Ícones

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Grávida no verão

Tirei essa foto em Itacaré- Bahia

Todo mundo sabe que passar o verão com barrigão não é mole. Imagine! um calorão, barrigão pesando muito,  edema, dor na coluna e nas pernas, cansaço, moleza, a vontade e o medo de ir pro sol... aproveitando o primeiro dia de sol do ano, resolvi dar algumas dicas...

Não é encheção de saco, mas a dieta é realmente importante. Se você evitar doces, gorduras, refrigerantes, massas, já faz uma boa diferença! Coma muitas frutas, saladas, carnes magras e fibras. Evite o sal, pois também aumenta o edema.

Para o edema, vale fazer drenagem linfática após o primeiro trimestre de gestação. Além de reduzir o inchaço, alivia as dores nas pernas e melhora a circulação. Faça até 3 x/semana, mas se você só tiver tempo de fazer 1x / semana, tá valendo. Outra coisa legal é a massagem relaxante que alivia as dores na coluna provocadas pelo aumento do volume uterino, desviando a coluna.

Vai pro sol? legal. é fonte de vitamina D, essencial para os ossos, mas atenção! Use MESMO protetor solar, viseira ou boné, beba água toda hora e se proteja sobre a barraca, pelo menos algumas vezes, além de escolher os horários cujo sol está mais fraquinho. Todo mundo tem que seguir estes cuidados, mas em especial as gestantes, pois o sol estimula a melanina que provoca manchas no rosto; além disso, a gestante não tolera o calor como as demais pessoas, a pressão pode cair, o coração fica mais acelerado, aumenta o edema, a pele desidrata com mais facilidade, o suor faz a pessoa perder cálcio, potássio e outros nutrientes.

Faça exercícios, pelo menos uma caminhada! Se você preferir, faça atividades dentro d`água.

Use calcinhas de algodão durante o dia, e à noite, durma sem ela. Pois o calor provoca o suor e favorece proliferação de fundos, logo, a gestante tende a ter mais candidíase nesta época.

Use o verão a seu favor e não deixe de se cuidar!

4 comentários:

Dani Cano disse...

Ficar gestante nesse calorão ninguém merece! hahahah
Qdo fiquei grávida eu tentei evitar os refrigerantes e gorduras, mas massas e doces foi bem difícil! Sorvete então! No calorão só sorvete salva.
Engordei 12kg (que é o aceitável) e não tive quase edema, só bem no finalzinho mesmo.
Eu tomava MUITA água - o dia todo, e mesmo assim fiquei com o intestino muito ressecado (falta de fibras?).
Eu não tomei sol (medo de manchas) e também dormia sem calcinha - não tive nenhum problema com cândida.

Que bom que voltou!

Dra. Fernanda Santos disse...

Dani, sou sua fã! vc é um exemplo!

Anônimo disse...

adorei seu blog !!! fernanda parabens ... bjos

Dra. Fernanda Santos disse...

Obrigada!!! também to curtindo o seu! bjos!