Tirei essa foto em Itacaré- Bahia |
Todo mundo sabe que passar o verão com barrigão não é mole. Imagine! um calorão, barrigão pesando muito, edema, dor na coluna e nas pernas, cansaço, moleza, a vontade e o medo de ir pro sol... aproveitando o primeiro dia de sol do ano, resolvi dar algumas dicas...
Não é encheção de saco, mas a dieta é realmente importante. Se você evitar doces, gorduras, refrigerantes, massas, já faz uma boa diferença! Coma muitas frutas, saladas, carnes magras e fibras. Evite o sal, pois também aumenta o edema.
Para o edema, vale fazer drenagem linfática após o primeiro trimestre de gestação. Além de reduzir o inchaço, alivia as dores nas pernas e melhora a circulação. Faça até 3 x/semana, mas se você só tiver tempo de fazer 1x / semana, tá valendo. Outra coisa legal é a massagem relaxante que alivia as dores na coluna provocadas pelo aumento do volume uterino, desviando a coluna.
Vai pro sol? legal. é fonte de vitamina D, essencial para os ossos, mas atenção! Use MESMO protetor solar, viseira ou boné, beba água toda hora e se proteja sobre a barraca, pelo menos algumas vezes, além de escolher os horários cujo sol está mais fraquinho. Todo mundo tem que seguir estes cuidados, mas em especial as gestantes, pois o sol estimula a melanina que provoca manchas no rosto; além disso, a gestante não tolera o calor como as demais pessoas, a pressão pode cair, o coração fica mais acelerado, aumenta o edema, a pele desidrata com mais facilidade, o suor faz a pessoa perder cálcio, potássio e outros nutrientes.
Faça exercícios, pelo menos uma caminhada! Se você preferir, faça atividades dentro d`água.
Use calcinhas de algodão durante o dia, e à noite, durma sem ela. Pois o calor provoca o suor e favorece proliferação de fundos, logo, a gestante tende a ter mais candidíase nesta época.
Use o verão a seu favor e não deixe de se cuidar!