Ícones

domingo, 1 de janeiro de 2012

Grávida sem varizes!



A gestação é uma fase da vida que envolve um monte de eventos fisiológicos (naturais) em nosso corpo. Há alterações na pele, nos cabelos, no sistema digestivo, cardíaco, respiratório, renal, neurológico, e, é claro, circulatório. Um dos nossos grandes medos é de desenvolver varizes durante a gestação. As varizes ocorrem quando há dilatação das veias do corpo humano. Nós podemos ter varizes em todas as partes do corpo, como as do esôfago, as pélvicas, as hemorroidárias, mas aqui vamos falar das varizes dos membros inferiores. Toda mulher tem mais chance de ter varizes devido ao estrogênio, hormônio feminino produzido pelos ovários. O uso da pílula anticoncepcional também pode aumentar a chance da mulher ter varizes. Outra coisa que pode provocar o surgimento destes vasos indesejados é o abuso nos saltos altos, o ganho de peso, permanecer muitas horas em pé ou sentada com pernas dobradas e a gestação, entre outras.

O que ocorre na gestação é que, conforme o útero vai crescendo,  o volume abdominal vai aumentando ao ponto de comprimir vasos abdominais responsáveis pelo retorno do sangue que vem das pernas  para o coração. Vai havendo uma estase deste sangue, assim, a circulação se torna mais lenta naquela região, força a musculatura dos vasos e danifica as válvulas. A veia fica dilatada e surge aquela aparência feia nas pernas. Graças à Deus que nem toda grávida tem varizes. A genética é importante para seu desenvolvimento, mas ninguém está livre delas completamente e podemos fazer algumas coisas para tentar evitá-las.

Usar meia elástica de média compressão. Não precisa ser daquelas que chegam à cintura. Todo mundo reclama do incômodo em calçá-la, do calor... porém, aquelas meias que comprimem apenas as pernas, deixando as coxas de fora são ótimas. A função destas meias é ajudar no retorno de sangue para o coração, e ela vai atuar na panturrilha (o coração da perna). Vale à pena usar, vocês não vão se arrepender. Existem várias marcas. Gosto muito da Venosan e Sigvaris. Quem usa a Kendall diz que é mais barata, mas dura menos.


há meias com dedos de fora, outras, completas



e estimula a circulação

a meia atua na panturrilha




Sentar-se de maneira correta. Nada de permanecer muito tempo com as pernas dobradas. Tente mantê-las esticadas um tempo ou faça exercícios com as pernas enquanto está sentada, esticando e flexionando as pernas 20 vezes.


detalhe nos pés, para que a perna não fique
completamente flexionada, coloque um apoio

Deitar com as pernas um pouco elevadas com o cuidado para não deixá-las dobradas. Você pode colocar alguma coisa embaixo do colchão, na altura das pernas, para que fique permanentemente um pouco elevado, ou colocar uma almofada ou como abaixo.

Perfeito. Não adianta elevar as pernas
e deixá-las flexionadas, pois os vasos
que passam atrás no joelho ficarão comprimidos

Atenção! que grávidas devem evitar uso de saltos altos, todo mundo sabe, mas também devem evitar os saltos anabela (aqueles com uma plataforminha na frente), pois é um sapato instável, aumenta o risco de varizes, mas também o de se cair ! Por isso, se você optar por um salto, que seja um salto médio ou baixo, ambos com base larga e com os dedos no chão, nada de plataformas! Eu não gosto de usar rasteirinhas por muito tempo. O sapato ideal deve ter um saltinho, mínimo que seja. E há tantos modelinhos lindos!
anabela, lindo! mas não pode





Exercícios físicos dentro d`água são muito indicados, mas o Pilates, Yoga, caminhadas, todos exercícios de baixo impacto, também são.

Quando já estiver com barrigão, dê preferência a deitar-se de lado esquerdo, pois à direita existe a veia cava inferior, veia de grande calibre responsável pelo retorno do sangue ao coração. Se o útero volumoso comprimir esta veia por muitas horas, pode haver edema, dormência e ajudar na formação de varizes. Quando você se deita virada para o lado esquerdo, esta veia fica livre, sem compressão.



Enfim, todas estas medidas servem também para quem já tem varizes. Muitas vezes é necessário uso de medicamentos específicos prescritos pelo obstetra. Apesar da nossa vaidade, a maior preocupação com as varizes é o risco aumentado de desenvolver Trombose (formação de um trombo - coágulo- dentro do vaso).


Se você não quer ter um mapa hidroviário nas suas pernas e quer cuidar da saúde, não ganhe peso em excesso na gravidez, faça exercícios, use meias elásticas, evite permanecer na mesma posição por muito tempo, em especial, evite ficar com as pernas flexionadas muito tempo, esqueça os saltos altos, não fume (isso nem precisava comentar), deite com as pernas um pouco elevadas, faça massagens no sentido dos pés para as coxas.

14 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dra. Fe!

O uso de meias elásticas é aconselhável desde o primeiro mês de gestação?

Não tenho varizes, mas vasinhos, e nao gostaria que eles aumentassem. Estou na 7º semana de gestação.

Bjinhos...

Paloma

Anônimo disse...

oi dra é muito perigoso dormir do lado direito? estou gravida de 30 semanas e nao consigo ficardo lado esquerdo...bjos

Dani Cano disse...

Eu não usei meias elásticas pq onde moro é muito calor o ano todo, mas eu ia e voltava do serviço a pé (dá uns 9km por dia). Acho que isso ajudou bastante pq não tive nenhuma varize na gravidez.
Sábado e domingo também caminhava.
Acho que exercício físico ajuda muito nesse problema.

beijos!

Dra. Fernanda Santos disse...

Paloma, as meias podem ser usadas desde o inicio sim.
Quando a gente orienta a ficar de lado esquerdo é para a gestante que tem dor nas pernas, caimbras, dormência, hipertensão... pois do contrário, a veia cava inferior (que fica à direita) fica comprimida pelo útero e provocar estes sintomas), dificulta a circulação. Na gestante que saudável e que não sente nada disso, pode ficar na posição que quiser.

Com certeza a atividade física ajuda! você tem razão. e também o fato de você não ter predisposição..

Anônimo disse...

Olá, Dra. Fernanda. Tenho uma tendência hereditária forte para varizes, inclusive aos 21 anos, fiz cirurgia com retirada das safenas. Qual a pílula que faria menos mal para mim? Aos 27 anos eu usei a Elani Ciclo por uns seis meses e percebi uma piora nos vasinhos das minhas pernas. Pensei em usar diafragma, mas é difícil encontrar algum médico que faça a medição do cólo do útero e não sei se é um método seguro. Qual seria o método hormonal menos prejudicial a circulação das minhas pernas? Por favor me ajude, obrigada. Daniela.

Dra. Fernanda Santos disse...

Daniela, o menos prejudicial para as varizes é o metodo não hormonal. mas se vc necessitar de hormônio, tente um sem estrogênio

Anônimo disse...

Dra, estou com problemas nas veias safenas, incompetentes, tenho 37 anos, posso engravidar?Grata
Lúcia

Dra. Fernanda Santos disse...

A circulação fica muito prejudicada na gestação, onde é grande o risco de trombose.. seu angiologista deve ser consultado para lhe dar esta resposta. Ele sabe quais são as condições das suas safenas...

Dalvinha disse...

Estou com 23 semanas e vou fazer uma viagem de carro de 8 horas, com este calor minhas pernas estão inchando e estou pensando e comprar meia de suave compressão, preciso de prescrição do médico ou posso ir a uma loja e comprar?

Unknown disse...

Dicas muito interessantes!!! Aos 29 anos tive minha primeira gravidez. Durante a minha a gestação segui quase todos os conselhos sugeridos aqui, mas não usei meia de compressão!. Engordei o mínimo possível, também fiz hidroginástica e yoga até fim da gestação. Não sentia dor nas pernas e não tive nenhum inchaço durante a gestação, como fazia muito calor, acabei deixando as meias de lado!! Bom, no fim da gravidez percebi que apareceram mais vasinhos nas minhas pernas e agora acho que minhas veias saudáveis da panturilha estão mais dilatadas do que eram habitualmente.

Confesso que tenho uma tendência hereditária, mas não me preocupei muito na época com a meia, mas confesso que agora me arrependo um pouco de não ter usado.

Eu sugeria fortemente o uso de meia de compressão indicada por um médico!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Dra quando a mulher so tem 2 veias safenas ela pode engravida?e quais sao os riscos nessa gravides?

Unknown disse...

Dra quando a mulher so tem 2 veias safenas ela pode engravida?e quais sao os riscos nessa gravides?

Unknown disse...

O medico me indicou a de baixa compressao so que estou com mta dor. Tem problema eu comprar a de media compressa??