Ícones

terça-feira, 14 de junho de 2011

HPV pra você entender

Falar sobre HPV é um pouco complicado porque toda hora surge uma novidade, um novo estudo e daqui a algum tempo este post estará desatualizado também.


O que você precisa saber sobre HPV (papiloma vírus humano): é transmitido por via sexual e contato físico. Possui subtipos que causam verrugas (condilomas)  e subtipos que causam lesões no colo do útero, precursoras de câncer. As verrugas são diagnosticadas a olho nu e então, tratadas, já o exame preventivo detecta as lesões do colo em fase que ainda dá tempo para não virar câncer de colo de útero. Na maioria das vezes não é possível saber quando e de quem a pessoa contraiu o vírus. É errado dizer que uma vez com HPV, sempre com HPV. Não fique esperando ter algum sintoma para procurar o ginecologista. Exceto os casos de verrugas, a maioria das infecções não tem sintoma algum. O HPV é um vírus que possui muitos subtipos , mas não deve ser um bicho de sete cabeças. 


O HPV é transmitido por via sexual, mesmo através de contato íntimo pele-a-pele, por isso a camisinha não protege 100%, mas tem grande fator de proteção. O início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros e o hábito de não usar camisinha são de grande influência na contaminação pelo vírus. Grande parte das pessoas sexualmente ativas tem ou terão HPV em algum momento da vida, mas nem todas desenvolverão lesões. Não entrem em pânico! mas fiquem sempre de olho caso surjam verrugas e façam preventivo de rotina!


O HPV é um vírus com mais de 100 subtipos e são divididos em: baixo risco, risco intermediário e alto risco de desenvolvimento do câncer de colo de útero. Os subtipos 6,11 são os de baixo risco mais encontrados causadores de verrugas (condilomas). Já os subtipos 16 e 18 são os de alto risco mais encontrados nos casos de lesões do colo do útero precursoras de câncer (aquelas diagnosticadas no exame preventivo/papanicolaou). A mulher pode se contaminar com os subtipos que causam os condilomas e também com os que causam o câncer.


As infecções provocadas pelo HPV podem ser transitórias, com completa eliminação do vírus (nos casos de pessoas saudáveis, com boa imunidade), mas pode haver re-infecção, eliminação de um subtipo e não de outro ou até evolução para lesões com riscode desenvolver o câncer. 


O exame citológico (ou preventivo) normal,  não diz se a pessoa tem ou não HPV, mas sim o que realmente importa, ou seja,  mostra a infecção, a fase ativa do vírus quando ela se manifesta.


Também não podemos afirmar quando e nem de quem a pessoa contraiu o vírus. Você pode ter adquirido o vírus há 20 anos e só desenvolver a infecção agora, ou até mesmo nunca desenvolver infecção.

Para saber mais:
Sobre os condilomas: podem desaparecer sozinhos, graças à resposta imunológica, e podem ser tratados através de sua excisão com bisturi, com a destruição das verrugas com aplicação de ácidos, pomadas, criocauterização, eletrocauterização e vaporização a laser. Até que as lesões sejam eliminadas deve haver abstinência sexual, o parceiro deve ser avaliado e é importante o uso de camisinha. A pessoa pode permanecer com o vírus em fase latente (sem causar infecção) mesmo após o tratamento das lesões e, em algum momento da vida pode voltar a manifestar mais verrugas. 


Sobre lesões pré-neoplásicas: O HPV é um vírus que, além de condilomas, pode causar o câncer de colo de útero. Este câncer, como dito em post anterior, pode ser evitado quando a mulher realiza o exame preventivo rotineiramente. Este exame não impede que a mulher contraia o vírus, mas pode impedir que ela desenvolva o câncer de colo. Se a mulher está contaminada com este vírus, ele pode estar na fase latente (sem provocar lesões), mas se ocorrer uma diminuição da imunidade, por exemplo, ele se torna ativo e provoca lesões no colo do útero. Se estas lesões não forem detectadas podem evoluir para câncer de colo. 


Reforçando: O câncer não surge do nada. O vírus provoca uma lesão pré-neoplásica de baixo grau e se esta não for curada, pode evoluir para lesão de alto grau e então, o câncer. A mulher que fica anos sem fazer preventivo, pode ter o vírus causando infecção sem saber e perde a oportunidade de detectar alguma lesão no colo que ainda não virou câncer. Por isso fazer o preventivo é tão importante!

De acordo com cada lesão e com o perfil de paciente há uma conduta específica a ser adotada. 


Quais são as lesões que podem aparecer no resultado do preventivo?


Lesão intra-epitelial de baixo grau (LSIL ou LIEBG)
Lesão intra-epitelial de alto grau (HSIL ou LIEAG)
Alterações de células escamosas de significado indeterminado (ASCUS)
Alterações de células escamosas de significado indeterminado, não excluindo lesão de alto grau (ASCH)
Alterações de células glandulares de significado indeterminado ACG-SOE


- Geralmente as lesões de baixo grau são acompanhadas com repetição do preventivo e 90% destas lesões desaparecem em 1 ano. 
- As pacientes com lesões persistentes ou já com lesões de alto grau e com as lesões que evoluirem para alto grau devem realizar outro exame chamado Colposcopia. 

Neste exame pode ser realizado uma biópsia e, o resultado desta pode demonstrar Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC) grau 1, 2 ou 3 e, de acordo com cada lesão há condutas específicas para que a paciente não desenvolva câncer ou, no caso do NIC 3, considerado carcinoma in situ, dependendo de avaliação complementar, não desenvolva câncer invasivo. 
- Os casos de ASCUS podem ser acompanhados com repetição do preventivo em 6 meses ou realizar a colposcopia imediata ou a pesquisa do DNA-HPV em pacientes acima de 30 anos. Se a opção foi acompanhar com preventivo de 6 em 6 meses, após dois resultados normais, a paciente pode voltar a fazer a rotina, pois pode ter ocorrido uma alteração por inflamação ou ter sido infecção transitória do HPV. Se o resultado continuar sendo ASCUS ou evidenciar LSIL ou HSIL, realizar Colposcopia. 
-Todos os casos de ASCH devem ser encaminhados para a colposcopia.
-As pacientes com ACG-SOE devem ser submetidas a avaliação do canal  cervical e, nas acima de 40 anos, avaliar também o endométrio (tecido que reveste o útero)


Nos casos submetidos à biópsia, os resultados podem ser: NIC 1, 2 ou 3 (carcinoma in situ)

- As lesões NIC 1 geralmente desaparecem em 1 ano. A paciente com este resultado deve repetir o preventivo de 6 em 6 meses neste período. Caso não desapareça, nova biópsia deve ser realizada
- As pacientes com menos de 20 anos de idade e NIC 2 podem ser acompanhadas com preventivo e colposcopia de 6 em 6 meses por dois anos. Nas mulheres acima de 20 anos ou HIV positivas ou quando a lesão penetra o canal do colo deve ser realizada a retirada de parte específica deste.
- Pacientes com resultado de biópsia NIC 3 ou com NIC 2 com invasão do canal do colo (canal endocervical) devem ser submetidas à retirada parcial do colo uterino (conização) através de técnica de cirurgia por ondas de alta frequencia, laser CO2 excisional ou a frio.
- Na suspeita de câncer in situ ou com microinvasão, persisência de NIC 2 ou 3 após tratamento, e em algumas outras situações especiais a paciente deve ser submetida à Conização clássica em regime hospitalar.
- As pacientes submetidas a conização pela técnica de ondas de alta frequencia cujo diagnóstico é de primeiro estágio de microinvasão com margens livres podem ser acompanhadas com preventivo e colposcopia de 6 em 6 meses, desde que sejam jovens querendo engravidar. Os resultados com margens comprometidas devem ser submetidos à Conização com bisturi. E as pacientes com mais idade e que não desejam ter mais filhos devem ser submetidas à cirurgia de retirada do útero (Histerectomia).

O preventivo, então, é um exame de rastreio. A biópsia, através da colposcopia, confirma a suspeita do preventivo. Portanto pode haver preventivo indicando lesão, mas com biópsia normal. Já os casos em que houve falha no preventivo podem estar relacionados com a qualidade da coleta (amostra insuficiente), preparo inadequado do material colhido, leitura inadequada das lâminas (pelo patologista). Com base nestas deficiências, tem sido proposta a citologia em base líquida, como método preventivo mais moderno e eficaz, porém, estudos recentes mostram que não existem evidências de comprovem que esta nova técnica seja melhor que a convencional. 

O Teste de DNA/HPV através da Captura Híbrida é aprovado, atualmente, para duas situações: em mulheres acima de 30 anos desde que seja feito junto com o preventivo E como um segundo teste frente ao resultado de ASCUS no preventivo.  

Não se esqueça: a vacina contra o HPV está disponível para mulheres e homens a partir de 9 anos de idade, apenas em clínicas privadas. Converse com seu médico e procure uma clínica perto de você.
.




363 comentários:

1 – 200 de 363   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Ola Dra Fernanda, meu ultimo preventivo em Abril diagnosticou um polipo endocevical com leve processo inflamatorio cronico. Minha medica primeiro colheu o preventivo e depois retirou o polipo. Tenho somente 1 parceiro sexual meu namorado há 2 anos. Voltei agora em Junho e ela me disse que o preventivo deu como possivel HPV. Fiquei muito preocupada pois no meu ultimo preventivo em 2010 (com este msm namorado) nao deu nada. Ou seja, ele deve ter passado para mim. Ela me passou Anaerocid por 7 dias e voltar em Setembro para fazer de novo o exame de preventivo. Caso este preventivo dê positivo novamente, iria fazer o exame de captura hibrada para investigar o tipo de HPV. Ela disse que o exame deve ter dado essa alteraçao por causa da colheita do preventivo antes da retirada do polipo. Isso tem alguma coisa em comum?
Estou muito assustada pois sempre fui muito certinha e sempre tive 1 parceiro e ate hoje somente 2 parceiros (todos namorados). Tenho 31 anos. Fico pensando em possivel traiçao deste meu namorado. Poderia me ajudar para ver se isto está certo mesmo e se teria que esperar ate Setembro para saber se é HPV ou nao?
Grata

Dra. Fernanda Santos disse...

ih, ja respondi esse comentario em outro post... mas volto a dizer que deve esperar sim. O preventivo ACHA que é. a biopsia é que diz a certeza. e é impossivel saber de quem vc pegou o HPV, se é que pegou, já que vc teve dois parceiros na vida. mesmo o anterior estando normal. por isso, nada de brigar com o gato por causa disso, ok?

marcelaalmeida108@gmail.com disse...

oi dra fernanda , quero dizer que achei o seu blog super legal mas quero que vc me ajude tenho 17 anos sou virgem mas acho que logo nao vou mais ser , mas quero que vc me atualize me falando quais os exames que eu devo fazer e quais as vacinas que eu devo tomar eu sei muito bem que tem a da hpv que e´ muito importante mas quero que vc me fale as outras vacinas que a medicina tem a disposiçao e nao quero tomar remedio para nao engravidar pensei em colocar em mim um diu o que vc acha sera que e o melhor metodo para mim porque remedio eu sei que nao da´para mim porque sou esquecida e sei que tomar remedio por muito faz mal , tenho outro problema e´porque eu nao tenho cartao de vacinaçao minha mae e meio desligada como faço para conseguir um quero começar a tomar as vacinas nao so as ginecolosgicas mas as outras se for possivel tambem fale destas outras vacinas .. beijoss e boa sorte no casamento e muita saude ...

Anônimo disse...

Dra. há alguma relação entre pólipo endocervical e hpv? Um ocasiona sempre o outro ou pode ocorrer de forma separada?

Anônimo disse...

Dra, Tenho 33 anos e tive ex namorado e pegou me HPV Baixo grau e desplisia leve, hoje fui a medica e fez tratamento. Sera que vou curar me? Um dia terei ter filhos? Ainda nao tenho namorado e nem marido.

Explica me se é possivel eliminar o virus?

Tou deseperada. :(

Obrigada.

emanoela c soares disse...

me chamo emanoela eo papanicolau deu ascus e candida sp estou preocupada pois vou fazer um preventivo

Unknown disse...

ola doutora tenho 28 anos e hoje dia 11 do 04 2013 vou fazer essa biopsia estou muito preocolpada mas tenho fe em Deus que nao vai ser nada grave pois tenho 5 filhos e eles sao muitos pequeno tem alguma posibilidade de eu ter pegado do meu marido pois sou casada ha 14 anos e nunca tiver outra pessoa noa sei nem omo fui adiquirir essa derrota me ajude a tem um pouco de paciencia

Jayguedes disse...

olá boa tarde, fiz uma conização devido uma nic III, a tres meses, estou agora com anemia e uma grande infecçaõ urinaria( tem pus na urina), gostaria de saber se a mesma pode ser pelo o virus hpv, pois segundo meu ginecologista eu tinha ou tenho , não sei...pois apos a cirurgia não faço nehum tratamento para matar esse virus. por favor me ajudem.obrigado

Anônimo disse...

Olá boa tarde! Fiz uma colposcopia e o resultado deu ASCUS ,Paraceratose focal,reação inflamatoria moderada e mataplasia escamosa imatura ..isso indica HPV ? Estou muito preocupada ..sendo que não tenho nenhum condiloma, nunca senti nada.

Anônimo disse...

boa noite, você sabe dizer se existe alguma doença parecida com HPV? eu tenho 26, nunca tive relação sexual, mas tem uns dias que notei algo estranho em mim, começou uma coceira leve, e quando fui olhar, depois de procurar muito, havia carocinho bem pequeno no finalzinho dos pequenos lábios, quase na entrada da vagina, depois notei que havia dos dois lados, é como se fosse uma espinha, só que bem fininha, quando mexi saiu um pontinho de algo parecido como pus, comecei a colocar pomada novacort, e continuo olhando e está com a pontinha amarelinha. comecei a pesquisar e vi fotos de gente com hpv, e algumas me assustaram porque é um pouco parecido, não paro de chorar, estou muito aperriada, porque sou virgem, não entendo como é possível ser isso, sei que tenho que ir ao ginecologista, mas até isso eu tenho medo, mas amanha vou marcar, mas sei que vai demorar um pouco o dia da consulta. além disso, depois notei que meu himen está branco, branco mesmo toda a abertura, branco e um pouco grosso :( estou muito aperriada, não posso ter isso, sou virgem, estou namorando, quero casar e como isso é possível? :'(

Unknown disse...

Olá Dr Fernanda! Procurei um ginecologista, pois percebi algumas verrugas na entrada da minha vagina, fiz o exame preventivo e este deu negativo para hpv, porém as verrugas aumentaram e isso me fez ficar bastante confusa! Só tenho consulta marcada para setembro! Será que o exame veio errado? Ou existe verrugas que não são hpv?

Anônimo disse...

Estou super preocupada com um exame preventivo que fiz
O exame constatou a presença de ASC-US e algumas células de núcleo hipertróficos, hipercromáticos
porém ausência de fungos, bactérias e infecções virais, por ter constatado a ausência deste último, posso descartar a possibilidade de lesões por HPV?

Anteriormente a este preventivo, tive candidíase mto intensa, tratada com Fluconazol e pomada, essa presença de ASC-US pode ser devido a este problema?

Anônimo disse...

Ola Dra.
Estou com uma duvida a respeito do resultado do meu preventivo, que deu possíveis celulas neoplásicas, e a biopsia deu NIC 2, tem como eu ter NIC2 sem msm ter HPV?
E por eu estar com Nic2 e mais difícil engravidar?
E será que eu posso engravidar com isso?
Estou mito assustada pois só tenho 22 anos e só tive 2 parceiros e atualmente estou casada.
Será que e perigoso eu não conseguir engravidar?

Anônimo disse...

Olá DRA!
eu fiz pela primeira vez o preventivo e peguei o resultado hoje e deu hpv de baixo grau..
mas eu não nenhuma verruga na vagina , nao tenho sintomas nenhuma. e eu perdi minha vingidade com meu namorado a 2 anos. eu nunca tve relaçao com outro homem! Mas ele tbm não tem nenhum sintomas! o que eu faço, estou preocupada

Anônimo disse...

Dra fiz o preventivo e deu lesão intraepitelial escamosa de alto grau.
E colpocervicete inespecifica
Obs:as alterações celulares localizam se predominantemente na ectocervice por favor me fale o que é isso.

Unknown disse...

Ola tenho 20 anos ainda sou virgem,mesmo coma as pessoas dizendo que sou muito" nova" e não quero ter filhos .
Queria saber se eu já posso colocar o DIU , mesmo NÃOtendo filhos no qual Não pretendo ter.
aguardando resposta .

Anônimo disse...

Olá Df.fernanda me chamo brunna tenho 21 anos a dois meses fiz uns exames e entre ele a colposcopia...nele mostrou q tenho hlv nic 1 fiz o tratamento e vou remarcar o retorno a minha medica..mais nesss periodo eu nao me preveni.. minha menstruaçao esta atrasada 9 dias..mais sinto mta colica..posso está gravida?

Anônimo disse...

**** Doutora fiz meu papa nicolau e deu ASCUS! No inicio do ano tive sangramentos durante as minhas relaçoes,e do nada os sangramentos pararam...depois de ums 2 meses que isso ocorreu apareu isso no meu papanocolau. A medica ja me mandou fazer colnoscopia para investigar provavel HPV. Minhas duvidas são as seguintes:
Quais as chances de ser HPV? Oq mais pode ser?
Se for HPV posso manter relaçoes com meu namorado firme sem camisinha?tenho alergia toda vez que faço com camisinha tenho fortes crises de candida mesmo passando gel extra,ja tentei de tudo e nao tem cmo.
Ele pode fazer sexo oral em mim?mesmo q seja so as vezes?
Se nao diesenvolvi verrugas ate agora posso acabar desenvolvendo depois?
Quais as chances dele ter alguma lesão ?seja ela qual for.

Anônimo disse...

Fiz uma conização com 37 dias tive relação sexual com meu namorado sem camisinha, tem algum problema?

Anônimo disse...

Olá venho acompanhando o meu HPV desde 2008 quando descobri e desde então sempre deu nic 1, a 6 meses fiz um preventivo que deu nic2 ai, a 1 mes fiz outro e deu, negativo para lesão intra epitelial, meu medico disse pra aguardar daqui a 6 meses para repetir, sendo que tomei a vacina, o que devo fazer? espero os 6 meses ou repito logo esse exame? estou muito nervosa e preocupada.

Maria disse...

Oie, eu fiz uma conização tem 8 dias e antes de fazer estava com suspeita de gravidez, eu posso está gravida? E se eu não estiver gravida, com quanto tempo eu posso engravidar?? Mas detalhe, não sei se a minha cono foi realizada por ondas de alta frequencia, ou com bisturi. Desde já muito obrigada!
Desde já muito obrigada!!

Vera disse...

Boa tarde eu fiz uma conizacao a tres meses e recentementa ao ter relacoes sexuais tenho uma pequena predates de sangue cor vivo mas que quasi e so uma coisa de um estante e desaparece estou preocupada sera normal ou sera que Nao cicatrizou completamente ou e algum problema e so tenho a consulta de retina de aqui a um mes

Anônimo disse...

Bom dia Doutora Fernanda,
Em 2012 fiz um exame de lâmina e o resultado foi HPV NIC 1, fiz a Colposcopia e não foi encontrado nenhuma lesão mais ainda usei o ABOCRESIL, a pois 6 meses voltei a fazer novamente o exame de lâmina o
resultado deu normal. Quero engravidar quais são os métodos ? Já que é muito indicado o uso de preservativo. Tenho que fazer algum tratamento antes?
Obrigado !

Anônimo disse...

tenho uma amiga de 12 anos e ela não é mais virgem e ela tomou a vacina hpv o que ela deve fazer

Unknown disse...

BOA TARDE MEU PREVENTIVO DEU TUDO NORMAL , MAS MINHA MEDICA DISSE QUE TENHO LESÕES DE BAIXO GRAU, ELA ME DISSE QUE NÃO PRECISO ME PREOCUPAR E ESQUECER QUE ELAS EXISTEM , DEVO SEGUIR O CONSELHO DELA OU TROCAR DE MEDICO?

Anônimo disse...

Boa tarde drª Fernabda!
Faço preventivo todos os anos, e o último,peguei hoje, deu "amostra satisfatória com alterações epiteliais escamosas de significado indeterminado ASCUS sugestivas de lesão de Baixo Grau. Poderia, por favor, me esclarecer. Fico Grata.

Unknown disse...

Por favor, ajude-me a agradecer DR EMEN por me resgatar na hora da morte , eu realmente acredito que o HIV não tem cura eu era HIV positivo ao longo desde 3 de ano mais antes de me deparar com um comentário sobre OKONOFUA SOLUÇÃO TEMPLO que eles têm cura para qualquer doença e vírus por exemplo, HIV / Aids , Diabetes, epilepsia e amônia , mas quando eu vi que eu tenho em mente que ele não pode curar o HIV eu decidi dar uma chance que eu entre em contato com ele naquela noite , felizmente para mim, ele disse que sim , mas eu não t acreditar nele eu acho que foi um golpe ou alguma coisa assim, mas eu ainda segurar para ver o trabalho do Dr. Emen se ele está dizendo a verdade, ele pedir algo diferente e eu também perguntei por que ele não veio ao mundo , que tem uma cura, e ele disse que o que ele fez em 2009, mas foi rejeitado pelo Grupo Internacional de Estudo . então ele pedir alguma dúvida sobre mim, eu dar-lhe todos os detalhes que ele precisava e eu esperei para ver a sua resposta para o meu problema . Depois de todas as coisas é feito das ervas foi para a frente a mim através de serviços de correio depois de tomar as ervas por sete dias ele me pedir para ir para o check- up , fui para o teste de HIV eu não posso acreditar que eu me tornei HIV negativo mesmo até agora Estou tão surpreso graças o Dr. EMEN por me curar fora desta doença mortal. se você precisa de ajuda de qualquer tipo que você pode contatá-lo agora com o seu Email: okonofuatem99@gmail.com .. por mais direção contato aminahkadiri@gmail.com ..

Anônimo disse...

Dra fiz o papanicolau e na deu nada mais estou com 3 verugas na parte externa da genitaria,ai minha medica me mandou fazer uma colposcopia e deu negativo, que tipo de hpv é? usar aspirina da certo?pq ela me passou ixiun mais e mto caro! Vc pode me recomendar um mais barato?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá! Realizo a cada seis meses o exame preventivo. Porém no mes de março fiz o ultimo onde apareceu ASCUS, então minha médica me pediu o exame de HPV. O resultado foi : detectavel e alguns numeros dos subtipos de hpv que lendo nos sites de busca descobri que sao de alto risco. Só tenho consulta novamente no mes que vem e estou muito preocuopada. Gostaria de saber se é muito grave, se tem tratamento e qual o tipo de tratamento? Obg!

Anônimo disse...

Eu tenho vivido com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido, descobri que estávamos ambos HIV. Tínhamos tentar de todas as maneiras de viver nossas vidas, apesar desta coisa em nosso corpo não até que me deparei com este poderoso herbalista que interpretou que ele tinha a cure.At primeiro, ficamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e em poucas semanas depois de seguir o devido processo desta fitoterapeuta, fomos para um teste de como ele nos disse também fomos surpreendidos com a felicidade quando recebi o resultado na clínica. A taxa de vírus em nosso corpo caiu e em mais algumas semanas Estávamos totalmente cured.We também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado Se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta em 234 706 542 4920 ou e-mail: herbalcure4u@gmail.com. Deus os abençoe.

Anônimo disse...

Dra. meu exame de pccu teve essa conclusão ( Esfregaço inflamatorio moderado com presença de ASCUS) , devo me preocupar , alias já estou muito preocupada tenho somente 26 anos

Dra. Fernanda Santos disse...

esse resultado requer atenção. À critério médico você pode fazer uma colposcopia com biopsia (veja o post sobre esse exame), pode faer uma captura híbrida ou repeti o preventivo daqui a alguns meses. Siga o que seu ginecologista lhe orientou. ta bom?

Dra. Fernanda Santos disse...

olá, provavelmente ela irá lhe solicitar uma colposcopia ou irá repetir o preventivo. Na maioria destes casos a gente só acompanha e mantem a imunidade boa. A tendência é isso se resolver. Como deu HPV, acho uma boa ideia fazer a colposcopia.

Dra. Fernanda Santos disse...

calma! esquece esse exame. Se o seu exame preventivo veio negativo para lesões de HPV, está tudo normal. Não faça captura hibrida como exame de rastreio pra nada! só causa confusão e não vai mudar nada no seu acompanhamento, no tratamento, na sua vida. Com preventivo normal, você nem precisa fazer esse exame! ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

seu preventivo deu normal porque os HPVs são diferentes. Os que dão condilomas (verrugas) fora não precisam estar no colo do utero causando lesões precursoras de câncer de colo, é diferente. Os de fora a gente trata com cremes, como este que sua médica passou, que na minha opinião é excelente, e também com ácidos que se aplica no proprio consutorio, mas quando as verrugas são muitas e muito grandes, às vezes, é necessário até retirá-las cirurgicamente. Não osso prescrever por internet ou telefone, mas se a medicação está cara pra voce, abra o jogo com sua médica que ela lhe prescreverá outra, ok?

Unknown disse...

Dra fernanda, meu exame deu nic2, entao fiz uma conizacao ha 2 semanas. Quanto tempo devo esperar para ter relacao sexual com meu marido? Preciso necessariamente usar preservativo? E quanto tempo para engravidar? Tambem ja tomei a segunda dose da vacina contra o hpv, isso pode me livrar do virus? Obrigada.

Dra. Fernanda Santos disse...

Oi Claudia! Estas recomendações de pós conização variam muito de médico pra médico. Eu, particularmente libero para relação sexual após 1 mês de procedimento, desde que não esteja mais sangrando. Libero pra engravidar a partir deste momento, também. Quanto ao preservativo, depende. Partindo do princípio que você conhece todos os benefícios deste, que ele lhe protege de DSTs, se você quer saber do preservativo em relação ao pós operatório a resposta é não. Em relação à vacina, até o momento não há nenhum estudo que comprove que a vacina sirva como tratamento. Ela é preventiva. Vale à pena tomar, sempre, pois o seu organismo saudável e com boa imunidade pode eliminar o vírus e a vacina lhe protegerá de uma nova contaminação. Um beijo!

Anônimo disse...

Há 4 anos que não fazia a citologia o que muito me arrependo. Este ano o resultado foi que há anomalias das células epiteliais, lesão intra-epitelial de alto grau. Vou fazer a colposcopia daqui a uns dias e estou confusa com a pesquisa que fiz na internet (não consegui evitar). A ginecologista explicou-me que não é cancer e que existem vários estados de pré-cancer e que só com a biopsia haverá conclusões e será definido o tratamento. Nervos!

Anônimo disse...

Fiz um exame e lesões de baixo grau por HPV foram detectadas. Transmito para outras pessoas mesmo se eu utilizar preservativo durante as relações?
Obrigada!

Dra. Fernanda Santos disse...

Bom, é um estresse mesmo. Mas o que ela quis dizer é que o preventivo sugere, mas só a colposcopia com biopsia confirma. Então, temos que esperar a biopsia. Lesão de alto grau pode não ser câncer se for NIC 2 na biopsia. O NIC 3 é considerado carcinoma in situ. Fique calma, melhore sua imunidade e depois conte pra gente o que deu? bjs!

Dra. Fernanda Santos disse...

a camisinha não protege 100% da contaminação pelo HPV, portanto, sim. Mas hoje em dia, ter HPV não é o "problema". o Problema é DESENVOLVER lesões do HPV e não tratar, entendeu?

Anônimo disse...

Obrigada pela ajuda!!

Anônimo disse...

Boa tarde dr. Fernanda. Peguei agora o resultado de meu preventivo. com o seguinte resultado:
ASC-US (CÉLULAS ATÍPICAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO)
Foi a primeira vez com este resultado, os outros ja apresentaram uma leve inflamação, mas nunca passou disso. Tenho 29 anos, casada, nunca tive outro parceiro, não tenho filhos, o que pode ter ocorrido para esse resultado? Isso pode estar me atrapalhando a engravidar? Estou tentando a 10 meses.
POR FAVOR!!! Me ajude. Minha consulta só será no mês que vem.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá. Bom, primeiro, isso não interfere na fertilidade. Segundo, isso é um tipo de resultado inconclusivo. Não se sabe se esta inflamação é ou não por HPV. Nestes casos pode se optar por fazer a captura híbrida, ou repetir o preventivo ou fazer uma colposcopia para ter certeza do resultado. Você poderia estar com uma inflação no momento da coleta que confundiu o patologista na hora de dar o diagnóstico. É inconclusivo mesmo, ou seja, precisa de avaliação complementar. ok?

nana disse...

Ola Doutora gostaria de tirar uma duvida tenho 25 anos e a algum tempo fui diagnosticada com INFLAMACAO NO COLO DO UTERO ainda nao comecei o tratamento pois estou esperando a próxima consulta com o doutor pois ele me mando fazer 3 tipos de exames diferentes (sangue urina e ecografia transvaginal) e vou pegar os resultados somente dia 13 de outubro. Gostaria de saber se durante este tempo posso ter relacoes sexuais (com meu marido) com camisinha ou nao?!
Obs: nao sinto dores e tambem nao sinto desejo mais meu marido fica doido de desejo e estamos sem ter relacoes a 2 meses.
Grata se me responderes.
Nana

Unknown disse...

Doutora minha biópsia deu carcinona espinocelular in situ e fiz a conização dia 08/09 me marcaram o retorno só dia 17/11, será q a chance de cura?

Anônimo disse...

Mim ajude tô minha biopse deu cancenormal 3 estou com muito medo..

Anônimo disse...

Boa tarde Dra. Fernanda, antes de mais parabéns pelo seu blog, é muito interessante.

É o seguinte, no meu exame de Papa Nicolau, saio que possivelmente estava contaminada por HPV, a minha medica, me fez uma colposcopia com biopsia, porque eu estou a tentar engravidar já a algum tempo (2 anos) tenho 32 anos, na biopsia o resultado foi este
" Diagnóstico: Produto de biopsia constituído por fragmento superficial de epitélio exocervical, sem alterações e fragmento de mucosa da zona de transformação do colo, onde se observam aspetos compatíveis com infeção por HPV "
Dra. O que quer isto dizer, tem tratamento? e Quando poço engravidar?
Desde já agradeço a atenção dispensada e que tenha um bom dia.

Anônimo disse...

Boa noite doutora estou DESESPERADA a, faz 6 anos que tive a primeira relação, depois de 1ano fiz o preventivo e depois nunca mais fiz, agora fiz colposcopia e deu FERIDA. Estou aguardando a biopsia e o papa nicolal pois fiz tudo no mesmo dia . A pior parte é a dor que sinto do lado direito na região pelvica. Mas não tenho corrimento,minha mestruçao e regular (mas tenho muita colica nesse período ) coceira e não tenho mau cheiro nem ardencia nem nada.A FALTA DE SINTOMAS ME ASSUSTA. n

Carol disse...

Boa noite Doutora,
Como todos os anos esse ano fui fazer o preventivo e como no ano passado esse ano também deu uma mancha no meu útero, logo minha médica disse que iriamos investigar! No meu preventivo deu negativo para neoplasia e processo inflamatório , grau 2 epitélio branco fino , solicitou a biopsia! Fiz a biópsia e deu na conclusão cervicite crônica , metaplasia escamosa endocervical e a informação: Alterações citoarquiteturais compatíveis com efeito citopático viral (HPV).
Minha médica informou que deu hpv mais que iria repetir o preventivo para dai ver como proceder!! Apesar das explicações ainda fiquei cheias de duvidas e queria saber se estou ou não com hpv, se posso ter passado para meu noivo, como ele pode tratar caso tenha pego e se esse é o procedimento correto.
Muito obrigado, e fico no aguardo!

Dra. Fernanda Santos disse...

nana, pode sim. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Gladys, há sim, como vc disse, in situ é só no colo. tirando o colo, há chances elevadíssimas de cura, viu?

Dra. Fernanda Santos disse...

desculpe, mas não entendi o que escreveu...

Dra. Fernanda Santos disse...

Obrigada! bom, significa que a lesão é de HPV, mas não diz o grau. neste caso somente ela que viu a lesão, lhe examinou poderá lhe esclarecer estas duvidas. Lhe dirá se há necessidade de tratamento, qual tratamento e se você deverá esperar o término do tratamento para engravidar... desculpa não poder lhe ajudar...

Dra. Fernanda Santos disse...

Carol, eu agiria como ela. Repetiria o exame. Você ja pode ter HPV há muito tempo e só agora estar manifestando. Seu noivo também pode ter ha muito tempo e nunca ter manifestado. Não. Não há nada pra ele fazer já que ele está sem lesões. Nõ se trata HPV. Se trata as lesões provocadas por ele.ok?

Anônimo disse...

Olá dra ! Tive no meu papanicolau diagnóstico de ASCUS e minha gine me encaminhou para colposcopia pelo qual foi encontrada uma lesão pequena. Feito biopsia o resultado é de NIC 1 sugestivo de HPV ! Minha gine diz não precisar de tratamento mas somente acompanhamento ! O que acha da conduta ? Grata

Anônimo disse...

Dra, há 6 anos durante a gravidez do meu primeiro filho, descobri que tinha hpv. Fiz o tratamento para cauterizar as verrugas. De lá pra cá nunca mais apareceu nada e meus exames de preventivo tbm estão normais. Agora, com 28 anos, estou grávida de 3 meses do segundo filho. Quero saber se as lesões podem voltar ou se meu sistema imunológico é capaz de combater o vírus durante a gravidez.

Anônimo disse...

Dotora depois que fazer. O tratamento do APV e não tiver mais veguras e não tiver lezoes é fazer os exames é tiver tudo bem pode transmitir parao novo parceiro essa doença?

Anônimo disse...

Desculpa HPV

Anônimo disse...

Olá doutora fiz meu papanicolau e o resultado foi nic III hj fiz uma biópsia e estou muito preocupada pois fiquei um ano sem fazer o preventivo a medica me disse que terei que fazer a retirada do colo do útero pois há muitas lesões será que terei que retirar o útero tbm estou angustiada pois tenho 34 anos e três filhos tenho muito medo de estar com câncer.

Anônimo disse...

olá doutora por gentileza se puder me responder só mais essa dúvida agradeço.
Tenho 44 anos e estava com carcinoma espinocelular IN SITU gostaria de saber se é a mesma coisa que nic lll e gostaria de saber também se depois da conização a doença volta.

Anônimo disse...

Oi boa tarde Fernanda meu exame deu lesão intra-epitelial de baixo grau(compreendendo efeito citopàtico pelo hpv e neoplasia intra-epitelial cervical grau 1,tou com medo isso quer dizer q tenho hpv?tem cura? me explica melhor??obrigada aguarddo resposta

Dra. Fernanda Santos disse...

olá, bem isso significa que o preventivo que você fez acha que você tem uma lesão de baixo grau provocada por HPV. A colposcopia com biopsia vai dizer se essa lesão realmente existe. Caso positivo você fará a retirada da lesão e ficará em acompanhamento fazendo preventivos frequentes por 2 anos. não fique nervoza. é pra isso que serve o exame, pra não deixar você ter câncer de colo, porque ele vai detectar lesões muito tempo antes de virar câncer e a tempo de serem tratadas para não virar cÂncer. ok? da lesão de baixo grau ate ser câncer tem uma distância muuuuuito longa

Dra. Fernanda Santos disse...

olá. O NIC 3 tem o mesmo tratamento do carcinoma in situ, que é a conização. Se a sua imunidade estiver muito baixa ele pode voltar nos primeiros 2 anos apos o tratamento. Por isso você deve fazer preventivos semestrais por 2 anos após a conização. se neste periodo os preventivos estiverem normais. Alta. entendeu?

Dra. Fernanda Santos disse...

a resposta estááááá'... correta! 99% destas lesões desaparecem em 1 ano desde que você mantenha sua imunidade boa. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

pode voltar sim porque o seu sistema imunologico está mais debilitado na gravidez. Se voltar, basta cauterizar novamente com ácido. Não pode usar as pomadas..

Dra. Fernanda Santos disse...

pode transmitir, sim. por isso om problema não é transmitir, ter ou não. Tem é que ficar de olho quando ele dá lesões, para serem tratadas.

Dra. Fernanda Santos disse...

olá. temos que esperar o resultado da biopsia pra confirmar o resultado do preventivo. se for NIC 3 mesmo, o tratamento é a conização (retirar o colo).sem necessidade de fazer uma cirurgia maior, ok?

Anônimo disse...

Muitoooooooo obrigada estou mais aliviada e agora é fazer o exame e ver o resultado e me cuidar ,obrigada mesmo bjs

Anônimo disse...

Doutora fiz uma conização a 40 dias por conta de um nic lll hpv, meu marido quer ter relação comigo pois tenho medo de me contaminar de novo.
Se usarmos camisinha corro o risco de me contaminar de novo?

Anônimo disse...

doutora me chamo rosemary e a pouco minha prevençao deu presença de celulas epiteliais escamosas e metaplasticas com alteraçoes sugestivas de lesao intraepitelial de alto grau.. minha ginecologista me pediu a biopsia automaticamente fiz a biopsia e nela deu fragmento de mucosa cervical com neoplasia intraepitelial escamosa de auto grau.. pois então fui encaminhada pelo sus a fazer a cauterização dessa lesão so que to co um problema o aparelho quebrou e não tem previsão de ter outro preciso que me indique um profissional que faça esse procedimento particular ou convenio por favor!!! aguardo ansiosa.....

Dra. Fernanda Santos disse...

Rosemary, como não sei onde você mora, faz o seguinte. ligue para seu plano de saúde e peça a indicação para eles.Quem faz isso é ginecologista especializado em patologia cervical. quando vc ligar para o consultorio, pergunte se o medico faz colposcopia. porque quem faz colposcopia trata destas lesões, ok? se vc morar no Rio, me fale, aii sim, poderei lhe indicar alguem, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

a camisinha previne cerca de 70% a contaminação pelo HPV. além disso, o tratamento não elimina o virus do seu organismo. ele trata a lesão. O virus continua. O objetivo de usar camisinha é que o semen pode agredir quimicamente o colo do utero que já está sensivel pelo quadro. entendeu?

Anônimo disse...

Bom dia Doutora o carcinoma in situ no colo do útero é considerado cancer?

Anônimo disse...

O MEU RESULTADO DA COLPOSCOPIA DEU ASSIM...ME AJUDA PRECISO SABER SE É MUITO GRAVE ?COLO UTERINO (BIOPSIA) LESAO INTRA-EPITELIAL ESCAMOSA CERVICAL DE BAIXO GRAU (NIC I-displasialeve) associada a cervicite cronica com metaplasia escamosa endocervical a alteraçoes citologicas compativeis com infecção pelo papiloma virus humano (hpv)

Anônimo disse...

POR FAVOR DRA.FERNANDA PRECISO MUITO DE UMA RESPOST..OBRIGADA ????

Anônimo disse...

Dr. O vírus que provoca os condilomas acuminados também pode ser eliminado do organismo? Estou tomando ahcc, mesmo assim corro o risco de ficar c hpv pelo resto da vida? E a vacina posso ainda tomar p melhorar a imunidade? Obrigada

Anônimo disse...

Escrevi no dia 2 de Setembro, entretanto fiz a colposcopia no dia 19/10 e conização a laser no dia 6/10. O resultado demora 3 semanas pelo que terei que aguardar mais uma semana :( Há que manter pensamento positivo. Agradeço as suas palavras de conforto e peço-lhe que
me esclareça uma dúvida, como posso melhorar a minha imunidade?
Obrigada

Dra. Fernanda Santos disse...

sim. é o câncer localizado no colo do útero, sem invasão. Curável.

Dra. Fernanda Santos disse...

quer dizer que você tem uma lesão com o menor grau, no colo do utero provocada por HPV. existe o baixo grau, depois o alto grau e depois o câncer. essa lesão ainda não é cancer e nem vai virar cancer ja que você ja esta realizando o diagnostico cedo e o tratamento,

Dra. Fernanda Santos disse...

sim. tb pode ser eliminado. a vacina pode ser usada mesmo por quem ja diagnosticou a presença do virus. Estudos estão sendo feitos para saber se a vacina ajuda a imunidade de quem tb tem o virus.

Dra. Fernanda Santos disse...

:) usando vitamina C diariamente, tomando ômega 3, tendo boa alimentação, evitando bebida alcoólica em excesso, dormindo bem, não fumando, e tb há medicamentos que podem ser prescritos pelo sweu médico, peça pra ele, ok? não posso prescrever pela internet. Um bj!

Anônimo disse...

Dra Fernanda fiz um preventivo deu:
Conclusão: Processo inflamatório lesão intrapitelial da alto geau- nic ll.sugiro leep do colo.







Captura hibrida: Hpv do grupo de alto risco oncogênico.

Biópsia- Neoplasia intraepitelial cervical grau 3.

Fiz a conização e o resultado da biopsia foi:

Cervicite crônica ativa erosiva com metaplasia escamosa imatura do epitélio endocervical e área de tecido de granulação no leito de biópsia anterior.
Ausência de neoplasia intraepitelial residual.

Afinal foi um hpv ou ñ?
Nic lll é câncer?

Fiz a revisão depois da conização o médico disse q está tudo bem...ñ passou nenhum medicamento....nem a vacina só retorno daqui a seis meses esse precedimento está correto??ñ deveria tomar a vacina??
Me oriente pir favor Dra!
Obrigada!

Anônimo disse...

Doutora, estava lendo o seu blog porque estou com duvidas, fiz um exame preventivo em maio deste ano, o resultado do exame foi: Sugestivo de lesão intra-epitelial de alto grau HSLL(NIC II/NIC III), depois disso fiz uma colposcopia com biópsia em maio mesmo, o resultado da biópsia foi: não foram detectadas evidências de lesão intraepitelial e/ou coilocitose nos cortes histológicos examinados. Meu gineco pediu que voltasse em 3 meses. Em setembro fiz outro preventivo, e o resultado foi: Processo inflamatório inespecífico leve. Negativo para lesão intra-epitelial ou malignidade, mesmo assim o gineco me pediu nova colposcopia e biópsia, tenho que fazer novamente? Tenho duvidas se realmente preciso..me ajude.Obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

Boa noite Dra. Fernanda!
Desde janeiro estou tratando de candidíase, faço o tratamento conforme orientado pelo meu ginecologista, mas sempre volta, já fiz vários exames “papanicolau, vulvoscopia, colposcopia” o resultado deu tudo normal, somente o exame de secreção vaginal que acusou bactéria “cândida”, agora apareceu em meu marido verrugas na região pélvica, o seu urologista disse que pode ser HPV.
Minha pergunta é: Essa candidíase frequente pode estar sendo causada pelo suposto HPV?

Grata e obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também era ter duvidado, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Argenis meu email é angelafreemane@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, meu marido descobriu que nós éramos ambos HIV positivo. Nós tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de esta coisa no nosso corpo é apenas quando tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como nós também disse, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu em algumas semanas estávamos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitado pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta em +2349032913215 ou e-mail: ODINCURAHIV@GMAIL.COM. Deus te abençoe.
Fale agora ODINCURAHIV@OUTLOOK.COM

Anônimo disse...

Olá doutora...
Fui ao ginecologista e a mesma verificou que está com uma ferida.
Coletou matérial para papanicolau, pediu colposcopia e biópsia.
Estou com os resultados comigo, porém a mesma só poderá me atender daqui a mais de um mês. Estou super preocupada, você poderia me ajudar.
Segue os resultados.
Papanicolau
Citológico descritivo: alterações inflamatórias ou reparativas.
Microbiologia: bácilos.
Conclusão: alterações epiteliais benignas.
Classe II de papanicolau.

Colposcopia
Vulva normal
Colo e vagina : achados normais: aceito branco branco plano
JEC -1 1 -1 das 6 às 8h
Teste de schiller: positivo

Biópsia

Microscopia: fragmento colo uterino exibindo epitélio escamoso ectocervical típico, com leves alterações reacionais. A endocervice mostra glândulas revestidas por uma única camada de células mucossecretoras, sem atipias. Por vezes, estas glândulas mostram se revestidas por epitélio escamoso ( metaplasia escamosa). Na lâmina propria, há moderada reação linfoplasmocitatia e poucos neutrofilos, permeando o epitélio.(LM/DM/Jr)

Conclusão: cervicite crônica inespecifica, focalmente ativa, moderada.

Dr. e algo grave? Eh HPV? O que seria isso?

Anônimo disse...

Boa tarde Dra. Fernanda!

Recentemente fiz um exame e neste exame consta candida sp e cocos. Cita se ainda alterações hormonais não identificadas devido infecções. Isto é grave? Posso estar com HPV?

Anônimo disse...

Ola doutora:
Gostaria da suaajuda fiz o preventivo ,e estou preocupada com o resultado
Como so tenho consulta em dezembro to muito nervosa
por favor me ajude...
obs sou B24 a 7 anos
com este diagnostico e meu fim?

INTERPRETAÇÃO/RESULTADO:
ATIPIAS CELULARES SIGNIFICATIVAS EM CÉLULAS ESCAMOSAS, NESTA AMOSTRA. NÃO SE
PODE AFASTAR LESÃO INTRA-EPITELIAL DE ALTO GRAU (ASC-H*)

Ene

Anônimo disse...

Olá Doutora. Nasceram algumas verrugas em minha vagina recentemente, fui ao ginecologista e fiz uma serie de exames, mas meus exames deram negativos, tanto o preventivo como o exame de sangue. Essas verrugas podem ser normais ou os exames falaharam?

Dra. Fernanda Santos disse...

vc deve ter feito exames pra ver tinha alguma outra coisa associado, outra doença ja que as verrugas surgem quando a imunidade está baixa. porque, na verdade não se faz nenhum exame pra diagnosticar verruga. O diagnostico é clinico. Se tem verruga, se trata a verruga, entendeu?

Dra. Fernanda Santos disse...

Ene, o que significa B24 a 7 anos, desculpa a ignorância :)
esse resultado significa que a inflamação vista no preventivo pode ser provocada pelo HPV, mas ele não conseguiu afirmar. Não é uma inflamação tão clara ao ponto de dar certeza do diagnostico. Nestes casos, ou se repete o preventivo, ou faz a colposcopia e ou a captura híbrida. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

não!!!! fique tranquila. comum. veja com sua medica se no seu caso há necessidade de tratamento.

Dra. Fernanda Santos disse...

Não tem relação com HPV, não é grave. é so uma inflamação no colo que será tratada com medicamento. fiquei tranquila

Anônimo disse...

Boa noite Dra. Fernanda!
Desde janeiro estou tratando de candidíase, faço o tratamento conforme orientado pelo meu ginecologista, mas sempre volta, já fiz vários exames “papanicolau, vulvoscopia, colposcopia” o resultado deu tudo normal, somente o exame de secreção vaginal que acusou bactéria “cândida”, agora apareceu em meu marido verrugas na região pélvica, o seu urologista disse que pode ser HPV.
Minha pergunta é: Essa candidíase frequente pode estar sendo causada pelo suposto HPV?

Grata e obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

Dra por favor pode responder minha duvida??Está logo acima a primeira pergunta do dia 30 ás 09:30 da manhã .
Abaixo do seu aviso...
Lhe agradeço....bjs

Mark Brown disse...

Meu nome é Mark Brown e sou de EUA, gostaria de compartilhar este testemunho para o mundo ouvir sobre ele também este homem realmente sair eu era HIV positivo durante seis anos eu estar na medicação e eu tento olhar para a cura para o meu problema e eu passar por médico internet e encontrei uma tradição chamada DR. charles i contraiu HIV spelltemple@gmail.com por ajuda, ele me dá todas as suas leis e governar que se eu ficar curado eu deveria escrever sobre ele e é isso que estou fazendo agora, este homem de pedir algumas informações sobre mim, que eu lhe dou este homem me curar do HIV que é um grande homem de agradecimento por sua ajuda quando ele obter as informações que ele me disse que ele está prestes a trabalhar com ele 20 a 30 minutos este homem me escreva e me disse o que fazer para a cura que eu fiz depois de todas as coisas necessárias para a cura é fornecer o homem me chamar de 45min mais tarde e dizer-me para ir para o teste que é um grande dia para mim, eu era obrigado Dr. Charles negativos que você pode através do seu endereço de e-mail, hivspelltemple@gmail.com

Mark Brown disse...

Meu nome é Mark Brown e sou de EUA, gostaria de compartilhar este testemunho para o mundo ouvir sobre ele também este homem realmente sair eu era HIV positivo durante seis anos eu estar na medicação e eu tento olhar para a cura para o meu problema e eu passar por médico internet e encontrei uma tradição chamada DR. charles i contraiu HIV spelltemple@gmail.com por ajuda, ele me dá todas as suas leis e governar que se eu ficar curado eu deveria escrever sobre ele e é isso que estou fazendo agora, este homem de pedir algumas informações sobre mim, que eu lhe dou este homem me curar do HIV que é um grande homem de agradecimento por sua ajuda quando ele obter as informações que ele me disse que ele está prestes a trabalhar com ele 20 a 30 minutos este homem me escreva e me disse o que fazer para a cura que eu fiz depois de todas as coisas necessárias para a cura é fornecer o homem me chamar de 45min mais tarde e dizer-me para ir para o teste que é um grande dia para mim, eu era obrigado Dr. Charles negativos que você pode através do seu endereço de e-mail, hivspelltemple@gmail.com

Michael Davis disse...


eu sou Michael Davis a partir de Los Angele, CA. eu quero compartilhar meu testemunho com você Em 1985, com a idade de 25, depois de ter ouvido falar tanto sobre o 'epidemia de Aids ", eu decidi fazer o teste. Eu testei positivo. Eu fui para uma segunda opinião e, novamente, o resultado foi positivo. Desde que eu tinha ouvido e lido que o vírus possa estar dormente por um longo tempo, optei por comer bem, exercício, tomar vitaminas de alta qualidade e limite 'sexo de risco. "No entanto, a minha sensação era de que algo não estava adicionando-se com AIDS, e eu quase que imediatamente optou por não aceitar o vírus como um prejuízo para a minha saúde.

"Ao longo dos anos tenho vivido minha vida quase como se a Aids não existia, mas ainda obteve informações de várias fontes. Então eu vi este grande ekpen profeta e em contato com ele com seu endereço de e-mail e eu lhe disse que o problema que eu estava de frente e eu sei que ele pode ajudar, porque eu tenho ouvido muito sobre ele para que ele me deu algumas instruções a seguir, que eu segui com precisão e ele me garantiu que uma vez que ele me ajude a lançar um feitiço espiritual sobre a minha doença que eu vou curado com 48 horas e i tinha tanta fé nele, ele, na verdade, um sistema de castas do feitiço em mim e hoje estou de volta ao meu estado normal de saúde i foi testado e provar que eu sou HIV negativo todos os agradecimentos e apreço ao profeta ekpen por me ajudar a jogar fora o meu vírus HIV. Eu gostaria que todos vocês que têm problema semelhante para contatá-lo hoje com o seu endereço de e-mail ou telefone prophetekpen@gmail.com +2349038409325 para que ele possa ajudar a restaurar sua saúde


Unknown disse...

Meu nome é feliz, dos EUA, eu quero testemunhar de como eu tenho curado de HIV AIDS. Eu tenho vivido com esta doença mortal para o passado 11 meses, eu fiz tudo o que posso para curar esta doença, mas todos os meus esforços foram abortiva até que eu encontrei um velho amigo meu que me contou sobre um Herbalist Africano que usam ervas e raízes para curar todo o tipo de doenças, embora eu nunca acreditei que ele pode curar o HIV, mas eu decidi dar-lhe uma tentativa, quando entrei em contato com ele, ele me ajudou a expulsar o vírus do meu corpo, baixa e eis que, quando eu fui para um check-up i foi-me dito que eu sou negativo. Contacte esta grande Herbalist através deste e-mail okonofuatem99@gmail.com e okonofua_solution_tem99@hotmail.com ou você pode entrar em contato comigo para obter mais brilho me add no facebook happyaa4@gmail.com.

Ones agradecer novamente a você doutor Paul Emen i vai manter testemunhando sobre você por salvar minha vida.

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Fernanda, me chamo Fernanda também, estou com uma dúvida, ha um ano estou apresentando sangramento após relação e tbm fora do período menstrual, nesse tempo realizei DOI papas Nicolau no qual o resultado foi inflamação de grau leve porém ausente para neoplasia maligna eu fiz uma ultra transvaginal que deu resultado exame dentro do habitual.. Porem após usar pomadas e tomar antibióticos o problema persistia.. Ai fiz uma cauterização no colo do útero mesmo sem ele apresentar feridas pois o dr. Diz q era um útero saudável mas q a cauterização poderia parar o sangramento... Fiz essa cauterização dua 12/06/14 e dia 28/10 fiz uma biópsia pq o problema nunca se resolveu e o resultado foi carcinoma epidermóide grau ll histológico invasivo... Eu gostaria de saber se este câncer é um HPV? Ou se existe câncer de útero q não sao causados por HPV? Vou fazer dia 26/11 a cirurgia de histerectomia. Obrigado!
Obrigado

Anônimo disse...

boa tarde Dra, eu fiz o teste e o resultado deu o seguinte: ALTO RISCO- inferior a 1,00 RLU/CO BAIXO RISCO - inferior a 1,00 RLU/CO, o teste foi feito de captura hibrida, poem não informa se deu positivo ou negativo. a Dra pode me informar?

Anônimo disse...

Boa tarde, fiz exame e deu nic 3 vou fazer a biopsia, tenho 37 anos tenho que retirar o útero ou posso ter um filho ainda
.

Dra. Fernanda Santos disse...

Não. Candidiase é um fungo (e não bacteria) que não influencia em nada o surgimento de HPV, um vírus. Mas ambos podem surgir por baixa de imunidade

Dra. Fernanda Santos disse...

Foi. é considerado carcinoma in situ de colo. O único medicamento que vc poderia pensar em usar é algo para manter sua imunidade alta. vacina é pra evitar infecção por HPV e não para tratar. ok? e pelo resultado, ele tirou a lesão toda e agora vc vai fazer preventivos a cada 6 meses por 2 anos para ter a certeza que ficou curada. bjs

Dra. Fernanda Santos disse...

respondido

Dra. Fernanda Santos disse...

Sua biopsia foi do endometrio ou do colo do utero? não entendi.

Dra. Fernanda Santos disse...

negativo

Dra. Fernanda Santos disse...

se a biospai confirmar NIC 3 vc vai fazer a retirada do colo em forma de um cone (conização). se esta estiver com margens livres, seu útero será preservado e vc poderá ter filhos sim!

Anônimo disse...

Doutora muito obrigada.

Anônimo disse...

Obrigada Dra!!

Anônimo disse...

Muito obrigada Dra!

Anônimo disse...

Boa Noite Dra
Há 8 anos atras descobri HPV que virou cancer no colo do utero e venho tratando desde então.
Essa semana minha médica me pediu um exame de Captura Hibrida e gostaria que a sra me ajudasse no resultado, pois ainda vou demorar a passar com a minha medica e estou em choque... Olha o resultado

PESQUISA DO PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) POR TÉCNICA MOLECULAR
Método: Reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real
Material: raspado do trato genital inferior
RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA
INDETECTÁVEL INDETECTÁVEL
Limite de detecção: 500 cópias de HPV
NOTA(1): Um resultado negativo, quando realizado em colo uterino, tem
valor preditivo negativo superior a 99%. A presença de controle
interno assegura a qualidade da coleta e confere maior
confiabilidade a este resultado.
NOTA(2): O teste identifica individualmente os tipos 16 e 18 e, em
conjunto, os seguintes tipos: 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56,
58, 59, 66 e 68.

Agradeço muito a sua atenção.

Anônimo disse...

Olá Dr Fernanda gostaria que me ajudasse em algumas duvidas tenho 27 anos e fiz o exame preventivo que acusou alterações nas células indeterminadas a medica solicitou que eu usasse uma pomada e refizesse o preventivo depois de três meses refiz e acusou a mesma alteração, fizemos uma biopsia e deu NIC 1 e informou que eu teria que fazer uma cauterização queria saber se essa alteração é pq estou com HPV? Após essa cauterização eu estou curada posso manter relação com o meu parceiro sem proteção? Peço sua ajuda estou muito preocupada e desnorteada

Anônimo disse...

Dr Fernanda peguei o resultado da Biopsia e esta assim:
Microscopia: Os cortes histológicos corados na hematoxilina-eosina mostram biopsia de colo uterino exibindo epitélio escamoso do tipo metaplásico com depleção dos depósitos celulares de glicogênio e discreto distúrbio da diferenciação e da polaridade celular (displasia muito leve) além de atipias nucleares discretas associadas eventualmente a pequenos halos perinucleares na camada intermediaria/superficial. lamina própria com ectasia capilar e infiltrado inflamatório predominantemente linfoplasmocitario.

INTERPRETAÇÃO: LESAO INTRA-EPITELIAL ESCAMOSA DE BAIXO GRAU (NIC 1) - BIOPSIA

Realmente preciso fazer a cauterização? Isso é porque contrai HPV?
Posso manter relação com o meu parceiro sem Camisinha?

Anônimo disse...

Dr Fernanda peguei o resultado da Biopsia e esta assim:
Microscopia: Os cortes histológicos corados na hematoxilina-eosina mostram biopsia de colo uterino exibindo epitélio escamoso do tipo metaplásico com depleção dos depósitos celulares de glicogênio e discreto distúrbio da diferenciação e da polaridade celular (displasia muito leve) além de atipias nucleares discretas associadas eventualmente a pequenos halos perinucleares na camada intermediaria/superficial. lamina própria com ectasia capilar e infiltrado inflamatório predominantemente linfoplasmocitario.

INTERPRETAÇÃO: LESAO INTRA-EPITELIAL ESCAMOSA DE BAIXO GRAU (NIC 1) - BIOPSIA

Realmente preciso fazer a cauterização? Isso é porque contrai HPV?
Posso manter relação com o meu parceiro sem Camisinha?

Anônimo disse...

Olá Doutora Fernanda. Tenho 28 anos há quase 5 anos descobri uma feridinha no útero a ginecologista disse que era normal. Depois disso tive duas gestações, uma atrás da outra. Quando minha bb tinha 5 meses engravidei novamente. Minha filha mais nova esta com 1 ano e meio e agora fui fazer meus exames de rotina e o papanicolau deu normal, mudei de ginecologista e ela resolveu fazer uma biopsia que deu o seguinte resultado: Pequena área de leucoplasia. Colo uterino apresentando cervicite crônica com metaplasia escamosa. Camada basal hiperplasiada com indiferenciaçao e despolaridade envolvendo o terço inferior do epitelio, alem de atipias nucleares leves. Lâmina propria com ectasia capilar e leve a moderado infiltrado inflamatorio predominante linfohistoplasmocitario. E conclui lesão intra-epitelial escamosa de baixo grau (Nic I/displasia leve). Eu estou com HPV? Estou muito preocupada, durante toda minha vida só tive um parceiro, meu marido. Tem como saber se estava com algo antes das minhas gestações ou fui contaminada depois? Só tenho consulta dia 15/12. Também repeti o papanicolau, mas o resultado ainda nao saiu.
Obrigada!

Anônimo disse...

Q significa margens livres? E o homem tem que tomar que medicação já q ele tem o vírus?

Anônimo disse...

Boa noite dr. Fernanda, a biópsia foi realizada com o pedaço do colo uterino, porem a Dra. Que esta cuidando de mim me explicou da seguinte maneira. Que o câncer deve ter começado no endométrio por isso não acusou nos dois papas Nicolau e na ultrasom transvaginal que fiz. Porem após a cauterização que foi feita em 12/06 meu útero apresentou as lesões sendo assim ela acha que veio pro colo por causa da cauterização. Mas ai fica a minha duvida que ela não exclareceu... É HPV ou não?

tudo e posivio para Deus só confiar disse...

Dr fiz o exame colposcopia depois disso minha menstruação esta atrasada e normal isso

Unknown disse...

Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também duvidei, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Angela meu email é angelafreemane@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, meu marido descobriu que nós éramos ambos HIV positivo. Nós tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de esta coisa no nosso corpo é apenas quando tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como nós também disse, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu em algumas semanas estávamos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitado pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta no +2349032913215 ou e-mail: odincurahiv@gmail.com ou odincurahiv@outlook.com

Anônimo disse...

Boa noite!!
Dra uma lesão de nic lll pode desaparecer sem precisar fazer a conização???

Anônimo disse...

Oi boa nt fis papanicolau e o resultado foi ALTERACOES CELULARES BENIGNAS REATIVAS OU REPARATIVAS :IMFLAMACAO o resultado veio asim posoo ta com alguma doenca !!!! Obrigada

Anônimo disse...

Doutora fiz colposcopia e a deu q nao tinha nada mais tem algumas verrugas na vagina e a doutora falou p mim q esas verrugas sao normais q nao sao hpv devo procurar outra ginecolista?

Anônimo disse...

Olá, Dr.Fernanda tenho 17 anos e sou virgem e não tomei a vacina e na minha familia tem a genetica de cancer de colon , minha vó morreu com cancer é possivel mesmo sendo virgem ter cancer?

Unknown disse...

Parabéns Dra. por seu trabalho.
Tenho 32 anos e dois filhos. Meu papanicolau por duas vezes deus nic2 e 3 ( alto grau). Em seguida a colposcopia. O médico me disse que visualizou a lesão e me sugeriu a retirada do útero; pois segundo ele é mais segura do que a conização.
Estou ansiosa e com medo. A retirada do útero me trará problemas.
Por favor me responda.
Aguardo.

Anônimo disse...

Olá Dra. Gostei muito do seu blog e queria tirar uma dúvida.
Há dois anos ñ fazia o preventivo e fiz em maio de 2014 e deu uma lesão no meu útero, fiz a biópsia e deu NIC II (neoplasia intraepitelial cervical de alto grau), fiz uma conização e o resultado deu NIC I meu gine disse que a biósia ja eliminou parte da lesão que era muito pequena. Agora 6 meses depois repeti os exames( citoligia e colposcopia) e deu normal, sem alteração. Tenho 34 anos, ja posso engravidar ou corre algum risco?O HPV pode voltar se eu engravidar?

Gabriele Quevedo disse...

Meu preventivo deu o seguinte resultado: Adequação da Amostra: Satisfatoria
Caracteristicas Citologicas da Amostra: Presença de celulas endocervicais de aspecto habitual, inflamação discreta. Componentes da Flora: Lactobacillus sp ( bacilos longos) Avaliação de Trofismo: Esfregaçoes troficos. Conclusao: Negativo para malignidade. Contudo, ela pediu uma colposcopia. Sera que sera necessario biopsia nesta colposcopia tendo em vida o resultado desde preventivo? Certamente uma biopsia é cara e nao tenho condiçoes no momento.

Dra. Fernanda Santos disse...

o patologista que estuda a peça que foi retirada, biopsiada, estuda esta lesão. quando as bordas, os limites dessa peça estão sem a lesão, significa que estão livres, ou seja, margens livres. a lesão saiu por completo, ou o material que o médico tirou de você continha toda a lesão, não ficou nada no seu corto.
Não existe medicação para o virus. So existe tratamento para quem tem a lesão.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá! esta escrito neste laudo que o HPV não foi detectado. Não existe HPV nesta amostra. entendeu?

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, estas lesões são de baixo grau, mas são provocadas pelo HPV. Em qualquer nivel de lesão, mesmo na sua, que é de baixo risco, todo mundo deve usar camisinha para evitar reações quimicas entre o semen e o colo, para não prejudicar a imunidade do local. 90% destas lesões somem sozinhas quando vc mantem a imunidade boa, em 1 ano. Quando não some, retira-se a lesao. A colposcopia tem condições de dizer se a lesão foi totalmente retirada na biopsia. se for o seu caso, não ha mais necessidade de fazer nada

Dra. Fernanda Santos disse...

ola, infelizmente não temos como saber se você tem o virus desde antes das gestações ou é recente. Você pode ter ha 20 anos e so manifestar agora. num momento de imunidade mais baixa. esta lesão é de baixo grau. Você detectou a lesão precocemente, muito tempo antes que ela vorasse cancer de colo, o que não vai acontecer, exatamente por isso

Dra. Fernanda Santos disse...

não, ela pode atrasar por muitos motivos, ate por estresse, mas nao pela realização do exame

Dra. Fernanda Santos disse...

Não. Mas A biopsia pode ter achado que era uma coisa mais avançada e, na verdade, não era. NIC 3 se trata com conização.

Dra. Fernanda Santos disse...

não! esta tudo bem.

Dra. Fernanda Santos disse...

não precisa mudar de medico. verrugas são virais e não necessariamente por HPV,mas o tratamento é o mesmpo para todas. Verrugas causadas por HPV, externamente não tem relação direta com as lesões provocadas por PV no colo do utero, que aparecem no preventivo

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá. Bem, cancer de colon é cancer de intestino e não de colo de utero, que é provocado pelo HPV. O cancer de colo de utero é causado pelo virus, sexualmente transmissivel e não tem a historia genetica que os demaistipos de cancer tem

Dra. Fernanda Santos disse...

Michele. decidir por retirar o utero depende de muitos fatores, inclusive sua idade e desejo de ter filhos. Nos sempre optamos pelo que é mais simples primeiro. A retirada do utero é a ultima opção. mas daqui eu nao tenho condições de saber qual é a sua indicação. cirurgia é sempre cirurgia, mas quando esta indicada devemos realizá-la. Muitas pessoas acham que entrarão na menopausa quando tiram o utero. isso não acontece pq os ovarios ficam e sao eles que produzem nossos hormonios. a pessoa so deixa de menstruar

Dra. Fernanda Santos disse...

obrigada! bem a gravidez diminui a imunidade, o que pode facilitar uma infecção pelo HPV se vc ainda não tem 2 anos apos o tratamento. Mas seu caso foi leve. converse com seu medico e sua familia e decidam juntos. Se decidir engravidar antes dos 2 anos, seu medico deve ficar atento quanto a essa possibilidade, mas grande parte das lesoes por HPV na gravidez sao acompanhadas apenas

Dra. Fernanda Santos disse...

oi Gabriele, so o medico na hora que fizer a colposcopia saberá se haverá necessidade de biopsia. Se ele visuslizar lesão, tem que biopsiar. Geralmente a biopsia é bem mais barata que a colposcopia

Anônimo disse...

Dr. Boa noite.
A uma semana fiz uma conização no colo do útero, pois estava o MSM estava todo lesionado( todo tomado) mais hj fui ao banheiro e vi que tinha algo errado na minha vagina e saiu um pedaço enorme de tipo uma carne morta, estou preocupada. O que pode ser isso? Ainda estou aguardando a biópsia mas ele pediu a conizacao com bisturi MT rápido e foi no centro cirúrgico e tomei anestesia geral, sendo que minhas amigas só tomaram local. Aguardo sua resposta, pois tenho 23 anos e tenho vários casos de câncer na familia inclusive todos com metástase familiares de primeiro grau.

Anônimo disse...

Dra.Bom dia..fiz uma cauterização tem 3 dias e minha medica receitou uma pomada ja estou usando desde o dia da cauterização..esta saindo umas sujeira mas não tem cheiro algum e normal isso acontecer ..aguardo uma resposta breve pois só passarei com a Medica em janeiro ..obrigada?

Unknown disse...

Muito obrigada Dra. É de muita importância esse trabalho que está realizando, trabalho humanizado, deixando-nos mais informadas.
Quanto ao meu caso, está previsto a cirurgia para 05/01/2015; mas até lá as águas podem se movimentar a meu favor e qualquer novidade estarei postando aqui.
Deus a abençoe.

Unknown disse...

Meus exames acusaram nic ll e estou desesperada. Tenho 29 anos e nao tenho filhos. Gostaria de saber se nao é mais sensato esperar uns 6 meses e repetir o exame? O medico ja quer retirar parte do meu utero

Jacqueline da silva alves disse...

Olá Dr Fernanda meu nome Jaqueline tenho 33 anos há 1 ano descobri hpv lesões de nic 3 ja fiz conizacao e reconizacao, o uso de antibióticos para cicatrizar e pode ajudar pq tbm estou tando Aciclovir o antibióticos pode cortar efeito e tbm nic ja e consoderado câncer obrigada e abração aguardo resposta.

Anônimo disse...

Oii Dr. Fernanda. Há algum tempo me apareceu as verrugas genitais causadas pelo hpv. Fui ao médico, fiz os exames, e agora estou cauterizando. Desde que descobri, evito ter relações sexuais, e tenho reaginho bem ao tratamento. Porém, tenho um desejo muito grande de casar e ter filhos em breve (lógico, quando estiver curada das verrugas.) A minha grande dúvida é, se depois de cauterizar e estiver sem lesões, eu posso engravidar, sem contaminar meu parceiro? Já que pra engravidar tenho que ter relações sem camisinha...

*** KASSIA CAMARGO *** disse...

Dr. Fernanda, fiz conizacao há 2 dias e estou sentindo minha barriga muito inchada e incomoda, como se sentisse um aperto, não sinto dores mais incomoda muito e tenho dificuldades para andar por causa deste incômodo, é normal?

*** KASSIA CAMARGO *** disse...

Ola Jaqueline, descobri NIC 3 4 meses atrás. Primeiro fiz uma biópsia e cauterização que não resolveu e somente à partir daí fui encaminhada pra conização (retirada de parte do Coló do útero).. Então aconselho a procurar outro medico. Meu tratamento está sendo feito pelo SUS ( UNICAMP) Mas não aconselho pois os procedimentos aqui são feitos por estudantes e estou sentindo muito incômodo na barriga, o que não me parece normal pelos relatos que encontrei na NET!

Anônimo disse...

Dra. Meu exame dey NIV 1. Não lesou o colo , apenas a vulva. É pior isso? Meu médico cauterizou as visíveis e agora passo imiquimod, pois surgiram outras, porque me machuquei fazendo depilação e sangrou e deve ter espalhado. Estou com medo. Será que apenas com o imiquimod essas lesões vão sumir? Neoplasia na vulva é mais complicado de tratar?

Anônimo disse...

Dtr gostaria de agradecer pela explicação sobre ondas livres... Então fui fazer a biopsia e a mesma foi cancelada pois estou se qualquer lesão... Fui ao cirurgião geral que me atendeu ele marcou uma cirurgia, achei estranho já que não houve biopsia. Procurei uma ginecologista, ela me examinou e disse que não tenho nenhuma lesão de Hpv. Disse que meu exame só pode ter sido trocado. . Repetimos o papa Nicolau que só fica pronto em 23 de janeiro, pois o laboratório está de férias.o que a doutora acha?
Homem descobre se tem hpv por exame de sangue???
Há possibilidade de desenvolvimento do nic 3 em dois anos, pois fez 2 anos que fiz o papa Nicolau e não,havia nada.

Anônimo disse...

Muito obrigada...

Priscilla disse...

Olá Dr. Fiz uma biopsia do colo do útero e o resultado foi o seguinte: cervicite crônica e metaplasia escamosa com alterações sugestivas de infecção virotica (hpv). A critério clinico recomenda-se captura hibrida, minha ginecologista esta de recesso só volta em janeiro, to desesperada, me ajude.

Anônimo disse...

Oi Dr, preciso muito de sua ajuda. Fiz o exame de prevençao e deu que eu tinha umas manchas no utero, dai fiz a biopsia e deu o seguinte resultado: hiperplasia simples do epitelio malpighiano a efeito citopatico atribuivel a infecçao pelo papiloma virus humano :( tou muito nervosa, temho 20 anos. Bjs

Anônimo disse...

Olá Doutora, Fiz uma CAF para retirada de NIC II, fui buscar o resultado da biopsia e veio como NIC III margens comprometidas, o médico me disse que não precisava me preocupar pq na cauterização ele havia queimado tudo, q deve ter sobrado alguma celula na amostra e por isso veio com margens comprometidas, me pediu somente para daqui a 4 meses fazer novamente o papanicolau , será que devo aguardar ou não, tem somente 16 dias que fiz a CAF e peguei o resultado ontem.... Att,

Dra. Fernanda Santos disse...

olá, o que vc descreveu pode ter sido material da cicatrização do colo. Normal. devido à cauterização. fique tranquila.

Dra. Fernanda Santos disse...

é normal. fique tranquila, é devido à cauterização.

Dra. Fernanda Santos disse...

ola! se esse resultado veio de uma biopsia, a conduta é não esperar nada e sim retirar um pedaço maior do seu colo, como um CAAF, CAF ou conização. Se veio so de um preventivo, deve ser realizada a biopsia

Dra. Fernanda Santos disse...

Jacqueline, sua pergunta está um pouco confusa. Você está usando antibiotico e aciclovir pra tratar lesão de HPV? é isso? e... NIC 3 é considerado câncer, sim. A conduta (tratamento, seguimento) é o mesmo.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, esses condilomas não causam infertilidade. Você pode engravidar, sem problemas. Sem lesões a chance de contaminar o parceiro é mínima.

Dra. Fernanda Santos disse...

Kassia, isso pode ser uma reação do útero, por ter retirado parte dele. é Um músculo, por isso, quando se toca nele, ele contrai e pode provocar essas dores. Peça ao seu médico para lhe prescrever um anti inflamatorio. pk?

Dra. Fernanda Santos disse...

Não. O imiquimod é um excelente tratamento. Você vai ficar boa

Dra. Fernanda Santos disse...

Ter HPV no exame de sangue não é importante. Não muda nada, não indica tratamento, nada. Importante é saber se tem lesão. E, mesmo não sendo comum, é possível que ocorra esta evolução, sim. E isso depende, também, da sua imunidade.

Dra. Fernanda Santos disse...

Fique calma, pode aguardar o retorno dela. vocês tem duas opções, neste caso, ou faz uma colposcopia ou repete o preventivo depois. Eu não faria captura hibrida, porque o importante é saber se tem lesão.

Dra. Fernanda Santos disse...

olá, muitas vezes a biopsia é curativa. Você deve repetir o preventivo no intervalo orientado pelo seu medico. Novas intervenções só serão feitas caso o problema persista.

Dra. Fernanda Santos disse...

Bom, a conduta é fazer novo preventivo, mesmo. e até nova colposcopia. Mas não adianta fazer muito perto do procedimento que vc ja fez. Aguarde uns 3 meses, melhore sua imunidade, tenha hábitos saudáveis, mantenha sua saude em dia.

Anônimo disse...

Boa Tarde Doutora!
Meu preventivo atual, deu um resultado inespecífico e estou muito assustada.

Esfregaço: contém células intermediárias, células metaplásicas, células endicervicais, hemácias. Células apresentam atipias de significado indeterminado, compatível com asc-us.
Sempre meus preventivos dão resultado normal. Isso significa que tenho hpv? Por favor me ajude.

Anônimo disse...

Dtra e em relação a não ter tido biopsia sem lesão, convém eu fazer outro papa Nicolau mesmo???

Débora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Débora disse...

Boa Tarde Dra. Fernanda,

Há um mês atrás fui diagnosticada com condilomas na vulva, procurei um ginecologista e foi realizado o procedimento de cauterização com acido, portanto mesmo após a cicatrização, estou com ardência na vulva, e com muita dor ao ter relação sexual, que as vezes chega ate sangrar um pouco, e estou também com um corrimento as vezes branco, as vezes muito amarelo, porem sem odor. Fiz exames de sangue a pedido do ginelogista de sífilis, HIV, hepatite B e C, todos estão dentro das normalidades. Gostaria de saber, se o hpv causa algum tipo cândida ou alguma outra infecção?

Anônimo disse...

Dr. Fiz o preventivo e deu nic 2e3 fiz a biopsia e deu câncer normal in sut, já fiz a conizacao, com quanto tempo vou poder engravidar?

Anônimo disse...

Bom dia Doutora meu exame de colposcopia deu cervicite cronica com metaplasia escamosa, a captura hibrida  Hpv16, fiz a primeira eletrocauterizacao dia 20/12 e a segunda vou fazer dia 11/02, to com muito medo de nesse intervalo virar cancer, isso eh possivel, to tomando remedio pra aumentar a imunidade e usando a pomada albrocresil . Por favor me ajude. :(

Anônimo disse...

Obrigada, Dra.
Fiz uso do imiquimod e voltei hoje ao médico. Ele me deu alta e quer me ver dentro de 6 meses. Passei apenas 3 semanas de imiquimod e todas as verrugas desapareceram. Ele passou ácido acético e não detectou nada. Só que fiquei apreensiva pois achei o tempo de uso muito curto ( nem um mês). A sra concorda com isso ou acha que devo procurar outro médico?

Anônimo disse...

Dr Fernanda tive HPV fiz todos os procedimentos possíveis e na conizacao descobrimos que eram células pré cancerígenas. Ainda estou na fase do controle. Na primeira citologia não deu nada. Agora na segunda me parece que voltou mas como NIC I . Só que na nota está escrito para melhor juizo clinico continuar controle citológico. Fiquei na dúvida se é para continuar o controle de meses em meses ou ir mais a fundo e continuar a investigação com os exames

Anônimo disse...

Dra. Fernanda ,tenho 16 anos e meu exame dectou NIC 1 estou preocupada pois nao sei se espero por 2 anos ou fsço logo a cauterizaçao ,que é a retirada da mancha ne?
Quero que me ajude e me de o seu conselho.
P.s: comecei uma dieta rica para melhorar meu sistema imunologico,. Espero que me

Anônimo disse...

Dra. Fernanda, bom dia!
Fiz conização em junho, com internação, sedação... tinha NIC I. No resultado do Cone veio NIC II, margens livres. Em Set, 03 meses depois, tive um corrimento, bem leve, e procurei um médico particular e fiz uma citologia, que veio normal.
Em NOV fiz outro preventivo, este pelo SUS, que me ligaram agora em janeiro, dizendo que eu deveria refazer, pois meu médico está de férias e no meu resultado não veio escrito NADA. Perguntei a enfermeira: "Como assim? Nada?, tem que ter vindo escrito alguma coisa", e ela disse que não. Disse para eu não me preocupar que ela até me daria o exame "de presente" quando eu fosse refazer. Falou que estava procurando uma médica para colher meu preventivo novamente e quando o meu médico voltar, já ter o resultado e não atrasar.

Isso é possível?

Estou preocupada, até pensei " Jesus, será que deu algo sério e ela está me enganando?"... Mas creio que não faça sentido este meu pensamento, pois ela não me chamaria para refazer o preventivo. Outra coisa, fiz este exame em período de festas, pensei deles terem demorado para enviar meu material e ter estragado, ou esse exame ter sumido e ela inventou isso. A senhora acha que devo ficar tranquila mediante ao resultado de SETEMBRO que foi normal?

Dra. Fernanda Santos disse...

olá, isso significa exatamente o que está escrito: significado indeterminado. não se sabe se é inflamação por HPV. Por isso alguns medicos optam por repetir o preventivo, outros, por fazer uma colposcopia, outros, por fazer captura hibrida para pesquisa do virus. É muito comum vir esse resultado no preventivo e não ser nada além de uma inflamação que se trata com medicamentos usuais. Fique calma e consulte seu médico, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

não. O HPV é um virus e é oportunista. Se aproveita da imunidade baixa para manifestar sintomas e sinais. A candida é um fungo oportunista. se sua imunidade estiver baixa, podem aparecer os sintomas de candidiase. Para saber se vc esta com candidiase, seu medico precisa lhe examinar. A Candida causa a inflamação chamada candidiase e o HPV provoca condilomas e lesões pre neoplasicas, assim como o cancer genital. São coisas diferentes

Dra. Fernanda Santos disse...

o ideal mesmo é que você aguarde 2 anos, pois é nesse periodo que você ficará fazendo o preventivo a cada 6 meses para detectar precocemente alguma recidiva... cada caso é um caso, converse com seu ginecologista, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

não é o esperado

Dra. Fernanda Santos disse...

como o NIC 1 regride em 90% dos casos, espontaneamente, vale aguardar como orientado

Dra. Fernanda Santos disse...

diante deste resultado, as melhores opções, na minha opinião, são: repetir o preventivo e se permanecer, fazer a colposcopia. Ou fazer preventivos a cada 6 meses por 1 ano e ver se regrediu espontaneamente. se permanecer, fazer a colposcopia com biopsia

Dra. Fernanda Santos disse...

acho que vc pode ficar tranquila sim, mas não deixar de fazer outro preventivo. Pode ter sido extraviado, o potinho ter entornado o material, qq coisa. Não significa que deu algo grave, pois se tivesse dado resultado um medico lhe informaria.

Anônimo disse...

Dra. Boa noite! Tive algumas relações de coito interrompido com meu namorado. Desde sempre comecei com umas fissuras no perineo. Minha ginecologista não deu muita importância, mesmo eu dizendo estar bem lubrificada. O fato é que agora toda vez que tenho relações me abre uma fissura no perineo que fecha em dois dias. Meu preventivo deu normal mas insisti que ela fizesse uma captura híbrida que detectou hpv acho q 16. Ela disse q não devo me preocupar já que tenho 42 anos e insiste em dizer q essas fissuras não podem ser do hpv já que o preventivo é normal. Alias negativo também para Cândida e bacterias. O que vc acha?

Anônimo disse...

Dra. Existe câncer de colo de útero sem HPV?

Anônimo disse...

Dra, ha mais ou menos 3 meses venho sentindo uma coceira e uma certa ardencia em um só ponto da vulva ( mais ou menos ao lado do clitóris) e só do lado esquerdo. olhei com espelhinho e não notei nada aparente. Passei candicort e nos dias que usei melhorou, mas foi só parar de passar que voltou o incomodo só naquele lugar. Fiz preventivo há 1 mês ou seja eu já estava com isso e não deu nada. O Que pode ser? Será alergia? Mas por que daria só de um lado? Obrigada por esse cantinho

Anônimo disse...

Quer dizer que o resultado deu negativo?

Anônimo disse...

Dtra preciso da sua ajuda fiz preventivo e deu o seguinte :
Citopalogia cervical
Adequabilidade da amostra :
Escanoso
Glandular Metaplásico
Alterações celulares benignas reativas ou reparativas :
INFLAMAÇÃO
Atípias en células escamosas
Lesão intra-epitelial de alto grau, não podendo excluir micro invasão
Microbiologia
Lactobacillus SP
Me ajuda por favor
Minha médica tá de licença

Anônimo disse...

O blog ainda está ativo?

Anônimo disse...

Acho que não...

Dra. Fernanda Santos disse...

Não existe essa relação entre HPV e fissuras. Realmente captura hibrida não se faz nesse caso. Saber que tem HPV na captura hibrida, no seu caso, não tem importância clinica. fissura tem relação com candidiase e o preventivo também não tem importancia nisso. se você é jovem, ou seja, tem seus hormonios normais, a fissura é da candidiase, sim e deve ser tratada, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

quando é metástase de um câncer de endometrio.

Dra. Fernanda Santos disse...

ola! olha, é dificil eu poder lhe ajudar nisso... tem que examinar... algumas outras coisas causam coceira na vulva além da candidíase, como liquen, alergias... peça pro seu ginecologista lhe examinar, que ele vai ajudá-la melhor que eu, daqui da internet.. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

olá. o seu preventivo esta achando que vc tem uma lesão provocada pelo HPV. Será necessário fazer uma biopsia para ver se é isso mesmo, através da colposcopia. ok? se sua médica não retornar no proximo mes, leve seu exame e os anteriors que vc tem em casa para outro ginecologista ver, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

poxa, gente! fiquei 12 dias sem responder os comentarios e já estão achando que o blog não esta mais ativo? Magoei! rsss
Eu faço o possível para manter tudo atualizadinho, mas trabalho muito e, sem tempo, eu acabo respondendo tudo que dá a cada 2 semanas.. vejam a hora que estou escrevendo... 2h da manhã.. eu fico muito feliz por ver os comentarios aqui e faço questão de responder um a um. Ja estou respondendo há quase 2 horas até chegar nesse assunto.. e ainda não acabei... estou indo pro proximo post.. obrigada pela participação de vocês!

Anônimo disse...

Olá doutora! O que é líquen? É uma DST? É grave? Eu tenho passado um óleo na vulva ( dersani) pq me ocorreu q pudesse ser ressecamento, e tem melhorado. Obrigada!!!

Anônimo disse...

Bom Dia dr Parabéns pelo trabalho que Jesus a abençoe hj peguei meu preventivo que fiz em outubro de 2014 realmente fui desleixada e minha medica falou assim não gostei nada desse resultado o laudo foi: MORFOLOGIAS:ALTERAÇOES INFLAMATORIAS OUTRAS ALTERAÇOES: LEVE AUMENTO DE VOLUME NUCLEAR ANISOCARIOSE CONTORNO NUCLEAR ESPESSADO HIPERCROMASIA CROMATINA FINAMENTE GRANULAR EM CELULAS METAPLASTICAS IMATURAS ISOLADAS NA AMOSTRA ENDOCERVICAL.
CELULAS SANGUINEAS ALGUNS LEUCOCITOS E HISTIOCITOS MICROBIOLOGIA FLORA BACILAR CONCLUSAO CELULAS ESCAMOSAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO ASC-H SUGERIMOS APROFUNDAR O ESTUDO DO COLO COM ESPECIAL ATENÇÃO AO CANAL ENDOCERVICAL É RECOMENDVEL AFSTAR A POSSIBILIDADE DE LESAO INTRAEPITELIAL ESCAMOSA DE ALTO GRAU LIEAG HSIL O QUE TENHO AFINAL? ELA PEDIU COLOSCOPIA DO COLO COM BIOPSIA DIRIGIDA E NÃO ME ESCLARECEU NADA ESTOU TRISTE DEMAIS AH E QUANDO FICO NERVOSA OU MENSTUADA APARECE HERPES PERTO DA VAGINA E NA REGIÃO DO COCIX

Anônimo disse...

Dtra já fiz a biopsia e não tinha lesão. O médico sugeriu que esteja no canal e marcaram uma conizaçao. Vou operar. Acha certo isso? Tenho mesmo que fazer a cirurgia. esse exame tá mesmo muito grave?

Unknown disse...

Eu ainda sou chocar e surpreender este grande milagre que aconteceu na minha família, meu marido e eu tenho sido de diferentes doenças i foi testado HIV positivo no ano passado, outubro e meu marido era HIV negativo Fiquei tão surpreso porque ele estava mesmo doente naquele momento e que nos levam para o hospital, mas o médico confirmou que ele tinha problema renal. desde então temos vindo a gastar dinheiro em todo recebendo medicamentos do hospital diferente, eu estava procurando através da internet para ajudar quando eu vi um comentário de pessoas falando sobre como o Dr. Paul Emen ajudou a curar sua doença HIV e outras doenças, eu didn 't acreditar, mas eu só escolher dar tentar as ervas e entrei em contato com ele através deste e-mail (okonofuatem99@gmail.com) e foi-me dito o que fazer, embora o meu foi mais estressante do que a de meu marido diferentes ervas foi enviado para o tanto de nós. Para minha maior surpresa depois de mim e meu marido ir pacientemente através do tratamento como a instrução dada a nós por este homem chamado Emen e fomos para um exame médico e o resultado foi negativo e confirmou mais uma vez que o meu marido estamos perfeitamente bem, até mesmo a nossa médico estava confuso, ele disse que nunca tinha visto este tipo de milagre antes. Dr Paul Emen nós verdadeira aprecio um bom trabalho em nossa vida de e Deus irá abençoá-lo para o bom trabalho que está fazendo. você também entrar em contato com este grande e poderoso homem, se você tiver qualquer problema através de seu e-mail: okonofua_solution_tem99@hotmail.com. você pode muito bem chamar-lhe 2348153930869.

Mariana Vasques disse...

Boa noite Dra. O que isso significa??? Por favor qro mt saber... Pois meu retorno com a medica e so em março :Lesão intra-epitelial escamosa de baixo grau (compreendendo Neoplasia
Intra-epitelial cervical grau I e efeito citopático pelo HPV)

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 363   Recentes› Mais recentes»