Ícones

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Esperando novidades, mofei.



Em 2012 cheguei de um "Meeting" toda animadinha e cheia de esperanças com promessas de lançamentos de novo adesivo contraceptivo, novo anel, novo DIU medicamentoso e um tratamento novo para Endometriose. Até postei isso aqui. Se animaram também? Pois até agora a única coisa que lançaram foi o tal tratamento novo para endometriose. Mas foi um baita lançamento! Então, aproveitando a onda de novidades, resolvi fazer um post sobre esse lançamento. Bom, na verdade, já nem é tão novidade assim, já que o lançamento da medicação deste post ocorreu há uns 2 anos. Porém, como eu fiquei exatamente 2 anos e meio sem escrever nada aqui no "Toque", pra nós, é novidade.

creditos: pipocadebites.com

Estou falando do Allurene, uma espécie de pílula só com progesterona que deve ser usada diariamente e sem pausa entre as cartelas e tem a intenção de tratar lesões de endometriose, diferente dos anticoncepcionais comuns que podem evitar que a doença avance por suspender as menstruações, mas sem a capacidade de tratamento. 

O Allurene é composto da protesterona "dienogest", a mesma que compõe o Qlaira, que nós já falamos aqui. Neste pouco tempo de uso aqui no Brasil ele vem apresentando boa resposta na redução das lesões de endometriose. As pacientes ficam sem cólicas e depois de algumas semanas ou poucos meses conseguem suspender as menstruações. Claro que cada caso é um caso. As mulheres que tentaram fazer este tratamento e não se adaptaram ou não tiveram o resultado esperado, devem passar para o plano B ou C ou D...

Ele é interessante naquele caso de paciente com endometriose que não pretende engravidar já. Também naquelas que precisam reduzir lesões antes da cirurgia ou quando desejamos evitar um procedimento cirúrgico, por exemplo. 

O legal dessa medicação é o acesso mais fácil a ela do que aos outros medicamentos para tratamento de endometriose, mesmo com o custo elevado. Essas medicações geralmente são um pouco carinhas. Outra vantagem é que pode ser usado sem uma data definida para sua interrupção. Os outros só podem ser usados por curto prazo devido aos efeitos adversos.

Interessante, não? Eu tenho gostado muito. Curti!

20 comentários:

Wannessa disse...

São muitas as variedades quando se fala em prevenção de gravidez, mas quando nao se sabe tomar é horrível. Estou com uma dúvida, minha medica me passou um anticoncepcional e disse para tomar no segundo dia, no entanto, na bula e outras pessoas dizem que se deve tomar no primeiro dia. E agora o que faço? Preciso saber urgente antes de chegar a data para tomar o remédio.

Dra. Fernanda Santos disse...

Wanessa, a primeira cartela deve ser iniciada no primeiro dia de menstruação. Sempre assim. Beijo!

Anônimo disse...

Estava com endometriose e tomei Allurene por 10 meses, e simplesmente melhorei. Ele é simplesmente maravilhoso, só que infelizmente é bem caro... mais valeu cada centavo...

Dra. Fernanda Santos disse...

Que bom! esse é o mesmo depoimento das minhas pacientes que usam ou usaram. Um beijo!

lika,s disse...

Tomei 1 cartela de stezza toda e tive relações com camisinha mo primeiro dia da pausa, creio qué a mesma não tenha tido nenhum problema, mas não desceu, iniciei a segunda cartela porém tive q interromper o uso no segundo comprimido, isso já faz 5 dias e nada de menstruação, porém quero continuar tomando stezza uma vez que ele não me causou nenhum desconforto e nem efeitos indesejados. O que ou como posso fazer, se ainda não menstruei??
Muito obrigada e parabéns pelo blog maravilhoso.

Dra. Fernanda Santos disse...

obrigada Lika! Bem, a menstruação pode levar cerca de 1 semana para descer, em condições normais. Quando não desce, usamos uma medicação a base de progesterona, por 5 dias e aguardamos até 2 semanas para descer. Pelo tempo que vc fez a pergunta, ja deve ter descido, certo?

lika's disse...

Certo doutora, já desceu sim, fui ao gineco e ele disse qué 20% das mulheres não mestruam com stezza e que eu caí nesse grupo dos 20 pq meu fluxo já é pouco, eu fico nas regras por 2 ou 3 dias no máximo e mesmo assim com pouco sangue. Mas a senhora mesmo assim foi maravilhosa, não lhe conheço pessoalmente, mas já confio plenamente no q a senhora diz. Bjs

Dra. Fernanda Santos disse...

fico feliz! obrigada!

Anônimo disse...

Dra Fernanda, boa tarde!
No ano passado tive NIC I/ II, fiz conização, estou no acompanhamento, tudo ok.
Em Novembro tive um sangramento retal (não estava no período menstrual) e procurei imediatamente uma Proctologista, que me fez o exame retossigmoidoscopia e não encontrou nada. Durante a consulta, comentei que sinto cólicas menstruais incapacitantes e fisgadas fortíssimas no ânus e que nenhum ginecologista que passei me deu atenção até hoje, então ela me passou uma ressonância magnética com indicação de "endometriose". O problema é que estou com medo de ter uma reação alérgica ao Gadolínio e ainda não tive coragem de fazer.

O sangramento retal, mesmo fora do ciclo menstrual, pode ser sintoma de endometriose? Perguntei ao ginecologista se o sangramento retal teria relação com a NIC, mas ele me tranquilizou, dizendo que não. Tenho 25 anos e ando muito preocupada, vale ressaltar que não tive mais o sangramento.

Anônimo disse...

Obs: Moro No RJ, a senhora conhece algum lugar aqui, especializado em endometriose que atenda UNIMED ?

Anônimo disse...

Oii tudo bem? A minha duvida é a seguinte- eu tomei o stezza e ainda fiz mais 4 dias de pausa depois do placebo e nos dias de placebo eu tive relaçao sexual (nao estava menstruada) o motivo de fazer mais 4 dias de pausa é que minha menstruaçao nao vinha e uma farmaceutica falou que tinha que fazer. Esse mes faltando 4 comprimidos pra começat o placebo começou a surgir escapes posso estat gravida?

Unknown disse...

Fiz um mapeamento da endometriose e foi constatado uma endometriose leve... já que ñ comprometeu o intestino e tomei o allurene por 6 meses. Fiz um novo mapeamento e o remédio não curou mas diminuiu um pouco a endometriose. Minha medica mandou suspender o allurene e começar o Qlaira... hoje tem 9 dias e estou tendo muita dor d cabeça e enjoos. E tbm estou chorando a toa. Me ajudem

Unknown disse...

Fiz um mapeamento da endometriose e foi constatado uma endometriose leve... já que ñ comprometeu o intestino e tomei o allurene por 6 meses. Fiz um novo mapeamento e o remédio não curou mas diminuiu um pouco a endometriose. Minha medica mandou suspender o allurene e começar o Qlaira... hoje tem 9 dias e estou tendo muita dor d cabeça e enjoos. E tbm estou chorando a toa. Me ajudem

Anônimo disse...

Olá Dra. :) como eu gosto do seu blog!!! Parabéns pelo trabalho. Até mês passado eu usava diane 35 (já usava a 5 anos) , mas agora fui na minha médica fazer exame de rotina e ela me indicou o Stezza, pois disse que o dia e 35 estava com alto índice de trombose e etc e disse que já existem pílulas mais novas no mercado e com efeitos colaterais muito baixos. Então eu no início tava insegura, não por desconfiar dela, mas sim por ter medo de fazer errado e acabar engravidando. Então, tomei o diane 35, dei a pausa de 7 dias e no 1° dia da menstruação iniciei a primeira cartela do stezza. Fiquei numa basta expectativa da menstruação descer e nada. Apenas um borrão de leve como se fosse escape, mas voltei a tomar a segunda cartela assim que os comprimidos placebos acabaram. Estou preocupada, pois será que todo mês vai ser assim?! Praticamente sem menstruar?! Fico preocupada, pois vou ficar sempre em uma tensão em saber se estou grávida ou se foi apenas efeito do anticoncepcional? Nwssa primeira cartela usei camisinha, a partir da segunda mantém ou já estou coberta quanto a gravidez?! Um beijo bem grande em ti e obrigada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz disse...

Oi!!! Me chamo Beatriz e amoo esse blog! Comecei a tomar STEZZA e ja estou na segunda cartela. Nao tive mts problemas de adaptação, porém nunca tive espinhas e agora meu rosto ta cheio de bolinhas... O q faço para esse efeitl diminuir? Após os 3meses de adaptação isso some?

Anônimo disse...

Para a minha pele o Stezza foi uma beleza. cada organismo reage de um jeito. Só tive um leve dor de cabeça no início do tratamento. No demais achei excelente!! Obs: não notei mudanças no peso 9 faço bastante xixi desse que comecei a tomar essa pílula.

Keithy disse...

Dra , eu tenho 20 anos e nunca tomei anticoncepcional. Estou na 3 cartela de Stezza , mas até agora desde q eu comecei a terceira carta não desceu.
Mas na 2 cartela esqueci 3 comprimidos e tomei 10 dias de antibiótico.É normal eu estar nos últimos comprimidos da 3 cartela e não ter vindo ainda ?
A pirula stezza quando eu quiser engravidar tenho q parar quanto tempo antes?