Ícones

terça-feira, 3 de abril de 2012

Trabalho Reforma Casamento Dieta, mais o quê?

Amigas, tô exausta, mas tô feliz!

vou resumir pra vocês como está a minha vida desde janeiro:

TRABALHAR

AQUISIÇÃO DE IMÓVEL
EMAGRECER
CASAR

REFORMA

Vou tentar explicar:
Vocês perceberam que de um tempo pra cá eu não consigo manter a mesma regularidade de escrever posts como antes. Isso não quer dizer que eu me esqueço de vocês. Jamais! Muitas vezes venho aqui e só dá tempo de responder aos comentários e deixo pra escrever um post outro dia. Vocês imaginem uma mulher biônica. Pois é. Além do trabalho (consultório, plantão, histeroscopias, cirurgias, aula em faculdade, palestras) eu ainda inventei moda de casar!


Mas não era pra menos, afinal, minhas pacientes mais novinhas dizem que eu já estou velha porque tenho 34 anos, sem filhos. Me lembro muito delas lá no consultório "- (...) porque eu não quero ser mãe velha, né doutora! Ter filho depois de 30, Deus me livre" Eu ouço muito isso, rssss. O que eu posso fazer? acontece. realmente eu não planejava chegar aos 34 sem casar e ter filhos (não necessariamente nesta ordem), mas comigo está sendo assim e pronto. Minha mãe, que casou no desespero, "velha" naquela época (28 anos, virgem invicta, como ela mesma diz), na minha idade, já tinha 2 filhos! Eu não vou entrar na questão do relógio biológico. Não vou pensar nisso! Só sei que eu tenho vontade de ser mãe, um dia.

Bem, quem já casou sabe bem. Casar implica em milhões de detalhes. Uma loucura! Eu vou morar com o Rodrigo ainda esse ano, e isso envolve a compra da casa e a reforma!

 E eu estava pensando em fazer apenas um churrascão pra comemorar. Aí vem a minha mãe choramingando, dizendo que ela queria muito me ver de noiva... aquela ladaínha de mãe, sabe? e eu mudei de planos e entrei de cabeça neste projeto: a festa. Fiz até uma planilha com uma lista de itens que tenho que providenciar, indicações de vestido, bolo, docinhos, chocolates, lembrancinhas, locais para festa e cerimônia, músicos, decoração, convites, fotógrafo, filmagem, cabelo, maquiagem, topo de bolo, uau! Bem, mas já me decidi quanto ao local, quem vai fazer o cabelo e maquiagem e a cerimonialista. O próximo passo é decidir o fotógrafo (tenho uma lista de 15). O resto é mais pra frente, já que falta exatamente 1 ano e 1 mês.

Já pensaram como está a minha vida, envolvida com os preparativos do casamento, com a reforma da casa, e ainda tendo que trabalhar? Ah! Já ia me esquecendo de uma coisa muito importante. Ao longo de 8-9 anos, ganhei peso à beça porque eu malhava pra caramba, jogava squash, corria, fazia musculação... depois  troquei a musculação por pilates, já quase não ia ao pilates. Larguei o pilates. O clube de squash perto da minha casa fechou, fiquei órfã. Eu, que adoro exercícios. Adivinhem! Estou na correria contra o tempo e a favor da balança. Estou mudando meus hábitos alimentares (fazendo tudo aquilo que mando minhas pacientes fazerem), chegando um pouquinho mais cedo do trabalho pra voltar a me exercitar de verdade. E no final do ano, se eu tiver emagrecido o que pretendo, vou fazer minha tão esperada mamoplastia (para redução da comissão de frente, que não é nada pequena).

Como eu vou conseguir isso tudo? Sei lá. Só sei que vou.. O ano vai passar rapidinho.
É isso. Tô exausta, mas tô feliz!
Ah! e não vou abandonar o blog não, tá?


Beijinhos e até breve.

47 comentários:

Anônimo disse...

Dra Fe.

Essa fase pré-casamento é uma loucura mesmo... mas é uma delícia, inesquecível. Não se esqueça de curtir os preparativos também (doces, vestido, música, etc, etc)e deixar tudo na memória.

Eu me casei com 31 e sei que aos olhos alheios de algumas tbm já devia ser meio "velhinha"...rs

Agora tenho 33 e tô gravidinha... Tô amando essa fase também, me sinto poderosa....rs

Boa sorte e não se esqueça de fazer bastante posts para nós, gestantes...

Bjs

Mi

pagina da kika disse...

Eu me casei com festa e igreja bem novinha, acho que tinha uns 21 anos, hoje vivo há 16 anos com meu segundo 'casamento'(que é apenas união estável).
Nunca quis ter filhos, não me lembro em nenhum momento da vida tendo esse desejo maternal e, meu medo sempre foi me arrepender dessa escolha. Até que a vida me pregou uma peça aos 41 anos e mudei radicalmente de ideia.

Agora estou correndo contra o tempo...o meu 'tempo' biológico!

Quem sou eu pra lhe dar conselhos! Não interprete mal minha frase, mas não deixe essa vontade "de ser mãe um dia", chegar tão tarde! É claro que você sabe dos riscos científicos, mas não se arrisque a experimentar os emocionais.

Beijos e MUITAS felicidades em todos os preparativos de seus planos!

Anônimo disse...

Oii Dra Fernanda, td bem???

Meu nome é Thais, gostaria de saber se é normal ter escapes quase que diários mesmo tomando o mesmo anticoncepcional (Yaz) por 3 anos e corretamente ??? E se isso influencia na eficácia do anticoncepcional.

bjos e obrigada

Dra. Fernanda Santos disse...

isso não é normal, não. ter uma vez ou outra vá lá, mas escapes quase diários? você deve ir ao seu ginecologista para relatar isso a ele e fazer exames, ok?

Anônimo disse...

Olá Dra. Fernanda...fiquei feliz em saber que vc vai casar...desejo tudo de bom e que venham sim os filhinhos rs... Queria muito voltar a me consultar com vc, soube que está atendendo na BArra... Mais perto pra mim... Bjsssss. Marcelle Sabbas

Longe de casa disse...

Dra. Fernanda,

Parabens pelo casamento e curta bastante os preparativos,que fazem parte do "grande momento" tambem.
Uso Mirena a 2 anos, desde o nascimento do meu 2 filho e hj, ao tentar retirar, meu medico nao conseguiu. Ele disse que "sentia" o Diu, mas nao dava pra puxar, porque o cordao estava curto, algo assim. Me pediu uma ultra-som e com ela em maos, vai tentar outra vez. Se nao conseguir, disse que fara um procedimento bem simples no hospital, com leve sedacao. Isso eh serio? Fiquei muito, muito preocupada e nao estou conseguindo pensar e nem fazer mais nada. Por favor, quando puder me responda. Ah, moro nos EUA. Tenho um filho de 8 anos e outro de 2. Obrigada, Mirella.

Dra. Fernanda Santos disse...

Oi Marcelle, é um prazer! Beijo enorme!

Mirella, Calma! é comum perder o fio do DIU. Nesse caso a gente faz uma video-histeroscopia para retirá-lo. É uma endocopia do útero. O aparelho entra no útero e encontra o diu, tornando possível a sua retirada. Proceimento simples e rápido, ok?

Anônimo disse...

Olá Dra. Fernanda
Adoro seu blog, e venho sempre aqui.
lendo seu texto hoje que percebi quanta coisa fazemos ao mesmo tempo!!! estou uns 10 kg acima do peso, mas quando emagreço meus seios não diminuem, perco bunda e até barriga mas os seios não...fico muito deprimida e desanimo da dieta. Meu sonho é fazer mamoplatia redutora, penso nisso todos os dias! masssss me faltam recursos financeiros... A Dra. sabe se o sus ou outra entidade realiza este tipo de cirurgia com um custo menor? Desculpe o desabafo e boa sorte com a correria!!!

Bjs

Marjorie

Dra. Fernanda Santos disse...

sim!!! aqui no Rio, A Santa Casa realizada muitas cirurgias desta, co custo mínimo. Tive várias pacientes que já fizeram. basta procurar o serviço de cirurgia plastica de lá. sem medo! depois me conta o resultado!

Anônimo disse...

Obrigada por responder Dra!!! esqueci de dizer que sou de Curitiba. vou procurar a Santa Casa daqui então, e volto para contar sim! Só de ler sua resposta ja me animei!

bj
Marjorie

Lílian Donofre disse...

Sei que é uma pergunta aparentemente tola. Mas no caso de uma histerectomia onde as trompas e os ovários são preservados pode ocorrer uma gestação? Para o esperma chegar até as trompas é necessário o útero?

Dra. Fernanda Santos disse...

Lilian, muito raramente, se foi deixado o colo, a gestação ocorreria nas trompas, e não se desenvolveria. Para o desenvolvimento da gestação é necessário o útero. Outro caso muito raro é a gestação abdominal. O feto cresce no abdome e a placenta se implanta em algum órgão, como o fígado, o intestino, a bexiga... Ambos são raros. Há alguns meses atendi uma paciente na emergência que já havia retirado o útero, mas deixou o colo, trompas e ovários. Ela estava com uma gestação ectópica (na trompa) e teve que ser operada. O caso é tão raro que o pessoal lá do serviço o selecionou para mostrar em congresso

Lorena Magalhaes disse...

Fernanda adorei descobrir mais uma medica por este mundo da blogosfera!
Eu tb tenho um blog, nao tanto ginecologico como o seu, é mais pessoal.
Tenho conhecido varias outras medicas por aqui, quem diria?
Beijosss

Ana disse...

Oi Dra. Fernanda.
Vc atende só na Barra?
Beijos

Dra. Fernanda Santos disse...

Lorena, pois é, meu irmão que tem um blog "bobeatus sunts" é que me empolgou, mas uma outra amiga dermatologista, a Lu, que tem o blog "minha pele é melhor que a sua" é que me inspirou. E também vejo que muitos médicos também tem blog. O único problema é que a gente não pode prescrever, avaliar exames, ou seja, consultar pela internet, né? por razões éticas e até porque concordo com isso.. como vamos tratar de uma pessoa que não estou vendo e examinando? mas que dá vontade, dá.

Ana, atendo na Ilha também.

Anônimo disse...

Parabens pelo casamento!
Eu me casei com 35 anos, com tudo que tive direito e me sinto feliz por ter realizado meu casamento! Nao podemos deixar que idade nos limite em "nada" nessa vida! E claro que no caso de ter filhos e diferente porque temos o limite biologico.
Bjs

Dra. Fernanda Santos disse...

pois é, vc tem razão, pior é que agora estes planos foram adiados... mais ainda...

Rita disse...

Doutora,
vc tem razão.
mudando de assunto.me responda a esta questão por favor.
é possível engravidar tendo fibromiomas no útero?
é que uma amiga tem esse problema e está a fazer 1 tratamento de fertilidade para ter um bebe proveta.
grata
Rita

Tatiana Galdino disse...

Olá Dra. Fernanda !
Primeiramente gostaria de parabenizá-la por sua excelente iniciativa, compartilhar seus conhecimentos gratuitamente, e o que mais me chamou a atenção, foi sua dedicação para com as leitoras, atitudes que evidenciam a pessoa extremamente especial que és. Disponibilizando parte do seu precioso tempo em prol de pessoas das quais ao menos conheçe. Mais uma vez PARABÉNS, e claro que desejo do fundo do meu coração todo o SUCESSO, pois são seres humanos como vc que fazem a diferença !!! Bom, agora vamos a minha dúvida!!! rsrsrs Há um ano tomo o Selene, e não sinto nenhuma alteração, mas hj não o encontrei nas farmácias próximas a minha residência ,então adquiri o Diclin - que no caso possui a mesma composição – Há algum problema nessa substituição? O efeito contraceptivo pode ser reduzido ? Desde já, agradeço a atenção .
Abraços

Dra. Fernanda Santos disse...

Rita, dependendo da localização dos fibromas e tamanho é possível, sim.

O Selene pode ser substituido pelo Diclin, sim é o mesmo remedio, só que de outro laboratório.. fique tranquila!!! Obrigada pelo comentário. Eu tento manter o blog atualizado, mas ultimamente só tenho conseguido responder aos comentários... bjs!

Ana disse...

Oi Fernanda, vc tem alguma indicação de ginecologista q trabalhe na zona sul? To com infecções recidivantes na vagina, e não conheço ninguém por aqui.
Obrigada

Anônimo disse...

Ola Dra Fernanda, meu ultimo preventivo em Abril diagnosticou um polipo endocevical com leve processo inflamatorio cronico. Minha medica primeiro colheu o preventivo e depois retirou o polipo. Tenho somente 1 parceiro sexual meu namorado há 2 anos. Voltei agora em Junho e ela me disse que o preventivo deu como possivel HPV. Fiquei muito preocupada pois no meu ultimo preventivo em 2010 (com este msm namorado) nao deu nada. Ou seja, ele deve ter passado para mim. Ela me passou Anaerocid por 7 dias e voltar em Setembro para fazer de novo o exame de preventivo. Caso este preventivo dê positivo novamente, iria fazer o exame de captura hibrada para investigar o tipo de HPV. Ela disse que o exame deve ter dado essa alteraçao por causa da colheita do preventivo antes da retirada do polipo. Isso tem alguma coisa em comum?
Estou muito assustada pois sempre fui muito certinha e sempre tive 1 parceiro e ate hoje somente 2 parceiros (todos namorados). Tenho 31 anos. Fico pensando em possivel traiçao deste meu namorado. Poderia me ajudar para ver se isto está certo mesmo e se teria que esperar ate Setembro para saber se é HPV ou nao?
Grata

Sabrina disse...

Oi Fernanda!
Passeando pela internet cheguei no seu blog. Adorei!
Bem explicadinho, súper útil! Sou enfermeira e não entendo quase nada de saúde da mulher (apesar de ser uma, rs).
Rí bastante com seu relato:
"E eu estava pensando em fazer apenas um churrascão pra comemorar. Aí vem a minha mãe choramingando(...)"
Aconteceu exatamente igual comigo! haha. No meu caso quem chorou literalmente pedindo festa foi a sogra. Me casei "com tudo que tinha direito" em fevereiro desse ano com 33 anos.
Também compramos imóvel(antes) fizemos obra...
Quase casei careca de tanto arrancar cabelos me virando em mil. Detalhe: preparei tudo com 3 meses! (Isso mesmo! Quase uma missão kamikaze)
É engraçado como a vida se desenha e se repete!
Moro na Barra (perto do seu consultório) e acabo de descobrir que vou ser mãe aos 34 anos, estamos com 6 semaninhas e ontem ouvi o TUM TUM TUM melhor da face da terra.

Casar é tudo de bom! Aproveita muitoooo!
Vou descobrir se ser mãe também é...

Vc atende unimed omega?
Beijinhos!
Sabrina.

Dra. Fernanda Santos disse...

impossivel saber quem passou hpv pra vc, já que teve dois parceiros, não é pq o primeiro nao deu nada que foi este quem lhe passou! alem disso, o preventivo ACHA que é hpv. so a biopsia pode confirmar, e a conduta é esperar mesmo e repetir o exame depois. fique calma e não brigue com seu namorado por isso, ok?

Sabrina, fico muito feliz por você... mas não vai mais ter casamento. terminamos há 3 meses. sem volta. mas está tudo bem. tudo resolvido. a vida segue.. beijos!

Maria disse...

Oi Fernanda, fui na minha ginecologista e, a partir do exame de colposcopia, ela achou uma feridinha no meu colo do útero. Por isso, a doutora marcou uma Cirurgia de Alta Frequência. Gostaria de saber se isso seria o diagnóstico de HPV e se, com a cirurgia, a doença fica totalmente curada e poderei ter relações sem camisinha novamente.
Obrigada, beijos!

Sabrina disse...

Ah Drª! Que peninha!
Tem coisas na vida que é melhor acontecer antes do que depois de termos mergulhado de cabeça, pq a cacetada é sempre maior!
Tenho certeza que vc conseguir emagrecer seus kilinhos, vai ficar súper "tchutchuca" e vai arranjar um...gato encantado! Por que os principes hj em dia estão fraaaacos!

Entrei na 8ª semana de gestação e meus enjoos sumiram após uma semana inteira nauseada. O único sintoma que tenho são os seios doloridos, como se fosse uma grande TPM.
É normal isso? Sintoma de grávida some sem mais nem menos? To preocupada com o desenvolvimento do bebe.
Minha próxima ultra será a TN sóóó em agosto!

Vc atende unimed omega?

Beijinhos.

Anônimo disse...

Oii Fernanada,
meu nome é Mara tenho 22 anos, acabei de sofrer um aborto retido. Estava com 10 semanas, mas o embrião só cresceu 7semanas e 1dia e gostaria de tirar algumas dúvida.
Depois de uma curetagem, quanto tempo depois posso voltar á ter relaões? E quanto tempo depois posso voltar á tentar engravidar novamente?
Desde já agradeço!

Anônimo disse...

Poxa doutora,abandonou o blog mesmo? =/

Dra. Fernanda Santos disse...

Normal os sintomas sumirem do nada, sim.

Na maioria das vezes essa biopsia ampla cura a lesão sim, quando retira a lesão toda. Depois vc vai continuar fazendo preventivo com intervalos mais curtos que a rotina. O ideal é continuar a ter relação sem camisinha...

Mara, o retorno às atividades normais pode acontecer após 15 a 30 dias. Depende de como esteja sua evolução pós operatória. Após 2 a 3 meses vc pode tentar engravidar denovo.

Não abandonei não, venho uma vez por semana responder os comentarios, e como são muitos (que bom!) não dá tempo de postar coisas novas, rss pq quando termino de responder tudo, já é tarde.. rsss. eu tento ser mulher maravilha, mas não dou conta. vir aqui é um prazer! adoro receber os comentarios e perguntas de vocês! mas o trabalho também me consome muito!

Fabi disse...

Drª Fernanda,

Você atende na Barra? Você realiza a videohisteroscopia cirúrgica com sedação?
Eu tentei fazer a diagnóstica, mas não consegui terminar pois senti muita dor.
O outro médico que me indicaram faz com anestesia geral, fiquei meio preocupada e não fiz ainda.
Gostaria do contato do seu consultório, se possível.
Obrigada.
Fabiana

Dra. Fernanda Santos disse...

Fabiana, atendo, sim, mas só faço as videos na Ilha. Se vc não conseguiu fazer no consultório deve fazer com sedação (anestesia geral), sim, é muito tranquilo! o exame leva uns 5 minutos. quando termina vc já sai acordada. vc vai pra casa no mesmo dia e nem tem restrição a nada depois (não precisa de repouso, por exemplo).

Fabi disse...

Dra, muito obrigada pela sua resposta, mas felizmente engravidei no mês passado e não precisarei mais fazer a videohisteroscopia.
Mais uma vez obrigada,

Fabiana.

Anônimo disse...

Olá, Doutora!

Minha namorada começou o uso de Diane 35 na segunda feira passada (3), quando menstruou. Logo, hoje ela tomou o 10o comprimido.
Pois bem, a menstruação veio normalmente, mas ainda não parou.. a partir do 7º dia +/- ela vem notado um sangramento leve, tipo borra de café.
Isso é um efeito normal do anti-concep?

Dois dias antes dela menstruar tivemos uma relação sexual desprotegida.. Será que há o risco dela estar grávida?

Obrigado.

Carlos Renato

Anônimo disse...

OLA DOUTORA...SOU A GABI TOMO ANT A 1 ANO,MINHA MEST ANTES ERA INRREGULAR VC ACHA Q ESTA IRREGULARIDADE PODE INTERFERIR NA FERTILIZACAO...QUANDO PARAR DE TOMAR O ANT?

Anônimo disse...

DOUTOURA MUITISSIMO OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO NESTE BLOG...SOU FRANN TENHO 22ANOS TOMEI TAMISA 20 POR 4 MESES,TROQUEI PARA SELENE TOMO SELENE A 8 MESES,NUBCA TINHA TOMADO ANT ANTES...MINHA MENSTRUAÇAO ERA TODA DESREGULADA AS VEXES A CADA 30/35/ATE 40 DIAS SEM DESCER...DEPOIS Q STOU TOMANDO ANT FICOU REGULADA MAIS MINHA URINA ESTA MUITO FORTE E RARAMENTE DOR OU ARDENCIA,JA CHEGUEI A TOMAR NORFLOXACINO,CIPROFLOXACINO,FLUCONAZOL E UROVIT...MELHORA UNS 5DIAS E TORNA A FICAR COM ODOR INSUPORTAVEL...SERA QUE PODE SER O ANT ?

Anônimo disse...

SAUDADES DAS SUAS POSTAGENS .... POR FAVR VOLTEEEEEEEEEEEEE!

Ana disse...

Querida doutora, volte! Sempre passo por aqui com esperanças...
bjcas

sentimentos disse...

Ola drª sei que estou sendo muito intrusa de comentar nesse post mas é que tive duvidas no seu post sobre a pilula anti, gostaria muito que me respondesse la :/ grata desde já.

Anônimo disse...

Boa Tarde! Eu já fiz o exame de prevenção... Não é bicho de 7cabeças , kk's !!!
Mais tenho umas dúvidas. Fazendo esse exame pode saber se a paciente tem algum Vírus Dst?
Porque tipo assim, faz um ano que estou com um corrimento insuportavél e acusou uma inflamação mais continua do mesmo jeito! nunca fico boa! :/ Qual exame você indica eu fazer?
Obrigada :)

Anônimo disse...

Boa noite,(eu mandei isso para as postagem que falava sobre MEDO DE FAZER PREVENTIVO e preciso muito de respostas e conselhos) ..

tenho 17 anos e tive minha primeira vez pouco antes de fazer 17, a 6 meses tenho tido relações sexuais com meu namorado, o problema é que minha mãe não sabe (por ter medo de contar e pelo fato da minha família ser grossa e eu não saberia como falar com ela, já que todos se metem na vida dos mas jovens)... enfim, nunca fui ao ginecologista mas eu adoraria ir, por conselhos de amigas, e ate mesmo por mim e por meu namorado que se preocupa muito com minha saúde, minha mãe não conversa comigo sobre nada (virgindade, sexo, ginecologista ...) não temos dialogo, mas teria como me aconselhar, observei as outras perguntas e me ajudaram ainda mas sobre minha decisão, porém ainda sim tenho medo, e tem algum problema se eu começa a tomar anticoncepcional sem antes eu ter ido ao médico? caso não tenha problema, como funciona o anticoncepcional injetável? depois de quantos dias posso fazer sexo sem camisinha? (observação: mesmo se eu tomar o anticoncepcional eu continuarei minhas relações com camisinha, pois penso que assim previno meu namorado e a mim, já que ambos saibamos os risco de engravidar e pegar algumas DST). Desde já lhe agradeço, pois todas as perguntas feitas e suas resposta me ajudaram, as informações que eu tenho eu aprendi aqui e percebi que sua pessoa tem extrema convicção nas suas afirmações ... Muito obrigada mesmo, estarei sempre aqui tentando aprender um pouco mas sobre tudo ... beijos e que Deus ilumine seu caminho para que você continue com esse trabalho ajudando as mulheres que procuram respostas para os "problemas".

Cidadã do mundo disse...

Gente, alguém tem notícias da Dra. Fernanda??? Esse blog é tão bacana e simplesmente parou... vi que a última postagem dela é de setembro 2012...

Anônimo disse...

Me emocionei com os comentários todos publicados aqui!

Minha vida está boa também. Vivo um momento bastante feliz de minha vida, mas tenho que pedir perdão, pois eu transmiti HPV propositalmente para homens que eu queria me vingar...........

Inês-Garanhus-PE

Anônimo disse...

Anônimo é muito grave o que vc fez, transmitir o HPV propositalmente, isto poderia leva vc a ser preso sabia, pois é muito sério o que vc fez com estas pessoas. E digo mais a vc, não pense que vc não vai pagar por isto, pois aqui si faz, aqui si pagar, pode demora mais vem sim o castigo. Que Deus mantenha as pessoas longe de vc, pois ninguém mereci isto que vc fez, é desumano, mesquinho e irracional.

Dra. Fernanda Santos disse...

voltei esse ano! só não consigo tempo de atualizar todos os comentarios, mas aos pouquinhos estou respondendo um a um. comecei de trás pra frente, então, em muitos não cheguei aos comentarios de 2013. tem posts novos, desde agosto. Espero que goste!

Dra. Fernanda Santos disse...

Calma, gente! realmente não está certo transmitir algo pra outra pessoa por vingança ou qualquer outro motivo proposital. Mas o fato é que muita gente tem HPV e nem desconfia e mantem relações sexuais com que mais ama sem saber que esta transmitindo. Isso porque o HPV aparece quando dá lesões. Nos casos de pessoas saudaveis, que estão com a imunidade boa, o HPV fica inativo mas ele está lá. Então, sem saber muitas pessoas transmitem o virus. Agora, fazer de proposito não está certo, mesmo.

Dra. Fernanda Santos disse...

além disso, a pessoa que ela acha que estaria recebendo o virus dela, pode até já ter o virus ha muito tempo e não saber. é o que acontece na maioria dos casos.

Dra. Fernanda Santos disse...

PESSOAL, ESTAREI AUSENTE ATE O DIA 05/11. PEÇO QUE, SE POSSÍVEL, AGUARDEM ATÉ ESTA DATA PARA FAZEREM SUAS PERGUNTAS PORQUE NÃO VOU DAR CONTA DE RESPONDER TODO O ACÚMULO, OK? (e vocês sabem que eu faço questão de responder uma a uma...) BEIJOS EM TODOS. MORREREI DE SAUDADES!