem para tomar banho, ou fazer necessidades fisiológicas.
Após 5 dias, foi constato dilatação total, uma bactéria no canal, podendo atingir minha bolsa, e perda de liquido...
O repouso continuou, porem não foi possível segurar. Com 24 semanas meu anjinho nasceu, com 29 cm e 695 gramas, meu guerreiro ficou 9 horas vivo.
A dor de não te-lo, após 8 anos de tentativas para engravidar, é incontrolável, incurável...
Hoje faria TUDO que for necessário para que de certo em uma futura gestação.
Vai fazer 5 meses que meu pequeno foi morar com Deus, e so peço para que Ele me proteja, e não me deixe passar por isso de novo.

Anônimo disse...

Olá, eu fiz um aborto e já se passou 1 ano, agora queria fazer uma consulta ginecológica mas não pretendo contar a ginecologista que fiz um aborto, será que ela ao examinar-me descobrirá que fiz um aborto?

Anônimo disse...

Oi meninas sou a Shelcia, como todas descobrir que tenho IIC, dia 14/01/15 sentir uma dor estranha sem saber o que era por estar grávida pela primeira vez fui ao médico no atendimento eles informaram que era estava com 3cm de dilatação quando fui avaliada novamente estava com 10cm meu pequeno estava vindo ao mundo com 27 semanas entrei em desespero não sabia o que estava acontecendo, só sabia que era cedo demais para ele nascer, ele fico 5 dias na UTI neonatal e venho a falecer não estou muito conformada mais Deus quis assim estou sofrendo muito.. Fui na ginecologista e ela falou que tenho que esperar uns 6 meses pra tentar engravidar novamente isso prossegue Fernanda Santos?

Dra. Fernanda Santos disse...

sinto muito pelo que aconteceu,,, você pode tentar uma nova gravidez quando se sentir pronta pra isso. Se foi parto normal, não precisa esperar 6 meses, não.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, se você fez uma curetagem ou AMIU, pode ter ficado uma marca no colo do útero e ela saberá que fez um destes procedimentos, porém colocação de DIU, cirurgia histeroscópica tb podem deixar esta marquinha... mas veja, não há motivos pra vc não contar. O médico não tem que julgar você. Essa informação é, muitas vezes, importante pro ginecologista...

Dra. Fernanda Santos disse...

ainda bem que o plano não autorizou. Sou totalmente contra fazer curetagem sem ultrassonografia!

Kathrein... disse...

olá fernanda, gostaria que me desse uma opinião. Em 2012 tive minha 1º filha de PC. Gravidez sem intercorrências. Em maio de 2014 perdi minha 2º gravidez, aborto retido, e tive q passar por 2 curetagens. Em setembro 2014 novamente grávida tenho diagnostico de implantação baixa, totalmente sobre o colo, a qual se mantém até hoje com 23/4 sem oclusiva total....porém no morfologica com 22 sem visualizou-se meu colo medindo 2,5 deitada e 1,4 após compressão....a medica que fez a us me assustou muito, porém a minha obstetra disse que essa alteração do colo é por causa da placenta previa total, e que o meu primeiro sinal de qualquer coisa será sangramento (que não tenho). Não tomo nenhum medicamento, só estou fazendo repouso, mas fiquei intrigada com essa divergência de opiniões....o que acha?

mayara disse...

Oi,perdi minha filha com 26 semanas de gestação,foi um momento muito doloroso ela ficou viva 1 dia e meio e logo assim foi morar com Deus,depois disso descobri que tinha IIC.Depois de 1 ano engravidei novamente estou com 22 semanas Realizei a cerclagem com 14 sesemanas,Mais estou anciosa,porém confiante em Deus! Gostaria de saber se precisa fazer repouso absoluto? E quem fez a cerclagem foi até aos 9 meses de gestação com cerclagem?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá, Doutora meu nome é Aline, tive um parto prematuro, meu filho nasceu de 26 semanas, comecei com cólica que foi se intensificando com o passar das horas, cheguei a emergência do hospital estava com 9 cm de dilatação, tomei uma dose de corticóide apenas, meu filho nasceu no final daquele dia, pesando um 1Kg, passou cinco meses da uti neo, foi pra casa com traqueo e oxigênio, foi mais de um ano de muito sofrimento, mas graças a Deus meu Pedro hoje é está bem, sem traqueo, sem oxigênio e sem seqüela cerebral alguma, está com 2 anos e 3 meses, tem apenas atraso cognitivo que já era esperado. Achei que minha gineco foi negligente pois um mês antes dele nascer foi a consulta ela disse que eu estava com 1 cm de dilatação, mandou eu usar progesterona, não me deu repouso, só disse pra eu não fazer força e exercício físico, nem me afastou do trabalho, sempre tive um corrimento amarelo e grosso desde adolescente e sempre os médicos me diziam que era normal, pode ter alguma relação com o parto prematuro? existe a possibilidade de eu não ter icc? se fizer em uma próxima gestação a cerclagem qual a chance da gravidez ir até o final?

Unknown disse...

Também tive ICC segue meu depoimento http://versaomae.blogspot.com.br/

cris feitosa disse...

Oi doutora, fiz cerclagem tem 10 dias, mas hj tive sangramento, está tudo bem com bb, e comigo tbm, os médicos não me dizem o motivo do sangramento, só dizem que pra ficar de repouso, me ajude, não sei o que fazer?

Anônimo disse...

Ola, eu perdi meu bebe em Setembro do ano passado com 17 semanas. A bolsa rompeu quando dormia. Fui a emergência deseperada convicta que já tinha perdido o meu bebe.. Quando a médica me disse que o bebe estava vivo e que havia chances de eu recuperar o liquido e ele sobreviver..fiquei la internada. Foram dias angustiantes. Qd falei com o meu obstetra ele me disse que com o tempo que estava (17s) o procedimento correcto seria abortar pois mesmo que o bebe sobrevivesse havia chances altas de ter sequelas. Ai começou o maior dilema da minha vida, pois não tinha coragem de matar o meu bebe mas não sabia se teria estrutura para ter um bebe assim. Entretanto a conduta do hospital era outra e eles disseram que por nada fariam o aborto. Que esperariam para ver se o bb sobrevivia.. Eu e meu marido passamos dias angustiantes. Eu orava mas estava com muito medo.. Após 3 dias de muita angustia, duvida e dor resolvi entregar meu bebe a Deus, falei com meu bebe para ir sem medo que lá no céu ele ia ser bem tratado e pedi a Deus para receber meu anjinho e dormi.. Acordei de madrugada com dores horríveis e meu marido (que dormia cmg no hospital) chamou a enfermeira fui levada e detectaram que ja não havia batimentos cardíacos... ele tinha mesmo ido :(
Me induziram o parto que foi normal mas com anestesia epidural, nem senti o bb sair.
Fiquei a saber que era um menino (desejo do pai e das duas avós) mas não quis ver.
Perder meu filho foi a pior coisa que ja me aconteceu na vida. Até hoje não me conformo.
Graças a Deus hoje estou grávida novamente :)
Fiz a circlagem com 13 semanas pois fui detectada com IIC e agora estou com 20 semanas em repouso absoluto. Orando para que tudo corra bem.
Não sabia era que mesmo com a circlagem a bolsa podia romper, confesso que com os depoimentos que li aqui fiquei um pouco preocupada. Mas continuo com fé em Deus, e pensamento positivo.
Obrigada por poder desabafar e daqui a pouco venho contar como é linda a minha filha :)

Beijinhos

Anônimo disse...

Ola, eu perdi meu bebe em Setembro do ano passado com 17 semanas. A bolsa rompeu quando dormia. Fui a emergência deseperada convicta que já tinha perdido o meu bebe.. Quando a médica me disse que o bebe estava vivo e que havia chances de eu recuperar o liquido e ele sobreviver..fiquei la internada. Foram dias angustiantes. Qd falei com o meu obstetra ele me disse que com o tempo que estava (17s) o procedimento correcto seria abortar pois mesmo que o bebe sobrevivesse havia chances altas de ter sequelas. Ai começou o maior dilema da minha vida, pois não tinha coragem de matar o meu bebe mas não sabia se teria estrutura para ter um bebe assim. Entretanto a conduta do hospital era outra e eles disseram que por nada fariam o aborto. Que esperariam para ver se o bb sobrevivia.. Eu e meu marido passamos dias angustiantes. Eu orava mas estava com muito medo.. Após 3 dias de muita angustia, duvida e dor resolvi entregar meu bebe a Deus, falei com meu bebe para ir sem medo que lá no céu ele ia ser bem tratado e pedi a Deus para receber meu anjinho e dormi.. Acordei de madrugada com dores horríveis e meu marido (que dormia cmg no hospital) chamou a enfermeira fui levada e detectaram que ja não havia batimentos cardíacos... ele tinha mesmo ido :(
Me induziram o parto que foi normal mas com anestesia epidural, nem senti o bb sair.
Fiquei a saber que era um menino (desejo do pai e das duas avós) mas não quis ver.
Perder meu filho foi a pior coisa que ja me aconteceu na vida. Até hoje não me conformo.
Graças a Deus hoje estou grávida novamente :)
Fiz a circlagem com 13 semanas pois fui detectada com IIC e agora estou com 20 semanas em repouso absoluto. Orando para que tudo corra bem.
Não sabia era que mesmo com a circlagem a bolsa podia romper, confesso que com os depoimentos que li aqui fiquei um pouco preocupada. Mas continuo com fé em Deus, e pensamento positivo.
Obrigada por poder desabafar e daqui a pouco venho contar como é linda a minha filha :)

Beijinhos

Anônimo disse...

Olá tive o mesmo caso que Vc parece até a minha história também estou grávida de gêmeos agora com 16 semanas fiz a cerclagem e estou de repouso também tive dois abortos antes de 16 e 22 semanas.eram dois meninos.e agora estou com medo de acontecer novamente pois sinto muita dor e uma pressão muito forte e sinto como se latejando no meu colo e não sei oque é to muito preocupada. Vc conseguiu ter seus gêmeos?

Unknown disse...

Olá Aline sou Adriana fui detectada com IIC com 12 semanas de gestação, não fizemos cerclagem por medo de aborto pois a minha filha tava grande,fiquei de repouso absoluto e tomei ultragestan até 36 semanas e minha filha nasceu de parto normal com 40 semanas,agora ela já está com 2 anos e 6 meses e queria muito uma segunda gestação mas tenho medo de acontecer um aborto ou ter que ficar de repouso absoluto novamente já que agora tenho ela pra dar atenção. Alguém sabe se e possível a segunda gestação normal após descobrir IIC na primeira gestação? Bjs e muita fé futuras mamães

Unknown disse...

Olá Aline sou Adriana fui detectada com IIC com 12 semanas de gestação, não fizemos cerclagem por medo de aborto pois a minha filha tava grande,fiquei de repouso absoluto e tomei ultragestan até 36 semanas e minha filha nasceu de parto normal com 40 semanas,agora ela já está com 2 anos e 6 meses e queria muito uma segunda gestação mas tenho medo de acontecer um aborto ou ter que ficar de repouso absoluto novamente já que agora tenho ela pra dar atenção. Alguém sabe se e possível a segunda gestação normal após descobrir IIC na primeira gestação? Bjs e muita fé futuras mamães

Unknown disse...

Oi Adriana,
Acredito que seja bem difícil não apresentares ICC na segunda gestação, pois apresentas problemas no colo. Mas, te digo querida vale à pena. Entendo realmente a dificuldade, pois passei exatamente por isso. Fiquei de repouso as duas vezes e na segunda com a minha filha de 2 anos ao meu redor. Sofria muito, mas agora só agradeço a tudo. Os dois são super saudáveis. Brincam, brigam e se amam muito, como irmãos.
Se tens vontade, tente novamente e tenha fé que tudo dará certo.
Abraços com carinho

Unknown disse...

Olá amigas, comigo aconteceu o mesmo que a amiga do comentario acima, em setembro de 2011, eu perdi um bebê com 19 semanas, estava em casa e quando fui ao banheiro, do nada senti que a bolsa estava descendo, corri para o hospital, chegando lá, a médica disse q eu estava com dilatação total, e logo depois a bolsa se rompeu, fiquei 1 semana internada, meu Bebezinho estava vivo, porém em sofrimento, os médicos dizeram que não era procedimento do hospital abortar mais o bebê ainda estava com vida, pedi muito a Deus que desse um jeito de manter meu Bebezinho vivo por algum tempo, tinha esperanças.. Mais 3 dias depois eu peguei uma infecção, tive febre e eles resolveram induzir, foi na hora que comecei a sentir meu Bebezinho lutando dentro de mim, foi muito doloroso pra mim, sentir meu bebê lutando pela vidinha ...... Infelizmente ela nasceu morta e eu entrei uma depressão ..... Ainda fiquei uns dias no hospital tomando remédios na veia, para infecção, e nunca procurei saber o que realmente havia acontecido.... Depois pesquisando na internet , descobri o IIC, desconfie que tinha isso, mais não tinha certeza, agora estou grávida, estou com 9 semanas e pretendo fazer a cerclagem, minha médica disse que não poderia me dar certeza do IIC, mais eu não quero pagar pra ver, e estou pedindo muito a Deus pra q proteja meu Bebezinho. Lidianne

Unknown disse...

Olá amigas, comigo aconteceu o mesmo que a amiga do comentario acima, em setembro de 2011, eu perdi um bebê com 19 semanas, estava em casa e quando fui ao banheiro, do nada senti que a bolsa estava descendo, corri para o hospital, chegando lá, a médica disse q eu estava com dilatação total, e logo depois a bolsa se rompeu, fiquei 1 semana internada, meu Bebezinho estava vivo, porém em sofrimento, os médicos dizeram que não era procedimento do hospital abortar mais o bebê ainda estava com vida, pedi muito a Deus que desse um jeito de manter meu Bebezinho vivo por algum tempo, tinha esperanças.. Mais 3 dias depois eu peguei uma infecção, tive febre e eles resolveram induzir, foi na hora que comecei a sentir meu Bebezinho lutando dentro de mim, foi muito doloroso pra mim, sentir meu bebê lutando pela vidinha ...... Infelizmente ela nasceu morta e eu entrei uma depressão ..... Ainda fiquei uns dias no hospital tomando remédios na veia, para infecção, e nunca procurei saber o que realmente havia acontecido.... Depois pesquisando na internet , descobri o IIC, desconfie que tinha isso, mais não tinha certeza, agora estou grávida, estou com 9 semanas e pretendo fazer a cerclagem, minha médica disse que não poderia me dar certeza do IIC, mais eu não quero pagar pra ver, e estou pedindo muito a Deus pra q proteja meu Bebezinho. Lidianne

Anônimo disse...

Olá Fernanda, Meu nome é Savana. Perdi meu bebê com 26 semanas no dia 10/02/2015. Minha dilatação foi muito rápida, em torno de meia hr após sentir a primeira dor já estava com 10cm de dilatação. Fiz cesárea e meu médico me pediu 2 anos para engravidar novamente. Acho muito tempo e após 1 ano já queria tentar novamente. Ele falou que provavelmente eu tenha ICC. Tem como saber se é mesmo ? Ou somente durante a próxima gestação? Estou muito ansiosa por tentar novamente. Bjjs

Unknown disse...

Perdi meu BB com 21 sem .o médico disse para esperar 2 anos até a próxima gestação. Ele disse q tenho iic. Após esse tempo. Vou engravidar normalmente ou terei iic sempre em toda gestação?

Miryan disse...

Tive bolsa protrusa aos 6 meses e 1 semana e infelizmente meu filho faleceu depois de 28 dias.sera que essa cercarem já resolve meu problema

Miryan disse...

Tive bolsa protrusa aos 6 meses e 1 semana e infelizmente meu filho faleceu depois de 28 dias.sera que essa cercarem já resolve meu problema

Suzana Rio disse...

bom dia Fernanda Santos, infelizmente tbm fui diagnosticada com essa doença apos 15 anos de casada e com diagnostico que não poderia engravidar descobri ano passado pra minha felicidade que estava gravida, tenho 39 anos e por ser minha primeira gravidez tudo eu ia no medico, mas pra eles tudo era normal até que com 20 semans tive bolsa rota e qdo vi estava com 10 de dilatação, fiquei internada pra tentar segurar meu filho, porem com 11 dias tive começo de infecção e então induziram o parto, meu filho nasceu morto, não tive nenhuma dor e durante a indução tbm não tive contração pois estava com pouco resíduo do utero, fizeram a cerclagem graças a Deus meu utero esta preservado e apos o parto normal fiz um ultrassom transvaginal e me disseram que estava tudo bem e que poderia engravidar até naquele momento se quisesse, porém o medico me deu uma carta na qual ele fala pra não engravidar até 6 meses e assim que descobrir a gravidez correr ao hospital pra marcar a cerclagem. Li acima que vc disse q não precisa esperar esse tempo se foi parto normal, isso se enquadra ao meu caso tbm.. E se acontecer uma gravidez antes desse tempo? Perdi meu filho dia 22/10/15.

Anônimo disse...

OI,QUANDO DESCOBRI QUE ESTAVA GRAVIDA FOI COM 4 MESES ESTAVA TUDO BEM NÃO ESTAVA SENTINDO NADA, MAIS QUANDO FOI FAZER O CITOLOGIA A MEDICA NÃO ENCONTROU O COLO DO ÚTERO AI ELA FEZ O TOQUE, ELA FALOU QUE TINHA UM POUCO DE DILATAÇÃO; DAI COMEÇOU TUDO TIVE QUE SER INTERNADA FIQUEI 6 DIAS NO 7 TEVE QUE TIRAR A CRIANÇA DE URGÊNCIA POR QUE ELA ESTAVA VIVA E QUANDO A BOLSA ESTOROU O MEMBRO DA CRIANÇA FICOU; Estou sem intender o que aconteceu comigo porque dr. perdei meu beber com 23 semanas e 3 dias ele estava perfeito pesou 550 gramas. queria saber se teve alguma competência medica ?

Unknown disse...

Olá doutora! Me chamo Joseane. Minha bolsa rompeu dia 03/01/16, domingo de manhã, estava acordando e achei até q estivesse fazendo xixi, estava com 6 meses de gravidez (25 semanas). Fui p o HPS, estava com 1cm de dilatação, me deram injeção de corticóide para amadurecer o pulmãozinho, mas no final do dia o coraçãozinho dele começou a falhar. Fizeram a cesariana, ele foi p o CTI, porém faleceu no dia 05/01. Dia 17/12 tinha feito a US morfológica e 29/12/15 foi minha consulta de pré natal. Não havia nada errado conforme o médico. Perguntas: Isso pode ser ICC?! Se ele tivesse feito o exame de toque no dia 29/12, poderia ter identificado e assim evitado o parto prematuro?! Segundo ele posso engravidar novamente daqui 4 meses, procede?!

Unknown disse...

Gostaria de uma informação estou grávida de 4 meses e com 2 meses tive descolamento da placenta e agora voltou de novo o sangramento onde faço uso do remedio utrogeston e fiz uma USG hoje e constou que meu colo do útero está fino tem algo se possa fazer so uso de remédio não me trás segurança aguardo resposta

Unknown disse...

Gostaria de uma informação estou grávida de 4 meses e com 2 meses tive descolamento da placenta e agora voltou de novo o sangramento onde faço uso do remedio utrogeston e fiz uma USG hoje e constou que meu colo do útero está fino tem algo se possa fazer so uso de remédio não me trás segurança aguardo resposta