Ícones

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Síndrome dos Ovários Policísticos

Você conhece alguém que está acima do peso, tem acne, tem aumento de pelos em regiões incomuns às mulheres e não menstrua todo mês? Mesmo que essa pessoa tenha apenas algumas das características citadas, ela pode ter a Síndrome do Ovário Policístico (SOP).


Uma das doenças mais comuns no consultório de ginecologia. Ainda hoje me surpreendo quando recebo pacientes com mais de 20 anos de idade e referem que sempre tiveram ciclos irregulares (intervalos de mais de 40 dias ou meses sem menstruar) e nunca trataram. Surpresa maior é quando, além disso, elas me procuram porque também estão tentando engravidar há 2-3 anos, sem tratamento. Então resolvi escrever sobre esse assunto, tão extenso e complexo para explicar. Tentei resumir de maneira que ficasse claro o que acontece na SOP. Espero ajudar...

ciclo normal
Como ocorre a ovulação? Todos os meses quando menstruamos os ovários produzem folículos que sofrerão ação hormonal e enzimática e 1 deles será escolhido para se amadurecer, crescer e se romper (ovulação) na dependência de outro hormônio. Se não houver fecundação, a mulher irá menstruar novamente dali a 14 dias.



Abaixo eu coloquei a mesma figura alterada que que mostra um exemplo de ciclo menstrual sem ovulação e com atraso menstrual. Não há o estímulo hormonal adequado, então o folículo não cresce, não é escolhido e não se rompe quando deveria. Os ciclos ficam mais extensos e os folículos se acumulam.


Assim como qualquer máquina os ovários podem trabalhar "errado" e não permitir o amadurecimento desse folículo, que não vai se romper (então não haverá ovulação) e que fica acumulado e se junta ao folículo do ciclo seguinte que poderá sofrer a mesma falha. Isso se torna uma coisa crônica e os folículos vão se acumulando no ovário que se transformará em ovário micropolicístico. Porém, de vez em quando um folículo consegue se desenvolver e, assim, a mesma mulher pode ovular espontaneamente. Logo, primeira lição: a mulher com SOP pode ter dificuldade para engravidar. Dificuldade não significa que ela não vai engravidar! Às vezes é preciso usar medicamentos que induzam a ovulação, mas há muitas mulheres sem tratamento (nesse caso, porque não recebem informações e não vão ao médico, eu acho) que engravidam sem esperar.

A SOP é provocada pelo aumento dos hormônios androgênicos (masculinos) na mulher, que podem causar anovulação crônica e, em alguns casos, resistência insulínica (facilitando desdenvolvimento de diabetes). Clinicamente a mulher pode ter menstruação irregular (não menstrua todo mês, às vezes leva meses sem menstruar e quando menstrua vem em muita quantidade), obesidade, acne, seborréia, crescimento de pêlos em lugares incomuns na mulher (rosto, tórax), infertilidade.

Existem exames laboratoriais para investigar SOP, mas que podem estar normais. Também não há necessidade de realizar Ultra-sonografia da pelve para diagnosticá-la. O diagnóstico principal é clínico. Cerca de 20% das mulheres podem ter microscistos nos ovários podendo ser um achado normal. 

Ultrassom: microcistos periféricos no ovário
A mulher com SOP não precisa apresentar todos os sintomas, assim como nem toda mulher que tem Ultra-sonografia mostrando microcistos nos ovários tem SOP! (ter ovarios policísticos é uma coisa. Ter a    SÍNDROME dos ovários policísticos é outra. Esta sim deve ser tratada).

Como tratar?
Para quem está acima do peso, é importante fazer exercícios aeróbicos para a perda de 5 a 7% do peso em 6 meses, pelo menos, tanto para quem deseja engravidar quanto para quem não deseja. A gordura do nosso corpo também produz hormônio que afeta a ovulação, a insulina, além de atrapalhar o tratamento.

Para quem deseja engravidar, muitas vezes é necessário usar uma medicação indutora da ovulação, como o citrato de Clomifeno. Porém, o ideal é que, antes de se iniciar o tratamento, a mulher exclua qualquer outra causa de infertilidade através de exames específicos. Quando se escolhe usar o remédio primeiro pode dar certo, mas se não der, e a pessoa descobrir outra causa de infertilidade, quanto tempo ela perdeu usando um hormônio que não iria dar resultado?

Para quem não deseja engravidar, mesmo que temporariamente, o tratamento se dá com hormônios para controle do ciclo menstrual ou anticoncepcionais. São estes anticoncepcionais que não vão deixar os ovários trabalharem errado, protegendo a mulher das consequências da SOP. A acne também é tratada por estes anticoncepcionais. O hirsutismo (ganho de pêlos) é tratado com um diurético específico chamado Espironolactona, quando o anticoncepcional não consegue resolver também este problema. A resistência insulínica é tratada com uma medicação chamada Metformina, inclusive quando se faz o tratamento para engravidar.

Por que tratar?
Se você quiser engravidar, a SOP pode ser uma causa de infertilidade;
Se você não quiser engravidar, mesmo que não esteja acima do peso, não tenha hirsutismo, acne ou não se incomode com a ausência da menstruação, você deve realizar o tratamento, pois a anovulação crônica (SOP) é fator de risco para câncer de endometrio (câncer de útero).
Fazer o tratamento enquanto não deseja ter filhos protege você contra as conseqüências da SOP, tornando mais fácil engravidar quando for o seu desejo e engravidar com saúde.
Geralmente, quando se trata de mulher obesa, o fato de perder peso pode tratar a SOP, mas quando não for o caso, o tratamento medicamentoso é realizado durante toda a vida reprodutiva da mulher (que termina quando chega a menopausa)

Portanto, agora que você não deve mais achar que é a única com este "problema", procure seu médico e faça o tratamento que é simples e eficaz. Não menstruar porque está tomando anticoncepcional com este objetivo, tudo bem, agora, não menstruar sem estar tomando nada significa que seus ovários estão trabalhando mal.




15 comentários:

Anônimo disse...

ótima explicação me ajudou a entender melhor a minha "doença".Trato de sop desde os 15 anos mas ainda tenho algumas duvidas

Anônimo disse...

Qual a diferença de sintomas entre ovários policisticos e a sindrome de ovarios policisticos?

Anônimo disse...

Estou tentando engravidar mas descobri que tenho policistos, estou sendo acompanhado pela medica, mas el não passou nem uma medição p dor, existe algum medicamento que eu possa tomar referente as dores infernais?

mara disse...

Tenho folículos periféricos a um ano minha médica passou diane35 esse remédio é para menstruação não vi,e só piorou meu problema e faz quase um ano sem menstruar. Esse remédio é o certo para meu problema?????? Desde de já obrigada

Dra. Fernanda Santos disse...

Eliane, não tem problema não menstruar desde que esteja tomando o remedio. Errado é não menstruar sem estar tomando nada, entendeu? O diane é anti androgenico, ideal para quem tem síndrome de ovarios policisticos. Esta sindrome se diagnostica através de sintomas e não por exames. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

infelizmente não posso prescrever por internet, mas pela que ela lhe passe um analgesico ou anti inflamatorio, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Ovarios policisticos é apenas um achado de ultrassonografia. Sem sintomas. A sindrome cursa com pelo menos alguns dos seguintes sintomas: atrasos menstruais importantes, acne, ganho de peso, ganho de pelos em locais incomuns na mulher, resistencia insulínica, ou outros fatores do metabolismo.

Dra. Fernanda Santos disse...

Que bom, obrigada! fico feliz!

Anônimo disse...

Boa noite! Fiz uma ultra e estava dizendo q tenho foliculos perifericos no ovario. Oq quer dizer? N menstruo desde final de outubro tenho uma filha de 5 anos e ha 6 meses tendo relacao tds os dias n engravido
Pq??

Anônimo disse...

E eu sinto uns pulos tremidas sei la no pe da minha barriga

mara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dra. Fernanda Santos disse...

se você não esta usando nem camisinha, existe, sim. mas por favor, procure seu medicdo para fazê-la voltar a menstrua pq isso não faz bem!

Dra. Fernanda Santos disse...

Ola, bom, pra saber pq vc nao engravida são necessarios varios exames de pesquisa de fertilidade, alem de uma boa anamnese e exame clinico, no consultorio. Se você não menstrua todos os meses, e sempre foi assim, desde que não esteja usando pilula, você deve ter sindrome hiperandrogenica (popularmente e erroneamente chamada de ovarios policisticos). A ultra so mostrou o que sua historia menstrual ja fez o diagnostico. ok?

Anônimo disse...

Parabens... seu blog é marabilhoso!!!! Tenho Sop e faço uso do selene a 10 anos. Mudei de medica e ela me indicou o stezza. Esse remédio ajuda no controle da SOP? Obrigada.

Anônimo disse...

ola eu tenho micro cistos nao tomava medicamento algum tenho uma filha de dois anos e minha menstruacao vinha normalmente todod mes n mesmo dia e fim.mas a um mes venho notando atrazo e quando vem decse apenas sugeira borra de cafe escuro com um pouco de sangue vermelho bem vivo e as veses aguado quase rosado nao vem normal como antes ta muito estranho e nem tenho dores e colicas centia a um mes atras fisgadas e dor do lado dos ovarios muita tontura muita fome minha mst tava atrazada fis varios teste de gravides o de farmacia deu positivo mas fis tres beta o primeiro deu inconclusivo o segundo deu indeterminado 13,1 umi/ml o terceiro deu10umi/ml fis uma trans deu micro cistos pode ser porisso meu atrazo e cintomas