Ícones

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Fisioterapia Ginecológica

Tudo bem que este post está chegando com um delay de quase 1 hora, afinal vim fazer uma homenagem ao dia do fisioterapeuta, comemorado em13/10. Parabéns a todos os profissionais da área!

Agora, vocês sabiam que existem fisioterapeutas especializados na área ginecológica?

Algumas situações em ginecologia podem ser tratadas por um fisioterapeuta especializado na área, sendo para resolver um problema e evitar uma cirurgia, como é o caso de alguns tipos de Incontinência Urinária, ou para amenizar um problema. A fisioterapia como tratamento isolado ou auxiliando um tratamento ginecológico pode ser capaz de melhorar a qualidade de vida da mulher. Isso porque ela atua de diversas maneiras em vários problemas ginecológicos, como exemplo, na atividade sexual!

assoalho pélvico
Na Incontinência urinária, os fisioterapeutas ginecológicos atuam através de eletroestimulação e reabilitação miccional, e ensinam às mulheres exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, que também é importante no tratamento da disfunção sexual feminina.


cones vaginais
 Há diversas formas de tratamento para as diferentes afecções como o Biofeedback, utilização de cones vaginais, a eletroestimulação, a conscientização corporal, técnicas comportamentais e treinamento funcional do assoalho pélvico.

Estas técnicas podem não só resolver problemas de disfunção sexual como também melhorar o desempenho sexual. Também são usadas em gestantes no preparo para o parto vaginal.

Então, a fisioterapia ginecológica está indicada nas seguintes situações, entre outras:


  • Incontinência Urinária
  • Diminuição da lubrificação vaginal
  • Perda de libido
  • Falta de orgasmo
  • Vaginismo (dificuldade em relaxar a musculatura vaginal)
  • Dispareunia (dor na relação sexual)


Assim dá pra vocês perceberem que podemos tratar de diversos problemas em ginecologia sem a necessidade de cirurgia ou uso de medicamentos. Se você se encontra em uma destas situações, peça ao seu ginecologista uma indicação de um fisioterapeuta ginecológico, ok?


Um comentário:

Thays disse...
Este comentário foi removido pelo autor.