Ícones

sábado, 20 de agosto de 2011

Assunto de interesse geral

Resolvi interromper a série de posts explicativos sobre exames e cirurgias para escrever um pouco sobre as dúvidas ou os erros mais comuns que observo no meu dia-a-dia. Eu gosto muito quando recebo adolescentes no consultório porque eu tenho a oportunidade de passar algumas informações importantes e, assim, evitar que elas cheguem aos 30 anos fazendo um monte de coisas erradas. Problema é que sempre tem uma tia ou vizinha que atrapalha o meu serviço. Sabe aquela história "-você não tomou o remédio que eu passei? - ah, é porque minha mãe achou melhor eu não tomar", então.

Tentei colocar aqui tudo que eu lembrei. Pra mim não tem dúvida boba e eu sei que muita gente deixa de tirar uma dúvida ou fazer uma pergunta por vergonha. E esse post é pra todo mundo, sem descriminação. O semestre lá na faculdade começou e recebi novos alunos. Notei que alguns deles tinham alguns conceitos errados, que são mito, mas entendo que são coisas que vêm da época da nossa tataravó. Eu não tenho a menor intensão de fazer os mitos desaparecerem. Não tenho esse poder, mas pelo menos de mim, sairão informações verdadeiras. E eu preciso transmitir isso.

Vamos lá:

"Ter cólica menstrual é normal. Coisa de mulher"
Cólica menstrual é normal quando passa sem tomar remédio ou quando passa com remédio fraquinho. Ela deixa de ser normal quando a pessoa precisa ir a uma emergência ou não consegue sair de casa de tanta dor. Nesse caso, procure um médico! Fico angustiada quando mulheres de vinte e poucos anos ou trinta me procuram pra falar deste tipo de cólica que vem acontecendo há anos sem tratamento. E como isso é comum, infelizmente.

"Meu ciclo é bagunçado, sempre adianta alguns dias".
Menstruação regular não precisa ser aquela que vem no mesmo dia do mês. Ela pode variar em poucos dias. O intervalo entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte deve ser maior que 22 dias (de acordo com algumas literaturas) e menor que 35. Deste modo é possível menstruar duas vezes no mês (ninguém merece), no início e no finalzinho.

Quando o ginecologista pergunta quando foi a última menstruação, queremos saber quando foi o primeiro dia da última menstruação e não o dia que ela foi embora, tá? Nós sempre vamos fazer essa pergunta porque trezentos mil problemas ginecológicos estão relacionados à menstruação e o diagnóstico depende desta simples resposta.

Usar absorvente íntimo não causa câncer

"Eu estou na menopausa"
Menopausa não é uma fase. É uma data. A data da última menstruação da mulher. Ninguém está na menopausa. A mulher teve a menopausa com xx idade. Existe a fase do climatério que compreende o período pré-menopausa até alguns anos após a menopausa.

"Acho que estou com osteoporose, pois sinto muita dor nas pernas"
Osteoporose não causa dor. A dor ocorre em fase avançada, já com micro fraturas ósseas ou pinçamento de  nervos.

"Sempre tive corrimento. Meu corrimento sempre volta. Nunca fico livre de corrimento"
Nem todo corrimento é de inflamação. Durante o exame clínico especular, somado à sua queixa  nós conseguimos diagnosticar a presença ou não de inflamações. A vagina é úmida e a quantidade de secreção presente dentro dela varia de acordo com o ciclo menstrual.

"Quero fazer preventivo porque estou com um corrimento forte"
Preventivo não deve ser feito para diagnosticar inflamação, mas para diagnosticar lesões provovadas pelo HPV.

"Meu preventivo sempre dá inflamação"
O exame preventivo é realizado para diagnosticar lesões pré-malignas provocadas pelo vírus HPV quando está em sua fase ativa. Estar escrito no preventivo "inflamação" ou "processo inflamatório", por exemplo, não significa que você esteja com inflamação. Esse diagnóstico deve ser feito de acordo com o exame especular e sua queixa no dia que você fez o preventivo. Desse modo, repito: preventivo não é feito para diagnosticar inflamação.

"Minha ultra mostrou que tenho ovários policisticos"
ducha de banheiro
Síndrome de ovário policístico (ou mais bonitinho síndrome hiperandrogênica) não tem cura e é diagnosticada pela clínica da paciente (analisando seu ciclo menstrual e sintomas associados) e não por ultrassonografia.

Todas as vezes que for ao banheiro fazer o número 1 ou número 2 a mulher deve usar a duchinha. É impossível ter a higiene adequada só com papel higiênico

"Meu intestino é preso, e mesmo quando tomo activia não resolve fácil"
A prisão de ventre (constipação) está muito relacionada à alimentação. Ao invés de ficar tomando laxante quando necessário você deve tomar mais água, comer mais frutas, legumes e verduras, além de praticar exercícios aeróbicos. Não se acostume com a prisão de ventre. Activia, farelo de trigo, linhaça, fibras em pó devem ser usados diariamente por quem tem constipação porque eles evitam o quadro. Já os laxantes são usados quando o quadro está instalado. Outro dia atendi uma paciente que fica até 15 dias sem ir ao banheiro. Como assim??? ela disse que só almoça em fast food, não lembra de tomar água e é sedentária. Eu pensei que se tratava de uma pegadinha, mas era verdade. Ela NUNCA havia recebido informações sobre o que fazer para não prender  tanto o intestino. Pior que quando ela voltou disse que eu resolvi os seus problemas! Virei desentupidora e apresentei a felicidade para ela. Hã?

"Algo está se mexendo na minha barriga". "Engravidei e tenho mioma. Ele vai matar meu filho?"
Mioma não come criancinha e não se mexe dentro da nossa barriga. Esse mito é muito antigo. Ainda hoje ouço esse comentário no serviço público e privado.

Objetos esquecidos dentro da vagina (como uma camisinha, por exemplo) não são capazes de passar para dentro do útero e então, para o abdome. Muita gente entra em pânico achando que perdeu o OB, o preservativo.. e que nunca mais vai encontrar. Uma paciente que atendi na emergência disse que esqueceu de tirar o OB, mas eu examinei e não havia mais nada lá. Foi um trabalho enorme de convencimento para que ela entendesse que o OB saiu da vagina sozinho ou ela havia tirado e não se lembrava.

Nunca passem álcool na vagina, nunca. Nem experimentem isso!

"Engordei muito depois que comecei a tomar pílula". "Quero trocar de pílula porque estou emagrecendo demais". "Quando paro de tomar pílula eu engordo"
Anticoncepcional pode fazer você reter líquido. Não dá pra ganhar 5 Kg de edema. Da mesma maneira que há pacientes que dizem que engordaram 10 kg com pílula, outras reclamam que emagrecem demais. A pílula não engorda, nem emagrece.

"Se eu tomar pílula por muitos anos vou ter dificuldade para engravidar?" "Dei uma pausa na pílula para limpar o organismo, depois volto a tomar"
Tomar pílula por muitos anos não causa infertilidade. Não há nenhum benefício em fazer pausas de meses para descansar do anticoncepcional. A pílula não suja o nosso organismo.

Pílulas de 21 comprimidos devem ter intervalos de, no máximo 7 dias entre as cartelas. Já vi várias pacientes tomarem errado porque, quando termina a cartela, elas esperam menstruar e daí contam 7 dias para recomeçar. NÃO! está errado e você pode engravidar! A pausa para recomeçar nova cartela é independente da menstruação.

"Trouxe minha filinha aqui pra começar a fazer preventivo". "Eu sempre colhia preventivo com cotonete".
Virgem não faz preventivo. Não existe preventivo com cotonete. Preventivo é para pesquisar lesão provocada por HPV, logicamente em mulheres que já iniciaram vida sexual. É necessário passar o espéculo e ver bem o colo e de onde retirar amostra de secreção para estudo. Cotonete, na verdade, é um swab para coleta de secreção vaginal para diagnosticar uma inflamação. A secreção vai para o microscópio p/ ser estudada.

"Tenho 40 anos e minha menstruação sempre foi assim: vinha de 6 em 6 meses".
Sei que menstruar é chato para algumas pessoas, mas menstruar de 2 em 2 meses ou só algumas vezes no ano, sem estar tomando anticoncepcional, não é normal! Procure o médico para tratar este problema.

"Preciso tomar antibiótico para infecção na garganta. Ouvi dizer que ele diminui a eficácia da pílula".
Não é qualquer antibiótico que reduz eficácia da pílula. Basicamente a Rifampicina é o único que inspira cuidados. Os antibióticos comuns usados por todos nós não reduzem a eficácia, segundo a OMS (organização Mundial de Saúde)

"Meu útero é invertido. Me disseram que teria dificuldades para engravidar, então nunca me preveni contra gravidez e estou grávida!"
Ter a posição do útero retrovertida ou RVF (você vê isso no laudo da ultrassonografia) não quer dizer que seja útero invertido e não afeta a fertilidade. Útero invertido é uma intercorrência que pode acontecer no parto e é uma emergência. O médico deve rapidamente colocá-lo de volta à sua posição, por risco de morte materna.

Quando fazemos o toque ginecológico só alcançamos até o colo do útero. Hoje examinei uma menina que fez uma cirurgia no ovário e ela estava achando que eu poderia machucar o ovário que ela operou. Achava que teria cicatriz onde eu mexeria. Lá vai uma foto de anatomia pélvica:
O dedo do examinador só vai até o final da vagina (colo)
e não tem contato com a genitália interna (ovarios, trompas e corpo do útero)


"Parei de tomar pílula porque tenho cistos nas mamas"
Nódulos benignos de mama não contra-indicam o uso de anticoncepcionais e não são fatores de risco para desenvolver câncer.

"Não trato TPM porque é coisa de mulher"
TPM não é frescura. Existe, mas tem tratamento à base de medicamentos naturais ou não. Portanto, só não trata quem não quer. Taí duas coisas que me irritam um pouco quando ouço mulheres conversando: TPM e Cólica. Eu não entendo por que preferir ficar reclamando do que tratar. Eu vejo mulheres que vivem reclamando de TPM e se recusam a tratar "não gosto de tomar remédio". Tá bom, então fique longe quando estiver perto de menstruar.

"Olha como ele é cabeludo! Por isso tinha tanta azia"
Azia na gestação não quer dizer que o bebê seja cabeludo. Mais um mito muito antigo, que vai continuar passando de mãe para filha por muitos e muitos anos...

"Passei o final de semana todo com dor de cabeça, mas não posso tomar nada, né?"
Grávida não pode tomar nada. ISSO NÃO É VERDADE. O obstetra sabe todos os medicamentos que não fazem mal para agestante e seu bebê. Converse e confie nele. Fico muito triste (triste nada, fico irritadíssima) quando passo um medicamento para uma gestante tomar e ela não toma porque, ao chegar à casa, a vizinha disse que ela não devia tomar. Tem grávida que precisa de antibiótico para tratar, por exemplo, infecção urinária (uma das infecções mais comuns na gestação e que pode levar à morte) e arregala os olhos quando prescrevo o medicamento. "-mas isso não vai fazer mal ao bebê?". Não, barrigudinhas, não tratar é que vai fazer mal, muito mal.

"Quando ele se mexe muito, sinto puxar meu umbigo"
O cordão umbilical do feto está ligado na placenta e não no umbigo da mulher, que é apenas uma cicatriz.

cordão umbilical vai da placenta até o abdome do feto. Em vermelhinho, a placenta.
Grávida não pode carregar peso. Não é verdade. Em gestação normal, sem risco de parto prematuro, não há essa contra-indicação, afinal, gravida pode fazer musculação. Eu sinto que há gestantes que não gostam muito quando eu falo que elas podem carregar peso, podem se abaixar, devem fazer exercícios e não devem engordar. Mas eu não posso mentir.
essa gestante não tem ninguém para carregar esta lata para ela.

Grávida pode dirigir enquanto conseguir. Minha amiga foi dirigindo para a maternidade, em trabalho de parto. Não sigam o exemplo dela, que é uma doida, mas cada uma sabe o seu limite de até onde consegue ir. Eu proibi uma gestante de dirigir porque numa mesma gravidez ela bateu o carro duas vezes e deu perda total numa delas.

"Não quero ter relações com minha mulher porque posso machucar o bebê"
O pênis não alcança o bebê durante a relação sexual com a gestante. Existe uma distância razoável até chegar dentro do útero, da bolsa amniótica e finalmente no bebê. Veja abaixo que o colo do útero, fechado, impede que o pênis entre em contato com o bebê. O Pênis vai só até o final da vagina.

Cervix = colo do útero

"Não fiz a ultrassonografia porque estava menstruada"
O melhor momento para fazer ultrassonografia transvaginal é logo após a menstruação. Mas você não precisa deixar de fazer o exame porque está menstruada. Ainda mais porque há situações em que este exame deve mesmo ser feito nesse período.

"Doutora, quero fazer um check-up, quero um Hemograma completo!"
Hemograma completo é apenas 1 exame de sangue que vê anemia, infecções... ele não vê açúcar no sangue (glicemia), nem colesterol, nada disso. Para um check-up pedimos Hemograma completo + glicemia + perfil lipídico + hormônios de tireoide..... ok?

"Quando não fiz pausa da pílula não menstruei e senti todos os sintomas de que ia menstruar. Foi pior ainda porque ela não desceu"
Não tem como ter sintomas pré-menstruais se não menstruar. Quem toma pílula começa a ter sintomas de TPM na pausa entre as cartelas. Se não faz a pausa, não tem sintomas.

"E se eu não menstruar? Pra onde vai o sangue?"
Não vai. Ele não é produzido.

"Manga com leite faz mal?"
Não!!! isso vem da época dos escravos. O senhor da fazenda não deixava seus escravos comerem manga e ainda assim tomarem leite. Então essa informação era passada a eles.

"Sexo anal causa hemorroida ou dá câncer"
Não! mas quem tem varizes hemorroidárias (hemorroida) pode ter mais dor e causar sangramento durante o sexo anal. Além disso, as infecções por HIV, hepatite B ou C, por exemplo, são mais facilmente transmitidas pelo ânus, por isso, use sempre camisinha! e Nunca tenha relação vaginal após a anal, a não ser que troque o preservativo.

Gestante, veja porque sua barriga dói de vez em quando:

feto dentro do útero

Bom, essas foram as que vieram à minha cabeça nesse momento. Conforme for lembrando de outras, volto aqui e acrescento, ok?
Bom final de semana!

Lembrei de mais algumas dúvidas! 23/08

"Usar sabonete íntimo todo dia faz mal".
Não! A vagina tem pH ácido e estes sabonetes também. Então eles tentam manter o pH da vagina, pois se ele se alterar pode causar inflamações. Os sabonetes que usamos no corpo (Dove, Protex, Lux, etc etc) tem pH diferente da vagina, específico para a nossa pele. Devem ser evitados na região íntima por quem tem predisposição às inflamações.

"Fiz histerectomia total. Tirei tudo. Utero, trompa, ovário"...
Histerectomia total significa retirada do utero todo (corpo e colo). Se for tirar ovários também é: histerectomia com ooforectomia. Se for tirar útero e trompas: histerectomia com salpingectomia. Se for tirar realmente tudo: histerectomia total com anexectomia bilateral. Entenderam?

"Tive a menopausa quando retirei o útero'.
NÃO, NÃO e NÃO. Quem manda nos nossos hormônios são os ovários. O útero recebe a informação deles e menstrua. A retirada do útero faz a mulher parar de menstruar, mas se os ovários permaneceram lá, só Deus sabe quando você terá sua menopausa. Isso pode ser descoberto através de exame de sangue, pois nem todo mundo que passa pelo climatério tem sintomas.

"Quem tira o útero fica ôca".
Ai gente, não, né? Sai o útero, mas fica todo o resto! intestino. ovários, trompas, bexiga, estômago, baço, rins, pâncreas, fígado.... ôca??? ah não! E também não fica um vazio lá dentro, não. Os demais órgãos se acomodam onde estava o útero. Fica tudo bonitinho.

"Tenho TPM horrorosa! mal acaba a menstruação ela começa".
Não dá, gente. TPM é pré-menstrual. Só pode começar na segunda fase do ciclo menstrual, com predomínio da progesterona. Se vc tem irritabilidade, cansaço, dor de cabeça, depressão, alterações com sono... o mê todo, procure um clínico. Isso não é TPM

"Não tomo leite puro, mas tomo Nescau de manhã, então previno a osteoporose".
Infelizmente o chocolate rouba o cálcio do leite, então não adianta nada tomar achocolatados achando que está prevenindo osteoporose...

"Depois que liguei as trompas minha menstruação ficou mais forte"
Primeiro é preciso saber se você tomava anticoncepcional antes, pois ele diminui o fluxo. Ao ligar as trompas você deixa de usar hormônio, logo, o fluxo aumenta. Além disso, devido à circulação colateral e ligação entre as trompas e os ovários, pode haver aumento do fluxo, sim, após a ligadura.

"Tive mais dor no pós operatório da cesárea porque liguei as trompas".
Esse procedimento não aumenta dor no pós operatório.

"Fiquei com a bexiga arriada porque peguei muito peso na vida"
Na verdade a cistocele (prolapso da parede anterior da vagina OU queda de bexiga) pode ocorrer independente de partos normais e esforço físico ou pegar peso. É muito de pessoa a pessoa. Tem haver com o organismo de cada pessoa. Minha avó teve 4 partos normais em casa e morreu aos 93 anos sem bexiga arriada. Descobri isso porque quando ela já estava bem velhinha teve um probleminha e eu a examinei pela primeira vez. (quem sempre fazia isso era minha mãe) e fiquei de boca aberta. Nem parecia... Tenho uma "tia" que só teve 1 cesárea e já fez cirurgia para correção de bexiga 2 vezes e precisa fazer a terceira.

"Resguardo de menino são 30 dias. De menina são 40"
Como diz o "Valéria" do Zorra Total (nunca me imaginei achando graça nesse programa, mas esse cara é muito bom), Minha nossa Senhora do Chuveiro elétrico! Dai-me resistência. De onde tiraram isso? É tudo igual, pessoal. Será que alguém com boa criatividade poderia me explicar pq seria diferente?

"A internação do parto normal dura 1 a 2 dias, mas da cesárea, 3 a 4 dias"
Em que lugar é assim? Na rede privada a internação de ambos não ultrapassa dois dias, desde que tudo esteja bem. No público pode demorar um pouco mais porque mãe e bebê realizam exames na maternidade e só podem ser liberados depois que os resultados ficam prontos. Aí, sabe como é.

" Minha cicatriz de cesárea foi feita com Laser"
Desculpe a frustração mas não foi. Muitos médicos usam os pontos intradérmicos. Podem ser feitos com um fio preto que é retirado depois, ou com fio transparente que é absorvido pelo organismo. Como quase não tem fio aparente, parece que foi utilizado cola ou laser. Nenhum dos dois.

"Após o parto  você só pode ir para casa depois de ir ao banheiro"
Não é verdade. Isso acontecia há muito tempo atrás. Agora, não. Até porque é normal ficar de 3 a 4 dias sem evacuar (acho essa palavra horrível) após uma cirurgia.

"Para ter parto normal ou cesárea precisarei fazer lavagem"
Que bom que isso não é mais uma realidade. A lavagem pode deixar resquício de fezes e quando a mulher faz força no parto pode eliminar o que restou de forma líquida, explosiva e contaminar o parto. Melhor é não fazer lavagem alguma.

"A mulher pode evacuar no parto?"
Essa pergunta foi feita outro dia por uma amiga minha. É verdade, amiga, é verdade. Coisas da vida.

"O bebê demora muito para mamar no peito quando nasce de cesárea"
Devo discordar. Poucas horas após a cesárea o bebê vai para a mãe consegue sugar normalmente. Assim que nasce ele é colocado no peito para ir conhecendo o menu disponível nas duas pracinhas de alimentação.

"Se eu tiver uma cesárea, todos os meus próximos partos terão que ser cesárea"
Não! É possível ter parto normal após cesárea. Porém, quando tem parto normal, não há limite e filhos, pode ter 20 partos normais, já a cesárea tem limite. O máximo que já operei foi a sexta cesárea de uma paciente e foi um sufoco. É muito arriscado ter muitas cesáreas devido às aderências e perda de anatomia dentro do abdome.

"Meu bebê pode nascer de parto normal mesmo com circular de cordão"?
Sim, desde que, durante o trabalho de parto o ritmo do coração fetal se mantenha normal. Através da ausculta dos batimentos é possível saber se a circular está causando algum problema no feto ou não. Além disso, muitas vezes a ultrassonografia não consegue ver que tem circular. Além disso II, o bebê pode se enrolar de uma hora para outra.

144 comentários:

Anônimo disse...

quando estar muito calor eu fico muito suada em baixo dos seios quando tirei meu sutiã estava com cheiro de amonia porque

Anônimo disse...

Tenho uma dúvida. Tocar os lábios que estão com herpes e depois colocar a camisinha pode contaminá-la e transmitir o herpes para os genitais?

Anônimo disse...

Fiz a inserçao do mirena, apos quase 3 meses de uma cesaria e estou com o fluxo de sangramento a mais de15 dia, isto é devido a posiçao do utero em anteversao,ou pq o mirena nao esta posicionado adequadamente?

Adoradora disse...

Olá doutora, fiz uma histerctomia retirada do colo e utero. Ja estou com 40 dias posso voltar a dirigir? Porque por vezes sinto repuchar e por vezes ainda doi? Qual o prazo media pra que minha barriga volte ao normal, a cicatriz ficou um corte fundo nao nivela a pele e nem sou gorda depois volta ao normal? Tambem quando urino sinto doer nao ardencia. Posso abaixar e como posso.? Sã tNtas dúvidas....

Lilian Moraes disse...

Olá doutora Fernanda, gosto demais da suas respostas vc explica de uma forma simples e amável.Eu gostaria de saber se posso fazer academia ou alguma outra atividade mais simples pois a 8 meses fiz uma histereoctomia, foi retirado tbm minhas trompas e foi feito levantamento de bexiga, ainda sinto um pouco de dor mais é nas minhas costas e bacia que nao consigo nem me abaixar sem ter dor; nao entendo o porque e se tem a ver a dor neste local e na cicatriz uma semana sim outra nao abre um buraquinho e sai um liquido liguento. Por favor se puder tirar essas minha duvidas eu agradeço.

Anônimo disse...

minha vargina vica deves enquando tremendo por dentro perto deu mestrua o que e iso

Anônimo disse...

minha vargina deves enqua que to paramestroa fica tremendo pordentro oquecera

Anônimo disse...

É possível você menstruar duas vezes no mês e é normal isso?

Anônimo disse...

nos mulheres podemos tomar leite com toddy ou comer chocolate, no período menstrual sem ter que nos preocuparmos com colica menstrual

Y disse...

A DOIS ANOS TIREI O UTERO TROMPAS COLO E OVARIO NÃO TENHO MAIS VONTADE DE SEXO E DE UNS DIA PRA CA OBSERVEI QUE ESTOU COM CORRIMENTO É NORMAL ? DEVO PROCURAR O MEDICO ?

Anônimo disse...

e normal sentir dor no anus no período mestrual?

Anônimo disse...

Olá doutora. Sinto uma dor no início da "barriga" da vagina. Nunca tive relação sexua e tenho 21 anos. Será que meu útero é baixo? Até minhas cólicas são nessa região.. Não deveria ser mais acima a dor? tati_hp_@hotmail.com

To preocupada :'(

Gigi disse...

Tive uma gravidez ectópica e precisei retirar a trompa direita? Existe algum exame pra saber se a esquerda ta saudável antes de tentar engravidar de novo? Necessariamente retirei o ovário direito?

Gigi disse...

Tive uma gravidez ectópica e precisei retirar a trompa direita? Existe algum exame pra saber se a esquerda ta saudável antes de tentar engravidar de novo? Necessariamente retirei o ovário direito?

Anônimo disse...

Começei a faze academia faiz 2 semanas eu tenho 14 anos eu erguia 40 kg hoje eu ergui 90 kg,quando fui tomar banho percebi que minha vagina estava diferente o clitoris estava bem maior parecia que tinha nascido outro è normal? È da academia? Faiz mal?

anônimo disse...

Doutora descobri q estou com HPV e tenho uma bebê de 1 ano q mama ainda,ela corre risco de pegar o virús através da amamentação?

Anônimo disse...

Dr. tomo injeção trimestral eu tomava cerazette mas ocorreu sagramento e minha Go receitou a injeção não sei se a causa é do anti mas quando faço força pra erguer algo pesado há um sangramento igual sujeira isso começou no final do primeiro trimestre já estou no meio do segundo ta difici falar com minha Go a secretária dela mudou... e não quer deixar ela atender muitos convenios no mÊs estou com receio este mÊs já aconteceram 5 vezes

Anônimo disse...

Estou com 10 dias de resguardo,andei um pouco de mais na terça-feira e hoje ao tomar banho,senti algo estranho como se fosse meu utero saindo. Oque é Doutora? Devo ir logo ao medico?

Anônimo disse...

tive bebe ha um ano com ligaçao tenho duvidas se realmente o medico fez minha laigaçao pois sinto dores de colicas e nao estou menstruada o que pode estar acontecendo?

Kellen disse...

Adorei o seu blog! Muito divertido!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tive duas meninas de cesárea num intervalo de 1 ano a primeira nasceu de 8 meses( que o povo diz que não sobrevivi e ela ja esta com 3 anos) e a segunda nasceu de 7 meses pode ter sido por que foi muito próximo uma da outra( a primeira foi cesárea por que estava pélvica e a segunda por que estava perdendo o ILA) isso pode ter ocorrido por que foi gestações muito próximas? Sinto muita dor na minha cirurgia pode ter sido por que foi curto o intervalo de uma cirurgia pra outra? vou sentir essa dor pro resto da vida? Há e quando minha mais nova estava com 6 meses coloquei o DIU (Falaram que só podia colocar quando ela estive com esse tempo) o fluxo da minha menstruação aumentou foi o DIU?

Anônimo disse...

Olá Drª Fernanda, no dia 23 de fevereiro de 2014 fiz uma cirurgia de histerectomia total por ter contraído o HPV e retirei os ovários por estar com cisto, apesar de ser pequenos a minha médica achou melhor retirá-los por prevenção, quando saiu o resultado da biópsia a médica me falou que eu dei muita sorte pois estava com dois tipos de câncer,já fiz a revisão e está tudo bem, às vezes o que me incomoda é a onda de calor, então ela me passou PROMENSIL e usar o creme VAGIDRAT de 3 em 3 dias. Gostaria de saber se mesmo tendo relação com camisinha corro o risco de contrair o HPV de novo, pois meu companheiro não aceita fazer o exame, gostaria também de saber se já posso dirigir, estou com 2 meses e 5 dias de operada?

Anônimo disse...

A menstruação prejudica o exame do toque? Irei ao ginecologista esta semana e ainda estarei menstruada até lá.

Anônimo disse...

Ola dra.. Esta com 8 dias q fiz uma cesarea, o sangramento jah parou, ms esta descendo um liquido quase preto.. O que pode ser isso?? Bjo.

Anônimo disse...

ola gente ao me tocar cinto uma pele tipo uma barreira oq ee isso?

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, pode ser o sangramento mais velho, que fica mais escuro. marrom ou quase preto mesmo. É normal sangrar por 30-40 dias no pós parto, e a cor vai variando mesmo.

Dra. Fernanda Santos disse...

Oi, não prejudica o toque, não, mas a coleta de preventivo, sim.

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá! ótimas medicações. A camisinha não protege 100% da transmissão do HPV. Contato intimo, pele a pele também pode transmitir. Se você tirou o utero por HPV, deve continuar realizando o exame preventivo, para coleta de secreção vaginal, anualmente.
Normalmente a paciente operada ja pode diridgir em menos de 1 mes, desde que esteja tudo bem. para saber se está tudo bem, é necessário fazer a revisão pós cirurgica com seu médico. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

O fato de estar sentindo dor não tem relação com o intervalo proximo entre as cirurgias. O DIU de cobre (não medicamentoso) pode aumentar o fluxo menstrual em qualquer mulher. Não se pode confirmar que a segunda nasceu prematura devido ao intervalo curto entre as duas cesarianas. ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Obrigada, Kellen!

Dra. Fernanda Santos disse...

Ola, para saber se ele ligou mesmo as trompas, faça um exame chamado Histerossalpingografia. mas ligar ou não não tem relação com seus sintomas. Para saber o que está acontecendo, procure seu ginecologista. Ele precisa investigar as causas para a amenorreia (falta de menstruação por mais de 3 meses) e de colicas. ok?

Anônimo disse...

tive uma cessaria e estou com3 meses e quando estava com 2 minha cirurgia inflamo mas agora já desinflamo ,mas quando mantenho relação doi porque.

Anônimo disse...

Bom dia
Fiz a laqueadura apouco mais de 1 mês e tive sangramento após a cirurgia o que durou mais de 15 dias, e após o intervalo de uma semana fiquei novamente menstruada. Isso é normal?

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá! pode ser um sangramento pos operatorio, muito comum e normal. Mas para afastar outras causas, somente seu ginecologista que lhe operou é capaz de lhe esclarecer, pois ele sabe seu histórico e pode lhe examinar. Um beijo!

Unknown disse...

Olá!
Fiz uma cirurgia de retirada do ovário esquerdo, pois o cisto se rompeu, há 2 meses, e por causa da sinusite, estou tomando cloridrato ciprofloxacino monoidratado há 2 dias. E desde que comecei a tomar estou sentindo dores de cólica. O antibiotico pode prejudicar a cirurgia? Meu médico está de férias, não posso contatá-lo, por favor me ajude.
Obrigada.

Anônimo disse...

Ola! Fiz histerectomia a dois dias e não sei se foi retirado somente o meu útero. Tenho 27 anos e fiz esse procedimento por ter HPV de alto risco e lesão grau II e III. No caso de ter retirado somente o útero a lesão pode voltar nos ovário ou ate mesmo nas trompas?

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá. Primeiro você deve se informar com seu médico se ele tirou mais alguma coisa além do útero. Só pra você ter esta informação, que é muito importante! Porém, não vai ocorrer isto de ter HPV nas trompas e ovários, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

olá! O antibiótico não faz mal nenhum para a cirurgia, pelo contrario. O motivo da sua cólica não é este, ok?

Anônimo disse...

Obrigado!

Anônimo disse...

Amei seu blog! Primeira vez que passo aqui e adorei seus posts, muito bem humorados!!

Tenho uma dúvida: você acha válido um paciente que já tem HPV tomar a vacina?

Obrigada!

Dra. Fernanda Santos disse...

Obrigada!! bom, há muitos estudos sobre isso em andamento. hoje em dia já sabemos que o organismo saudável pode ser capaz de eliminar o vírus da gente. pensando assim, é válido tomar a vacina para evitar uma nova contaminação. Também há estudos pesquisando se a vacina teria algum efeito benéfico em quem já tem o vírus, no sentido de evitar a evolução para a lesão provocada por ele. levando-se também em conta que a vacina não traz prejuízo pra quem já tem o vírus, sim. Sou à favor de vacinar mesmo quem já teve ou tem o vírus. Sempre ciente de que se um dia houver lesão não foi por falha da vacina.

Anônimo disse...

Oi Doutora realizei no dia 01/09/2014 histerectomia com salpingectomia
e ontem parece que desceu a minha menstração é normal isso???
muito obrigado muito boa sua pagina!!
Parabéns!!

Dra. Fernanda Santos disse...

obrigada! é normal ter um sangramento qualquer no primeiro mes pos cirurgia, sim. não deve ter sido em grande quantidade, certo?

Anônimo disse...

ola! eh verdade que a doença que pega durante o resguardo nunca mais cura?estou com insuficiencia renal apos o parto e tenho medo de nao mais ficar boa

Anônimo disse...

Olá. Tenho uma dùvida,quem tem herpes genital tem dificuldades para engravidar ??

Anônimo disse...

Oi Doutora, todo mês quando menstruo sinto dores forte no umbigo, as vezes sinto dificuldade de andar pois dói pra dentro da minha virilha no lado esquerdo, sinto enjoos fortes e minha cabeça fica dolorida . o que pode ser?

Unknown disse...

boa noite fernada estou com 2 meses que fiz ceserea ja posso voltar minha vida sexual? favor responder email minha linda EMAIL:be-thy65@hotmail.com

Dra. Fernanda Santos disse...

pode! desde que esteja tudo bem com você, com sua cicatrização... isso é verificado na revisão na consulta médica. geralmente liberamos para atividade sexual com 1 mes de cesariana.

Dra. Fernanda Santos disse...

pode ser endometriose. Procure seu ginecologista para que ele verifique essa possibilidade para efetuar o tratamento, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

não existe esta relação. Se você não curar a insuficiência renal não é porque você a adquiriu no resguardo, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

não, não.

Anônimo disse...

ok, obg

Unknown disse...

Tive uma gravidez tunbaria estou de resquardo tive q retira a tromoa direita..mais meu marido nao ver a hora de eu engravida de novo..quero saber quanto tempo devo espera pra poder engravidar novamente e se a risco ...obrigada..

Dra. Fernanda Santos disse...

geralmente liberamos para uma nova gravidez uns 3 meses depois. O risco é o mesmo de qualquer pessoa que nunca teve tubarea.

Unknown disse...

Doutora fiz a quatro meses atrás uma cirurgia, pois estava com gravidez tubária. Infelizmente tirei o feto e a trompa, mais a minha grande dúvida e medo é que estou com corrimento e dores na outra trompa que ficou. O que pode ser ?
Aguardo sua resposta

Unknown disse...

minha mae retirou o utero a uma semana e percebeu q o seu seio ta saindo um liquido parecido com leite.
pq?

Dra. Fernanda Santos disse...

Jaque, sem examinar e analisar os exames complementares não tenho como ajudá-la.. desculpe. :(

Dra. Fernanda Santos disse...

Ana Claudia, a saida deste liquido não tem relação com a cirurgia. Peça para sua mãe ir na consulta ser examinada, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

PESSOAL, ESTAREI AUSENTE ATE O DIA 05/11. PEÇO QUE, SE POSSÍVEL, AGUARDEM ATÉ ESTA DATA PARA FAZEREM SUAS PERGUNTAS PORQUE NÃO VOU DAR CONTA DE RESPONDER TODO O ACÚMULO, OK? (e vocês sabem que eu faço questão de responder uma a uma...) BEIJOS EM TODOS. MORREREI DE SAUDADES!

Unknown disse...

Doutora, parabéns pelo blog, muito esclarecedor! Li a parte que fala que camisinha e outros esquecidos na vagina não vão para o útero... o caso é que to achando que esqueci o coletor menstrual e transei com ele, só comecei a pensar nisso pq mesntruei de novo e não to achando o fulano e ao me tocar sinto algo duro, como se ele estivesse alojado no útero. Se estiver lá, depois de um mês, pode me trazer outras doenças? E para retirar só com cirurgia? tive dois filhos de parto normal por isso acredito que possa ter entrado durante a relação sexual, meu namorado disse que não sentiu nada de diferente, mas tenho minhas dúvidas....

Anônimo disse...

gostaria de saber quem tem útero baixo pode engravidar? e ter perto normal. pois tenho 21 anos e meu útero e mt baixo

thati disse...

fiz uma cirurgia , tirei o ovario esquerdo estava grande e se rompeu , sera que ja posso usar creme vaginal ? estou com corrimento. tenho 22 anos tenho uma filha de 4 anos .

Anônimo disse...

Oi doutora eu tive uma gravidez ectopica agora pouco faz 12 dias que me operei e normal sai tipo uma agua tranparenti dos meus seios.

Josiane disse...

Ola doutora! Ha 35 dias fiz cesaria. O sangramento foi normal e mudou a cor até ficar amarelado. Faz dois dias que fui usar cinta e começou um sangramento vermelho bem vivo. Será menstruação? Estou amamentando e faz 5 dias que comecei a tomar cerazete. Estou preocupada. Só tenho consulta no próximo mês.

Nanda disse...

Dra. Sinto muita cólica durante a menstruação e essas cólicas estão ficando pior a cada mês, comecei a sentir quase todos os dias e enjoos, tbm estou com sintomas de infecção urinaria q doi bastante tbm, e esses sintomas pioram quando faço exercicios,. O q pode ser?

Josiane disse...

Esqueci de mensionar q tenho miomas.

Dra. Fernanda Santos disse...

Liane, com um simples toque vaginal ou colocação de um espéculo é possivel retirá-lo se ele ainda estiver lá. Ou ele está na vagina ou ja saiu. Não existe a possibilidade de ter entrado no útero, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

pode sim

Dra. Fernanda Santos disse...

pode!

Dra. Fernanda Santos disse...

sim, como em qualquer gravidez. mas é só vc não ficar estimulando com toque que ja ja vai parar, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Josiane, provavelmente esse sangramento pode ser pelo inicio do anticoncepcional. Se ficar constante, procura sua médica para ela lhe examinar, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

Converse com sua médica sobre endometriose e realize exames de pesquisa de dor pélvica, que também inclui fazer exames de urina, ok?

Dra. Fernanda Santos disse...

ok!

Anônimo disse...

Meu ex namorado teve verrugas no pênis acho que era HPV fiz uma citologia e uma colposcopia mas como em muitos postos de saúde os médicos mal explicam as coisas ele só me disse que eu tinha uma inflamação isso ha 2anos atras...ha 8meses fiz uma citologia e apareceu uma coisa tipo gardenelle nem lembro o nome agora ,a medica passou flagyl agora to com medo de fazer a colposcopia de novo e meu utero esta mal ou infectado...devo fazer um exame para ver como anda meu útero?e sinto ele tremer tbm to ficando paranóica kkkkkkk tenho 29anos obrigado

Dra. Fernanda Santos disse...

ola, estas inflamaçoes que viram nas vezes que vc fez exames não tem relação nenhuma com HPV. Tb não sei se vc esta confundindo citologis (preventivo de cancer de colo) com colposcopia. Acredito que vc faá de rotina a citologia. O utero não treme. Mas o intestino se movimenta dentro do nosso abdome. mesmo quando estamos em repouso. para vc saber como esta seu utero, fo primeiro exame a fazer é uma ultrassonografia transvaginal. e para prevenção do cancer de colo, faça anualmente o preventivo (citologia)

Anônimo disse...

Doutora, ontem pela parte da tarde comecei a sentir dores fortes na barriga e saiu uma secreção transparente, marrom com pedacinhos de sangue . Estou com 36 dias de resguardo e na segunda eu tomei ciclo 21, as dores diminuem so quando deito ! Estou preocupada...

Anônimo disse...

Estou passando por problemas familiares graves e estou numa fase profissional bastante decisiva, por esse motivo tenho andado bastante avoada. A aproximadamente 4dias estava mestruada e não me recordo de ter tirado o absorvente interno e não acho a cordinha dele e tenho medo que ele tenha entrado e esteja no final do canal vaginal. Em alguns blogs falam que se ele esta dentro o corpo vai expelir naturalmente e que não causaria inflamação. Porem estou com medo de uma inflamação. Qual seria o maior risco se ele estiver dentro e se durante uma relação sexual ele poderia se "perder mais" ou se o meu parceiro poderia sentir ele durante a penetração?

Anônimo disse...

fiz cesarea meu sangramento tava quase parando estava tipo borra de café, mais com 28 dias voltou vermelho vivo pode ser normal??

Anônimo disse...

Bom dia! Estou com12 semanas e 5 dias,a cinco dias atras senti uma dor no pe da barriga e uma dor nas costa,fui a maternidade e a medica falou q deve ser infeccao urinaria,mas nao consigo marca minha consulta pra voltar ao medico,estou sentindo calafriu tds as noite,estou com medo de passar pro meu bb,antes eu sentia ele tremer agora eu nao sinto mas nada,sem conta q minha gravidez e de risco estou com a placenta solta,estou de repouso e sem conta q nao consigo comer direito,nao sei se isso é normal,uso ultrageston 100mg

Anônimo disse...

Olá doutora, tenho 22 anos e tomei anticoncepcional por 5 anos, mas agora resolvi parar, porém sinto muitas cólicas no primeiro dia da menstruação a ponto de não conseguir andar e só remédio forte como diclofenaco sódico faz efeito, com minhas irmãs acontece a mesma coisa. Caso eu seja diagnosticada com endometriose, o tratamento resolve o problema das cólicas?

Unknown disse...

Bom dia. Foi diagnosticada com SOP aos 13 anos, hoje tenho 27 e meu ciclo sempre foi normal, nunca falhou. Aprendi a contar os dias do meu ciclo( que é de 28 a 30 dias) e viu que todas as trans que fiz foram durante ou próximas ao período fértil. Os cistos que apareceram podem ser da ovulação ou é possível tem SOP e menstruar normalmente?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa tarde, por gentileza estou precisando de ajuda, vou passar por uma cirurgia de histerectomia devido um carcinoma estágio l de colo de útero.
Gostaria de saber se alguma mulher ja passou por isso e como foi?
Por favor me ajudem com informações, desde já agradeço.

Anônimo disse...

Doutora Fernanda desde já parabenizo pelo blog, pois tenho acompanhado os relatos e tenho certeza que isso me ajudará muito.
desde inicio de agosto descobri pelo preventivo que eu tinha nic lll carcinoma IN SITU, desde ai começou o meu dilema.
Fiz a colposcopia e o resultado foi carcinoma in situ espinocelular.
Logo após fiz a conização na qual achei que tivesse solucionado meu caso, foi onde recebi a notícia que teria que fazer uma histerectomia pois tinha dado um cancêr de 1 milimitro no colo de útero.
Marcaram minha cirurgia para o dia 10/02/2015, desde então me encontro em desespero sem informações e me sentindo absolutamente sozinha.
Por favor me ajude com informações será que após a histerectomia estarei curada?
Será que esse tempo até a cirurgia não vai piorar a doença?
Por favor alivia com algumas informações para que eu possa passar um final de ano bem, pois até aqui o sofrimento tem sido grande para mim.

Anônimo disse...

Boa noite!
Fiz uma cirurgia para a retirada da trompa e d ovario de vido a uma gravidez ectopica no dia 22/11/14. Qdo devo voltar tomar pilula, dia 22/12, qdo completa 30 dia ou dia 23/12, um dia apos? E o cerazette, posso voltar a toma- lo? Eu usei o mesmo na amamentaçao do meu filho, e gostei. Tem alguma contraindicaçao usa-lo normalmente?
Obrigada
Bjux

Anônimo disse...

Devido*

Dra. Fernanda Santos disse...

para melhor investigação, procure seu medico, ok? não poderia lhe ajudar sem uma consulta...

Dra. Fernanda Santos disse...

Não tem como ele sumir no canal vaginal. com um simples toque vaginal você o encontra. Você ou seu namorado podem fazer isso se não tiverem acesso a um ginecologista, ok? Não deve permanecer la por muito tempo pelo risco de infecção. e ele não sai sozinho...

Dra. Fernanda Santos disse...

pode ser normal. pode haver sangramento nos primeiros 30-40 dias de pos parto

Dra. Fernanda Santos disse...

Olá, bom, se a suspeita é de infecção urinária há necessidade de fazer um exame de urina urgente ou, até mesmo, iniciar o antibiotico adequado. Outra coisa, com 12 semanas não se sente tremer. Não sente nada. O que treme nesta fase são alças intetinais, gases. Procure uma maternidade para realizar o exame o quanto antes!

Dra. Fernanda Santos disse...

o anticoncepcional serve para evitar as colicas e tentar fazer com que a endometriose estacione. O anti inflamatorio é para resolver a dor.

Dra. Fernanda Santos disse...

Não se espera que uma pessoa com SOP menstrue normalmente sem estar usando pilula. Também não se faz diagnostico de SOP com ultrassom. e deve se evitar fazer ultrassom perto de menstruar. O ideal é fazer após a menstruação, para evitar resultados falsos.

Dra. Fernanda Santos disse...

Obrigada... bem, a histerectomia tem esse objetivo no seu caso. Cura. e em condições normais, nõa se espera que isso evolua tão rápido. Fique calma, porque vai dar tudo certo!

Dra. Fernanda Santos disse...

pode usar o cerazette, sim, e deve iniciar no primeiro dia da sua menstruação. (não conta o sangramento pos cirurgia)

Anônimo disse...

Bom dia Doutora desculpe-me pelo importuno só gostaria de fazer mais uma perguntinha.
De princípio minha primeira biópsia deu carcinoma espinocelular in situ, logo depois fiz a conização onde o resultado da biópsia veio carcinoma escamoso de 1 milimitro, como pode isso poderia me explicar Doutora Fernanda?

Anônimo disse...

Muito bom seu blog! Parabéns! !

Anônimo disse...

nossa não me lembro se retirei o ob, porem estou menstruando e agora será que está o ob lá ou não?

Unknown disse...

Ola boa tarde

Unknown disse...

Ola boa tarde

Unknown disse...

Ola bom dia tenho umas duvidas mais a minha atual e saber qual exame tenho q fazer para saber se estou msm operada....Pq quero começar um tratamento para reverter a minha operaçao tem como?

Unknown disse...

Ola bom dia tenho umas duvidas mais a minha atual e saber qual exame tenho q fazer para saber se estou msm operada....Pq quero começar um tratamento para reverter a minha operaçao tem como?

Dra. Fernanda Santos disse...

a segunda biopsia abrange uma área maior, portanto, é mais eficaz

Dra. Fernanda Santos disse...

obrigada, Aline!

Dra. Fernanda Santos disse...

operada de...?

Unknown disse...

Fiz laqueadura

Unknown disse...

Fiz laqueadura

Anônimo disse...

Olá, boa noite!! Terça-feira passarei por uma oferectomia no ovário direito e minha menstruação está perto de vir. Caso esteja menstruada, prejudicará a cirurgia?

Anônimo disse...

Ola fiz laqueadura a quatro dias e não consigo ir ao banheiro vacuar estou com muita dor por causa disto o q fazer

Agui disse...

Bom dia Dra
Faz 3 anos que minha menstruaçao parou, faço regularmente exames, e faz dois meses que vem a menstruaçao novamente.
Fiz recente os exames ginecologicos tudo em ordem.
O que devo fazer

Anônimo disse...

Minha namorada ja esta na tpm pela 3 vez no mês o que seria???
Como devo agir sobre isso

Anônimo disse...

Fiz tipo uma cirurgia dei os ponto no ultero e queria saber se sai os ponto por ele mesmo to com muito medo.

Unknown disse...

Bom dia Dr.,bem depois de diagnostic com cisto no ovário a médica me receitou palestra 20 do qual usei por 3 meses.daí fez exame novamente e o cisto tinha dissolvido.mas continuei a tomar o allestra para prevenção da gravidez.depois de 4 ou 5 meses comecei a sentir os mesmos sintomas,inchaço em um lado na barriga em baixo e um pouco de incômodo.provavelmente o cisto voltou mesmo tendo continuado a pílula.pensei e trocar por Selene.o que vc me aconselha.obrigada.rafaele

Anônimo disse...

Olá doutora,a 6 anos atras tive meu filho de parto Cesarea e com o tempo fui só engordando.e há quase dois anos sofri um aborto espontâneo pois era uma gravidez anoembrionaria e então tive que fazer uma curetagem. E desde dessa maldita curetagem venho sentindo por todo esse tempo muitas dores pélvicas, dores na relação. Fui em vários médicos fiz várias ultrassonografia e descobri que estava com ovários policisticos e os médicos me falaram que era por causa disso que eu estava sentindo dores,e com o passar do tempo essas dores estão cada vez pior,sinto dor todos os dias e são muito fortes.não tô conseguindo ter relações com meu marido.e minha vida tá horrível com essas dores sinto que estou ficando depressiva,pois já procurei a ajuda e resposta de vários médicos e nenhum me deu alguma solução é sinto que as dores não são só por causa do ovários, sinto um peso na barriga, dor nas costas e nas pernas e apouco dias estou com um corrimento clarinho com rajas de sangue.já não sei onde fazer.por favor se puder me responder no que é possível.obrigado

Anônimo disse...

Ola doutora preciso urgente de sua ajuda,tenho 15 anos,e tomei o remédio injetável pra não engravidar,isso faz 6 meses atrás,tomei uma única vez,no outro mês a menstruação veio duas vezes no mês, e de lá não veio mais eu só tive redação sem camisinha e o meu parceiro diz não ter ejaculado,eu as minhas mamas tão enormes e meu útero ta estranho fica se mexendo quando deito eu sinto muito sono e urino muito e dói quando aperta,o que pode ser necessito saber

Anônimo disse...

Olá Dra. estou com menstruação atrasada há 12 dias... já fiz o exame de sangue e deu negativo para gravidez. O que pode ser?
Aline

Anônimo disse...

Olá doutora peço sua ajuda por favor tente me ajudar,em janeiro deste ano tomei vacina anticoncepcional,eu fiquei doente e tomei antibiótico,me falaram que corta o efeito,mais tive relação sem preservativo,em fevereiro não tomei mais a vacina e minha menstruação veio 2 vezes no mês e tive relação sem camisinha menstruada,mais meu parceiro não ejaculou,desde lá faz 6 meses com esse que minha menstruação não vem,e tenho relação sem camisinha sem ejacular dentro da vagina,e de uns 2 meses sinto meu útero crescer,dói quando urino e sinto muita dor nas costas,quando deito ele fica sei lá pulsando e sinto mexer e fica maior do que é,urino muito e tem vez que dói quando urino ou vem bem pouquinho xixi,gostaria muito de saber por favor doutora me ajude.

Anônimo disse...

há 4 anos fiz uma cirujia ectopica,pois o feto estava nas trompa esquerda,mais com 8 dias de operada sentir novas dores terrívéis e voltei para o hospital sem ao menos tirar os pontos...e sem muita explicação dos médicos eles me operaram de novo dizendo que houve um pqno problema na 1° cirurgia mais seria solucionado,foi dificil a 2° cirurgia pois eu estava sentindo me cortarem ...depois não lembro de mais nada,quando acordei disseram que foi tudo bem e que poderia engravidar de novo...resumindo faz 4 anos que não menstuo por favor me ajude o que fizeram comigo,nunca mais poderei engravidar,noto que meus hormonios estão á flor da pele e estou engordando muito por favor me ajude!

Anônimo disse...

há 4 anos fiz uma cirujia ectopica,pois o feto estava nas trompa esquerda,mais com 8 dias de operada sentir novas dores terrívéis e voltei para o hospital sem ao menos tirar os pontos...e sem muita explicação dos médicos eles me operaram de novo dizendo que houve um pqno problema na 1° cirurgia mais seria solucionado,foi dificil a 2° cirurgia pois eu estava sentindo me cortarem ...depois não lembro de mais nada,quando acordei disseram que foi tudo bem e que poderia engravidar de novo...resumindo faz 4 anos que não menstuo por favor me ajude o que fizeram comigo,nunca mais poderei engravidar,noto que meus hormonios estão á flor da pele e estou engordando muito por favor me ajude!

Anônimo disse...

Oi doutoura, amei seu blog! ��Há 4 meses fiz uma histerectomia, retirei o útero e o colo do útero, minha recuperação foi boa, a cicatrização também. Logo após a cirurgia senti um forte odor na vagina e meu ginecologista recomendou usar um creme vaginal Metronidazol, e ficou tudo numa boa. Mas agora estou com um outro probleminha, sempre depois que tenho relação sexual com meu esposo sinto um cheiro bem ruim na minha vagina, como se meu corpo não esteja eliminando todo o esperma, estive pensando em fazer lavagem com aquelas duchas ginecológicas, mas (risos)tenho dúvida de onde esse líquido vá parar, sendo que essas duchas servem para fazer limpeza no colo do útero (que eu não tenho mais). E se eu fizer vai me prejudicar?

Anônimo disse...

Aproveitando pra tirar uma outra dúvida!!! Tive meu segundo filho a 7anos atrás e logo após o parto fiz a laqueadura, mas dois anos depois precisei continuar usando anticoncepcional para controlar o sangramento causado por uma Hipertrofia Uterina (motivo da histerectomia). Então depois da histerectomia, deixei de usar os anticoncepcionais e meu rosto está cheio de espinhas. 33 anos e o rosto cheioooo de espinha. Qual a relação entre as espinhas, o anticoncepcional e a cirurgia?

Anônimo disse...

Boa tarde, sou homem, quero tirar uma dúvida.
Minha namorada e eu n transamos ainda, mas temos certas relações sexuais, temos 18, fazemos apenas oral e "sarramos" de roupa, algumas vzs gozei, mas nunca diretamente, só por debaixo da roupa, nunca gozei no oral, enfim, ela está com a menstruação atrasada faz 6 dias, ela tem apenas borras de café e n sente dores, ela estaria grávida? Ou é apenas uma desfunção do ciclo menstrual dela?

Anônimo disse...

Boa noite! Dr não lembro se tirei meu ob. Fui no medico e ele fez exame e disse que não tem nada dentro de mim. So que ja faz uma semana que parou minha menstruação e ha dois dias tive pequenos sangramentos! Tem como o dr não ter enxergado o ob no momento do exame?? Estou com medo de ele não ter visto e o ob ainda estar dentro de mim!

Anônimo disse...

Tomo anteconcepcional a 4 meses, mais esse mês estou me sentindo úmida. Não observei se nos outros meses isso aconteceu. Posso estar gravida?

Anônimo disse...

Oi doutora, minha mãe fez uma histerectomia total e agora está saindo um líquido do seio dela como se fosse leite é normal ?

Anônimo disse...

Dra boa tarde a 4 dias estava usando um ob e tenho certeza que não o retirei, mais não sei dizer se ele saiu sem que eu percebesse, o que devo fazer e possível que ele esteja aqui? Nao sinto dor bem incomodo e com meu toque tbm não consigo sentir.em um ama consigo saber se ele está dentro? Como é feito esse exame grata.

Unknown disse...

oi boa tarde,dr fiz laparotomia explorada por causa de uma gravidez ectopica ha 26 dias e do lado onde foi retirado a trompa (lado direito) estar mais alto.e estou com colicas e normal ??e eu posso usar cinta?

Unknown disse...

oi boa tarde,dr fiz laparotomia explorada por causa de uma gravidez ectopica ha 26 dias e do lado onde foi retirado a trompa (lado direito) estar mais alto.e estou com colicas e normal ??e eu posso usar cinta?

Anônimo disse...

Fiz ooforectomia bilateral a algumas semanas e percebi que começou a sair leite dos seios é normal????

Anônimo disse...

Fiz ooforectomia bilateral a algumas semanas e percebi que começou a sair leite dos seios é normal????

Unknown disse...

Olá Dr.a Fernanda,eu me chamo Rafael e quero ti parabenizar pelo seu blog,muito bom mesmo.Principalmente na parte da 'nossa senhora do chuveiro elétrico,daí-me resistência' kkkkkkk confesso que me poquei de ri.

Falar de coisas sérias com uma certa graça e que sem dúvidas vai fazer com a pessoa que visitou o seu blog,saia com mais ânimo de viver e sem medos dos tratamentos.

Gostei mesmo e olha que eu tava apenas procurando entender mais o corpo da minha namorada ( estímulos e reações adversas)

Anônimo disse...

Deve ta com parkinson a sua " vargina..

Milena disse...

Olá doutora Fernanda
Precisei fazer uma histerectomia (retirei segundo o médico as tormpas, utero, colo do útero e manguito da vagina) causado por NIC III e HPV no dia 02/11/2015. Após 1 semana da cirurgia começou sair uma líquido transparente sem cheiro e em uma quantidade tao grande que preciso usar fraldas 24hs e sendo necessario varias trocas ao dia, creio que seja do canal vaginal ja que nao tem cheiro de urina e urino normalmemte, ate hoje o fluxo nao diminuiu e em retorno com medico no dia 16/11/2015 ele apenas me disse que era normal e nao soube me explicar o pq e por onde esta saindo pois nem me examinou. Gostaria de saber se realmente isso é normal, pois segundo ele ainda tem mais uns 10 dias para continuar saindo esse liquido. Obs. Nao tive nenhum sangramento apos a cirurgia e não sinto dores, apenas estou tratando uma infecção de urina, pois após a cirurgia ele apenas me receitou Lisador e Votaren.
Obrigada e amei o seu blog, acredito que agora eu possa descobrir se realmente é normal.

joane santos disse...

Olá eu fiz cesaria ja tem 16 dias e o medico mim ligou no quarto dia o meu sangramento parou e fiquei sentindo muita dor fui ao medico deu infecçao meus pontos esta tudo inframado e com mal cheiro o medico mim passou antibiotico tem 12 dias que estou de febre sentindo muitas dores do lado esquerdo que nao consigo nem virar na cama estou sem apetite e meu sangramento voltou forte e preto estou com muito medo.

joane santos disse...

Olá eu fiz cesaria ja tem 16 dias e o medico mim ligou no quarto dia o meu sangramento parou e fiquei sentindo muita dor fui ao medico deu infecçao meus pontos esta tudo inframado e com mal cheiro o medico mim passou antibiotico tem 12 dias que estou de febre sentindo muitas dores do lado esquerdo que nao consigo nem virar na cama estou sem apetite e meu sangramento voltou forte e preto estou com muito medo.

Unknown disse...

Boa noite D; estou com bolinha no útero já falei com minha ginecologista Ela falou q e normal eu acho que não ..estou com medo

J. disse...

Também estou desesperada por ter esquecido o absorvente... isso nunca me aconteceu! Esqueci por apenas dois dias, não lembrei que estava com um e coloquei outro por baixo. Mas graças a Deus percebi nesse tempo e retirei. O recente estava vazio, mas o velho estava cheio, com um pouco de corrimento de cândida (que é normal pra mim) e com mal cheiro. Estou com problemas no meu plano de saúde e não consigo consultas pra já. Será que tenho risco de infecção?? Não estou com febre, nem nenhum outro sintoma, mas acordei hoje com muita dor de cabeça (não sei se tem qualquer relação)... Eu retirei o absorvente velho ontem à tarde. Ele ficou exatos dois dias em mim.

J. disse...

Também estou desesperada por ter esquecido o absorvente... isso nunca me aconteceu! Esqueci por apenas dois dias, não lembrei que estava com um e coloquei outro por baixo. Mas graças a Deus percebi nesse tempo e retirei. O recente estava vazio, mas o velho estava cheio, com um pouco de corrimento de cândida (que é normal pra mim) e com mal cheiro. Estou com problemas no meu plano de saúde e não consigo consultas pra já. Será que tenho risco de infecção?? Não estou com febre, nem nenhum outro sintoma, mas acordei hoje com muita dor de cabeça (não sei se tem qualquer relação)... Eu retirei o absorvente velho ontem à tarde. Ele ficou exatos dois dias em mim.

sandrawood disse...

Eu estou realmente feliz que eu e meu parceiro são sido curada de (vírus herpes simplex) com a medicina herbal de DR. Momoh HERBAL CENTER, eu tenho vindo a sofrer desta doença, nos últimos três anos sem solução até que me deparei com este drmomohherbalcenter@gmail.com e-mail de uma médicos que têm curar tantas pessoas vírus herpes com sua medicina herbal, eu também optar por dar ele uma chance de nos ajudar, ele me disse o que fazer e eu gentilmente fez isso, e ele nos enviou o seu medicina herbal e dirigir-nos sobre como usá-lo, eu também segue suas instruções para uso e ele nos pedir para ir para um verificar-se após duas semanas e que fizemos, a minha maior surpresa nosso resultado saiu como negativo, eu estou realmente feliz que exista alguém como este HERBAL CENTER DR.MOMOH que está pronto para ajudar as pessoas a qualquer hora de qualquer dia. a todos os leitores e telespectadores que está duvidando este testemunho parar de duvidar dele e contatar este DR. Momoh HERBAL ceneter e ver se ele realmente não vai ajudá-lo. eu não sou uma pessoa estúpida que eu vou sair para o público e começar a dizer o que alguém não tem feito por mim. ele é realmente um grande homem em contato com ele agora. com este e-mail: drmomohherbalcenter@gmail.com ou ligue para o seu número de telefone +2347051839672
dr Momoh também curar a doença seguinte,
tal como:
HIV/AID.
Cancros.
LEUCEMIA.
SÍFILIS.
Tumor.
Vírus influenza.
Varíola.
ANTHRAX, E.T.C
Contacte-lo agora para a sua própria cura

sandrawood disse...

Eu estou realmente feliz que eu e meu parceiro são sido curada de (vírus herpes simplex) com a medicina herbal de DR. Momoh HERBAL CENTER, eu tenho vindo a sofrer desta doença, nos últimos três anos sem solução até que me deparei com este drmomohherbalcenter@gmail.com e-mail de uma médicos que têm curar tantas pessoas vírus herpes com sua medicina herbal, eu também optar por dar ele uma chance de nos ajudar, ele me disse o que fazer e eu gentilmente fez isso, e ele nos enviou o seu medicina herbal e dirigir-nos sobre como usá-lo, eu também segue suas instruções para uso e ele nos pedir para ir para um verificar-se após duas semanas e que fizemos, a minha maior surpresa nosso resultado saiu como negativo, eu estou realmente feliz que exista alguém como este HERBAL CENTER DR.MOMOH que está pronto para ajudar as pessoas a qualquer hora de qualquer dia. a todos os leitores e telespectadores que está duvidando este testemunho parar de duvidar dele e contatar este DR. Momoh HERBAL ceneter e ver se ele realmente não vai ajudá-lo. eu não sou uma pessoa estúpida que eu vou sair para o público e começar a dizer o que alguém não tem feito por mim. ele é realmente um grande homem em contato com ele agora. com este e-mail: drmomohherbalcenter@gmail.com ou ligue para o seu número de telefone +2347051839672
dr Momoh também curar a doença seguinte,
tal como:
HIV/AID.
Cancros.
LEUCEMIA.
SÍFILIS.
Tumor.
Vírus influenza.
Varíola.
ANTHRAX, E.T.C
Contacte-lo agora para a sua própria cura

Anônimo disse...

Ri muito apesar da seriedade do assunto.

Anônimo disse...

Esse caso Lilian procure um ortopedista, vc teve ter algum problema na coluna.

Anônimo disse...

Boa noite Doutara fernanda uma amiga minha se mestruou e ao observa viu q junta da mestrucao saiu uns fio de cabelo junto com a mestruacao e ela veio me pergunta se podia ser miona

Anônimo disse...

bom ddia dr. dia 04/01/16 fiz uma cirurgia laparotomia pela cesareana para retirar um cisto de 16cm³ do ovario direito e um teratoma maduro de 2cm³ do ovário esquerdo, tive muita falta de ar na hora da cirurgia e no pós operatório até o 6º dia do pós, estou fazendo repouso total, sinto muita dor abdominal e ardencia então fiz um raioX e estou com densidade calcica na pequena pelve de 0,5cm isto é FLEBÓLITO ? e é por isso a dor e a ardencia ? minha cirurgia não me dói nada, mas após arder muito minha barriga a cirurgia cria tipo uma espinha e fura então vaza um pouco de sangue bem vermelho e fecha novamente sózinha, me ajuda estou com muita duvida só vou ter a consulta de retorno da cirurgia dia 15/03/16. obrigada.