Ícones

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Hora Certa Para Engravidar

Quando uma paciente me pergunta com até que idade ela pode engravidar sem riscos eu respiro fundo. Êta perguntinha difícil essa, heim?

Difícil porque posso responder me baseando na teoria ou na prática. Mas acho que o ideal mesmo é misturar os dois e deixar a paciente decidir. Como assim?
A nossa bisavó começou a ter filhos aos 18 anos, em média e tinham vários filhos, não é verdade? Pois do ponto de vista biológico, 18-20 anos é uma idade ótima para se ter um bebê. Mas do ponto de vista social, não. Queremos (ou precisamos) estudar, nos formar, trabalhar, nos estabilizar e aí sim, planejar ter um bebê. O problema é que esse momento está acontecendo cada vez mais tarde. E aquela mesma bisavó já sabia que quanto mais idade, menos fertilidade.
A vida moderna está tão prática, temos computadores mega potentes, celulares que fazem tudo por nós (até ligações para outras pessoas, rss), TVs que gravam programas para assistirmos depois (adeus videocassete), temos aspirador de pó robô! você programa e o bicho vai limpar a sua casa enquanto você passeia! A gente pode programar tudo na vida moderna. E fica aquela sensação de que tudo se resolve, tudo é simples, tudo tem que dar certo, tudo tem que acontecer como nós programamos. Nos tornamos um pouco intolerantes  com as derrotas, um pouco impacientes com os atrasos... como se a vida fosse um filme ou uma novela, que evolui do jeito que o autor desejar. Masa vida é diferente.

 A teoria: engravidar com mais de 35 anos aumenta a chance de gerarmos bebês com cromossomopatias (síndromes), podemos ter dificuldade para engravidar e até nem conseguir engravidar.  Mas... a medicina está aí pra isso!  Ahá! Aí está o problema de interpretação das pessoas. Por que? Porque a medicina não vai fazer seus óvulos permanecerem jovens. Eles ganham idade como nós. Também não vai impedir que tenhamos bebês com síndromes, não vai garantir a sua fertilidade espontânea. Sabem qual o papel da medicina nestes casos? detectar as síndromes precocemente através de exames avançados no pré-natal, oferecer pesquisa genética pré-gestacional para avaliar chance de gerar um bebê sindrômico, fornecer medicamentos para melhorar a qualidade de vida da mulher que adquiriu alguma doença com o passar da idade, com o intuito de tentar fazer com que esse problema de saúde não atrapalhe a gestação e, por fim, oferecer técnicas de reprodução assistida. Quem garante que dali a 3-4 anos ou mais aquela mulher continuará saudável e fértil? Não é ser pessimista. Mas aqui estou lidando com fatos reais. Relógio biológico é real.

creditos: hyscience.com

Quando alguém me diz que quer engravidar somente com 38 anos, por exemplo, eu faço uma pergunta: Se aos 38 anos você estiver infértil, aceitará engravidar por métodos artificiais? ou se você não tiver mais óvulos saudáveis você aceitará engravidar por métodos artificiais que utilizam óvulo de outra mulher (uma doadora)? Se a resposta for "não" para qualquer uma destas perguntas, não espere tanto tempo para engravidar.

A prática: exatamente devido às exigências da vida moderna, as mulheres já chegam ao consultório com 39-42 anos querendo ter seu primeiro bebê. Nestes casos não adiantaria mais você discursar sobre os riscos de se esperar tanto. Já aconteceu. A vida passou. Ela estava ocupada este tempo todo. Ela não tinha condições financeiras, ela não tinha um relacionamento estável até então, e ela deseja ter um filho. Ok. Não a desanimo, jamais! Vamos fazer exames para verificar a saúde, a reserva ovariana e engravidar. Mas aquele prazo de 1 ano que damos para um casal jovem saudável tentar engravidar espontaneamente antes de desconfiarmos que algo possa estar errado, em idade avançada cai para 6 meses. Isso porque a taxa de fertilidade desaba progressivamente com o passar dos anos e até para engravidar por fertilização artificial, pode ser difícil, afinal, sabemos que fazer fertilização in vitro não garante gravidez. Quem não conhece casais que fizeram repetidas vezes?

Ainda bem que grande parte das mulheres que engravida mais tarde tem uma boa gestação. Vocês mesmas devem conhecer vários casos. Mas será que se lembram dos casos de insucesso pela idade? Será que a notícia daquelas que não conseguiram engravidar ou tiveram problemas na gestação devido à idade, chegou até vocês? Pois chega a mim como ginecologista que acompanha de perto estes casos.

Pra finalizar, vou lhes contar dois segredinhos. A grande maioria das minhas amigas só começou a ter filhos depois de 36 anos. Alguns destes bebês nasceram prematuramente porque entraram em trabalho de parto precocemente ou porque a bolsa d`água se rompeu, ou o bebe parou de crescer. Porém, todas tiveram um desfecho favorável.

O segundo segredo: eu tenho 37 anos e ainda nem tentei engravidar, mas isso vai dar um outro post.Vou explicar tudinho pra vocês, para que percebam como o assunto é complexo. O porque é difícil responder pra vocês qual a melhor idade para engravidar... Na teoria, abaixo dos 35 anos. Na prática: assim que der.