Ícones

terça-feira, 14 de junho de 2011

HPV pra você entender

Falar sobre HPV é um pouco complicado porque toda hora surge uma novidade, um novo estudo e daqui a algum tempo este post estará desatualizado também.


O que você precisa saber sobre HPV (papiloma vírus humano): é transmitido por via sexual e contato físico. Possui subtipos que causam verrugas (condilomas)  e subtipos que causam lesões no colo do útero, precursoras de câncer. As verrugas são diagnosticadas a olho nu e então, tratadas, já o exame preventivo detecta as lesões do colo em fase que ainda dá tempo para não virar câncer de colo de útero. Na maioria das vezes não é possível saber quando e de quem a pessoa contraiu o vírus. É errado dizer que uma vez com HPV, sempre com HPV. Não fique esperando ter algum sintoma para procurar o ginecologista. Exceto os casos de verrugas, a maioria das infecções não tem sintoma algum. O HPV é um vírus que possui muitos subtipos , mas não deve ser um bicho de sete cabeças. 


O HPV é transmitido por via sexual, mesmo através de contato íntimo pele-a-pele, por isso a camisinha não protege 100%, mas tem grande fator de proteção. O início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros e o hábito de não usar camisinha são de grande influência na contaminação pelo vírus. Grande parte das pessoas sexualmente ativas tem ou terão HPV em algum momento da vida, mas nem todas desenvolverão lesões. Não entrem em pânico! mas fiquem sempre de olho caso surjam verrugas e façam preventivo de rotina!


O HPV é um vírus com mais de 100 subtipos e são divididos em: baixo risco, risco intermediário e alto risco de desenvolvimento do câncer de colo de útero. Os subtipos 6,11 são os de baixo risco mais encontrados causadores de verrugas (condilomas). Já os subtipos 16 e 18 são os de alto risco mais encontrados nos casos de lesões do colo do útero precursoras de câncer (aquelas diagnosticadas no exame preventivo/papanicolaou). A mulher pode se contaminar com os subtipos que causam os condilomas e também com os que causam o câncer.


As infecções provocadas pelo HPV podem ser transitórias, com completa eliminação do vírus (nos casos de pessoas saudáveis, com boa imunidade), mas pode haver re-infecção, eliminação de um subtipo e não de outro ou até evolução para lesões com riscode desenvolver o câncer. 


O exame citológico (ou preventivo) normal,  não diz se a pessoa tem ou não HPV, mas sim o que realmente importa, ou seja,  mostra a infecção, a fase ativa do vírus quando ela se manifesta.


Também não podemos afirmar quando e nem de quem a pessoa contraiu o vírus. Você pode ter adquirido o vírus há 20 anos e só desenvolver a infecção agora, ou até mesmo nunca desenvolver infecção.

Para saber mais:
Sobre os condilomas: podem desaparecer sozinhos, graças à resposta imunológica, e podem ser tratados através de sua excisão com bisturi, com a destruição das verrugas com aplicação de ácidos, pomadas, criocauterização, eletrocauterização e vaporização a laser. Até que as lesões sejam eliminadas deve haver abstinência sexual, o parceiro deve ser avaliado e é importante o uso de camisinha. A pessoa pode permanecer com o vírus em fase latente (sem causar infecção) mesmo após o tratamento das lesões e, em algum momento da vida pode voltar a manifestar mais verrugas. 


Sobre lesões pré-neoplásicas: O HPV é um vírus que, além de condilomas, pode causar o câncer de colo de útero. Este câncer, como dito em post anterior, pode ser evitado quando a mulher realiza o exame preventivo rotineiramente. Este exame não impede que a mulher contraia o vírus, mas pode impedir que ela desenvolva o câncer de colo. Se a mulher está contaminada com este vírus, ele pode estar na fase latente (sem provocar lesões), mas se ocorrer uma diminuição da imunidade, por exemplo, ele se torna ativo e provoca lesões no colo do útero. Se estas lesões não forem detectadas podem evoluir para câncer de colo. 


Reforçando: O câncer não surge do nada. O vírus provoca uma lesão pré-neoplásica de baixo grau e se esta não for curada, pode evoluir para lesão de alto grau e então, o câncer. A mulher que fica anos sem fazer preventivo, pode ter o vírus causando infecção sem saber e perde a oportunidade de detectar alguma lesão no colo que ainda não virou câncer. Por isso fazer o preventivo é tão importante!

De acordo com cada lesão e com o perfil de paciente há uma conduta específica a ser adotada. 


Quais são as lesões que podem aparecer no resultado do preventivo?


Lesão intra-epitelial de baixo grau (LSIL ou LIEBG)
Lesão intra-epitelial de alto grau (HSIL ou LIEAG)
Alterações de células escamosas de significado indeterminado (ASCUS)
Alterações de células escamosas de significado indeterminado, não excluindo lesão de alto grau (ASCH)
Alterações de células glandulares de significado indeterminado ACG-SOE


- Geralmente as lesões de baixo grau são acompanhadas com repetição do preventivo e 90% destas lesões desaparecem em 1 ano. 
- As pacientes com lesões persistentes ou já com lesões de alto grau e com as lesões que evoluirem para alto grau devem realizar outro exame chamado Colposcopia. 

Neste exame pode ser realizado uma biópsia e, o resultado desta pode demonstrar Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC) grau 1, 2 ou 3 e, de acordo com cada lesão há condutas específicas para que a paciente não desenvolva câncer ou, no caso do NIC 3, considerado carcinoma in situ, dependendo de avaliação complementar, não desenvolva câncer invasivo. 
- Os casos de ASCUS podem ser acompanhados com repetição do preventivo em 6 meses ou realizar a colposcopia imediata ou a pesquisa do DNA-HPV em pacientes acima de 30 anos. Se a opção foi acompanhar com preventivo de 6 em 6 meses, após dois resultados normais, a paciente pode voltar a fazer a rotina, pois pode ter ocorrido uma alteração por inflamação ou ter sido infecção transitória do HPV. Se o resultado continuar sendo ASCUS ou evidenciar LSIL ou HSIL, realizar Colposcopia. 
-Todos os casos de ASCH devem ser encaminhados para a colposcopia.
-As pacientes com ACG-SOE devem ser submetidas a avaliação do canal  cervical e, nas acima de 40 anos, avaliar também o endométrio (tecido que reveste o útero)


Nos casos submetidos à biópsia, os resultados podem ser: NIC 1, 2 ou 3 (carcinoma in situ)

- As lesões NIC 1 geralmente desaparecem em 1 ano. A paciente com este resultado deve repetir o preventivo de 6 em 6 meses neste período. Caso não desapareça, nova biópsia deve ser realizada
- As pacientes com menos de 20 anos de idade e NIC 2 podem ser acompanhadas com preventivo e colposcopia de 6 em 6 meses por dois anos. Nas mulheres acima de 20 anos ou HIV positivas ou quando a lesão penetra o canal do colo deve ser realizada a retirada de parte específica deste.
- Pacientes com resultado de biópsia NIC 3 ou com NIC 2 com invasão do canal do colo (canal endocervical) devem ser submetidas à retirada parcial do colo uterino (conização) através de técnica de cirurgia por ondas de alta frequencia, laser CO2 excisional ou a frio.
- Na suspeita de câncer in situ ou com microinvasão, persisência de NIC 2 ou 3 após tratamento, e em algumas outras situações especiais a paciente deve ser submetida à Conização clássica em regime hospitalar.
- As pacientes submetidas a conização pela técnica de ondas de alta frequencia cujo diagnóstico é de primeiro estágio de microinvasão com margens livres podem ser acompanhadas com preventivo e colposcopia de 6 em 6 meses, desde que sejam jovens querendo engravidar. Os resultados com margens comprometidas devem ser submetidos à Conização com bisturi. E as pacientes com mais idade e que não desejam ter mais filhos devem ser submetidas à cirurgia de retirada do útero (Histerectomia).

O preventivo, então, é um exame de rastreio. A biópsia, através da colposcopia, confirma a suspeita do preventivo. Portanto pode haver preventivo indicando lesão, mas com biópsia normal. Já os casos em que houve falha no preventivo podem estar relacionados com a qualidade da coleta (amostra insuficiente), preparo inadequado do material colhido, leitura inadequada das lâminas (pelo patologista). Com base nestas deficiências, tem sido proposta a citologia em base líquida, como método preventivo mais moderno e eficaz, porém, estudos recentes mostram que não existem evidências de comprovem que esta nova técnica seja melhor que a convencional. 

O Teste de DNA/HPV através da Captura Híbrida é aprovado, atualmente, para duas situações: em mulheres acima de 30 anos desde que seja feito junto com o preventivo E como um segundo teste frente ao resultado de ASCUS no preventivo.  

Não se esqueça: a vacina contra o HPV está disponível para mulheres e homens a partir de 9 anos de idade, apenas em clínicas privadas. Converse com seu médico e procure uma clínica perto de você.
.




363 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 363 de 363
Mariana Vasques disse...

Boa noite Dra. O que isso significa??? Por favor qro mt saber... Pois meu retorno com a medica e so em março :Lesão intra-epitelial escamosa de baixo grau (compreendendo Neoplasia
Intra-epitelial cervical grau I e efeito citopático pelo HPV)

Anônimo disse...

Olá Dra. Fernanda passei anos sem fazer meu preventivo e quando resolvi fazer apareceu na minha citologia.
Ectocervical: Ocasionais células com coilocitose, hipercromasia nuclear e irregularidade de carioteca.
Endocervical: Células endocervicais glandulares tipicas. Metaplasia escamosa.
Conclusão: Quadro citológico compatível com infecção por HPV. Lesão intraepitelial escamosa de baixo grau.
O que isso quer dizer? Quer dizer que tenho HPV?
Que o HPV pode estar ativo ? Por favor me ajude. Estou desesperada.
Ainda não retornei a minha médica, pois só tem vaga para ela em abril.
Pode me explicar melhor? Essas lesões decorrentes da infecção por HPV podem ser recentes? Ou são antigas? Nesse caso ela já está avançada?

Se tenho HPV, posso ter relações com camisinha? Como faço para não contaminar o meu parceiro? Posso já ter transmitido para ele?

Anônimo disse...

Boa tarde !!! Faz quase um mes que apareceram uns carrocinhos na minha virilha , fui ao ginecologista e ele diagnosticou como sendo lesões por HPV , fez a cauterização com o ácido , a pele ficou escura depois , ela volta ao normal ou ficará assim para sempre , ficou muito feia a região que ele cauterizou ???

Unknown disse...

fiz uma conizaçao devido a uma lesão de alto grau nic3/carcinoma in sito,estou a espera do resultado da biopsia do material da cirurgia, estou muito angustiada,nervosa nao sei o que faço !!fiz algumas pesquisas na net e fiquei bem confusa pois meu medico nao me deu grandes explicaçoes,só depois do resultado da biopsia chegar daqui duas semanas eu acho q terei o retorno ao medico.me diz o que eu faço?o que vai acontecer comigo depois?desde já obrigada

Anônimo disse...

Bom dia! Em 2001 o meu primeiro papanicolau deu lesão intraepitelial de grau 1 (displasia) associada a HPV. Fiz tratamento com laser e resultou bem. Entretanto em 2009 tive bebé e os exames que fiz depois deram normais. Entretanto, fiz há 2 semanas mais um rastreio que deu presença de células glandulares atípicas. Ainda estou à espera do resultado relativo ao HPV. Qual o significado da presença destas células atípicas? Fiquei apreensiva. Muito obrigada.

Anônimo disse...

Boa tarde doutora estou muito preocupada a mais ou menos oito meses fiz uma conização e não voltei mais no médico para revisão de seis meses pois estou sem plano de saúde, mas estou preocupada hoje minha menstruação desceu e parece ter uns pedaços de carne junto com o sangue pode ser câncer? estou com muito medo.

Anônimo disse...

Boa tarde dra, meu nome é Juliana e tenho uma dúvida:
Já assisti em entrevistas que o HPV é um fator necessário, mas não o suficiente para o desenvolvimento do câncer de colo de útero. Então, se eu tenho HPV e tenho muitos casos de câncer na família, minhas chances de desenvolvimento do câncer são maiores do que as das mulheres que tem HPV e não tem casos na família?

Anônimo disse...

Gostaria tanto que a dtra me respondesse...
Já até fiz a conizaçao, a 20 dias esperando suas respostas :(

Anônimo disse...

Boa tarde.
Dr
Meu exame de colposcopia deu o seguinte resultado Parede Vaginal a Direita : Neoplasia intraepitelial cervical grau II (NIC II), com alterações citoarquiteturais sugestivas de ação viral.
Estou um pouco assutada é meu primeiro exame, e estou tendo sagramento com cólicas mesmo tomando anticoncepcional. Tenho que procurar ginecologista urgente?

Anônimo disse...

Olá Dra. parabéns pois seu blog é muito interessante e completo,adorei!!
Gostaria de saber se ao receber diagnostico de atipias em células escamosas: lesão intraepitelial de baixo grau pode ser feito algo para afastar a evolução para lesão de alto grau, por exemplo: não usar preservativo nas relações pode comprometer o quadro ou não tem ligação? em outubro meu preventivo mostrou esse resultado e atualmente sinto dores na relação sexual, pode ter haver com essa lesão de baixo grau ou necessariamente seria outra infecção? essas lesões causam dores?

Anônimo disse...

FUI TRATADA DE UM HPV DE ALTO RISCO AGORA FUI FAZER O PREVENTIVO DEU UMA INFLAMAÇÃO DE ALTO RISCO FIZ A CAPTURA HIBRIDA E DEU O HPV DE BAIXO RISCO ISSO QUE DIZER QUE FUI CONTAMINADA DINOVO POR UM NOVO PACEIRO OU VOLTOU ESTOU PREOCUPADA ME AJUDE POR FAVOR

Anônimo disse...

Dra.Fernanda..tenho Nic 1...fiz uma cauterização e os procedimentos que a medica recomendou ..usar pomada durante 15 dias.ai ela já tinha me avia deixado pedido de outra colposcopia ai já fiz só que a medica disse que tem uma manchinha e pediu biópsia...estou preocupado sera que evoluiu para um quadro pior ..me responde por favor ?

Anônimo disse...

Dra.Fernanda..tenho Nic 1...fiz uma cauterização e os procedimentos que a medica recomendou ..usar pomada durante 15 dias.ai ela já tinha me avia deixado pedido de outra colposcopia ai já fiz só que a medica disse que tem uma manchinha e pediu biópsia...estou preocupado sera que evoluiu para um quadro pior ..me responde por favor ?

Anônimo disse...

Ola Dra, tudo bem?
tenho algumas perguntas. Eu fiz um preventivo no dia 16 de Dezembro e o resultado foi HPV e displasia severa. A medica me ligou p dizer os resultados e parecia estar super anciosa e preocupada . Assim que falei com ela fui informada que precisaria fazer uma biopsia e um LEEP..entao ela marcou p eu retornar no consultorio. Chegando la eu fiquei nervosa e assustada e so realizei a biopsia.Depois de 5 dias ela me liga p dizer que o resultado foi NIC I ,mas devido os resultados terem uma dispcrepancia( O panicolau e a biposia) ela achava melhor realizar o LEEP e marcou agora p o dia 9 de Marco. Minha duvida eh: e necessario fazer esse procedimento? quais disvantagens poderei ter? eu nao tenho filhos e tenho 39 anos e confesso que ainda quero ser mae , se ainda puder engravidar devido a idade e tambem pelo fato que sou casada mas eu e meu marido temos relacoes 2/3 anos dificultando as poucas chances de engravidar..Me ajude, eu estou desesperada e sem falar que quando nao moramos no nosso Pais ficamos mais anciosos e perdidos.

Anônimo disse...

Tb estou na mesma situação

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Fernanda..faço meus exames preventivos de 6 em 6 meses...
fiz citologia oncótica em janeiro de 2014(MICROBIOTA:com características de Gardnerella vaginalis,células leveduriforme com características de Cândida spp..CONCLUSÃO: Alterações não neoplásicas...Negativo para lesões intra-epiteliais ou malignas)
Em julho de 2014 (MICROBIOTA:Cocos, Células leveduriforme com características de Cândida spp...CONCLUSÃO:Alterações não neoplásicas, Negativo para lesões intra-epiteliais ou maligna. )
Em dezembro de 2014 último que fiz deu
(MICROBIOTA: Lactobacilar)
(CONCLUSÃO: Anormalidades em células do epitélio escamoso. Lesão intra-epitelial de baixo grau ( LSIL ) ( NIC 1) Logo em seguida
Fiz a Colposcopia ..
INDICAÇÃO citologia NIC 1 - HPV.
Teste de Schiller positivo,CONCLUSÃO: Epitélio aceto-branco espesso com vascularização atípica. ..
Fiz Biopsia do colo uterino..
Exame Microscópico: Os cortes mostram mucosa malphigiana apresentando neoplasia epitelial de crescimento infiltrativo, constituído por proliferação de células anaplásicas com núcleos volumosos e hipercromáticos, apresentando mitoses atípicas e algumas pontes intercelulares, com raras pérolas cómeas. Estas células estão dispostas em blocos sólidos ou cordonais em meio ao estroma sub - epitelial. Há ainda infiltrado inflamatório linfomonocitário difuso com alguns polimorfos nucleares de permeio.
Diagnóstico:
CARCINOMA ESPINOCELULAR MODERADAMENTE DIFERENCIADO. ..
Sei que é uma neoplasia maligna...e fui a um médico de outra cidade já que onde resido não tem esse especialista..ele me falou que tinha que fazer uma histerectomia. ..tirar tudo até meus ovários.. e ainda disse que meus exames preventivos na minha cidade foram feitos inadequadamente, pq era pra ter descoberto antes... será verdade?Tô tão confusa..
Mais enfim o que eu não entendi é pq não descobri antes já que faço exames mais do que de rotina..
Então fui em outro especialista e estou fazendo exames e passando por consultas pois sou casada e não tenho prole e tenho 29 anos ainda...vou fazer tratamento ou cirurgia, sei qual ainda pq estou aguardando receber os exames feitos..(tomografia. ..raio X e de sangue)
E eu não sinto nada ..nenhum sintoma. Nem dores ..nem sangramento. ..meu ciclo é normal....
Pq quando descobri já foi uma neoplasia maligna?...estou arrasada...não entendo pq não descobriram antes de virar isso....obrigado se poder me tirar essas dúvidas agradeço de coração...

Anônimo disse...

Ola Dra. Fernanda..
Sou Leidiane
estou sem entendi muito certas coisas....
Faço meus exames
preventivos de 6 em 6 meses...

fiz citologia oncótica em janeiro de 2014(MICROBIOTA:com características de Gardnerella vaginalis,células leveduriforme com características de Cândida spp..CONCLUSÃO: Alterações não neoplásicas...Negativo para lesões intra-epiteliais ou malignas)

Em julho de 2014 (MICROBIOTA:Cocos, Células leveduriforme com características de Cândida spp...CONCLUSÃO:Alterações não neoplásicas, Negativo para lesões intra-epiteliais ou maligna. )

Em dezembro de 2014 último que fiz deu
(MICROBIOTA: Lactobacilar)
(CONCLUSÃO: Anormalidades em células do epitélio escamoso. Lesão intra-epitelial de baixo grau ( LSIL ) ( NIC 1)

Logo em seguida
Fiz a Colposcopia ..
INDICAÇÃO citologia NIC 1 - HPV.
Teste de Schiller positivo,CONCLUSÃO: Epitélio aceto-branco espesso com vascularização atípica.
..
Fiz Biopsia do colo uterino..
Exame Microscópico: Os cortes mostram mucosa malphigiana apresentando neoplasia epitelial de crescimento infiltrativo, constituído por proliferação de células anaplásicas com núcleos volumosos e hipercromáticos, apresentando mitoses atípicas e algumas pontes intercelulares, com raras pérolas cómeas. Estas células estão dispostas em blocos sólidos ou cordonais em meio ao estroma sub - epitelial. Há ainda infiltrado inflamatório linfomonocitário difuso com alguns polimorfos nucleares de permeio.
Diagnóstico:
CARCINOMA ESPINOCELULAR MODERADAMENTE DIFERENCIADO. ..

Sei que é uma neoplasia maligna...e fui encaminhada a um médico de outra cidade já que onde resido não tem esse especialista. .dai ele me falou que tinha que fazer uma histerectomia. ..tirar tudo até meus ovários..achei estranho pq nao me pediu qualquer outro exame ..pra sei la fazer um rocedimento que nao afetasse a minha fertilidade ja que esta no começa ainda. .e disse que meus exames preventivos na minha cidade foram feitos inadequadamente, pq era pra ter descoberto antes..ja que esse exame é de rastreio..
será verdade que foram mal feitos?Tô tão confusa..

Então fui em outro especialista e esse sim me pediu exames..para poder me indicar um tratamento adequado....
estou aguardando receber os exames feitos..(tomografia. ..raio X e de sangue)
Sou casada tenho 29 anos e não tenho prole...
Eu não sinto nada ..nenhum sintoma. Nem dores ..nem sangramento. ..meu ciclo é normal....apenas corrimento. .
na sua opinião qual tratamento mais adequado?
Pq quando descobri já foi uma neoplasia maligna?...estou arrasada...não entendo pq não descobriram antes de virar isso....
obrigado se poder me tirar essas dúvidas agradeço de coração...Seu blog é maravilhoso ..tira muitas dúvidas. .Parabéns fique com Deus. .

Nathalia Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá doutora gostaria de tirar algumas dúvidas,há 1 ano descobri que contrai hpv,e então comecei o tratamento tive verrugas externas e lesão no colo do útero em uma grande região,porém a médica disse que não era grave.fiz uma cauterização e venho cuidando da minha imunidade e desde então nao tive mais verrugas,gostaria de saber se tem chance dàs lesões no colo do útero terem voltado?pq de uns meses para cá estou tendo muita infecção urinária pode ter relação com o hpv?notei algumas bolinhas na região da vagina mas não são verrugas o que é?tem relação com o vírus?

Muito obrigada,parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Olá doutora gostaria de tirar algumas dúvidas,há 1 ano descobri que contrai hpv,e então comecei o tratamento tive verrugas externas e lesão no colo do útero em uma grande região,porém a médica disse que não era grave.fiz uma cauterização e venho cuidando da minha imunidade e desde então nao tive mais verrugas,gostaria de saber se tem chance dàs lesões no colo do útero terem voltado?pq de uns meses para cá estou tendo muita infecção urinária pode ter relação com o hpv?notei algumas bolinhas na região da vagina mas não são verrugas o que é?tem relação com o vírus?

Muito obrigada,parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Obrigada��

Anônimo disse...

Dra. fiz a biopsia e deu lesão sugestiva de vírus, depois fiz a captura hibrida deu resultado negativo. Só que foi detectado mancha branca no colo do útero. Vc acha que o tratamento mais recomendado é o LEEP, ou pode ser feito apenas a cauterização? O leep doi muito? obrigada!

Anônimo disse...

O que quer dizer processo inflamatório moderado associado à metaplasia escamosa imatura?

Kika disse...

Ola Doutora fiz um exame que deu NIC I minha ginecologista pediu colposcopia e Biopsia que deram negativo agora depois de 3 meses tomando polivitaminicos e passando pomadas fiz novamente o preventivo e deu ACUS ele pediu novamente colposcopia capitura hibrida biopsia, é mais perigoso quando ocorre essa mudanca no resultado em tão pouco tempo??

Fabi disse...

Olá Doutora!
Eu tinha planos de fazer a troca do método contraceptivo, interromper o selene e usar o DIU, minha médica solicitou uma série de exames
realizei todos os exames solicitados pela minha ginecologista, no meu ultra-som apareceu uma alteração na tireóide, mamografia normal porém durante o papa, vulvoscopia e colposcopia apareceu uma ferida no colo do meu útero, onde foi feita uma biopsia na qual apareceu o seguinte diagnóstico:

- Cervicite crônica com metaplasia malpighiana.
- Hiperplasia epitelial atípica, (displasia leve NIC1).
- Compatível com lesão intra - epitelial de baixo grau associada a atínias coilocitóticas

A minhas dúvidas são:
1- A Origem dessa cervicite foi por contágio durante o sexo? Se foi por favor me esclareça pois vou terminar com meu parceiro se fui contaminada por ele... se não foi por isso quais as causas? Ela tem alguma ligação com o HPV? Pode estar ligado ao uso prolongado do contraceptivo, inclusive no meu exame de sangue minha progesterona e testosterona estão muito baixas e meu SHBG muito alto.

2- Qual é o tratamento indicado nesse caso e quanto tempo ficarei sem relações? posso ter relações com camisinha nesse período?

3- Eu tinha planos de colocar o DIU mirena, por isso me foram solicitados os exames, agora com essa cervicite posso colocar o DIU ou apenas depois de tratar esse problema? Eu não quero mais usar pílula... esta acabando comigo, meu SHBG não abaixa mais, tenho desanimo e moleza por falta de testosterona e progesterona e minha libido esta um horror! Agora estou engordando e nem com acompanhamento nutricional consigo emagrecer, minha nutri disse que enquanto não resolver o quadro hormonal vou continuar tendo problemas, o máximo que me disponho a usar é o hormônio bio idêntico. mas sinceramente não quero mais ingerir pílulas por isso optei pelo DIU.

Sei que recebe muitas perguntas, fico no aguardo de sua resposta.

Parabéns pelo blog e um abraço!!!

Dra. Fernanda Santos disse...

LSIL é lesão de baixo grau provocada por HPV, que é um virus sexualmente transmissível. Porém, é impossivel saber de quem pegou e quando foi. inclusive, nem o parceiro sabe que tem o virus.
Este tipo de lesão regride espontaneamente em 99% dos casos em 1 ano. basta manter a imunidade sempre boa. assim que tratar esta cervicite, pode colocar o DIU, mas antes é aconselhavel fazer uma histeroscopia (endoscopia do utero) pra saber se não há inflamação do endometrio também, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

não. é comum e é por isso que o preventivo deve ser feito semestralmente nestes casos

Dra. Fernanda Santos disse...

esse resultado deve ser interpretado pelo medico que lhe examinou porque metaplasia escamosa é um processo natural que ocorre no colo e o preventivo não serve pra dizer que vc tem inflamação.

Dra. Fernanda Santos disse...

depende do tamanho da lesão.. so examinando pra saber. o leep é feito com anestesia

Dra. Fernanda Santos disse...

infecção urinaria não tem relação com HPV. as verrugas podem voltar quando a imunidade baixa, e sempre que surgirem devem ser tratadas.

Anônimo disse...

Olá dr Fernanda ,fiz uma biopsia que deu nic 2, fui encaminhada para fazer a caf o resultado da caf foi lesão de alto grau , endocervical comprometida e ectocervical livre , e agora qual será o tratamento que vou ter que fazer pq endocervical deu comprometida , após a caf a médica até cauterizou...

Anônimo disse...

Olá dr Fernanda ,fiz uma biopsia que deu nic 2, fui encaminhada para fazer a caf o resultado da caf foi lesão de alto grau , endocervical comprometida e ectocervical livre , e agora qual será o tratamento que vou ter que fazer pq endocervical deu comprometida , após a caf a médica até cauterizou...

Anônimo disse...

Esse resultado é câncer ?

Anônimo disse...

Há dois meses descobri que tenho HPV ... Apareceram carocinhos na minha virilha e na entrada da vagina. Fui a medico e logo ele falou que era HPV. Meu mundo caiu, fiquei arrasada, fiz a cauterização com acido ATA e os caroços sairam. Mas umas 3 semanas depois voltaram, cauterizei novamente, mas dessa vez nao sairam, entao cauterizei pela terceira vez. Eles sairam , mas agora voltaram. Não sei mais o que fazer, o médico disse que agora tentara o bisturi eletrico. Fiz a colposcopia e deu NIVA 1 de baixo grau , ou seja tinham caroços dentro da vagina também. Estou usando Abocresil Ovulos e depois vou aplicar a pomada Colpotrofine. Estou tão triste com essa situação. Dá pra contar nos dedos os numeros de parceiros que tive e sempre procurei me cuidar. Isso ate parece algum castigo. Não tive coragem de contar nem para minha familia. No momento estou com muita vergonha e só penso em dormir. Tenho medo de ficar com depressão e nunca melhorar.

Anônimo disse...

Boa tarde !!! Faz quase um mes que apareceram uns carrocinhos na minha virilha , fui ao ginecologista e ele diagnosticou como sendo lesões por HPV , fez a cauterização com o ácido , a pele ficou escura depois , ela volta ao normal ou ficará assim para sempre , ficou muito feia a região que ele cauterizou ???

Anônimo disse...

Olá dr quando faz a caf no colo do útero e da margens comprometidas na endocervical lesão de alto grau qual é o próximo passo agora ? Sendo que a ectocervical deu margens livres ... obrigada!!!

Anônimo disse...

Bom dia Dr@ Tive contato rápido com uma pessoa com Hpv codilom, após um mês e meio fiz o exame de captura hidrica o resultado foi negativo, por algum motivo a doença poderá aparecer? A relação sexual, foi apenas o contato físico que não demorou um minuto. Santos

Anônimo disse...

Olá gente o blog acabou ?

Anônimo disse...

Fiz a conizaçao, deu nic 2 alto grau com margens livres, o médico me deu parabéns disse que tô curada. Falou pra eu repetir o preventivo a cada 6 meses. Será que tem algum risco ainda?

Anônimo disse...

Dtra o blog não funciona mais????

Anônimo disse...

Gostaria de saber tambem se o blog ainda continuara funcionando ...

Anônimo disse...

Boa noite Doutora... Tenho 23 anos, casada, descobri uma lesão no colo do utero, na primeira biopisia veio nic II, fiz a colonização com a cauterização e na biopisia veio nic III margens comprometidas. Meu médico me informou que ele retirou um pedaço do colo do útero em forma de cone , e cauterizou o local, e que a chance de voltar era pequena... Depois de 3 meses fiz outro preventivo que veio Normal... com celulas benginas, ... A pergunta é...posso manter relação sem camisinha? se eu manter relação sem camisinha tem chances de voltar a lesão? e com quanto tempo posso engravidar?

Anônimo disse...

Olá minha querida você fez a conização e veio lesão de alto grau níc 3 com margens comprometidas , minha pergunta é vc teve que refazer a cirurgia ou só esperou 3 meses p repetir os exames p ver se estava tudo normal ? no caso as margens comprometidas sumiu ? Estou perguntado pq estou na mesma situação tem 3 semanaa que eu fiz a caf (cirurgia de alta frequência ) e meu resultado veio lesão de alto grau endocervical comprometidas estou com medo só tenho médico dia 20 de abril ... bjs *** acho que a médica não responde mais as perguntas não o blog acho que acabou ������

Anônimo disse...

Olá Boa Noite... Fiz o procedimento CAF em novembro, e a biopsia veio com nic III margens comprometidas, meu médico pediu que não apavorasse pois ele tinha feito a colonização e cauterizado o local, e que eu retornasse com 3 meses para fazer o acompanhamento que foi a prevenção... voltei em fevereiro com muito medo, mais graças a Deus a prevenção deu Normal, não veio constando nada de margens comprometidas, células benignas... Agora vou fazer esse acompanhamento de 3 em 3 meses por 1 ano... Tem chances de voltar , mas ele disse que é pouca, basta manter a imunidade boa. e não fugir do acompanhamento.

Anônimo disse...

Estou morrendo de medo pois fiz uma caf e na biopsia pós caf veio lesão de alto grau margens endocervical comprometidas ... a minha medica cauterizou tb tenho medo que vire um câncer ... pq deu essas margens comprometidas ...

Anônimo disse...

Vc fez conizaçao ou caf? Fez em centro cirúrgico ou em consultório , sua anestesia foi local ou geral ? Desde já fico agradecida !!!

Unknown disse...

oi doutora! minha mãe fez o preventivo e deu HSIL+HPV, ela gostaria de saber ser meu pai também tem q fazer o tratamento? Lie na internet que o HPV e uma doença transmissível sexualmente, ela pode ter pegado com meu pai? ou pode ser do organismo da pessoa?

Anônimo disse...

Boa tarde dtª Fernanda, na minha citologia acusou ANOMALIA NAS CELULAS EPITELIAIS PAVIMENTOSAS baixo grau, neste caso se o meu actual namorado nao for o portador agora que soube disto pode passar a ser? Vou iniciar agora o meu tratamento em medicacao mas tenho medo de ficar curada e ele depois ficar com o virus e voltar me a infetar. Ou como é de baixo grau nao terá influencia nele? Devo manda-lo fazer exames? O que devo fazer?

Anônimo disse...

Dra. Fernanda fiz uma conização a oito meses, era para ter voltado a dois meses atras para revisão, fiquei sem plano e não pude voltar, tentei nos postos de saúde e não tem material, então consegui fazer um plano agora a dois meses...é possivel que eu esteja com cancer por ter passado esse tempo sem voltar ao medico...estou com muito medo.

Anônimo disse...

Olá dr ,é verdade que só dá médica examinar o útero da paciente que tem nic se for um câncer a médica sabe ?

Anônimo disse...

Gente com entra o blog acabou pesquisem outros , acho que a médica não está na ativa mas não ...

Anônimo disse...

Olá doutora, me chamo Karol, não sei se ainda está respondendo os comentários, mas vou deixar a minha duvida aqui, rs
a menos de um mês peguei o resultado de uma biopsia e uma captura hibrida, bom na biopsia deu o seguinte resultado: LESÃO INTRAEPITELIAL ESCAMOSA DE BAIXO GRAU (NIC 1/ DIPLASIA LEVE) ASSOCIADA A ATIPIAS CITOLÓGICAS COMPATIVEIS COM INFECÇÃO PELO HPV.
E na captura hibrida deu assim: ALTO RISCO: 0,13 RLU/PCB
BAIXO RISCO: 0,16 RLU/PCA

pelo que entendi, na captura deu negativo o HPV e na biópsia deu positivo, e agora? estou confusa, nervosa, e meu médico só irá me atender daqui a duas semanas! :(

parabéns pelo seu trabalho, e ficarei muito grata se me responder!

Anônimo disse...

Olá Dra Fernanda, ainda está respondendo?
Há 6 meses atras por ter tido uma relação desprotegida fiz preventivo e pedi para fazer todos os exames de dst inclusive captura hibrida. Todos deram negativos a exceção da captura hibrida que detectou o subtipo 66. Agora refiz o preventivo e continua normal mas a captura hibrida não detectou mais o 66 e sim o 53. Isto é normal? Será que estou com algo mais grave? Estou desesperada, embora a minha médica tenha me dito para não me preocupar...

Anônimo disse...

Olá Dra Fernanda, ainda está respondendo?
Há 6 meses atras por ter tido uma relação desprotegida fiz preventivo e pedi para fazer todos os exames de dst inclusive captura hibrida. Todos deram negativos a exceção da captura hibrida que detectou o subtipo 66. Agora refiz o preventivo e continua normal mas a captura hibrida não detectou mais o 66 e sim o 53. Isto é normal? Será que estou com algo mais grave? Estou desesperada, embora a minha médica tenha me dito para não me preocupar...

Anônimo disse...

Boa Noite Dra.! Tenho 19 anos e há 08 meses eu fiz um papanicolau e deu (Lesão intraepitelial de baixo grau- NIC I), 07 meses depois eu fiz a colposcopia com biópsia e deu:
Alterações celulares benignas: metaplasia escamosa.
E a biópsia apontou: polipo endocervical associado a reação inflamatória crônica inespecífica.
o que isso significa? Marquei com minha ginecologista, mas vai demorar a consulta e estou ansiosa.

Unknown disse...

Estou feliz de compartilhar esse testemunho com o mundo, porque há muitas dúvidas sobre a cura da aids hiv, mas agora eu tenho que acreditar que o milagre que recebi pode ser útil para o mundo e as vítimas de aids hiv. Meu nome é Angela Freeman meu e-mail é angelafreemane@gmail.com o fitoterapeuta que me curou e-mail é odincurahiv@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, meu marido descobriu que nós éramos ambos HIV positivo quando ele foi testado positivo . Tentamos por todos os meios para viver nossas vidas usando drogas anti virais retro, apesar de esta coisa em nosso corpo que foram sempre infeliz, até que nós tropeçamos a este poderoso herbalista que retratou a cura. No primeiro, foram céticos, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma oportunidade e pedir algumas das ervas expedidos para nós, e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este herbalist ajuda, fomos para testar depois de tomar as ervas por poucas semanas, fomos esmagados com alegria que recebemos resultados no hospital do nosso médico de família. A taxa de vírus no organismo dentro de algumas semanas havia caído, fomos completamente curado. O fitoterapeuta explicou que ele não pode publicar para o mundo, porque ele tinha sido recusado em 2011, pela equipe de pesquisa internacional, pois ele usa um meio tradicional para curar pacientes. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre este fitoterapeuta chamá-lo: +2349032913215

Anônimo disse...

NÃO ESTOU CONSEGUINDO PUBLICAR

Anônimo disse...

Olá drª fiz o leep do colo uterino e foi diagnosticado da seguinte forma: Endocervicite crônica com metaplasia escamosa do seu epitélio de revestimento (mosaico) Gostaria de saber o que significa?

Anônimo disse...

Ola doutora fiz um leep no colo do utero e a biopsia veio diagnosticando assim endocervicite crônica com metaplasia escamosa do seu epitelio de revestimento( mosaico) o que significa?

Naty disse...

Dr ola
gostaria que me ajudasse fiz exame rotina e a medica pediu biopsia
resultado:
lesao intraepitelial escamosa de baixo grau(LIEBG/NIC I)
Alterações citopaticas indicativas de ação viral
cervicite cronica moderada inespecifica

ela passou apenas uma pomada e pediu que retornasse a 6 meses

nao preciso tomar mais nada?

Naty disse...

ola o meu deu a mesma coisa! dr a pessoa que tem vida sexual ativa tbem pode desaparecer em um ano?
estou com medo de ter relaçoes/;

Naty disse...

ola o meu deu a mesma coisa! dr a pessoa que tem vida sexual ativa tbem pode desaparecer em um ano?
estou com medo de ter relaçoes/;

Naty disse...

Dr ola
gostaria que me ajudasse fiz exame rotina e a medica pediu biopsia
resultado:
lesao intraepitelial escamosa de baixo grau(LIEBG/NIC I)
Alterações citopaticas indicativas de ação viral
cervicite cronica moderada inespecifica

ela passou apenas uma pomada e pediu que retornasse a 6 meses

nao preciso tomar mais nada?

Rafaela disse...

Bom dia, Dra, tenho um parceiro fixo a quase um ano, só tive dois parceiros ate hoje, vou ao ginecologista com frequência, fui a ultima vez em dezembro de 2014, fiz o preventivo não tive nada, nenhuma alteração, agora apareceu uma verruga nele. Ele foi ao medico o medico disse que pode ser hpv, o que eu devo fazer? Não tenho sintoma e nunca tive verrugas, devo fazer o exame preventivo novamente? Aguardo resposta. Obrigada!

Anônimo disse...

Olá dr nos responda por favor !������

Anônimo disse...

Meu exame papa Nicolau deu lesoes intraepitaliais escamosas de alto grau HSIL não totalmente especificadas.....fiz a coposcopia e biopsia...a colposcopia n deunada de anormal..colo do útero todo limpinho sem nenhuma lesão...medico até achou estranho...agora espero o resultado da biopsia.....isso acontece? eu perguntei para ele se n poderia ser um falso positivo? ele respondeu que sim....o que a senhora acha Dra? devo esperar esse resultado tranquila, ou ainda assim existe a possibilidade de um cancer?

Unknown disse...


Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também estava duvidaram, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Angela meu email é angellafreemane@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido descobriu que estávamos ambos HIV positivo. Tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de essa coisa no nosso corpo é somente quando nós tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como também dissemos, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu dentro de algumas semanas, fomos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta em +2349032913215 ou e-mail: odincurahiv@gmail.com Deus te abençoe. . Fale agora odincurahiv@outlook.com

Unknown disse...


Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também estava duvidaram, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Angela meu email é angellafreemane@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido descobriu que estávamos ambos HIV positivo. Tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de essa coisa no nosso corpo é somente quando nós tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como também dissemos, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu dentro de algumas semanas, fomos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta em +2349032913215 ou e-mail: odincurahiv@gmail.com Deus te abençoe. . Fale agora odincurahiv@outlook.com

vanessa disse...

O preventivo. pode ser mesmo feito em intervalo de 3 anos apos 2 res normais?

Anônimo disse...

Gente eu encontrei esse blog super interessante, aonde é passada muitas das informações referente a Lesões no colo do Útero, Espero que seja útil para conforta as duvidas...

Quais são as causas de anormalidade do preventivo?
Na maioria das vezes, as alterações do exame preventivo, também conhecido como "exame de lâmina" ou exame de Papanicolaou, são de natureza inflamatória ou infecciosa e podem ser avaliados durante o exame ginecológico comum e tratados pelo médico assistente.
O exame preventivo tem a função de detectar as lesões consideradas precursoras do câncer do colo uterino. São lesões com possibilidade de evoluir para o câncer em alguns meses ou anos se deixadas sem tratamento. É neste sentido que ele é considerado preventivo: ao denunciar a existência destas lesões, podemos tratá-las e impedir que evoluam até o câncer.

Em algumas mulheres, porém, o preventivo pode detectar uma lesão relacionada ao HPV. Estas lesões são atualmente divididas entre "lesões de baixo grau" (também denominadas LSIL – de Low Grade Squamous Intraepithelial Lesions - ou SIL I, Neoplasia Intra-epitelial Grau I - NIC I, Infecção pelo HPV ou Displasia Leve) e "lesões de alto grau" (também denominadas HSIL – de High Grade Squamous Intraepithelial Lesions - ou SIL II, Neoplasia Intra-epitelial Grau II - NIC II, Neoplasia Intra-epitelial Grau III - NIC III, Displasia Moderada/Acentuada/Carcinoma in situ).

Apesar do nome assustador, o carcinoma in situ denota uma lesão pré-maligna e, pela conotação de malignidade do termo “carcinoma”, tem sido evitado.
As lesões de baixo grau são muito freqüentes e normalmente não oferecem maiores riscos, tendendo ao desaparecimento mesmo sem tratamento na maioria das mulheres. Por este motivo, alguns ginecologistas preferem repetir o exame preventivo em alguns meses. Outros, porém, optam por recomendar a realização de uma colposcopia pela pequena possibilidade de ser encontrada uma lesão de alto grau não suspeitada pelo preventivo.
Ambas as abordagens têm vantagens e desvantagens: ao preferir repetir o preventivo alguns meses depois, os médicos evitam a realização da colposcopia em muitos casos, mas pode adiar o diagnóstico de lesões mais graves que possam ter passado despercebidas no preventivo. Esta é a recomendação do Ministério da Saúde do Brasil. Ao encaminhar imediatamente para colposcopia perdem menos diagnósticos, mas submetem mais mulheres a exames que podem mostrar-se desnecessários. Converse com seu médico e exponha suas preferências e expectativas.

Já as lesões de alto grau, têm um risco relevante de progredirem para o câncer do colo de útero caso não tratadas. Por este motivo são também chamadas de lesões precursoras, pré-invasivas ou, simplesmente, pré-malignas. Nestes casos é recomendável realizar uma colposcopia logo que sejam suspeitadas.
Também se incluem entre as lesões precursoras do câncer do colo uterino as chamadas neoplasias intra-epiteliais glandulares ou adenocarcinoma in situ.

Este grande número de nomes é resultado de várias nomenclaturas que se sucederam ao longo dos anos e cada laboratório ou médico utiliza a que julga mais conveniente ou aquela a que está mais familiarizado. Os termos “carcinoma” e “neoplasia”, indicam malignidade, mas, seguidos dos termos “intra-epitelial”ou “in situ”, indicam que ainda não há características do câncer.

Anônimo disse...

CONTINUANDO...

A nomenclatura mais antiga, que classificava o resultado do preventivo em classes já quase não é mais utilizada porque as "classes III e IV" incluem desde lesões pouco importantes (as de baixo grau), até lesões pré-malignas (as de alto grau).
Outros diagnósticos possíveis são ASCUS (Atypical Squamous Cells of Undetermined Significance) e AGUS (Atypical Glandular Cells of Undetermined Significance). Estes diagnósticos refletem dúvida diagnóstica do médico (citopatologista) que examinou o material obtido pelo ginecologista: existem certas alterações celulares, mas não preenchem todos os critérios diagnósticos para sugerirem doença. Assim optam por apontar a dúvida e fica a critério do médico assistente prosseguir na investigação solicitando uma colposcopia ou repetindo o preventivo alguns meses depois.

Mais recentemente estes diagnósticos têm sido subdivididos em mais duas subcategorias: “atipias de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas”(ou ASC-US) e “atipias de significado indeterminado, não sendo possível afastar lesão de alto grau”(ou ASC-H). No primeiro caso, as alterações observadas pelo citopatologista parecem estar relacionadas a processos inflamatórios, regenerativos ou até à presença do HPV sem lesão precursora do câncer. Raramente uma estará presente uma lesão pré-maligna. Na segunda possibilidade, o citologista não está seguro quanto à inexistência de uma lesão pré-maligna e é recomendável realizar uma colposcopia em seguida.

Outra possibilidade é a sugestão de que existe uma doença maligna (câncer, carcinoma escamoso, adenocarcinoma) no colo uterino. Nestes casos, a colposcopia é imperiosa e pode estar presente uma lesão maligna ou pré-maligna.
Nenhum destes diagnósticos do preventivo é definitivo e a conclusão quanto à existência ou não de doenças pré-malignas ou malignas é feita em exame de amostra retirada da área doente (biópsia), visível através da colposcopia, ou, ainda após a retirada de toda a área doente, no caso de lesões que acabam indicando algum tratamento (exérese da zona de transformação ou Cirurgia de Alta Freqüência ou, ainda, conização do colo uterino).

ACESSE O BLOG:Enfermeiro Uanderson... http://uannoticiassaude.blogspot.com.br/2012/11/lesao-intra-epitelial-de-alto-grau-nic.html

Anônimo disse...

boa noite dr Fernanda ,estou com 7 meses de gravidez e percebi que nasceu 2verrugas no meu anos , isso pode ser hpv?? ou câncer no ultero???fiz os exames de sangue e as ultras pedidas e o medico fala q esta tudo bem mas não comentei com ele sobre as verrugas estou com muito medo!

Anônimo disse...

Bom dia, Doutora. Por favor, tire-me uma dúvida: fiz captura híbrida e acusou hpv de alto risco ( tipo 1), mas o q me preocupou mesmo foi o número de partículas virais. O exame acusou maior q 1 bilhão, sem porém colocar aqueles números em formato de fração.. Nunca vi nenhum relato desse e estou assustada. Ainda n fiz a biopsia. Qto maior a carga viral maior a probabilidade de ter câncer? Outra coisa: necessariamente estarei com alguma NIC? Grata!

Unknown disse...

Meu comentário não aparecer

Unknown disse...

Boa noite Dra. Parabéns pelo seu blog, muito esclarecedor. Que Deus a abençoe por ser tão humana e tentar ajudar os desespersdos (como eu) que aqui vem em busca e respostas.

Só tive 2 parceiros, um com quem fiquei por 2 anos, tínhamso relações sem preservativo e nunca deu nada anormal nos preventivos, apenas em uma biópisa deu cervicite crônica, em que a médica explicou que não tinha que tratar pq eu poderia até nascer com aquilo. Somente acompanhar e assim estou fazendo. Separei e fiquei 2 anos sem niguém, até encontrar um rapaz, que com o excesso de confiança, acabei tendo relações sem preservativos. E após 2 meses afastada dele, mora fora, fui fazer os exames anuais de prevenção e eis que acuda além de bacterias que nunca tive o HPV. Bom, desesperada.

COLPOCITOLOGIA
A v a l i a ç ã o p r é - a n a l í t i c a
Adequabilidade do material
Satisfatória
E p i t é l i o s r e p r e s e n t a d o s n a a m o s t r a
Escamoso
Glandular
Metaplásico
D i a g n ó s t i c o d e s c r i t i v o
Alterações celulares benignas reativas ou reparativas
Inflamatório moderado
Microbiologia
Bacilos supracitoplasmáticos (sugestivos de
Negativo para malignidade.
O b s e r v a ç õ e s
- Manter sob controle citológico.
- Núcleos ativos.


VÍDEO COLPOSCOPIA
C o l o U t e r i n o
Trófico
O r i f í c i o E x t e r n o
Em fenda
J u n ç ã o e s c a m o - c o l u n a r (J E C)
(0, 0)
V a s c u l a r i z a ç ã o
Hipertrófica
T e s t e d e S c h i l l e r
Positivo
C o l p i t e
Difusa
Z o n a d e t r a n s f o r m a ç ã o
Atípica
O u t r a s a l t e r a ç õ e s c o l p o s c ó p i
Orificios glandulares
Mosaico regular
circundando o OE
Cistos de retenção
O b s e r v a ç õ e s
Feito biopsia


HISTOPATOLÓGICO
Material Recebido: Biópsia de colo uterino
MACROSCOPIA:
MORFOLOGIA E CONSISTÊNCIA:
Dois fragmentos irregulares de tecido, elásticos, brilhantes e branco-acinzentados.
DIMENSÕES DO MAIOR: 0,4 x 0,3 x 0,1cm.

DIAGNÓSTICO:
COLO UTERINO:
-NEOPLASIA INTRAEPITELIAL CERVICAL GRAU I (NIC I).
-ALTERAÇÕES CITOLÓGICAS CONSISTENTES COM INFECÇÃO VIRAL (HPV).
-HIPERPLASIA EPITELIAL ECTOCERVICAL.

Minhas dúvidas. Tratanto e meu sistema imune eliminar o vírus (não constar no papanicolaum colposcopia e nem biópisa) poderei ter relações sem preservativo (tendo em vista que pretendo engravidar) e não correr o risco de contaminar o parceiro, ou existe a possibilidade de contaminação?
Caso não seja eliminado, mas não apresentar lesões (não tenho verrugas, não sinto e minha médica não viu) posso ter relação sem preservativo sem risco de contaminar o parceiro.

Bom dra, por mais que eu tenha deslizado feio e permitido relação insegura , sei que o preservativo protege além de gravidez, HPV...mas DST’s... Outra, td isso são suposições....posso ficar solteira e não ter ninguém... mas se acontecer de aparecer alguém bacana e quiser ter filhos... gostaria de estar preparada, sem essas dúvidas... e sem risco de contaminar alguém (pq não quero isso).
E devido as recriminações, caso eu tenha eliminado o vírus, e não tenha risco de contaminar ninguém, ainda tenho que contar que tive o HPV? Não quero enganar ninguém... mas se não tiver risco de contaminar, queria esquecer de vez td isso... lembrar apenas dos exames anuais... que agora pretendo fazer de no mínimo 6 em 6 meses.

Anônimo disse...

Dra. Fernanda, fiz a prevenção e quando peguei o resultado pela internet fiquei apavorada... Na citologia oncótica deu o seguinte: Presença de atipias em células escamosas que não permitem distinção entre alterações reativas em células de metaplasia escamosa e lesão intraepitelial de alto grau.
E na conclusão fala: Atipias em células escamosas de significado indeterminado subtipo "Não se pode afastar lesão de alto grau (ASC-H) segundo o sistema de BETHESDA.
O que significa isso Dra?
Gabriela.

Anônimo disse...

Oi Boa tarde me chamo Tabata acabei de completar 26anos, e assim como varias a mulheres pesquisei muito na internet até achar seu BLOG, minha história é a seguinte, eu comecei a ter relações com 15anos de idade, desde então só comecei a frequentar ginecologista quando descobri que estava gravida aos 18 anos, tive alguns parceiros sem camisinha, e nunca me atentei a esta questão de doença na verdade. Minha gestação apesar de ter sido bem conturbada pois havia me separado do pai do meu filho e logo em seguida engravidei dele, bom minha gestação foi normal a única descoberta que tive era que meu sangue era O- sangue bem raro posso doar para todos, porém só posso receber de portadores O-. em fim, meu filho nasceu, e tive que voltar a consulta de rotina com o ginecologista do SUS, fui me consultar com ele, e fiz o papanicolau, após pegar o resultado tive alteração para uma infecção nada grave. Ao passar dos anos eu como era solteira tive alguns parceiros alguns com e outros sem camisinha, acredito que estes que foram sem era porque eu confiava muito, mais quem ve cara não ve o que esta por dentro. Em fim encontrei o homem da minha vida, mais precisava me cuidar e me sentir zerada de tudo sabe, eu tinha algumas bolinhas que pelas imagens não considero as berrugas porque era apenas bolinhas, com 25 anos estava em uma empresa da qual o convenio não era nada barato, fiz todos os exames possíveis no particular ( Todos pagos ), estes exames foram receitados por um médico do posto a um ano antes de eu fazer os exames e o mesmo disse que eu estava com uma pequena ferida no útero, sei fui muito irresponsável, pois aproveitei que ele não tinha me passado data nas guias de exame e fui fazer os exames uma ano depois, logo que meus exames ficaram prontos eu paguei um ginecologista particular para avaliar os exames, ele me disse que estava tudo ok nada de alterado para eu ficar tranquila, fiquei até surpresa , ( nossa nem vai me recomendar uma pomada ), bom fiquei tranquila em partes e segui minha vida normal, minha irmã é enfermeira ela viu meus exames e disse que tinha dado uma alteração tipo inflamação que era para eu ir ver com outro ginecologista, mais ai pensei até passar com o SUS, pagar por outra consulta. Não esta tudo normal deixei de lado... Mudei de empresa e agora meu convenio é o Bradesco melhorou 100% pois posso cuidar de mim com mais facilidade, dai saindo para almoçar uma colega de trabalho passou enfrente a um prédio e disse aqui tem um ginecologista muito bom, dai me veio na cabeça por que não mostrar meus exames para ele. Mostrei todos meus exames para ele, e ele viu a mesma alteração que minha irmão tinha dito, e disse bem assim você já tratou desta infecção, eu olhei para ele e disse não pois o médico anterior disse que eu não tinha nada, ele me passou uma um exame chamado captura híbrida, fiz o exame no laboratório Lavosier, o resultado foi DETECTADO HPV 16/18 na virilha e no colo do útero. Em fim meu médico disse que vou ter que cauterizar minha ferida assim que acabar minha mestruação, e depois fazer uma cirurgia para retirar a área lesionada, acho que deve ser a mancha, Dra estou com tanto medo, será que o resultado pode estar errado? Será que devo passar em outro ginecologista para ter certeza? Me ajude? Me diga o que posso fazer? Aguardo e tenho certeza que vou me livrar desta e ficar 100% .

Anônimo disse...

Boa tarde dra, primeiro quero parabenizá-la por sempre estar respondendo as perguntas, muito bonito da sua parte ajudar a todos..

Verrugas genitais são sempre HPV? Se não, como saber se a verruga não é causada pelo HPV?

Obrigada, Cris

Anônimo disse...

Dra, toda verruga genital é HPV? Se não, como saber a causa?

Cris

Anônimo disse...

Bom dia Dtra.
Verrugas de hpv tbm nasce na virilha da mulher ou apenas na area vaginal?

Anônimo disse...

Dr fiz um papanicolou e após Um dia de realizado o exame começou a sair corrimento e ficou inchada a minha vagina é normal?

Anônimo disse...

Realizei uma cauterização no utero há 2 meses após identificar que tinha uma ferida no utero. Fiquei 1 mês sem ter relações sexuais e passei novamente na ginecologista na qual me informou que está certinho e poderia voltar lá ano que vem.Só que ontem tive relação sexual e sangrou,será que estou novamente com ferida?

Luzia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina disse...

Olá doutora.
Como de costume sempre realizo os exames preventivos e os mesmos sempre davam nos resultados da biópsia cervicite crônica inespecífica, esse ano após realizar o mesmo procedimentos o resultado já foi de neoplasia intraepitelial cervical escamosa Grau I (NIC I ), o médico sugeriu uma hibridização in situ e o mesmo constou hpv 16 alto risco oncogênico. Estou com medo, pois ao mesmo tempo que diz que é de baixo grau, por outro lado já diz que é de alto risco. E queria saber tb se pelo fato de eu ter mantido relação anal com meu namorado, posso ter contraido hpv na região anal tb?

Anônimo disse...

Oi eu descobrir que tenho hpv verrugas genitais tive relacoes com meu parceiro sem proteccao algum risco.dele estar contaminado. Se e ele manter mos uma relacao monogoma e necessario sempre usoda camisinha?

Anônimo disse...

Tem q brigar sim...e mandar ele passear...se fosse o contrário ele já estaria tomando satisfação com vc

Anônimo disse...

Doutora?

Anônimo disse...

ola doutora, em 2011 fui detectada com hpv, fiz todo o tratamento, uma cauterização. nao havia nada de verrugas e nem sintomas algum, e tudo ficou certo. Agora dia 1 de julho de 2015, passei muito frio em brasilia e fiquei com amigdalite, tomei alguns antibioticos e um corticoide. no dia seguinte começou uma coceira na vagina e uma secreção branca a sair, entao comprei fluconazol e tomei, eu e meu marido, e entao notei que haviam algumas verruguinhas, pápulas no perineo. e notei que aparaceram outras e algumas vezes quando uso papel higienico sai um pouco de sangue. Ontem, apareceu fissuras no penis do meu marido, mas ja desapareceram. Não posso ir a minha ginecologista, pois estou viajando e so retorno em agosto. O que pode ser essas pequenas verruguinhas no perineo? pode ser o hpv voltando? me responda porfavor....agradeço.

Anônimo disse...

verrugas no perineo sempre sao hpv?

Anônimo disse...

que já está lendo este testemunho hoje deve por favor comemorar comigo e minha família, porque tudo começou como uma brincadeira para algumas pessoas e outros disseram que era impossível. meu nome é Juan eu vivo em Chicago i felizmente estou casado e tem dois filhos e uma esposa adorável algo terrível acontecer com a minha família ao longo da linha, eu perdi meu emprego e minha esposa embalado fora da minha casa porque eu era incapaz de cuidar dela e meus filhos naquele momento particular. i gerenciar todo através de cinco anos, nenhum esposa para me apoiar para cuidar dos filhos e não vir um dia fiel que eu nunca vou esquecer na minha vida que eu conheci um velho amigo que eu explicar todas as minhas dificuldades, e ele me levou para um lançador de magias e e o nome do templo é chamado, DR OKORO, eu era garantir que tudo vai ficar bem e minha esposa vai voltar para mim após a maravilhosa obra de Dr. Okorospelltemple, minha esposa voltou para mim e hoje eu sou um dos homens mais ricos no meu país. i aconselhá-lo se você tem qualquer problema e-mail dele com este e-mail: dr.okorospelltemple01@ gmail. com e você terá o melhor resultado. levar as coisas para concedido e ele vai ser tirar de você. Desejo a todos o melhor.

Entrar em contato com Dr. OKORO em: dr.okorospelltemple01@ gmail. com Você também pode chamá-lo em seu número de telefone +2348110496023

Dr. OKORO em: dr.okorospelltemple01@ gmail. com

Atenciosamente,
Juan.

Anônimo disse...

oi fernanda eu tenho infeccao de baixo grau isso e perigoso e me casei aos 18 anos faz so 7 meses que sou casada e nunca tive relaçao sexual com outra pessoa so com meu marido .

Anônimo disse...

Oi Dr. Eu queria saber se tem como pega HPV sem ser por relação sexual sendo q por q eu nunca tive relação com outro homem a n ser meu esposo e tbm nos perdemos a virgindade juntos estamos juntos a 13 anos e estou muito confusa e pensado numa suposta traição dele

Unknown disse...

Olá Dr Fernanda parabéns pelo blog, tenho uma duvida fui diagnosticada com NIC 2, estou esperando ser chamada para fazer conizaçao, preciso usar preservativo com meu esposo e é necessário ele fazer algum exame? Agradeço se puder me ajudar..

Unknown disse...

Olá Dr Fernanda parabéns pelo blog, tenho uma duvida fui diagnosticada com NIC 2, estou esperando ser chamada para fazer conizaçao, preciso usar preservativo com meu esposo e é necessário ele fazer algum exame? Agradeço se puder me ajudar..

Anônimo disse...

Dr em setembro 2014 soube e tinha nm nic 1 na MSM semana também soube q estava grávida meu nenê nasceu em maio a senhora acha q nesse período pode ter virado um câncer fiz uma nova biópsia estou no aguardo do resultado não durmo não come ansiosa

Anônimo disse...

Dra. Boa tarde.
Em novembro do ano passado fiz a captura híbrida e deu (vulva, colo e vagina) e alguns deram negativos e outros positivos, tanto baixo quanto ao risco. O máximo foi 112 pg/ml para alto risco no colo.
Repeti o exame agora e deu positivos para tudo. O alto risco do colo abaixou para 11,40 pg/ml, porém o baixo risco de todos foi pra quase 2000 pg/ml.
O médico disse que o baixo risco não significa nadae que melhorou devido a diminuição do alto risco no colo.
Papanicolau e colposcopia normais.
Ele quer que eu tome a vacina. Tenho 29 anos. Será que tem mesmo essa necessidade?
Minha maior preocupação é transmitir o vírus ao meu namorado, pois temos relações sem preservativos.
E com esses resultados dos exames, tem algum problema em engravidar?

Anônimo disse...

olá, minha biópisia aapresentou Displasia epitelial acentuada - nic3 o que quer dizer. (kethelem-goiânia)

Anônimo disse...

olá, minha biópisia aapresentou Displasia epitelial acentuada - nic3 o que quer dizer. (kethelem-goiânia)

anônima disse...

Boa tarde Dra, estou com uma dúvida em meu exame de Papanicolau. O resultado foi:
Epitélios representados na amostra: escamoso e metaplásico
Diagnóstico descritivo: Lesão intra-epitelial de baixo grau (compreendendo efeitocitopático pelo HPV e neoplasia intraepitelial cervical I)
Microbiologia: Lactobacillos sp
Observação: Avaliação hormonal prejudicada devido a alterações inflamatórias.

Meu último Papicolau deu ACS-US, e minha médica me pediu pra refazer após 2 meses, e o resultado foi esse que descrevi acima. O HPV evoluiu?

Obrigada.

Anônimo disse...

Fiz Histerectomia e na biopsia do colo do uterino deu Cervicite crônica com metaplasia escamosa endocervical. Preciso trata? Vale lembrar que já retirei o útero devido a histerectomia.

Anônimo disse...

Doutora em 2011 tive uma verruga já fiz três preventivos durante 3 anos e está tudo bem ... Agora me apareceu outra verruga na virilha pode ser q meu preventivo d algo ?

Anônimo disse...

Olá Dra...boa noite! Ha 13 anos atrás fiz uma cone,bom até hoje não entendi bem o que aconteceu, fui pra cirurgia sem entender muito o que acontecia, só que era grave, e que alguma coisa estava errada, a médica na época não conversava muito e fiquei sim até hoje com dúvidas de que meu nic3 fosse provocado por HPV, lembro que perguntei sobre prevenção ou tratamento para meu marido (não apresentava nada), mais nada foi indicado...Bom acompanho todo ano após alta de (2 anos da operação).Começou uma dor e sangramento no alto sexual e dor lombar, não consegui realizar o papa por causa disso, porém consegui realizar a copo com biopsia,onde veio dar nic1,meu exame de urina esta dando uma infecção alta também, não sinto nada ao urinar, porém uso modes diariamente por perda de urina (bexiga flácida). Isso é uma recidiva do nic? A sra acha que deveria pedir o exame de DNA_HPV para o médico + exame histeroscopia? A medica da copo sugeriu no ato do exame, que se não saísse resultado no exame da biopsia que deveria fazer um exame de curetagem do útero,devido ao sagramento e uma mancha no colo.Foi pesquisando que vi que existe esses exames...Dra, queria me tratar certo,por isso peço sua opinião e orientação,infelizmente a sra deve saber como anda nosso atendimento na saúde hoje, precário, as vezes já temos que chegar num consultório sugerindo o que deve ser feito...Falo isso, porque meu médico não me examinou na consulta,somente pediu exame...e por causa do sangramento estava tendo problemas para realizar os exames...voltei no dia seguinte para mudar a guia e citar novamente o problema do sangramento, só ai dra,foi passado um remédio que não resolveu em nada o sagramento...e pior, só podia retornar após 30 dias, ou seja, se tivesse sido avaliada para ser passado a medicação ou podido voltar antes do 30 dias, não teria passado tanto nervoso e já estaria em tratamento com certeza correto...entende dra, o porque quero saber agora? Pode me ajudar? Por favor, gostaria muito de uma orientação de como agir para chegar a um tratamento benéfico e exato.Estou agora com 48 anos .Obrigada desde já pela atenção.

Anônimo disse...

Olá, achei seu blog muito interessante e gostei da forma que responde aos comentários, sempre com paciência e dedicação.
Bem, fiz uma conização há um mês, recebi o resultado e nele consta:
MACROSCOPIA: DOIS SEGMENTOS DE TECIDO DE COLORAÇÃO
PARDACENTA CLARA, MEDINDO EM CONJUNTO 1,5cm.
MICROSCOPIA: - DISPLASIA LEVE, COM COILOCITOSE (DISCRETAS
ALTERAÇÕES). Gostaria de saber se estou livre da lesão ou não, pois meu médico disse que deveria me preocupar que no resultado viesse margens livres, mas não vi nada nessas palavras que se referisse a isso. Meu retorno ainda vai demorar e to muito preocupada e ansiosa! :/
Agradeço desde já a atenção!

Unknown disse...

Oi fiz conização dia 31 de agosto estou melhor Dr já pedi a minha medica a Vascina ela diz que não pq eu já tenho o vírus mas leio muito que a Vasco na ajuda a imunidade pode exigir a Vascina na próxima consulta? Tbm li sobre injeções que ajuda a subir a imunidade . Posso eu procurar uma farmácia e comprar? Bjs blog muito bom

Unknown disse...

Oi fiz conização dia 31 de agosto estou melhor Dr já pedi a minha medica a Vascina ela diz que não pq eu já tenho o vírus mas leio muito que a Vasco na ajuda a imunidade pode exigir a Vascina na próxima consulta? Tbm li sobre injeções que ajuda a subir a imunidade . Posso eu procurar uma farmácia e comprar? Bjs blog muito bom

Unknown disse...

Oi, tudo bem? Boa noite
Dra., por favor se puder me responder ficarei muito agradecida. Tenho 19 anos, recentemente fiz meu primeiro preventivo e deu Nic1. Está assim:
2- DIAGNÓSTICO: Amostra apresentando alterações morfológicas sugestivas de lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (Nic1).
Significa que estou com hpv? Pode ser por outro motivo? A ginecologista em que fui não me deu nenhum auxilio, nada, eu sai de la desesperada, tenho um novo papanicolau marcado, com outra, mas vai demorar (sus) tenho medo desse intervalo de tempo. O que eu devo fazer agora? Por favor me responda, desde ja agradecida. Ah, e parabéns pelo blog! Bjs de Luz!

Unknown disse...

Dra Fernada, uma duvida, nesse caso houvendo a retirada do útero, o vírus é eliminado? ou ele pode causar outros danos?
Tenho 19 meu preventivo deu Nic1, vou me casar em breve e espero ter filhos, morro de medo

Unknown disse...

Oi tudo bem? Me desculpe se eu estiver sendo muito invasiva, mas é que fiz meu primeiro preventivo e deu NIC1. Minha ginecologista não me deu auxilio algum, ficou por isso mesmo. No seu caso o papanicolau deu errado? Espero que esteja bem, nunca mais deu nada? Bjs, agradecida se me responder.

Anônimo disse...

Olá bom dia dr, minha menstruação esse mês adiantou uma semana, estou um pouco preocupada pois meus preventivos anteriores deram lesões de baixo grau, 3 preventivos com lesões um até de auto grau, mas o ultimo que fiz deu baixo grau, o ginecologista me disse para fazer novamente com 1 ano, mas mais já tem um ano e três meses e não fiz ainda, será que devo realmente me preocupar co o adiantamento da minha menstruação?

Garcao disse...

Meu nome é Sra Garção, Aqui é o meu testemunho !! No início deste ano, eu fui testado HIV positivo e, desde então, uma Eu tenho sido gastar dinheiro em todo recebendo drogas de diferentes hospitais. Isso afetou minha carreira e meu trabalho, eu estava esperando a morte chegar e me levar, porque eu estava tão impotente. Um dia fiel, eu ouvi sobre este grande homem que é bem conhecido por sua grandeza. Eu tenho ajudado seus pessoas sem esperança de curar o HIV e outras dieseases. Então, entrei em contato com ele através de Este endereço de e-mail: sammohj@gmail.com, eu preparado e enviado diferentes ervas para me Disse-me como usá-lo. Para minha grande surpresa, depois que eu pacientemente atravessou o tratamento conforme indicado pelo Dr. Sammoh Joh, eu fui para um exame médico eo resultado foi negativo. Eu pensei que era uma piada, então eu decidi ir para outro teste em um hospital diferente e novamente me Eles confirmaram HIV negativo. Até o meu médico estava confuso, eu disse que eu nunca vi esse tipo de milagre antes. Eu realmente quero agradecer DR.SAMMOH por salvar minha vida, eu nunca acreditei que eu vou ser HIV negativo hoje, por favor, meus queridos amigos, me ajude a agradecer DR. SAMMOH JOH para o que eu fiz na minha vida, agradeço ao senhor. Se você está tendo o mesmo problema Entre em contato com ele agora, por meio do Seu e-mail: sammohj@gmail.com. Também não hesite em chamar-lhe no 27603507667. Eu amo DR. SAMMOH e eu nunca vou esquecer dele, eu também prometem para compartilhar todo esse testemunho aqui e em todo lugar que eu sou. obrigado novamente.

Anônimo disse...

A mesma coisa acontece cmg, sou virgem, não sou lésbica e estou com o quadro clínico semelhante ao seu...só indo na ginecologista mesmo pra saber do que se trata :/

Anônimo disse...

Dra fiz colposcopia e o resultado foi normal.
Porem meu preventivo deu Ascus, provavelmente nao neoplasicas, presença de raras celulas escamosas maduras.
Minha médica apenas mandou eu repetir os exames em três meses.
Estou mto preocupada.
O que pode ser doutora?
Me ajude

Curiosa disse...

Dra. Tive HPV A e B a uns 10 anos atrás, venho fazendo preventivo e colonoscopia de ano em ano e todos estão normais, é necessário fazer outra captura ou genotipagem?

Anônimo disse...

bom dia Dra Fernanda, preciso muito da sua ajuda e esclarecimento! Fiz colposcopia e biopsia e o resultado deu lesão de alto Grau NIC II, depois fiz o teste de HPV captura Híbrida mas deu negativo. Se o teste de captura híbrida deu negativo então não tenho mesmo HPV? É possível ter NIC II e não ter HPV? Já fui em 3 médicos e nenhum soube me esclarecer corretamente esta dúvida. Qual a causa de NIC II se não foi por HPV? Fico no aguardo de uma resposta e desde já muito obrigada!

Anônimo disse...

Doutora, minha mãe têm 70 anos e há pelo menos 5 anos atrás no exame de papanicolau foi diagnosticado algumas alterações e indicado uma colposcopia e biopsia, foi feita a biópsia e diagnosticado NIC 1, neste período conversamos com alguns médicos e uma me indicou que fosse realizado a histerectomia pois como ela já tinha uma idade avançada e não teria mais filhos acharia melhor retirar tudo, pois ela teria grande de ter o problema agravado, ficamos muito preocupadas, infelizmente neste período tínhamos tido a perda do meu irmão a pouco tempo e minha vó, mãe da minha mãe estava hospitalizada por um período razoável de tempo e infelizmente foi a óbito, minha tevê que ficar acompanhando minha vó e tinha uma vida bem estressada...e com tudo isso foi se passando os anos sem tratamento adequado, e outros médicos achou a ideia da histerectomia muito radical e disse que fizesse apenas o acompanhamento a cada 6 meses ou 1 vez por ano, daí já houve uma evolução para NIC 2, tenho muito medo do que pode acontecer, ela é frágil e tenho medo dos procedimentos a serem tomados gostaria muito de uma opinião médica sua sobre como devemos proceder, ela não tem plano de saúde e tudo é mais difícil e demorado, algumas consultas foram particulares e exames também, daqui a 5 diad ela fará uma colposcopia e biópsia.

Keangel disse...

Vou dar um resumo da minha história, e gostaria de uma orientação. Pois estou bastante assustada, e sem saber muito bem que rumo tomar.

Em agosto desse ano, chegou o resultado do meu preventivo, onde foi constatado NIC 1.

A médica optou por fazer uma cauterização, no mesmo dia em que peguei o resultado do exame.

Após 30 dias de realização do procedimento, eu retornei no consultório para analisar como estava a cicatrização. A médica me informou que ainda havia um pedaço muito pequeno, que não havia cicatrizado.

Ela realizou o teste com o ácido, e disse que não havia identificado nenhuma área suspeita.

Colheu o exame novamente, e enviou para o laboratório.

Nesse mesmo dia, eu tomei a primeira dose da vacina contra o HPV.

Ontem, a secretária me ligou que o resultado do meu exame (papanicolau) havia chegado, e ainda apresentou problema. Marcou retorno para próxima semana.

Porém, estou bastante assustada.
Estava confiante de que esse resultado daria normal, devido a ela já ter feito a cauterização.

É normal permanecer esse resultado nos exames de acompanhamento logo após a cauterização?

Keangel disse...

Vou dar um resumo da minha história, e gostaria de uma orientação. Pois estou bastante assustada, e sem saber muito bem que rumo tomar.

Em agosto desse ano, chegou o resultado do meu preventivo, onde foi constatado NIC 1.

A médica optou por fazer uma cauterização, no mesmo dia em que peguei o resultado do exame.

Após 30 dias de realização do procedimento, eu retornei no consultório para analisar como estava a cicatrização. A médica me informou que ainda havia um pedaço muito pequeno, que não havia cicatrizado.

Ela realizou o teste com o ácido, e disse que não havia identificado nenhuma área suspeita.

Colheu o exame novamente, e enviou para o laboratório.

Nesse mesmo dia, eu tomei a primeira dose da vacina contra o HPV.

Ontem, a secretária me ligou que o resultado do meu exame (papanicolau) havia chegado, e ainda apresentou problema. Marcou retorno para próxima semana.

Porém, estou bastante assustada.
Estava confiante de que esse resultado daria normal, devido a ela já ter feito a cauterização.

É normal permanecer esse resultado nos exames de acompanhamento logo após a cauterização?

Unknown disse...

Ola.Minha biopsia deu neoplasia intraepitelial grau 1 infectado pelo papilomavirus...Meu ginecologista disse q nao precisa de tratamento so me deu uma vitamina pra mim tomar, para aumentar minha imunidade...Achei estranho nao ter nenhum tratamento...Ai procurei uma segunda opiniao, a medica quer fazer conizacao em mim....To perdida nao sei o q fazer....

Unknown disse...

Ola.Minha biopsia deu neoplasia intraepitelial grau 1 infectado pelo papilomavirus...Meu ginecologista disse q nao precisa de tratamento so me deu uma vitamina pra mim tomar, para aumentar minha imunidade...Achei estranho nao ter nenhum tratamento...Ai procurei uma segunda opiniao, a medica quer fazer conizacao em mim....To perdida nao sei o q fazer....

Unknown disse...

Boa tarde, Dra. Fernanda. Fiz um check up e a no exame de urina os leucocios deu 80, entao a minha gineco solicitou o qualitativo e nao deu nada. Ela disse que podia vir algo no papanicou. Neste o resultado foi, metaplasia escamosa, ascus e inflamação por gardnerella. Isso pode ser HPV? fiquei mto preoculada por causa do ascus.
Obrigada

Unknown disse...

Olá boa noite fiz o caf em 2012 tive o carcinoma in suti nic 3 descobri a pouco que estou grávida tenho algum risco na minha gestação?.

Unknown disse...

Olá boa noite fiz o caf em 2012 tive o carcinoma in suti nic 3 descobri a pouco que estou grávida tenho algum risco na minha gestação?.

Anônimo disse...

Olá doutora tenho 19 anos e desde o 10 anos eu tenho corrimento, e sempre notei umas "bolinhas" nos pequenos labios da minha vagina, perdi minha virgindade com 16 anos, então sempre pensei que isso era normal pq isso ocorreu comigo quando ainda era criança e pensava que não era DST pq nunca havia mantido relação sexual, mas acontece que em maio desse ano engravidei do meu atual marido, e infelizmente sofri um aborto retido, que me levou a crer que esses corrimento tinha a ver com algum problema, esse mês fui olhar melhor essas tal bolinhas na minha vagina e observei que pareciam verrugas então fiquei desesperada, resolvi fazer o papanicolau que deram alterações, conversei com minha mãe e resolvi contar meus sintomas ela então me disse que quando éramos crianças uma amiga dela que chegou a morar conosco tinha esse tal HPV, e que ela até se secava com nossa toalha, minha mãe disse que pegou e que minha irmã mais velha tbm pegou isso mas se trataram eu fiquei assustada e muito pra baixo pq sempre me cuidei pra no final descobri que posso ter essa doença é não tenho culpa alguma ��������
por favor me ajude a avaliar o resultado do meu exame estou muito assustada e nem consigo mais comer nem dormi direito, pq se for isso eu já tenho isso a muito tempo ������

CITOLOGIA:
Células do epitélio escamoso : abundantes
Células do epitélio glandular: raras
Células Metaplásicas: Ausentes

Neutrofilos: raros
Histociócitos: ausentes
Himacias: Ausentes

CITOMORFOLOGIA:
Alterações inflamatorias: leves
Citolise: ausentes
Queratinizacoes: ausente
Hipercromia: ausente
Multinucleação: ausente
carimegalia: ausente
células atípicas: ausente

MICROBIOLOGIA:
Barcilos de dordelein: ausente
bacilos: Ausentes
cocos: raros
leptotrichia vaginalis: Ausentes
Gardnerella/mobiluncus: Ausentes
clube cells/ comma cells: Ausentes
leveduras (cândida SP, etc) ausente
trichomonas vaginais: ausente

CONCLUSAO DO MATERIAL EXAMINADO
NEGATIVO PARA LESÕES INTRAEPITELIAS E MANIGLIDADE NESTA COLETA

Alterações inflamatorias leves.

Por favor me explique, e me diga se isso tem haver com o aborto que eu sofri ��������

Anônimo disse...

Doutora, boa noite. acabei contraindo hpv a um mes, estou tratando com acido ATA, onde foram destruídas não nasceram mais, reparei que nasceram umas bem pequenas, quase imperceptíveis, isso indica que tenho pouca carga viral ? tomando o AHCC tenho boas chances de expulsar esse vírus do meu organismo ? realmente existe um cura ?

Anônimo disse...

Dra. Fernanda me ajuda!
Desde 2013 meu papanicolau dá NIC 1, a faz 2 anos e ele continua nic 1, fiz uma captura hibrida que indicou hpv alto risco. meu medico só diz que tenho que repetir o examae de 6 em 6 meses e tomar vitamina.é isso mesmo? teho medo da lesao evoluir para nic 2 ou 3.. isso é possivel??

Diana disse...

Olá dr emfim fui na minha go 2 /2/14fiz o papanicolal e o resultado foi ascus e zta mosaico displasia leve.eu tinha21anos entao ela pediu capitura hibrida que deu negativos para os tipos pesquizados o meu esposo fez e tbm deu negativo e na peniscopia nenhuma lesao .emfim fizemos um caf e mandamos para biopsia laboratorio tercerizado pq na cidade nao tem passou 4meses pra poder receber o resultado !e normal demorar tanto tempo? E o resultado foi nic 2 mas nao invasivo é realmente hpv? Tenho duvidas ainda estou acompanhando vai fazer 2anos fevereiro de 2016e os ultimos resultados esta tudo normal.

Anônimo disse...

Olá Dra, Tenho 21 anos e fui diagnosticada pelo preventivo lesao de alto grau II e III, ao começar meu tratamento médico fui fazer a colposcopia a medica me relatou nao ser uma lesao de alto grau como dizia o preventivo e sim uma lesao de baixo grau o NIC I. até então fui para o proximo passo que era a biopsia que constatou ENDOCERVICITE CRÔNICA. Então a minha médica pediu para que pegasse as laminas e o bloco da biopsia e levasse em outro laboratorio que constatou a mesma coisa. Será que esta havendo algum erro??? o resultado da biopsia nao corresponde com oque visto na colposcopia e preventivo? Obrigada, adorei o seu blog! Esse tipo de caso para quem é novo é bastante assustador, mas lendo aos posts e suas respostas ja esclareceu algumas duvidas minhas. Parabéns!

Anônimo disse...

Olá. Queria tirar uma dúvida. Estou com hpv nica 2 e tive verruga e agora tenho que fazer uma conizacao.
Minha dúvida é:
com a conizacao tem chances de eu voltar a ter problema com o colon? Ter nic 1 ou 2 ou 3?
E também meu namorado pegou hpv de mim e gostaria de saber se, havendo fidelidade entre nos, podemos transar sem camisinha sem problema? E quanto a Sexo oral, se fizermos, pode passar para a boca? Câncer de boca, verruga na boca... sei que pode acontecer mesmo sendo raro... mas como temos o mesmo vírus pode?
E tambem, o vírus passa por relação sexual apenas se estiver com as verrugas? Se for sem proteção

Anônimo disse...

Olá pessoal...Venho aqui deixar o que aconteceu comigo...talvez ajude alguém...Sou a que deixou o comentário acima...Primeira copo deu nic 1...Mais ai começou minha luta...por ser nic 1 os médicos não me examinaram e não deram importância ao que falava...levei 3 meses e meio até ser examinada por uma médica, e na hora que ela viu correu para fazer nova copo,fiz curetagem do canal do útero e tentaram novamente fazer o papa, quase morri de tanta dor, e não deu pra segurar, chorei...a médica pediu urgência no resultado....resultado: nic 3 no canal do útero,ou seja, nic 1 no colo e nic 3 no canal do útero...(dúvidas surgiram...como poderia dar na copo nic 1 colo e na curetagem dar nic 3 Canal do útero...será que em 2 meses e meio virou de 1 para 3?Porque a copo feita primeira só deu o nic 1? E se eu não existisse na dor e sangramento do útero com os médicos, o que seria de mim nessa história? Quando recebi o diagnostico do nic 3,perguntei pra médica: "vai tirar meu útero?" Ela resp: "Não será feito outro cone, que irá pra biopsia, dependendo do resultado,será feito outros exames para localizar o problema e nova cirurgia...". Achei isso um absurdo e perguntei: "Porque já não faz um exame mais especifico,vê o que realmente tenho e opera duma vez pra resolver...."."resposta da médica: Existe um protococo a ser seguido...".Perguntei novamente: Dra não tem risco de ficar esperando até conseguir a cirurgia?". "Resposta da médica: Pode levar até 10 anos para virar câncer..."."Perguntei pra médica novamente: dra vai me passar um remédio pra dor, algum trat?."Resp da médica: Seu caso só se resolve com cirurgia...remédio para dor só poderá usar por 20 dias ou poderá afetar o rim..." kkkkkkk sai de lá me sentindo na palavra exata FUDIDA...Mais o tormento não acabou ai...fui marcar o anestesista para poder fazer exames pré operatório....Sabe resp que tive? Não tinha médico anestesista, sem previsão de agenda...Sai de lá perdida e sem saber o que fazer...e meu instinto apitando, corre atrás, algo me dizia que não tinha tempo pra esperar o tal anestesista aparecer, para fazer exames, pra depois marcar cirurgia sabe deus quando!!

Anônimo disse...

Continuando acima...Gente e eu corri atrás...pessoas amigas me ajudaram a quebrar esse pouco caso da saúde com a população...Mais estava triste...algo me dizia,instinto sei lá...que cone ia me ferrar mais na história,mais tb não tinha mais como lutar e esperar...consegui fazer exames pré operatório,passei com anestesista,liberou a cirurgia, ai fui agendar a cirurgia...com a médica que tinha me dado o resultado do nic 3, só ia conseguir 15 de fevereiro de 2016...Fiquei preocupada,novamente a sensação de pouco tempo senti...e nessa hora novamente tentei de novo falar o que tinha me acontecido com essa nova médica,fui perguntando se não havia risco, se o nic 1 tinha virado nic 3 em 2 meses e meio...etc. Gente falo que essa médica mudou minha história, ela me ouviu, o que os outros não haviam ouvido, posso dizer que se ainda estou aqui a escrever esse depoimento, dou graças a ela...Ela pediu pra aguardar um pouco fora da sala...ai ela me chamou...passou meu caso pra outro médico, que me aconselhou a retirada do útero e colo,devido a já ter tido nic 3 ha 13 anos..., o médico falou que não poderia garantir que não ficaria nada pra trás...Gente abençoado médico, creio que ela salvou minha vida por enquanto...Fiz a cirurgia, retiraram meu útero e colo, tive boa recuperação, mais minha alta não vinha...Senti algo errado e quis que o médico me falasse o que acontecia...só sei lidar com verdade...embromação me tira as forças...Gente,infelizmente estava já com câncer e não do tipo amigo pelo que a médica falou...serei encaminhada para outro hospital para fazer novos exames e trat, talvez quimio ou radio, dia 21 saberei melhor...Sabe o que fiquei triste nisso? Porque na copo não saiu o nic 3 e só o nic 1? Se não tivesse batido o pé sobre o exame da curetagem, não iam descobrir o nic 3? Então somente exame de copo não é seguro para diagnostico? E porque,médicos! Vcs não ouvem o paciente, só vêm o resultado de exame?! Eu falei o tempo todo que algo estava errado,levou quase 5 meses correndo atrás disso, com dor, para chegar a resultado na mesa de cirurgia!! A dra que quis seguir um protocolo, que me falou que podia levar 10 anos para virar câncer...dra...a sra não salva vidas, vc tira ela...Seja mais humana junto com seu conhecimento ou mude de profissão,ouça o paciente,ele tem a historia do que sente... a população não precisa de médico assim...Gente, não aceite um diagnostico de papel, lute, mais lute mesmo, se seu instinto falar que algo que está errado...Vc é o primeiro dr válido,depois virá o restante que estudaram pra isso...Infelizmente,mesmo fazendo preventivo, fazendo copo, não saiu nesse exame o meu problema...Meu instinto me fez lutar por minha vida...e de alguma maneira fui socorrida nas portas da cirurgia por essa médica e esse médico que me operou...acho que deus nessa hora atuou em ambos...Vou continuar minha luta pela vida, sinto que tive uma vitoria...Deixo aqui esse relato, e que possa alertar a todos...exames dão errados,médicos erram e muito pouco são dedicados a salvar vidas...Boa sorte a todos...que deus esteja com todos!

Unknown disse...

Bom dia! Parabéns pelo seu trabalho.
Meu exame deu lesão de Alto grau asc-h células escamosas etc. Vou fazer polcoscopia e estou muito nervosa.

Anônimo disse...

Ola doutora na busca incansável por resposta achei seu blog!
Tenho 26 anos a 1 ano atrás tive HPV tratei com ácido e gracas a Deus foi um sucesso!
Este ano a 2 meses atrás surgiu a candidíase!
Trato mais ela volta !
Li que são doenças que podem ser causada por HIV só em janeiro volto ao médico!
Ha um risco grande pois tive 2 doenças em menos de 2 anos?

Anônimo disse...

Boa tarde doutora,

Como se pode melhorar o sistema imunitário para debelar este problema do hpv em concreto?

Obrigada :)

Anônimo disse...

Boa tarde!
Em 20/11 fiz um preventivo cuja conclusão foi positivo para malignidade, lesão moderada e lesão avançada( não lembro o termo) e como observação NIC I e NIC II. Também colpite difusa e Gardnerella ( mesmo sem eu ter corrimentos e mal cheiro).Como estou no terceiro trimestre da gestação, não esperei minha consulta do pré-natal e fui a outra ginecologista que recomendou que eu refizesse o exame, pois disse que o mesmo era inconclusivo; Como estava nervosa, optei por fazer outro preventivo ali mesmo. Nesse segundo preventivo a ginecologista falou que não encontrou essas lesões apenas uma feridinha no colo do útero, que era normal devido a gravidez e que sumiria, deu bactéria porém não a Gardnerella; Então usei apenas metronidazol por 10 dias.
Eu gostaria de saber se essas lesoes NIC I e NIC II só podem ser causadas por HPV? Se sim, por que nenhum dos preventivos indicaram presença desse vírus? Eu faço preventivo desde os 22 anos, agora estou com 24 anos e os preventivos anteriores deram apenas bactéria. É possível uma lesão de grau II aparecer em 1 ano? Eu vou refazer o preventivo no centro de oncologia do estado da Bahia, a pomada que usei pode interferir no resultado do exame? Ou a cervicite pode ter confundido o resultado do meu primeiro exame. Caso eu realmente tenha essa lesão grau II eu poderei ter parto natural? Porque já estou na 33a semana. E se a lesão é grau II como o resultado pode ter dado positivo para malignidade?

Anônimo disse...

Bom dr a sr pode me explicar fiz o preventivo deu Adequabilidade do material satiafatoria ; Epitelios representados na amostra escamoso, glandular, metaplassico
diagnostico descritivo Alteracoes celulares benignas ou reparativas Inflamacao
Microbiologia bacilos
atipias celulares
celulas atipicas e significado indeterminado
escamosas nao se pode afastar lesoa de alto grao
ob:presenca de hemacias. intenso exsudato cariomegalia Por favor me deu uma luz por que to desesperada

Anônimo disse...

Boa tarde, doutora!
Sou casada há 10 anos, tenho um filho de 4 anos, meus exames sempre são perfeitos ���� Mas estou fazendo acompanhamento com um nutrólogo e ele me pediu vários exames, entre eles: colposcopia, transvaginal, vulvoscopia, papanicolau e captura híbrida (esse eu numa havia feito) todos deram normais, exceto captura híbrida que deu positivo para células de alto risco: 1,09. O que significa isso? Fui infectada pelo vírus a pouco tempo? O que devo fazer?
Muito obrigada!

Anônimo disse...

Estou com HPV, tipo leve e mais comum e minha gineco me explicou que é IMPOSSIVEL saber de onde peguei o HPV,que a ultima coisa que deveria me preocupar era de onde peguei. E se fizer exame no seu parceiro e der negativo? Como que fica? Sei que ficamos nervosas, mas compreendi que procurar culpado é o de menos, boa sorte! ��

Alessandra disse...

Oi me chamo Alessandra e tenho 23 anos a um mês descobri que estou com neoplasia intra epitelial cervical grau 1 pelo.HPV e nao sei o que fasso pq comesei a namorar antes de sabe que estava com isso so que como tava com couco tempo que começamos a namorar ainda não tinha acontecido nada entre nois so que eu nao sei como fala pra ele so pedi pra ele ter um pouco de paciência amis nao sei o que fazer pq tenho medo de passar pra ele o que eu fasso doutora fernada?

Moura Bruna disse...

Dra boa noite!
Descobri a 6 meses atrás uma alteração no meu papanicolau deu classe III NIC II e III.
Lesão Intraepitelial escamosa de alto grau.
Na minha biopsia do colo uterino deu: NIC 3 displasia acentuada com extensão para criptas de glândulas endorcevicais e alterações sugestivas do HPV.
Cervicite crônica com metaplasia escamosa endocervical.
Estou com câncer? Minha médica vai me sugerir uma conizacão a lazer ... Vc indica essa também?
Estou muito preocupada ... tenho 1 filho .. mas gostaria de ter outro .. existe a cura para NIC 3?

Anônimo disse...

fiz um procedimento pelo motivo de ter dado em meu exame NIC1 lesao de baixo grau, quero saber o que e normal apos esse procedimento,sei que nao posso ter relacao por 30 dias. minha duvida e na receuperação?

Anônimo disse...

Oii Dr eu queria tirar duas dúvidas primeiro antes de eu engravidar já faz muito tempo eu tenho escorrimento deste criança ele sempre me encomodava molhava a calcinha e chegava até molhar a calça ou o short é sempre os médicos falar que era normal e passava a pomada e dava resolvia, e eu fui no médico do posto eles nem querem saber se nada comentei com a médica e ela falou que era normal e passou a mesma pomada é nada adiantava e fim o preventivo e não dava nada sempre dava normal,muitos anos atrás eu fiz o teste de HIV porque a minha mãe biológica teve então fiquei com medo mais o bom que deu negativo isso foi um alívio. Só que ainda continuo com os escorrimento mesmo depois que eu tive a minha bebe e ninguém consegue resolver o que eu faço?
É agora tem a segunda pergunta quando eu engravidei começou a aparecer verrugas genitais e a enfermeira do posto aí eu fiz o meu pré Natal falou aí isso era normal e fez todos os teste que eles fazem e não deu nada, ai depois desapareceu e voltou e novo e agora que eu tive a minha bebê apareceu mais um e a outra continuou mais eu nem me importei porque a enfermeira falou que era normal mais eu pesquisando na net vi que não tem nada normal e eu estou com medo disso, o que eu faço?
E ainda na gravides o meu pé começou a ficar branco e rachados a cosava muito e ainda coça e chega a encher de bolinha que vc sente que é aquelas bolhas de água e chega a ficar na carne viva de tanto coçar a o que eu faço? Falaram que era normal e passava creme e higratava mais nada resolve.
É o problema que nenhum médico resolve isso é eu estou ficando com medo disso.

Bru disse...

Dra. Estou com NIC 3 com extensão glandular.
Mas meu exame pra detectar a hpv tanto no colo quanto na vulva deram negativo. Isso existe e é normal?

Anônimo disse...

fiz uma queimação devido uma lesao epitelial de baixo grau, esta com 11 dias, gostaria de sabe quais os sintomas pos esse procedimentos, pois esta saindo um liquido, e tive sangramento? mas nao tem mau cheiro.

Taty disse...

Boa Tarde, fiz o preventivo e deu NIC 1 e a biopsia deu cervicite, a médica passou abocresil e mandou que retornasse com 6 meses para repetir o preventivo, esse procedimento está correto? Neste caso preciso fazer logo a cauterização? O devo fazer estou preocupa.

Unknown disse...

Boa tarde doutora Fernanda, tenho HPV e descobri através do preventivo, fiz captura hibrida tbm, o resultado do primeiro preventivo deu Nic1, fiz cauterização e depois de 3 meses repeti o exame e continuou Nic1. Fiz novamente cauterização e depois de mais 3 meses preventivo acusou Nic2. Meu medico encaminhou para conizacao, estou desesperada com medo de estar com câncer. Quanto tempo leva para nic2 virar câncer? Depois da conizacao estarei curada? Aguardo sua resposta doutora

Unknown disse...

Bom dia Dra. Fernanda, tudo bem?
Fiz a cirurgia de alta frequência em janeiro para retirar uma ectopia e tratar um NIC I. Após 6 meses voltei na ginecolgista e o papa ainda acusou NIC I, mas a colposcopia foi negativa. A Dra. apenas jogou um ácido e mandou voltar em 6 meses. É isso mesmo?

Anônimo disse...

Dra Fernanda adorei o blog lir com atenção cada pergunta e cada resposta acima.
Dra é o seguinte:fiz minha primeira prevenção em janeiro de 2015 e no resultado deu lesão baixo grau, depois disso início a tratamento tomei antibiótico e aguardei 6 meses, repeti novamente o preventivo e deu novamente a msm coisa lesão baixo grau, o dr que me acompanha me encaminhou a fazer uma colposcopia depois disso fiz biopsia o resultado deu nic 1, fiz a cauterização no colo uterino. Tomei até as vacinas do hpv por indicação médica, enfim aguardei novamente os 6 meses e deu o msm resultado dos outros lesão baixo grau. Oqe eu faço mais? Estou tão triste

Anônimo disse...

Olá dra,fiz um exame preventivo e o primeiro resultado foi...escamoso glandular e diagnóstico: c alterações celulares benigna reativas ou reparativas; inflamação, microbiologia ,cocos.E nagativo para neoplasia.então a dra pediu biópsia pq constou uma "ferida" eo resultado foi cervicite crônica c metaplasia escamosa do epitélio de revestimento. E nota: no material examinado n há indício morfológico de malignidade ou de coilocitose.Oq qr dizer isto?a médica só fez uma cauterização mas n me explicou, o q seria...?
Apos 6 meses Já no segundo exame q fiz...o resultado foi...escamoso, glandular.
Lactobacilos SP.
Inflamação inespecífica de grau leve aspecto eutrófico.
Conclusão diagnóstico; negativo para lesao intra-epitelial ou malignidade neste material. Classe 2 de papanicolau.Ela apenas me medicou...e n me explicou oq eu tive ou tengo,n sei.E eu gostaria mto d saber se é grave e se eu tenho DST.

Anônimo disse...

Boa tarde Doutora fiz uma conizacão faz 6 dias pois meu resultado do papa Nicolau deu Nic 3 mais estou sentindo um encomodo está coçando um pouco é normal? E toda vez que vou urinar sai um pouco de sangue. Sou lesbica gostaria de saber se posso ter relações com minha esposa.

anônima disse...

Oi doutara estou cheia de dúvidas !!!
Depois que tive meu filho hj com 7 anos eu sempre fiz meu exames de rotina . E comecei um tratamento minha antiga doutora disse q era um pequeno ferimento no útero fiz duas vezes cauterização e dps perdi contato com essa doutora mais sempre segui a risca d fazer preventivo em 6 em 6 meses . Com nova doutora sempre da corrimento candidiase . Ela disse q e normal que só passar pomada..
ano passado fui na medica e tinha um inchaço do lado de fora da vacina que parecia picada de mosquito qd incha . Ela disse poderia ser hpv eu fiquei desesperada . Ela passou uma pomada super cara era uns 200 reais se não me engano passei e sumiu. Ela disse q o preventivo não deu nada e passou ...
na parte da virilha tenho uma verruguinha . Bem pequena e não lembro se tive isso antes de ter relação e sumiu ou veio depois . Ontem meu esposo vi q está com msm bolinha inchada e uma verruguinha no pênis .

Eu to cheia de dúvidas pq esse ferimento tem haver com hpv tem possibilidade de ter tido isso nesse período e só apareceu a verrugas anos depois vou a medica segunda feira e queria que vc me ajudasse . Pq qd fico nervosa e ansiosa passo muito mal vômito muito .

Agradeço pela ajuda obg

Anônimo disse...

Boa tarde doutora. Tenho 22 anos sou casada. A 4 anos e so tive relações com meu marido. E único. Recentemente fiz exames preventivo colposcopia e o resultado deu negativo para hpv, mas deu que estou com uma lesão nic 1, é possível ter nic 1 e não deu positivo p hpv, é certo afirmar que peguei isto do meu marido? Ja que nunca tive contato com outro homem.. e se eu estou com o nic 1 ,ele também tem esse vírus?

Anônimo disse...

Ola meu preventivo tbm deu nic 1. E vou marcar para fazer tratamento. Vc pode me dizer como é feito se doi? E tem cura?
Obrigada

Anônimo disse...

Olá doutora
Há um ano atrás apareceram algumas verrugas na parte externa na minha vagina,fui ao ginecologista e ele queimou mas voltou e ele queimou por 3 vezes e sempre voltam , tem umas parecendo espinha na entrada da vagina e ele nunca me disse o nome do problema. Mudei de médico e ele olhou e falou que é hpv , ele receitou imiquimod, usei por 3 semanas e como a região ficou muito sensível ele suspendeu a pomada por enquanto e realizou o papanicolau, ainda não chegou o resultado. O assustador de td isso é que antes dele me falar que tenho hpv eu não sentia nada , só as verrugas que me incomdavam.Foi eu saber o nome do problema entrei em crise emocional precisei até tomar antidepressivo pq a ansiedade me dava falta de ar aí comecei sentir vários sintomas na boca que só estão piorando. Sinto ardência nos lábios,língua e dor de garganta, deu uma lesão atrás do dente tipo afta mas não cicatriza , só arde, por dentro dos lábios está puro caroço quando passo a lingua eu sinto, fica até inchado e uma ardência que não passa, o céu da boca e a parte externa dos lábios está ásperos tipo sapinho,será que estou com hpv na boca tbm?
Fui ao otorrino e ele falou que não , pode ser fungo e me passou fluconazol e nistatina solução para fazer bochecho mas está piorando ao invés de melhorar, estou muito preocupada.
Como se descobre se tem o hpv na boca, você acha que esses sintomas confirmam o vírus na boca tbm?

Obrigada, aguardo ansiosamente pela resposta

Anônimo disse...

Olá dra tudo bem?
me tira uma dúvida?
no preventivo houve a necessidade se realizar uma biopsia na vulva (apresentou lesão acetobranca) e o resultado deu deu papiloma escamoso.
Entretanto nesse mesmo preventivo realizei o pcr para hpv e o resultado veio negativo.
é possivel ter o viírus apenas na vulva e não no colo?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá dr Fernanda, após o contágio do vírus do hpv,a partir da data em que se descobre, através do exame.. Em quanto tempo as lesões no colo do útero começam a aparecer? Ou seja, a pessoa precisa ser portadora do vírus há muitos anos para elas aparecerem... Ou não necessariamente? Em quanto tempo o hpv pode provocar lesões, mesmo que seja nic 1? Tem como saber???

Anônimo disse...

Olá dr Fernanda, após o contágio do vírus do hpv,a partir da data em que se descobre, através do exame.. Em quanto tempo as lesões no colo do útero começam a aparecer? Ou seja, a pessoa precisa ser portadora do vírus há muitos anos para elas aparecerem... Ou não necessariamente? Em quanto tempo o hpv pode provocar lesões, mesmo que seja nic 1? Tem como saber???

Anônimo disse...

Dra, estou na 6 semana de gestação e no exame preventivo deu LIEAG-HSIL. A indicação foi CAF com cerclagem de colo uterino. Há muito risco de aborto nesse estágio da gestação? Se eu não fizer o procedimento, pode evoluir para NICs? Muito grata.

Unknown disse...

Boa noite DR: fiz uma colonização tenho nic 3 a medica cortou uma veia na hora do procedimento isso e norma e deu ponto isso e perigoso ?

Anônimo disse...

Boa tarde Dr Fernanda, gostaria de saber qual o tratamento para nic 1, pois levei o resultado pra minha Go, e ela me pediu colpocospia com biopsia... Mas não me explicou direito se é esse o tratamento, ou dependendo do resultado do exame,se vai precisar cauterizar..e etc, por favor gostaria de uma segunda opinião. Nic 1 é muito grave? Estou desesperada. Desde já agradeço.

Andreza Santos disse...

Dra. Boa noite! Em 2011 fui diagniaticada com hpv, era nic I depois passou a nic II, foi quando fiz a conizacao. Cheguei até a tomar a vacina Depois disso negativou, mas agora em 2016 voltou a nic I. Estou desesperada. Como seria o tratamento agora? Eu nao tenho filhos, gostaria de ter e ja fiz a conizacao uma vez.Se precido, faz de novo ou ja compromete uma gravidez futura?

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 363 de 363   Recentes› Mais recentes»