Ícones

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Vacina sem sustos!



Pessoal, vocês sabem que o governo está oferecendo a Vacina contra o HPV para as meninas entre 11 e 13 anos de idade, gratuitamente nas escolas e postos de saúde. Tenho duas coisas pra falar pra vocês.


  1. Todas as meninas e MENINOS  a partir de 9 anos de idade devem se vacinar. Até os 25 anos não é necessário a receita médica. Depois desta idade, sim. O governo escolheu uma faixa etária por motivos financeiros. custo x beneficio. As pessoas de outras idades podem se vacinar nas clinicas privadas ou consultorios médicos. Isso vem causando muita confusão. Tem gente de 20 anos perdendo a oportunidade de se vacinar porque acha que passou da idade".
  2. Sobre o que tem saído na mídia a respeito de efeitos adversos da vacina. às vezes eu penso que a imprensa não tem noção da responsabilidade que tem sobre as pessoas. Mais de 5 milhões de pessoas já se vacinaram só na campanha do governo brasileiro.O programa nacional de imunização emitiu nota de esclarecimento concluindo que a vacinação NÃO SERÁ INTERROMPIDA. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é um dos produtos biológicos mais seguros para uso humano, mas como qualquer outro produto  farmacêutico, não estão isentas de apresentarem eventos adversos, ainda que raros. Em setembro deste ano, algumas meninas se apresentaram ao pronto socorro com sintomas de cefaléia, tontura, fraqueza, tremores, dificuldade de andar. TODAS estas meninas foram avaliadas, observadas e em poucos dias voltaram ao normal. Se não estou enganada isso aconteceu com 12 meninas. 12 meninas, entre as 5 milhões que já se vacinaram. Diante destes casos, isolados, não se verificou nenhuma associação causal entre a vacina e algum evento adverso grave. Eventualmente desmaios podem acontecer, o que não é raro ao se aplicar medicações injetáveis em adolescentes. 
Temos que comemorar a adesão à vacina de 90 % do público alvo, só no Brasil. Em todo o mundo já foram aplicadas mais de 180 milhões  de doses da vacina contra o HPV.

Portanto, não tenham medo da vacina! É um grande investimento na nossa saúde!