Ícones

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pílula Nova no mercado - 2


Recentemente uma leitora me pediu para escrever um post sobre pílulas e eu respondi que já existe um post sobre o assunto aqui no blog e ainda não havia nenhuma novidade... A-há! FINALMENTE depois de 3 anos surge uma novidade no mundo dos anticoncepcionais.

Um grande laboratório lançou este mês uma pílula nova, diferente, mas concorrente daquela do post  "Pílula nova no mercado" http://toqueginecologico.blogspot.com.br/2011/07/pilula-nova-no-mercado.html, escrito em 2011.
Vale lembrar que eu não tenho nenhum conflito de interesses, ou seja, não tenho nenhum tipo de ligação com este laboratório, minha intenção não é fazer propaganda e, sim, passar informação para vocês.

Qual é? qual é? O nome dela é Stezza. É uma pílula combinada, composta de estrogênio e progesterona, como a maioria delas. Seu estrogênio é o Valerato de Estradiol (assim como a Qlaira) e sua progesterona é a Nomegestrol. Essa combinação permite simplicidade ao tomar os comprimidos porque são todos iguais, ou seja, cada comprimido tem a mesma quantidade de hormônios. A cartela vem com 24 comprimidos de verdade e 4 sem hormônios que servem para manter uma regularidade na tomada das cartelas. Eu concordo que é mais fácil você tomar o remédio todos os dias do que parar alguns dias (neste caso, 4) e ter que se lembrar de começar nova cartela em dia certo, pois é aí que a maioria erra, esquece... É pra isso que servem todas as cartelas que contém comprimidos placebo (de mentira, sem remédio). Vocês podem reparar que as pílulas mais modernas contém cartelas com 28 comprimidos, nos incentivando a não fazer pausa entre as cartelas.


Nem vou falar de eficácia contra gravidez. Neste ponto todas as pílulas são altamente eficazes. Esta nova pílula mostrou vantagens por não apresentar aumento de peso (isso é muito importante!), não provocar acne, não alterar níveis de glicose (açúcar no sangue) e de colesterol, não prejudicar a densidade mineral óssea, não alterar a pressão arterial, ter efeito benéfico nas pacientes que tem um problema chamado "resistência insulínica", assim como no sobrepeso e obesidade, e não mostrou aumento do risco de eventos tromboembólicos. Isso não é tudo! Me pediram pra não contar pra vocês, mas o dedo coça, sabe? A duração deste hormônio no nosso organismo dura um pouquinho mais que as outras pílulas. E daí? e daí que esquecer um comprimido da cartela não nos expõe ao risco de gravidez!!! Mas vejam: o ideal é não esquecer nenhum! mas se.. por um acaso acontecer uma tragédia que a faça esquecer UM , apenas UM comprimidinho naquele mês, não entrem em pânico!

Um sucesso! Bom, isso é o que vamos ver. A pílula é estudada há mais de 7 anos. Já foi lançada na Europa no ano passado. Aqui no Brasil é um recém-nascido, portanto, agora é que vamos observar seus efeitos na prática. A proposta é bem interessante, até porque ela utiliza o Valerato de estradiol, um estrogênio que eu adoro. Ah! Não me perguntem o preço, porque ainda não pesquisei nas farmácias, mas um passarinho me contou que não é cara, comparada às que custam mais de R$ 30,00. Legal, né?

Nós já vivemos um Boom de lançamentos de pílulas anticoncepcionais no passado. Todas tinham o Etinil estradiol como seu estrogênio da composição e uma progesterona X. Só mudavam as doses, o tipo de progesterona e a maneira de tomar a cartela. Há 3 anos veio a Qlaira mudando o estrogênio (uma maravilha) e trazendo uma progesterona nova. Gosto muito desta composição. Tenho resultados ótimos com ela. Agora surge a Stezza, mantendo o Valerato de estradiol e trazendo uma nova progesterona. Acredito que os novos lançamentos sejam todos com o Valerato de estradiol. Vamos aguardar!







623 comentários:

1 – 200 de 623   Recentes›   Mais recentes»
Isabel disse...

Oi,adorei seu blog! Vou começar seguir. :) Gostaria de tirar uma dúvida: eu parei de tomar o Qlaira e a menstruação não veio. É normal? E durante esse tempo que ela não vem, é possível engravidar? Obrigada, beijos

Dra. Fernanda Santos disse...

Que bom que gostou, Isabel! Seja bem-vinda! Pode acontecer de a menstruação atrasar, sim. Mas não passa de 2 meses e você não fica protegida contra gravidez, não. Esse atraso depende, também de como era a sua menstruação antes de usar o anticoncepcional, pois a tendência é que ela volte a ser como antes.

Unknown disse...

Olá, Fernanda! Meu nome é Claudia e tenho 45 anos. Gostei muito do seu blog e pretendo acompanhá-lo. Ano passado comecei a tomar Siblima e me senti muito bem. Emagreci, minha pele ficou ótima e uma sensação de bem estar. Após alguns exames de rotina, apareceram alguns pequenos miomas e então, em conversa com o médico, resolvemos suspender a menstruação (algo que já não aguento mais). Começamos com a Cerazette e com o tempo, apareceu uma secreção escura, aumentando com o passar dos dias até que ficou diário. Suspendi e retornei ao médico, substituindo pela injeção Depo Provera. Minha libido diminuiu e minha pele (principalmente a testa) está toda estourada. Fiquei sem sangramento uns 50 dias e depois menstruei e agora a secreção escura voltou e é diária e constante. Acho que esse tipo de tratamento (sem menstruar) não funciona comigo. Seria ótimo, mas a sensação que tenho é que as substâncias não seguram o sangramento. Gostaria que você me esclarecesse algumas dúvidas. É verdade que a Siblima aumenta os miomas? Estou pensando em não tomar a segunda dose de Depo Provera, porque os efeitos colaterais são muito fortes e não acredito que na segunda dose mude algo. Foi assim com a Cerazette e passar mais três meses com perda de sangue não dá. Tenho Talassemia Minor e não posso perder sangue. Claro que vou retornar ao médico, mas gostaria de saber seu parecer, já que somos mulheres. Obrigada pela atenção e parabéns pelo trabalho! Abraços!

Barbara disse...

Dra tem como saber de alguma fofoca de vcs porque está tão dificil de encontrar o minima, tomo ele a mais de dez anos e não entendo porque tiraram sem nenhum aviso, politica de troca ou algo assim, maior falta de respeito... tive q perguntar ao meu médico qual que troco e ele me passou o minian... é uma boa troca? tem algum outro mais moderno?

Wannessa disse...

Boa noite,
eu com muita dúvida acerca de anticoncepcional e ainda surge mais uma rsrsr
mas enfim, eu não tinha vida sexual ativa e vou me casar em novembro, nunca tomei anticoncepcional, fui a ginecologista quarta-feira e ela me passou o anticoncepcional mínima, porém não encontro em lugar algum. Entrei em contato com a Medley (fabricante do remédio) e eles me informaram que não tem precisar para voltar a distribuição deste, mas que estão trabalhando nisso. Enfim, preciso tomar o remédio logo por não pretendo engravidar fui pesquisar e achei os Minesse, Mirelle e Alexa que possuem a mesma composição que o Mínima, mas fico apreensiva. O que faço?

Wannessa disse...

Bárbara, a minha médica passou o mínima e quero trocar por outro pq também não encontro. Se o seu passou o minian no lugar acho que foi usar também, nunca usei nenhum.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, Claudinha! O Siblima, assim como os outros anticoncepcionais não faz surgir nem aumentar os miomas. Suspender a menstruação é uma boa, mas nem todo mundo consegue ficar muito tempo sem sangrar. Pra isso nós damos algumas dicas. Essa secreção escura, que vc se refere, é sangue. Quando o sangramento é discreto ele pode ter este aspecto. Quando você utiliza o próprio Siblima sem pausa entre as cartelas há a intenção de não menstruar. Em alguns casos depois de poucos meses usando deste jeito a pessoa começa a ter sangramento. Para resolver, basta suspender o uso imediatamente à chegada do sangramento, ficar 4 dias (no máximo) sem tomar e voltar a usar os comprimidos, de onde parou e vai tomando até acontecer novamente. Para garantir segurança contra gravidez, você só pode suspender o anticoncepcional se já tiver tomado pelo menos 3 semanas seguidas. Outra: como na maioria das vezes estes sangramentos acontecem depois de usar 3 cartelas seguidas, sem pausa, você pode programar a pausa para de 3 em 3 cartelas. Entendeu?
Quando ao Cerazette, é muito comum ter sangramentos até diários nos primeiros meses de uso. Eu digo que ele é o remédio da paciência porque se você aguentar passar por esse período, depois ele se adapta muito bem e você fica sem sangrar. Esse sangramento que o Cerazette provoca nos primeiros meses é de pouca quantidade, sendo assim, não provoca nem piora anemia. A Depo Provera é muito boa em algumas pessoas e muito ruim em outras. Existe uma série de requisitos para usar esta injeção, não sendo primeira escolha. Se você está um pouco ou muito acima do peso ou tem acne, ou é diabética, tem colesterol alto, tem resistência à insulina... não tome esta injeção. É cedo pra você pensar que não vai conseguir suspender a menstruação. Você pode tentar com o siblima, que você gostava. Se depois de alguns meses não der certo (porque a dose dele é ultra baixa - mais fácil de sangrar), mude para outro de baixa dose (e não ultra baixa) ou insista no cerazette (por meeeeses). Converse com seu médico, peça orientação a ele. Só depois de meses você vai saber se se adaptou ou não. Algumas vezes o início é complicado, depois vai bem.

Dra. Fernanda Santos disse...

Barbara e Wanessa, desconheço a falta do Mínima. Outro dia mesmo recebi amostras dele... para substituí-lo, existe um anticoncepcional chamado ADOLESS que é feito da mesma composição do Mínima. Só muda o laboratório. Estra troca pode ser feita sem necessidade de método adicional no primeiro mês do novo medicamento, já que são iguais. O que não acontece com o Minian, que também é uma ótima pílula mas totalmente diferente da Mínima. WANESSA, não troque seu Mínima pelo MINIAN, são diferentes e você não sabe se pode tomar o hormônio que compõe o Minian, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Wannessa, desconheço o sumiço do Mínima, como disse acima, mas ele pode ser substituido por todos estes que você escreveu e mais o Adoless e o Siblima. São ótimos e iguais. Só preste atenção se eles possuem os 4 ultimos comprimidos na cor branca, diferente dos outros 24. Se não possuirem e você quiser menstruar, deve aguardar 4 dias entre uma cartela e outra. Se tiver, não faça pausa alguma, ok?

Wannessa disse...

Encontrei o blog por acaso, mas agora será passagem diária por aqui, visto que tem assuntos muito interessantes. Obrigada por ter respondido a minha MSG, eu infelizmente não encontrei os outros anticoncepcionais, acabei comprando o Femiane. Estou apenas apreensiva se posso engordar com anticoncepcional e também acabar errando o modo de tomar, mas vou tentando me acostumar.

Anônimo disse...

Oi Dra. adorei seu blog! Tenho 21 anos, eu estava tomando Selene e não me adaptei,fiquei super inchada e tive sangramento por mais de 20 dias, fora que me fazia ficar muito triste o tempo inteiro. Fui à ginecologista e ela me passou o Stezza. Honestamente, achei a pílula muito boa, não tive nenhum dos efeitos colaterais do Selene com apenas um problema: meu rosto encheu de espinha ainda na primeira cartela, eu já tomei roacutan e minha pele estava ótima, será que tem alguma relação com essa mudança no uso dos hormônios??

Unknown disse...

Doutora, gostaria de agradecer sua atenção e parabenizá-la pelo trabalho. Beijos e fique com Deus!

Anônimo disse...

Boa Tarde Dra. Bem minha saga com anticoncepcionais é longa. Aos 19 anos comecei a tomar o Diane, após 3 anos tive uma seria crise de enxaqueca e um aumento leve de pressão que já era suficiente pra me descabelar. (140x100mmHg a 150X100MmHg), sou magra, pratico atividade física.... Minha ginecologista trocou por Siblima... foram ótimos 3 anos sem dores de cabeça, pressão arterial na média de 100x70mmhg. No ano passado a saga voltou, dor de cabeça e aumento da pressão. Fui no neuro, no cardiologista e tudo OK, estava claro que a culpa era do remédio. Tentei Yas, Muraving... e td na mesma logo de cara. Ai iniciei o Cerrazete, em 3 meses engordei cerca de 4 kg e meu rosto encheu de acnes.... Parei por conta própria e os 4Kg se foram em menos de 15 dias. Voltei na médica e estou pensando seriamente em por o DIU, a duvida é o Mirena ou o de cobre.... já estou até com a guia da Unimed. Essa semana ela me ligou e falou sobre a Stezza... estou mto animada, e com esperança da dor de cabeça e do aumento da pressão sumirem, estou esperando apenas a menstruação chegar para dar inicio a cartela. Mas gostaria da sua opinião sobre qual melhor DIU, caso Stezza não de certo. Tenho 26 anos, nulípara. Obrigada. Amanda

Anônimo disse...

Tomo o stezza faz pouco tempo, gostaria de saber se ele suspende a menstruação ou ela vem normal.

Laurellie disse...

Não sei porque ficou como anônimo, rs
Beijão!

Anônimo disse...

Olá Dra... Entre Dienogest (Qlaira) e Acetato de nomegestrol (Stezza), qual progestágeno você considera mais favorável na não redução do libido e ressecamento vaginal, principalmente?
Pergunto isso pois o progestageno do Stezza é derivado da progesterona mãe que tb deriva o acetato de ciproterona, e esta apesar de ter suas indicações clínicas já é bastante conhecidas por esses efeitos na libido e ressecamento.
Qual sua opinião a respeito dentre as duas prog. acima citadas? Abraços
Priscilla

Anônimo disse...

Que bom que voltou com o blog! estava fazendo muita falta!
Bom, seguinte... porque será que a Cerazette engorda tanto? tomei 5 cartelas e nossa, aumentou muitoooooooooooo meu apetite! Tem algum mecanismo relacionado a esse tipo de pílula isolada de progesterona com o aumento de apetite? Como que influi uma coisa com a outra? NUnca nenhum medico conseguiu me explicar a relação do hormonio com aumento de apetite. O inchaço e retenção hidrica ok, mas sobre o apetite nao.
Bjss e obrigada pelo espaço

Dra. Fernanda Santos disse...

Wanessa, anticoncepcional não engorda, fiquei tranquila! Quanto ao mode de usar o femiane, você deve usar 1 pilula por dia e quando acabar a cartela, fazer no máximo 1 semana de intervalo e começar nova cartela. Você pode fazer um intervalo menor, se quiser, mas NUNCA ficar mais de 7 dias sem tomar o remédio, viu?

Dra. Fernanda Santos disse...

Laurellie, não se desespere! qualquer anticoncepcional pode causar espinhas no início, na fase de adaptação. Não é sempre que acontece nem é com todo mundo, mas pode mesmo acontecer. Assim que passar essa fase que não dura mais de 3 meses seu rosto voltará ao normal. Depois me conta! bjs!

Dra. Fernanda Santos disse...

Amanda, ambos são eficazes contra gestação. Se você não precisa de tratamento hormonal, coloque o de Cobre, mas se precisa, coloque o medicamentoso. Pra saber se vc precisa de tratamento hormonal basta responder às perguntas relacionadas à época que você não tomava anticoncepcional: vc sofre com cólicas menstruais? seus ciclos são irregulares? você tem alguma patologia que necessita de tratamento hormonal? se alguma resposta for SIM, não coloque o de Cobre. Mas tb se você tem a pele muito oleosa, se a menstruação é algo importante pra você, não coloque o medicamentoso. Ambos não devem aumentar sua pressão. Mas quanto ao Stezza, sua médica fez uma boa escolha ao tentar, pois estudos mostram que ele não tem alterado a pressão das pacientes. Para pacientes tem tendencia à hipertensão, ótimas escolhas os métodos não hormonais, os à base só de progesterona e agora, uma tentativa com as pílulas com Valerato de estradiol ao invés do etinil estradiol.. Torço para que você tenha bons resultados u destes 3 métodos que ela lhe ofereceu! bjs!

Dra. Fernanda Santos disse...

As duas coisas. Na verdade o stezza pode reduzir muito o fluxo e o numero de dias de menstruação. Mas também pode suspender totalmente ou até, deixar vir normal. Quem toma stezza não deve se preocupar com menstruação. Pode vir, não vir, vir pouco...

Dra. Fernanda Santos disse...

Priscilla, uma coisa é o que a literatura diz, os estudos. Outra é o que a gente vê na prática. Já prescrevo Qlaira há tempo suficiente pra lhe dizer que não ouço queixas de queda de libido ou ressecamento vaginal. Já o Stezza foi lançado aqui no Rio muito recentemente, então ainda não tive o feedback das pacientes. Uma informação que vale ressaltar é que há um motivo muito mais importante para queda de libido que o uso do medicamento. O motivo social. (tudo à nossa volta, no dia-a-dia, interfere na libido). Só entendo como queda de libido provocada por anticoncepcional (que sei que existe mesmo) quando a paciente suspende o método e a libido retorna ao normal. Terminando, concordo que a ciproterona é um hormônio que causa muita queda de libido, mas tenho várias pacientes que me surpreendem dizendo que usam e afirmam que isso não acontece com elas. Um Abraço!!!

Dra. Fernanda Santos disse...

Que bom que você não abandonou o blog mesmo após tanto tempo sem novidades! Bom, estou surpresa com o efeito do Cerazette em você. Tenho muitas e muitas e muitas pacientes usando e não engordaram nada! Não tem nenhuma relação com apetite conforme os estudos e o que vejo no dia-a-dia corrobora isso. Mais acima outra leitora também disse que engordou. Não podemos esquecer de todos os fatores que nos faz ganhar peso. O status psicológico é algo tão importante que tem gente que engorda só de ouvir a palavra "hormônio". Eu costumo dizer que Hormônio é uma palavra gorda. rss. Eu ja li estudos duplos cegos em que deram pilula pra um grupo de pacientes e pilula placebo (de mentira) para outro grupo. Algumas mulheres do grupo placebo engordaram! mulheres do grupo de pilula não engordaram, outras mantiveram o mesmo peso. Então, fica difícil dizer que a pílula engorda ou aumenta apetite.. infelizmente eu serei mais uma que não saberei lhe responder qual a relação dela com o apetite. :(
Bjss!!!!

Unknown disse...

Doutora eu tomo o remedio tamisa 20 mais ele começou a me fazer mal , ii tbm engordei muito , minha medica me passou o stezza ,mais eu fiquei em duvidas desses comprimidinhos amarelos ! tomo a cartela normal como os outros comprimidos? tomou ele direto ou tenho que dar a pausa de 7 dias tbm? amei sua pagina :)

kakai disse...

Bom dia Doutora... tudo bem?
Atualmente tomo o Mercilon Conti... vou mudar para o Stezza por recomendação médica, pois o Mercilon me dá muita dor de cabeça. Minha dúvida é se emendo uma cartela na outra ou se dou uma pausa de um mês e espero o primeiro dia da menstruação para iniciar o Stezza... pode me ajudar com essa dúvida? Obrigada. Amei seu blog.

Unknown disse...

Escrevi um texto .. e sumiu!! rs
Oi Dr. estou com probleminhas que nem algumas das meninas, uso o minima ja tem 04 anos, e realmente estava difícil de encontrar nas farmacias, e esse mes, não tinha em nenhum!! me desesperei.. Liguei para meu médico ele me indicou o stezza, disse que não tem a mesma composição, mas que não engorda muito e o $ e bom!!
Minha dúvida é: como não tema mesma composição, tenho que me cuidar o 1º de anticocepcional,, ja que tenho uma vida ativa!
Obrigada

Unknown disse...

Corrigindo - me cuidar o 1º mês

Laurellie disse...

Na verdade aquele comentário não era o meu (o anônimo) o meu sumiu.

A minha dúvida, na verdade, era outra: eu faço uso do diane 35 porque eu tinha ovários policisticos, mas agora já estão limpinhos e eu estou com nódulo na mama (vi algumas pessoas que também tomam o diane dizer que tiveram esse mesmo problema de nódulos). Estou em uma nova ginecologista e ela me indicou o Stezza (mas a impressão que eu tive foi que ela não levou em conta meu perfil, mas só me entregou a cartela que tinha ali, disponível, sabe? Até porque ela disse que estou com um cisto de 2cm no ovário e falou que era algo NORMAL da ovulação, como assim, né?). Então eu fiquei insegura e vim pesquisar e achei esse seu texto bem interessante.

Fato é que eu adoro o diane, minha pele e cabelos ficam ótimos, me dá perda de libido mas nada preocupante. Só que é uma pílula bastante polêmica e com uma dosagem hormonal alta, enquanto o stezza parece ter menos hormônios, né? Então, acho que de qualquer forma seria uma troca sensata, o que você acha, Dra.?

Anônimo disse...

Dra! Faz 10 anos que tomo o Minesse, mas sempre tive enxaquecas. Minha médica resolveu trocar para o Stezza como forma de amenizar as crises. Porém. Tenho dois grandes receios: se irei ter algum ganho de peso, pois com o Minesse eu nunca tive, e se terei espinhas no rosto, pois não possuo nada de acne no rosto e n gostaria de correr esses riscos tomando essa medicação. O que a sra acha? Vale a pena trocar? Esses sintomas podem mesmo acontecer? Obrigada! Bina

Dra. Fernanda Santos disse...

Danielle, o Stezza é para ser usado sem pausa entre as cartelas. Os comprimidos amarelos são de mentira, placebo, servem apenas para você não se perder ao começar outra cartela. Tomando os amarelos você não deve ficar nenhum dia sem tomar, ao acabar, começar nova cartela no dia seguinte. ok?
Obrigada pelo elogio! um beijo!

Dra. Fernanda Santos disse...

Kakai, se sua menstruação não descer até o final desta cartela do Mercilon conti, não inicie nenhuma cartela nova, aguarde descer a menstruação e comece o Stezza no primeiro dia da menstruação. Não se esqueça de usar método contraceptivo adicional neste período, ok?
Agora, se a menstruação descer e você ainda estiver usando o Mercilon, pare o remédio no dia que a menstruação descer e inicie o Stezza. entendeu?

Dra. Fernanda Santos disse...

Sim, Adriely, exatamente. Use método adicional no primeiro mês. Um beijo

Dra. Fernanda Santos disse...

Laurellie, nenhum anticoncepcional é responsável pelo surgimento de nódulos de mama. Ao contrário, eles tentam proteger as mamas de nódulos. às vezes não conseguem. Cisto de ovário de 2, cm pode, sim ser de ovulação. Quando não se usa anticoncepcional, eles se rompem (ovulam), mas quando se toma, ele murcha, digamos assim. Se você usa o Diane, você também tem perfil para se dar bem com o Stezza. Só experimentando pra saber como será a sua adaptação. Lembre-se de que é normal ter efeitos colaterais nos primeiros meses. Mas quando você estiver na quarta caixa já tem que estar tudo bem. Um beijo.

Dra. Fernanda Santos disse...

Bina, isso pode acontecer com qualquer anticoncepcional. Com o Stezza, por usar um hormônio diferente, o esperado é que não aconteça. De qualquer forma, durante a fase de adaptação que dura, no máximo, 3 meses, você pode ter edema e acne, sim, bem como outros efeitos colaterais, mas depois que acaba a fase a tendência é voltar tudo ao normal. Acho que vale à pena, sim, porque se você tem enxaquecas com Minesse, tem risco de outras cisas mais graves, como trombose, por exemplo. Você deve encontrar um anticoncepcional que não lhe dê enxaquecas. Isso é importante. Um beijo!

Anônimo disse...

Olá Fernanda! Bem vinda novamente! Grata surpresa seu retorno!
Bom, é o seguinte: qual o hormônio da pílula combinada causador das cefaléias/enxaquecas nas mulheres? o estrógeno ou progestágeno?
Um abraço,
Carolina

Anônimo disse...

Dra, utilizando o Qlaira, como é feito para emendar uma cartela na outra para não menstruar, de forma eventual? (exames, etc)
E com o Stezza?
obrigada!!
Bruna

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, Carolina! Pergunta difícil, porque apesar do estrogêneo ser o mais preocupante quando se pensa em efeitos indesejáveis das pílulas, ele está presente na maioria delas. Quando a mulher tem um efeito colateral, a gente muda por outro de progesterona diferente. Porém, a cefaléia pode ser por "alergia" ao corante do comprimido, por exemplo. às vezes a pessoa tem enxaqueca por usar uma pílula com cor e quando mudamos para uma branquinha a enxaqueca acaba. Então tudo é possível. Aí a gente pode concluir que é a progesterona o maior responsável, mas....quando lançaram as novas pílulas com outro estrógeno, o valerato, dificilmente se houve falar em cefaléias em quem usa estas píluas. Chegou a alguma conclusão? eu, não. Bjs!

Dra. Fernanda Santos disse...

Bruna, para não menstruar com Qlaira basta pulas os 4 últimos e os 2 primeiros comprimidos. Com Stezza, basta pular os 4 últimos (os de cor diferente). bjs!

charlene disse...

gostaria de saber qual é melhor anticoncepcional o adoless ou o stezza qual possui a dose de hormonio menor

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ce eu não tomar os últimos 4 comprimidos de stezza para não menstruar a já começar outra cartela pode dar algum problema??

Dra. Fernanda Santos disse...

Charlene, não se compara anticoncepcional desse jeito. Temos que saber qual deles é o melhor pra VOCÊ. Se você só usa o anticoncepcional para evitar gravidez, tem grande chance de se adaptar a qualquer um desses. Experimente o mais barato. Mas se não é o caso, tem que saber qual é o seu perfil. Tem acne? hirsutismo? sobrepeso? níveis de colesterol ou açúcar no sangue fora do ideal, tem disciplina pra tomar todos os dias sem esquecer, etc.. se baseando nessas e em outras perguntas é que seu ginecologista será capaz de escolher um para você usar. Também não podemos comparar doses entre anticoncepcionais totalmente diferentes. Ambos tem estrogênio e progesterona diferentes. Ambos são de baixa dose. Eu gosto dos dois, cada um para um perfil de paciente.

Dra. Fernanda Santos disse...

Oi, Patrícia. Na verdade ele vai ter que testar os anticoncepcionais em você até encontrar um que não piore seu melasma. Escolheu, agora, o Stezza porque usa um estrogênio semelhante ao natural que os ovários produzem, tendo a esperança de que não piore o seu melasma. Não tem como dizer que tal pílula não vai causar melasma. Teoricamente as que são só de progesterona não causariam, porém eu mesma ja tive paciente que teve melasma com estas pílulas. O que a gente sabe é que melasma se evita com uso diário de protetor solar. Quem tem tendência deve reaplicá-lo várias vezes ao dia. Por se tratar de estrogênio natural, nesse sentido, talvez o Stezza seja melhor que o YAZ, pra você.

Dra. Fernanda Santos disse...

Nenhum problema! Pode fazer isso sempre que quiser. Pular os 4 últimos e já começar nova cartela. ok!!

Anônimo disse...

Olá Dra. Sou Lívia. Tenho SOMP. Já troquei vários ACHOs e me adaptei com Elani, uso sem interrupção de cartela, pois tenho cefaléia de tensão e pele acnéica na pausa. O grande problema é a falta de libido que meu GO diz não ser devido o ACHO, mas quando eu dei pausa a libido voltou (e foi ótimo né), eu volto a tomar e ela reduz. Será que esse Qlaira ou Stezza seriam interessantes para mim? Ah, quando fiz meu transvaginal ele estava bem pequeno...pode ter a ver com o ACHO continuo? Tenho receio pq logo quero tentar engravidar. Obrigada!

Anônimo disse...

ops, os ovários estavam pequenos... *Lívia

Anônimo disse...

Olá ,parabéns pelo blog. Meu ginecologista passou essa pílula para eu tomar ,vou começar a tomar ainda, gostaria de saber se ela é contra indicada para quem sofre de enxaqueca ?
E também se pode dá alguma alteração na libido da mulher?
Bjoss

Anônimo disse...

Boa tarde Doutora!
Tomei a pilula do dia seguinte, com uma semana minha mestruação chegou, no primeiro dia comecei a tomar o antcincepcional IUMI, e a mestruação não foi embora, amanha faz 3 semanas, mas na segunda semana parei de tomar o remédio, com medo de não ter me adaptado.. Fui a uma medica e ela passou uns exames, que segundo ela estava tudo normal e me pediu para tomar o STEZZA naquele dia mesmo, o remédio tera a mesma eficacia? ou terei q usar outros métodos?

Dra. Fernanda Santos disse...

Lívia, qualquer anticoncepcional pode diminuir a libido e isso ocorre em 7% dos casos, apenas. Você pode ir trocando até encontrar um que não reduza tanto a sua libido. Converse com seu gineco pra ele ver qual é o melhro para o seu perfil. Qlaira ou stezza e experimente. Teoricamente eles não afetariam tanto a libido por se tratar de pílulas com estrogênio similar ao ovariano. E o normal é os ovarios reduzirem de tamanho enquanto se usa anticoncepcional, assim como a espessura do endometrio. É sempre assim. Quando você pára o remedio, eles voltam ao tamanho "normal".
bjs!

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, obrigada! bem, qualquer pílula pode diminuir a libido. Mas a esperança é que tanto o Stezza quanto o Qlaira não influenciem tanto por se tratarem de estrogenio similar ao ovariano. Quanto à enxaqueca, se você tem enxaqueca com aura, ou seja, você vê aqueles pontinhos brilhantes logo antes da dor chegar, você não deve usar anticoncepcional que contenha estrogênio. ok? bjs!

Dra. Fernanda Santos disse...

Ola! você pode ter sangramentos que duram semanas e em pequena quantidade nos primeiros meses de qualquer pilula. Nem precisava ter parado o Iumi. Aquele sangramento ia se resolver. E não é suficiente para lhe causar anemia. É a fase de adaptação. Mas como vc ja parou e ja começou outro, vamnos la: pode acontecer denovo com o Stezza. Poder acontecer não quer dizer que vai acontecer. Acontece com a minoria das pessoas. Mas SEMPRE que se inicia novo anticoncepcional devemos usar outro método contraceptivo na primeira cartela. Camisinha, por exemplo. ok?

Anônimo disse...

OK ! Obrigadooooo.. adorei a pagina

Carol disse...

Olá. Eu tomava Elani 28, depois mudei para o Qlaira e só tomei uma cartela pois não gostei e agora faz duas semanas que estou tomando o Stezza, quanto tempo ele leva para fazer efeito? Pois tive relação desprotegida uma semana depois do inicio da cartela, tem algum risco de gravidez? Obrigada!

Anônimo disse...

Olá, queria tirar uma dúvida, vou começar a fazer uso do STEZZA, eu começo tomar assim que mestruo? e começo a tomar com amarelas ou as brancas? agradeço se puder tirar essa dúvida, pois fui ao médico me receitou esse só que não perguntei sobre esse detalhe..

Anônimo disse...

Boa tarde doutora! Adorei o Blog e o que me chamou a atenção foi o post sobre o Stezza.
Passei há 1 semana com a ginecologista da empresa que trabalho, e após avaliação ela achou melhor trocar a Iumi pela Stezza. Tenho 36 anos e ela informou que como já estou bem próxima da menopausa, e que quando isso chegar fatalmente precisará trocar o hormônio, achou por bem começar com o Stezza.
Hoje tenho vários spottings durante o mês, ás vezes até dias consecutivos com o sangue marrom e os coágulos saindo constantemente, e da última vez que isso ocorreu troquei a Belara pelo Iumi. Tomo cartelas seguidas pois tenho todos os sintomas da TPM e na época fui indicada por conveniência destes sintomas desaparecerem, e realmente aconteceu.
Estava lendo a bula do Stezza e fiquei assustada, pois as instruções são severas.
Minha dúvida é com relação à eficácia, por ser um produto novo, e a possíbilidade de falhas causando gravidez.
Posso trocar tranquilamente? Já vi, pelos comentários, que o Stezza é realmente muito bom.
Obrigada.

Anônimo disse...

Oi Dra... Fui na medica e ela me recomendou o Stezza, mas teimosa como sou resolvi tomar o Yasmin :( tomei três dias e não aguentei de dor nas pernas...
Fazendo uma pesquisa e vendo seus comentários estou querendo começar a tomar o Stezza passado pela médica... Sera que não terei o mesmo problema que tive com o Yasmin?
Sou Virgem e não tenho receio de começar a tomar remédio a qualquer momento, pois vou me casar em Dezembro e até lá quero estar prevenida.
Beijos

Flavia disse...

Dra, o stezza ajuda a melhorar a libido e a acne?

Dra. Fernanda Santos disse...

que bom, muito obrigada!

Dra. Fernanda Santos disse...

Ola, Carol, é raro ocorrer gravidez assim, mas a gente recomenda que se previna com outro método pelo menos na primeira metade da cartela...

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá! você começa no primeiro dia de menstruação, assim como ocorre com todas as pílulas e inicia pelo início.está escrito na cartela "início". as amarelas são as últimas, sem hormonio nenhum.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, primeiro, obrigada! vamos lá. O stezza é novo aqui no Brasil, apenas e quan do um laboratorio lança um anticoncepcional ele passou por anos e anos e anos de testes para confirmar sua eficácia. Logo, não existe nenhuma pílula no mercado que não seja eficaz. Bula de remédio sempre assusta, qualquer uma é assim. Boa sorte com a Stezza!

Dra. Fernanda Santos disse...

Ol,a não tem como assegurar que você não terá os mesmos efeitos colaterais, Só experimentando, pois isso é pessoal. Muita gente toma Yasmim e não sente nadica de nada. Como o estrogênio do stezza é um estrogênio diferente, espera-se que não provoque os mesmos efeitos colaterais dos outros. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Flavia, os anticoncepcionais não melhoram a libido, mas podem não reduzi-la. O stezza não tem o objetivo de tratar acne, porém, estamos observando melhora da acne nas usuárias. Uma coisa é o que a teoria diz e a outra é o que vemos na prática. Ele está sendo comercializado há poucos meses. Daqui a pouco já teremos mais experiência com ele. Vamos aguardar.

Anônimo disse...

Doutora, boa tarde! Tenho 23 anos... iniciei minha vida sexual aos 20... porém só comecei a tomar anticoncepcional aos 22 ... tomei por um ano o diminut ... e a 1 mês meu ginecologista receitou o stezza ... pois com o diminut minha menstruação estava totalmente desregulada! E como passei em consulta com ele no dia 19 de agosto e estava menstruada ... ele solicitou que iniciasse o stezza... sendo assim comecei a tomar no dia 21 o stezza... tomei todos os comprimidos ... corretamente... e agora estou no segundo comprimido de placebo.... porém não me desceu ainda! Isso é normal? E durante este mês tive relação sexual.... e a última vez que me desceu foi dia 16 de agosto... Desde já agradeço!

Anônimo disse...

Boa noite Dra.!!
No meu caso eu tb utilizava o minima, como estava em falta minha medica receitou o stezza!!
Acabou a cartela do minima e três dias depois (data em que fui na ginecologista) iniciei a cartela do stezza.
Hoje acabou a cartela do stezza inclusive os comprimidos placebo e não mestruei. Este anticoncepcional stezza cessa a mestrucao a ponto de não ocorrer? O fluxo da minha menstruação sempre foi pouco, durava um dia ou dois no maximo.
Hoje deveria iniciar nova cartela do stezza, mas estou com essa duvida.
Obrigada!

Marina disse...

Boa noite Dra.!!
No meu caso eu tb utilizava o minima, como estava em falta minha medica receitou o stezza!!
Acabou a cartela do minima e três dias depois (data em que fui na ginecologista) iniciei a cartela do stezza.
Hoje acabou a cartela do stezza inclusive os comprimidos placebo e não mestruei. Este anticoncepcional stezza cessa a mestrucao a ponto de não ocorrer? O fluxo da minha menstruação sempre foi pouco, durava um dia ou dois no maximo.
Hoje deveria iniciar nova cartela do stezza, mas estou com essa duvida.
Obrigada!

tai disse...

Dra, eu TB tomava o minima, mas saiu de circulação. Minha medica indicou o sublima, mas eu comecei a tomar normal, depois da pausa de 4 dias do minima. Tenho nanorado, preciso de método adicional nesse primeiro mês?

Anônimo disse...

Bom dia Dra, quanta informação útil!! Obrigada por compartilhar de seu conhecimento conosco.
Tenho tambem a minha duvida, eu estava a um ano tomando o DICLIN, foi notável a minha perda de libido, sendo assim parei com ele e o medico me receitou o Qlaira...Como nada adiantava, eu parei com a pílula por um mês e notavelmente minha libido voltou... Preciso voltar a me prevenir mas estou perdida com qual voltar, converso com meu Ginecologista e ele da risada dizendo que não vai mudar o DICLIN pq ele resolveu minhas espinhas e TPM, já o outro medico que consultei disse que tudo isso é bobagem e esta ligado ao emocional...mas de fato eu sei que foi o DICLIN que me tirou a libido...Enfim estou bem confusa, pode me auxiliar? Beijos e obrigada. Carol

Anônimo disse...

Ola, doutora
Adorei seu blog
Meu primeiro anticoncepcional foi o Stezza
Como recomendado comecei a tomar a pilula no primeiro dia da menstruação, e observei que ele reduziu rapidamente a menstruação (seu fluxo e intensidade) de modo que no terceiro dia já estava no finalzinho (e geralmente ela durava 5 dias). Bom, assim tomei todas as outras corretamente no mesmo horário, e mesmo nas relações utilizei camisinha. Cheguei aos comprimidos de placebo, e de acordo com a bula, a menstruação deveria descer neste intervalo (entre o segundo e o terceiro comprimido), amanha tomarei o ultimo placebo, mas ate agora nada de menstruação. Estou preocupada (bastante!).
Gostaria de saber se mesmo com todos estes cuidados é possível que eu tenha engravidado (vai saber, né?) ou se o Stezza bloqueia a menstruação.
Obrigada desde já pela atenção
Abraços e parabéns pelo blog

tai disse...

Dra, eu TB tomava o minima, mas saiu de circulação. Minha medica indicou o sublima, mas eu comecei a tomar normal, depois da pausa de 4 dias do minima. Tenho nanorado, preciso de método adicional nesse primeiro mês?

Anônimo disse...

Boa noite Dra. Meu médico prescreveu Stezza e observei que não é o Valerato e sim 17b estradiol. Para mim a GRANDE vantagem é o fato de ser monofásico. Fantástico!

Anônimo disse...

Olá Dra. Parabéns pelo seu blog, nunca vi uma médica tão atenciosa como você, gostei muito da sua página!
Meu nome é Monique, tenho 28 anos e tenho a seguinte dúvida: tomava o qlaira há muitos anos só que começou a me dar espinhas na região do queixo e nas bochechas, fui na dermato e ela disse que eu tinha duas opções Yasmim ou Roacutam, porém fiquei com medo de tomar Roacutam de novo (tomei com 16 anos), pois os efeitos colaterais são muito intensos e em aproximadamente 3 anos já penso em ter filho, então fiquei com receio, sendo assim optei por yasmim, tomei 6 meses, minha pele ficou ótima, porém estourou muitos vasinhos, minha celulite triplicou, sem contar as dores na perna, na cabeça e TPM terrível, fui na ginecologista e ela me apresentou o Stezza, estou tomando há 15 dias e cada dia que subo na balança ganho peso, sendo que minha rotina segue normalmente , faço atividade física pesada, acompanhamento nutricional e a cada dia estou engordando mais. Espero os 3 meses para ver se adapto o volto no Qlaira novamente no primeiro dia da menstruarão? Será que minhas espinhas voltarão com o Qlaira? Ouvi dizer que o diurético espironalactona pode controlar a acne . Posso fazer a associação do Qlaira com ele para conseguir manter o peso sem espinhas? Obrigada

Mariana disse...

Bom Dia Dra.. Adorei o Blog...

Bom minha duvida é a Seguinte:
Tomava Qlaira ha uns 6 meses, adorava porém tinha um probleminha, todos esses meses na metade da cartela tinha escape, consultei e meu médico me receitou Stezza, sabe me dizer se esse anticoncepcional ocorre isso também? Obrigada

Anônimo disse...

Boa noite Dra, amei o blog.
Tomei o Diclin durante 3 anos, fui a ginecologista mês passado e ela me receitou o Stezza. Terminei a cartela, inclusive os 4 comprimidos e minha menstruação ainda não veio. Isso é normal?

Anônimo disse...

Desculpa mas não agüentei e tenho que comentar..... TUDO você coloca culpa na pílula! Acho melhor então não tomar nada ou admitir que o problema é você!!!

Dra. Fernanda Santos disse...

É normal. Ainda nem deu tempo do organismo sentir falta do remédio e fazer vc menstruar. E tem gente que nem menstrua usando stezza. Ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Normal. Muita gente não menstrua com o stezza. Não se preocupe!

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, Tai, recorda-se o uso de método adicional no primeiro mês de qualquer anticoncepcional. É aquela famosa história de que fulana engravatou na troca da pílula. Isso realmente pode acontecer. Ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Carol, libido é sempre polêmico porque os contraçeptivos hormonais podem reduzir em 30% das mulheres! mas ele Tb está muito relacionado a fatores emocionais.. Acredita-se que pílulas com estrogenio "natural" não influenciem na libido. E as compostas de levonorgestrel, também não. Porém, esta ultima você não pode usar pra tratar acne. Na prática as pílulas com ciproterona são as que mais diminuem libido. Então lhe aconselho a experimentar outras. E, se você não precisa de um método hormonal, faça uso de um não hormonal.

Dra. Fernanda Santos disse...

Quem usa stezza não deve se preocupar com menstruação. É normal não menstruar, sim.

Dra. Fernanda Santos disse...

Fique tranqüila. E obrigada!!

Dra. Fernanda Santos disse...

Sim, durante a primeira cartela de qualquer anticoncepcional. É aquela velha história de que fulana engravidou na troca do remédio. Acontece, sim. Ok? Bjs

Dra. Fernanda Santos disse...

Os anticoncepcionais são assim. Temos que colocar na balança e ver os pros e contras. Vale à pena você fazer a experiência de associar a espironolactona ao uso do Qlaira. Pelo menos até passar essa fase de adaptação dos meses iniciais. Mas é estranho vc ganhar peso do jeito que descreveu com o anticoncepcional. Será que não tem uma parte emocional ligada a isso não? Muita gente associa o nome HORMÔNIO ao fato de ganhar peso e isso é injustiça. Tem gente que ganha peso só de saber que está usando anticonçepcional, entende? Então, tenta ver se com a associação doa dois resolve este probleminha, ta bom? Um BK!

Dra. Fernanda Santos disse...

Mariana, pode acontecer com todos. Do mesmo jeito que é super difícil isso acontecer com o Qlaira, mas aconteceu com vc, Tb é difícil acontecer com stezza.nsó experimentan

Dra. Fernanda Santos disse...

Só experimentando pra saber, entendeu? Bjs

Dra. Fernanda Santos disse...

É sim! Pode não vir.

Dra. Fernanda Santos disse...

Gente, não sei o que ta acontecendo com esse iPad. De repente ele pára de digitar e eu não consigo terminar de responder! Tenho que abrir outra caixa de resposta, simplesmente pára. Eu bem. Vamos lá.. Ia terminar agradecendo e lhe mandando um beijo. Rsss

Unknown disse...

Olá!
Meu nome é Renata e tenho 16 anos, e iniciei a tomar a pílula anticoncepcional neste mês (Setembro,2014). Minha menstruação era irregular apesar de quase sempre "descia" no mesmo dia, mas ficava quase 8 dias menstruando, sendo só 4 dias de sangue, os outros 4 dias eram o "marronzinho". Tinha cólica no primeiro dia "de sangue", insuportável. Resolvi ir no ginecologista, como é a primeira vez, fui no melhor da minha cidade, paguei R$ 420,00 pela consulta e o retorno mais o exame papanicolau. Meu ginecologista me receitou o ELANI 28, iniciei ele quando foi o primeiro dia da menstruação, "parou" em 3 dias o sangue, mas no 4º dia que era o "marronzinho", me deu uma reação, uma ENXAQUECA forte, que durou 2 dias, apesar que eu já tinha enxaqueca, mas não dava a quase 5 anos. (desde dos meus 11 anos não tinha mais enxaqueca). Liguei para o ginecologista e ele me receitou outro anticoncepcional, o STEZZA. Iniciei logo após eu parar o Elani 28, minha menstruação já havia parado, realizei até relação sexual (ejaculou dentro), mas agora iniciou novamente a menstruação, meus seios estão doloridos e está "descendo" pouco sangue, mas enfim é menstruação.

Isso é normal ? Ou devo procurar meu ginecologista ?

Anônimo disse...

Ola eu tomo o stezza e ja estou terminando a cartela e minha menstruacao nao desceu , isso é normal ?

Mariana disse...

Olá, Dra.
Nunca havia tomado anticoncepcional antes, mas no mês passado fui ao médico e solicitei algo que melhorasse meu ciclo menstrual, e ele me receitou o Stezza.
Eu atrasei em 6 horas a tomada do penúltimo comprimido ativo da cartela, mas a bula diz q não há problema na confiabilidade qdo o atraso é menor do q 12h. Contudo, nesse dia tive um relação sexual, corro risco de engravidar? Era a minha primeira cartela.
Agradeço prontamente.

Mariana disse...

Ah, não foi uma relação sexual completa, será que é necessário tomar a pílula do dia seguinte?

Unknown disse...

Olá nunca tomei anticincepcional, e vou me casar agora em outubro, tenho muito medo dos efeitos especialmente por nao conhecer meu historico de familiares.

Fui a uma ginecologista e ela prescreveu o stezza.

1. Vou iniciar a medicação dia 6 e caso dia 18 ( já estarei previnida?)
2. Por ser um medicamento tão novo já existem casos de trombose associada a essa medicação
3. e se eu não tomar o placebo...apenas der a pausa sem a medicação existe algum problema?

Daiane disse...

Olá... bom dia... primeiramente amei o blog...
Tenho 28 anos e nunca me adaptei a nenhum contraceptivo... já tentei várias pílulas, injeções, adesivo, pílula somente de progesterona.... e nada.
Meu problema é que tenho enxaqueca e sempre que inicio algum método anticoncepcional, tenho crises fortíssimas e acabo desistindo.
Li sobre o Stezza e me interessei.
Gostaria de saber se ele pode causar enxaqueca e se, depois de quanto tempo tomando, posso ver se me adapto com ele.
Por ser algo novo me animei em tentar, visto que já fazem 5 anos que desisti de anticoncepcionais.
Obrigada

Anônimo disse...

Dra. Fernanda, obrigada pela resposta, tem 1 semana que comecei a tomar o Stezza e realmente é fantástico, até meu humor melhorou 2.000%.
Ainda não tive nenhuma outra alteração, perda de libido, dores, sangramento ou qualquer coisa que seja, está tudo correndo bem.
Recomendo às meninas, porém passem com seus médicos antes, não tomem medicamento sem prescrição!
Mais uma vez obrigada.
Gisele Pellison

Unknown disse...

 Olá...Parabéns pelo blog! Doutora comecei a usar Stezza por recomendação médica (dia 19/09 1°DIA DO CICLO MENSTRUAL),sendo que no mesmo dia tomei tinidazol (uma dose de quatro comprimidos),que a ginelogidta também receitou.O efeito de Stezza foi cortado ? Depois de quantos dias o Stezza volta a agir no corpo? Também gostaria de saber se posso tomar suplementos vitaminicos como Imecap,no meu caso o Imecap pra cabelo? Quais são os tipos de remédios que cortam o efeito de Stezza?

Anônimo disse...

Olá, comecei a utilizar o Stezza este mes e ainda nao finalizei a primeira cartela.. na mesma consulta a ginecologista me receitou um medicamento amato (topiramato) para reduzir o cortisol. Estava lendo a bula do Stezza e o topiramato estava lá indicado dizendo que reduz a eficácia contra gravidez. Corro algum risco?
Obrigada

Dra. Fernanda Santos disse...

Renata, nos primeiro meses de pilula você pode ter efeitos colaterais devido à fase de adaptação. A tendência é tudo melhorar depois. Também pode causar presença de sangramentos fora de hora. Mas se você está com enxaqueca, procure seu ginecologista, ok? Ah! e não se esqueça de uma coisa que eu sempre comento aqui no blog, devemos sempre usar método contraceptivo adicional na troca da pílula, viu?

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, você pode ver nos comentários acima que isso é super normal e ótimo... fique tranquila.

Dra. Fernanda Santos disse...

não, Mariana, mantenha sua pilula sem medo

Dra. Fernanda Santos disse...

Tatiana, sempre indicamos método adicional na troca do anticoncepcional. Esta pílula é nova aqui, não lá fora. Não conheço nenhum caso de trombose ainda por ela.. exatamente por ser placebo vc toma ou não. Ele não tem efeito nenhum, ok? Bom casamento! espero que ocorra tudo maravilhosamente bem!

Dra. Fernanda Santos disse...

Daiane, obrigada! Bem, se você tem enxaqueca com aura (vê pontinhos brilhantes logo antes da dor aparecer), você não deve tomar nenhum anticoncepcional com estrogenio. Agora, se você não tem enxaqueca e, sim, dores de cabeça, tudo bem, experimente. Consideramos o periodo de adaptação de 3 meses.
Finalizando, você já pensou no DIU de cobre?

Dra. Fernanda Santos disse...

obrigada, Amanda! o tinidazol não corta efeito de nenhum anticoncepcional. Alguns remedios psiquiatricos, anticonvulsivantes reduzem o efeito da pilula. O antibiotico rifampicina, também. Nenhuma vitamina reduz o efeito.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, bulas, bulas. Bom, nunca li nada a respeito e tenho algumas pacientes que usam as duas medicações e nunca houve falha. Elas ja vieram usando Topiramato e anticoncepcional ha anos. Eu nunca suspendi. ok?

Anônimo disse...

Boa noite, Dra Fernanda!
Sou portadora de MTHFR heterozigótica e gostaria de escutar sua opinião.
Não tenho mais nenhuma alteração genética de coagulação (já fiz todos os exames possíveis), homocisteína totalmente dentro do normal e usuária anterior de ACO. É recomendado abolir ACO e qq outro método hormonal, ou pode-se usar o ACO normalmente? Ressalto que já usei progesterona isolada e não me adaptei.

Qual sua opinião a respeito?

Outra coisa, sobre o DIU de cobre... Em sua prática e vivência clínica, houveram casos de algum efeito deletério dele (pelo cobre) no organismo feminino?

Obrigada pelo espaço de troca
Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Dra., não consigo achara Stezza aqui no Rio, nem nas gds farmácias.
Onde posso achar?
Karla

Monica disse...

Olá, doutora. Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog. É esclarecedor sem ter a pretensão de ser um consultório médico. Por isso a seriedade (com descontração) do site.

Minha pergunta: eu tomava Siblima e minha médica indicou Stezza. Estou na primeira cartela e na segunda semana. Tenho sentido o apetite aumentado, sobretudo por besteiras (salgadinhos, doces que nem são meu forte). Pode haver relação com a pílula? É algo que talvez passe a longo prazo?

Estou com cloasmas desde que comecei a Siblima (que, como disse, parei). A Stezza é melhor nesse aspecto? Além disso, tenho casos de problemas circulatórios na família. A Stezza seria mais segura?

Sei que não é fácil dar respostas específicas já que dependem de cada pessoa, mas gostaria de uma orientação. Desde já agradeço e, mais uma vez, parabéns pelo blog.

Daiane disse...

Boa tarde... nunca pensei em DIU. Na realidade, nunca nem mesmo me informei sobre ele. Esse não seria um método abortivo?

Daiane disse...

Fernanda... boa tarde! Nem sempre tenho aura. Na maioria dos casos de enxaqueca, eu acordo cedo com uma dor leve que vai aumentando no decorrer do dia. Já houve situações que tive aura, mas não é frequente. Quanto ao DIU, nunca pensei sobre o assunto. Na realidade nunca nem mesmo me informei. Mas ouvi falar que se trata de um método abortivo. Seria assim mesmo?

Anônimo disse...

Oi Doutora, gostaria de tirar uma dúvida, tenho 29 anos e tomo o Diane 35 a quase 15 anos, o médico que me indicou disse que seria para controle de acne, pois na época eu tinha apenas 15 anos e não tinha vida sexual ainda, fiquei sabendo de alguns casos tromboticos e fiquei preocupada, procurei um ginecologista e ele me receitou o STEZZA, gostaria de saber se ele fará o mesmo controle de acnes que o Diane faz, pois já fiquei um tempo sem tomar o Diane e meu rosto virou um chokito como era na adolescência, mas assim que retomei o Diane voltei a ter o rosto lisinho.Outra coisa gostaria de saber se ele é realmente eficaz contra gravidez pois sou casada e nossa unica proteção é o anticoncepcional, sempre deu certo com o Diane, tive apenas uma gestação mas ela foi planejada. Obrigada Ana

Anônimo disse...

ola gostaria de saber como faço pra tomar o minima sem pausa ? pq ele vem com comprimidos numerados 22 23 24 e depois os amarelos?

Anônimo disse...

Anticoncepcional

Anônimo disse...

Boa noite Dra.
Tomo o FEMINA há 1 ano, contudo andei observando que faltando 10 pilulas para terminar a cartela, sinto uma mudança de humor, irritação, nervovo, intolerância e esgotamento fisico e mental. Esse quadro de TPM permanece até uns 2 dias antes de eu menstruar. Em minha última consulta expliquei a situação a médica e pedi orientação de que era melhor eu fazer ou que método usaria para substituir esse contudo que me fizesse sentir melhor. Ela indicou trocar o FEMINA pelo ELANE uso continuo. Agora vi numa revista uma reportagem sobre o STEZZA , além de ler todo seu blog, e gostaria de uma opinião sua sobre o que devo usar como método anticoncepcional que nao me faça tão mal, ou seja, que reduza os efeitos da TPM. Desde já muito obrigada.

Anônimo disse...

AMEI SEU BLOG PERFEITO....
Me responde um duvida o Stezza e bom p pele oleosa, acne, cabelos... Eu tomava o Yas e ele era bom p pele....

Anônimo disse...

Oi Dra. Me chamo Paula. Tenho 31 anos. Primeiramente parabéns pelo Blog!! Bom, comecei tomar o BELARA há uns 4 anos. Agora no inicio do ano, fui no meu Ginecologista e ele me indicou o ELANE 28 uso continuo, só que sentir muitas dores de cabeças, dores nas mamas, irritabilidade, TPM e minha menstruação descia quando estava chegando próximo do final da cartela e mesmo tomando a pilula. Aí agora ele me falou pra eu trocar o ELANE 28 por o STEZZA uso continuo tb. Só q não explicou direito, os placebos, no meu caso de uso continuo, eu ignoro e já começo a outra cartela? Ah! outra coisa, o Belara tomei alguns anos e não sentir nada,( porem, optei por não querer menstruar) o ELANE 28 eu percebi um aumento de peso e ao mesmo tempo dificuldade de perder os mesmos kg, coisa que nunca tive problema. E mais, antes de começar tomar qualquer tipo de anticoncepcional, tinha pequenos problemas com acnes, depois que comecei usar, minha pele melhorou completamente e nenhum desses dois que citei, nunca me deram problema em relação a acne! Vou começar usar o STEZZA ainda, será que ele vai me causar acne ou aumento de peso? E se aparecer esses sintomas, devo continuar usando até à fase de adaptação pra ver se melhora? ( os 3 meses). Desde já, obrigada!!

Unknown disse...

Olá doutora,
Me chamo Aline tenho 30 anos e a 6 passo um perregue com anticoncepcional.
Tomei Diane durante 11 anos e de repente comecei a ter escape. Desde então venho fazendo testes com outros sem sucesso. Agora iniciei o Stezza, ja no 12°dia da primeuta cartela veio o escape e quando cheguei no placebo não desceu nada, nem a mestruação. Iniciei a segunda cartela e ja na primeira semana mestruei. O que me aconselha?

Anônimo disse...

Meu médico receitou o stezza pq o outro q usava ficava menstruando sem parar.Mas ao ler a bula do stezza vi q a mulher tem mais chances de ter cancer de mama durante o uso deste, ainda mais se tiver casos na familia.Gostaria de saber se tem algum q não tenha esse risco.

thais disse...

Doutora. Amei o blog muito interessante. minha dúvida é.. fazia o uso do anticoncepcional Gracial, mas não estava me sentindo muito bem. Minha ginecologista me receitou o stezza, mas estou com medo de não menstruar, há possibilidade?

Anônimo disse...

Olá Dra, meu nome é Vanessa tenho 26 anos, comecei hoje o tratamento com Stezza minha médica indicou devido a optar por uma nova tecnologia e pqe sentia muitas dores de cabeça tomando o Neovlar.
Minha dúvida é a seguinte, já que os 4 últimos são placebo não dá pra simplesmente NÃO TOMAR durante 4 dias?

Anônimo disse...

Oi Dra. Como vai? Não conhecia o seu blog, conheci através deste post e adorei!! hehe

Fui na ginecologista há aproximadamente 1 mês porque, ainda sou virgem e vou me casar em fevereiro, por isso, queria começar a tomar o anticoncepcional para me acostumar e não correr o risco de engravidar. Todos os meus exames tiveram resultados normais e ela me receitou o Stezza. Eu só comecei a tomá-lo hoje porque eu tenho um verdadeiro trauma de pílulas anticoncepcionais (porque perdi uma amiga há dois anos por embolia pulmonar devido ao uso de um anticoncepcional), pensei até em usar outro método contraceptivo. Porém, a ginecologista que me atendeu mal conversou comigo sabe? Nem me falou a respeito de outros métodos.
Outra coisa que aumenta o meu medo é porque tenho varizes e "dizem" que quando a gente tem varizes e toma anticoncepcional, o risco de ter trombose aumenta.

Minhas dúvidas são:
- Há algum outro método para prevenir gravidez tão seguro quanto as pílulas, e que não causam tantos efeitos colaterais?
- Posso tomar o Stezza mesmo tendo varizes? Ou é arriscado causar trombose?

Obrigada desde já,

Beeijo

Gabrielle disse...

Olá doutora! Estou adorando seu blog. Gostaria de saber se o Stezza tem a mesma eficácia do diane 35 em relação às espinhas, pois queria mudar de anticoncepcional e minha Gineco enfatizou que quase nenhum supera o diane quanto à produção de acne. Agora que li seu post, gostaria de saber sobre o Stezza, cumpre o que promete?

Anônimo disse...

Boa noite! Já experimentei diversos anticoncepcionais e o único que me adaptei bem foi o Yaz, mas depois de dois anos comecei a ter escape, foi quando minha médica sugeriu trocar de medicamento e estou há 4 anos em busca de um que me adapte, mas até agora sem sucesso. Os efeitos que tenho são enxaquecas e acnes, tenho tendência a esses dois problemas...Estou no 8º dia tomando o Stezza, mas as acnes começaram a surgir, minha testa e queixo já estão com cravos e acnes...Não sei mais o q fazer!!já troquei de médica pra ouvir outra sugestão, mas as respostas são sempre testes com anticoncepcionais!! Sei que ainda está no começo da cartela, mas sinto que a tendência é só piorar! O Stezza é sugerido como tratamento pra acne???SE eu voltar a tomar o YAZ posso voltar a ter escape? Se puder me responder eu agradeço!! Muito obrigada mesmo!!

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá! bom, mesmo sendo só portadora você tem risco para problemas cardiovasculares, incluindo a trombose. Esse risco vai aumentando conforme a idade. Eu não me sentiria segura em usar anticoncepcionais compostos de estrogenio. Se você precisa de hormonio, que seja só mesmo a progesterona e mesmo assim tem que ficar de olho. A progesterona está disponivel no mercado em forma de pílulas, implante, sistema intra uterino e injeção. Você ja experimentou mais de uma maneira de usá-la? Quanto ao DIU, nunca tive nenhuma paciente e nem soube de nenhum caso de dano endometrial pelo cobre. Qualquer dano causado é temporário. E ele tem mesmo que ter esta ação. O DIU serve de bloqueio à passagem dos espermatozoides, mas tb cria um ambiente hostil dentro da cavidade uterina. Quando é retirado, logo depois tudo volta ao normal. Você já viu algum problema acontecer?

Dra. Fernanda Santos disse...

é mesmo? nossa, será que está tendo tanta saida assim? bem, veja pela internet. Ha farmacias de São Paulo que entregam no Rio. Eu mesma me canso de comprar medicamentos de lá.

Dra. Fernanda Santos disse...

Obrigada!!!
Qualquer tratamento hormonal pode provocar melasmas. Se consegue evitar usando bloqueador solar e reaplicando mais vezes ao longo do dia. Por usar um estrogenio mais "natural", esperamos que o stezza tenha um menor impacto na circulação. Neste caso eu usaria stezza sim e ficaria de olho em qualquer alteração que pudesse acontecer. Quanto ao aumento de apetite por guloseimas, isso nao está relacionado diretamente ao anticoncepcional. Mas pode estar relacionado à parte emocional. Acredito que com o passar da fase de adaptação tudo isso passe, ok?
obrigada, mais uma vez!

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, todo anticoncepcional lançado no mercado tem que ser eficaz contra gravidez. Não tenha dúvida de que stezza também é. E ele pode ser um bom aliado no tratamento da sua acne, sim. Mas os efeitos na pele podem demorar um pouco a acontecer, tá?

Dra. Fernanda Santos disse...

mesmo com comprimidos numerados eles são compostos pela mesma dose de hormonio em cada um deles. pode ignorar os números e quando chegar no ultimo comprimido pule aqueles amarelos para uma nova cartela. Consegui explicar?

Dra. Fernanda Santos disse...

Elani é ótimo para tratar TPM e o uso continuo do anticponcepcional é o melhor tratamento para TPM também. Boa escolha da sua médica. Se você pode usar Stezza? não sei. é necessário uma consulta médica para isso, para ver você, lhe fazer muitas perguntas, conhecer seu histórico, entendeu?

Dra. Fernanda Santos disse...

obrigada! :) bom, a proposta dele é que seja bom, sim. Ainda não tive o feedback das minhas pacientes para ver se, na prática, funciona bem para este fim. Yaz é realmente bom pra pele, TPM...

Dra. Fernanda Santos disse...

Paula, muita gente não menstrua mesmo tomando os comprimidos amarelos, que são placebo. Então você pode experimentar tomá-los pra ver se menstrua. Caso menstrue, comece a pular os 4 amarelos ja para uma nova cartela. É possível que a stezza tb faça bem para sua pele. qualquer sintoma nos primeiros 3 meses pode ser so de fase de adaptação, com o vc falou. Na maioria das vezes somem com a persistencia do remedio. Então, espere a fase terminar, sim. Acho difícil que cause aumento de peso. Mas inchar um pouquinho no início, qualquer um pode causar..

Dra. Fernanda Santos disse...

aconselho investigar os escapes fazendo ultrassonografia e video-histeroscopia. Você pode ter uma inflamação no endometrio, um polipo, ou so mesmo ser efeito do remedio. Isso será diagnosticado através dos exames, já que ocorre escape com todas.. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

não! bulas! bulas! não há nenhum consenso de que anticoncepcional cause câncer de mama. Isso é teoria, apenas. E não há diferença entre os anticoncepcionais quanto a esse assunto. Nenhuma mulher com suspeita de câncer de mama deve usar anticoncepcional, mas mesmo aquelas que tem nodulos benignos, as que tem historia familiar, etc, podem tomar, sim. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

há sim, como vc deve ter lido nos comemtarios anteriores. Muita gente não menstrua tomando stezza. Acho que isso é que é o responsavel pelo sucesso que ele esta fazendo, sabe? mas.. por que o medo de não menstruar?

Dra. Fernanda Santos disse...

claro! isso mesmo! Mas não existe o placebo à toa. Descobriram que a maioria das mulheres que esquece muito de tomar pilulas, esquece principalmente de reiniciar a cartela no dia certo. E essa é a pior fase pra se esquecer uma pilula (o inicio da cartela após uma pausa). Se você é disciplinada e não vai esquecer de recomeçar cartela no dia certo, não tome os amarelos.

Dra. Fernanda Santos disse...

olá! é verdade que quem tem varizes e usa anticoncepcional hormonal tem mais chance de ter trombose, porém este risco é muito maior na gravidez e um dia você vai engravidar não vai? então, se você for uma pessoa ativa, se exercite, trata das varizes, não fuma e está dentro do peso (não é obesa) pode usar sim. E fique de olho nos efeitos. Aqui no blog tem um post so de métodos contraceptivos não hormonais, eficazes contra gravidez. Dá uma olhadinha lá... outra coisa, usar um anticoncepcional so de progesterona também é uma boa pedida para quem tem mais risco de ter trombose.

Dra. Fernanda Santos disse...

se cumpre o que promete. Ainda é cedo pra ver se cumpre tudo, mas muita coisa ja pude verificar. Como o tratamento de pele é mais demorado, essa resposta ainda não tenho (analisando a minha prática, pessoal, vendo as respostas nas minhas proprias pacientes).Teoricamente o Diane, por ser o mais antiandrogenico é o melhor pra acne, mas eu mesma, hj em dia uso outro e minha pele nunca esteve tão boa. e meu maior motivo para usar pilula é a acne.

Dra. Fernanda Santos disse...

boa noite! bem, todo anticoncepcional pode"piorar"a acne no inicio e a tendencia é isso se resolver depois desta fase de "adaptação". O stezza não tem o objetivo de tratar a acne. O Yaz, sim. Porém, devido às suas características é possivel que ele seja bom para a pele, sim. Anticoncepcional não tem jeito, é experimentando que a gente vê os efeitos, pois são pessoais, entendeu? Não sei se você vai voltar a ter escapes com yaz. Uma opção seria usar o Yasmim, que é o irmão do Yas mas numa dose diferente. assim vc teria os mesmos efeitos beneficos, mas com menos chance de escapes. mas agora que começou o stezza, de um tempo a ele. e vamos ver o que irá acontecer...

Anônimo disse...

O efeito é apartir de quantas. Cartelas?

Janiere disse...

Boa tarde doutora.

Estou na segunda cartela do Stezza. Minha médica falou que esse anticoncepcional é novo no mercado, mas não imaginava que seria tão novo assim. Estou sentindo alguns sintomas estranhos como falta de ar, cansaço. Antes de iniciar havia feito vários exames, tenho pressão norma, não tenho diabetes, nem colesterol alto, nem anemia, nada. Estou querendo suspender a medicação. Amei o blog e as informações. Beijos

Anônimo disse...

Boa Noite,
Minha ginecologista receito o Stezza devido a um mioma que foi encontrado em meu exame...Mas ao ler a bula e os comentários aqui fiquei com receio de tomar.. já tenho tendência à acne e não gostaria de ficar com o rosto todo cheio de espinhas novamente, mesmo que seja uma fase de adaptação...já usei o cyclofemina e me dei super bem com esse medicamento pena que não encontro mais ... gostaria de saber se existe algum medicamento que não seja anti-concepcional para tratamento de miomas....Adorei o blog ... bjos e obrigada

Anônimo disse...

Boa noite Dra.!
Primeiro anticoncecional que tomava era o Diane35, comecei a ficar menstruada mesmo tomando a cartela, fui ao gonecologista ele me receitou o gynera, aconteceu a mesma coisa, retornei ao médico me receitou o stezza esse novo, esse tá bem pior, da pra contar nos dedos os dias que não fiquei menstruada. Não sei mais o que fazer, alguma dica? Obrigada! Sou do RS, tenho 25 anos.

Anônimo disse...

Muito Obrigada Dra!!Vou continuar com ele até passar essa fase de adaptação e após deixo meu relato aqui! Tomara que seja bom pra mim mesmo!Estou torcendo! Mais uma vez obrigada por dividir conosco todo seu conhecimento! Até mais!!!

Anônimo disse...

Oi Dra, agradeço pela atenção e dividir seus conhecimentos... Então, ainda não comecei usar a Stezza, estou terminando a cartela do Elane 28 pra esperar descer menstruação pra começar usar o stezza, mas lendo alguns comentários abaixo percebi duas coisas: Primeiro, vi que mesmo não optando por menstruar, posso desde a minha primeira cartela do stezza não tomar os placebo durante os 4 dias e começar uma nova cartela?( caso eu seja disciplinada com os horários ) poderia seguir assim desde a primeira cartela? e a outra coisa é, tb tenho um pouco de tendencia para acne, pude perceber que a stezza tem grande probabilidade de causar a mesma, seria isso? outra coisa, estou tendo candidíase meio que persistente... trato tudo direitinho e aí parece q é só passar uns dias e começa alguns sinais de novo. Meu Gineco, até falou que a ausência da menstruação iria "ajudar" a candidíase não voltar. Já usei um óvulo, de uso interno, comprimidos com composição de secnidazol... Faço o tratamento melhora, aí passa uns dois meses e volta novamente. Não sei mais o que fazer. O que vc me aconselha? em relação ao anticoncepcional e quanto a candidíase? Abraço. Paula

Anônimo disse...

Boa tarde Dra. Meu nome é Vanessa, tenho 27 anos e tomo anticoncepcional desde os 13 anos para controle da menstruação (diversos nomes e marcas já tomados). Estou casada a quase 6 anos e neste período usei level, belara e agora estou prestes a começar o stezza. Pedi a troca para fazer um teste quanto a falta de lubrificação vaginal. Na bula diz que pode diminuir a libido. É aconselhável mesmo assim? Outra dúvida é: posso ter problemas para engravidar devido aos muitos anos utilizando a pílula como método anticonceptivo? Tenho pretenção de engravidar daqui dois anos. Tenho que parar com o remédio quanto tempo antes? Agradeço a atenção e auxílio.

Dra. Fernanda Santos disse...

não existe uma data certa. ja vi pacientes melhorarem no primeiro mes de uso, mas a maioria, a partir da quarta cartela ja começa os resultados.

Dra. Fernanda Santos disse...

na verdade, anticoncepcional não trata miomas. Sua médica o receitou para fazer com que seu mioma não cresça. Com o tempo, pode até ter uma leve redução. Muitos miomas não precisam de tratamento. São nestes casos que prescrevemos os anticoncepcionais. Tem um post so sobre miomas aqui no blog. Dá uma passadinha lá ! ;)

Dra. Fernanda Santos disse...

tem uma pergunta semelhante la em cima. você deve fazer exames para investigação do sangramento, como USG e histeroscopia.

Dra. Fernanda Santos disse...

Os anticoncepcionais so diminuem libido em 30% das mulheres. Não tem nenhuma relação entre tempo de anticoncepcional e dificuldade para engravidar. Deve parar o remedio imediatamente no momento que estiver pronta para engravidar (pq no mes seguinte vc ja voltará a ovular) E começar a tomar acido folico a partir deste momento. Ok? fiquei tranquila!

Anônimo disse...

Bom dia Dra. Fernanda! Obrigada pelos esclarecimentos. Uma ótima semana.

Unknown disse...

Doutora tenho uma duvida como posso compartilhar

Unknown disse...

Estava tomando o Qlaira, tive 10 dias de gotejamento, passei com a minha GO, ela me indicou o Stezza, inicie a cartela 2 dias depois do terminio do Qlaira, agora a cartela acabou e eu não mesntruei, sinto dores e aumento das mamas, dores pelvicas, e aumento de peso, é normal?

Anônimo disse...

Oi Dra, é Paula novamente... agradeço pela atenção e dividir seus conhecimentos... Então, ainda não comecei usar a Stezza, estou terminando a cartela do Elane 28 pra esperar descer menstruação pra começar usar o stezza, mas lendo alguns comentários abaixo percebi duas coisas: Primeiro, vi que mesmo não optando por menstruar, posso desde a minha primeira cartela do stezza não tomar os placebo durante os 4 dias e começar uma nova cartela?( caso eu seja disciplinada com os horários ) poderia seguir assim desde a primeira cartela? e a outra coisa é, tb tenho um pouco de tendencia para acne, pude perceber que a stezza tem grande probabilidade de causar a mesma, seria isso? outra coisa, estou tendo candidíase meio que persistente... trato tudo direitinho e aí parece q é só passar uns dias e começa alguns sinais de novo. Meu Gineco, até falou que a ausência da menstruação iria "ajudar" a candidíase não voltar. Já usei um óvulo, de uso interno, comprimidos com composição de secnidazol... Faço o tratamento melhora, aí passa uns dois meses e volta novamente. Não sei mais o que fazer. O que vc me aconselha? em relação ao anticoncepcional e quanto a candidíase? Abraço. Paula

Unknown disse...

Logo no inicio cheguei a fazer uma endo e estava tudo perfeito. Mas obrigada pela orientação. Estou no final da segunda cartela agora e o escape parou total. Mas estou em sentindo mais "seca"

lika's disse...

Tomei 1 cartela de stezza toda e tive relações com camisinha mo primeiro dia da pausa, creio qué a mesma não tenha tido nenhum problema do tipo estourar, mas não desceu, iniciei a segunda cartela porém tive q interromper o uso no segundo comprimido, isso já faz 5 dias e nada de menstruação, (agora estou totalmente louca com uma possível gravidez :'{ ), porém quero continuar tomando stezza uma vez que ele não me causou nenhum desconforto e nem efeitos indesejados. O que ou como posso fazer, se ainda não menstruei??
Muito obrigada e parabéns pelo blog maravilhoso.

lika's disse...

Ahhh posso retomar a cartela de onde parei, ou seja com 2 pílulas a menos??

Unknown disse...

Olá Dra. Fernanda Santos.
Primeiro queria dizer que amei o seu blog está maravilhoso!!!!!!!!!
Segundo tenho 33 anos e dois filhos e de uns 6 meses para cá estava com minha menstruação muito irregular alternando no ciclo mais curto 22 dias e no ciclo mais longo 43 dias. ( minha menstruação sempre foi de 28 dias) então meu medico passou Stezza a partir do primeiro dia da menstruação. Então no dia 18/09 comecei tomar Stezza mas desde o primeiro dia senti fortes dores de cabeça e meu fluxo ficou muito intenso e a menstruação durou 7 dias ( meu normal era fluxo moderado e 4 dias) então depois de 14 dias mais especificamente no dia 01/10 parei de tomar a pilula. Nesse tempo mantive relações sexuais com meu marido alternando com e sem preservativo. Então no dia 09/10 quando fui ao banheiro notei que o papel saiu com um sangue rosa aguado como se fosse inicio da menstruação então fiquei feliz e corri colocar o absorvente mas para minha surpresa ele depois de algumas horas o absorvente estava limpinho, e assim ficou durante 3 dias até dia 11/10 saindo hora um sangue rosa aguado e hora um corrimento marrom clarinho como se fosse fim da menstruação. No dia 12/10 fiz um teste de farmácia e deu negativo. Mas continuei tendo relações hora protegida e hora desprotegida.Será que foi por causa da pilula Stezza??? Por favor me responda pois meu medico está viajando e só vou ter consulta com ele dia 23/10. Estou muito nervosa. não vou aguentar estou pensando até em fazer outro teste de gravidez, pois estou sentindo como um bolo no ventre.

Anônimo disse...

Boa Tarde Dra.
Estou na primeira cartela do Stezza, faz 10 dias q estou menstruando, mas primeiro com uma coloração marrom q ficou por vários dias, e pior q isso foi o forte odor q estou, uma coisa q eu nunca tinha tido antes, isso é do remédio? vou no GO 24/10, mas estou extremamente irritada com td isso, pode ser efeito do Stezza?

Unknown disse...

Oi Dra. esqueci de dizer que essa foi a minha primeira cartela.

DALILA disse...

OLA DRA...AMEI O BLOG. TENHO 27 ANOS, E HA MAIS OU MENOS 4 ANOS NÃO TOMAVA ANTICONCEPCIONAL ALGUM, APENAS USO PRESERVATIVO. ESTOU NO SEGUNDO MES DE ATRASO. FIZ HCG DEU NEGATIVO E FIZ UMA TRANVAGINAL E APARECEU POLIPO. FIZ EXAMS DE SANGE E TUDO oK.
MINHA GINECO ME RECEITOU PROVERA PARA DESCER A MENSTRUAÇÃO E STEZZA APOS O PERIO DO PROVERA. TENHO
DOIS MEDOS: PROVERA SER UMA BOMBA DE HORMAONIOS , JA QUE NAO ESTOU ACOSTUMADA E O STEZZA POR SER NOVO NO MERCADO AO INVES DE REGULAR, ME DESREGULAR. SENDO QUE SEMPRE FUI SUPERREGULADA, E MES PASSADO NAO MENSTRUEI NEM NESTE.
PODE ME AJUDAR? TOMO O PROVERA ? OU AGUARDO UM DIA DESCER A MENSTRUAÇÃO?

Bruna L disse...

Oi! Estava procurando informações sobre o Stezza e acabei descobrindo seu blog, que eu adorei!!!!
Tenho 20 anos e meus ciclo estava totalmente desrregulado, minha menstruação não vinha há uns 4 meses, foi quando minha médica me apresentou o Stezza. Estou adorando, não tive nenhum aumento de peso e nada desses efeitos ruins que alguns anticoncepcionais nos causam, minha médica falou que ele é bem natural, né? Já estou na terceira cartela!!
Vou continuar acompanhando seu blog! Beijos

Dra. Fernanda Santos disse...

e você está menstruando na transição de uma cartela para a outra? conta pra gente!

Dra. Fernanda Santos disse...

fase de adaptação. qualquer remedio pode cdar efeitos colaterais no inicio. a tendencia é passar!

Dra. Fernanda Santos disse...

Sim. Não. Sim. pode usar como disse. Stezza não tem aumentado acne nas pacientes. (qualquer um pode deixar a pele mais oleosa na fase de adaptação e depois volta ao normal). como muitas vezes a candidiase é pre menstrual, se vc cortar a menstruação deve evitar as crises, sim. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

pq vc parou no segundo comprimido da segunda cartela? bem, pode demorar um pouco mais de 1 semana, mas deve descer a menstruação, sim. se foi como vc falou, não engravidou. pode recomeçar no terceiro comprimido, mas comece no primeiro dia de menstruação, pule os 4 amarelinhos e ja emende na proxima cartela. e os cuidados extras contra gravidez terão que ser tomados novamente nesta cartela, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Karen, todo mundo sabe que devemos usar prevenção extra em todas as relações na primeira cartela de anticoncepcional. mesmo assim, se o teste deu negativo, vc não engravidou. Não tem como vc ter nenhum sintoma de gravidez do tipo barriga crescendo, bolo na barriga.. com menos de 3 meses de gravidez. Sua menstruação ja estava irregular antes de iniciar stezza. parou sem terminar a cartela e, com certeza ela voltaria a ficar irregular. eu aconselho vc a fazer exames para inestigar essa irregularidade antes de iniciar novo anticoncepcional. USG e histeroscopia, por exemplo. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

o sangramento marrom, sim. pode acontecer com qq um na fase de adaptação. mas se esta com odor ruim vc deve estar com uma inflamação vaginal que ficou evidente devido a presença do samgue prolongado. Quando for no seu medico ele lhe examinará e se certificará disso, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

provera é tão bonzinho, tadinho. nada de bomba! o stezza pode tanto fazer vc ter menstruação na transição da cartela como cortar suia menstruação. Use o provera, sim! e depois que estiver com o stezza, não se preocupe com sua menstruaã0. vir ou não não faz diferença, ok>

Anônimo disse...

Conta também: vc tem tendência à acne? Pois estou tendo muitas acnes e enxaqueca no primeiro mês de adaptação!

lika's disse...

Oi Dra. Eu parei no segundo comprimido devido a uma colecistectomia q fiz e ainda em recuperação, toda vez q tomava o comprimido doía o estômago aí parei a pílula e parou de doer, estava esperando o cirurgião me liberar, a propósito a menstruação veio no mesmo dia q escrevi minha dúvida com a senhora, mas a bichinha veio toda louca, só sujava o papel quando eu ia urinar parecia água de carne sei lá, bom espero q seja por causa da pílula, como ela veio assim, resolvi esperar o próximo ciclo p reiniciar stezza novamente.... Deixo aqui o meu muito obrigada doutora.

Anônimo disse...

Oi Dra. comecei a tomar o Stezza, e nos comprimidos amarelos minha menstruação nao desceu. Logo comecei a toma a proxima cartela e no primeiro comprimido desceu bem pouquinho isso é normal? Descer depois dos comprimidos amarelos? Obrigada

Anônimo disse...

Obrigada pela atenção, Dr.Fernanda. Tudo de bom!

Dra. Fernanda Santos disse...

é normal sim! não se preocupe!

Dra. Fernanda Santos disse...

PESSOAL, ESTAREI AUSENTE ATE O DIA 05/11. PEÇO QUE, SE POSSÍVEL, AGUARDEM ATÉ ESTA DATA PARA FAZEREM SUAS PERGUNTAS PORQUE NÃO VOU DAR CONTA DE RESPONDER TODO O ACÚMULO, OK? (e vocês sabem que eu faço questão de responder uma a uma...) BEIJOS EM TODOS. MORREREI DE SAUDADES!

Anônimo disse...

Olá Fernanda! Meu nome é Renata, e minha filha sempre que toma um anticoncepcional tem retenção de liquido e consequentemente engorda, a Ginecologista deu estes duas opções agora, já tentamos vários, para casos assim qual seria o mais indicado Qlaira ou Stezza?

Bruna L disse...

Sim!! A partir da primeira cartela a menstruação já normalizou, e no primeiro comprimido de placebo já desce, está tudo certo. E sobre acne, eu tive um pouco no início, mas agora passou.

Anônimo disse...

Tô na primeira cartela. No penúltimo comprimido de placebo. Não veio a menstruação. normal?

Unknown disse...

Olá Dra.!

Meu médico me receitou a pílula stezza li a bula e fiquei com duas dúvidas. Estou acima do meu peso e minha tia, irmã da minha mãe, teve câncer de mama, posso tomar?

Adorei o blog!

Unknown disse...

os comprimidos amarelos toma ou nao??

Unknown disse...

boa tarde, Dra!
parabéns pelo blog..
vou começar o uso do stezza, queria saber quanto tempo pode levar para q eu possa ter relação e fique despreocupada com gravidez??

Anônimo disse...

Ola dra, parabéns pelo blog! Ja li vários posts. São ótimos!!
Gostaria muito da sua opinião. Tenho 27 anos e atualmente tomo Qlaira, mudei do Iumi, pois sofro muito de TPM e principalmente crises de enxaquecas. Meu medico me orientou a troca dizendo que o Qlaira diminuiria os sintomas. Nos primeiros meses isso realmente aconteceu, mas agora piorou e muito, tenho enxaquecas todos os meses!! Em toda troca de cartela. Em sua opinião quais as opções eu teria para acabar com essas crises? DIU? Gravidez e depois interromper a menstruação? Trocar do Anticoncepcional? Volto no meu gineco só em dezembro e até lá gostaria de alguma ideia as opções... Obrigada!

Anônimo disse...

Boa noite Doutora.
Tenho 21 anos e há 1 semana comecei a tomar o Stezza receitado pela minha ginecologista, é o primeiro anticoncepcional que tomo. No entanto, minha pele ficou muito oleosa, com muitas espinhas, principalmente no rosto. Gostaria de saber se com o tempo o meu organismo vai se adaptar e elas pararam de aparecer ou se devo voltar a ginecologista para mudar a pílula?
Desde já obrigada.

Eu sou d+ ; * disse...

Oi Boa tarde. Eu fui num ginecologista bem recomendado aqui na minha cidade e ele me indicou exatamente esta pílula STEZZA, tive muita dificuldade de encontrá-la por estar presente somente nas grandes farmácias. Aqui em Goiânia-GO este medicamento na drogaria santa marta (que vende a preço de custo) está R$ 24,77 e entregam na porta da sua casa sem cobrar, já próximo a minha faculdade está R$ 31,00 e tem que fazer o pedido no dia anterior pois devido ele ter pouca demanda eles pedem pro fornecedor entregar. Eu quis trocar este medicamento logo que tive dificuldade de comprá-lo , mas o médico indicou que eu não parasse e até me deu minha primeira cartela (amostra grátis do laboratório rsrsrs). Tem um mês que estou tomando e estou satisfeita até agora : nada de espinhas , nada de engordar (e olha que tenho uma facilidade pra engordar..), não tive nenhuma alteração. Espero que continue assim kkk. Vou relatando pra vocês como tá. Ok ? Beijoss

Eu sou d+ ; * disse...

tomamos sim Winny. É porque muitas mulheres esquecem de fazer a pausa do medicamento. Se tomamos sem pausar é mais difícil esquecermos pois torna uma rotina tomá-los e não tem que gravar quando terminou a ultima cartela, você toma no dia seguinte que terminar de tomar o ultimo comprido amarelo da cartela. Estes comprimidos amarelos são chamados de Placebo que é toda e qualquer substância sem propriedades farmacológicas. (ou seja ... não serve pra nada só pra enganar "puro pó" ... kkkk).

Aline disse...

Olá Dra!
Eu seeeempre tive problemas com anticoncepcional! Já tomei muitos: Diminut, Level, Belara, Femiane, Femina, Diane 35, Yaz, Alexa....esses são os que me lembro de cabeça mas com certeza tem mais nessa lista. O meu problema é que sempre tenho algum efeito colateral que não consigo suportar. Desde a dores de cabeça, dores de estomago, perda de libido, secura vaginal, depressão, aumento exagerado de espinhas e retenção de liquido...enfim, "n" motivos! Agora a minha médica me passou o Stezza, porque além de tudo minha menstruação vem num fluxo muuuito grande e eu sofro muito com isso. O que acontece é que nesse 1° mês que tomei o medicamento eu me tornei extremamente nervosa, sem paciência, tolerância zero mesmo! Além de tudo perdi a libido e terminei a cartela e não menstruei. Suuuper estranho. Enfim, decidi suspender o uso por não me sentir bem (meu marido até me disse que virei outra pessoa) e agora fazem 20 dias que parei a cartela e nada da menstruação...isso é normal?
O que você me indica? Será que via oral não funcionam em mim? Sempre sofro com os "antis"....

Anônimo disse...

Maravilhoso seu post, Dra! E parabéns pelo profissionalismo em responder tão detalhada e atenciosamente às leitoras!!
Gostaria de confirmar uma informação: tenho enxaqueca com aura, comprovadamente, isso quer dizer que não posso tomar o Stezza?? Minha gineco me receitou - e me deu uma amostra grátis! - dele no lugar do Elani, que tem me causado mto desconforto, dores no útero, mamas, dores de cabeça bastante fortes no início de outra cartela...
Existe algum anticoncepcional específico pra quem tem este tipo de enxaqueca?
Tenho retorno à minha médica dentro de 20 dias e quero já estar bem informada para discutir com ela qual a melhor opção!!
Muuuuuuuito obrigada! E mais uma vez, parabéns! Adoraria ser sua paciente!! Érica

Anônimo disse...

Dra. Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida. Tomo pílula continua há 3 anos. Tomei um ano e meio de gestinol, comecei a ter escapes recorrentes e troquei para o elani, agora também passado um ano e meio voltou o mesmo problema. Cheguei a ficar até três semanas direto com escape.. Então minha ginecologista disse para que eu desse uma pausa e tentar continuar, caso o problema reaparecesse ela citou a possibilidade de tornar pelo stezza.. Porém, lendo sobre ele e também aqui nos comentários, vi que várias mulheres têm escape com ele.. Então não resolveria eu trocar? Obrigada!! Gabriela

Anônimo disse...

Olá Doutora, adorei seu blog.
Comecei a usar o stezza a 3 meses. nos dois primeiros meses minha mestruação desceu normalmente. esse mês não. Estou super preocupada, mesmo sabendo que as chances de está gravida são mínimas. Pois já tinha meses que não tinha relação sexual e fui ter novamente uma semana antes do remédio acabar e ainda usei camisinha...
Ontem deu sinal de vir, mais so foi sinal. Isso e normal?????
To apavoradaaaa!! rs...
Beijos

ANA PATRICIA disse...

Parabéns pelo blog! Encontrei por acaso pesquisando sobre o Stezza. Estou fazendo alguns testes com anticoncepcionais na tentativa de minimizar os sintomas que tenho durante a fase pré-menstrual. Tenho 36 anos, não tenho a preocupação do medicamento como contraceptivo, é de fato pela suspensão da menstruação ou nivelação hormonal. Sofro de enxaqueca e por isso essa busca no melhor anticoncepcional porque a maioria deles piora o meu quadro. Com o stezza a enxaqueca não piorou mas minha líbido diminuiu muito. Tomei uma cartela e parei. Faz mais de 15 dias e não menstruei. Para voltar a tomar preciso esperar a menstruação ou já posso voltar?

Unknown disse...

Dra. Durante o placebo posso ter relação sem outro método de barreira e sem risco de engravidar? Estou no final da primeira cartela da minha vida, indo pra segunda.

Anônimo disse...

Olá, comecei a segunda cartela de stezza ontem, só que minha menstruação só desceu no ultimo comprimido placebo que ocorreu no sabado, o fluxo esta muito forte estou com muita cólica. Corro algum risco? isso é normal? aaaa e ja iniciei uma nova cartela como tinha dito, eu deveria ter parado por estar menstruando ?

Isabella Courel disse...

Dra. comecei a tomar Stezza e ainda estou no inicio da primeira cartela. Sinto dores de cabeça coisa que nunca tive e meu rosto está com espinhas. Quanto vai demorar para passar isso? Vou ter que esperar três meses para melhorar?
Obrigada pela atenção

Anônimo disse...

To no 1 mês q estou usando stezza .. Dei a pausa de 4 dias mas nao tomei is 4 comprimidoa da pausa .Amanha dia 5 irei iniciar a 2 cartela.
So q minha menstruação não veio nesses 4 dias da pausa
E fiquei o mês inteiro sangrando bem pouquinho.. Uma mancha preta na calcinha.. E a pausa foi do MSM jeito.
Gostaria de saber pq isso acontece?
Quero menstruar normal !

Anônimo disse...

Olá, meu nome eh Sara. Gostei muito do Blog.
Estou na primeira cartela do Stezza. Tomei todas as pilulas brancas certinho. Sempre no mesmo horario. Nao esqueci nenhuma. Nao tive vomitos e nem diarreia. Porem, eu e meu namorado tivemos relaçoes sexuais sem camisinha 3 dias antes de eu começar a tomar as pilulas placebo. Ja estou na terceira pilula placebo e nada da minha menstruaçao. Porem estou muito emotiva, tipico da minha tpm. Ja fui na minha gineco e ela disse q eh improvavel eu estar gravida, mas estou com medo mesmo assim... pois minha menstruaçao nao desceu ainda.

Unknown disse...

Bom dia. Parabéns pelo blog.
Meu nome é Bartira tenho 36 anos. Há 2 anos uso o misigyna mas a 2 meses minha menstruação está durando cerca de 10 dias. Hj passei em consulta e a médica me sugeriu experimentar o stezza, mas eu esqueci de dizer que uso também o orlistat. Sempre ouvi dizer que o orlistat anula a pílula, quais são os riscos? Minha preocupação é que faço tratamento com amato e bup e não posso correr riscos d engrávidar. Oq faço? Minha próxima consulta será em janeiro pq a agenda de dezembro já está fechada.
Desde já agradeço

Unknown disse...

Dra. Minha ginecologista me receitou o stezza, ja estou na segunda cartela dele..mas minha pele e cabelo estao muito oleosos e com muitas espinhas no rosto. Tenho ovarios micropolicisticos, descobri a 4 anos e fazia o uso do Diane 35, mas como já usava o diane antes disso(tomei por 9 anos) ela resolveu trocar pelo stezza agora..minha duvida é, ele é eficaz para os Ovarios policisticos..sera que essa oleosidade e espinhas somem depois da 3 ou 4 cartela??obrigada

Dra. Fernanda Santos disse...

Renata, como todo anticoncepcional, os efeitos são pessoais, então, só experimentando pra saber qual será melhor pra ela. Retenção de liquido é muito comum com qualquer um. Podemos ganhar até 1 quilo e meio de liquido. Aí, é colocar na balança e ver as vantagens e desvantagens ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

é sim

Dra. Fernanda Santos disse...

estar acima do peso e historia familiar de câncer não é contra-indicação pra nenhum anticoncepcional. Beijos! obrigada!

Dra. Fernanda Santos disse...

é isso mesmo, obrigada, "Eu sou demais"!

Dra. Fernanda Santos disse...

Winny, os laboratorios recomendam aguardar 1 semana, em media e os médicos recomendam ficar despreocupada na segunda cartela..

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 623   Recentes› Mais recentes»