Em 2012 cheguei de um "Meeting" toda animadinha e cheia de esperanças com promessas de lançamentos de novo adesivo contraceptivo, novo anel, novo DIU medicamentoso e um tratamento novo para Endometriose. Até postei isso aqui. Se animaram também? Pois até agora a única coisa que lançaram foi o tal tratamento novo para endometriose. Mas foi um baita lançamento! Então, aproveitando a onda de novidades, resolvi fazer um post sobre esse lançamento. Bom, na verdade, já nem é tão novidade assim, já que o lançamento da medicação deste post ocorreu há uns 2 anos. Porém, como eu fiquei exatamente 2 anos e meio sem escrever nada aqui no "Toque", pra nós, é novidade.
Estou falando do Allurene, uma espécie de pílula só com progesterona que deve ser usada diariamente e sem pausa entre as cartelas e tem a intenção de tratar lesões de endometriose, diferente dos anticoncepcionais comuns que podem evitar que a doença avance por suspender as menstruações, mas sem a capacidade de tratamento.
O Allurene é composto da protesterona "dienogest", a mesma que compõe o Qlaira, que nós já falamos aqui. Neste pouco tempo de uso aqui no Brasil ele vem apresentando boa resposta na redução das lesões de endometriose. As pacientes ficam sem cólicas e depois de algumas semanas ou poucos meses conseguem suspender as menstruações. Claro que cada caso é um caso. As mulheres que tentaram fazer este tratamento e não se adaptaram ou não tiveram o resultado esperado, devem passar para o plano B ou C ou D...
Ele é interessante naquele caso de paciente com endometriose que não pretende engravidar já. Também naquelas que precisam reduzir lesões antes da cirurgia ou quando desejamos evitar um procedimento cirúrgico, por exemplo.
O legal dessa medicação é o acesso mais fácil a ela do que aos outros medicamentos para tratamento de endometriose, mesmo com o custo elevado. Essas medicações geralmente são um pouco carinhas. Outra vantagem é que pode ser usado sem uma data definida para sua interrupção. Os outros só podem ser usados por curto prazo devido aos efeitos adversos.
Interessante, não? Eu tenho gostado muito. Curti!
Interessante, não? Eu tenho gostado muito. Curti!