Ícones

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Campanha contra o câncer de mama - 2

Boa noite, pessoal!
       
            Todos sabem que estamos em outubro, que é o mês da campanha contra o câncer de mama, o OUTUBRO ROSA. Já fiz um post sobre o assunto e muitas instituições estão chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce.

            Estou de volta para ajudar um amigo a divulgar um evento que acontecerá neste domingo: a CAMINHADA ROSA. Acontecerá no posto 5 da praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, às 9:00h. Lá, serão divulgadas informações e prevenção no controle de câncer de mama. Todos estão convidados! O evento foi criado pela sociedade de mastologia  do Rio de Janeiro e a associação médica da Barra da Tijuca.

            O Câncer de mama é uma realidade. Mas a cura, quando diagnosticado precocemente, também é!  Eu fico muito tensa quando ouço uma paciente dizer que não quer fazer o exame porque tem medo de descobrir alguma coisa. Mas não entendo esta postura porque não fazer o exame não isenta essa pessoa de ter o câncer! Pelo contrário, fará a mulher perder a oportunidade de descobrir cedo a ponto de se curar. O exame não causa câncer. O exame descobre cedo o câncer. E justo neste mês especial, rosa, eu atendi uma mulher no consultorio, com 68 anos, que não fazia uma consulta ginecológica há pelo menos 12 anos. Obviamente ela também não fazia nenhum exame de mamas por igual período. O pior é que em janeiro ela sentiu algo estranho em sua mama direita. Uma área endurecida, sem dor. e foi piorando. Só agora, em outubro, ela me procurou. Infelizmente o caso dela já está avançado. Trago aqui a foto da mama pra vocês verem. A mama está empedrada, com áreas de retração, descamação e pele com aspecto de casca de laranja.
   
             Pessoal, não deixem isso acontecer. Se você já está na idade de realizar a mamografia, ou se já está na hora da sua mãe, tia, irmã, amiga, realizarem o exame, cobrem delas!

              Não são apenas as mulheres que tem história na família que devem se preocupar. Todas as mulheres tem risco para câncer de mama, especialmente quem começou a menstruar muito cedo, parou de menstruar muito tarde, nunca engravidou, nunca amamentou, obesas, sedentárias, tabagistas, e o simples fato de ser mulher.

              Não se descuidem! Não esperem sentir algo diferente na mama para procurar o médico. O câncer precoce não dá sintomas e pode nem aparecer sob a forma de um nódulo. Nestes casos, só a mamografia consegue detectar. O incômodo provocado pelo exame não pode ser usado como desculpa para não realizá-lo.

Vamos ajudar nesta campanha! Divulguem! Vamos derrotar essa doença que atinge um número enorme de mulheres no mundo todo!