Ícones

domingo, 5 de junho de 2011

Contracepção de emergência


Xiii.. aconteceu um acidente? a camisinha furou? Saiba o que fazer para evitar uma gestação não planejada




A contracepção de emergência é utilizada quando a mulher teve relação sexual desprotegida. Pode ser oferecida com a inserção imediata de DIU ou através de pílula. A pílula do dia seguinte contém apenas progestogênio (levonorgestrel 0,75mg), mas a contracepção de emergência também pode ser  eficaz com o método de YUZPE, abaixo.

A eficácia da anticoncepção de emergência está relacionada com o tempo de início do método. Tem que ser utilizada até no máximo 72 horas após relação sexual desprotegida. A pílula de levonorgestrel 0,75mg tem uma eficácia de 95% quando iniciada nas primeiras 24 horas, de 85% entre 25 e 48 horas e de 58% entre 49 e 72 horas.

Não é abortiva. O seu mecanismo de ação é impedir o encontro do espermatozóide com o óvulo, seja impedindo a ovulação e/ou espessando o muco cervical e/ou alterando a capacitação dos espermatozóides (reações químicas no colo e corpo do útero que impedem a progressão dos espermatozóides, evitando, assim, a fecundação). Não atua após a fecundação e não impede a implantação do óvulo fecundado (por isso não é abortivo).

Não encontrou a pílula do dia seguinte, então vá para o plano B:

O método de Yuzpe

- Pílulas de Baixa Dosagem  30 mcg E.E. + 15 mcg Levonogestrel:

- 1ª dose: 4 comprimidos logo que possível
- 2ª dose: 4 comprimidos, 12 horas após a 1ª dose

- Pílulas de Média Dosagem  50 mcg E.E. + 25 mcg Levonogestrel:

- 1ª dose: 2 comp. logo que possível
-  2ª dose: 2 comp. 12 horas após a 1ª dose

Mas atenção!!!
Os comprimidos possuem alta concentração de hormônios e só devem ser utilizados em casos de emergência.
Em mulheres que amamentam, pode diminuir a quantidade do leite materno.
Os comprimidos podem causar efeitos colaterais leves como: náuseas, vômitos, tontura, desconforto nas mamas e dor de cabeça. (Para  minimizar as náuseas tome os comprimidos após comer algum alimento)
A menstruação pode adiantar ou atrasar alguns dias.
O uso repetido ou freqüente desregula o ciclo menstrual e facilita a gravidez mais do que os outros métodos.
Não deve ser utilizada de rotina como método anti concepcional no lugar de um outro método, mas apenas em situações excepcionais.

Pílula do 5º dia

Em 2010 os Estados Unidos já aprovaram a utilização da pílula do quinto dia.

O princípio é o mesmo do que os contraceptivos de emergência já conhecidos, mas ao contrário da pílula do dia seguinte, o Ella pode ser tomado até o quinto dia após a relação sexual desprotegida, com o mesmo nível de eficácia.




11 comentários:

Anônimo disse...

Olá doutora meu chamo Juulia queria tirar uma duvida.
Tive relaçoes com meu namorado num sabado(17) e ele gozou dentro e eu estava na 5° pilula do anticoncepcional sendo q no mês de fevereiro eu não tinha tomado o anticoncepcinal então no domingo(18) tomei a pilula do dia seguite uma as 11 hrs e outra as 23 hrs. Mas não tomei o anticoncepcional no domingo por medo de corta o efeito da pilula do dia seguinte. Ai já na segunda feira(19)eu tomei a pilula do domingo e segunda juntas.
Corre o risco de corta o efeito da pilula do dia seguinte ? & Corro risco de estar gravida ?

Anônimo disse...

Continuação Juulia (...)
Doutora e ainda eu estou continuando a tomar o anticoncepcional teem algum problema ???

Dra. Fernanda Santos disse...

Julia, acho muuuuito difícil que você engravide tendo feito o que fez, o que deve acontecer é uma bagunça danada no seu ciclo, não se assuste se menstruar fora da época.

Anônimo disse...

boa noite,Dra. existe diferença entre a pilula de 2 comp e o de dosagem única?

parabéns pelo blog, muito bomm.

Anônimo disse...

Noa tive relaçao de fato. Só mesmo uns amassos, mas ele chegou a encostar na parte externa da vagina. Não teve penetração. Não gozou em mim. Como eu não estava esperando esse momento de relação, não estava ainda tomando anticoncepcional, então só dele encostar mesmo externamente fiquei apavorada rsrs e mandei parar tudo. Fiquei tao em pânico, mesmo não tendo acontecido algo concreto, que tomei a pílula do dia seguinte 22h depois. Ai minha tive na época de menstruaçao na época certinha mas tive uns escapes marrom 3 dias e 3 dias de pouco sangramento. Ai agora já se passou 1 mês, ainda faltam duas semanas p/ a fase da menstruação mas estou com os seios inchados demais e doloridos. é normal?
ah ando com uma queimação no estomago, mas é pq fico tensa demais com isso e qq coisa que me deixe tensa sempre me dá essa gastrite. Nao estou com náuseas! Mas sera que a pílula pode estar exacerbando td isso?

Anônimo disse...

Nao tive relaçao de fato. Só mesmo uns amassos, mas ele chegou a encostar na parte externa da vagina. Não teve penetração. Não gozou em mim. Como eu não estava esperando esse momento de relação, não estava ainda tomando anticoncepcional, então só dele encostar mesmo externamente fiquei apavorada rsrs e mandei parar tudo. Fiquei tao em pânico, mesmo não tendo acontecido algo concreto, que tomei a pílula do dia seguinte 22h depois. Ai na época que seria o esperado p/ minha menstruaçao, tive uns escapes marrom 3 dias e 3 dias de pouco sangramento. é normal?
Ai agora (dia 30/04) já se passou 1 mês, ainda faltam duas semanas novamente p/ a fase da menstruação mas estou com os seios inchados demais e doloridos. é normal?
ah ando com uma queimação no estomago, mas é pq fico tensa demais com isso e qq coisa que me deixe tensa sempre me dá essa gastrite. Nao estou com náuseas! Mas sera que a pílula pode estar exacerbando td isso?

Anônimo disse...

Fis sexo com o meu namorado sem camisinha ele não ejaculo dentro mais sai um liquido branco será que posso tá grávida?

Anônimo disse...

Nao isso é a tua propria goza kk

Unknown disse...

Olha aconteceu a mesma coisa comigo,tbem qro saber a resposta

Unknown disse...

Olha aconteceu a mesma coisa comigo,tbem qro saber a resposta

Fernanda disse...

Oi boa noite,gostaria de tira uma duvida durante a relação sexual não consigo ejacular algo errado nisso.