Ícones

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pílulas!



Ontem uma leitora deixou uma pergunta sobre anticoncepcional na gestação. Respondido, mas me dei conta que já trouxe temas de contracepção não-hormonal e outros contraceptivos hormonais (anel vaginal, adesivo, injeção, implante e SIU), mas ainda não escrevi exclusivamente sobre as pílulas!
Por isso vou dedicar este post ao anticoncepcional mais conhecido e usado no mundo todo: a pílula!

Quando a pílula foi inventada era para tratar hemorragias, sangramento uterinos anormais. Bem, isso era o que estava escrito na bula, na verdade, era mesmo para dar à mulher o direito de planejar sua gestação. Mas... naquela época, por questões sociais, políticas e religiosas, a mulher não podia ter esse direito. Ainda bem que estamos em 2011.

A pílula veio passando por mudanças ao longo dos anos, tanto na dose quanto na composição de hormônios utilizados. Quando ela começou a ser muito popularizada, há uns 30 anos, ela era formada pelo estrogênio "etinil estradiol" e pelo progestogênio "levonorgestrel". A dose de estrogênio era de 50 microgramas. Mais baixa em relação ao surgimento da pílula, mas hoje em dia há pílulas com 15 microgramas e o melhor, sem perder a eficácia e com menos risco do que mais nos preocupamos: a trombose.

Até chegar ao Brasil a Qlaira, (já falei sobre ela, composta por valerato de estradiol e dienogest), só existiam pílulas com etinil estradiol em várias dosagens: 35, 30, 20 e 15 mcg (pílulas com 35, 30 ou 20 mcg são consideradas de baixa dose, já as com 15 mcg são de ultra baixa dose) e vários outros progestogênios, são eles: ciproterona, desogestrel, gestodeno, drospirenona, clormadinona. Essa variedade de doses e hormônios nos ajuda a encontrar o melhor anticoncepcional para cada mulher. Na Europa e EUA, existem também, outras composições com progestogênios diferentes.

Benefícios e contra-indicações:
Como disse anteriormente, a pílula era para tratar sangramentos e evitar gravidez. Hoje em dia é utilizada para tratar cólicas, TPM, síndrome dos ovários policísticos, acne, fazer acompanhamento clínico de alguns miomas, tratar alguns cistos ovarianos, prevenir e tratar problemas relacionados ao mau funcionamento ovariano, além de sagramentos anormais e evitar gravidez. Outra característica da pílula é que ela protege contra o câncer de ovário e endométrio e contra as doenças benignas da mama. Quanto ao câncer de mama, é controverso. Algumas literaturas dizem que podem aumentar o risco, porém não observamos isso no dia-a-dia. O fato é que se a usuária de anticoncepcional inicia uma investigação de tumor suspeito de câncer deve interromper seu uso até que o diagnóstico tenha afastado câncer. A mulher com Hipertensão controlada pode usar anticoncepcional, assim como a diabética, quem tem epilepsia, nódulos sólidos e cistos nas mamas, miomas, cistos ovarianos, distúrbios na tireoide, hepatite fora da fase aguda, anemia falciforme e talassemia. Já as fumantes, mulheres com passado de trombose, mulheres que estão amamentando, devem usar pílulas só com progestogênio e as únicas opções no mercado brasileiro são Cerazette e Kelly. O Lupus é considerado categoria 3, ou seja, os riscos geralmente se sobrepõem às vantagens do uso do método.

Os efeitos indesejáveis mais comuns das pílulas são: náuseas, enxaqueca, dor nas mamas e inchaço. Na maioria das vezes esses efeitos duram só o período de adaptação quando se inicia a pílula, que pode variar de 2 a 3 meses e regridem espontaneamente. Não é incomum, também, nesse período surgir sangramentos irregulares, fora da menstruação, os chamados escapes ou spotting. Se os efeitos persistirem, vale ver o risco x benefício e tentar uma nova pílula. O ganho de peso tão temido não consegue encontrar evidências na prática. Às vezes eu recebo uma paciente se queixando de ter perdido muito peso depois que iniciou a pílula e uma outra paciente dizendo que ganhou muito peso com a mesma pílula. A gente só sabe se você vai se adaptar bem ou não depois que começa a usar. Além disso, nunca inicie uma pílula sem consultar seu médico, seguindo orientações das amigas, pois existem contra-indicações e a melhor pílula para ela pode ser a pior para você.

Tem pílula para todas (ou quase todas) as necessidades. Quando um ginecologista prescreve uma pílula ele leva em conta qual efeito além contracepção ele pretende obter para cada paciente, escolhe a dose e o hormônio a ser utilizado. Durante a consulta ele visa, também, detectar qualquer contra-indicação ao método, que pode ser relativa ou absoluta. Para isso existe um manual de Critérios de Elegibilidade, da OMS (organização mundial de saúde).

Para terminar, vou dar alguns exemplos das pílulas mais usadas no Brasil. Existem pílulas lá fora que não chegaram aqui, e algumas que usamos aqui tem o mesmo nome lá. Descobri algumas outras que são semelhantes às nossas, vejam:

para facilitar, legenda: EE = etinil estradiol; Levo = levonorgestrel; Deso = Desogestrel; Gest = Gestodeno; Drosp = Drospirenona ; Cipro = ciproterona; Clor = Clormadinona; Nor = norgestrel; Dien = Dienogest

ATENÇÃO! não há nenhum conflito de interesse! Coloquei as pílulas que lembrei, mas há cerca de 100 pílulas no mercado, não dá para lembrar de todas... :)
Não comparem dose de diferentes progesteronas.

E.E  50 mcg + Levo 25= Evanor, Neovlar.
E.E 30 + Levo 15 = Nordette, Microvlar, Ciclo 21, Levordiol
E.E 20 + Levo 10 = Level, Miranova


E.E 20 + Deso 150 = Primera 20, Minian, Mercilon, Femina, Malu
E.E 30 + Deso 150 = Primera 30, Microdiol


E.E 15 +Gest 60 = Siblima, Alexa, Minesse, Mirelle, Mínima (28cp), Adoless (28cp)
E.E. 15 + Gest 75 = Tantin (28cp)
E.E 20 + Gest 75 = Harmonet, Ginesse, Alestra 20, Femiane, Diminut, Micropil, Tamisa 20, Gestrelan
E.E 30 + Gest 75 = Alestra 30, Fertnon, Gestinol 28, Gynera, Minulet, Tamisa 30


E.E 30 + Drosp 3 = Yasmin, Elani ciclo, Elani 28 (28cp)
E.E 20 + Drosp 3 = Yaz, Iumi


E.E 35 + Cipro 2 = Diane 35, Diclin, Selene, Ferane 35, Arthemidis


E.E 30 + Clor 2 = Bellara


E.E 35 + Deso 50/E.E 30 + Deso 100/E.E 30 + Deso 150 = Novial
E.E 40 + Deso 25/E.E 30 + Deso 125 = Gracial
E.E 30 + Levo/E.E 40 + Levo/ E.E 30+Levo 125 = Triquilar. Trinordiol
E.E 50 + Norgestrel = Anfertil, Primovlar
E.E 20+Deso 150_E.E 10= Mercilon conti
V.E + Dien = Qlaira


Deso 75 = Cerazette, Kelly
Noretisterona 35 = Micronor
Levo 30=Nortrel


O que eu descobri? 
Yasmin é conhecido na Europa como Yasmim, mas também tem a versão dele com 28 comprimidos, a Ocella e o Yasmim 28. Também existe o Zarah, o Safyral.  
O Nordette pode ser encontrado como Levora, nos EUA, Microgynon e Ovranete, na Inglaterra
A versão para o Primera 30 e Microdiol chama-se Marvelon na Inglaterra, Desogen, nos EUA
O diane 35 é encontrado como Dianette
O Yaz é Yaz mesmo, mas existe o Be Yaz (que vem com cálcio e ácido fólico) e o Yasminelle, nos EUA
Qlaira é Qlaira
As pílulas como a Adoless, podem ser encontradas como Melodene na Espanha
Minulet = Femodene
Cerazette = cerazette.

467 comentários:

1 – 200 de 467   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Boa noite doutora! Eu gostaria muito que me esclarecesse uma questão... eu estou a tomar a Diane 35 acerca de 6 meses, e não tive nenhum efeito secundário. Contudo este mês tive escape, apesar de ter tomado tudo direitinho. Então a minha questão é se isto se deve a factores externos como o estress ou poderá indicar que não me adaptei à pilula tendo em conta que ja tomo à 6 meses? Quando isto acontece posso engravidar? Muito obrigada pela consideração. Cumprimentos.

Anônimo disse...

BOm dia doutora! A senhora não vai poder responder os comentários? Obrigada ariana

Anônimo disse...

Olá bom dia Drª, tomo anticoncepcionais há 10 mêses, já tomei diclin e selene, mas notei q estou perdendo muito peso, gostaria de saber sua opinião em relação a um anticoncepcional com uma dosagem maior de hormônio, me passaram o fertnon, sera q posso voltar ao meu corpo normal e até ganhar mais corpo???
desde já grata!!!

Anônimo disse...

Oi Dra ! boa noite Sou a CLARICE
Já tomei muito anticoncepcional para evitar gravidez . Mas depois tomei Diane35 para acne . No meio do tempo me deu miomas e sangramentos . Como a Diane não estava mais resolvendo , minha medica trocou para Qlaira. O sangramento diminuiu muito em alguns meses e em outros nem vem a menstruação .
Só que além de engordar estou cheia de espinhas depois da Qlaira . O que posso fazer ? Claro que prefiro as espinhas do que o sangramento enorme que eu estava antes . Mas ninguém merece estas espinhas Dra !! Me AJUDA ????

Anônimo disse...

Olá Dra.Fernanda acabo de descobrir o seu blog e gostaria de parabeniza-la pela iniciativa...
Tinha muita dúvida a respeito de anticocepcionais orais e o câncer de mama o que me ajudou bastante foi ler seu blog...mais ainda tenho uma dúvida como optar por um contraceptivo oral? Qlaira ou Yas é melhor em termos de menos efeitos colaterais? Poderia me responder??
Obrigada!

Dra. Fernanda Santos disse...

Os escapes podem ser provocados por fatores externos, sim, e isso não compromete a eficácia da pílula

Mil desculpas pelo atraso em responder os comentários!!! Eu me esforço para manter o blog atualizado, mas às vezes não dou conta de tantas funções.. perdão!!!

Acho muito interessante quando alguem diz que perde peso tomando pílula, pois o maior medo das muulheres é ganhar peso. A gente sabe que não engorda. Você devia falar isso pra todo mundo! rss. na verdade, até mesmo pelo que acabei de dizer, a pílula não é prescrita para dar corpo à mulher. pois isso é muito pessoal. Mas a endocrinologista pode lhe avaliar e lhe ajudar!

Clarice, estranho, porque p Qlaira é escelente também para acne! e também não provoca aumento de peso, assim como as outras pílulas. Acho que vc devia ir numa endocrinologista, pois pode estar com a insulina alta, por exemplo. Você já passou pela avaliação dos seus hormônios da tireoide? Você pode estar com uma disfunção hiperandrogênica.. são várias possibilidades. ok?

É difícil dizer qual é o melhor! ambos são baixa dose, ajudam na TPM, são anti androgênicos, são do mesmo laboratório... É uma questão de adaptação. Experimeitar e observar!

carol disse...

OLá Doutora, tomo micropil a anos e gostaria de saber se Lipomax, spirulina e alcachofra interferem na eficácia do anti.
Obrigada

Dra. Fernanda Santos disse...

Carol, pelo que sei isso não diminui a eficácia do anti concepcional, não...

Shirlei disse...

Olá Doutora, tudo bem? Espero que sim!
Por favor me ajude, tenho 27 anos e a dois anos me casei... Sou hipertensa, já tentei me adaptar com alguns anticoncepcionais e não me adaptei! Tomei Yasmim, Yas, Siblima, Diane 35, Elani Ciclo entre outros. A senhora poderia me ajudar a abrir este leque, minha ginecologista disse que eu não vou poder tomar anticoncepcional pro resto de minha vida, mais sei que não é bem assim! Por favor, a senhora poderia me dizer outras pílulas de baixa ou baixissíma dosagem, assim, eu consulto minha ginecologista, para fazer acompanhamento!
Muitíssimo obrigada, estou no aguardo.

Dra. Fernanda Santos disse...

Shirlei, eu não posso prescrever aqui no blog, mas te adianto que em casos de hipertensão não controlada ou de difícilo controle são usadas pílulas de progesterona, assim como a injetável trimestral também pode ser usada, o implante subdérmico e o sistema intra uterino, pois todos estes são de progesterona sem estrogênio. Ajudei?

Anônimo disse...

Boa noite Fernanda, tudo bem?
Hoje vi na TV um médico dizendo que quando uma mulher tem a primeira menstruação por volta de 9, 10 anos de idade essa mulher passa um longo período de sua vida exposta ao hormônio estrogênio e que isso poderia contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama. Gostaria de saber se tomando por ex. o Cerazette esse risco de desenvolver câncer de mama se reduziria, já que o Cerazette interrompe a menstruação, diminuindo a quantidade de estrogênio.
Obrigada,
Priscila

Dra. Fernanda Santos disse...

Priscila, ele quis dizer que SEM anticoncepcional a mulher moderna está mais sujeita a isso, independente se a pílula tem ou não estrogênio. Se pílula o ovário trabalha sozinho e como ocorrem vários picos (alterações) hormonais todos os meses, mais o fato de menstruarmos cedo, engravidarmos menos e mais tardiamente, amamentarmos menos, tudo isso deixa a mulher mais exposta ao estrogênio. Quando se usa anticoncepcional. com ou sem estrogênio a gente dá férias ao ovário, não ocorrerão picos hormonais. Durante o mes todinho os hormônios estarão num mesmo nível, o que forma um platô em seu nível. Evitando, assim, a exposição excessiva ao estrogênio. Tanto faz o cerazette como as demais pílulas, todas tem esse mesmo efeito protetor. Ok?

Anônimo disse...

Olá! parabéns pelo blog!

gostaria de saber se há no mercado brasileiro outras marcas de pílulas(e quais)à base de valerato de estradiol e dienogeste, além do "Qlaira". Muito obrigada!

Anônimo disse...

Boa noite Doutora!

Fiz embolização a 2 anos e obtive: diminuição do fluxo menstrual, sensação dolorosa e a diminuição do tamanho do mioma. Para o meu médico o procedimento foi considerado um sucesso. Antes usava Yasmim e agora só uso camisinha, pois meu médico é contra o uso de anticoncepcional. Meu marido reclama. Qual o anticoncepcional ou metódo que poderia usar para não engravidar?

Dra. Fernanda Santos disse...

Nào ha nenhuma outra marca se ser o Qlaira. A patente é do laboratório Bayer. daqui a alguns anos haverá a quebra da patente e outros laboratorios vão copiar essa fórmula. Assim como acontece com outros anticoncepcionais que são fabricados por diferentes laboratórios.

Desculpe, mas eu não posso prescrever pela internet... isso depende de um monte de fatores, que só numa consulta poderia saber o adequado pra vc. Se vc tem mioma, e ainda menstrua, ou seja nao teve a menopausa, os trataemntos hormonais podem lhe ajudar a tentar evitar que novos miomas surjam...

Shirlei disse...

Ajudou sim, sistema ultra uterino seria o "diu" né? Se for, a médica que eu fazia acompanhamento, disse que não colocaria em mim, pois eu ainda não tenho filhos! Obrigada, eu vou conversar com a minha ginecologista e perguntar sobre as pílulas de progesterona!
Valeu mesmo doutora.

Shirlei disse...

Doutora, eu quis dizer "intra uterino", desculpe!

Anônimo disse...

Doutora, vc jah viu isso????

http://www.misscup.com.br/

Dra. Fernanda Santos disse...

Menina! Não só vi, como já fiz um post sobre isso! Dá uma olhadinha...

Dra. Fernanda Santos disse...

Amigas me ajudem, tinha um comentário aqui e na hora de clicar em "responder" eu cliquei em "remover conteudo". A autora do comentário se importa em fazê-lo novamente? Obrigada e desculpe!

Dra. Fernanda Santos disse...

Bom o comentário apagado por engano era o da Ana, que disse ter ovário policístico e tem dúvida sobre qual pílula tomar, Adoless ou yaz. Bem, por mais que eu esteja louca de vontade de dar minha opinião eu não posso! não mesmo! só posso dizer que a pílula tem que ser anti androgênica para tratar este problema e uma dessas aí não é!

Anônimo disse...

Olá Dra. Fernanda,
Excelente seu blog!

Eu tenho ovários micropolicísticos, tenho problemas com espinhas (amenizadas pelo Yasmin), mas não tenho problema com fluxo intenso, nem cólicas. AH! a TPM continua do cão!
Trocaria a TPM por cólicas, essa pelo menos tem remédio.

Enfim, estou querendo mudar porque minha pele mancha demais. Na praia usando chapéu e protetor solar 60,70 eu já usei o 100 (Photoderm), mesmo assim aparecem manchas na pele, na parte superior da maçã do rosto e nas pálpebras. Claro que pelo cuidado que eu tomo ela fica discreta e depois de meses sem sol ela clareia. Mas que aparece a mancha aparece.

Gostaria de saber se há relatos sobre isso. E se eu mudasse pro Qlaira, por exemplo isso poderia resolver.

Obrigada..
Mit

Dra. Fernanda Santos disse...

Mit, isso pode acontecer com qualquer tratamento hormonal. Não dá pra dizer qual vai dar e em que pessoa, entendeu?
Falando de TPM, tem remédio sim! Se vc já usa anticoncepcional, converse com sua ginecologista sobre outra opção de manter a sua pílula, mas num esquema de tratar a TPM! isso tem solução!

Anônimo disse...

Bom dia ! tomo Cerszette a 4anos e a medica trocou por Siblima so que ela nao disse como faço a troca ,devo iniciar assim que tomar a ultima pílula do cerazette ;nao sei que fazer e também a troca é por motivo de peso pois ganhei 9 quilos e fico muito inchada ,me ajude !!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o uso da metformina tira o efeito do anticoncepcional Qlaira?

Anônimo disse...

Boa noite, Dra. Fernanda! Tudo bem? Me chamo Juliana e quero aproveitar para parabenizá-la pela iniciativa do blogue. Seu texto me ajudou a solucionar algumas dúvidas quanto ao uso de anticoncepcionais.
Escrevo para perguntar se anticoncepcionais podem interferir na libido, pois mudei de Levordiol para Elani Ciclo e senti uma alteração (para pior) muito grande no desejo sexual.
Seria aconselhável retomar o uso do Levordiol? A ginecologista que consulto indicou o Elani Ciclo porque disse que o Levordiol é muito forte.
Ansiosa pela resposta e grata pela atenção,

Juliana.

Anônimo disse...

ola Dra. Fernanda eu tomo o anticoncepcional microvlar a 2 anos e ele mim engordou muito,eu acho q anticoncepcional engorda sim eu cheguei a engorda 10 quilos mais agora eu vou começa a toma outro pq assim ñ da mais ...eu vou toma agora o allestra 20 ele é bom, mim da uma dica ai pq o a medica passou ele pra mim ...é pq esse allestra conté menos hormonio e o microvlar tem muito... bjuss e q deus te abençoe

Dra. Fernanda Santos disse...

para sair do cerazette e entrar no siblima vc pode começar o siblima assim que terminar a proxima cartela.
A metformina não tira efeito de nenhum anticoncepcional.fique tranquila!
Juliana, os anticoncepcionais pode reduzir a libido, sim. o que a gente faz nesses casos é ir mudando para ver qual reduz menos a sua. pois não é igual pra todo mundo. Além disso a gente só pode dizer que ele é a causa disso se vc parar e a libido retornar ao normal. ok?
Não podemos comprar duas pílulas com hormônios diferentes. Como é o seu caso. microvlar é levonorgestrel e allestra é gestodeno, são incomparáveis em termos de dose. entendeu? Gosto muito da composição do allestra que associa estrogenio em baixa dose e progesterona boa com raros efeitos colaterais.
obrigada meninas! beijos!

Anônimo disse...

Olá Dra, tomei o ciclo 21 durante 1 ano e começaram os efeitos colaterais (dor de cabeça fortissima que mal eu conseguia abrir os olhos e strees que foi desencadeado devido a minha grande probabilidade). Fui ao meu gineco e ele me passou o Diclin disendo ter o mesmo efeito que o Diane 35 e o Selene e que eu não teria problemas com acne pois ele é para essa finalidade mesmo, e que seria uma tentativa para evitar as minha dores de cabeça.Conclusão: toda vez que menstruo falto ficar doida de tanta dor de cabeça e liguei para ele e ele me receitou Deocil sublingual mais percebo que estou mesclando o problema e detalhe meu rosto está tendo espinha internas, tipo nódulos. Por isso quero a opnião de um proficional diferente. Pergunto: Se eu tomar o Selene ou Diane 35 pode resolver meu problema por ser de fabricantes diferentes? ou eu posso ter algum problema que possa está desencadeando a acne e as dores de cabeças? Cite-os por favor?! De- me sua opnião. Obrigada pela sua grande atenção e parabéns pelo Blog está super organizado e explicado! Que Jesus te abençoe.
Giselle.

Anônimo disse...

Dra. Comecei a tomar o anti yaz no 2o dia do ciclo, porém fazia poucas horas que a menstruação tinha descido. Estou tomando na hora certa como recomendado.. A partir da 10a pílula já vou estar segura em relação a gravidez? Obrigada

Anônimo disse...

olá, tenho 17 e estou na primeira cartela de qlaira por recomendaçao da gineco da minha sogra que disse que eu poderia usar, mas n me consultei. comecei a usar a partir do primeiro dia de menstruaçao, e n esqueci nenhuma vez, ainda n terminei a primeira cartela, estou no 26º comprimido. porém, no 18º comprimido tive relações sexuais, no começo com camisinha, mas dps coito interrompido; no 20º comprimido desceu um sangramento, mt pouco até o 23º comprimido, justamente nesse ultimo dia no 23º transei novamente, a principio com camisinha e dps coito interrompido e no dia seguinte por medo fiz uso da pilula do dia seguinte DOPO. dsd entao me encontro mt apreensiva, com a possibilidade de estar gravida ou nao.. e n sei se o sangramento q tive, se era menstruaçao de fato ou só um sangramento q dizem q é normal no inicio de uso... pilula 26º hoje. help.

Dra. Fernanda Santos disse...

Gisele, eles são para acne mesmo, mas se vc estiver na fase de adaptação que dura cerca de 3 meses, pode haver efeitos colaterais, inclusive a acne, que demora um pouquinho e começa a resolver em até 6 meses. Qto a cefaleia, realmente pode ser efeito do remédio. Se vc tiver cefaleia com aura (um sinal de que a dor vai vir, como escotomas cintilantes - vc vê pontinhos brilhantes) não deve tomar pílulas com estrogenio. diclin é igual a selene, diane, etc. quanto à acne nada vai mudar, mas com a dor de cabeça até pode pois cada fabricante usa um método para fabricar o remédio, como um corante diferente, por exemplo. Outras opções para acne são pílulas a base de dienogest, drospirenona, clormadinona e desogestrel.

Os laboratórios dizem em bula o periodo recomendado para passar a confiar na pilula como anticoncepcional. Os médicos acabam pedindo para confiar a partir da segunda cartela. mas pode seguir o que diz na bula do yaz.

os laboratorios dizem que a partir do nono-décimo dia de pilula já estamos seguras, além disso pode haver nos primeiros meses sangramentos de escape, fora da menstruação, pensando assim a possibilidade de vc ter engravidado é remota. fique tranquila.

Anônimo disse...

Dra. Comecei a tomar a pílula yaz no 2o dia de menstruação e tenho tomado sempre na mesma hora. Posso considerar "uso correto"? Pq aí então teria eficácia a partir do 1o comprimido. Obrigada por tirar nossas duvidas que podem ser bobas,mas fazem grande influencia na nossa vida. Obrigada. ALINE.

Dra. Fernanda Santos disse...

Aline, não entendi a escrita.1o quer dizer primeiro ou décimo? essa foi sua primeira cartela? vc tomava alguma antes? caso positivo, teve quantos dias de intervalo entre a antiga e a nova?

Fernanda disse...

Olá Dra! Eu parei de tomar Qlaira (na quarta cartela) pois achei que estava engordando e percebia um mau humor devez em qdo, achei q fosse da pilula. Agora, comecei uma nova medicação, Yasmin, estou na primeira cartela. Mas ainda sinto mau humor e parece que estou engordando. Devo me conformar? Obrigada!!

Anônimo disse...

Ola Dra, td bem? Otimo esse seu blog!
Gostaria q me esclarece-se uma duvida, tomo micropril a um ano e meio, e gostaria de fazer uso do femiane, por terem a mesma composição corro algum risco de trocar? Terei q usar metodos de barreiras? e comecei a fazer uso de sibutramina e frontal, alguns desses medicamentos cortam o efeito do anticoncepcional??? Obrigado pela atenção prestada a nós é sempre muito util, mesmo as respostas das amigas as vezes nos serve para alguma coisa...
Aline

Anônimo disse...

Esse blog é demais! um excelente canal pra tirar dúvidas e ser orientada! Parabéns pela ideia e disponibilidade em responder prontamente!

Anônimo disse...

Dra. tenho quase 40 anos e um filho adolescente que foi cesárea. Tenho sentido que minha vagina está mais larga nesses últimos dois anos... e, consequentemente, sinto menos prazer. Acho que o meu marido também sente, mas temos um ótimo relacionamento e não toquei nesse assunto com ele. Li algumas coisas na internet e ouvi dizer que só uma cirurgia seria eficaz para resolver o problema. Ouvi dizer também de injetar uma solução de pedra hume diluída, o que contrairia e melhoraria a sensibilidade. É prejudicial? Por favor, oriente-me. Obrigada.

Anônimo disse...

Doutora, tenho os pequenos lábios grandes, um dedo maior que os "grandes lábios" mesmo. Na penetração atrapalha, pois sinto incômodo e às vezes até machuca...
Quando eu estou no período fértil, eles ficam menos ajeitados e, com a fricção, dói também.
Gostaria que ssenhora me indicasse um médico que faça essa cirurgia corretiva (é cirurgião plástico ou o próprio ginecologista?). Como é o pós-operatório? eu já tive 2 filhos de cesárea.
Tenho planos de saúde da Unimed e Sul América. Obrigada por tudo.

Dra. Fernanda Santos disse...

Fernanda, todos os anticoncepcionais podem fazer vc reter liquido no início e isso representa de 1 a 2 kg de peso a mais. Ao longo do tempo volta tudo ao normal. Calma...

Anonimo, obrigada! nem sempre consigo responder prontamente... rsss mas tento!

Anonimo, existe sim a cirurgia, mas também exercícios com fisioterapia ginecológica. Procure um profissional na área e esclareça suas dúvidas. Quem sabe vc se livra da cirurgia? Quanto à pedra hume, nunca ouvi falar no emprego dela para esse fim.

Existe a cirurgia para correção de hipertrofia de pequenos lábios. Tanto o ginecologista quanto o cirurgião plástico podem operar. Você já falou com seu ginecologista a respeito? é uma região muito vascularizada, com risco de hematomas. Mas no geral é tranquila a recuperação.

Anônimo disse...

boa noite ,doutora tenho um problema serissimo, nao mestruo se nao tomo pilula, dai a 5 meses atras o meu ginecologista me indicou tomar o qlaira , pois meu sonho é ser mae e nao consigo engravidar , dai ele me recomendou tomar o qlaira por 6 meses , mes q vem termino o tratamento , mas doutora aminha duvida é essa com o glaira estou engordando muito me sinto enchata etc,.... o q vc me di=z:: o glaira é para evitar ou para algum tratamento para engravidar , se me responder ficarei muito felizzzzz , obrigada

Anônimo disse...

boa tarde,doutora faço tratamento da tiroide e gostaria de saber se eu posso tomar diclin ou me endique um no momento estou tomando tamisa 20 estou acima do peso estou com 98kg tenho 1,55 meu era de 65kg não sei o que faço meus pés incha tenho enchaqueca meus cabelos caem muito me ajuda por favor pois já estou cansada de falar pro meu medico de tudo que sinto e ele não me ajudar dede já obrigada...

Anônimo disse...

Olá doutora, gostaria de tirar uma dúvida.
Estou tomando o anticoncepcional Fertnon, tomei a primeira cartela e teve a pausa dos sete dias, e estou na segunda cartela. Só que tive relação com meu noivo sem camisinha e ele ejaculou dentro no 4° dia desta segunda cartela. Corro algum risco de engravidar? Não quero engravidar por agora, vou me casar daqui mais ou menos 2 meses, e estou muito preocupada. Por favor me ajude.......
Desde já agradeço....

MM disse...

Oi Dra. Fernanda,

Na verdade estava sem tomar pílula há 4 anos, só que agora não aguentei mais sofrer com a terrível TPM. Tenho problemas com manchas na pele. Minha médica passou o Belara, só que a ficquei sem libido. Então ela receitou o Qlaria. Vou começar a cartela quando mestruar. Então pergunto para a Senhora....qual sua opinião sobre o Qlaira arespeito da libido, TPM e manchas na pele.
Att.,
MM

Marilia C. disse...

Marilia
Olá Dra Fernanda , hoje a minha médica receitou-me um anticoncepcional chamado Diminut (gestodeno 75mcg e etilestradiol 20mcg ), laboratório Libbs, baseado nas minhas taxas hormonais...Gostaria de saber qual a chance de desenvolver cisto/CA de mama?; os componentes potencializam o aparecimento de acnes(pois estou com tendência de um tempo para cá)?;com relação a trombose há grandes riscos(tenho 26 anos)?; os componentes são de últimas gerações ? os mesmos potencializam a retenção liquida??Com quanto tempo após tomas o primeiro comprimido pode-se ter relação sem o uso de camisinha??Estou com receio de tomar!!Ficarei no aguardo dos esclarecimentos.Agradeço antecipadamente sua prestimosa atenção.Atenciosamente:Marília.

Marilia C. disse...

Ah, também gostaria de saber se o laboratório Libbs é confiável?Grata!!

Anônimo disse...

Dra. boa noite. Estou com uma dúvida, tomei mercilon conti a 1 ano atrás (receitado pela minha gineco), e no começo do ano passado acabei trocando para Tantin (receitado pelo farmaceutico, por indicar ter a mesma dosagem que o Mercilon Conti). No mês passado acabei voltando para o Mercilon Conti pois consegui umas amostrar grátis, mas faltando 1 semana e meia para chegar na fileira de placebo, comecei a sentir muita dor de cabeça, enjoo, e dores nos seios. Imaginei que fosse por causa da minha menstruação que estava para vir, porém ela veio e mesmo assim continuo com essas sensações (pelo menos eu acho que era menstruação... pois foi uma semana direto de sangue consistente). Estou com medo que eu possa estar grávida, preciso de uma luz! Tenho relações com o meu namorado sem preservativos, mas tomo os remédios todos os dias no mesmo horário, e desceu normal para mim no final da primeira cartela de Mercilon depois que troquei o remédio (estou na 2° fileira da 2° cartela agora). Poderia me ajudar? Muito Obrigada.

Dra. Fernanda Santos disse...

Qlaira é um anticoncepcional, ou seja, para evitar gravidez. Além disso tem efeitos desejáveis como tratamento de colicas, ciclos irregulares, tratamento conservador de algumas patologias ginecologicas. Coo todo anticoncepcional, o tratamento é temporário, ou seja, durante seu uso. Se você deseja engravidar, acredito que ao término deste tratamento ele lhe prescreverá uma medicação adequada para este fim, e se você tem diagnóstico de infertlidade, não se é seu caso, lhe pedirá vários exames e, dependendo, lhe prescreverá uma medicação indutora da ovulação.

Infelizmente eu não posso prescrever nem consultar pela internet... não tenho como saber qual pilula mais adequda pra vc. Depende de uma anamnese bem detalhada e exame físico, coisa que só em consulta seria possível. Desculpe!

Na segunda cartela você já está mais que segura! fique tranquila!

MM, gosto muito do qlaira. Excelente para TPM entre outras coisas. Manchas na pele, qualquer um pode dar, a recomendação é usar protetor solar diariamente para todos os anticoncepcionais, coisa que nem todo mundo faz...

Marilia, diminut é muito bom para evitar que vc retenha líquido. Quanto à acne, ele é melhor tolerado por quem não tem problemas com acne Os laboratorios dizem que a partir da segunda metade da cartela você já está segura. Todos os anticoncepcionais protegem a mama contra cistos e nódulos benignos. libbs é confiável, sim! tranquilo!

Impossivel comparar as doses de mercilon conti com tantim porque são completamente diferentes! Toda ve que se faz troca de pílula, sendo para uma outra com dose ou hormônio diferente é preciso se prevenir com outro método durante o prieiro mes de uso. Converse com seu médico e nunca mais troque a pilula sem a orientação do médico, ok?

Anônimo disse...

Olá Doutora, bom dia! Me chamo Laura, tenho 28 anos e tomo pilula desde os 16. Durante muito tempo tomei Diane 35, que em questões de acne e cabelo é perfeito mas depois de 6 anos comecei a ter escapes. Troquei para yaz e belara, que não resolveram o escape e ainda piorou muito a pele. Voltei a tomar diane porém os escapes não pararam. Uma vez por mês, além da menstruação, tenho um pequeno sangramento (sangue vivo) geralmente na parte da manhã que normaliza durante o dia. Já consultei 3 ginecologistas e eles me dizem que é do anticoncepcional e me indicaram trocar. Um me receitou Qlaira e outro o Tamisa, já o terceiro me mandou parar de tomar e me proteger com preservativo. Tenho receio de trocar pois minha pele fica terrivel e não tenho nenhum outro efeito colateral com o diane a nao ser este e não queria parar de tomar pois nao me sinto segura apenas com a camisinha e nao quero ter filhos logo.
O que me orienta?
Agradeço desde já
Laura

Dra. Fernanda Santos disse...

Laura, como vc está tendo escapes deste jeito, vale à pena você investigar o motivo dos escapes antes de tentar uma nova pílula. Existem alguns probleminhas que provocam escapes. Já que vc já passou da fase de adaptação e já tentou outro remédio e não melhorou, a gente só pode dizer que é a da pilula se excluirmos outras causas. Vale fazer alguns exames para pesquisar, ok?

Anônimo disse...

BOA TARDE DOUTORA FERNANDA,ENTREI AQUI,E VI MUITAS PERGUNTAS E RESPOSTA. GOSTARIA DE PERGUNTA A SENHORA,E QUE EU PAREI DE TOMA APIRULA QLAIRA,AQUI NA SUISSA CHAMAMOS ASSIM. POR QUASER 2 ANOS POR CAUSA DOS SAGRAMANETO DE 3 DIAS OU 4,FICAVA COM ATAIXA DE FERRO BAIXA. , FIS CURETAGEN,RASPAGEN DE POLIPO NO ULTERO A 2 ANOS, E EU TENHO DUVIDA SOBRE OS FEITOS QUE EU PAREI DE TOMA POIS NAO TENHO VIDA ATIVA,COM O MEU MARIDO NAO TENHO MUITA VONTADE.E TENHO MEDO DE SANGRA DE MAIS, E UM DIA QUERO ENGRAVIDA,OU SERA QUE EU PAREI NA HORA ERRADA? A PIRULA, OU EU CONTINUO A TOMA DE NOVO? ESSA E MINHA DUVIDA, TENHO 34ANOS ESTOU CANçaDA DE TOMA A PIRULA QUERO DA UMA PAUSA,.MUITO OBRIGADA E UMA BOA SEMANA

Izadora Lira**** disse...

Dra. Tomei Elani ciclo por 3 anos seguidos, o mesmo parei pois estava m dando sangramentos de escape. A gineco mudou para o Yaz e o mesmo me deu reações terríveis ( vômitos, tonturas, enxaqueca), a gineco mandou eu suspender o uso, pois liguei p ela. Ainda não voltei p uma nova consulta. Gostaria de saber sua opinião sobre qual a melhor pílula para mim Belara ou Qlaira, ou se não posso tomar nenhuma das duas. Pois tenho 26 anos, não tenho filhos e nem pretendo ter agr, tenho um mioma de 16mm e ovários policísticos, tb tenho TPM de matar, problemas com acne. Se puder me ajudar agradeço desde já. Abraço!

Anônimo disse...

Dra, consultei esses 3 médicos que excluiram qualquer problema. Inclusive tenho uma ectopia e minha maior preocupação era essa, mas de acordo com a colposcopia e pela transv. realmente era descamação do endométrio.
Por causa da ectopia, faço papanicolau a cada 6 meses, ou seja, realmente o problema é a pilula que nao esta segurando.

Anônimo disse...

Olá doutora, me chamo Alice e tenho 19 anos.
No início desse ano descobri através do hemograma uma anemia ferropriva muito forte, quase que a ponto de ter que fazer transfusão de sangue. E eu tenho um fluxo menstrual muito grande e cólicas fortes muitas vezes. Fiz vários exames, como ultrassom. E em fevereiro minha menstruação veio normal e fui encaminhada para um ginecologista, afinal o possível motivo para minha anemia era o fluxo intenso. Aí ela me receitou o anticoncepcional para que eu ficasse 3 meses sem menstruar. Mas em março minha menstruação não veio e cheguei a voltar na médica e ela me pediu o BetaHCG... entretanto eu nunca tive relações sexuais e lógico, deu negativo. Em abril minha menstruação veio normal e comecei a tomar o anticoncepcional chamado Tantin, fiquei menstruada por sete dias mas depois de uma semana minha menstruação voltou, e já está assim há 8 dias, está vindo muito pouco e geralmente com coloração mais escura. E meus seios estão bem doloridos, sinto uma sensação de inchaço.
Como eu disse, nunca tive relações sexuais, mas algumas vezes me masturbo por pressionação do clitoris e tenho namorado. Minha dúvida é: é possível eu estar grávida pela masturbação? Ou todos esses sintomas são apenas efeitos colaterais do anticoncepcional, já que estou ainda na 1° cartela?
Obs: sei que minha dúvida pode parecer um pouco infantil, e é por isso que não tenho coragem de falar isso com minha gineco ou com qualquer outra pessoa. Espero que você possa me ajudar.
Obrigada!

Giovanna disse...

Olá Doutora..
Já tive ovários policísticos e tomei elani ciclo..depois de um tempo mudei pra yaz e me adaptei bem. Tomei esse mesmo anticoncepcional durante aproximadamente 4 anos. Há 8 meses aproximadamente parei pois fiz uma cirurgia e o médico pediu que eu parasse para evitar o risco de embolia pulmonar. Após a cirurgia não voltei mais a tomar o Yaz e nenhum outro anticoncepcional. Minha última menstruação foi no começo de março..Ainda não menstruei, engordei aproximadamente 4 kg, estou com acne tanto no rosto quanto no colo, sem falar no aumento de pêlos. Já fiz até mesmo o teste de sangue de gravidez, mas realmente não estou grávida. A minha dúvida é a seguinte..quero voltar a tomar o anticoncepcional, mas não estou menstruando. Posso simplesmente voltar a tomar, e esperar que na pausa eu menstrue e regule meu ciclo? Além, é claro de reduzir os sintomas de um possível retorno do ovário policístico?
Desde já, muito obrigada!!!!

Dra. Fernanda Santos disse...

Laura, a investigação náo é so com ultra e exame fisico. Além disso, se você tem ectopia, tem que ver se ela causa sangramento. Caso positivo, existe uma medicação pra isso.

Quanto ao caso da Suiça, não entendi bem, pode repetir a pergunta? Você usava Qlaira, parou, fez retirada de pólipos, tinha sangramento e anemia... quer voltar a tomar pilula mas quer engravidar depois?

Izadora, não tenho como lhe dizer que pílula vc deve usar, mas todas estas são boas opções para quem tem síndrome androgênica, que é seu caso pelo que me falou. Engraçado é que vc teve efeitos com uma pílula com hormônio idêntico à outra, mas com dose menor. Isso pode ser explicado pq cada laboratório tem uma maneira diferente de fabricar o comprimido, mesmo que o conteudo seja o mesmo. Pelo que vc escreveu vc tem muitos motivos para tomar pílula, sim. Mas peça à sua médica para lhe prescrever uma, porque pela internet, infelizmente eu não tenho como fazer isso, tudo bem?

Alice, qualquer anticoncepcional pode dar estes efeitos na fase de adaptação que dura cerca de 3 meses. Você pode estar tendo um escape, muito comum, ainda mais na primeira cartela. Você só engravida se o sêmen do homem, que contem os espermatozoides, entra pela vagina, colo do útero... os espermatozoides vão até a trompa para fecundar o óvulo.

Existe um medicamento utilizado para fazer a menstruação descer, então você começará a pílula no primeiro dia de menstruação. Ovário policístico, ou seja, síndrome hiperandrogênica não tem cura. Você trata com pílula, mas quando pára de tomar, os sintomas podem voltar. Existe um tratamento para quem não quer engravidar e outro, para quem deseja gestar. Você deve mesmo voltar a usar pílula logo, mas fale com sua médica para lhe prescrever este medicamento que lhe falei, ok?

Anônimo disse...

oi casei em janeiro e desde adolescente fui ao medico pq minha menstruação era irregular ele passou comprimido e mim deixou muito irritada e com enjou ai parei de tomar ai agra quando casei comecei a tomar e foi do mesmo geitoj atentei alguns ate q uma amiga minha com mesmo poblema mim indicou alestra 30 no comeco era normal mais agora mim dar uma dor de cabeca quando estou acabando a cartela e p menstruare mim dar um pouco de enjou pela manha o q faço é normal? e gostaria de saber se posso alternar alestra 30 e 20 eu axei o 20 melhor ele é mais fraco? brigada

Giovanna disse...

Olá Dra,
Infelizmente antes de ler a sua resposta comprei o anticoncepcional e comecei a tomar..Já tomei por tres dias. Vale a pena parar e tomar o remédio para a menstruação descer? Caso eu faça isso, quando voltar a tomar o anticoncepcional terei muito prejuízo se iniciar a cartela no quarto dia? Só para constar, não pretendo usar o remédio para evitar a gravidez, somente para regular a menstruação mesmo.
Novamente, muito obrigada.

suely mendes disse...

Ola Dra,comecei a tomar TANTIN a 16 dias ,por indicaçao medica,pois minha TPM quase me mata,o GO disse pra tomar no primeiro dia da menstruaçao e,que a partir do 7 comprimido(tambem conferi a bula),ele ja estaria ativo e eu poderia ter relaçoes sem camisinha.Mas como sou muito curiosa e desconfiada,entrei em diversos sites,que so me deixam mais confusa e com medo,pois a maioria diz que so faz efeito a partir da terceira cartela,nao pretendo engravidar agora,pois ja tenho uma princesinha de 5meses,se puder me ajudar,vou ser muito grata,posso confiar no medico e na bula?Por favor me ajude,e desde ja ,muito obrigada!

Vanessa disse...

Dra. td bem? Me chamo Vanessa e no final do ano passado fui ao médico devido a um sangramento de escape q vinha acontecendo a algum tempo (eu tomava Yasmin desde os 18 e hj tenho 24). A minha médica me passou vários exames e as únicas coisas q deram alteração foram meu colesterol e meu índice da tireoide estava no limite, então ela me indicou um suplemento DHEA, mas nao tomei ainda. Além desse suplemento me indicou o uso do Qlaira, mas já estou na 6 cartela e continuo tendo sangramento de escape, so na primeira cartela e na penúltima q não tive, sem falar nas espinhas, q nunca tive e agora estou tendo e muitas! Então, ela me passou um outro medicamento Allestra 30, nao comecei ainda por "n" motivos, primeiro q to finalizando uma cartela do Qlaira domingo, segundo pq nao sei como iniaçar a outra, tenho medo de mais escapes, espinhas e engordar. Por favor... Me ajude. Grata!

Vanessa disse...

Errata: eu quis dizer "iniciar" ali em cima!

Dra. Fernanda Santos disse...

Estes efeitos são normais nos 3 primeiros meses de uso. Se passar disso é bom pensar em trocar. É sempre melhor usar uma pilula de menor dosagem, logo o 20 seria melhor que o 30, a gente usa o 30 nas pacientes que não conseguem controlar a menstruação com a dose de 20 mcg

Giovanna, se já começou, continue. Espere vir no intervalo, mas vc quer engravidar agora? se for este o caso, deve fazer exames e usar outro tipo de medicação. Se não quiser engravidar agora, é o anticoncepcional mesmo...

Suely, 3 meses é o tempo de adaptação, quando podem ocorrer efeitos indesejaveis como nauseas, cefaléia, edema, etc. Em relação à eficácia contraceptiva, é o que vc leu na bula mesmo.

Vanessa, eu sou a favor de investigar o motivo do escape antes de pensar em trocar novamente de pilula, pois o normal é ter escapes apenas no período de adaptação. Não acho que o allestra seja o ideal para acne. Você deve começar a proxima no dia seguinte do ultimo comprimido do qlaira.

Vanessa disse...

Então, os exames q fiz não acusaram nada, a endovaginal nao mostrou cisto, ta td nos conformes. Oq ocorre é q essa dosagem não tá segurando. Vc falou em fase de adaptação, na 6 cartela eu já não deveria tá adaptada? E sobre o Allestra, ele pode dar mais espinha devido a quantidade de hormônio? Não conheço ninguém q tenha usado ele pra saber dos efeitos. Grata!

Vanessa disse...

Eu não tinha visto a primeira parte da sua resposta. Acredito q a minha médica tenha me passado o Allestra 30 pq meus escapes não são leves como borra de café, é como se eu tivesse o tempo todo menstruada. Muito chato. Já tive cândida pq vivia com absorvente e minha imunidade tava baixa. Eu me alimento bem, faço exercícios físicos 5 vezes na semana pq quero tentar a carreira de delegada, sou um pouco estressada, mas quem não é?

suely mendes disse...

Grata pelo esclarecimento,que bom que existem pessoas como vc para nos orientar,muita luz na sua vida,e de novo, muito obrigada!

Anônimo disse...

Doutora tomei o anticoncepcional femina por 1 ano e 06 meses e emagreci 9 kilos e tenho muitas espinhas. Gostaria de saber se posso tomar o selene mesmo não possuindo ovários policísticos.

Anônimo disse...

Eu li que o selene é bom pra pele e espinhas e ainda previne a gravidez. Fui ao ginecologista e pedi um anticoncepcional para engordar e o médico me receitou o allestra 20 ou o level. Mais me arrependi de pedir, devia ter deixado ele me receitar o melhor pra mim. Gostaria de saber se posso tomar o selene mesmo sem receita médica e mesmo sem possuir ovários policísticos. Espero por sua resposta.

Anônimo disse...

gostaria de saber se a pilula yasmin serve para quem tem endomentriose

Dra. Fernanda Santos disse...

Vanessa, o alestra não tem dose alta, o que faz com que ele não trate a acne é o tipo de progesterona. É um remédio muito bom.

O selene pode ser usado mesmo por quem não tem ovarios policisticos.

No Brasil os anticoncepcionais são vendidos sem receitas. Não existe uma pílula para engordar, nem uma para emagrecer. Os efeitos no corpo dependem de cada pessoa.

todos os anticoncepcionais servem para quem tem endometriose. O ideal, neste caso é não fazer pausa para não menstruar.

Vanessa disse...

Dra., obrigada pela presteza. Eu só preciso saber de mais uma coisa, sobre a fase de adaptação... O normal são 3 ciclos, mas dependendo da mulher pode ser um período maior?

Anônimo disse...

ola,doutora estou sofrendo mto com sintomas de TPM(DORES DE CABEÇA,ENJOOS,DORES NAS PERNAS...) AO ME CONSULTAR A MÉDICA ME RECOMENDOU SUSPENDER A MENSTRUAÇÃO,PORÉM SOU FUMANTE,E SÓ PODERIA TOMAR PILULA COM PROGESTERONA,.SENDO ASSIM,O MEU MAIOR MEDO É ENGORDAR,TER ESPINHAS E AUMENTAR PÊLOS COM ESSE TIPO DE ANTICONCEPCIONAL,POR ISSO,QUERIA SABER SE EXISTE ALGUM OUTRO QUE EU POSSA TOMAR,OU SE POSSO IMPLANTAR O CHIP E QUAIS OS EFEITOS COLETARIAS ,OU AINDA SE EXISTEM ALGUM RÉMDIO ALTERNATIVO PARA TRATAR ESSES SINTOMAS .MTO OBRIGADA

Anônimo disse...

ola me chamo lika e estou com uma duvida cruel.tomo gestinol 28 a 7 meses sem pausa,porem estou com uma diarreia super forte,ja tomei varios medicamentos e nada passa,então resolvir da pausa ontem,ou seja hj ja estou no meu segundo dia de pausa,mas não sei quantos dias pode ser essa pausa,por favor me ajude,não sei se ela é como as outras pilulas que a pausa é de 7 dias ou menos?por favor doutora me ajude pelo amor de Deus,há essa pausa que estou dando corro o risco de uma gravides?pois uma amiga minha que é infermeira me disse que continuo protegida nus dias de pausa?é verdade?ou ela estar errada?desde de já muito obrigado e parabéns pelo seu blog e pela sua dedicação para com nós mulheres que temos tantas duvidas,bjs e sucesso sempre.....

Anônimo disse...

há doutora Fernanda esqueci de falar que tomo amitripilina pois tenho depressão,ele corta o efeito do gestinol 28?lika..ou Marilia como preferir,desde de já muito agradecida,forte abraço..

Anônimo disse...

Dra., estou no meio da segunda cartela do Qlaira. Tudo estava indo perfeitamente bem. Sem retenção de líquido, pele melhor, humor tranquilo, quase sem sangramento e cólicas. MASSSS... minha libido reduziu demais! Pelo o que li, geralmente são 3 meses de adaptação. Devo aguardar a terceira cartela para pensar em mudar de anticoncepcional? Sobre a libido, vejo que é um efeito colateral bastante comum nos anticoncepcionais (a mulherada se queixa muito!). Existiria alguma forma de permanecer no Qlaira e melhorar a libido com outro tratamento (medicação, homônio...?).

Anônimo disse...

Olá. Tomei Qlaira por 10 meses e engordei 10 quilos nos 5 primeiros meses. Não quis trocar porque meu fluxo reduziu muito e tbm não tive mais cólicas, mas há 4 meses comecei a ter um pequeno sangramento uma semana antes de acabar a cartela e esse sangramento durava até o fim da minha mestruação,ou seja, eu ficava quase duas semanas sangrando! Fiz uma série de exames (que não deram nada!) e depois disso se repetir por 4 meses resolvi trocar de pilula. Resultado: já perdi 2 quilos em uma semana e meia. Ainda não sei se vou ter "escape" esses mês de novo, espero que não...

Anônimo disse...

Dra. faz muito tempo que nao tomava nenhum anticoncepcional, depois de quase 2 anos comecei a tomar o qlaira, estou no 9 comprimido, e comecei a tomar desde o primeiro dia que menstruei, e estou mestruada ate este dia, se eu manter relacao sexual sem camisinha posso engravidar?? tenho muitas duvidas, tenho 32 anos. Aguardo. Obrigada

Anônimo disse...

boa tarde sra. dra.
tenho uma duvida ja algum tempo que tomo harmonet,tomo sempre sem me esqueçer, no dia 20 de abril nao me apereceu a mestruação no dia 21 fiz um teste na farmacia que deu negativo, no dia 24 iniciei uma nova carteira de harmonet no dia 29 fiz novamente outro teste na farmacia da marca perdictor deu negativo, ontem dia 18 de maio deveria ter aparecido a mestruçaõ e nao apareceu o que devo fazer.

Anônimo disse...

Boa Noite dra. Fernanda!

Meu nome é Ana Carolina. Tomo Ferton a 2 anos, porem a +/- um mes comecei a tomar Allestra 30 que possui a mesma formula do fertnon. Gostaria de saber se posso voltar a tomar fertnon, pois ja to com um estoque de fernon em ksa que de ganhei de amostra gratis. E queria saber se eles podem ser simplismente substituidos.
Obrigada pela atenção!

Anônimo disse...

Ola tomo cerazete a tres anos e desde entao nao mestruo.nao tenho lubrificacao e libido.tambem tenho espinhas em nodulos.comprei o q laira mas estou com duvida se posso emendar quando acabar a cartela de cerazete.

Juliana Silva disse...

Olá, gostaria de saber se o uso do anticocepcional pode ajudar a aumentar a taxa de colesterol? Se sim, teria algum outro anticocepcional que não aumentaria tanto o colesterol assim? Eu tomo o Mercilon Conti.

Anônimo disse...

Olá , tomo diane 35 há 1 ano e desde que começei a tomar esse anticoncepcional venho tendo crises recorrentes de candidiase ... já tomei vários remédios , usei várias pomadas , fiz muitos tratamento , e nada adiantou ... tenho a imunidade um pouco baixa mais faço tratamento para melhorar , então meio que descartei essa possibilidade , já tentei de tudo , mais a única coisa que ainda fico meio em duvida é se é culpa do anticoncepcional? ... obrigado

Pensamentos de Laurinha! disse...

BOA noite Doutora! Fiquei muito feliz ao ler esse blog! Muito bom mesmo!
Estou tomando o anticoncepcional Yas há 1 ano, mas recentemente li que a drospirerona tem causado mais efeitos ruins http://br.noticias.yahoo.com/estudo-aponta-risco-anticoncepcional-bayer-yaz.html
Fiquei muito preocupada , pois estou me dando bem com o remédio, consultei a ginecologista que me indicou Mercilon Conti, mas assim que comprei, lembrei-me que esse o Mercilon certa vez me causou mancha na pele.
Me interessei pelo Qlaira, quero falar com a minha ginecologista, porém tenho medo de engordar com ele, visto que não sei sobre sua dosagem. Tenho dúvidas também sobre o Nortrel, que ouvi dizer que é bom! O que a senhora me indica? Pois não sei direito nem o que pedir a minha ginecologista, com vistas a minha preocupação!

Muito obrigada!
Laurinha -SP

Anônimo disse...

ola, boa tarde eu gostaria que a senhora me informasse se existe algum anti que aumenta o peso? e qual a diferença entre os anti de 21 dias e os de 28? obrigada

elisa disse...

Olá doutora gostaria da sua opinião sobre o Selene, é bom?

alinemarquesn disse...

Cara Doutora,
Sei e acho corretíssimo que não "consulte ou prescreva" pela internet, mas gostaria de uma opinião sua. Infelizmente, os médicos do meu plano de saúde são terríveis: não dão a mínima atenção, a consulta não dura mais que 5 minutos, já fui a 6 diferentes e cansei! Por enquanto não tenho dinheiro extra pra pagar uma consulta particular.
Desde os 16 tomo anti por causa de ovário policístico. Os anti com ciproterona quase me "mataram": passava muito, muito mal. Alguns, durante o periodo de adaptação não faziam tão mal, mas com 5 a 6 meses de uso pioravam muito: inchaço, dores de cabeça, aperto no peito, cansaço, etc. E pior: não sentia melhora nos sintomas estéticos dos micropolicistos: acne, excesso de oleosidade, queda de cabelo, crescimento exagerado de pelos corporais e excesso de peso (e as vezes dores e inchaço nas mamas).
Segundo orientação de um médico muito bom que tive, fiz algumas trocas, micropil, tantin, gestinol, todos davam os mesmos problemas. Certa feita, mandou-me experimentar ciclo 21. Fui parar no hospital com enxaqueca grave e interrompi.
Os anti com drospirenona me deram menos efeitos como inchaço e dor de cabeça, entretanto, só na formulação com 0,02 de EE (iumi, Yaz), pois a formulação com 0,03 de EE me dá prisão de ventre e dores de cabeça quase ininterruptos. Mas eles não amenizam os efeitos andrógenos dos micropolicistos. Tenho um absurdo de acne, oleosidade, excesso de peso. E ele é muito caro, pra não amenizar esses "sintomas estéticos".

Por todos os motivos expostos, estou estudando mudar para um anti injetável (casei e minha preocupação maior HOJE é não engravidar), pois não me daria efeitos gastrintestinais e tratar a acne, oleosidade, inchaço em tratamentos estéticos/dermatológicos (peeling, massagens, cremes etc).
Um dos médicos do plano não ouviu todos os meus motivos, mas disse-me que, por não ter fatores de risco e realizar exames e consultas periodicamente, poderia escolher outros método que meu organismo melhor se adaptasse.

Desculpe o longo relato. Penso usar cyclofemina pois ao que tudo indica, tem o menor índice de falha (tanto em estudos, como em pesquisas pessoais).

O que a senhora me diz?

Grata!

alinemarquesn disse...

obs. Caso faça a troca, posso parar a pílula num dia e no outro fazer a aplicação da injeção (primeiro dia de pausa)? É, de fato, preciso usar outro método (de barreira) durante algum período? Quantos dias?
A senhora acha preciso fazer pausa periódica nos anti? Ex.: usar 6 meses e dar 1 de pausa? Dizem que é pra "limpar" ou "desintoxicar" o organismo, isso existe, precisa? Eu disse que tomo anti desde os 16, mas não direto, já cheguei a ficar 1 ano ou pouco mais sem tomar nada (de raiva dos anti e por não ter vida sexual ativa).

Obg.

Anônimo disse...

Oi Dra. Fernanda, prazer!!! Somos charás rsss.... eu tbm me chamo Fernanda e tenho 23 anos.

Eu preciso muito da sua ajuda?! Eu comecei a tomar o Qlaira no dia 9 desse mês no primeiro dia do ciclo menstrual co me recomendou o médico, eu sempre tomo certinho no mesmo horário e nao esqueci nenhum dia. Só q acontece q eu JÁ to no 20° comprido da 1 cartela e minha menstruação nao parou até hoje..... to a 20 dias menstruada... só q ta vindo um fluxo bem pequeno escuro tipo aquele finzinho de menstruação sabe??? Eu nao sei se isso é normal pq é a primeira vez q tomo anticoncepcionail. Devo continuar tomando???? Isso é normal???? Outra coisa, de vez enquando tbm me dá umas dores de cabeça chatas na regiao da nuca, só q eu troquei o grau do meu óculos recentemente então nao sei se é por causa do óculos ou do remédio... me ajuda?????

Anônimo disse...

Oi Dra. Fernanda!!
Meu caso e muito parecedido com a minha colega de cima, tbm estou no 20º e minha historia e igual a dela, so que minha dor de cabeça e na fonte, e tomo o mesmo comprimido Qlaira... gostaria de saber se e normal, e tbm e minha primeira cartela, tenho 32 anos.
Se por um acaso aconter de manter relacao neste tempo em que vem este pequeno fluxo sem camisinha e sendo a primeira cartela, pode engravidar?? aguardo sua resposta.. Obrigada!

Anônimo disse...

Dra. comecei a tomar diclin a 2 meses e emagreci muito o que faço ?
meu corpo está se adaptando ainda? vou voltar a meu peso normal ? ou devo trocar de anti.
obrigada.

Anônimo disse...

Boa Noite! Dra Eu tenho 28 anos uma filha de 6 de parto cesária e tenho dois miomas pequeninos e que não tem evoluido de tamanho conforme exames. Os miomas ficam na parte externa do meu útero, normalmente tenho ciclo de 10 a 12 dias e por isso usei por 2 anos e meio o Diu Mirena, foi ótimo porem tive muitas infecções no útero e resolvi por tirar. 1 mês depois da retirada do diu usei por conta própria Diane 35 sem interrupções até completar 7 meses. Depois parei de tomar remédio por 4 meses. Fui no ginecologista que me receitou Qlaira usei por 1 mês,mas ele é muito caro para o meu orçamento e no primeiro dia da minha mestruação usei novamente o Diane 35. As minhas dúvidas são: o diane 35 é um medicamento que pode ser utilizado como uso contínuo? O Diane 35 interfere no crescimento do mioma? Ele causa trombose? Estou sem plano de saúde para voltar no meu ginecologista. Te agradeço se puder relatar um pouco sobre o diane 35 x miomas.Bjs

ELISA disse...

Dra. tomei a 1º cartela do selene estou na pausa dos 7 dias agora, mas desde q comecei tomar meu sangramento não pára de jeito nenhum, tenho dores de cabeça, enjoo,passo mto mal a médica disse pra eu aguentar 3 meses pra adaptar,fiz todos os exames não deram nada nem ovario policisticos não deu, nao sei pq a medica passou esse selene, tenho mtas espinhas, depois q comecei tomar selene elas multiplicaram no rosto nas costas em todo lugar, aff queria sua ajuda, é primeira vez que tomo anticoncepcional, e to mto confusa, SERÁ Q DEVO CONTINUAR COM O SELENE OU VOLTO NA MÉDICA?

Anônimo disse...

Por favor Dra. nos responda, preciso muito de sua ajuda!!!
Obrigada

Camila disse...

Olá doutora, estou com uma curiosidade: uma amiga minha notou que após iniciar o uso do anticoncepcional Yasmin, seus seios aumentaram... Realmente os hormônios provocam essa reação? Se sim, quais seriam os melhores para isso?

Obrigadaaaaa, bjooos

alinemarquesn disse...

Ela responde, mas como anda muito ocupada, acaba demorando um pouco, às vezes.

Dra. Fernanda Santos disse...

Vanessa, o periodo é de 3 meses pra qualquer pessoa.

O ideal para tabagistas é usar pílula de progesterona para proteger-se dos riscos tromboembólicos do estrogênio. O impklante, o DIU medicamentoso, a injeção trimentral e a pilula só com progesterona tem a mesma ação. A grande maioria das pessoas se adapta muito bem a alguns destes métodos. Experimente, não tenha medo destes efeitos, ok?

Lika, você pode fazer pausa máxima de 7 dias com este remedio pra não perder o efeito contraceptivo, ok?
queda da libido não é comum com Qlaira, mas tudo pode acontecer.. tente mais um pouco, sim. Existe tratamentos para isso, converse com seu medico a respeito. Mas grande parte dos motivos de queda de libido são extra-ginecologicos...

Eu usaria camisinha até começar esta primeira cartela...

pode acontecer de não menstruar no intervalo das cartelas e isso não quer dizer que há algum problema, necessariamente. Continue usando o remedio e converse com sua medica

Se fertnon for composto por gestodeno e etinil estradio na mesma dosagem do allestra 30, pode substituit um por outro numa boa! Isso vem escrito na caixa ou na bula

pode usar o qlaira no dia seguinte do termino do cerazette, sim, mas o ideal é iniciar na primeira menstruação.

O anticoncepcional que pode aumentar o colesterol é o medroxiprogesterona de depósito, pelo que mostram alguns estudos. Em geral, os anticoncepcionais não aumentam colesterol.

Nós só vamos saber se é culpa do remédio (que pode ser) suspendendo seu uso..

Dra. Fernanda Santos disse...

Laurinha, eu não consigo, daqui, saber qual o melhor pra você. Eu engordei nos ultimos 9 anos porque comi errado e reduzi absurdamente a atividade fisica que fazia. Desde fevereiro estou cuidando da minha alimentação e caminhando 3 x/ semana e perdi 10 kg até agora, nunca interrompi a pilula por causa disso pois sei que não foi ela que me engordou. Quanto ao yaz, sepre desconfie destes e-mails que falam muito mal de alguma coisa. Será que não é um concorrente falando mal do outro? pense nisso. Digo isso porque varios estudos mostram que o risco de trombose é devido ao estrogênio da pílula que é IGUAL a todas às pilulas. Além disso, nada aumenta mais o risco de trombose na mulher que uma gravidez.

A diferença entre as pilulas de 21 e 28 dias de comprimidos ativos é que pra quem quer mesmo usar sem pausa, compra logo uma caixa que vem com mais comprimidos. Só isso. Não dar pausa na de 21 comprimidos dá no mesmo.

Elisa, o Selene é bom, sim! Anticoncepcional é bom para cada pessoa individualmente. Pra vc pode ser maravilhoso, mas pra sua irmã gêmea, não...

Aline, você tem síndrome de ovarios policisticos? não prescrevo injeção paa este perfil... também não há indicação nenhuma em nenhum caso para se fazer pausa pra desentoxicar nada. tá bom? pilulas a base de drospirenona, desogestrel, ciproterona e dienogest são indicadas para tratar alterações androgênicas.

Fernanda, todoas as piulas podem dar estes efeitos nos primeiros 3 meses, que compreende a fase de adaptação. Se não for insuportável, insista até passar desta fase e aí sim a gente avalia se deu cero ou não.

Depois de 9 dias do qlaira você está segura.

Todos os metodos hormonais protegem contra os miomas e outras coisas. Diane também pode ser usado sem pausa.

Vocês querem me deixar doida... rsss. a mesma pilula que uma toma e engorda horrores a outra toma e emagrece demais... preciso emagrecerm, acho que vou tomar diclin... na verdade a pilua não engorda, nem emagrece, mas a pessoa pode se influenciar com seu uso e por outros fatores, engordar ou emagrecer...

Elisa, mesmo sendo um remedio que ajuda no tratamento das espinhas, em um primeiro momento elas podem piorar. calma e espere um pouco, daqui a pouco as espinhas melhoram. Ela passou esta pilula pq é boa pra este tratamento.

As mamas pode aumentar sim. Vejo isso ser muito comum com o Yasmin...

então gente, to mega enrolada!!!! mas sempre que dá eu venho aqui e consigo responder os comentarios. Desculpem-me o atraso nas respostas.. agora mesmo to entre uma cirurgia e outra e já tenho que ir... beijos em todas!

Anônimo disse...

olá...Não faço a pausa de 7 dias tomando Diane. Nunca tive problemas. No mês de maio fiz a pausa após um tempo longo sem fazer e após 12 dias do início da pílula tive um sangramento intenso como nunca tive antes. Posso ter tido um distúrbio hormonal?? Grata...

Anônimo disse...

Ola doutora boa noite, gostaria de saber se a eficacia do anticoncepcional durante os 3 primeiros meses é a mesma apos esse periodo, se e recomendavel a relação sem camisinha nesse periodo, tomo gestinol 28 estou na segunda cartela e nao tive efeitos colaterais.
Desde já obrigada.

Anônimo disse...

Sou hipertensa! Qual a pílula mais aconselhável para esta situação?
Posso tomar a pílula do dia seguinte?
Posso usar o preservativo juntamente com um espermicida?

Tenho receio de usar só o preservativo...

Anônimo disse...

OLÁ DOUTORA,TENHO 32 ANOS E TENHO ENDOMETRIOSE ,JA FIZ UMA OOFORECTOMIA A ESQUERDA DEVIDO A UM ENDOMETRIOMA DE OVARIO AOS 28 ANOS,O DIREITO ESTAVA NORMAL,POREM APOS 6 MESES DA CIRURGIA SENTI MUITAS DORES DO LADO DIREITO,FIZ UM ULTRA E DESCOBRI Q O OVARIO DIREITO TB ESTAVA COM UM ENDOMETRIOMA DE 88 DE VOLUME DESDE ENTÃO ESTOU TOMANDO CERAZETTE CONTINUO E NUNCA MAIS FIQUEI MENSTRUADA,MEU OVARIO MELHOROU MUITO,AGORA ESTA COM UM VOLUME DE 14,MAS O CERAZETTE TIROU TOTALMENTE MINHA LIBIDO E ME DEIXA SEM LUBRIFICAÇÃO,FORA Q TENHO MUITA DIFICULDADE PARA EMAGRECER E TENHO MUITA RETENÇÃO DE LIQUIDO QUERIA TENTAR O QLAIRA,POIS ESTOU OUVINDO FALAR MUITO BEM DELE,SERÁ Q DA CERTO TB PARA ENDOMETRIOSE?E SE FOR TOMAR ELE CONTINUO PARA NÃO MENSTRUAR COMO FAÇO? DETALHE:JA TENHO DUAS FILHAS E MEU MARIDO É VASECTOMIZADO.DESDE JA GRATA.

isabel disse...

Boa tarde!!!! tomo a pilula microginon, tenho um cisto no ovario direito..
quais os sintomas de cistos?
esta pilula sera que ajuda na diminuiçao da acne e pelos? Agradeço reposta obrigada =)

gislaine disse...

Boa tarde,tomo mesygina queria saber se posso mudar para ciclo21?e como devo tomar?
obrigado

Anônimo disse...

Bom dia Doutora Fernanda
Meu nome é Jaine e gostaria de saber se DIANE 35 é realmente eficaz para a acne?porque estou na primeira cartela e parece que meu rosto piorou.Isso é normal?Vai melhorar?é uma adapitação que o corpo ta tendo?Por favor mi ajuda tó com a minha autoestima tão baixa por conta das espinhas. Ele vai resolver a partir de qual mês.
Aguardo uma resposta,obrigada.

Pensamentos de Laurinha! disse...

Muito obrigada pela resposta Doutora! Verifiquei e percebi que voC~e é do Rio! Que pena! Pois sou de SP e gostaria de ir em seu consultório!
Pois bem, sobre o Yas eu verifiquei no site do yahoo as ocorrências sobre ele! Contudo gosto do medicamento! Conversei com a minha médica e ela disse que posso mmudar para o Qlaira se quiser, e me explicou como fazer! Contudo ainda estou insegura, sobre se de fato isso é melhor! Agradeço sua atenção e gostaria de saber sua opinião sobre qual dos dois tem maiores beneficios! grata! Tudo de bom! Deus abençoe sua família! bjs

Anônimo disse...

olá doutora,meu nome é Aline ,eu tomo diclin há sete anos e gostaria de trocar o remédio para o elani ciclo.durante a troca eu posso engravidar.me responda por favor,estou com muito medo de fazer a troca .o elaninciclo serve pra acne.obrigada.

elisa disse...

oi doutora, minha medica receitou selene pra minhas espinhas, não tenho sop, fiz os exames,mas não consegui , os efeitos colaterais do remedio foram fortissimos e parei de tomar no inicio da segunda cartela, sendo q a medica tinha pedido pra eu tomar por no minimo 3 meses pra adaptar, mas eu passei mto mal com ele e não to tomando mais, será q minha menstruação vai a partir de agora desregular total? o q acontece nesses casos?

Obrigada, adoro suas respostas.

Anônimo disse...

Bom Dia Doutora!
Eu tomo drospirenona todos os dias so que eu fiz relaçao sem camisinha tenho risco de engravidar eu estou disisperada pois so tenho 16 anos. Me ajuda por favor.

Anônimo disse...

Boa tarde Doutora,
Meu nome é Jéssica e tenho 20 e ainda sou virgem, não tendo tomado nenhum tipo de medicamento anticoncepcional. Gostaria de começar a fazer uso deles, com intenção de não engravidar.
Eu sempre tive um ciclo menstrual controlado(tdo mês nos dias certinhos), com duração de 4 dias e mto raramente sinto cólica, meu fluxo menstrual é pouco pelo que pude perceber em comparação com outras pessoas, não possuo casos críticos de TPM e nem de inchaço.
Eu tinha optado pelo Elani Ciclo, mas além de n encontra-lo nas farmácias li mais sobre o assunto e acredito que por ser mto regular posso utilizar um anticoncepcional de ultra baixa dosagem, mas queria q ele também me ajudasse com as espinhas.
Optei pelo Yume ou pelo Mirelle.
Pode me dizer se acha que eles são bons? Sabe me informar algum outro anticoncepcional que possa me ajudar?

Desde já muito obrigada.

Att.

Anônimo disse...

Olá doutora, parabéns pelo blog!!
Meu nome é Marinêz.
Seguinte, tenho uma filhinha de seis meses e estava tomando o Norestin sem interrupção. Sei que a patir dos seis meses eu preciso trocar o medicamento. Posso tomar o anticoncepcional que usava antes de engravidar (Minulet)?? Caso a resposta seje positiva, o uso tem que ser como o Norestin, sem o periodo de descanso (os 07 dias). Uma observação... eu ainda estou amamentando. Um abraço e aguardo seu retorno. Td de bom doutora!

Unknown disse...

Olá Dra. Fernanda!!
Parabéns pelo sucesso do seu blog!!!
meu nome é Nadiesca, meu filho está com 1 ano e ainda amamento, estou tomando a pílula Cerazete, gostaria de saber quais os anticoncepcionais indicados para quem amamenta, notei que este me deixou com muita celulite, isto tem haver com o hormônio ou não? Também o libido...(pra menos)interfere muito neste caso?
Aguardo seu retorno.
Um forte abraço!!!!
Obrigada!!!

Débora disse...

Olá, doutora!
Não tomo anticoncepcional há uns dez anos, mas daqui 15 dias farei uma viagem e provavelmente ficarei menstruada nesse período. Ainda é possível interromper apenas esta menstruação com pílula? Como? Pode ocorrer algum efeito indesejado ou há algum risco?
Obrigada.

carolina disse...

Ei Dr Fernanda adorei seu blog...
Tomei o iumi durante 1 mes e agora vou passar a tomar yaz neste segundo mes,começando no quinto dia depois q o iumi acabou. corro risco de gravidez por serem de laboratorios diferentes,mesmo tendo a mesma quantidade de hormonios?devo usar algum metodo contraceptivo? Obrigada Carolina

Tatiane disse...

Olá, Dr Fernanda, seu blog é bastante esclarecedor e passa bastante confiança. Gostaria q vc desse sua opinião sobre as composições do Gestinol 28, Elani 28 e Tantin 28, e qual deles tem a melhor progesterona. Não tenho nenhum problema de saúde e não vou tomar pilula por questões esteticas, como acne. Minha ginecologista me indicou o Elani 28, mas como ela não me deu maiores informações sobre os outros anticoncepcionais, acabei achando seu blog e gostaria de coração que vc me esclarecesse pois confio no seu trabalho e no seu conhecimento. Desde já agradeço. Tatiane.

Anônimo disse...

Ola doutora Fernanda,

Tenho 37 anos e sao 2 anos que tomo a pilula klaira.
Me sinto muito bem, com exceçao da menstruaçao ser escassa quase inexistente de coloraçao marrom escura e de brevissima duraçao.Isso para mim é otimo, pois antes tinha uma menstruaçao abondante que chegava a ficar anemica (tenho utero fibromatoso com 2 pequenos miomas-camada sotoserosa).Meu unico problema é a insegurança que me da quando vejo que a minha menstruçao é quase zero e de cor escura. Mesmo tomando regularmente e havendo uma relaçao sexual incompleta( pq nao me sinto serena) ainda assim me sinto insegura. Seria o caso de tomar outro anticoncepcional? Obrigada pela sua cordial atençao!
e de cor marrom escura

Mary disse...

Boa Noite Dra. Fernanda!!

Sou da serra de Santa catarina, estou tomano o Qlaira a dois meses, e no terceiro mes me deu infeccao na urina, e tomei o cloridrato ciprofloxacino 500mg, este comprimido pode cortar o efeito do Qlaira? Aguardo seu retorno. Abraços Mary

Anônimo disse...

Boa tarde Dra Fernanda.
Sou de São Paulo Capital tenho 29 anos, minha médica recomendou que eu tomasse MINIAN. Tomo a um ano. só que começou aparecer muitas espinhas no meu rosto. E isso é um carma prá mim pq já sofri com isso antes, no começo descobri que tinha OVÀRIO POLICISTICO então ela me receitou SELENE maravilhoso em 4 meses vi o resultado rápido tomei por 2 anos então ela trocou para MINIAN pq SELENE é muito forte e eu estou querendo trocar por conta propria para SELENE novamente por conta dessas espinhas que apareceram novamente só que eu tenho receio desse FORTE que ela disse. Enfim SELENE é maravilhoso para minhas espinhas e MINIAN tem dosagem menor que SELENE. Preciso de ajuda pode esclarecer.
Aguardo retorno.


att.
Patricia Dantas
pFdantasda@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Boa tarde,
Então vou te contar um fato e por gentileza em de a sua opnião.
Tomo Mercilon Cont a algum tempo,dei um intervalo e voltei a tomar já tem 4 meses.No dia 23/05 iniciei uma nova cartela e no dia 30/05 tive relação sexual sem camisinha,porem já havia sete dias que tinha começado a tomar o remedio.No dia 16/06 menstruei exatemente na data que deveria acabando os tres ultimos comprimidos da cartela,só que me fluxo normal é de 5 dias e nesse mes veio da seguinte forma.Sabado um sangue mais escuro durante todo o dia,já na madrugada di dia 16/06 para 17/06 veio cor de sangue mesmo de sujar a calcinha e eu passar o domingo todo de O.B apezar do pouco fluxo.Só que na segunda d emanha não tinha mais nda.Detalhe que no dia 20/06 fiz um test de farmacia e deu negativo, e ja tinha se passado 20 dias da minha ultim a relação.O fato de vir pouco sangue,durar esse tempo que te falei posso me preocupar com uma possivel gravidez?Ou é normal a diminuição do fluxo com um tempo pela utilização do anticoncepcional?

Anônimo disse...

Olá!!! Eu estava tomando o ciclo 21,mas só q trocaram para o microvlar. Até ao tdu bm só q durante o uso do ciclo 21, eu pensei q havia esquecido d tomar a pilula,ai logo tomei outra . Mas porem eu nao havia esquecido e acabou faltando a ultima pilula da cartela. Em seguida minha menstruacao veio adiantada. E quando comecei a tomar o microvlar ele deu mtas reacoes como: febre,dores abdominais,nauseas e diarreia. Corro o risco de engravidar? Obrigada . Lili

Anônimo disse...

ola eu queria saber se com a menstruaçao eu tomar a pipula se ela vai mesmo embora e que tenho a festa de formatura amanha e a minha mestruaçao veio hoje.

Vivi recomeçando, reaprendendo e blogando! disse...

Olá me chamo vivi, tenho 29 anos e já fui obesa, tenho lutado contra o sobrepeso,mas tenho uma tpm severa, seios e pernas incham absurdamente e retenho muito liquido principalmente nos 15 dias que antecedem a menstruação, tenho ciclo regular, fluxo normal, fui a uma gineco e ela me indicou alexa, gostaria de saber sua opinião.
A uns anos atras tentei tomar pilulas ( evano, microvlar, diane 35), mas todas me deram os mesmo sintomas da tpm mesmo não estando por isso parei, agora vou iniciar o alexa, o que acha??
Obrigada e aguardo ansiosa por sua opinião!!

Michele Souza disse...

Olá... Tive que mudar algumas vezes de remédio pq ao final da cartela a menstruação não desce.... Agora estou tomando Qlaira... No primeiro mês mão desceu pra mim... aí esperei a menstruação descer e voltei a tomar... hj estou no 13º dia e comecei a sangrar um pouco.. isso é normal?

Anônimo disse...

Olá Doutora! Tenho 23 anos e tomo ciclo 21 a 4 anos, no inicio ele não me causava nenhum efeito colateral, mas agora estou sentindo muita dor de cabeça no periodo pre mesntrual, inchaço e variação de humor. Fui ao ginecologista para ver o que podia ser feito e ele me indicou trocar o anticoncepcional para Lervordiol. So que ao pesquisar na internet descobri que a composição dos dois é praticamente a mesma e fiquei na duvida de compensa trocar. Gostaria da sua opnião sobre estes dois remedios, sera que o Lervordiol vai me ajudar?
Obrigado. Carol

Anônimo disse...

Oi doutora,preciso saber como faço pra trocar meu anticoncepcional. tive bb e tomo mocronor, mas nao amamento mais, quero trocar e tomar microvlar, como faço? acabo a cartela do micronor e espero minha menstruação vim ou imendo uma na outra?urgente...ah meu nome é michelen

Malu disse...

Olá Doutora. Estou tomando Cerazette há 7 meses, há 15 dias começou um sangramento discreto que vem aumento com os dias e também com um pouco de cólica. Já estava planejando trocar o Cerazette pelo Evra. A questão é que tenho uma "lua de mel" marcada para a primeira semana de agosto e não gostaria de estar menstruando e nem correr o risco de gravidez.Ainda tenho 12 comprimidos do Cerazette, quando posso começar o adesivo? Já tomei Microdiol, seria o caso de voltar a tomá-lo? Obrigada.Malu

Izadora Lira**** disse...

Olá doutora, tudo bem?
Bom estou com probleminha, estou tomando o Qlaira, estou na 2° cartela, só que ele está me dando muita irritabilidade e sangramentos de escape. O q faço?

Bárbara disse...

Boa noite Drª eu tenho epilepcia miocronica juvenil e meu sonho e ser mae e nao consigo engravidar, sera que seria possivel a senhora me dizer o porque,e como eu faço pra que isso aconteça, e qual a probabilidade de meu bebe nascer com problema de ma formação, agradeço-te desde ja.

Dra. Fernanda Santos disse...

ahhhhhh depois de estar respondendo o penultimo comentario, tudo foi apagado!!! Bom, vou fazer um testinho, então, que serve pra responder todo mundo, ok? espero ajudar!

A pilula começa a fazer efeito logo na primeira cartela, mas existe o periodo de adaptaçao que dura cerca de 3 meses que pode apresentar efeitos colaterais. mas o efeito contraceptivo ja está ocorrendo. Quem toma pilula corretamente não corre risco de engravidar, logo a camisinha teria efeito de prevenir DST s nestes casos. é normal ter bagunça na menstruação nos primeiros meses de pilula. Mesmo as pilulas para tratar acne podem parecer que ela piore no inicio, mas depois tem que melhorar. se você troca de laboratorio, sem trocar o hormônio e dose, não corre risco de engravidar. Quando a pessoa tem acne, ou cresciemnto de pelos, por exemplo deve usar pilula antiandrogênica, como ciproterona, dienogest, drospirenona, e algumas com desogestrel. Quem só toma pilula para evitar engravidar pode usar qualquer uma, teoricamente. Logo, é uma tarefa dicicil decidir qual pilula usar. Pode fazer um sorteio e experimentar uma! a menstruação nao vai cessar no diua seguinte da primeira cartela de pilula... pacientes hipertensas só podem tomar pilula com estrogenio se a pressão ja estiver muito bem controlada. Quem amamenta, mas o bebe já esta se alimentando com outras coisas pode tomar as pilulas comuns. Não tem problema tomar pilula e não menstruar. O melhor tratamento para TPM é cortar a menstruação.
Você pode bagunçara menstruação quando interrompe a cartela no meio, mas isso não vai durar pra sempre
Qualquer anticoncepcional hormonal que você use sem pausa para não menstruar pode ser benéfico para endometriose.
As pilulas tem efeitos particulares em cada pessoa. Mesmo sabendo as propriedades de cada uma, não temos como saber se a pessoa vai ou não se adaptar a ela. Só experimentando.
Todas as pilulas com menos de 50 mcg de estradiol são de baixa dose. as de 35 mcg podem ter maior dose em relação às outras, mas continua sendo baixa dose...
para trocar a pilula amamentando você pode iniciar a nova assim que o ultimo comprimido desta terminar. Não precisa esperar menstruar.
Cipro não corta efeito da pilula.
Na amamentação exclusiva devemos escolher anticoncepcionais a base de progesterona pura sem estrogênio, mas quando ele passa a se alimentar com outras coisas, pode usar qualquer um.
Pra saber qual o anticoncepcional usar, é necessario passar por uma consulta médica. Não dá pra saber pela internet essa resposta, ok?
Quando os efeitos colaterais dos primeiros 3 meses de pilula não são insuportáveis, o melhor é aguentar um pouco e esperar passar esta fase.
Barbara, você deve procurar um especialista em reprodução humana para saber o que lhe impede de engravidar e o que fazer para engravidar com segurança, pois tudo isso depende de exames.... tudo bem?

Anônimo disse...

ola dra estou tomando elani ciclo 21, ha 3 anos sem pausa, sempre tive menstruacao normal, so que dessa vez veiu so marrom, e as vezes rosa claro, e bem pouco, corro risco de estar gravida? grataa.

Anônimo disse...

ahh, e nas ultimas menstruacoes ja vinha diminuindo.

Nathy disse...

Bom dia Doutora! Comecei a tomar o Siblima, mas ele deu alguns escapes comigo.. então comecei a tomar o Elani 28, eu posso fazer a pausa de 7 dias sem preocupação? Li em alguns sites que como o Elani 28 é um anticoncepcional para uso continuo, se ocorrer a pausa, o remédio perderá seu total efeito... é verdade? ou posso fazer a pausa de 7 dias tranquilamente tomando o Elani 28? Obrigada. N

Anônimo disse...

OLA DOUTORA, GSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA TOMO A MESYGINA JA TENS UNS 8 MESES SABENDO QUE ALGUNS MESES ATRAS DESREGULOU MINHA MESTRUAÇÃO MAS SO QUE ESTE MES É PARA DESCER DIA 07 E NAO DESCEU E EU TENHO QUE TOMAR DIA 15 NOVAMENTE, MAIS ESTOU SENTINDO MUITA COLICAS E DORES NAS PERNAS...SERA QUE POSSO ESTAR GRAVIDA....URGENTE....

Anônimo disse...

oi doutora, sou nova aqi me chamo beatriz e gostaria de tirar uma duvida aqi no mes de junho no primeiro dia da mnha mestruaçao dia 13/06/2012 começei a tomar selene, dei a pousa de 7 dia so que mnha mestruaçao deceu no 8 dia de hoje 11/07/2012 comecei a tomar neovlar, ja avia tomado a mto tmpo atras so que mnha medica mudou pra o selene pq tnho policistico no ovarios, so que aqi o selene tava em falta como eu ja tinha tomado o neovlar a tmpo começei tomar ele de novo sem o conhecimento da mnha medica. quero saber se tem o mesmo efeito ou nao, sei que a senhora é mto oculpada e nao tenho certeza se vou conseguir ler a sua resposta.. vou deixar meu email. biahtabrandao@hotmail.com obrigado bjs e fique com DEUS, esqueci quero mto engravidar ja tomei tbm clomid pra ovulaçao no ano passado, eu engravidei so que perdir e estou tentando de novo so que mnha mestruaçao é inrregular so regula com o anticoncpicional.. beijos adorei seu blog

Anônimo disse...

Olá Doutora,tenho 30 anos e pela primeira vez estou tomando anticoncepcional.Fui ao ginecologista e ele me receitou Nordette.Estou na segunda cartela e percebo que meus cabelos estão caindo bastante,será que tem ligação com a pílula?Esse medicamento engorda?A partir de qual cartela já posso ter relação"despreocupada"com meu namorado?A senhora teria algo de bom ou ruim para me informar sobre ele,minhas amigas do trabalho nunca usaram.Desde já agradeço..!

Anônimo disse...

so mais uma coisinha me explique melhor a diferencia de selene e o neovlar, se o neovlar tbm ajuda a pessoa a ovular, vou tomar ate 3 meses , nao gosto mto de remedio so tomo pra regularizar mnha mestruaçaovou colocar aqi o resultado da ultra-songrafia trans.o utero ta normal com espessura de 5,8mm. volume:52cm3. ovario dereito topograma e dimensoes normal. dimensoes:2,8x3,6x3,9cm nos seus maiores diametros longitudinal, transversal e anteroposterior respectivamente. volume de 10,7cm3..ovario esquerdo topogravia e dimesoes normais. dimen:3,3x2,1x2,4cm nos seus maiores diametros longi,transversal e antero-respectivamente. volume:9,4cm3.. conclusao: ovarios com aspecto de policisticos. gostaria de saber se esse cistos impedi de engravidar.. bjs é a mesma beatris.. biahtabrandao@hotmail.com que DEUS proteja sempre vc é a sua família

Anônimo disse...

desde já agradeço, desculpe mnha nete ta mto lenta por isso que esqueçi de te agradeçer... bjs bia

Anônimo disse...

Olá..Comecei a tomar Siblima, porém, por ser fraca, o medico trocou por Elani 28, mas n entendi direito como fazia a troca, então acabei a cartela de Siblima, fiz a pausa de 4 dias e comecei a tomar o Elani no 5º dia.. Estou na 20º pilula de Elani 28 e tive relaçao sexual sem camisinha.. corro algum risco? ouvi dizer que quando troca de anticp, deve-se esperar 3 meses para estar protegida, é verdade? fiz a troca corretamente? é a 1º vez q tomo pilula e tenho 21 anos, estou insegura em relação a troca de pilula e sua eficácia.. o Elani 28 é complicado q por não ter pausa, n tem menstruação, e fica complicado saber se esta gravida ou n.. ele é menos eficaz? Obrigado desde ja

Anônimo disse...

Olá, doutora.
Maravilhoso seu blog, parabéns.

Tenho 46 anos. menstruo normalmente, mas agora vou começar a tomar Qlaira, pois tenho muito medo de engravidar. Tenho muita queda de cabelo.Será que pode piorar?

Patricia disse...

Dra boa noite
Me chamo Patricia e a 3 Meses tomei uma injeçao chamada Demedrox,porem antes eu aplicava outra injecao tb c duracao de 3 Meses mas para quem esta amamentando agora me esqueci o nome,Durante muitos nos antes de ter meu primeiro filho tomava microvlar eu li que certas pilulas devido a retençao de liquido pioram o estado da cellulite o que deve ser verdade pois nao me alimento mau e nem sou sedentaria porem ao longo de 6 a 7 anos minhas celulites pioram cada vez,mais sem contar que sofro de acne nas costas e rosto.BOm qdo pensei que havia encontrado minha salvaçao nas pilulas com a substancia chamada Drospirenona que prometem diminuir a retençao de liquidos bem como amenizar a acne ,veio minha trizteza visto que segundo pesquisas essa substancia aumentam em 6 x mais o risco de uma trombose e que entre todos os outros componentes de uma pilula este e o de maior risco para a trombose.Minha duvida qual pilula usar para n acabar piorando o meu Caso "retençao de liquido X acne" ou melhor ja que q sra nao pode indicar marcas me diga quais composiçoes devo evitar e quais devo utilizar na hora de escolher uma pilula anticoncepcional?por exemplo Devo usar uma pilula sem esteogeno ,sem Progesterona,ou com quais componentes?me chamo Patricia e tenho 28 anos obrigada adore o blogg mas pensei que iria encontrar mais mulheres com as mesmas duvidas que eu mas acho q poucas estao peeocupadas com a tal trombose ja eu to apavorada desde que li as reportagens.obrigada

Patricia disse...

Ha mais uma coisa n to preocupada se vou engordar pq faço dieta e exercicios mas sim.c acne e celulites,vou fazer uma consultant mas vivo em Luanda sou Brasileira e estou atras se um medico(a) Brasileiro(a) para me orientar melhor.bjs

Anônimo disse...

Olá, doutora Meu nome e Andressa tenho 15 anos pela primeira vez fui ao um ginecologista hoje ele me examinou e tudo me receitou Micronor Noretisterona 0,35mg pois tava com fluxo muito grande de 23 dias quais as precauçoes que devo tomar ja que ele me recomendou a tomar um por dia gostaria de saber como que eu faço para me adaptar a esse remedio . Também gostaria de saber se e normal a mestruação ficar praticamente 23 dias sem nenhuma pausa , toda vez que eu mestruo eu fico muito de cama pois sempre me da ansia de vomito muitas dores no pé da barriga vem muito vc poderia me ajudar

Anônimo disse...

Olá doutora minha filha de 16 anos e já faz uso do Diane 35 há mais de 2 anos para tratamento de ovário micropolicistico, porém gostaria de saber se ela poderia trocá-lo pelo Mercilon Conti, pois ela recisa perder peso e percebo que o Diane não facilita nesse processo, e como faço uso do mercilon que nãi causa nenhum efeito gostaria de saber se podemos trocar.

Dra. Fernanda Santos disse...

Você pode usar o Elani 28 com ou sem pausa, desde que a pausa não ultrapasse 7 dias. Ele apenas vem com 28 comprimidos para facilitar a vida de quem quer usar sem pausa.

Se você usa a Mesygina a cada 30 dias não falha. Fique tranquila.

O Selene não pode ser substituido pelo Neovlar sem que vc use método adicional nesta nova cartela! São completamente diferentes e se você tem ovarios policísticos, ele não é indicado.

Nos primeiros 3 meses de pilula é normal acontecer efeitos colaterais. Queda de cabelo não é dos mais comuns, mas até pode acontecer. Engordar? não mesmo. E como toda pilula, depende da pessoa. Todas são boas para cada pessoa. Só experimentando pra saber. A partir da segunda caixa você pode ter relação tranquila!

Nenhum anticoncepcional ajuda a ovular! é o contrario! ele é para não ovular, e, assim, previne a gravidez. O Selene serve para quem tem a antiga síndrome dos ovarios policísticos, o neovlar não é indicado para isso. Mesmo assim o selene deve ser tomado para estes casos enquanto a pessoa não quer engravidar.

Elani 28 tem a mesma eficácia de todas as pilulas. por ser continuo diminui a chance de vc engravidar. Em nenhum caso vc deve esperar 3 meses para ter relação desprotegida! os laboratórios dizem pra se proteger durante 9 dias em média, eu é que prefiro esperar terminar a primeira cartela.

Não dá mesmo pra saber se o Qlaira vai ou não piorar a queda de cabelo... não é uma queixa comum entre as usuárias...

Patricia, nada aumenta mais o risco de trombose que a gravidez! Desconfie de certas reportagens na internet... Nunca nenhum trabalho científico conseguiu provar que esta progesterona aumenta o risco de trombose. O que aumenta o risco é a dose de estrogênio e não o tipo de progesterona.

Andressa, você está amamentando?

Daqui eu não posso dizer se pode ou trocar o diane pelo mercilon. Ambos são bons para ovario policistico.

Anônimo disse...

Doutora Fernanda obrigada por exclarecer minhas dúvidas.Já falei da senhora para todas as minhas amigas..!Parabéns pelo belo trabalho.

Anônimo disse...

Olá doutora o medicamento Yasmim também é eficaz para o tratamento de ovário micro policístico?????

Anônimo disse...

Dra. Fernanda.

Eu estou sem convênio médico e gostaria de esclarecer uma dúvida boba, eu tenho ovário policísticos e estou tomando anticoncepcional yasmin(o genérico ems), foi receitado por um médico a 1 ano e 3 meses eu tomo este medicamento e meu organismo se deu super bem, regulou a menstruação e oleosidade da pele, porém ainda sinto cólicas na menstrução e acho muito desconfortável menstruar, principalmente agora que tenho vida sexual ativa. O que eu gostaria de saber é se posso tomar o Elani 28 comprimidos para cortar a menstruação sem problemas pelo fato de eu ter ovários policísticos? Eu gostaria de saber também se é seguro tomar anti-concepcional para previnir gravidez tanto com 21 comp. quanto com 28,eu nunca esqueço de tomar, gostaria de saber qual o risco de ue engravidar só tomando a pírula, pois eu acredito que tenho alguma alergia a camisinha porque me deixa irritada a pele e com coceira e ardência (sei que é da camisinha pois sinto sempre quando uso). Ou se a injeção é mais segura.

Por favor me ajude pois eu vou casar e não quero usar camisinha e nem ficar menstruando todo mês.

Obrigada

Anônimo disse...

Olá dra.
Estou aqui pq tenho alguns problemas como endometriose, cisto e um problema de acne terrível, tomei o medicamento ruacutan por 1 ano e durante esse processor não tomei anticoncepcional, agora fui ao ginecologista e ele passou o Qlaira, mas li na bula e la diz que ele pode dar acne, por isso estou aqui para saber se isso realmente acontece e se sim qual o melhor para controlar os problemas relacionados a pele?

Obrigada

Anônimo disse...

Oláa Drª Fernanda!!! meu nome é Rafaela tenho 25 anos, e comecei a tomar pílula para tratar de cistos no ovário, porém já estava decidida a tomar, antes mesmo de saber que tinha ovários policisticos!! o ginecologista receitou o Elaine Ciclo tomei a primeira cartela dele e pedi para que ele trocasse pois tinha achado esse mto caro!! e tbm estava me dando nauseas e tontura, o médico trocou pelo Level, que é bem mais barato!!! este porém não me deu reação, mas fez estourar espinhas em meu rosto, e estou um pouco inchada, estou com medo de continuar tomando ele e engordar, pq já tenho tendência a ganhar peso!! e continuar com as espinhas!!! o Level é mesmo bom??? o que a senhora acha sobre ele?? e fora esses dois quais são bons e baratos??? qual a senhora me indica que não engorde, limpe o rosto, e seja barato!!! desde já agradeço!!! mtoo Obrigado pela ajuda!! DEUS te abençõe!!!!

micheli marques disse...

Boa noite doutora!! amei esse espaço que vc se dedica!!
tenho 30 anos e toda vez q tomo pilulas anticoncepcional (Yasmin, belara,Minulet entre outras....) minha libido vai lá em baixo....o que eu devo fazer ou existe algum anticoncepcional que pode nao interferir nisso??por favor me ajude....desde já agradeço...

SM disse...

Boa tarde Doutora,

Tomo Mercilon a muitos anos nunca tive problemas no entanto vim de ferias para Espanha e este mês comecei a tomar Suavuret, que tem a mesma composição e dosagem do Mercilon, pois aqui não há Mercilon. Gostava de saber se tenho de ter cuidados complementares este mês e se posso voltar ao mercilon no próximo mês sem problemas, pois é quando volto de férias.

Muitos parabéns blog, pela vontade e disposição em ajudar as pessoas :)

Cumprimentos,
SM

Download disse...

Bom dia, doutora! Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho 33 anos, 2 filhos e já fiz a ligadura de trompas há quase 5 anos. Após ter operado meu fluxo menstrual aumentou muito e a TPM é fortíssima (irritação, dor nos seios, cólica, dor de cabeça...)Por isso queria muito parar de menstruar. Fui a uma ginecologista que me passou Yaz, tomei por dois meses e passei os dois meses com escapes quase diários, foi muito chato. Não aguentei e foi a outro ginecologista que me passou o Cerazette, que é sem pausa. Vou começar a tomar hoje, mas já li vários comentários de usuárias que não se deram bem e não pararam de menstruar e ainda tiveram diminuição da libido. Fiquei muito assustada, pois quero muito parar de menstruar de vez e preocupada quanto a questão libido, já que não ando muito animada, imagina se piorar... Por favor, me tire essa dúvida, o Cerazette pode funcionar pra mim sem esses transtornos?
Desde já agradeço!

Anônimo disse...

Olá, doutora! Descobri seu blog hoje e gostei muito, parabéns! Eu só queria tirar uma dúvida contigo: é que comecei a tomar o anticoncepcional Qlaira esse mês e ontem tomei a primeira das 2 pílulas brancas (aquelas meio placebo)e minha menstruação veio pela manhã, mas muito estranha (pouco sangue, cor de caramelo) e já está dando sinais de final de ciclo. Isso é normal? Qlaira diminui tão drasticamente a menstruação? minha ginecologista não me avisou nada sobre isso previamente...

Anônimo disse...

Dra meu nome é Márcia fiz 5 cesárias, meus filhos já são grandes 23,20,19,15 e 13 anos, dois casamentos, enfim a mais ou menos 11 anos tinha um dignóstico de endometriose, fiz ablação de endométrio e a uns 9 anos fiz uso de Zoladex, de lá pra cá venho levando minha vida, depois do Zoladex engordei uns 10 quilos e foi difícil perder na verdade não perdi até hoje, tive a uns 6 anos uma depressão séria tomei vários antidepressivos, e hoje com 38 anos fui diagnosticada de 2 pequenos miomas no utêro e cistos no ovário esquerdo. O que eu queria sua orientação é no sentido de que minha GO me passou o Gestinol, estou na quarta cartela e sangro como menstruaçao normal a mais de 20 dias, já falei com ela e ela me fala que é normal, não acho isso normal, já estou com fraqueza, tomo fluoxetina, Glifage 500mg, clonasepam a noite, e antes tomava Dilin e era ótimo, então ontem comprei e voltei a tomar não aguentava mais sangrar imediatamente hoje acordei e já estou só com aquela borrinha marron, na no primeiro comprimido. Fiz mal? O Diclin pode agravar os miomas? Estou tão preocupada. Por favor me oriente. Parabéns pelo Blog e a disposição em ajudara todas nós.

Abraços.
Márcia.

Anônimo disse...

Oi Doutora, olha tenho um serio problema, não consigo ter orgasmos qdo tomo pilula, tenho que parar a pilula e só depois de ums 30 dias volto ao normal, o que eu faço estou desesperada, moro no interior e já fui nós dois medicos que tem aqui mas nenhum resolve meu prooblema. O QUE EU FAÇO DOUTORA? ME AJUDA POR FAVOR, ESTOU DESESPERADA.

Att,
Vera

Jeitinho pra decorar disse...

Olá dra, estou querendo engravidar, mas tenho ovários policisticos. Fui a médica e ela me receitou o Elani 28 durante 3 meses sem interrupção para "limpar" meu ovários. Estou tomando a aproximadamente 2 meses e meio. Antes de iniciar o uso fiquei muito feliz em saber que ficaria 3 meses sem menstruar, mas durante o tratamento estou sofrendo muito com a realidade. O uso não está sendo nada agradável. Desde junho venho tendo vaginite (fungos) que mesmo com pomada ginecológica e remédio oral não curam, seios completamente inchados e intocáveis, cólicas que nunca tive, dores de cabeça junto com dores no nariz ao respirar (como sinusite) e sangramentos irregulares. Enfim, estou em contagem regressiva para com os últimos 10 comprimidos e gostaria de saber se este método está correto e após este tratamento pode haver realmente uma melhora nos cistos e a possibilidade de gestação? Obrigada! Cecília

Anônimo disse...

Olá Doutora Fernanda! Sou a Vanessa Cardoso!
Parabéns pelo blog e pela preocupação em estar auxiliando as mulheres ;)
Estou na terceira cartela do anticoncepcional Level, porém todo mês fico cheia de espinhas e cravos pelo pescoço, rosto, costas. A médica prescreveu justamente para me ajudar. Devo esperar? quanto tempo? Será que a baixa dosagem faz a pilula demorar para agir?
Um adendo: Faço uso de Fenobarbital há alguns anos. Ele provoca acne? e a pilula não vai limpar a minha pele?
Agradeço imensamente a sua ajuda!!
Abraços e sucesso!!!
Vanessa

Fabiana Buarque disse...

Bom dia!!
Uso Mercilon Conti a +/- 6 anos, e notei que a +/- 2 anos comecei a engordar. Mesmo que eu faça dieta, não emagreço, engordei 15Kg +/-. E a +/- 6 meses, minha TPM aumentou muito e minha menstruação não está regular, como era. O que faço?
Obrigada, Fabiana Buarque

Valéria disse...

Boa noite!
Bom, eu me chamo Valéria, tenho 31 anos (quase 32). Iniciei o uso de pílulas apenas no ano passado, pois tinha uma rejeição muito grande, embora minha médica sempre me desse sermões do tipo: "Medo de anticoncepcional? vc deveria era ter medo de engravidar fora de hora, isso sim..." Eu apenas usava preservativo mesmo, até que decidi quebrar barreiras (e deveria ter quebrado a mais tempo, porque: ô maravilha, a relação sem a camisinha!!!) e iniciar o uso de pílulas! O primeiro que me foi receitado foi o Yasmin, mas não cheguei a tomar, ainda pelo medo. Quando iniciei de fato, foi o Diminut, passado pela médica... Eu não queria um de alto custo na época, mas me custou muito caro, em outros sentidos... Só consegui tomar duas caixas, porque ele me fez muito mal! Tinha um mal estar constante, problemas gastrointestinais intensos, dores nos seios e uma sensação de inchaço absurda, além das náuseas. A médica me falou que eu deveria insistir, que poderia ser a fase de adaptação apenas, que eu tentasse chegar à terceira cartela, mas realmente não consegui... Meu período de paz foi no período de pausa, ou seja, quando não estava tomando essa "bomba"!

Valéria disse...

CONT. Quando comecei a segunda cartela, as reações voltaram com tudo... Fui à médica e pedi pelo amor de Deus que ela me desse outro nome, porque o Diminut eu não tomaria nunca mais! O pior era a disenteria constante que eu tinha... péssimo! Foi quando ela me sugeriu o Cerazette, dizendo que ele não era combinado, por isso era mais suave... Conversei com uma amiga que tinha tomado na pós-gestação e ela realmente me falou que o remédio era muito bom, que eu podia confiar, pois se poderia ser usado na amamentação, e não haveria nada para prejudicar um bebê, muito menos a nós. O único ponto negativo pra ela (que não foi para mim), foi o fato de ser de 28 comprimidos, e não menstruar. Iniciei no final de agosto de 2011... Passei os 3 primeiros meses praticamente todo com sangramento, mas sabia que poderia acontecer... Parava 10 dias, voltava 6; parava 7, voltava 12, parava 12, voltava 17... e assim fui caminhando na fase de adaptação, e o sangramento parou de vez, até hoje. Só tive sangramento novamente mês passado, um escapezinho, em 3 dias, mas coisa pouca, de manhã cedo, mas depois do banho não havia mais... Cerazette é uma mãe! Anticoncepcional maravilhoso, eu realmente recomendo! Nada agressivo, eficaz... porém, tem um ponto negativo pra mim, que não é certamente para a maioria das mulheres: perda de peso. Ele me enxugou muito!!! Sempre fui magricela desde criança... E mais ou menos aos 28 anos comecei a ganhar "peso e gente", e estava satisfeitíssima! De 44 passei para 55. Excelente, com a autoestima no céu! Com o uso de Diminut cheguei a 57, já me sentia acima do peso, reclamava dos culotes, e ficava preocupada em aumentar... completando quase um no de cerazette, pasmem: estou com 48 quilos e desesperada! Não posso mais perder peso, ele me enxugou demais!

Valéria disse...

CONT. Minha amiga relatou realmente que perdeu peso, o que achou ótimo (e está querendo voltar a tomar), porque perdeu o peso que adquiriu na gestação. Minha psicóloga também mencionou que quando usou o cerazette após a gestação, perdeu peso também, a ponto de parar de tomar porque estava ficando magrinha demais. Fiz algumas pesquisas de nomes de anticoncepcionais e fui à médica. Ela não queria que eu mudasse, disse que geralmente as mulheres reclamam de aumento de peso, até que falei que iria mudar por conta própria. foi quando ela me passou o Qlaira. Estarei iniciando amanhã, estou ansiosa... A médica da minha amiga que mencionei acima também passou para ela, mas ela está com medo de tomar por ser novo... Acabei ficando um pouco também, até porque já uma outra amiga disse que tomava oi mercilon há mais de 10 anos e jamais trocaria por um novo, por medo. Mas medo mesmo eu tenho realmente é de ficar mais magra, ou de morrer com crises de intestino. A médica de uma outra amiga passou também, só que ela terminou o namoro e não chegou a iniciar. Gostaria de saber se, mesmo que você relate que ele não aumenta o peso, se posso ter a esperança de ao menos recuperar o meu... confesso que estou receosa quanto aos danos gastrointestinais (trauma deixado pelo diminut), até porque eu tenho gastrite... Se ele for realmente bom, pra mim, é se me ajudar recuperar meu peso, s e não me deixar com acnes (nunca tive tendências) e se não me deixar com problemas gastrointestinais... Posso ficar tranquila, doutora, ou isso é relativo, diante do meus histórico? E quanto à questão de trombose? Meu pai precisa fazer cirurgia, já teve embolia pulmonar duas vezes... Estou ansiosa para iniciar o qlaira! E esperançosa também...
Um abraço!
Aguardo retorno! ;)

Anônimo disse...

tomo mercilon conti a 4 meses e tenho crises de ansiedade
prescizo tomar fluxetina gostaria de saber se tem contra indicação obrigada claudia

Anônimo disse...

Ola Dr. sou Adriana,eu não tenho espinhas,não estou acima do peso, minha mestruação é regular,mas tenho pelos no buço e queixo,posso me considerar com policistico?Não sendo policistico tomando pilula esses pelos podem diminuir,e tem que ser uma pilula especifica.Problemas na tireoede pode causar pelos no rosto(OBS: não tenho problemas na tireoede).
Obrigada e boa tarde

yohanna silva disse...

oi DRa meu nome e hanna e tive minha primeira relação apouco meses fui no medico ele não passou nenhum remedio so pra eu fazer uma ultrasonografia e ultra vaginal mas fui na assistente social falei ela falou pra eu tomar o REMEDIO CICLO 21 no primeiro dia após a mestruação tomei sendo que comecei a passar mal muito enjoo tudo que eu sentia vinha enjoo ,tontura muita mesmo, meu namorado dizia que fiquei verde amarela .com isso parei no 3 dia de toma remedio porque não aguentei isso em mim e com isso a minha mestruação veio duas vezes no mês agora depois de dois meses meu namorado reclama da gente usar CAMISINHA porque machuca ele e comigo pra minha tragedia tenho alergia camisinha .

não sei o que faço ele quer que eu tome enjecção mas tenho medo de alguma reação alergica porque ja tenho 7 alergias

ex:crustacio,dipirona,corantes,etc.

por favor DRA responde oque faço ?



obs: acho que tenho muito homonio tenho bigode e meus pelos cresce rapidamente faço agora e volta em 1 dia e meio as vezes 2 dias

Anônimo disse...

Olá dra. Tomava diminut, e meu medico devido a dor de cabeça, mudou para Yasmin. Com o passar do tempo começei a sentir muita dor nas pernas e inchaço. Passei um e-mail para o laborátorio que me orientou parar de usar o medicamento. Estou nos ultimos comprimidos e não posso parar de tomar o anti, pois temo gradivez. voltou ao diminut até a conulta médica? que é só em setembro?
O que acha do belara. Ele realmente ajuda na baixo libido? Pois a minha ficou a zero com o Yasmin.
Me ajude por favor.
Edilza

Anônimo disse...

Doutora. Ouvi dizer que minipilulas não são confiaveis. Tenho uma prima que há dois anos ficou gravida e ela tomava minipilula, aquelas de posto de saude. Sofro muito com enxaqueca e li na net que o cerazete é bom pra quem tem esse problema. Porém, ele é o minipilula, e tenho medo de engravidar. O que a doutora me diz. Conheci o blogo atraves de uma amiga... Muito legal....

elaine disse...

ola,eu tenho ovorio policistico e gostaria de saber se a mini pilula tb ajuda no combate do ovario policistico

Tina disse...

PARABENS, pela dedicacao!! Estou impressionada com esse blog!! Apredi muuuuito!!! Agradeco!!:-) Dr. Fernanda, tenho 39 anos e posssuo miomas dos tipos submucosos, subserosos e intramural. Me queixei com a medica q estava com muito sangramento, colicas e impedida de realizar algumas atividades diarias, e ela me receitou Tamisa 30. Ja tomei cerazette, miranova e todos me causam colicas muito sofridas, sangramentos e alteracao de humor...fico insuportavel e afeta meu relacionamento afetivo. Acho q meu organismo nao se adapta com progesteronas sinteticas. Fiquei muito animada com a expectativa de nao menstruar. Sofri mais com os anti do que qdo nao tomava nada. Suspendi a cartela ontem. Talvez a histeroctomia seja a solucao para mim! Grata!

Edilaine disse...

Olá Dra, parabéns pela iniciativa colaborativa!Aproveito a oportunidade para saber o que acha sobre anticoncepcional x varizes. Tenho 29 anos, mas desde cedo, sofro de dores nas pernas e vazinhos. Iniciei o uso de pílula aos 25 anos o que aumentou o quadro. Aos 26 anos fiz a cirurgia de varizes e o angiologista tirou até a veia safena da perna direita e daí comecei a fazer o tratamento estético nas pernas. Ele disse que o anticoncepcional influencia decisivamente na piora do quadro. Mas o ginecologista argumenta que não existe relação nisso, e me indicou o siblima, com menor taxa hormonal. Mas os vazinhos se multiplicam e as dores e inchaço nas pernas permanecem. Agora vou iniciar com Qlaira para ver se diferencia em algo. Assim, pergunto: existe alguma pílula que não surte em varizes e inchaço?será que preciso fazer tratamento com outro especialista, além de gineco e angio?existe algum remédio que possa diminuir a dor e inchaço na perna? Aguardo sua preciosa resposta. Obrigada, Edilaine.

Carolina disse...

Edilaine, tb tenho essa duvida, sera que existe algum tipo de pilula que tenha menos impacto?
Ou qq hormônio, independente da dosagem, eh nocivo para o quadro??

FERNANDA SANTI disse...

Dra parabéns pelo blog e por auxiliar com presteza nossas duvidas.
Gostaria de saber se existe algum progestageno que tenha um perfil mais seletivo... Já utilizei drospirenona e inchei muito. Gestodeno ou desogestrel, qual o melhor? E qual a diferença entre eles?

Andrea disse...

Olá doutora!

Tenho uma dúvida. Tenho 24 anos e tenho ovário policístico. Minha médica me indicou o Yasmin. Estou terminando a terceira cartela (último comprimido amanhã). Após o início do medicamento comecei a ter muitas espinhas e tive a paciência de aguardar os 3 meses que dizer ser de adaptação. No entanto, faltando apenas 1 comprimido para terminar os três meses e ainda estou com muitas espinhas. Já devo procurar minha médica para trocar o anticoncepcional ou na próxima cartela eu devo ter melhores resultados?

Obrigada!

Janaynne Lima disse...

Oi Dra. Fernanda,

Sei que já faz uns dias que não consegue responder a todos os posts, até porque esse assunto gera muitas dúvidas, mas por favor responde o meu porque estou super preocupada comigo. Meu ginecologista aposentou e vou nele desde a minha primeira consulta e agora não sei o que fazer porque não terminei ainda as três primeiras cartelas do novo anticoncepcional que estou tomando que é o QLAIRA e estou cheia de efeitos colaterais que eu não sei se podem ser por causa do remédio. Bom estou tomando o Qlaira a dois meses e meio e no meio da segunda e dessa terceira que ainda estou tomando minha menstruação veio, não deixei de tomar nenhum comprimido, ela veio bem pouquinho mas ele tinha me explicado que seria assim mas não no meio da cartela. Além disso, estou MUITO stressada, com muitas mudanças de humor durante um único dia fico feliz, triste, chorona, de tudo quanto é jeito independente de estar perto ou longe de terminar a cartela. Também percebi que estou coceira incessante no meu couro cabeludo. Como eu disse não sei se é por causa do remédio mas antes eu não tinha isso e a coceira é como se fosse uma alergia, minha cabeça está toda ferida e não para, já troquei o shampoo e condicionador por várias vezes, já usei até de bebê e não melhorou. Comecei a ter algumas espinhas na testa e nas entradas da testa onde tem cabelo, coisa que eu nunca tive. E minha libido diminui muito também. O que eu faço? Eu não sei se deixo de toma-lo e volto para o meu antigo que era o Selene. Anticoncepcional pode dar mesmo todos esses efeitos? Tem algum médico ginecologista em Brasília que você indique? Obrigada e saiba que adimiro muito você por ter já tanto trabalho e ainda ter esse blog para nos auxiliar. Parabéns sua profissão é linda!! Beijos Janaynne Lima.

Gustavo Thomaz disse...

Bom dia doutora.

Me chamo Gustavo, sou bioquímico. Certa vez participei de um curso e o palestrante citou a interação entre o uso de anticoncepcional com o uso de filtro solar. Não lembro exatamente se o que foi citado, foi que o uso frequente de FPS diminuía a ação e efeito do Anticoncepcional. Como minha esposa faz uso diário de FPS fator 100 e Yasmin, gostaria de saber se a informação é verdadeira!

Onrigado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá drª Fernanda, me chamo Viviane,tenho 27 anos e tomo Qlaira a 1 ano e meio por indicação do meu ginecologista,logo de inicio ele foi a solução para todos os meus problemas,fluxo intenso,TPM braba,colicas infindaveis,enfim tudo se resolveu só que de uns meses pra cá meus seios estão ficando inchados e muito sensíveis e a TPM tem voltado, queria saber se isso é normal depois de tanto tempo tomando o Qlaira. Outra dúvida eu e meu marido pretendemos engravidar no próximo ano como devo proceder é parar de tomar o Qlaira o devo procurar um ginecologista. Bjos fico no aguardo

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se fluoxetina diminui a eficácia do anticoncepcional Belara. Obrigada!

Carolina disse...

Olá Dra!
Quem toma pilula combinada tem tpm?
Duvida que nao cala, pois nao suspende a ovulação?
Obrigada

Carolina disse...

Quem toma pilula menstruar eh de fato necessário? Pode ser uma
opção de livre escolha mesmo pra quem
n quer sangrar?

Camille disse...

Olá. Estou tomando o anticoncepcional injetável de 3 meses chamado de Demedrox (também estou amamentando meu filho de 3 meses.) minha vida toda, minha menstruação foi moderado e durava até 5 dias. pois este é a primeira vez que menstruo tomando esse injeção. chegou dia 27. Hoje já faz 7 dias que para mim não é normal. também hoje acordei com bastante tontura. cheguei a me preocupar. Queria saber se tudo isso que estou sentindo é normal tomando Demedrox. Também sinto náuseas as vezes.
Obrigada pela ajuda. <3
Camille

Dra. Fernanda Santos disse...

Yasmin tem atividade anti androgênica, portanto também serve para quem tem ovários microcísticos.

Tomar yasmin sem pausa ou Elani 28 (que tb é sem pausa) dá no mesmo. É o mesmo hormônio, vendidos por laboratórios diferentes.

Em qualquer bula de anticoncepcional tem escrito que pode dar acne. Isso pode acontecer nos primeiros meses de uso, mas depois, isso passa e o Qlaira, por exemplo, é ótimo para quem tem este problema.

Não tenho como receitar remédio pelo blog, mas existem outros mais indicados para quem tem ovario policístico. Converse com seu ginecologista, ok?

se o remedio que vc está tomando aí tem a mesma dose do mercilon, pode migrar de um para o outro sem problema algum.

todo anticoncepcional pode reduzir a libido, Mas não é todo mundo. Não tem como saber qual vai diminuir a libido e em quem, pois o mesmo que reduz em você não muda nada na sua irmã gêmea, entendeu?

A maior parte dos anticoncepcionais com a proposta de cortar a menstruação pode provocar escapes durante os meses iniciais. Isso acontece com algumas pessoas. É ter paciência e esperar um pouco. Se vc continuasse com Yaz, logo logo ele ia cortar sua menstruação. Era só pasar a fase de adaptação... com o cerazette é a mesma coisa. No início pode provocar escapes. Com o tempo, pode parar de menstruar. Depende do seu organismo.

O sangramento entre as cartelas do Qlaira pode ser bem reduzido, sim. Como o seu. Isso é uma vantagem!

Nõa há problema algum em você ter mudado para o Diclin.

Desculpe, Vera, mas você precisa de uma consulta médica, o que fica inviável pelo blog. Con verse com seu médico sobre a possibilidade de usar um remedio só com progesterona....

Cecíia, é qua a proposta foi usar a pílula pelo tempo exato que dura a fase de adaptação do remedio, onde ocorrem estes sintomas todos.. alguns médicos optam por fazer esse tratamento com 3 meses de anticoncepcional primeiro. Faço isso quando a pessoa tem um cisto que quero ver se ele reduz ou some com o remédio.

Vanessa, espere passar a fase de adaptação, mas o Level não é antiandrogênico. Existem remédios com efeito melhor sobre a pele.

Fabiana, investigue a causa do seu ganho de peso. Certamente não é do anti concepcional. Quanto à TPM, se ele não resolveu, peça um novo anticoncepcional para seu médico, ok?

Valéria, anticoncepcional não engorda, pode apenas causar retenção de líquido (ganho de 1 a 1,5Kg) e também não emagrece, diretamente. O que acontece é que você pode ficar tão tranquila tomando o remédio, que a TPM passa, a ansiedade passa, e você come menos. E perde peso. Qlaira e cerazette são excelentes. A adaptação depende de cada organismo!

Qualquer remedio pode causar acne nos primeiros 3 meses. O ferane 35 trata acne, logo, isso deve se resolver nos primeiros 6 meses de uso.

Claudia, sem contra-indicações!

O crescimento de pêlos pode indicar uma síndrome hiperandrogênica, e a causa pode não ser os ovários. Os anticoncepcionais anti androgênicos são os mais indicados para isso, assim como outros tratamentos específicos, um deles a base de um diurético poupador de potássio, outro é o laser...

Hanna, foi a assistente social que lhe prescreveu um anticoncepcional???? por favor, volte no seu médico e peça um! ele sabe qual é o mais indicado pra você, pois vai lhe fazer uma anamnese detalhada e lhe examinar, para chegar à conclusão de qual remédio você precisa. Pelo que você me disse, o ciclo 21 é contra indicado para você.

Dra. Fernanda Santos disse...


Edilza, você pode até voltar pro diminut por enquanto, mas na primeira caixa você tem que se prevenir de outra maneira do mesmo jeito que se não estivesse usando nada. O laboratório lhe orientou a parar pelo medo de trombose. Se pensar nisso, você não poderia usar o diminut, nem belara.. aguarde mesmo a consulta e use outro método neste período, ok?

Para tomar cerazette com confiança, você deve tomar sempre no mesmo horário e não esquecer nunca! só isso. Aí, não engravida mesmo, fiquei tranquila! Mesmo horário significa: variação de umas 3 horas do horário habitual.

Elaine, minipílula é indicado para quem está amamentando. Exceto cerazette, que tb é usado para quem está e para quem não está, pois não é considerado uma. existem muitos remédios de baixa dose adequados para você.

Tina, depende da sua idade e desejo de ter filhos! depende do tamanho dos seus miomas... e se você tirar o submucoso (causador de sangramentos e dor?) e tirar os maiores... tem muito tratamento para miomas! daqui eu não sei qual o melhor pra você, mas levando seus exames no seu médico, ele deve saber! retirar utero, retirar mioma, embolização, ex ablate.. tem muita coisa...

Edilaine, acredita-se que o estrogenio é o causador de varizes, portanto os remédios sem estrogênio seriam os mais adequados para você. pode ser pílula, injeção, dispositivo intra uterino ou implante subdérmico, à base de progesterona.

Fernanda. uma coisa é a teoria, a outra é a prática. Também vejo muita gente ter edemas com a drosp. Mas é muito difícil ver alguem se queixar do gestodeno... apesar de não ter atividade anti meneralocorticoide como o primeiro.. coisas da vida.

Calma, Andrea, espero que as espinhas se resolvam nos 6 primeiros meses. a fase de adaptação é de 3 meses, mas a acne pode demorar mais pra ser tratada.

Jannayne, acredito que vc deva estar fazendo alergia ao corante do comprimido e não ao hormônio... essa coceira não é esperada. O resto, sim. Nos 3 primeiros meses. acho que vc deveria suspender, sim. e voltar pro antigo se vc gosta dele. ou tentar um outro.

Gustavo, nunca li nenhum artigo que dissesse isso, inclusive recomendamos o protetor solar sempre que se faz uso de anticoncepcional para evitar o melasma, comum ainda hoje, provocado pelo hormônio do anticoncepcional e a exposição solar.

Viviane, é estranho o retorno dos sintomas. mas pode ser efeito do remédio, sim. Tente um novo, se preferir. Antes de parar a pilula para engravidar faça uma visita ao ginecologista e realize exames para atestar sua saúde. Quando estiver pronta para engravidar pare a pílula e inicie o ácido fólico, para evitar defeitos no fechamento do tubo neural.

O que faz o anticoncepcional tratar a TPM não é se é combinado ou não. ele acaba com a oscilação hormonal do ciclo fisiológico. melhor ainda se for sem pausa, pois sem menstruação não há TPM. Quem usa pílula não menstrua. Tem um sangramento quando o organismo sente falta do remédio (durante a pausa). é um sangramento por privação. Já que não é um sangramento fisiológico (menstruação), ele não precisa existir. Menstrua quem quer. Exceto quem tem endometriose, o ideal mesmo é não menstruar.

Camile, está cedo pra saber se é do remédio ou não... se não for nada insuportável, aguarde mais um pouco para melhor avaliação. ok?

Pessoal, desculpe a demora para responder os comentários. To fazendo reforma e sou sozinha para resolver tudo. Estou cheia de novos posts para o blog e não encontro tempo para escrevê-los! Obrigada pelos comentários, São vocês que me animam a atualizar o blog, mesmo aos trancos e barrancos.. demorando um pouco, enfim. Beijos em todos!

Anônimo disse...

Dra. Fernanda, é a Edilza, uma das que comentaram.
Obrigada pela resposta. Você é dez. Moro em Araraquara, não sei onde é sua clínica ou consultório. Mas gostaria muito de me consultar com vc. Minha mãe mora em S.P capital.... se for lá....

Edilza

Anônimo disse...

Ou aqui em araraquara ... ribeirão Preto, imediações.....
Onde encontro o endereço do seu consultório? Pode passar? Telefone...

Edilza

Janaynne Lima disse...

Obrigada pelas dicas Dra. me ajudou bastante!!

Dra. Fernanda Santos disse...

Edilza, estou no Rio!
Janaynne, fico feliz em ajudar!
bjocas!

Anônimo disse...

Drª Feranada, é Viviane muito obrigada pela resposta,mas gosto tanto de tomar o Qlaira que só de pensar em parar de tomá-lo já sinto uma angustia mas muito obrigada mesmo, fica com Deus.

Anônimo disse...

Dra obrigada pela resposta, vou tomar elani 28 e me livrar da menstruação, me sinto até mais segura em relação a prevenção da gravidez já que ele não tem pausa.

Anônimo disse...

Boa tarde Fernanda!

Tomei a pilula do dia seguinte no dia 2 de agosto, e fiz meu exame de prevenção ontem...no exame papanicolau vai acusar que tomei a pilula????

Desde já obrigada!!!

Anônimo disse...

Dra, como o valerato de estradiol do Qlaira pode ser considerado natural e identico ao nosso estrogenio corporal se ele é fabricado em laboratorio?
Carolina

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

TOMAVA LEVEL E NAO SENTIA NADA DEPOIS DE SEIS MESES COMECEI A TER EFEITOS TIPO: DOR DE CABECA COM PONTADAS, ZONZA, SEM APETITE..DEI FEBRE E FIZ EXAME NA CABECA NAO DEU NADA,,,ENTAO PASSEI DOIS MESES SEM TOMAR E DIMINUIRAM OS SITOMAS E COMECEI A TOMAR DE NOVO E VOLTEI A TER DORES E ZONZA..ASSIM ALGO ALTERADO ..ENTAO TROQUEI PRA O IUMNE,,E JA ACORDAVA COM DORES DE CABECA,.. a ginecologista que deve ter resitencia a esses hormonios,,,DISSE PRA MIM TESTAR O IUME E PARAR SE EU SENTIR ALGO...E JA ESTOU SENTINDO,,TOMEI SO DOIS DIAS ... O QUE FAÇO

Anônimo disse...

Boa noite!Pilulas a base de levonorgestrel ainda sao prescritas? para que tipo de mulher e perfil?
Att
Helena

Erika disse...

Olá Drª,

sempre evitei o uso de anticoncepcional, porém mês passado resolvi iniciar e tomei o Qlaira, meu ciclo sempre foi correto, 28 dias, tomei a 1º cartela corretamente, porém somente até o 24º comprimido, esqueci de tomar e na embalagem informa que deveria iniciar uma nova cartela, porém decidi parar o uso.Mas, no 24º dia do ciclo além de esquecer de tomar a pilula, tive relações sexuais sem proteção e não tomei nenhum outro remedio.
seguindo meu fluxo normal deveria ter menstruado há uma semana, meu receio é posso estar gravida?

Nanda disse...

Olá Dra!
Meu nome é Nanda e queria tirar uma duvida ou ter uma pista, pelo menos.
Tenho 29 e comecei a tomar pílula este ano. Nao troquei... Comecei a tomar mesmo. Antes nao tomava nada.
E comecei e continuo com a qlaira. Mas ganhei 3kg (sempre fui magra e ainda comecei a correr), mais celulite e estou retendo liquido (acho q ven dai a celulite). A mudança foi em poucos meses. Quase nao menstruo (cada vez menos), e antes de tomar a pílula, menstruava 7 dias. Foi diminuindo tanto q agora nao tem quase nada, só aquela borra de café, e ainda muuuito pouco. Além de vir no meio da cartela, no inicio... Ben desarreigado. Será q deveria tentar outra pílula? Tinha gostado dessa por causa de TPM, mas ate dores de cabeça já aparecem e eu nunca tenho... Obrigada Nanda

Anônimo disse...

Dra, bom dia!

Antes gostaria de parabenizar pela iniciativa belíssima.

Gostaria de saber se as pílulas com a dosagem da Diane (a base de ciproterona) podem ser prescritas apenas para contracepção... é verdade que elas retem mais liquido pela ciproterona ter um perfil mais progestagenico?

Mary disse...

Olá dra, boa noite,

Descobrir q estou com um mioma submucoso de 3,0 cm, estou tendo sangramento e cólicas. A minha geneco receitou o uso do anteconcepcional Micromor de 35 comp.
Mas estou pensando em parar a medicação e tentar engravidar.
A minha dúvida é se eu para a medicação se o sangramento tende a aumentar e se é possivel engravidar com esse tipo de mioma. Também tenho ovário policisticos.
Quais as minhas chances reais de engravidar???

Grata.

Para béns pelo site

Anônimo disse...

olá doutora,
gostaria de tirar uma duvida,
eu tomava Yaz a 4 anos..e nos ultimos anos comecei a ter escapes, entao fui na ginecologista no intervalo de uma das minhas cartelas de Yaz...e ela me indicou o elani ciclo..comecei a tomar o elani ciclo depois do intervalo do anticoncepcional yaz, de 4 dias, ou seja tomei no quinto dia o elani ciclo.... tomei uma cartela inteira de elani ciclo, na pausa de sete dias veio a menstruação normal ,veio no quarto dia, porem no décimo segundo dia da segunda cartela tive relação sem camisinha com coito interrompido...tenho chances de engravidar com essa troca do anticoncepcional ou já estou protegida? detalhe q comecei a ter pequenos escapes quando estava na segunda cartela do elani ciclo.
aguardo ansiosamente resposta!
desde ja, obrigada!
Natália

Anônimo disse...

Boa tarde Doutora, tomei Neovlar por tres anos e agora quero mudar para o Primeira 20, será que terei algum problema? Eles são muito diferentes? Qual é o melhor?

Aguardo resposta!!

anônimo disse...

Olá Dra, Primeiramente parabéns pela dedicação. Meu nome é Lívia, tenho 21 anos e amanhã dia 18 termina minha primeira cartela do artemidis 35, porém estou a duas semanas tendo sangramento de escape, consultei minha médica, e ela me disse que é necessário esperar. Mas está me trazendo um grande incomodo, e o sangramento difere, vez como borra de café mais escuro, outra claro com alguns pequenos pedaços que parecem pedaços de coágulos... expliquei tudo isso para a minha médica e mesmo assim ela disse que é necessário esperar, não possua cistos, mas tenho muitas varizes para a minha idade. Sou estudante da área de saúde e pelo que tenho estudado, vi que o artemidis é relativamente forte em vista a outros, e pode ser prejudicial para a circulação. Tenho pensado e não sei se espero, ou se mudo para o cerazette, que desde antes do artemidis era o ac que eu queria usar, embora sei que é errado mudar sem consentimento de minha médica. Gostaria muito de sua opinião. A troca seri favorável? ou é válido esperar mesmo com este sangramento incomodo?
Att.

Anônimo disse...

Olá Dra.
Gostaria de saber onde a senhora atende, pois estou a procura de uma profissional em gineco q me passasse confiança e a senhora parecesse ser assim, ate o momento todos os gineco q fui só parassaram remedios mas nao explicam para q e do q se trata. Se a senhora não quiser dizer por aqui pode me mandar por email.Sou do Rio de Janeiro. Bjs. Juliana. judycostas@hotmail.com

Anônimo disse...

Doutora, começei a utilizar o Qlaira, estou na primeira cartela, mas estou me sentindo pesada, tipo inchada,dores no seio e estou dando espinhas no rosto e no corpo (espinhas grandes, inflamadas e para dentro), tenho mioma e mamas fibrocisticas, a doutora me passou, mas andei lendo q o q causa mioma e doença fibrocisticas é o excesso de estrogenio. Conclui assim q se tenho é pq meus niveis de estrogenio são altos, será q nao seria melhor eu mudar para o minesse ou minima que tem baixa dosagem de estrogenio ??

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 467   Recentes› Mais recentes»