Ícones

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O ácido fólico e a gestação

Há algum tempo escrevi aqui no blog um post sobre os cuidados que a mulher deve ter quando decidir engravidar. É a tal da gestação dos doze meses, que inclui o período em que ela planeja a gestação, fazendo exames para saber como está sua saúde, atualizando o calendário de vacinação e utilizando suplementos vitamínicos, por exemplo. Eu disse, na ocasião, que a mulher deve fazer uso de uma vitamina chamada ácido fólico, antes de engravidar. Vocês sabem qual é a importância disso?

Logo nas primeiras semanas de gestação, mesmo quando você nem desconfia que está grávida (entre 3 e 5 semanas de gestação) acontece a formação do tubo neural. Isso envolve uma estrutura que dará origem ao cérebro e medula espinhal. O suplemento de ácido fólico evita até 70% dos defeitos nessa formação. Cerca de 50% dos defeitos do tubo neural causam anencefalia (ausência total ou parcial do cérebro). Estas crianças morrem antes do nascimento ou logo após.


A outra metade causa a espinha bífida, que é uma malformação da coluna vertebral que faz com que não se feche a medula espinhal. Assim a medula se exterioriza por entre as vertebras. Nestes casos as crianças necessitarão de muitas cirurgias e poderão desenvolver muitos problemas ao longo da vida, como: paralisia do intestino, incontinência urinária e dificuldades de aprendizagem.



Muitos casos de abortos espontâneos são causados pela deficiência do ácido fólico. O Brasil é um dos países que tem as taxas mais altas de defeitos no tubo neural.

A deficiência de ácido fólico é frequente porque as pessoas não comem  verduras e frutas cítricas em quantidades suficientes! Mesmo assim é difícil ter a quantidade suficiente numa alimentação normal, em dieta de 2000 calorias. Por isso é recomendado o uso de 0.4 mg de ácido fólico diariamente, na pré concepção. Sendo assim, quando a mulher expõe seu desejo de engravidar,  o médico deve lhe orientar a iniciar o uso de ácido fólico diariamente, até pelo menos depois destas 5 primeiras semanas de gravidez, podendo ser usado por toda a gestação.

Ah! antes de terminar: ainda não se conhece muito bem qual o mecanismo pelo qual o ácido fólico pode prevenir doenças de fechamento do tubo neural.

Bom, espero que as pessoas entendam como é importante planejar a gravidez. Fazer exames para ver se precisa tratar alguma coisa antes de engravidar, corrigir o peso se estiver acima do normal, atualizar o calendário vacinal, usar ácido fólico para prevenir um problema  tão importante.

Até a próximo post! Beijinhos!

24 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dr como vai??? bom saber disso viu, eu sabia que era importante, mas nao sabia o quanto. Obrigada pela informação.

Dr, seu blog está com algum problema^?????, nao está aparecendo nenhum comentario em nenhuma postagem sua.

Gabi

Anônimo disse...

Ta ridículo este bloq,pois continuo com minha dúvida,e sumiram todas postagens inclusive a minha!

Anônimo disse...

Adorei o post será muito útil assim que chegar a minha hora de ser mãe.
OBrigada por dividir conosco.
BEijos

Shirlene Gonçalves disse...

Que Bom que vc VOLTOU!!!!! ;)

Gabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabi disse...

Olá Dr, como vai???? tenho uma duvida que nao tem nada a ver com essa postagem, se puder me responder, fico grata.
Minha ultima menstruação foi 17 de dezembro, afastada a hipotese de gravidez comecei a tomar cicloprimogyna para regular o ciclo, pois já fazia 55 dias da ultima menstruação. Isso foi dia 09, depois de tres dias começou um sangramento leve, com um pouco de colica, bem fraquinha, como se fosse inicio de menstruação, isso já acontece a 3 dias. Gostaria de saber se a cicloprimogyna pode ter causado esse sangramento leve com colicas, ou se isso é a menstruação querendo descer???, nao sei o que pensar nem o que fazer. Será que seria melhor parar de tomar e esperar a menstruação descer ou devo continuar e so parar quando terminar a cartela????
Obrigada!!!!

Anônimo disse...

Olá dra,
Poderia tirar uma dúvida ? Tomo Cerazette, acontece que ontem esqueci de tomar no horário, e tomei com 4:30 hrs de atrazo. Essas horas, tiraram a eficácia do anticoncepcional?
Obrigada e aguardo um retorno,
Alessandra.

Anônimo disse...

Oi Dra. Fernanda!
Tenho 27 anos e tomo pilula (Elani Ciclo) há 10 anos.
Minha dúvida pode ser parecida com a da Gabriela Sarmento. Parei de tomar a pílula dia 16, e hj dia 16, ainda nada da menstruação, nem sinal dela. Não há a hipótese de eu estar grávida. A pergunta é: Eu marco uma consulta com a minha gineco para ver se estou com algum problema (tomar esse remédio q a Gabriela citou) ou espero. Estou com medo do meu ciclo ser mto irregular e eu demorar para conseguir engravidar. Obrigada!
Ana Martha

Anônimo disse...

oi dra muito bom o post.
tem um estudo da unicamp que esta comecando a relacionar o acido folico com a diminuicao do risco de sindrome de down.
legal né
bjos

Dra. Fernanda Santos disse...

Gabriela, isso pode ter sido causado pelo remedio, sim. aguarde um pouco e observe e qualquer problema recorra ao seu ginecologista, ok?

Alessandra, me desculpe, demorei um pouco pra responder, né: rsss me esforço para manter o blog atualizado, mas às vezes não dou conta! bom, a gente recomenda que não se deixe passar de 3h quando se toma o cerazzette, mas acho difícil ter prejudicado em alguma coisa.

Algumas pilulas pode mesmo suspemder a menstruação, e isso não significa nenhum problema ok? ,as pra saber se no seu caso especialmente, é normal, é necessário a consulta com sua médica, ok?

com certeza! muito bom! cada vez a gente descobre mais coisas legais!

Dra. Fernanda Santos disse...

Bom, pessoal. Eu não estou dando conta de manter o blog atualizado pela sobrecarga de trabalho... mas não o abandonei! hoje estou aqui respondendo tudo, mas já tenho que voltar ao trabaho então, alguns comentarios serão respondidos depois.. Eu fiz um post dizendo que eu não havia entendido o que aconteceu com os comentários anteriores. Devo ter clicado em alguma coisa que os fez sumir e agora não sei como fazer para resgatá-los Fiquei muito chateada.
Quanto ao comentário da pessoa que disse que o blog está ridículo e que sua dúvida se manteve, eu me desculpo. Aqui no blog eu não posso prescrever nem interpretar exames, posso fazer muito pouco, na verdade. Eu não sei qual era a dúvida da leitora, porque foi apagada, como disse, mas se não consegui responder, oriento a mesma que tire a dúvida com seu médico. Quanto ao fato de o blog estar ridículo, bem, acho que nem eu e minhas leitoras concordam. Mas é um blog democrático. Aceito a opinião de todos, mas não tolero ofenças e falta de educação. É um trabalho voluntário e eu venho aqui com a maior boa vontade e satisfação. E assim, continuarei.

Anônimo disse...

Ola Dra. Fernanda!

Depois de ler o post fui comprar o meu acido Folico hahaha Eu moro na Holanda e por aqui as mulheres sempre tomam acido folico ou Centrum antes de engravidar. Eu nao sabia sobre a importancia do AF, que na verdade é a vitamina B11, por isso agradeço a informaçao!
Bjs

Dra. Fernanda Santos disse...

:)

Fernanda disse...

Oi Drª, acho q dasapareceu minha pergunta, mas qria saber eu fiz uma Histeroscopia com biopsia, devido ao um polipo 0,7cm
faz 6 dias q estou com colicas e nada passa...seria normal? Obrigada

Dra. Fernanda Santos disse...

pode ser normal, sim. Geralmente os sintomas podem durar em torno de 7 dias- 10 dias.

nanda disse...

BOM DIA EU TOMEI O CICLOPRIMOGYA
E QUANDO ACABOU A CARTELA DESCEU SOMENTE UM SINAL
AVERMELHADO E SUMIU SERÁ QUE ESTOU GRAVIDA?
AGUARDO RESPOSTA Fernanda OBRIGADA

Dra. Fernanda Santos disse...

se você tomou certo,, sem esquecer, se se preveniu na primeira cartela.. não engravida. acontece mesmo de não menstruar mesmo dando intervalo entre as cartelas. Na dúvida faça o beta hcg... ok?

Anônimo disse...

Tenho hidrossalpinge sigestiva na trompa esquerda , a minha medica passou Doxiciclin , para eu e meu namorisco tomarmos, estamos queremos muito ter um bb mais a muitos anos tento e nada , me sinto menos mulher e menos mulher pro meu marido tb , pq ele quer muito ... Sera q ainda tenho como engravidar ? hHidrossalpinge cronica eh q quer dizer antiga ou sem solução ? Obrigada Dr. Parabéns pela sua iniciativa , beijos férteis para todas q tem
Um sonho como eu rs

UnknownA disse...

Olá doutora tudo bem? Gostaria de expor minha situação: Tenho um filho de 5 anos saudável e foi de parto normal.. Logo se passaram 4 anos e voltei a tentar engravidar pois bem, engravidei mas tive um aborto espontâneo com 2 meses e foi horrível, senti aquelas dores no quadril e não precisei fazer curetagem, passaram-se 6 meses do ocorrido e logo engravidei novamente mas com um mês de gravidez o ovo era cego e tornei a perder, só foi como uma menstruação... e passou alguns meses e agora minha menstruação está atrasada 1 semana e suspeito de gravidez mas tenho medo de que esse episódio se repita.. Por precaução estou tomando o ácido fólico a 2 dias já mas estou apreensiva e seja o que o destino me reservar mas não sei o que pode ter ocasionado essas duas perdas... A rede médica só especula quando há 3 incidências de aborto.. Estou tentando relaxar mas não quero me precipitar... Os médicos em que fui atendida me disseram que pode ser má formação... na 1ª vez estava internada e quando fui no banheiro caiu dentro do vaso e eles não puderam colher o material e na 2ª vez foi como se fosse uma forte menstruação... Fiz os raio X e viu que não havia mais nada. Gostaria de saber se também o meu Rh influencia pois sou O- e meu marido é A+ e meu filho é A+... Aguardo ansiosa pela resposta.

Unknown disse...

Ola dr tive 3 abortos minha GO me receiito acido folico queria sabe se influencia na cor da menstroaçao???? tomei uma dose só da injeçao contracep de 90 dias ja faz 4 meses q parei vai demora pra eu consegui engravida????? depois de 7 meses sem mentroar desceu uma cachoeira de sangue sera que ja saiu o efeito da injeçao pois tomei uma dose só se puder me ajuda agadeço bjss

Unknown disse...

dr. me chamo isabela ate prefiro se poder me responder pelo meu email isabelasilva1988@hotmail.com
drª. tenho 25 anos durante meus 23 anos de idade ate meus 25 engravidei 3 vezes mas perdi espontâneos ate agora os medicos q eu me consultei n resolveram nada meu ultimo medico n me explicou q eu tinha q tomar nenhum remedio expliquei meus casos de 2 aborto. falei a ele meu tipo sanguineo 0- e do meu esposo A+ ele nem para me falar q eu teria q tomar a ingeção pela diferença do sangue meu e meu esposo!!!agora fiz um curetagem a primeira vez era outro medico e ele sim me explicou tudo q eu deveria toma essa vacina q por isso poderia ter ocorrido os 2 aborto anteriores.bem quero saber para eu engravidar terei dificuldade ja q tomei essa vacina?so q ja estar com 9 meses e ate agora n engravidei o q faço ficaria grata de um opnião sua vc esta sendo muito competente e eficiente a esclarecer outras duvidas minha gostei.ATT, isabela

Magda de varginha,MG... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Magda de varginha,MG... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

olá Dra: minha menstruaçao esta atrasada há 17 dias, fiz 2 exames de farmácia, e um beta e deu negativo... meu go me receitou cicloprimogina pra tomar, mas eu sinto que tem um neném aqui ... já estou no quarto comprimido e nada da menstruaçao vir... oque eu faço??